quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Actualidade Leonina


  • AGE e Bruno de Carvalho
Não foi com estranheza que vi Bruno de Carvalho (de quem não sou particular fã, como também não o sou de GL) chegar-se à frente com a verba para pagar a Assembleia Geral que visa destituir a actual direção. Acho que assim as coisas se fazem mais às claras (sempre pensei que BdC estaria por trás do movimento) e BdC sobe uns pontinhos na minha consideração ao pagar a Assembleia, mesmo correndo o risco (que existe sempre) de não vencer as futuras eleições.
  • Izmailov/Miguel Lopes
Considero este negócio algo verdadeiramente vergonhoso e lesa Sporting. Um acto de gestão absolutamente inqualificável. Acho até que só por isto (esquecendo todas as outras mil razões) GL não merece ser presidente do nosso clube. Esta é também das primeiras vezes na vida em que estou de acordo com as palavras de Eduardo Barroso que diz que se Izma começar a jogar com normalidade prova o profissional vergonhoso e asqueroso que é. E aqui nem se podem amputar culpas a alguém em particular pois foram vários os presidentes, treinadores e corpos clinicos a lidar com esta situação. Quanto a Miguel Lopes (de quem também não sou particular fã), que agora é do Sporting desde que nasceu, desejo-lhe a melhor sorte.

  • Jogo de hoje
Jogo a feijões que não conta para nada (infelizmente) a não ser para ser dar o passo (mesmo que pequeno) de colocar a equipa a jogar à bola. Algo que infelizmente ainda não vimos. Nunca fui particular fã de Jesualdo, apesar de lhe reconhecer qualidades, mas como é óbvio quero com todas as minhas forças que coloque a equipa a jogar futebol e vancer jogos o mais rápido possível. Que haja finalemente um fio de jogo, uma estrutura base na equipa, entre outras coisas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Jesualdo, negócio e AG

Jesualdo será o novo treinador do clube, já não arrisco a dizer que será o treinador até ao final de época, espero apenas que consiga inverter esta fase horrível da equipa principal do clube.
Sobre o negocio Izma e M. Lopes já tinha dito tudo num post anterior, sobre os rumores que ventura pode se juntar ao negócio apenas digo que tendo criticado Kadu... vindo o Ventura considero Kadu o melhor Gr do mundo!
Sobre AG aconteceu o que sempre disse que aconteceria, BdC vai se chegar à frente com o dinheiro necessário. Pelo menos a mim não me apanhou de surpresa.
Saudações Leoninas

Francky na rua....Jesualdo ao leme

E o circo continua....

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A opinião dos outros

Já que a minha é encarada como defensora da direcção, retiro algumas opiniões que venho defendendo à muito tempo e que por esta ou aquela razão são interpretadas de forma errada.
Afinal já não são precisos 60 mil euros, 30 mil chegam para realizar a mesma. Sobre isto em primeiro lugar deixo o nib do movimento:0038 0000 4024 4237 771 55
Sobre esta mesma recolha, remeto-me para a opinião de um comentador regular de um blog que acompanho e que não defende propriamente a diercção, "Por outro lado, o BdC não pode pedir 60.000 adiantados aos russos???? São trocos para eles… Se não houver guita para a Assembleia Geral é porque simplesmente não há candidatos com projectos para umas possiveis eleições. Parece-me claro como água!" escrito por "Jusko"
Assisti na sic noticias ao inicio da tarde um programa "bola ao centro" a mais a um programa sobre os problemas do nosso clube e tínhamos para alem do entrevistador, um sócio anónimo, que participa activamente na vida do clube, que estava frontalmente contra a direcção que disse o que muitas vezes é dito nos comentários deste blog e um sócio mais conhecido (por outro motivos) professor de gestão, que fez a analise às contas do clube (nada animadoras) após esta primeira analise (a entrevista foi curta) o entrevistador pergunta o seguinte aos convidados, mas e o que se segue? E continua, pelas informações que recolhi quem avalizou o pagamento dos 12M no final do ano foi a assinatura do Presidente. A resposta do professor foi simples, quem entrar no SCP terá que ter o apoio de alguém com garantias de dinheiro, a resposta do outro sócio foi um profundo silencio...
2 exemplos de coisas que venho dizendo à muito tempo, que não defendem a direcção mas relatam os factos apenas do passado, presente e futuro do clube.
Saudações Leoninas

Apostar ou estoirar a formação?

É algo que venho alertando de uns tempos para cá, não sou daqueles que avalio o desempenho da direcção unicamente pelos resultados obtidos, mas considero que ganhar é algo importante também para a formação.
Aquilo que eu tenho assistido nos últimos tempos é uma ignorância e uma insensibilidade gritante em relação à gestão dos jogadores. Não chegava a equipa principal estar má, conseguimos criar condições para que a equipa B e os juniores entrem em declínio. Esta semana, voltámos a tirar jogadores à equipa B (já nem falo do Eric e do Esgaio) para ficarem a olhar a equipa principal de jogar. Depois tirámos o Mané ao juniores para jogar na equipa B, resumidamente não ganhámos em nenhum escalão!
Se querem continuar com esta fantochada ao menos tenham o bom senso de marcar os jogos para dias diferentes para no mínimo fazerem o que já foi feito com Pedro Mendes que foi à madeira ver o jogo com o Nacional chegou a Lisboa de madrugada foi para Tondela chagando às 4 da manha, jogou às 11h e ganhámos o jogo.
Outra coisa que também devemos pensar sobre este tema é o que devemos fazer para defender os jogadores que são lançados na equipa principal. Para alem de entrar numa equipa completamente sobre brasas, que não os ajuda minimamente, o nosso treinador, ou o treinador dos treinadores deverá pensar que um jovem que entra numa equipa nova convem lhe dar alguma estabilidade, o Eric por exemplo já jogou a Lateral e a Central, o Esgaio já jogou a extremo (de um lado e de outro) no meio e a lateral. Ora isto parece-me que em nada beneficia a sua inclusão na equipa principal.
Termino com uma avaliação que devemos fazer no final da época, Sá Pinto a bem ou mal (veremos lá está) colocou no SCP pessoas na sua confiança, basta olhar para as equipas técnicas que chegaram ao SCP e as suas ligações ao antigo técnico do SCP. Não critico nem aplaudo esta remodelação, aquilo que posso dizer é que foi uma aposta de risco que o clube fez já que a nossa formação (e consequentemente quem lá trabalha)teriam qualidade.
Saudações Leoninas

domingo, 6 de janeiro de 2013

Futsal: Sporting 4 vs 2 benfica

A equipa de Futsal do Sporting explicou em campo porque é a melhor equipa portuguesa da actualidade e segue com 9 pontos de vantagem para o segundo classificado contando só com vitórias!
Não ganhar o campeonato com a equipa que se tem visto até agora será uma tragédia.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Muitas dificuldades

Resumir esta derrota às culpas de GL parece-me muito curto e estupido até, não acredito que conscientemente ninguém ache que com outro presidente teríamos ganho só por ser outro na frente do clube.
A culpa será sempre do GL pelos resultados desportivos obtidos, o SCP está a 1 ponto da linha de agua e falhará redondamente os objectivos traçados e será por isso que deverá sair, não pela derrota de hoje.
Apenas duas notas finais, alguns têm muita dificuldade em respeitar a opinião dos outros e eu digo que este é o meu Sporting! Porque Sporting só existe um, não existe o SCP quando ganha e o SCP quando perde! Tenho tanto orgulho em ser sócio dos 2 SCP!
Saudações Leoninas

Godinho #### pede a demissão

Francky é ridículo. Este pranjic é ridículo. Este nosso Sporting é ridículo.
Godinho fazes um favor a todos nós e a ti próprio se desapareceres depressa.

Questão de mentalidade

Para quem acompanha o blog desde o inicio não pode desmentir isto, gosto de futebol "defensivo" do estilo italiano. Campeonato que desde cedo gostei de acompanhar sem a emoção do Português mas com o interesse na táctica e na sua mentalidade.
Cada dia que passa mais gosto desse campeonato, os presidentes como são igualmente os donos dos clubes tomam as decisões que entendem sem pensarem em votações e apenas e só na melhor gestão do clube.
Seguindo o que vem na CS SCP vai trocar Izmailov pelo Miguel Lopes. Isto é um caso habitual e típico em Itália em Portugal é estranho. Para mim não me choca nada troca de jogadores entre clubes o que me pode chocar é troca de jogadores em que o nosso clube fique a perder.
Não vale a pena bater mais no Izmailov, já sabemos que ele é dos melhores do plantel e sabemos também que nos últimos 4 anos, 2/3 dos jogos ficou na bancada com problemas físicos. Se o jogador X com estas características com 30 anos viesse para o nosso clube receber cerca de 100 mil euros, suponho que a nossa reacção seria "reforma dourada" ou parecido. No SCP já ninguém acredita na recuperação de Izmailov mas por algum milagre do território todos acreditamos na sua recuperação no Norte... Curioso!
Agora o outro lado da transferência, Miguel Lopes não me agrada nem de perto nem de longe. Para alem do mais num clube onde tem Arias e Cedric que a bem ou mal, se queremos apostar na formação ir buscar um lateral para lhes "tapar" o lugar, não é muito inteligente, a menos que Miguel Lopes esteja a ser pensado para a Esquerda e assim sendo seria sempre suplente de Insua. Resumidamente tenho muita dificuldade em acreditar na valia de Miguel Lopes, ainda mais no clube como o nosso em que nada é perdoado!
Outra coisa "interessante" neste negócio é as % dos passes, Izmailov tem 30 anos, o SCP já o tentou vender para todo o lado e não conseguiu, mesmo numa altura perfeita que foi a sua ida ao Europeu, por isso acreditar que um jogador de 30 anos que se mudará agora para outro clube vai render ainda dinheiro ao SCP é... acreditar em milagres! No caso de Miguel Lopes ainda é pior, se a informação está correcta Miguel Lopes acaba contrato com o FCP no final desta época, ou seja neste momento já podemos negociar com ele, se realmente achamos que é uma mais valia para o clube, repito se realmente achamos isso, então prefiro que negociemos com ele e só com ele e que chegue no final de época a custo 0 e detínhamos assim 100% do passe de um jogador de 26 anos que é internacional português (via Jorge Mendes)
Não deixa de ser curioso também que todos os jogadores do SCP em final de contrato são cobiçados por outros clubes, mas os jogadores dos nossos rivais que terminam contrato ninguém os quer!
Saudações Leoninas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Paços e Capitães de Janeiro

Voltando ao futebol, ou ao que ainda resta dele, temos este Sábado jogo em casa com o Paços de Ferreira. Um jogo de vida ou de morte, como todos os outros. Ver o Sporting fazer enorme publicidade ao preço dos bilhetes (a partir de 6€) é no mínimo caricato. Pois o jogo devia ser de graça para todos os sócios, pois não merecem pagar para verem o que se tem visto. Era um dia à antiga (Dia de Clube) em que os sócios não pagavam.

