quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sugestão a GL

Ponto prévio, a foto que circula de Jeffren a "dormir" no banco é o reflexo do momento do SCP, não pelas razões que todos apontam... mas porque para mim é uma foto no inicio do encontro, onde todos estão no banco, acabados de chegar, onde os fotógrafos ainda podem circular naquela zona, onde xandão e izmailov se riem para os fotógrafos e faz-me uma certa confusão um jogador que se senta no banco e adormece, não terá sido mais... está no banco estica as pernas pisca os olhos (como toda agente no mundo faz) e a foto é desse momento? A forma como interpretamos a mesma foto é o reflexo do nosso clube! Neste caso devemos contextualizar o momento! Se alguem me trouxer um video aqui que ele esteja nem que fosse 5 segundos de olhos fechados mesmo antes do encontro mudo o que disse!
Preocupante isso sim muito preocupante, para mim pelo menos, foram as declarações de Elias no Twitter onde diz "Bom dia você que convive com gente falsa! Retribuir falsidade no meio das cobras não te faz uma delas, torna-te apenas um sobrevivente, "né"?"
Se eu tive duvidas que os jogadores quiseram muito pouco contra a Académica hoje não tenho nenhumas! E isto, no meio destes problemas todos abre uma janela de oportunidade para GL.
Ele deve saber que o seu futuro depende unicamente de resultados . Quando se começam a formar listas e a preparar terreno quando não existem eleições é sinal que está tudo montado para a direcção sair.
A minha sugestão é muito simples, decidiu ter um modelo presidencialista, tem um treinador que vem rotulado de exigente e disciplinador, então a primeira coisa que deverá fazer é ir com o treinador e falar aos jogadores que o Belga tem carta branca para correr com quem quiser (não há ninguém fora deste lote) que não tenha a atitude exigida aos jogadores do SCP até Janeiro. O SCP não perde muito, jogadores que não querem cá estar não rendem em campo, financeiramente temos apenas % dos jogadores (e fazendo um mau campeonato valem tanto agora como em Agosto) e continuando com esta senda de resultados nem o Papa segura o GL e temos 50 milhões para jogadores!
Por isso no meio desta desgraça existe uma janela de oportunidade para tentar remediar toda esta situação! Haja coragem para o fazer!
Saudações Leoninas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sugestão do "Chef"

Em primeiro lugar, e desculpem a linguagem, estou me cagando para GL e seus pares, para BdC, etc. E queria era ver o nosso Sporting ganhar.

Qual seria o resultado prático de ver a equipa B (aquela que ganha quase sempre e joga com vontade) apresentar-se em Setúbal e a equipa A de castigo a fazer um jogo da Liga Vitalis?

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Quando os jogadores não querem

Hoje o SCP fez mais uma vez uma exibição inqualificável, faltou tudo, mas para mim principalmente faltou vontade.
Quanto ao jogo estamos conversados!
Fico "satisfeito" porque a JL já não está comprada.
Fico "satisfeito" porque com a recolha de assinaturas hoje deve ter resultado e teremos uma AG brevemente, mas se tal não tiver acontecido, obviamente não espero outra coisa que a marcação de uma por parte do presidente da mesa da AG.
Mas como os problemas do SCP se resolvem com a saída do presidente, durmo muito mais descansado esta noite.
Saudações Leoninas

Sporting 0 vs 0 Académica

M I S E R Á V E L !


