terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sorteio Taça de Portugal

Moreirense vs Sporting

3 comentários:

vitor disse...

Cabe à equipa ultrapassar mais esta dificuldade acrescida em Moreira de Cónegos!

Caro revisor,

Ainda aqui escrevi que não devíamos contar com facilidades contra o Gil, a mesma equipa que ainda não tinha marcado também ainda não tinha perdido, inclusive contra o actual líder! Nesta fase para nós o que conta é vencer, deixemos os resultados mais para a frente!

O que interessa verdadeiramente é mobilizarmo-nos todos, sobretudo contra os ataques que não param nos media!

Ainda não foi ontem que acabou uma das nossas piores idiossincrasias, o CL, ou até voltou à sua fórmula original, o também órgão consultivo, constituído apenas pelos ex-presidentes, o Conselho de Presidentes! Lamento que o esforço que a já actual direcção colocou na revisão estatutária não o contemplasse! Mas alguém precisa de ouvir o sr. Boal ou os outros para além dos cenários eleitoralistas? Já não chega nos desportivos?

Ainda não tinha acabado o jogo e continuavam a levantar suspeitas, desta feita sobre jogadores que tinham desaparecido da convocatória?! Carriço, lesionado, Gelson e Elias que vinham a fazer os jogos todos e estavam para lá de mortos, física e psicologicamente! Neste cenário a entrada de novos jogadores para refrescar a equipa quando se vai dar tudo é mais que normal! Mas a verdade é que continuam a levantar suspeitas!

Com as maiores a voltarem a recair na relação treinador/ estrutura?! Só não dizem que o presidente passou a estar diariamente com a equipa e o treinador desde que nos quiserem criar mais uma crise artificial! Que toda a estrutura do futebol está a desempenhar um papel fundamental e importantíssimo na ultrapassagem desta crise, sim de resultados e de início de época, que aos media tanto jeito dá amplificar! E dentro de casa, que é onde se devem resolver sempre os nossos problemas e não na praça pública, como muitos gostam e foi muitas vezes hábito!

Convençamo-nos todos que Sá é uma grande aposta, muito para além do papel de treinador mais comentado! Implica uma ligação da formação ao futebol profissional como nunca! Comercialmente compararam jubas e Sá passou a ser uma das imagens mais fortes deste actual Sporting! Não admitamos pois que se brinque com um investimento muito sério que o clube realizou esta época! Solicitar responsabilidades como a estrutura pediu à equipa foi mais que justificável perante o seu valor!

Claro que começar é sempre uma fase muito complicada! Jogadores que não chegam em condições e pelos quais já se reclamava, idem para outros jogadores muito jovens, etc! Em suma colar muita coisa diferente para o mesmo objectivo que é ganhar jogos sempre!

Que nestas circunstâncias se assuma uma postura mais segura é perfeitamente normal, os melhores treinadores do mundo fazem o mesmo nos melhores clubes! O lugar comum que no futebol não interessa como começa mas como acaba não é por acaso!

vitor disse...

Pela primeira vez dei-me ao trabalho de responder a um dos piores intervenientes nos media! A época passada chegou a ser referido por Domingos, nos moldes que todos ouvimos!

E nem preciso de andar a abrir sítios que não merecem a nossa mínima consideração desde há muito! Através de um directório de notícias Sporting, no google ou no sapo, chegamos a tudo quanto se vai dizendo sobre o nosso clube! E os títulos chegam perfeitamente!

No caso abri só sr. Sobral a dizer que o Sporting só tinha resolvido um pequeno problema contra o Gil! Para lhe dizer que o que se retirou desse jogo não foi com toda a certeza nada de pequena dimensão, muito pelo contrário! Foi algo de grandioso, a prova cabal das capacidades fundamentais de um treinador, liderar, unir, congregar todos num objectivo, motivar!. O Sobral não faz a mais pequena ideia do que é o trabalho de um treinador de futebol!

Um treinador de futebol não é um jogador de xadrez, nem os jogadores são peças inanimadas! O Sporting vinha a jogar no mesmo modelo do Porto que tem vencido e do Real também vinha a perder, por exemplo! A qualidade e sobretudo as formas físicas e anímicas dos jogadores é que alcançam resultados diferentes! Obviamente que o entrosamento é uma grande vantagem competitiva! Que pelos vistos também não chega, quando os mesmos jogadores já campeões desatam a começar a perder! E nenhum treinador desata a fazer mudanças na 1ª vez que não vence!

