segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Duque e Freitas de saída

Todos os canais afirmam que GL demitiu Duque e Freitas, se bem que segundo sei um Administrador não pode ser demitido, corrijam-me se estiver enganado.

Mas será assim tão difícil????

Convenço-me que os Sportinguistas adoram este estado das coisas, só assim posso compreender tanta musica e pouca acção. Basta uma rápida passagem por paginas do SCP no facebook e em blogs afectos ao SCP (e são realmente muitos) para constatar o "ódio" porque é disso que se trata que as pessoas sentem pelo presidente do clube.
Hoje foi um proliferar de criticas que até têm a sua razão de existir, mas pergunto-me se afirmam na CS que o presidente nao tem competência, qualidade e condições para continuar (podiam-no fazer na 4º feira mas preferem fazer para todos ouvirem, tem outro impacto é certo) porque não o fazem realmente, com actos e não com palavras!
Será que a AAS não consegue juntar num sitio que achem apropriado ou na nossa bela sala de sócios o numero de assinaturas suficientes para que os vossos intentos sejam alcançados? É assim tão difícil? Entre a ASS, blogosfera e descontentes em geral não se conseguem 700 votos (penso ser este o numero exigido). Será que não existirá depois um mecenas, quem consegue resolver os problemas financeiros do SCP certamente tem condições para pagar os custos dessa AG.
Como não tenho memória curta não me esqueço que o actual presidente da AAS teve umas palavras no mínimo semelhantes para o então treinador do clube Paulo Bento, o problema é que desde essa altura, pouco mais de 2 anos... já passámos por 6 treinadores (vamos ver se o 7º será melhor) todos eles com melhores condições que o então criticado e todos eles com piores resultados e muito inferiores a nível de competência.
Reafirmo falem menos e façam mais! Para uns e para outros!
E atenção que acho a atitude de promover uma AG totalmente legitima e até saudável.
Saudações Leoninas

O "Pormenor"

Caso a escandalosa e vergonhosa grande penalidade a favor do Sporting ao minuto 90 tivesse sido assinalada, e Ricky a tivesse convertido (como é seu hábito).... tudo seria diferente.
Não deixa de ser curioso como um "pormenor" pode mudar os destinos de um clube.

Dá Deus nozes a quem não tem dentes

Ontem fiquei ainda mais convencido da qualidade do nosso ponta de lança. Parece um autentico peixe fora de agua quando está fora da área mas quando está é realmente uma mais valia para a nossa equipa e para o nosso clube.
Leva 6 golos está época, e isso no panorama que nós vivemos diz muito, mas juntarmos a isto que os golos que ele marcou foram sempre em alturas que a nossa equipa está a pressionar o adversário em que ele não recebe a bola a 40 metros da baliza, começamos a lhe dar ainda mais valor.
Cada vez tenho menos duvidas que Ricky é o ponta de lança que uma equipa grande precisa! Agora é preciso é que essa equipa grande faça jus ao seu nome e jogue como tal.
Saudações Leoninas

vamos lá a outra tentativa

O SCP voltou a perder, hoje muito por erros defensivos mais do que as varias oportunidades falhadas que tivemos em todos o encontro.
Fomos eliminados da taça, o campeonato é uma miragem, num grupo muito acessível se perdemos 5ºfeira as coisas ficam muito negras para nos qualificarmos e ficará só a sobrar uma competição que nem devíamos participar pelo seu historial.
A contestação aumenta, já passou o racional, existem criticas que ninguem as pode negar são evidentes mas tudo serve para se criticar, se o homem veste meias brancas deve vestir azuis e quando assim é resta apenas uma solução... É dar mais uma tentativa para tentarem eles uma x.
Tenho apelado a menos conversa de net e mais trabalho real. Não custa nada, a sala de sócios é bem agradável, é uma folha A4 branca recolher assinaturas números de sócios valido, numero de votos suficientes e vamos para uma AG para destituir a direcção.
A mesma lenga lenga todos os jogos é que não, já chega a "facada" que levamos do resultado mais RUA isto Rua aquilo... É demais.
Pelo numero de indignados não me parece que falte votos para isso acontecer e nem podem se queixar do dinheiro para realizar a AG, quem tem a solução simples para resolver os problemas financeiros do SCP não pode ter qualquer dificuldade em pagar os custos de uma AG.
Saudações Leoninas

domingo, 21 de outubro de 2012

Moreirense 3 vs 2 Sporting (Rinaudo)

Oceano corrigiu hoje vários erros de palmatória que vinham de trás.
- Rinaudo, desde que em condições de dar o seu contributo, tem de ser titular SEMPRE!
- Arias na equipa B? A propósito de quê? A alternativa a Cedric era quem?