Tanta falta de coerencia

Dizia GL que vamos agora apostar na formação que esse é o ADN do SCP. Concordo, não é surpresa até mas não é menos verdade que no mandato de GL o SCP contratou 24 jogadores... 24 estrangeiros.
O problema nem está em contratar estrangeiros ou nacionais é a coerência que se deve ter. Para mim o factor principal de uma contratação deverá sempre ser qualidade! Tanto se pode contratar um jogador para a equipa principal como para a formação desde que exista qualidade suficiente para lá estarem.
A verdade é que a equipa A não tem resultados e a equipa B tem. Mesma estrutura, mesmo modelo de jogo, resultados completamente opostos. São realidades diferentes é certo mas nunca uma direcção deu tantas condições para atingir o sucesso como esta (com as devidas consequências financeiras obviamente).
Custa-me ver pessoas agora a criticar a formação deste plantel quando antes diziam maravilhas dos jogadores contratados, comentar à la Rui Santos todos somos capazes de o fazer. Disse a 11 de agosto antes de começar o campeonato que a equipa B andaria sempre nos 5º primeiros do campeonato, que era de longe a melhor equipa B da 2º liga e vejam o que os sportinguistas escreveram nos comentários... hoje ninguem duvida do sucesso dessa equipa.
De quem será o mérito? Haverá mérito? Qualquer um que lá estivesse daria estes resultados? O que é certo é que houve à bem pouco tempo, uma campanha para afastar Mil-Homens parecendo que ele era o Diabo em Alvalade. Essa campanha resultou no "afastamento maquilhado" dele por parte de GL e que me desmintam se forem capazes iria resultar no despedimento colectivo dele e de pessoas por ele trazidas se uma determinada lista tivesse vencido.
O que quero dizer com isto? Vivemos num período que tudo o que se faz no clube é mau... mesmo que seja comprovadamente bom! Com Mil-Homens na frente da Academia conseguiu que o SCP tivesse mais títulos sozinho do que os rivais juntos, conseguiu que tivéssemos pela primeira vez na história numa fase final de uma competição de selecções o maior numero de jogadores formados num clube da competição, conseguiu que clubes/entidades/federações, pagassem para nós lhes darmos formação, conseguiu colocar a nossa Academia e a nossa formação no lugar mais alto da formação do mundo! Qual foi a paga? Paredes escritas contra o homem, pressão para que ele fosse "maquilhadamente afastado".
Não sou da opinião que a equipa B é capaz de vingar no principal campeonato nacional, acho que jogadores 2º ano junior e 1º ano sénior não tem capacidade colectivamente para as exigências da 1º competição nacional. Considero é que com um plantel com ENORME qualidade devemos a partir de agora, antes de procurar fora olhar para dentro e ver se temos o jogador que achamos que necessitamos e se só no caso de não ter, é que partimos para uma contratação externa.
E esta ideia nada tem haver com a redução de custos (isso é felizmente um bónus no nosso caso), tem haver como disse inicialmente com a questão da qualidade que me parece que já existe.
Saudações Leoninas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Factos

O SCP perdeu os últimos 4 jogos. O SCP em 12 jogos oficiais apenas venceu 2, sendo e frente ao Horsens nem deveria contar a vitória de tão fracos que eles eram.
É incrível, incompreensível, inacreditável e obviamente inaceitável. Pior ainda quando considero e continuo a considerar que temos um plantel de inegável qualidade!
Podemos até discutir se é o melhor plantel das ultimas décadas como convictamente tenho sugerido, mas foi consensual para todos que tínhamos o melhor plantel do passado recente. E não gostando desde ou daquele jogador, dos 24 jogadores que fazem parte do plantel apenas 2 não são internacionais e um deles é Marcelo Boek que ninguém duvida que é um excelente suplente de Rui Patrício.
Até por isto esta falta de resultados torna esta sucessão de desaires ainda mais incompreensível. Podemos dizer que bons jogadores não fazem uma boa equipa, podemos dizer que é falta de organização dentro e fora do campo, podemos dizer que os jogadores querem partir para outra, pode ser isto tudo misturado mas o valor individual destes jogadores pode até não chegar para vencer os 12 jogos, mas certamente tinha que dar para vencer mais de metade deles.
O futebol é o maior desporto do mundo porque é também o único onde o resultado é constantemente imprevisível, é a única modalidade onde o mais forte nem sempre ganha. Ontem frente aqueles coxos (sim coxos, todas as equipas que defrontamos para a Liga Europa são autênticos pinos e isso ainda me deixa mais frustrado) de azul, se não tivéssemos cometido 2 erros de palmatória teríamos ganho o jogo e ainda se dizia que tínhamos feito um jogo agradável, com controlo total do encontro... mas 2 lances deitaram tudo a perder. E podia continuar a falar de outros jogos onde temos cometido erros inacreditáveis.
Entrámos na dinâmica da derrota, tudo de mal nos acontece, quase como por fatalidade. O ano passado quando tivemos uma serie boa de vitórias seguida houve jogos que não jogámos bem e talvez nem merecêssemos vencer mas por esta ou aquela obra do acaso a bola entrava e os índices de confiança consequentemente aumentavam... agora é precisamente ao contrário, nem a começar a ganhar os jogos conseguimos vence-los, algo que para mim é o maior sinal que a equipa está completamente de rastos a nível emocional.
A equipa B é o exemplo claro disso, tem uma qualidade no plantel seguramente do melhor que existe no campeonato ou pelo menos no top 3, entrou na dinâmica de vitória e agora parece que quem vier "já sabe que leva". As ideias eram as mesmas da equipa A, a estrutura é a mesma e os resultados são diametralmente opostos!
O que podemos fazer então? Para mim não existe outra forma de resolver o problema com os que estão! Vencendo os 3 jogos que faltam para a Liga Europa, acredito que passemos. Faltando 72 pontos para o campeonato terminar o objectivo minimo desta equipa está completamente ao nosso alcance, mas não sou cego também para não perceber que esta equipa foi montada em pressupostos que foram totalmente alterados neste momento. Em Janeiro com os resultados da Liga Europa já fechados e com a noção da resposta no campeonato que daremos com o novo treinador é natural que existam alguns ajustes na equipa, porque um plantel com tantas soluções é naturalmente caro, e se os objectivos começam a cair uma atrás do outro, não são necessários tantos jogadores de qualidade para não se atingir nenhum objectivo.
Saudações Leoninas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Critica fácil e Coerência