Jesualdo começa aos poucos a parecer acabar com a bandalheira reinante. A peripécia dos 5 capitães não era menos que ridicula e a escolha dos novos capitães parece justa e óbvia. Primeiro Patricio, o maior símbolo do Sporting nos dias que correm, e dos poucos que tem feito sempre por merecer o respeito de todo e qualquer adepto. Depois Rinaudo que tem perfil de capitão e também é dos poucos que dá sempre em campo tudo o que tem. Por fim Schaars que apesar do seu pouco tempo de leão ao peito também tem respeitado o clube, é experiente e um bom profissional.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

2013, um ano de milagres

Comecemos pelos factos consumados. Carriço foi para o Reading por 750 mil euros mais uma % do passe. Ora durante o tempo e foi longo que Carriço este no SCP nunca lhe apontei falta de atitude e caracter enquanto vestia a camisola do clube, mas sempre lhe apontei muitas carências para ser titular do SCP. O melhor que fez durante a sua passagem pelo plantel principal foi a jogar a 6, como alternativa a Rinaudo que estava lesionado. Carriço sai nesta altura porque queria passar dos 350 mil euros que receberia para os 700 mil euros que uns certos mitos do meio campo passaram a receber.
O 1º milagre é este, Carriço passou de um central que não jogava em praticamente todas as equipas da 1º liga (isto foi dito por muitos que aqui nos frequentam) para um belissimo central que não devia sair.
Para mim e como sempre o disse, acho que temos melhor qualidade na formação, mas igualmente que quanto tivemos oportunidade para vender por mias nem devíamos ter pensado duas vezes.
Depois parece que vamos rapidamente ser confrontados com um 2º milagre. Izmailov irá para o FCP por troca de alguns jogadores. Sobre os jogadores falarei depois, admito que dos nomes falados o único que me agrada é o gordo do Walter, que sendo gordo ou magro, tem aquilo que me interessa num ponta de lança por onde passa faz golos. Mas vamos ao que interessa, Izmailov nos últimos 4 anos (desde a sua 1º lesão) esteve 2/3 dos jogos oficiais na bancada fora das opções do treinador por indisponibilidade física. Como todos sabemos Izmailov em forma joga em todo o lado em Portugal. Mas nós sportinguistas não acreditávamos que ele fosse regular no nosso clube, dizíamos até que não podíamos contar com ele para nada.
Por isso aqui é muito simples, se Izmailov começa a jogar já nem digo todos os jogos mais mais de 50% dos jogos possíveis, ou o departamento médico do FCP é de um gabarito do melhor que existe no mundo (relembro que o SCP teve 2 diferentes e não resolveram o problema) ou quem o topava à distancia era Costinha e Izmailov é apenas mais um profissional vergonhoso que passou pelo SCP.
No 1º dia do ano, tivemos o prenuncio do 3º e 4º milagre. O 3º é a marcação da AG sem o dinheiro necessário. Faz-me sinceramente muita confusão que o mecenas demore tanto tempo a aparecer, se tinha FUNDADAS duvidas quando à capacidade financeira para resolver os problemas financeiros do clube quando nem 60 mil euros se consegue arranjar...
O 4º Milagre será a destituição da direcção (o milagre não será a saída de GL isso será normal) e a consequente melhoria a todos os níveis no clube, social, desportivo e financeiro.
Resumidamente, o SCP mais uma vez prova que não acerta no tempo de vender, o carriço teve propostas para ser vendido por mais e não o foi, Izmailov idem. Mas o inicio deste ano, com tantos milagres faz-me acreditar num futuro melhor.
Saudações Leoninas

Vai uma aposta?

Que se Izmailov for de facto para o Porto, desaparecem num ápice as lesões, o treina não treina, o joga não joga?

Se isto se verificar o que fica provado? Que Izmailov é um profissional nojento? Que estava a ser aliciado por PdC há anos? Que houve uma terrível gestão desportiva da parte da Direção do Sporting (esta e as anteriores) ?

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Bom Ano, Domingos e Carriço

Em primeiro lugar um bom ano novo a todos os Sportinguistas sem excepção e que 2013 nos traga de volta o Sporting e um Presidente digno desse nome.

Domingos já foi apresentado no Corunha (menos uma despesa).
Daniel Carriço foi vendido ao Reading por 750 mil Euros.
Continua a novela Izmailov que é dado como garantia no Porto e já ouvi falar em nomes como Miguel Lopes ou Fucile para a troca.

Que venha 2013

2013 em sintonia com o pais será um ano repleto de desafios. Partindo logo no inicio do mês com uma AG para destituir o presidente que não acredito que se aguente mais do que o 1/3 do próximo ano. E aqui digo sem problema, o tal movimento disse que iria realizar a AG a meio de Janeiro, se não aparecer um mecenas na próxima semana nem em Julho temos AG. Depois o "belo" do nosso doutor diz que faz uma AG para auscultar a vontade dos sócios, ou seja teriamos uma AG que nada poderia deliberar depois teríamos outra para destituir... O SCP é mesmo um circo!
Espero sinceramente que quem pegue no clube tenho capital suficiente para o aguentar até ao final da época sem qualquer receita, seria drástico e absurdo para todos entrar e sair antes do final da época.
2012 foi um ano tramado, começou mal, o clube sofreu o 1º abanão lá se equilibrou, viveu-se momentos muitíssimos bons, as recepções da equipa no aeroporto são coisas que não se esquecem, mas a meio estava tudo de rastos novamente com o ponto mais baixo a derrota no final da taça. O ultimo semestre é inqualificável, ninguém e repito ninguém calculou que metade disto viesse a acontecer METADE! E como o SCP é um clube desportivo que a sua modalidade principal é o motor de todas as outras repito que não acho que o presidente se aguente mais do que o 1/3 do próximo ano, já com os devidos prazos para marcação de AG´s e marcação de eleições que ao contrário do que pensava ontem não são 30 dias mas sim 60.
Falarei em mais pormenor nessa altura mas obviamente desejo o melhor para todas as modalidades do clube, grande sucesso para a sportingtv que terá a sua primeira emissão experimental no dia do nosso aniversário e começara as suas emissões em Agosto, que se arranque definitivamente para a construção do Pavilhão junto ao estádio e com as obras em odivelas e finalmente que o próximo presidente do SCP seja o melhor presidente que o SCP alguma vez teve e que tenha resultados desportivos que honram o clube.
Bom ano
Saudações Leoninas

domingo, 30 de dezembro de 2012

Elias, PPC e GL

Começando pelo mais fácil, Elias não se sente feliz no SCP. Somo 2! Também não me sinto feliz contigo no SCP. Jogas muito mais do que tens demonstrado no SCP e provas que és um mau profissional. Queres lutar por títulos, mas para isso acontecer tinhas que dar mais do que deste, olhar só para o nosso umbigo não dá muito resultado! Mas o SCP mesmo não lutando por títulos continua a pagar-te como tivéssemos em 1º! De resto tens razão numa coisa o SCP vive um problema POLITICO (digo-o à tanto tempo) e económico e isso reflecte-se também em campo.
PPC, falar sobre a entrevista dele, tenho que acreditar que o que ele diz é verdade se partir do principio que é mentira não tenho mais nada para acrescentar. Começando pela resposta ao Barroso, é das tais coisas de senso comum, que digo desde o dia a seguir às eleições, mas que interessa a alguns não perceber para falarem das afinações e irregularidades. A questão do túnel não surpreende, estranhei na altura que a UEFA nada tenha dito após 5 vistorias e iria se lembrar de mandar retirar os painéis à 6º? Mais uma vez PdC ao barulho, mais uma vez Record a desrespeitar o clube e nada se fez! José Eduardo é capaz de ser quem sai mais chamuscado da entrevista... nada que me surpreenda é daquelas personagens que fala porque não tem nem nunca vai ter alguma responsabilidade. Sobre o CL estamos conversados, já aqui escrevi demais sobre isso. Sobre o processo vou esperar até à decisão do tribunal mas se for provado que roubou o clube mesmo que ele diga que devolve o dinheiro no dia a seguir se assim for decidido, a minha opinião continua, proibição de alguma vez voltar a desempenhar algum cargo no clube, e expulsão de sócio.
Parece que agora em Braga só deve haver sportinguistas comprados ou pouco honestos, ou então é no final de um jogo é que o presidente tem que ficar a ouvir os insultos. Pessoalmente acho que devia sair pela porta em que saíram os jogadores do scp mas não conheço o estádio do rio ave para saber onde fica o autocarro do SCP e os carros particulares... Em Alvalade não estão no mesmo sitio por exemplo. Quanto ao que ele disse em Braga, uma coisa já a tinha dito aqui, se este plantel já não luta por nada é extremamente caro para andar só a cumprir calendário! Sempre me pareceu obvio isto.
Agora o tema que mais interessa aos sportinguistas a destituição de GL. A solução de todos os males do clube está ai. Aquilo que digo em primeiro lugar é para os sportinguistas falarem menos e fazerem muito mais! É publico que um movimento já recolheu assinaturas dizendo agora que já conseguiu mil euros (dos 60mil) para a AG. Vamos ser sérios e deixarmo-nos de brincadeiras de crianças. Estes miúdos não passam de testas de ferro, quem quer ser presidente que entre com o dinheiro que falta e faça a AG! E eu acrescento ainda, neste momento a AG e consequente destituição (porque é o resultado que espero) e eleições leva a entrada do novo presidente para Fevereiro, e eu digo sem qualquer problema que se quem entrar não tiver capital para meter no clube sem ter que dar alguma garantia a quem empresta não dura até ao final da presente época.
Admito que estou até muito curioso para saber qual será a postura de 90% da blogosfera quando os resultados não aparecerem, olhando para os últimos 30/35 anos não é nada que não se coloque em cima da mesa. A minha adianto-a já, continuarei a pagar as minhas quotas e a minha Gamebox e a desejar que o próximo presidente seja o melhor presidente que alguma vez o SCP teve.
Saudações Leoninas

sábado, 29 de dezembro de 2012

2+2=?

Admito que as não vitórias na taça lucilio custam-me ligeiramente menos do que as restantes. Isso permite-me ver este jogo com outros olhos, estive inclusivelmente no chat durante a 2º parte algo quem nos jogos amigáveis o faço.
Sobre o jogo até é simples, voltámos a jogar muitíssimo mal, na 1º parte patricio foi novamente enorme, nós tivemos o esgaio sozinho que mandou por cima e o jeffren que mandou ao ferro. Dier foi expulso porque é jogador do SCP que aquilo não é para expulsão em parte alguma, em Inglaterra nem falta era e as regras do futebol são iguais para todo o lado. Justificar a derrota, ainda para mais por 3 a 0, à expulsão é parvo. Mas não podemos ser anjinhos e dizer que como não jogámos bem o arbitro pode nos entalar da maneira que entender!
A esmagadora maioria dos sportinguistas hoje aponta o dedo à defesa. Nem discuto que deveriam ter feito muito melhor, mas a quantidade de vezes que os jogadores do rio ave aparecem embalados a frente dos nossos defesas é inacreditável. Na 1º parte chegámos ao cumulo de ter 4 de volta de um jogador deles, e ele rematar dentro da nossa área SOZINHO.
Rinaudo, já nem paulada dá e hoje como jogou sozinho no meio campo, já que carrilo não defende e Adrien é apenas e só um mito que os sportinguistas criaram, a coisa tornou-se ainda pior.
A derrota não deixa duvidas, foi merecida, com um empurrão grande do arbitro, que sinceramente nem sei se seria preciso.
Ultima nota para como previa e tinha-o dito, Golas, João Mário e zezinho foram passear a Vila do Conde, ao mesmo tempo jogavam os B... não digo com eles tivéssemos ganho, digo apenas que pelo menos tinham jogado!
Só queria falar sobre GL amanha, mas faço-o já hoje. Uma coisa não o podem criticar o homem vai a todas, ofendem-no, insultam-no, só falta lhe baterem. Hoje lá esteve em Braga a responder a tudo o que lhe perguntavam. Durante o jogo li que tínhamos sido roubados porque o GL era o nosso presidente e precisávamos de outro para isso não acontecer... Estarei aqui para cobrar isso!
Termino com algo que já tinha dito, a AG ainda não está marcada mas pelo que se fala é a meio de Janeiro, partindo do principio que GL sai nessa AG, as eleições são em Fevereiro. Nessa altura o máximo que o futuro presidente poderá fazer é mudar de treinador. Para mim a melhor solução seria GL conseguir renegociar a divida com a banca que viabiliza a entrada do investidor e antes de terminar haver eleições. Se GL sair antes quem entra tem que me explicar como pretende levar o barco sem ir ao fundo até ao final da época.
Saudações Leoninas
PS. No Japão existem umas casas onde as pessoas para aliviar o stress podem lá ir e partir pratos. Parece-me que este espaço serve para isso mesmo a cada não vitória do nosso clube.