Nem o incrivel estado do relvado ou o penalti descarado não assinalado a favor do Sporting perto do minuto 90 desculpam a derrota.
Hoje viu-se pelo menos vontade e foi incrivel a forma como a equipa não conseguiu empatar tal o numero de oportunidades desperdiçadas.

Um perigo trágico cómico

Escrevo este post antes do jogo para não ser influenciado pelo que vou ver.
A direção entrou (talvez propositadamente) num caminho perigoso com a escolha (ou falta dela) do novo treinador da equipa. Oceano foi o escolhido para "interinamente" pegar na equipa.
Oceano parece um "bom homem", é um homem da casa com enorme amor ao clube (mas isso também Sá Pinto tinha) que me lembro de ver jogar no meus tempos de juventude. Posso estar enganado, mas do que conheço de Oceano não lhe vejo conhecimentos tecnico-tácticos para poder ser treinador de uma equipa como o Sporting. Mas também admito que basta os jogadores quererem (muito) ganhar e estarem confiantes e o futebol da equipa será o que nunca vimos ainda esta temporada.
Agora o que é simultaneamente trágico e cómico é o seguinte. Se a "equipa de Oceano" vence hoje convincentemente e vai vencer à  Bélgica que alternativa tem a Direção senão o manter no cargo? Acharão os adeptos bem que seja "trocado" por um treinador "a sério" após colocar a equipa finalmente a jogar à bola?
Ora bem, eu não quero Oceano (porque não penso ser capaz) como treinador do Sporting, mas sou incapaz de querer um desaire só para que Oceano seja substituido. A direção colocou-se a jeito. Num beco sem saída.

Um autentico atrasado mental

Ainda nem quero acreditar que o atrasado mental do nosso PMAG proferiu umas declarações tão absurdas que mentem dó! E estou a tentar me controlar para não lhe chamar tudo o que me vai à cabeça!
Realmente o SCP tem que rever rapidamente os seus estatutos, isto já não passa só pela estupidez e de querer protagonismo deste atrasado mental, isto já começa a ser uma tentativa disfarçada de obrigar o presidente a marcar eleições, que é a única maneira desde palhaço sair do clube.
O que ele disse, não se diz em publico, muito menos tendo a responsabilidade que ele tem, muito menos tendo marcado um conselho leonino extraordinário, muito menos quando vai FALTAR a esse conselho leonino!
Eduardo Barroso és um ATRASADO MENTAL
Saudações Leoninas

sábado, 20 de outubro de 2012

Inacreditavel

Vamos lá ver se nos entendemos, que a situação do treinador é incompreensível e não tem qualquer justificação concordo plenamente, agora que todas as declarações de GL têm que ser interpretadas como estúpidas e absurdas é reflexo da má vontade que as pessoas têm, má vontade essa que se reflecte igualmente em muitas medidas que esta direcção já fez e cumpriu mas que merecem apenas palavras negativas e criticas.
Em primeiro lugar GL não convocou nenhuma conferencia de imprensa como um anormal escreve na sua estrebaria, quando foi confrontado com os jornalistas disse que faria uma declaração no final do treino! Em segundo lugar GL começou por dizer o seguinte “A abertura do Estádio aos sportinguistas revela bem a forma como entendemos haver uma ligação entre a equipa e os seus adeptos. Procuraremos continuar a fazer isto de forma a demonstrar que o Sporting vive e depende deles.”. Para alem de demonstrar o agradecimento a todas as pessoas que se deslocaram a Alvalade para assistir ao treino (cerca de 1000) mostra mais uma vez a clara inversão de postura da direcção em relação a tempos passados (próximos) onde se dizia que não se cria sócios mas sim clientes, a inversão é total mas as criticas são as mesmas e dos mesmos!
Depois e novamente confrontado com perguntas dos jornalistas repetiu o que já por várias vezes tinha, “O Oceano e a sua equipa técnica fazem parte da solução do futuro pensado para o Sporting. Independentemente de quem vier, Oceano fará parte integrante da estrutura, bem como os outros elementos que estão com ele." Ou seja onde está o mal destas declarações? Digam-me exactamente qual é o mal!
Até posso compreender que estivessem à espera de o anuncio do novo treinador, mesmo que isso levasse a criticas sobre o timming do anuncio depois (o que importa é criticar), até posso compreender que estivessem à espera do anuncio da saida de Duque, como o jornal a bola chegou a insinuar e por ultimo até posso compreender que estivessem à espera que o GL pedisse a demissão, mas "infelizmente" só agradeceu aos sportinguistas por se terem deslocado a Alvalade!
E não me venham com a conversa de merda que isto é defender alguém, isto é apenas a apresentação de factos que anda muita gente cega de raiva que nem o básico já consegue ver!
Saudações Leoninas