Franky Vercauteren é o nosso treinador do SCP. Não o conhecendo apenas posso me fiar no que dizem a respeito dele, exigente com os jogadores (já lhe valeu problemas por causa disso), prefere o futebol de ataque (prova disso são o numero de golos que as suas equipas marcam) e é um treinador que acompanha e lança jovens da formação. Tem 3 campeonatos no currículo como treinador por 2 equipas diferentes e muitos mais como jogador, por isso sabe o que é necessário para vencer pelo menos.
Sem grandes surpresas vejo imensas criticas ao treinador, ou porque só o foi na Bélgica, ou porque ninguém o conhece (isso é motivo de critica imagine-se), ou por isto ou aquilo. O problema é que Scolari foi falado para o SCP e era a pior opção possível porque era um homem extremamente desactualizado e que recebia demais. O problema é que Valverde foi falado para o SCP e só tinha sido campeão no Olympiakos onde todos são campeões. O problema é que foi falado o Couceiro para o SCP e era a maior aberração do mundo. O problema é que foi falado para o SCP Van Marvwik e era um treinador sem pulso e que praticava um futebol demasiado ofensivo para o nosso campeonato.
Basicamente nenhum seria boa escolha, talvez Guardiola mas mesmo assim talvez não fosse a melhor porque como só ganhou tudo no Barça, em Alvalade podia não resultar.
Hoje todos os "Rui Santos" do Sporting vão estar reunidos no Conselho Leonino. Órgão que todos dizem que devia acabar mas "curiosamente" foi o órgão para onde houve mais listas (7) nas ultimas eleições!
Aguardo com muito interessa as propostas que vão apresentar 2 ilustres conselheiros, Nuno Manaia, presidente da AAS, que disse que o SCP era liderado por incompetentes nos jornais, aguardo as suas competentes propostas (como o Daniel Sampaio pediu) hoje no CL, e obviamente aguardo igualmente as propostas do cozinheiro José Eduardo depois de passar 18 meses a dizer o que se devia ser feito na CS, pode ser que agora diga num local próprio.
A seguir a esse CL extraordinário, GL dará uma entrevista na RTPN onde suponho eu irá divulgar as suas propostas.
Saudações Leoninas

Oficial: Vercauteren é o novo treinador

Vercauteren é o próximo treinador do Sporting. Entra em funções após o jogo com a Académica e tem contrato até final da época com opção de renovação.

Perfil Franky Vercauteren

Para quem quiser ler um pouco sobre o perfil do novo treinador do nosso clube.

Que tenha competência e sorte neste novo desafio. Devemos TODOS apoiar esta solução, o contrário será contra os nossos interesses.

Artigo de Agosto de 2011

http://www.sport360.com/article/franky-vercauteren-how-little-prince-became-belgiums-coaching-king

Confesso que nao o conhecia, mas gostei (e muito) do que li.

Saudações Leoninas

Solução financeira e desportiva

Segundo relatos do PMAG em exercício já que o verdadeiro foi para Angola, o presidente do conselho directivo apresentou ontem uma proposta que TODOS gostaram, e que será hoje novamente apresentada ao Conselho Leonino.
Ora os jornais de hoje falam que GL irá apresentar não só a nova estrutura para o futebol como igualmente a solução financeira que idealizou durante este tempo para o SCP. E aqui é que eu (pelo menos) divirjo de muitos que aqui comentam, prefiro algo a nada, prefiro uma solução para o problema do que o imaginário. Veremos então o que nos será proposto.
Não deixo de notar obviamente que as pessoas estão num estado tal, que qualquer pessoa que viesse para o clube seja ela dirigente, treinador ou apanha bolas, se foi escolhida pelo GL é mau, e quando assim é pouco ou nada se deve dizer.
Saudações Leoninas

Franky Vercauteren

Todos os jornais desportivos adiantam que Franky Vercauteren será o novo treinador.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

GL assume futebol e Paulo Farinha Alves (?) é o Director para o Futebol

Duque e Freitas

A saída duque Duque pouco ou nada me rala, a minha opinião sobre ele não muda desde a altura que ele saiu do clube pela 1º vez, foi dita antes das eleições por isso não têm qualquer mistério. Agora a saída de Carlos Freitas vai ser para mim um ude golpe no SCP. Podem falar de comissões, podem falar que contratou imensos jogadores desta ultima passagem, mas a verdade é que contratou excelentes jogadores e olhando para o plantel que encontrou e eu voltei a fazer esse trabalho, e o plantel que agora deixou, a comparação é entre o 8 e o 80!
As decisões têm que ser rápidas (hoje ainda!) por parte de quem fica, o presidente tem que encontrar rapidamente alguém para o futebol e alguém para treinar (2 pessoas diferentes!)
Saudações Leoninas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Duque e Freitas de saída

Todos os canais afirmam que GL demitiu Duque e Freitas, se bem que segundo sei um Administrador não pode ser demitido, corrijam-me se estiver enganado.