Rio Ave 3 vs 0 Sporting

Patrício, Cedric, Rojo, Xandao, Insua, Rinaudo, Adrien,Esgaio,Jeffren, Carrillo, Ricky.

Sem dúvida a época desportiva mais ridícula e vergonhosa da nossa história.
Um nojo.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Manuel Moura Santos

O Sporting parece um Zoo.
Papagaios,Camelos,Víboras,Hienas,Abutres,Burros,cavalgaduras diversas ,etc Leões é que nem vê-los !!! Fauna semelhante (que não é sportinguista)cerca o Sporting mal disfarçando o prazer que lhes dá a antevisão do fim do clube. Mas o que não deixa de ser verdade é que o espectáculo publico, obsceno e lamentável que esta gentalha de merda(os que mandam e os que pretendem mandar)tem dado ,dá aqueles que desejam o fim do Sporting todas as armas de que necessitam. Falta decência a esta gente. O Sporting foi fundado por gente muito decente e respeitável ,e durante muitos anos dirigido por pessoas de semelhante quilate . Hoje reina a bicharada tanto nos que mandam como nos que ambicionam mandar que são iguais ou piores. As declarações de Eduardo Barroso são lamentáveis . Isto de ser Presidente da Assembleia Geral das 9 às 5 (solidário com os órgãos sociais ) e sócio enfurecido que malha na direcção a torto e a direito no tempo restante ,é original ,mas não deixa de revelar uma falta de sentido de "Estado"confrangedora .Sinceramente ainda nao percebi se o Dr. Eduardo Barroso é ingénuo , malandro ou simplesmente estúpido. Basicamente quero que esta gente vá toda morrer longe... Se é para acabar com este Clube extraordinário ,que o façam rapidamente que é menos uma coisa com que me chatear. Finalmente desejo a Jesualdo Ferreira as maiores felicidades . A todos os que amam o Sporting como eu ,um excelente 2013.
Saudações Leoninas

Taça Lucilio

Vou-me repetir mas esta competição nada me diz, isto não quer dizer que em todos os jogos não devemos respeitar e honrar a nossa camisola e lutar pela vitória.
Boula, Elias e Izmailov não foram convocados, 3 jogadores que estão de saída do clube segundo a CS. Sinceramente era algo que não me choca já, Izmailov já é apenas só mais um jogo que não está apto, Elias mostra em campo que não quer estar no clube e o Boula é o resultado da conjuntura que o SCP se encontra.
Por outro lado, para mim convocar Golas, Zezinho e João Mário é um erro. E é um erro por este motivo, temos jogo da equipa B no mesmo dia, Vitor Golas vai a vila do conde passear e não joga em Portimão, enorme estupidez em meu entender. Zezinho seria opção no caso de Rinaudo não jogar, algo que ninguém acredita, ou seja muito provavelmente será a par do Golas o jogador que ficará de fora dos 18 e não jogará igualmente em Portimão. João Mário não será opção inicial mas até acredito que na cabeça do treinador pode estar utiliza-lo, mas a probabilidade de isso acontecer penso que será muito reduzida.
Olhando para os regulamentos e sabendo que temos que jogar com 2 portugueses de inicio e continuando a pensar que Marcelo é a aposta nesta competição, penso que Cedric e Adrien vão ter lugar garantido no 11.
Saudações Leoninas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A minha proposta

Já a algum tempo ando com a ideia de vos escrever o que penso sobre o destino do nosso clube.
Venho dizendo que o estado do nosso clube neste momento não é nem de perto nem de longe (mesmo com o aumento do passivo) tão negro como o era à 20 meses. E passo a explicar a minha visão que a venho dizendo em comentários e no chat.
Olhando para a frieza dos números nós temos resultados desportivos ridículos e resultados financeiros desastrosos, se para os resultados desportivos eu continuo a achar que a qualidade do plantel no mínimo dos mínimos nos obrigaria a estar no 3º lugar, os resultados desportivos derivam dos custos que este plantel tem. Relembrar que na esmagadora maioria temos % reduzidas dos passes dos jogadores deste plantel.
Fazendo esta introdução da realidade do clube, eu não tenho nenhum relacionamento com algum investidor nem para comprar jogadores nem para entrar no capital da SAD, nem com algum banco que permita financiamento para manter este estado de custos com pessoal.
Assim conscientemente só me resta uma possibilidade, tornar o SCP num clube que apenas joga com jogadores da formação (a redução dos custos iria para um nível que equilibrava com as receitas) e tornava o clube sustentável (já que tanto se tem falado nesta palavra).
Dizendo isto sei perfeitamente que durante 2/3 anos não temos a mínima hipotese de disputar o quer que seja e o mais provável é que olhemos mais para baixo do que para cima mas não tenho duvidas que mantendo essa base a médio prazo teríamos uma excelente equipa com capacidade de disputar o titulo com quem quer que fosse. Mais estando o nosso clube equilibrado, sem a corda na garganta, sem ter a obrigação de arranjar dinheiro para tapar buracos, o SCP já vendia só pelo dinheiro que achava correcto.
Tornar o SCP em algo parecido com o Bilbao, dava-nos uma identidade ainda mais própria, apostávamos em algo que reconhecidamente somos os melhores (estamos em 1º em iniciados, juvenis, juniores e somos a melhor equipa das B na 2ºLiga) e acho que sinceramente os sportinguistas se lhes fosse explicado isto com frontalidade não só iriam aceitar como depois dar tempo até aparecerem os resultados.
Voltando então ao inicio quando digo que a situação até será melhor, temos um plantel com muitos não da formação e mesmo com % reduzidas dos passes, isso daríamos sempre 30/40M no mínimo se fosse nossa vontade fazer o que penso ser a melhor solução conhecida (as outras têm que ser apresentadas)
Ou seja, veríamos com esta modificação um equilíbrio das contas veríamos a entrada de capital via venda de jogadores.
Nas modalidades não sei seria aplicado a mesma norma era algo que se tinha que estudar com mais profundidade mas que neste momento não tenho dados suficientes para tomar posição, o que penso é que devias nos tornar ainda mais um clube ecletico, com mais modalidades.
Saudações Leoninas

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feliz Natal

Um Feliz Natal é o que desejo a toda (sem excepção) a nação Sportinguista!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Prove ou se demita imediatamente

Não esperava voltar a escrever tão cedo, mas existem coisas que é IMPOSSÍVEL não deixar de o dizer.
Já nem comento as opiniões do médico que por acaso também é o máximo representante dos sócios. Ele lá terá a agenda que entender, ele lá saberá porque nem uns estatutos sabe cumprir, mas existe uma coisa que não lhe admito, como máximo representante dos sócios não pode dizer isto. "Houve irregularidades gravíssimas nas ultimas eleições, provocadas provavelmente por alguém que agora poderá ter de prestar provas à justiça por outros motivos".
E não pode por um simples motivo, porque se diz isto, devia ter ido ao local certo apresentar queixa e não foi e por isso tenho que lhe chamar COBARDE, depois e a menos mais de 100 pessoas sejam cegas é MENTIROSO.
Seria bom que o doutor que recebe mais de 50 mil euros por ano à conta das figuras tristes que faz a "defender" o SCP na Tvi pagasse do seu bolso a AG que diz que ele próprio vai realizar mesmo que todas as condições estatutárias não estejam cumpridas. Ficávamos todos a ganhar porque sempre disse RESPEITO todas as decisões dos sócios.
Saudações Leoninas
PS- Reitero os votos de bom natal para todos os sportinguistas mesmo para o doutor.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Sporting B 0 vs 0 Leixões

Futsal: Braga 1 vs 5 Sporting

Pedro Santos Guerreiro Dixit

- GL deve sair?
PSG- ELe já não faz parte da solução, mesmo não tendo culpa. Tambem não vale a pena sermos sonsos: O SCP está a cair no colo de Bruno de Carvalho e é preciso começar a exigir-lhe que explique como vai fazer.
Será assim tão difícil perceber isto?
Saudações Leoninas
PS.Ainda me vão dizer dizer que sou o PSG

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A importância de quem fala

Antes de mais salientar o meu interesse pela coincidência de no dia que PPC fala muitos meses depois de estar calado, passadas poucas horas dessas declarações o MP formaliza a acusação contra ele. Não deixo de achar curioso que a inversão do destaque dado pela CS que passou do depósito na conta do arbitro para o conhecimento e aprovação de GL na investigação aos jogadores. Acho apenas curioso isto tudo.
No SCP já sabemos que todos falam, desde o Presidente passando pelo mais pequeno doutor terminando no mais desgraçado cozinheiro todos falam, isso é algo que se pode ligar ao ditado "em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão".
Para resolver isto não é preciso uma liderança forte, para resolver este problema é preciso que a equipa principal vença, se vencer como já venceu todos se calam mesmo com esta direcção.
Agora vamos ao ponto do titulo do Post. Ricciardi falou hoje e quando ele fala não é propriamente bom sinal. Pessoalmente acho que quando ele fala o presidente tem os dias contados neste caso parece-me isso ainda mais evidente.
Bom natal a todos os sportinguistas
Saudações Leoninas

Ricciardi

Ricciardi dá hoje uma pequena entrevista ao Record.
Podem-se ler tiradas como "esta equipa tem tido um desempenho ridículo" ou "GL ainda está a aprender".
Para dizeres coisas que já toda a gente sabe....mais valia estares calado.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O Sporting é isto!

Digam o que disserem, façam o que fizerem, o Sporting é isto! A maior potência desportiva nacional. Estamos doentes mas não estamos mortos!

Jesualdo

Pequena nota para dizer que gostei do que ouvi de Jesualdo ontem na sua apresentação.
Esclarecido, sem rodeios disse o que devia ter dito.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

3 assuntos

A capa do jornal do SCP pode chocar os mais sensíveis. Pelo que tenho lido os sportinguistas são realmente muito sensíveis! Em vez dos girassóis o nosso túnel devia ter a fotografia de muitos sportinguistas! Ora isto é muito simples, só os sportinguistas mais religiosos e que têm um sentimento diferente por esta data podem ter ficado chocados pela capa do nosso jornal desta semana, para os restantes não passa de dor de corno numa foto em que toda a família sportinguistas deseja bom natal aos seus sócios e adeptos!
O MP anunciou que GL permitiu que PPC via a sua empresa (pagando por esse serviço) fiscaliza-se a vida dos nossos jogadores. Mais uma vez os mais sensíveis vêm dizer que é uma vergonha! Ora são precisamente esses sensíveis que de tempos a tempos vêm dizer que os jogadores do SCP fazem o que lhes apetece e que no Norte ´ é que a "estrutura" é forte e existe "liderança"! Aqui estou perfeitamente à vontade, não gosto de PPC mas disse desde o primeiro dia que se falou que PPC espionava a vida de Rui Patrício (jogador que nenhum sportinguista defende mais que eu) que achava muitíssimo bem. Os jogadores são os activos mais importantes do clube, são pagos para render em campo e tudo o que fazem fora de campo pode reflectir na sua performance em campo! Se 8 mil euros me garantir que temos os jogadores sem "desperdiçar" energias fora de campo então digo à vontade 8 mil euros é um preço baixo por esse serviço.
Jesualdo Ferreira foi hoje apresentado como "Manager" do clube. Sinceramente tenho dificuldade em falar do homem, em termos de currículo é muito provavelmente o melhor que passou nos últimos tempos, mas isso na prática pode querer dizer muito pouco. Os que diziam que GL não percebia nada de bola e que tinha um advogado como seu braço direito dizem agora que é a 4º ou a 5º tentativa de GL. A verdade é só uma e isso Jesualdo esteve bem a dizer, o tempo (que ele pediu) fica melhor ou pior consoante os resultados! E os actuais são uma vergonha e um embaraço para qualquer sportinguista.
Saudações Leoninas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

