Muito se tem falado do “famoso candidato da Banca” e todos
tentam colocar o selo a alguém a dizer que é o da Banca é o da continuidade.
Mais do que colocar o selo a alguém o que me parece óbvio é
que apenas existem 3 situações possíveis para os candidatos:
1. Candidato que realmente está a servir os
interesses da banca e não os do Sporting e que apesar de Sportinguista tem
apenas como objectivo a recuperação da divida por parte dos bancos.
Consideração: este candidato (a existir) pode ser sócio mas não Sportinguista. Sinceramente não me parece que alguém possa ficar estar neste nível.
2. Candidato que tem um projecto próprio e que
apesar de querer contar com investidores (não interessa para aqui se muitos ou
poucos ) vê na banca um parceiro do clube e que pretende desta um compromisso
que a gestão corrente (os tais 25 ou 30 milhoes) continuam assegurados.
Consideração: parece-me esta a situação normal e onde a
maioria dos candidatos se vai enquadrar. A banca deverá ser parceira do
Sporting e não subjugar o Sporting. Esta garantia deverá ser uma das principais
prioridades do Presidente. A banca para recuperar algum dinheiro tem que
perceber que só com o sucesso do Sporting isso é possível. A famosa
reestruturação financeira com os bancos é fundamental.
3.Candidato que tem um projecto próprio e que
conta com investidores que lhe garantem a gestão corrente e ainda assumem
grande parte da divida aos bancos.
Consideração: parece-me difícil que alguém com tão pouco
tempo de preparação consiga arranjar tantos milhões. Se o conseguir fazer
provavelmente as contrapartidas não serão as melhores para o Sporting porque a
realidade é que não é fácil arranjar o dinheiro sem contrapartidas muito
concretas. Se alguém aparecer nestas condições ou já anda há muito tempo a
preparar a candidatura ou provavelmente os interesses do Sporting não ficam
salvaguardados.
Como é natural estas “categorias” não são estanques e
existirão candidatos a situar-se “entre categorias”… Será da analise do equilíbrio
entre o que for proposto e da equipa que propõe que o meu voto irá recair.
Mas o mais importante é que ninguém se esqueça que independentemente
da “categoria” de cada candidato quem vota e quem dá a vitória são os sócios do
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!