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

E assim vai o nosso clube

"Sou eu que vou coordenar. Na última reunião esperámos oito minutos, no período antes da ordem do dia, para que fossem feitas perguntas mas não houve nenhuma"
Nem passados 30 dias da ultima reunião do conselho leonino, é pedida a outra reunião com carácter de urgência. Não vejo mal nenhum de tal acontecer, preocupa-me mais que apenas sirva para alguns doutores virem para a praça publica falar de assuntos do clube, porque dentro de casa como ficou provado nem miam!
Saudações Leoninas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"Projectos" há muitos seus palermas

Como dizia o saudoso Vasco Santana e transportando para a nossa realidade "projectos" há muitos! Vivemos uma altura em que o sound-byte é o "projecto" é a "estrutura" e no SCP como em qualquer outros clube o "projecto" e a "estrutura" são óptimas se tiverem resultados, pode ser o zequinha a liderar os destinos do clube com um projecto de uma linha que se vencer é o melhor "projecto" do mundo com a melhor "estrutura" do mundo!
Tive o cuidado de ler o projecto de um candidato vencido de novo com nada mais nada menos do que 36 medidas para o futebol do clube. 95% delas já estavam implementadas e por isso não passava de uma constatação, tinha 1 altamente ridícula que excluiria qualquer treinador competente e com carácter, "A questão da preparação física dos atletas será sempre alvo de especial atenção por ser determinante para o desempenho regular da equipa, podendo ser definida pelo treinador da equipa principal ou pela equipa directiva" e outra que agora passados 18 meses está a criticar a actual direcção por ter feito algo que ele propunha, O departamento médico do Sporting CP será alvo de uma especial atenção visto ser, também, um elemento determinante para a conquista de objectivos onde a aptidão dos atletas tem uma importância preponderante. Este departamento médico trabalhará sempre em estreita ligação com a equipa técnica e será sempre definido pela equipa directiva;.
Ou seja o problema nunca estará no "projecto" porque como está mais que sabido esse só é bom ou mau se tiver resultados, dou apenas este exemplo, Duque & Freitas vinham rotulados como salvadores (acreditando eu que muitos que votaram em GL foi por esta dupla) porque tinham sido com eles que vencemos os últimos 2 títulos e sem eles nunca mais tínhamos sido campeões, agora que voltaram como os resultados não aparecem já são os responsáveis e devem ser demitidos. Como é bom existir um histórico neste blog!
Não me venham então com conversas para enganar parolos, porque são pequenas decisões (mas de vital importância) que definem o sucesso ou o insucesso do tal "projecto".
Esta direcção apesar de ter feito muita coisa bem feita, e repito para não haver duvidas, tem feito muita coisa bem feita, tem errado precisamente nas pequenas decisões e isso infelizmente tem-nos sido fatal!
Se vão ser capazes de corrigir isso ainda a tempo, sinceramente não sei, tenho sérias duvidas até, mas como já me surpreenderam em muita coisa pode ser que me voltem a surpreender. Aquilo que não tenho duvidas e isso talvez me deixe mais preocupado/resignado é que não existe alguém (pelo menos até agora não apareceu) que tenha capacidade fora da actual direcção resolver os problemas do clube. No SCP nunca existirá ou este ou o caos mas a verdade para quem tem um pingo de consciência é que não deves bater muito em quem te paga as contas!
Termino com aquilo que parece evidente no meio de tanta coisa pouco clara, realmente não existem adeptos como os nossos. Podem dizer que a JL está comprada por uns e os DUXXI por outros, podem dizer que os velhos isto e os novos aquilo, podem dizer que são foruns, blogs, facebooks de sportinguistas a dizerem pior do SCP do que os adversários, mas quando toca a reunir ninguém nos bate! É em Alvalade, é nas modalidades, é em provas organizadas pelo clube, é nos núcleos, o SCP está vivo por muito que digam o contrário, pode não estar tão unido quanto devia mas não subestimem a nossa força!
Saudações Leoninas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A resposta que nem sequer devia ter existido