"isto ou o caos"

É talvez o maior sound-byte que se tem ouvido no SCP nos ultimos, é algo que tem servido de "argumento" nas discussões sobre o estado do clube e para que de uma vez por todas percebam o que digo repito o meu pensamento!
O SCP NUNCA será com estes ou o fim, não será com GL nem com qualquer outro dos que passaram, mas tambem não será com BdC ou com qualquer outro. E o argumento de "isto ou o caos" devia ser utilizado por quem quer chegar à presidencia.
Hoje o médico Eduardo Barroso vem dizer que se sente chantageado pela direcção com a história que são precisos 5M por mês para fazer face aos compromissos.
Ora que oportunidade única para alguém levantar o braço e dizer, "meu caro eu assumo isso!"
É tão "simples" deitar os argumentos de uns abaixo é preciso é competencia para o fazer.
Saudações Leoninas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Alterações

GL deu ontem uma entrevista que decidi fazer o que tinha feito num passado bem recente com outra personagem do mundo SCP e não vi.
Hoje somos brindados com 3 capas dos jornais desportivos dedicadas ao nosso clube o que são coisas que dificilmente nos deixam indiferentes. Sobre algumas coisas que li tenho que dizer o seguinte.
A entrada de Jesualdo Ferreira e a Sangria que vai haver em Janeiro não me provocam qualquer tipo de sentimento e passo a explicar. GL disse ontem que a bem ou a mal, com maior ou menor dificuldade devido aos maus resultados da equipa principal irá fechar até ao final da época desportiva a renegociação financeira com a Banca e a entrada do investidor e ainda a redução de 16M de euros no orçamento.
Ora como venho dizendo desde sempre não vejo NINGUÉM com capacidade para fazer isso e por me parecer que como NINGUÉM o consegue fazer, penso que no final da época e depois de tal acontecer GL deverá convocar eleições.
O clube estará equilibrado, não necessitará de ninguém para negociar com a banca, pegará no clube apenas 2 entidades clube e SAD e não as inúmeras sociedades que foram criadas e extintas neste período desde rouquette, poderá apresentar aos sócios o seus projecto DESPORTIVO que o financeiro já terá sido resolvido e os sócios votam em quem acharem melhor para liderar os destinos do clube.
Se não cumprir com a renegociação com a banca e com a entrada do investidor então deverá sair deixando mais um problema para resolver.
Acho igualmente que o próximo presidente do clube o deveria ser por um período mínimo de 5/6 anos. O SCP não pode andar sistematicamente a mudar de presidente que pensam de maneiras diferentes, ora se investe ora se aposta na formação, ora se tem 15 jogadores da academia ora se compra 25 estrangeiros.
Saudações Leoninas

Quando se pensa que pior é impossível....

Surge Jesualdo Ferreira!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Nacional 1 vs 1 Sporting (Cédric)

Uma vergonha. Miserável.
Siga a mediocridade!

Se fosses tu o que farias?

Depois das declarações de ontem do nosso treinador, Izmailov fez o seu ultimo jogo pelo SCP frente ao SLB. Não existe qualquer outra hipótese.
Considero Izmailov dos jogadores, talvez o jogador, com mais categoria e classe do plantel, que está muito a frente na visão de jogo dos seus colegas.
Sei tambem que o seu comportamento tem variado com um total profissionalismo e entrega e de uma falta de respeito para com a sua entidade patronal.
Mas isto tudo podia se discutir se não houvessem as malditas lesões que tanta tinta têm feito correr aos sportinguistas. Tudo o que falei passa a ser secundário quando existem este tipo de problemas.
Para ajudar a reflexão, e porque a resposta pelo menos para mim é muito difícil, Izmailov desde a época da sua lesão 1º lesão no clube fez dos 176 jogos oficiais possíveis, apenas 31 completos (17,6%), 29 incompletos (16.5%) e 116 não convocado (66%). Ou seja nas ultimas 3 épocas e meia tivemos 2/3 desse tempo o Izma de fora.
Pessoalmente preferia que o Izma fosse para a terra dele e nós recebêssemos 3/4 Milhões, mas os números que falei à bocado são uma realidade para toda agente, juntando já os seus 30 anos e ainda tínhamos o problema de ele passar nos testes médicos do clube.
A CS tem vindo a dizer que o SCP negoceia com o FCP a troca de Izmailov por jogadores do FCP. Sendo a pior das opções (talvez a pior é a única não faço ideia) e olhando às nossas necessidades e ao que o FCP se prepara para contratar um central, trocar Izmailov de 30 anos com os problemas físicos que sabemos e que pelo menos nós não temos esperança que se resolvam, pelo Rolando de 27 anos sem problemas físicos e com mercado não seria mau negócio financeiramente falando.
Mas até compreendo que seja um tema muito complicado porque para mim também o é.
Saudações Leoninas

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bom ou mau indicador

Vou tentar explicar mais uma vez de forma clara o meu ponto de vista sobre a AG que supostamente será marcada brevemente.
Em primeiro lugar, sempre respeitei os estatutos, sempre respeitei a opinião e principalmente os direitos de outros sócios e como sempre considerei AG´s positivas para o clube, mesmo que o ambiente em mais de metade das AG´s dos ultimos 5 anos tenham tido um nível abaixo do miserável considero esta possibilidade de se realizar mais uma AG positiva para o clube.
Escrevi e fui criticado por achar graça aos mentores da recolha de assinaturas terem pedido uma audiência ao Presidente e sempre achei graça porque independentemente do que o GL lhes tivesse dito era OBRIGAÇÃO deste movimento marcar uma AG porque foi isso que disseram a quem pediram ou solicitaram as assinaturas para a AG. Obviamente foi isso que aconteceu.
A recolha de 1000 votos é um sinal de alguma força, a obtenção de 60 mil euros será outro sinal de força, conseguir ter 75% desses 1000 votos que assinaram estejam presentes na AG (só ai a AG será validada) será outro sinal de força e por fim conseguir que a sua proposta tenha a % sufiente para ser destituída a direcção liderada por GL será então o ultimo sinal de força que levará à marcação de eleições antecipadas.
Penso que o trabalho mais difícil será mesmo que a proposta tenha a % suficiente para ser aprovada... acho que facilmente aparecerá um mecenas para esta "causa", acho que quem consegue resolver os problemas financeiros do SCP e está disposto a liderar o clube nos próximos difíceis anos, 60 mil euros são trocos...
Mas aqui deixo a minha declaração de princípios que tenho a deixado no Chat do blog, se a proposta for "apenas" destituir esta direcção pelos resultados desportivos e financeiros apresentados então vão levar com o meu não e com os meus votos. Se quiserem que vote favoravelmente têm ou alguém têm que fazer acompanhar essa proposta com sugestões, planos, soluções para o futuro.
Saudações Leoninas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Um erro individual e tudo mudou

Hoje perdemos 3 a 1 com os lampiões e o normal vão ser as criticas a tudo e a todos, que a equipa isto e aquilo como ouvi na radio a caminho de casa.
Para mim o SCP comete o erro colectivo de após o golo deixar de pretender marcar outro golo, e com imensas dificuldades em ter a bola, mas a linha defensiva que para mim fez hoje o seu melhor jogo colectivamente conseguiu anular o futebol ofensivo do SLB que vem sendo o seu ponto forte!
Mas se os sportinguistas pensarem com calma, o SCP sofre o 1º golo numa transição ofensiva onde o Capel tendo um colega livre à sua frente decide E MAL conduzir a bola para cima dele perde a bola e o desequilíbrio do SLB (que é forte nestas situações) acontece a partir daí e nem culpo o carrilo pelo mau alivio. E mesmo o 2º golo do SLB, o penalty surge de mais uma transição ofensiva falhada nossa.
É frustrante perder, é frustrante perder com o SLB, mas ainda é mais frustrante perder quando se está na frente do marcador e sofre golo muito por culpa nossa do que por mérito do adversário!
Conta pouco para alguns que só olham para o futebol pelo resultado, com 1 a 0 elias falha na cara de Artur algo que o SLB nunca conseguiu, com 1 a 1 enviamos uma bola ao ferro... O futebol é isto!
Saudações Leoninas
PS- Mais um do Ricky

Sporting 1 vs 3 Benfica (Ricky)

Incrivel a falta de pernas desta equipa. Enquanto tiveram pernas conseguiram desfarçar, depois foi o que se viu. Momento do jogo para mim o falhanço de Elias isolado perante Artur que seria o 2-0.
Para mim incompreensível o problema que Franky tem com as substituições. Ou não as faz, ou acontecem a partir dos 85 minutos.

Outra coisa que não percebo é com 35 mil pessoas no estádio e com uma azia do tamanho do mundo a sair do mesmo, será dificil recolher mil assinaturas?

O meu 11 para logo

Patricio, Eric, Rojo, Boula, Insua, Rinaudo, Elias, Labyad, Carrillo, Capel, Ricky.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Futsal soma e segue

Mais uma vitória, desta vez em Vila do Conde, por 3-1 e vão 9 vitórias em 9 jogos e 3 golos sofridos. Não é menos que impressionante.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sporting 2 vs 1 Videoton (Labyad, Viola)

Estou tão, mas tão cansado desta merda....
8 mil desgraçados em Alvalade.

:)

O SCP está numa fase que poucos ou nenhuns motivos nos dão para sorrir mas existem casos que não resisto a soltar umas gargalhadas quando leio certas coisas .
O movimento "dar rumo ao SCP" legitimamente andou a recolher assinaturas com o objectivo de "concretizar a AG onde se votará a destituição da Direcção."
Hoje ao ler que solicitaram uma audiência com GL, estranhei já que a audiência não tinha que ser com GL mas sim com o Barroso porque é esse tem a possibilidade de marcar uma AG extraordinária.
Até acho que o presidente já devia ter falado com os sócios antes, mas neste caso acho que devia negar esta "audiência" porque para ouvir o que eles têm para dizer, certamente já ouviu muitas e muitas vezes e se têm as assinaturas e o dinheiro vai as ouvir daqui a 15 dias.
Saudações Leoninas

Simples

Até me parece muito simples resolver este problema do adiamento. Em primeiro lugar pessoalmente acho que o jogo se devia realizar na mesma 2º feira. A equipa que ia alinhar ontem já não teria muitos titulares de 2º feira, o SLB tem alguns jogadores com problemas físicos e isso até nos pode beneficiar não tendo mais um dia para recuperar.
Ainda para mais com o resultado do Basileia, o jogo que ontem já teria pouco interesse hoje não tem rigorosamente nenhum, já que o Videoton não tem qualquer hipótese de passar.
Quanto aos estado do relvado, todos sabemos os problemas que temos tido com ele, a ultima vez que algo parecido tinha acontecido com o SCP foi em 2003 frente a academica no antigo estádio, mas não me parece justo comparar o que aconteceu ontem com o que aconteceu em Belem com a equipa B. Ontem choveu mais e de forma mais intensa desde as 15h até pouco depois do anuncio do adiamento. Se pensarmos nos problemas que houveram em Lx e arredores nesse dia e ontem temos uma ideia para comparar as duas noites.
O SCP preferia jogar terça, mantendo o tempo de intervalo que tinha, os regulamentos não são assim tão claros como se quer fazer acreditar, até porque sem o SCP ter dito nada, era dessa possibilidade que se falava em pelo menos 2 rádios depois do "jogo". Mas o incrivel e esse é o estado actual do clube, é que alguns como a direcção pediu o adiamento esteve mal, se não tivesse pedido estavam aqui a pedir adiamento e a criticar na mesma.
A minha equipa para logo seria constituída por jogadores que certamente não iriam jogar ou no caso do Boula, jogava 45 minutos como um treino para 2º ou 3º feira.
Saudações Leoninas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Será possível?