Mas será assim tão difícil????

Convenço-me que os Sportinguistas adoram este estado das coisas, só assim posso compreender tanta musica e pouca acção. Basta uma rápida passagem por paginas do SCP no facebook e em blogs afectos ao SCP (e são realmente muitos) para constatar o "ódio" porque é disso que se trata que as pessoas sentem pelo presidente do clube.
Hoje foi um proliferar de criticas que até têm a sua razão de existir, mas pergunto-me se afirmam na CS que o presidente nao tem competência, qualidade e condições para continuar (podiam-no fazer na 4º feira mas preferem fazer para todos ouvirem, tem outro impacto é certo) porque não o fazem realmente, com actos e não com palavras!
Será que a AAS não consegue juntar num sitio que achem apropriado ou na nossa bela sala de sócios o numero de assinaturas suficientes para que os vossos intentos sejam alcançados? É assim tão difícil? Entre a ASS, blogosfera e descontentes em geral não se conseguem 700 votos (penso ser este o numero exigido). Será que não existirá depois um mecenas, quem consegue resolver os problemas financeiros do SCP certamente tem condições para pagar os custos dessa AG.
Como não tenho memória curta não me esqueço que o actual presidente da AAS teve umas palavras no mínimo semelhantes para o então treinador do clube Paulo Bento, o problema é que desde essa altura, pouco mais de 2 anos... já passámos por 6 treinadores (vamos ver se o 7º será melhor) todos eles com melhores condições que o então criticado e todos eles com piores resultados e muito inferiores a nível de competência.
Reafirmo falem menos e façam mais! Para uns e para outros!
E atenção que acho a atitude de promover uma AG totalmente legitima e até saudável.
Saudações Leoninas

O "Pormenor"

Caso a escandalosa e vergonhosa grande penalidade a favor do Sporting ao minuto 90 tivesse sido assinalada, e Ricky a tivesse convertido (como é seu hábito).... tudo seria diferente.
Não deixa de ser curioso como um "pormenor" pode mudar os destinos de um clube.

Dá Deus nozes a quem não tem dentes

Ontem fiquei ainda mais convencido da qualidade do nosso ponta de lança. Parece um autentico peixe fora de agua quando está fora da área mas quando está é realmente uma mais valia para a nossa equipa e para o nosso clube.
Leva 6 golos está época, e isso no panorama que nós vivemos diz muito, mas juntarmos a isto que os golos que ele marcou foram sempre em alturas que a nossa equipa está a pressionar o adversário em que ele não recebe a bola a 40 metros da baliza, começamos a lhe dar ainda mais valor.
Cada vez tenho menos duvidas que Ricky é o ponta de lança que uma equipa grande precisa! Agora é preciso é que essa equipa grande faça jus ao seu nome e jogue como tal.
Saudações Leoninas

vamos lá a outra tentativa

O SCP voltou a perder, hoje muito por erros defensivos mais do que as varias oportunidades falhadas que tivemos em todos o encontro.
Fomos eliminados da taça, o campeonato é uma miragem, num grupo muito acessível se perdemos 5ºfeira as coisas ficam muito negras para nos qualificarmos e ficará só a sobrar uma competição que nem devíamos participar pelo seu historial.
A contestação aumenta, já passou o racional, existem criticas que ninguem as pode negar são evidentes mas tudo serve para se criticar, se o homem veste meias brancas deve vestir azuis e quando assim é resta apenas uma solução... É dar mais uma tentativa para tentarem eles uma x.
Tenho apelado a menos conversa de net e mais trabalho real. Não custa nada, a sala de sócios é bem agradável, é uma folha A4 branca recolher assinaturas números de sócios valido, numero de votos suficientes e vamos para uma AG para destituir a direcção.
A mesma lenga lenga todos os jogos é que não, já chega a "facada" que levamos do resultado mais RUA isto Rua aquilo... É demais.
Pelo numero de indignados não me parece que falte votos para isso acontecer e nem podem se queixar do dinheiro para realizar a AG, quem tem a solução simples para resolver os problemas financeiros do SCP não pode ter qualquer dificuldade em pagar os custos de uma AG.
Saudações Leoninas