A direcção do SCP decidiu responder a um comentador desportivo. Em meu entender fez mal. A principal razão está no facto de comentadores de outros clubes não merecem qualquer tipo de comentário da nossa parte! E por muito que os sportinguistas andassem a pedir respostas a direcção do SCP e o seu departamento de comunicação deviam ter desprezado essa pessoa.
Sócios do SCP, cozinheiros, comentadores já disseram bem pior e não se viu comunicado nenhum e bem a meu ver! O SCP só tem que emitir comunicados quando elementos directivos de outros clubes ofendem a nossa instituição. É preciso saber nos colocar no nosso devido lugar!
Saudações Leoninas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

De loucos

Um presidente que diz que tem treinador escolhido mas não o apresenta.
Um PMAG que diz que se escolherem Scolari pede a demissão (havia poucas coisas boas na vinda do Scolari esta é mais uma).
Um cozinheiro tem a mania que é director desportivo do clube.
Um treinador que na 3º jornada tinha lenços brancos em Alvalade, que na 4º, estava em 15º lugar e depois chegou Jardel e foi campeão e sem ele ficou em 3º no ano seguinte a 27 pontos do FCP, já por duas vezes se ofereceu ao SCP!
Um clube de loucos este SCP.
Saudações Leoninas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Eu não consigo compreender

Achei compreensível que após o despedimento de Sá Pinto, Oceano de forma "interina" como vem no comunicado tenha assumido a equipa frente ao FCP. Para ficar bem claro, interino significa Provisório, que exerce funções só durante o tempo de impedimento do funcionário efetivo./ S.m. Pessoa que, provisoriamente, exerce funções em lugar do titular. Penso que 14 dias é mais do que suficiente para se encontrar um treinador.
Achei igualmente compreensível que o presidente no jogo com o FCP tenha dito que Oceano iria integrar a futura equipa técnica da equipa principal, algo que tem faltado ao SCP durante muito tempo. Um elemento que qualquer que seja a equipa técnica faça parte dela, para transmitir os valores do clube que estrangeiros ou portugueses que nunca passaram do clube nunca vão saber o que é.
A partir daqui este processo é uma trapalhada pegada. Os nomes vinculados na imprensa pouco me dizem, porque necessariamente 90% deles são conversa de jornais e que os sportinguistas devem saber distinguir, agora ninguém até hoje me conseguiu explicar porque sinceramente para mim não existe qualquer justificação para não terem apresentado o treinador. Reforço ainda mais a minha posição depois de ter ouvido o presidente dizer que "Sabemos quem é o treinador, está identificado há muito tempo e o importante é criar condições sustentáveis que garantam que se sinta bem no clube e que vai ter sucesso."
Então se sabe quem é senhor presidente o que espera para o anunciar? Que andará a fazer ele? Que mensagem passa para os jogadores, já têm um treinador imaginário e enquanto ele anda a não sei fazer o quê temos um que está de passagem? É que se não é para apresentar o treinador amanha para começar os trabalhos no 1º treino da semana, todas as declarações só fragilizam a posição do agora treinador interino pelo menos para mim.
Eu sou dos poucos (pelo menos neste mundo virtual) que vê muitas coisas positivas no mandato, mas as borradas têm sido muitas também e o mais grave é que são borradas que influenciam directamente o futebol do clube que consequentemente afectam tudo o resto.
Se existir alguma alma caridosa que me consiga explicar todo este processo, e consiga me convencer que isto tem alguma lógica agradecia.
Saudações Leoninas

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Até Domingo

É o limite que acho aceitável para chegar um treinador.
Ficou claro que não tinhamos intenções de despedir Sá Pinto, agora como esse argumento já não pega, a critica é que se está a levar muito tempo. Aquilo que eu digo é que até domingo terá que chegar um.
E esse um, será muito importante para o futuro desta direcção. Para mim não porque pode ser um nome sonante ou desconhecido, mas porque será esse que nos fará dar a volta a este problema ou não.
Uma semana e 3 dias penso que é mais que suficiente para traçar o perfil, ver as possibilidades e escolher. Se por razões financeiras não podemos chegar a este ou aquele treinador certamente haverá outros que conseguimos e o tal tem que iniciar a semana do jogo da Taça.
Saudações Leoninas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A bipolaridade dos sportinguistas