Jogarmos amanhã com o Videoton e segunda com o carnide?
Segundo sei têm de existir 72 horas de intervalo entre os jogos.

COMUNICADO SCP

«A UEFA decidiu marcar o encontro com o Sporting-Videoton, a contar para a 6.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, para amanhã, 7 de dezembro, às 20h05. O Sporting acata esta decisão da UEFA. Mas anuncia desde já que, no cumprimento dos regulamentos internacionais, não aceita que a disputa do jogo com o Sport Lisboa e Benfica, a contar para a 11.ª jornada da Liga Portuguesa de futebol, previamente marcado para segunda-feira, 10 de dezembro, às 20h15, se realize na data e hora prevista. O Sporting Clube de Portugal desencadeou todos os mecanismos possíveis para que a partida frente ao Videoton se disputasse esta quinta-feira».

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Confundir beira da estrada com estrada da beira

Ontem decidi não ver a entrevista de BdC no Dia Seguinte, porque pessoalmente nunca será o meu candidato e nunca terá os meus votos, mas principalmente porque não me interessa rigorosamente nada o que ele diz. Tem sido muitas as opiniões aqui deixadas na caixa de comentários que me fazem esclarecer alguns pontos!
1º É uma perfeita anormalidade achar-se que quem está contra BdC está satisfeito com o rumo do clube! Nem o mais fervoroso apoiante de GL está satisfeito com os resultados do clube.
2º Muito se diz que GL não tinha projecto o que é falso! O projecto de GL até era o mais simples de todos "um cheque e uma vassoura" quem não se lembra?Investir para aumentar as receitas para suportar o investimento e equilibrar as contas era uma parte importantíssima do projecto, o pilar principal de tudo o resto direi mesmo. E isso falhou! É inequívoco e sem qualquer contraditório possível.
3º Digo-o já a algum tempo, penso que GL já deveria ter marcado uma AG, nem que não fosse para fazer aquilo que tem feito em varias reuniões, ora com o CL, ora com o Grupo Stromp, ora com os cinquentenários, ora com os núcleos, ora com algumas personalidades do SCP... seriam tão mais fácil o fazer com os sócios "anónimos" e pronto! Preferencialmente era isto que queria, mas se não for isto a acontecer, tambem perante tamanha contestação não consigo entender que um clube como o SCP com tantos sócios, não consegue arranjar 1000 votos para marcar uma AG!
4º Convictamente tenho dito que com BdC o principal financiador do clube neste momento, o BES, deixa de o fazer. Muitos tem criticado a minha opinião, com o argumento que a Banca não pode o fazer, e que digo que o BES só financia GL. Aquilo que eu digo é que o SCP neste momento sem o financiamento (neste caso do BES) não cumpre com as suas obrigações, digo e volto a afirmar que BdC não o consegue fazer junto do BES mas não digo que ele não o consegue fazer noutro lado qualquer. Se alguem entrar no clube sem outras formas de financiamento e que não tenha o apoio do BES, basta a Banca fazer o SCP cumprir com as suas obrigações para com eles e depois fico curioso para ver como o clube consegue cumprir com as restantes obrigações. É apenas isto que digo.
5º Cada um gosta de colocar as coisas da forma que lhes dá mais jeito. Eu assumo que não me agradou nada a história do fundo russo, por vários motivos, porque em primeiro lugar o numero "50" surgiu devido ao Brás da Silva (valor lhe seja dado), depois porque era um modelo de negócio "inovador" sem qualquer paralelo (que se saiba pelo menos na altura), porque as pessoas envolvidas na entrada de dinheiro NUNCA estiveram ligados a esta pratica e até agora continuam a não estar, porque a questão do projecto do Palácio do Gelo falhado pela desistência dos investidores também não me deixou propriamente tranquilo . O Fundo do BES e as parcerias feitas com GL, são modelos de negócio "tradicionais" já com vários anos de implementação e avaliação. Podemos até achar que um é melhor que outro, nem quero discutir isso, agora não se pode achar que um fundo é um fundo e avaliamos tudo da mesma maneira
6º GL prometeu investidores para o clube, já deve ter dado mais de 2 voltas ao mundo e até agora nada. Isto é novamente um facto indesmentível, mas dizer que BdC foi o unico que apresentou investidores é novamente uma anormalidade e remete-me para o titulo do Post. Os investidores que GL fala não são para a compra de jogadores como no caso de BdC, conseguir alguem para entrar na nossa SAD com estes resultados é tarefa bastante difícil de conseguir. Se não o fizer, volta a falhar redondamente se o conseguir terá que lhe ser dado o mérito se cumprir com os 90M sem perda da maioria da SAD que prometeu.
7º Fico sempre com um sorriso nos lábios quando leio que BdC não tem que apresentar soluções. Fico sempre com um sorriso quando me dizem que o fez nas ultimas eleições, algo que não é verdade. Porque e repito li o seu programa na altura a menos que se ache que com ele iríamos vencer de certeza absoluta, se ache que nunca iríamos falhar nas contratações e acertar sempre nas vendas e que a % que nos cabia da mais valia da venda de passes dos jogadores do fundo seria suficiente para fazer face a todos os custos desportivos e financeiros. Para mim desculpem os mais sensíveis, é muito curto para os problemas estruturais do clube.
8º Termino perguntado-vos se o sócio BdC ex-candidato ou futuro candidato não tem que apresentar soluções ou alternativas agora (para mim já não tinha apresentado antes) qual a real diferença para Rui Santos? O discurso de Rui Santos é assim tão diferente de BdC? Não dizem praticamente a mesma coisa? Com uma vantagem para Rui Santos, ele pelo menos já vem a "malhar" em FSF depois em JEB e agora em GL, já o BdC parece que só "abriu os olhos" agora.
Saudações Leoninas

A equipa de futebol e Bruno de Carvalho


Quanto à equipa de futebol espero sinceramente que comece uma viragem! Já houve tempo mais que suficiente para Franky fazer passar a sua mensagem e os seus métodos, principalmente com as duas longas paragens que teve. Vitórias com o Videoton e Benfica, exigem-se!

Quanto à entrevista de BdC, um ponto prévio para dizer que o personagem não me inspira o mínimo de confiança. Não sou apoiante de GL, eu apoio é o Sporting e não fulano A, B ou C.
BdC apresentou-se calmo e razoavelmente bem preparado. No entanto convém referir que BdC encontra-se na posição mais confortável, que é estar de fora e bater no ceguinho até mais não poder. GL pôs-se a jeito e é fácil a qualquer um (com óbvias razões) bater no ceguinho. No entanto não vi da parte de BdC nenhumas ideias, ou medidas concretas para resolver qualquer um dos problemas. Parece-me fácil BdC, ou a qualquer um de nós,  "rasgar" GL de cima abaixo, quer seja na vertente desportiva quer na financeira. Mas o difícil sempre é dizer como se teria feito de forma diferente ou o que se tenciona fazer caso se chegue ao "poder".
Foi uma entrevista razoável na qual BdC revelou boa preparação e ter "inside information". Não teve grande oposição e disse o que pretendia dizer à vontade podendo passar a sua mensagem. Por muito que não o tenha querido afirmar foi o pontapé de saída para a sua campanha eleitoral.

Surgiu ainda no meio da entrevista, através do moderador, a afirmação de que um possível acordo com a Gazprom (que está metida no Zenith) para os próximos dias.


Vamos melhorar

Depois de 2 jogos em que conscientemente escrevi que seriam muitíssimo complicados para nós (basileia e moreirense), conscientemente digo agora que vai existir uma considerável melhoria nos próximos jogos.
Saudações Leoninas

domingo, 2 de dezembro de 2012

Sporting 6 vs 0 Leões de Porto Salvo

Espectacular a prestação da equipa de Nuno Dias no campeonato até ao momento!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Reflexão para o fim de semana

4º Feira tivemos um Conselho Leonino, que para os mais distraídos é um órgão que existe no nosso clube onde os seus elementos são eleitos por método de hondt. Relembro que este órgão tão mal amado pelos sportinguista teve 7 listas a votação ao contrario dos restantes conselhos que tiveram apenas 5. Em suma é um órgão que não serve para nada mas que todos querem ir para lá! Termino apenas esta introdução dizendo que neste conselho leonino dificilmente podiam estar melhor representadas as varias tendências do SCP inclusivamente o presidente da AAS está presente.
Com isto tenho que dizer em 1º lugar que fiquei muito "admirado" ao ler que a proposta da moção de confiança ao presidente do CD tinha sido aprovada "pela quase totalidade dos presentes por amplo consenso". E tenho que ficar "admirado" porque o que não faltou nas ultimas semanas (nem estou a discutir se bem ou mal) foram conselheiros a dizer que GL não servia e tinha que sair.
As poucas coisas certas que sabemos é que a reunião foi bastante longa durou mais de 5 horas, visou essencialmente a explicação do modelo financeiro e desportivo que o presidente julga ser o melhor e depois de sabermos o resultado da votação das duas uma, ou o presidente "descobriu a pólvora" para fazer mudar de ideias tanta gente ou estão convencidos que não conseguem apresentar melhores propostas.
Mas a verdade é apenas esta tivemos mais de 40M de prejuízo a época passada, hoje apresentamos mais de 7M de prejuízo no 1º trimestre o exercício. E relembro que o presidente do CD disse e por várias vezes que no seu segundo ano de mandato o clube daria prejuízo ainda sim, cerca de 10M, mas estes resultados estão na linha do ano passado e a menos que a entrada de capital aconteça não estou a ver como vamos conseguir atingir esse objectivo.
Outra coisa que já não é tão certa mas que acredito plenamente que é o caminho escolhido, iremos reduzir em 16M o orçamento para a próxima época. E a reflexão que vos incentivo a fazer é esta, tirando os 1.5/2M que vamos poupar com deixarmos de pagar a Domingos e Sá Pinto, faltando para o objectivo 14M.
No site do clube estão 51 jogadores entre a equipa A e B, se juntarmos pelo menos mais 5 jogadores emprestados com contrato para a próxima época ficamos com 56 jogadores. Se pensarmos que existem muito poucos jogadores a receber mais do que 1M por ano estão a perceber a sangria que vai existir. Mais, isto irá acontecer na equipa mais jovem do campeonato o que a vai tornar ainda mais jovem certamente.
Se a este plantel tirarmos o Rui, o Insua, o Boula, o Schaars, o Capel, o Rinaudo, o Pranjic, o Elias, o Jefrren, o Izmailov e o Ricky e não podendo os substituir por outros, visto ser o objectivo reduzir os custos com pessoal, olhando para os restantes ficamos com uma ideia que a ambição de títulos terá que ficar na gaveta.
Couceiro dizia que o SCP não podia ter 5 presidentes em 10 anos, alguns dizem que o SCP precisa de ter um presidente para os próximos 10 anos mas eu pergunto, já tivemos presidentes que foram pela via do investimento e saíram debaixo de criticas, outros saíram debaixo das mesmas criticas e insultos quando resolveram ir pela via do desinvestimento e apostando na formação como é que um presidente se pode aguentar tanto tempo num clube como o nosso quando mal se troca de um treinador ou não se é campeão quer-se mudar tudo.
Saudações Leoninas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A minha carta aberta ao Presidente