Também já aqui o tinha dito aliás, inclusive referi o treinador do Porto, sobre quem se disse o que ainda nunca disseram do Sá – e com toda a justiça - volta a liderar a Liga, porque mais uma vez tem jogadores fantásticos, entrosados, confiantes porque já venceram e que vão resolvendo os jogos para o treinador! No que é sempre rebatido com a estrutura do Porto?! O Porto é o actual campeão à custa dos jogadores que tem, sobretudo dos que quiserem e acreditaram sempre que podiam sagrar-se campeões nacionais!

Do núcleo duro da estrutura do Porto, farto de vencer, os que ainda não morreram estão caducos, senis! Sobram "capangas" e moços de recados que nunca tiveram cérebro, nem precisavam! Alguém viu o estado calamitoso do cérebro do famoso prof. bitaites - que chegou a ser da mais fina ironia - ontem no cabo? Ainda a esse propósito, para além do cartoon do Braga que aprecia abraços?! Quem tanto reclama contra ROC e como ele próprio diz muitas vezes, é sempre possível mudar para pior, no caso um humorista perdido de amores pelos adversários mais directos!

Os problemas que a tal estrutura vem a criar ao treinador, desde o falhanço da saída de AVB, derrubavam 2 ou 3 direcções no Sporting e não sei quantos treinadores! A época passada foram não sei quantos casos no balneário a minar todo o trabalho do treinador e ainda transitaram de época alguns! Nesta altura já só lhes resta a capacidade de bloquear que muita coisa chegue cá fora, como é óbvio inerente a muito controle que ainda exercem nas instâncias do futebol português e que não desaparece de um dia para o outro! Para além de indiscutivelmente uma grande equipa de futebol, para mim ainda a principal favorita esta época!

O caso Hulk é talvez o mais paradigmático do que nunca acontecia uma década atrás! Insistir em ficar com um jogador que custaria cerca de 8 Milhões ao clube é o maior exemplo de desnorte! Se no Zenit é assim... A idade não perdoa! O ciclo do papa está a chegar ao fim meus senhores! E alguém tem que agarrar a liderança do futebol português! Não refiro o Benfica, por razões óbvias inerentes ao seu estado quase comatoso!

vitor disse...

Temos tudo para fazer vingar o que não conseguimos da última vez que fomos campeões nacionais, à custa de muita instabilidade directiva! Abramos todos os olhos, todos unidos não vamos deixar fugir de novo a oportunidade de liderar o futebol português! Veja-se o que ainda ontem se escreveu sobre Alcochete no mundo!

Voltamos a ter um clube que é quem decide quem e quando se fala verdade sobre o Sporting! Que está atento ao que se passa ao redor! Com também grandes jogadores e que acreditam todos, estrutura inclusive, vamos voltar a ganhar com Sá Pinto, que ninguém duvide, para além das qualidades fundamentais atrás referidas, conhece o jogo como os melhores! Se eu já sabia que é já nesta altura mais treinador que o actual campeão nacional, isso mesmo ficou provado para todos contra o Gil!

O que eu condeno fundamentalmente são todos os que pensam que à 3ª jornada se podem tirar conclusões definitivas e não podem, essencialmente porque treinador e jogadores, sobretudo com jogadores que acabaram de chegar e fazem parte das soluções, ainda não dispuseram de tempo suficiente para realizar todo o trabalho necessário para que se proceda a essa aferição! Ainda falta sobretudo testar muita coisa, ainda faltam sobretudo muitos treinos! Muito mais que qualquer jogo, que só servem para pôr em prática o trabalho diário! Não admira pois que haja quem fique admirado que um jogador que pouco jogou se sagre à mesma campeão nacional!

Parem por favor de exigir ao treinador o que os jogadores também não foram capazes de executar! Todas as equipas escaladas nesta época até aqui, tinham mais que obrigação de vencer todos os jogos! A diferença de valores para os adversários foi por demais evidente! Simplesmente acontece a todos, à custa de algumas coisas que o treinador pode alterar e outras nem por isso!

Na Madeira porque não estávamos a vencer por dois, o árbitro pode criar uma oportunidade de perigo para o adversário? Muito mais escandaloso do que qualquer coisa que se passou em Coimbra e de que não param de falar!

Depois disto ainda temos os media como se vê! Logo dois pilares que se dizem basilares para vencer em Portugal! E o SCP, a sua direcção, a equipa e o treinador podem contar com quem?

Força Sporting!

SL