Este é apenas mais um exemplo da bipolaridade que está cada vez mais presente nos sportinguistas.
Quantos e quantos não vinham a este espaço e a outros inundar a caixa de mensagens e o chat com "certezas" que se o Sá Pinto não ganhasse contra o Gil tínhamos treinador no dia a seguir que já estava tudo tratado? Já passou mais de uma semana e continuamos sem treinador.
Isto no minimo prova que a direcção nunca quis despedir Sá Pinto e pelo menos faça-se justiça que a direcção esticou até ao limite a corda em relação ao treinador. Podemos discutir devia ter o feito antes mas a verdade é que pelo menos isso o tempo provou que não lhe "queriam fazer a folha"
Quem virá ainda ninguém sabe, aquilo que me parece mais ou menos evidente é que se fosse algum "cajuda" já estaria cá e a história do Jesualdo só será verdadeira se o SCP não tivesse disposto a lhe pagar o bilhete para Lisboa, porque pouco mais deveria ser preciso para ele aceitar sair da Grécia e vir para o SCP.
Saudações Leoninas

Valverde

Faço figas com todos os meus dedos para de entre todos os nomes soprados seja Valverde o escolhido. Pelo futebol que as suas equipas apresentam e pela competência que lhe é apontada.
Faço figas ainda mais fortes para que Scolari não pise o estádio de Alvalade. Para mim Scolari seria a certidão de óbito de Godinho Lopes.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Carácter e honra

Não vejam o que vou escrever como um ataque a alguém, vejam mais como um desabafo de quem sempre apoiou e continua a apoiar um treinador que passou pelo clube.
O SCP corre com os treinadores à velocidade do vento, geralmente eles não ficam até ao fim do seu contrato o que leva a que tenhamos que pagar largas centenas de milhares de euros pela rescisão do seu contrato, que se diga é um pleno direito do trabalhador.
Mais recentemente foi assim com Domingos e Paulo Sérgio que nenhuma ligação tinham com o clube e por isso até mais facilmente compreendo que peçam o que têm por direito. Já me faz muito mais confusão que ditos sportinguistas, que batem muito no peito e digam aos 7 ventos que o SCP é o nosso grande amor, não se esqueçam de passar pela tesouraria para receber o seu cheque! Sá Pinto é um dos casos é verdade mas nem é o único e se quiserem dou os restantes exemplos do que falo.
E isto obriga-me a recuar ao ultimo treinador que até no momento da sua saída revelou todo o seu carácter toda a sua honra exigindo apenas o pagamento até ao dia que trabalhou! O seu nome e é apenas mais uma chapada de luva branca a todos os que ajudaram a correr com ele de Alvalade é PAULO BENTO!!
Fiquei também a saber que a SIC e um blog da nossa praça que se tem dedicado muito a comunicação do SCP curiosamente têm mantido a mesma versão dos acontecimentos sobre o novo treinador do SCP... Curioso...
Saudações Leoninas

Scolari

Digo já que não seria a minha escolha... fico muito desiludido... só espero que não seja verdade...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sem falar em nomes

Faço a minha analise do que deveria ser o perfil do novo treinador do SCP, e não coloco lá o nome para não me acusarem de dizer bem de alguém só porque vem para o SCP.
Em meu entender o SCP precisa de um treinador que entre muitas outras coisas imponha respeito, tanto nos jogadores, como nos adeptos, na imprensa mas igualmente nos dirigentes. Por esta ou por outra ordem mas terá que impor respeito, não podemos andar com o tipo de treinadores que temos tido.
Em ligação com o respeito que terá que impor, esse treinador terá que conseguir que os jogadores revejam nele capacidades de os guiar ao sucesso, e isso entre outras coisas pode ser conseguido com um currículo com títulos.
Depois o nosso campeonato não é propriamente o campeonato do Irão que quem tem um olho é Rei. O nosso campeonato com a esmagadora maioria das equipas a jogar enfiadas na sua área e a sair rápido no contra-ataque irá criar sempre imensas dificuldades a quem apresentar um futebol ultra-ofensivo e com poucas cautelas defensivas. Por isso o treinador terá que perceber para onde vem e o que irá encontrar.
Por ultimo mas não a ultima característica que deve apresentar, o treinador a contratar, e repito esse treinador têm que ficar no SCP 2/3 anos terá que saber trabalhar e fazer a ligação com a equipa B. Temos um lote brilhante de jogadores que está em "estágio" para entrar na A, o treinador que virá terá que ter isso em conta e terá que mais cedo ou mais tarde ir incorporando esses jogadores no plantel principal.
Quanto mais perto estiver o treinador que o SCP contratar das características que apresentei mais satisfeito irei ficar.
Saudações Leoninas