Caro Presidente, Se por algum momento dos praticamente 20 meses que leva de presidência do nosso clube, passou pelo Blog Fonte Segura, saberá que não alinho em criticas destrutivas, pela critica fácil, que gosto pouco de espertalhões cheios de ideias fazias.
Ao contrário da opinião de muitos (é bom ter opinião própria) acho que você tinha um projecto, que se baseava única e exclusivamente no sucesso do futebol e que isso iria suportar tudo o resto (finanças e modalidades incluídas), disse e cumpriu, num investimento nunca antes visto na equipa de futebol, reformulou todo um plantel para muito melhor (para mim) mas como de boas acções está o inferno cheio, a verdade é que não tivemos resultados desportivos e por arrasto os resultados financeiros não vão ser os esperados.
Por isso caro Presidente, o seu projecto falhou em toda a linha! E quando assim é o melhor a fazer é sair, porque sendo frios na analise desportivamente a época está irremediavelmente perdida e financeiramente, a menos que consiga fechar a entrada de capital a tempo, voltaremos a não apresentar os resultados que foram pensados.
Acredito que é sua convicção que irá conseguir dar a volta por cima, acredito até que ache que é a única solução para resolver os problemas do SCP mas até por isso acho que deve sair.
O clube está dividido à muito, não há volta a dar, temos o FCP o SLB os lambuças ou os Brunecos (conforme o lado da barricada em que uns se encontram, os moderados são cada vez menos) como adversários e enquanto não voltarmos a ser um clube onde todos procuram os mesmos objectivos não vamos conseguir os títulos que queremos.
E por isto se o Presidente sair de cena temos a hipótese de ver quem durante este tempo todo sempre afirmou que havia outros caminhos para solucionar os problemas do SCP apresentar as suas soluções. Se forem melhores que as suas o SCP sai a ganhar se não forem ou nem sequer chegarem a serem apresentadas de certeza que os sportinguistas vão lhe voltar a bater a porta a pedir para voltar ao clube.
Mas não sou ingrato, sei perfeitamente que o ano passado, na época em que mais gente esteve em Alvalade havia um cântico "Isto é o Sporting!", não me esqueço da sua ida ao relvado em Bilbao, depois de termos sido eliminados e ter sido aplaudido por todos que lá estiveram, não me esqueço do "nós acreditamos em vocês".
Acredite que desistir nem sempre é um sinal de fraqueza, pense nos prós e contras dessa decisão e depois decida.
Saudações Leoninas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sporting B 2 vs 2 Feirense

Amanhã

Depois das conclusões da reunião de hoje do CL escreverei a minha carta a GL (seguindo o fetiche que percorre a blogosfera).
Saudações Leoninas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

48 Horas

É o prazo que me parece adequado, depois do resultado de hoje, para o Presidente anunciar a sua demissão depois de lhe ser comunicado que as ordens de pagamento dos salários do próximo mês foram bloqueadas por quem se anda a chegar a frente.
Saudações Leoninas

Pura e simplesmente inacreditável

Cada um rezará ao que lhe der mais jeito!

Cada um saberá de si mas hoje se o SCP não se aproxima do seu objectivo minimo, o presidente faz as malas e vai para casa.
Por isso cada acenderá a sua vela e rezará ao que lhe der mais jeito, hoje e sempre quero que o meu clube vença!
Saudações Leoninas

domingo, 25 de novembro de 2012

Actualidade

- Futsal esmaga e sofreu o segundo golo no campeonato! Esta equipa de futsal com o técnico Nuno Dias tem sido uma surpresa para muitos, tendo inclusivé o treinador adversário ontem afirmado que é a melhor equipa que já viu jogar em Portugal. A ver vamos se no final da época fazem jus aos elogios e se conseguem manter a regularidade exibida até aqui.

- Andebol também cilindra.

- Jogo entre Belenenses B e Sporting B adiado devido à falta de condições para realizar o jogo. Incrível como o estádio de uma equipa que recentemente estava na 1ª liga fica naquelas condições.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O esperado e a surpresa

Já o tinha dito nos comentários do jogo de ontem, acreditava que ontem (como na 2º feira) os nossos problemas vão ser maiores do que os que tivemos até aqui. Depois e com nova paragem de 10 dias os resultados deste trabalho vão se começar a ver (espero eu).
Dizendo isto, não quer dizer que concorde ou que deixe de concordar, foi a opção do treinador mediante o que observou, só tenho que respeitar a decisão do treinador.
Mas existem coisas que são difíceis de se entender e mais difíceis de aceitar. Nós contra 10 a precisar de virar o resultado e sabendo que o resultado do outro jogo do grupo nos era favorável, devia ter nos feito pelo menos ter alguma reacção, um mostrar que se queria, não me pareceu que tivesse sido assim, e quando assim é, a revolta tem que ser ainda maior.
Estamos em Novembro com todos os objectivos da época hipotecados, desportivamente para mim vamos cometer um erro de fazer mais uma revolução no plantel. O que nos vai mantendo vivos é a hipótese liga dos campeões via 3º lugar, sendo para isso muitíssimo importante os próximos jogos que podem ditar o afastamento ou o aproximar desse objectivo.
Naturalmente esta época desastrosa coloca ainda mais em causa a continuidade do presidente (a direcção já saiu quase toda), se desde o 1º minuto de presidência já isso ia na cabeça de muitas pessoas, agora evidentemente isso é multiplicado por todas as frustrações que passámos e passamos.
Para mim o que segura o Presidente é a sua capacidade de resolver os problemas financeiros do SCP. E sim resolver para os que se preparam para vir com a k7 dos prejuízos, défices, passivos etc etc etc, a verdade é que sem receitas (hipotecadas antes desta direcção entrar) os ordenados a bem ou a mal têm sido pagos, os compromissos assumidos têm sido pagos e quando se diz que não se pode ir mais abaixo no SCP eu continuo a achar que se pode, porque se desportivamente, pior que isto não acredito, financeiramente isto pode piorar e muito!
Por isso é muito simples, repito o que tenho dito, muitas vezes no chat outras aqui nos comentários, quem me dera a mim, que viesse alguém, com capacidade financeira e negocial para mudar o actual paradigma.
Pessoalmente não acredito que alguém tenha a capacidade de negociar com outra entidade bancária a compra da nossa divida com melhores condições que as existentes, nem acredito que alguém consiga fechar com melhores condições (ou com as condições mínimas que o SCP exige) o negocio com os investidores.
Mas isto é a minha opinião, a opinião de um sócio, que tem os mesmos direitos e deveres que os restantes sócios.
Termino só com uma ultima nota para algumas coisas que tenho muita dificuldade em ler. Diz hoje um antigo presidente da AAS (cada vez mais gosto do russo do chelsea que manda bem a mesma associação dos adeptos do chelsea para um sitio que eu cá sei contratando o Benitez) que o SCP devia jogar o resto da época com a camisola "meio avermelhada"? Laranja é meio avermelhada aonde? Depois como gostam tanto de dizer aqui no blog onde está a honestidade intelectual deste sócio para dizer que esta camisola meio avermelhada é o produto do género (camisola alternativa) mais vendido de sempre da história do clube desde que existe este produto! Não quero acreditar que os sportinguitas gostem de camisolas meio avermelhadas.
Saudações Leoninas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SCP vs Celtic e jovens talentos

Os nossos sub-19 jogam hoje frente ao Celtic na Academia jogo referente à 5º jornada da Next Generation, competição que praticamente já estamos apurados para a próxima fase.
Aproveito esta oportunidade para, numa altura em que se começa a achar que são estes jogadores que vão no futuro constituir a base da nossa equipa principal, falar sobre o que acho de alguns deles.
Fabrice Fokobo, jovem que chegou este ano a Alvalade é para mim a nossa maior esperança na formação. Joga a central e a 6, para mim a sua posição original e onde deve jogar será sempre a 6, começou na equipa B mas por questões burocráticas só começou a jogar oficialmente à pouco tempo nos juniores. Tecnicamente muito evoluído, muito forte fisicamente, para quem não o conhece pensem no Oceano com os pés do Barbosa.
João Mário, Betinho, Ilori e Bruma. Coloco-os no mesmo patamar os 4. João Mário é obviamente o que mais sobressai na equipa B, um autentico maestro, passa, recebe, vê o que mais ninguém vê mas na minha opinião continuo de pé atrás com ele porque tenho as minhas duvidas que numa competição mais exigente onde se tem que correr mais na procura da bola ele vingará. Betinho, provavelmente o melhor ponta de lança que saiu da formação nos últimos larguíssimos anos, qualidade acima da média a finalizar, se lhe derem as oportunidades que merece de certeza que não fará pior (fará muito melhor) do que muito avançados contratados por uma pipa de massa. Ilori o unico que não gosto especialmente, a verdade é que é muito alto, tem uma impulsão fantástica e é rapidíssimo, se conseguir corrigir os problemas tácticos que apresenta tem tudo para ser um enorme central no SCP ou em qualquer outro clube da Europa. Por ultimo Bruma, mais um extremo, na linha de Simão, Quaresma, Ronaldo, Nani, as mesmas características, os mesmos sinais, se irá resultar? Eu pessoalmente acho que sim!
Eric e Tobias. 2 centrais ingleses! O 1º não precisa de trocar o nome mas o segundo se tivesse outro nome ninguém o reconhecia como Português, duros, fortes fisicamente, fazem o seu ponto forte o jogo de cabeça.
Golas, Chaby, Iuri, Esgaio, Zezinho, para mim são jogadores com qualidade mas nunca para serem 1º opção na equipa principal.
Qualidade existe! Comprar por comprar não valerá muito a pena, estes jovens têm valor, se lhes derem tempo e não quiserem tudo para ontem, mais casos Rui Patrício podem acontecer.
Saudações Leoninas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pré-época

Já todos percebemos pelas palavras que foram escapando (e depois desmentidas) aqui e ali que a pré-época da equipa de futebol sénior foi uma vergonha. Sá Pinto não preparou bem a equipa. Podem uns dizer que as palavras leva-as o vento, que vale o que vale chegar a essa conclusão, mas todos pudemos  aquilatar isso mesmo com a performance (ou falta dela) da equipa dentro de campo, constantemente de rastos logo numa fase incial da época.
Ao que consta também, Franky aproveitou este hiato de 2 semanas sem competição para dar uma valente tareia aos jogadores. Fazendo-os correr a sério em alcochete, como se de uma pré-época se tratasse. É algo que tinha de ser feito.
Agora se vai ter resultados imediatos ou se os jogadores se vão apresentar cansados no próximo jogo só quinta feira o saberemos.

sábado, 17 de novembro de 2012

A palhaçada da Uefa

Nem falo do inquérito ao Ricky, nem da correcção agora das questões do fair-play financeiro em relação ao nosso clube.
Falo agora da intenção da Uefa de limitar a partilha de passes por várias entidades.
A minha critica nem visa as preocupações da Uefa nesse sentido, a minha critica é que a Uefa só se preocupa com questões que favorecem alguns e que não prejudica esses.
Não me esqueço que das primeiras medidas revolucionárias que a Uefa quis implementar nos últimos anos foi a questão dos 6+5 que favorecia claramente os clubes formadores mas que prejudicava e muito os tubarões do futebol europeu. Como isso não lhes deu jeito... pegam no fair-play financeiro para limitar os investidores que começaram a aparecer no futebol europeu mas que facilmente isso é contornado com o dinheiro a entrar via um patrocínio e assim as regras de fair-play financeiro são contornadas.
Viram-se agora para a partilha de passes, ora como é fácil perceber isso só existe em campeonatos de menor dimensão (como o nosso) que servem de trampolim para os maiores campeonatos da Europa. Onde não existe tantas receitas, onde o dinheiro é um bem que é escasso e a partilha de passes com fundos é a única maneira de conseguir uma equipa competitiva contra essas equipas de países mais fortes financeiramente.
Nunca vi por exemplo, a Uefa preocupada com os impostos nos vários países. Ora isso não é igualmente "fair-play" financeiro, se os clubes de um pais pagam X e de outro pagam Y e ainda de outro pagam Z então não está a haver a tal igualdade e justiça que a Uefa diz que procura!
Saudações Leoninas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Isto é que se devia discutir

Muito se discute no clube de acessório e o que realmente se deve discutir fica de lado.
Já aqui disse várias vezes e nunca me desmentem porque apresento factos e isso destrunfa aqueles que trazem a K7 da incompetência, mediocridade, corja etc etc etc... O SCP na ultima década já teve várias abordagens, a ultima visou um investimento forte para atingir resultados e com isso aumentar as receitas para equilibrar as contas, mas houve alturas na ultima década em que aposta foi na formação, onde se baixou os custos onde houve lucro e até algum sucesso desportivo. Apresento apenas um exemplo do que digo, quando disputamos uma eliminatória da champions que nos daria mais de 10M de euros de receitas garantidas com 7 jogadores da formação no 11 inicial (Rui, Veloso, André Marques, Carriço, Pereirinha, João Moutinho e Djaló) e acabámos com 8 jogadores quando entrou Saleiro para o lugar de Matias Fernandez e ainda tínhamos Adrien e Caneira ou seja em 18 tínhamos 10 formados no clube na ficha de jogo.
Apesar de conseguirmos ficar em 2º lugar durante 4 anos com equipas formadas com base na "cantera", apesar de termos lutado pelo titulo em alguns anos e ganho alguns títulos (Taça de Portugal e Supertaças) houve um afastamento progressivo dos sportinguistas do clube, menos sócios, menos assistências resulta em menos receitas directas de quotização e de bilhetica mas igualmente de receitas de publicidade via a diminuição de espectadores. Relembro que mesmo com estes problemas foram os unicos 3 anos que a SAD do clube deu lucro.
Depois de 2 anos de fortes investimentos sem sucesso desportivos e com resultados financeiros que reflectem esse investimento, começa a surgir cada vez mais nos sportinguistas a ideia que temos é que apostar na formação como se tivesse descoberto a pólvora.
Liverpool um histórico do futebol Inglês, decidiu depois de passar por dificuldades económicas, depois de ter investido sem resultados no campeonato inglês (foi campeão europeu de clubes) na sua formação. Este ano por exemplo estão no plantel 6 jogadores que defrontaram os nossos sub-19 o ano passado na next generation (Ryan McLaughlin, Andre Wisdom, Stephen Sama, Adam Morgan, Krisztián Adorján, Raheem Sterling) e existem outros que vêm da formação, os resultados e a classificação no campeonato não enganam 13º lugar para a equipa mais jovem do campeonato.
O exemplo que se dá agora para quem defende a tese da formação (sem pensar em mais nada) é o Dortmund, bi-campeão Alemão, próspero financeiramente, como qualquer outro clube Alemão, depois de ter sido campeão em 01/02 fez a sua travessia no deserto, esteve 8 anos sem ganhar o campeonato (3º em 02/03, 6º, 7º, 7º, 9º, 13º, 6º, 5º em 09/10, voltando a ser campeão em 10/11) com graves dificuldades económicas, tendo inclusivé sido obrigado a pedir jogadores emprestados a clubes supostamente rivais directos. Apesar destes resultados, a estabilidade no numero de espectadores e de receitas directas foi sempre constante e nunca sofreu flutuações devido aos maus resultados do clube. Tal como acontece por exemplo em Liverpool.
Transportando isso para o nosso clube, o SCP tem actualmente o plantel mais jovem do campeonato, a juventude do plantel é apenas uma das razão para os resultados não serem os que esperávamos (a flutuação emocional é muito maior nestas idades). Fruto das nossas dificuldades económicas queremos apostar na nossa formação e na fantástica geração que está na equipa B. Isso não me choca, o que me choca mais é depois os sportinguistas quererem como já aconteceu no passado, resultados desportivos no imediato e isso meus caros não vai acontecer!
Mais claro do que os exemplos de Cedric e Adrien que eram os melhores jogadores da Académica, e que os sportinguistas achavam que esses eram melhores do que nós tínhamos no plantel, hoje são miseráveis e quem é bom é o Wilson Eduardo... até chegar ao SCP!
A entrada dos jogadores de qualidade da equipa B tem que ser progressiva e sempre suportada por uma equipa de qualidade, essa equipa existe, não pode nem deve voltar a sofrer uma remodelação drástica, sempre tendo em consciência que roma e pavia não se fizeram num dia
Saudações Leoninas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pausa importante

Existem males que vêm por bem, ninguém queria obviamente que fossemos eliminados da Taça de Portugal, mas se tal não tivesse acontecido o nosso treinador não poderia ter feito uma mini-pré-época de 3 dias, treinos bi-diários, de forma a aumentar os índices físicos da nossa equipa. Dando folga hoje e amanha e regressando sábado ao trabalho para preparar o jogo frente ao Moreirense no fim de semana.
Com 2 semanas sem jogos, com uma vitória no ultimo jogo, o tema como não pode ser a demissão de tudo e todos tem que ser as alterações que vão existir em Janeiro.
Continua a afirmar que muitas das alterações que se vão fazer têm que estar directamente relacionadas com os objectivos que ainda podemos atingir em Janeiro. Para mim Elias só será opção para ser vendido se tudo tiver ido pelo cano abaixo, de outra forma um jogador, que é o único médio do SCP com capacidade de ir de área a área com uma intensidade bastante alta durante os 90 minutos nunca será para mim "vendável" com objectivos por atingir que nos podem dar muitos mais milhões do que uma venda nesta altura.
As saídas de Xandão e Gelson os nomes mais falados não me espantam nem me fazem nenhuma confusão. Para Gelson temos Rinaudo que até parece ter perdido espaço com o novo Belga mas temos outras soluções até na equipa B. Para Xandão se a troca for com o americano para mim ainda ficamos a ganhar, não me parece para estas posições que o SCP precise de ir ao mercado, pode resolver estes "assuntos" com a equipa B ou com os emprestados.
Para a frente a conversa já é mais delicada, precisamos de um ponta, não porque Ricky não cumpra com o seu trabalho, mas porque é o único, fizemos subir Betinho, temos Wilson Eduardo emprestado mas não me parece que nem um nem outro sejam opções para já, alias mantenho o que digo sobre Wilson, dificilmente será jogador para 1º opção no SCP, e nunca para a posição 9.
E sendo assim temos que pensar se valerá a pena apostar num ponta de lança se os objectivos a alcançar não forem suficientemente tentadores para um investimento do clube.
Saudações Leoninas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Comunicado arbitragens SCP


«O senhor presidente da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) entendeu pronunciar-se sobre a arbitragem dos jogos do nosso Clube, dizendo que o Sporting ´não tem razões de queixa`. 
O senhor presidente da APAF anda manifestamente distraído, só assim se percebe que possa dizer tais coisas. 

 Falemos então de arbitragem e de dados absolutamente objetivos, relacionados com o Sporting: 
 1. Só duas equipas não tiveram até agora grandes penalidades a favor. Uma é o Sporting, a outra é o Paços de Ferreira. 
 2. Até à 9.ª jornada da I Liga, o Sporting ainda não beneficiou de qualquer grande penalidade, ao invés dos seus adversários mais diretos: FC Porto (3), Benfica (3) e Sp. Braga (2). Duas das grandes penalidades a favor do FC Porto foram no jogo com o Sporting, ambas mal assinaladas, como foi unanimemente referido. 
 3. O Sporting está no lote das equipas com 3 grandes penalidades assinaladas contra. Só o Moreirense tem mais (4). 4. Listagem de cartões até agora mostrados pelos árbitros nos jogos do campeonato é a constatação de uma vergonha, com uma disparidade de critérios inacreditável. Em matéria de cartões amarelos, o Sporting já viu 38, mais 9 (!) que a segunda equipa mais penalizada, o Olhanense. O Sporting viu mais 27 cartões que o Porto (!) 22 que o Benfica (!) 14 que o Sp. Braga (!) e é a equipa mais punida de todo o campeonato! 
 Conclusão: Só quem anda distraído é que pode dizer que o Sporting Clube de Portugal não tem razões de queixa!»

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Factos

Haverá maior referencia no SCP que os sportinguistas?
Haveria melhor resposta que GL poderia ter dado ao Braga?
Haverá melhor Gr na Europa que Rui Patrício?
Ricky já leva 8 golos nesta época péssima do SCP.
Pedro Henriques é mais um peão da inteligente rede montada por Jorge Mendes.
Saudações Leoninas

domingo, 11 de novembro de 2012

Sporting 1 vs 0 Braga (Ricky)

Excelente exibição da equipa, do colectivo.
Não consigo fazer grandes destaques. Patricío foi absolutamente fabuloso como (quase) sempre. Os centrais estiveram em bom plano. Eric mostrou uma maturidade impressionante!
Elias e Schaars foram incansáveis. Carrillo e Capel foram enormes e Ricky fez um enorme jogo. Houve espirito de equipa, de sacrificio e pressão em todo o campo.
Isto é Sporting.

Faço um agradecimento especial a Salvador e a Peseiro que com as suas palavras sobre a terceira potência desportiva nacional, a roçar a comédia, acordaram o leão.
A sorte que nos faltou na grande maioria dos jogos desta época esteve também hoje connosco.

sábado, 10 de novembro de 2012

SCP B 2 vs 2 Naval

Belo jogo para aprender com os erros.
Domínio completo do jogo (normal), estivemos sempre na frente do marcador (normal), oferecemos golos ao adversário (também normal) só que hoje deram golo.
Eric, Esgaio e Ilori fizeram falta atrás, mas estes erros sistemáticos para não deviam acontecer.
Saudações Leoninas

Ninguem fala disto porquê?

Tantos jornais sedentos de noticias bombásticas, que precisam de manipular imagens, porque não se dão ao trabalho de por exemplo questionarem se é legitimo um empresário (Jorge Mendes) trabalhar directamente com um clube (Braga) de ter na sua rede jogadores, treinadores e o mais incrível árbitros que disputam o mesmo campeonato.
Para não falar da evidente "preferência" por jogadores desse clube agenciados por esse empresário por parte do actual seleccionador nacional
É assim tão difícil fazer algum exercício de pesquisa para perceber que algo de estranho num tempo de crise das maiores transferências nacionais, foram de um tal de Julio Alves (que de tão bom que era em 1 ano) já veio manter a forma para a equipa B e custou 2,3M ao Atletico de Madrid e passados 2 meses custou 3,5M ao Besiktas? É assim tão estranho perceber que Bébé saiu por 8M para United e agora joga nas reservas do clube depois de uma passagem pelo Besiktas (curioso). É assim tão difícil pesquisar os 13M pagos pelo Atlético de Madrid ao Braga pelo Pizzi depois de não ter jogado nem 1/20 do tempo possível o ano passado e este ano ter sido emprestado ao Corunha (que curioso também)
Este sistema envolve sempre os mesmos intervenientes mas ninguém consegue ver isto? Ou não querem ver?
Pior, esses senhores imaculados da Uefa tão importados com o fair-play financeiro, secalhar deviam estar mais preocupados com a lavagem de dinheiro que existe no futebol... com o conflito de interesses... com a regra dos 6+5.
Por ultimo o nosso clube, GL esteve reunido com o grupo Stromp, Cinquentenários e supostas segundo o jornal o jogo também a JL, já tinha estado reunido com o CL, digo-o à 6 meses que devia reunir era com com todos os sócios "anónimos" como fez no inicio do seu mandato nas sessões de esclarecimento.
Saudações Leoninas

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Haja Coragem!

Num dia em que somos atacados desta forma, e isto não são opiniões, isto é adulteração da verdade, com manipulação de imagens com um determinado fim e esse fim é incendiar ainda mais o que já arde em lume brando a algum tempo.
E por isso senhor presidente que agora tem uma liderança presidencialista, tome medidas consonantes com isso! Proíba o Record de entrar em Alvalade para começar e continue por todos os órgãos de comunicação social que não nos respeitem!
Até está numa posição boa, perde com o Braga e é o seu fim, nem os bancos e muito menos os sócios o aguentam por isso não tem nada a perder!
Saudações Leoninas

Aprendam a lição!

http://videolog.tv/video.php?id=860020
Já tinha sido assim com a foto do Jeffren frente à académica... na altura já tinha referido que um video de 5 segundos daquele momento teria nos tirado as duvidas, hoje o video do golo é bem explicito que o Ricky não fez nenhum gesto para a bancada, como muitos já o censuram!
Depois de Cedric e Adrien... Wilson Eduardo é agora a ultima coca-cola do deserto... até chegar a Alvalade e passar a ser assobiado como os seus "colegas".
Saudações Leoninas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Jogo perfeito para começar a sair da crise

Uma primeira parte horrível, um inicio de segunda parte boa... expulsão, golo... sofrer, atitude... e aos 90, para o balão rebentar cheio, golo do adversário.
Liga Europa pelo cano abaixo, Taça pelo cano abaixo, titulo já foi, Champions decidimos do domingo. Mau demais para ser verdade, nem os piores adversários do SCP acreditavam em tão mau começo do SCP.
Saudações Leoninas

Sporting 1 vs 1 Genk

Patricio, Cedric, Xandao, Rojo, Insua, Elias, Schaars, Viola, Capel, Labyad, Ricky

Inacreditável tamanha estupidez.

É impressão minha ou Cédric tem estado presente em quase todos os maus momentos? Schaars parecia um jogador dos juvenis. Valeu Capel, Patrício e Elias (quando deixou de jogar a trinco).

Ganhar ou morrer

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Amanha levo-a para o estádio

Quero os 3 pontos e tenho que trazer os 3 pontos!
Saudações Leoninas

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ciclo vicioso

O SCP entra mais uma vez num ciclo vicioso. Desde 2009 que todos os problemas se resolvem facilmente com a troca de uma pessoa. Foi assim com FSF, quando começou realmente a fractura do clube em 2 grupos diametralmente oposto, com alguns moderados no meio.
Todos diziam que saindo FSF, o clube iria melhorar, teve a "união" que agora se fala que é necessária (90% dos votos) e o clube regrediu em todos os sentidos. Depois achou-se por bem, que a solução do nosso problema estava no treinador e qualquer outro faria melhor (palavras do presidente da AAS) que reflectem o que se dizia na altura... saiu PB, os resultados caíram a pique, tivemos até hoje uns 5 ou 6 treinadores... e títulos nada, e nem 2º lugares nem luta pelo titulo.
Depois como a solução, correr com o PB não resultou, as atenções passaram a ficar viradas para JEB, que rapidamente caiu, tendo o SCP as eleições mais concorridas da sua história, com mais listas, com mais debate, com mais insulto e com a menor diferença de votos de sempre.
Com o enfoque da lista vencedora muito ligado aos resultados desportivos, "o cheque e a vassoura" ninguém se esquece não deu resultados, já caíram os responsáveis pelo futebol, 2 treinadores, e falta o GL para o ramalhete ficar completo.
Olhando para isto tudo, não tenho duvidas que o SCP vive de ciclos, viveu um ciclo em que como não teve dinheiro achou por bem, reduzir a massa salarial apostar na formação e tentar o melhor possível, e teve relativo sucesso desportivo e financeiramente em 4 anos teve 3 no verde (os ÚNICOS 3)! Mas os sportinguistas no seu direito queriam mais e melhor, queriam o titulo, queriam "trutas" no defeso, queriam ilusão... o ciclo mudou... e por azar/incompetência/mérito dos adversários fizemos pior com mais dinheiro.
Outro exemplo paradigmático do que falo é a "certeza" de que este ano Onyewu fazia muita falta, quando o ano passado era lento, duro de rins, estava sempre da rua, com muita facilidade em ter lesões... este ano era ele que faltava (tem 0 minutos no campeonato espanhol e na champions pelo Malaga). Outro exemplo é Matias Fernandez, 3 anos no clube, 3 anos sem títulos, chegou e diziam que mais valia ter ficado com o Romagnoli (querem mesmo que coloque aqui essas opiniões?) fez 60% dos jogos pelo SCP nesses 3 anos por lesões sucessivas, fraco rendimento, pouca capacidade de resistência era o que diziam, mas era ele que daria o toque que falta ao nosso meio campo para termos sucesso para muitos (fez 36.5% do tempo de jogo no campeonato italiano pelo Fiorentina). Por ultimo, Adrien, enquanto não renovou maior médio a actuar em Portugal, jogador cheio de qualidades e virtudes, direcção estúpida que não consegue renovar com o jogador, mal conseguiu jogador banal, igual a tantos outros do plantel, assobiado em Alvalade, direcção estupida que renovou com ele. Facto, Facto e facto!
Basicamente com isto quero dizer que o que faz falta é sempre o que não temos, tem sido assim e isto são factos não são opiniões! Até acredito que teremos num futuro próximo novas eleições, aquilo que me parece evidente é que enquanto não deixarem o menino brincar um bocado com o brinquedo vamos andar nestes ciclos. Ora se aposta na formação, ora se investe...
Nessa altura atingirei eu o Nirvana Sportinguista, se o SCP vencer ficarei feliz, se o SCP não vencer e tiver outro tipo de dificuldades todos e FINALMENTE todos vão perceber que não é um problema de A, B ou C. Aí é capaz do clube tomar um rumo.
Saudações Leoninas

Equipa B

A equipa B venceu ontem o SLB B por 3 a 1 na Luz e continua na frente do campeonato isolada.
Para alem de algumas exibições individuais que me agradaram muito, Eric, e Bruma (por razões diferentes) principalmente, ontem foi de longe o nosso pior jogo para mim. Jogámos contra uma boa equipa é certo, mas foi o primeiro jogo e tenho visto praticamente todos em que só conseguimos trocar a bola a partir do 3 a 1. Foi um jogo em que perdemos inúmeras bolas no nosso meio campo, foi um jogo em que o nosso lateral esquerdo foi "comido" de todas as maneiras e feitios pelo jogador do SLB e só não resultou em golo por muita felicidade nossa em vários lances.
Mas o que dizemos é que foi uma exibição extraordinária, fantástica. Um bom resultado, excelente sim mas com muitos factores a precisar de melhorar.
E aqui que me venham criticar, já que fui dos poucos a acreditar nesta equipa e a achar que estaria onde está neste momento. Agora é fácil bater nas costas destes e dar facadas nos da A. Como foi fácil em Agosto dizer que iam lutar para não descer os da B e dizer que eram todos grandes jogadores da A.
Os Rui Santos Sportinguistas são assim.
Saudações Leoninas

domingo, 4 de novembro de 2012

Sem titulo

Para quem viu o jogo de hoje pouco ou nada posso dizer.
As pessoas precisam para se sentirem aliviadas arranjar um culpado, alguém para atirar todas as suas frustrações.
Hoje para alem das bolas nos postes conseguimos chutar dentro da area 6/7 vezes e apenas conseguimos fazer um golo. Sofremos 2 golos, um numa jogada de snooker e outro em que o Cedric (e não os centrais) adormeceu por completo.
De resto jogámos mal? Sim após o golo e principalmente depois da expulsão foi mau, mas até essa altura mais um jogo agradável onde somos brindados com mais uma derrota.
O SCP não luta para a CL muito menos para o titulo, o SCP luta neste momento para a classificação menos humilhante possível.
Como não tenho medo de dizer as minhas convicções repito que temos um plantel com enorme qualidade, com muitíssimas opções menos na posição 9. Tenho pena que agora todos digam mal do plantel, dos jogadores, quando em Agosto era unânime a dificuldade em fazer um 11 pela vasta qualidade dos jogadores.
Saudações Leoninas

Setubal 2 vs 1 Sporting (Jeffren)

Sem palavras.
Exibição agradável até ao 2-1, depois disso fizeram pelas pernas abaixo.

MOMENTOS DO JOGO
- Não expulsão de Ricardo Silva aos 60min
- Golo de Meyong

DESTAQUE PELA POSITIVA
- Jeffren. O melhor jogo de leão ao peito.
- Insua-

DESTAQUE PELA NEGATIVA
- Cedric. Péssimo!

benfica B 1 vs 3 Sporting B (Rubio, Dier, Etock)

sábado, 3 de novembro de 2012

Algumas notas

SCP joga frente ao Setubal uma nota etapa com o Belga ao leme. O jogo será apitado por Paulo Batista, arbitro que em TODOS os jogos deixa a sua marca contra o SCP, se havia duvidas que nos querem entalar... não existem mais. Podem até dizer que temos obrigação de jogar mais e não nos podemos desculpar pelos árbitros, mas se se decisões absurdas contra nós ou que são a nosso favor e não são assinaladas fazem mudar completamente o rumo do marcador obviamente tem muita influencia, mais quando a equipa está de rastos.
Ficou-se igualmente a saber que a FPF arquivou o caso PPC, devem-se lembrar que o disse que tinha a convicção que todo este processo resultaria nisto no arquivamento. E não falo só nas instâncias desportivas falo igualmente nos tribunais onde o seu processo continua a decorrer. Será interessante saber o que acontecerá se eu estiver certo e o processo nos tribunais civis for igualmente arquivado...
A recolha de assinaturas para uma AG extraordinária continua, foi no dia do CL, foi no jogo frente à academia, é neste fim de semana. Sempre desde a 1º hora disse que ela devia realmente existir, depois dentro de casa, falaria quem achava que deveria falar, havia a votação e logo se veria a vontade dos sócios. É assim que tudo se deveria proceder. Não posso deixar de achar curioso que tanta gente que critica o grupo Stromp, o grupo cinquentenários, são precisamente os mesmos que fundem a AAS, o movimento Leão de Verdade já extinto depois de perderem umas eleições (maior fornecedor de dados internos do clube ao Rui Santos) e agora o movimento Dar Rumo ao Sporting (serão os mesmo???).
Saudações Leoninas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Jogo mais importante da época!

SCP tem frente ao Setúbal o jogo mais importante da época. Não espero como é óbvio um SCP triturador como tem mais que capacidade para o fazer, mas espero uma vitória... Porque a vitória gera confiança e confiança gera confiança e isso ajuda a obter vitórias, isso aliado ao um modelo de jogo consonante com os nossos objectivos e com as características dos jogadores e que principalmente potencie as suas qualidades será o traçar de uma linha recta sem desvios para o sucesso.
E digo que é o jogo mais importante da época porque uma vitória não levantará o fantasma da folga dada pelo Belga (mais simples do que escrever o nome do homem) se temos novamente a infelicidade de não vencer já estará queimado para meio mundo!
Não se sabe quais os motivos que levaram-no a conceder esta folga, mas como começa a ser apanágio no nosso clube, todas as decisões têm o seu lado de critica e esse é altamente explorado!
Quando me falam em folgas e em estágios lembro-me sempre do Gr Dinamarquês que passou pelo SCP que dizia ele que não entendia os estágios em Portugal, no Manchester United encontravam-se 3 horas antes do jogo em Portugal mais do que 24H antes! Outras culturas e outras mentalidades, a verdade é que será uma boa decisão esta folga se vencermos domingo, será o primeiro prego no caixão se não o conseguirmos fazer!
Saudações Leoninas