terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

"Categorias" de candidatos


Muito se tem falado do “famoso candidato da Banca” e todos tentam colocar o selo a alguém a dizer que é o da Banca é o da continuidade.

Mais do que colocar o selo a alguém o que me parece óbvio é que apenas existem 3 situações possíveis para os candidatos:

  1. Candidato que realmente está a servir os interesses da banca e não os do Sporting e que apesar de Sportinguista tem apenas como objectivo a recuperação da divida por parte dos bancos.

Consideração: este candidato (a existir) pode ser sócio mas não Sportinguista. Sinceramente não me parece que alguém possa ficar estar neste nível.

   2. Candidato que tem um projecto próprio e que apesar de querer contar com investidores (não interessa para aqui se muitos ou poucos ) vê na banca um parceiro do clube e que pretende desta um compromisso que a gestão corrente (os tais 25 ou 30 milhoes) continuam assegurados.

Consideração: parece-me esta a situação normal e onde a maioria dos candidatos se vai enquadrar. A banca deverá ser parceira do Sporting e não subjugar o Sporting. Esta garantia deverá ser uma das principais prioridades do Presidente. A banca para recuperar algum dinheiro tem que perceber que só com o sucesso do Sporting isso é possível. A famosa reestruturação financeira com os bancos é fundamental.

  3.Candidato que tem um projecto próprio e que conta com investidores que lhe garantem a gestão corrente e ainda assumem grande parte da divida aos bancos.

Consideração: parece-me difícil que alguém com tão pouco tempo de preparação consiga arranjar tantos milhões. Se o conseguir fazer provavelmente as contrapartidas não serão as melhores para o Sporting porque a realidade é que não é fácil arranjar o dinheiro sem contrapartidas muito concretas. Se alguém aparecer nestas condições ou já anda há muito tempo a preparar a candidatura ou provavelmente os interesses do Sporting não ficam salvaguardados.

Como é natural estas “categorias” não são estanques e existirão candidatos a situar-se “entre categorias”… Será da analise do equilíbrio entre o que for proposto e da equipa que propõe que o meu voto irá recair.

Mas o mais importante é que ninguém se esqueça que independentemente da “categoria” de cada candidato quem vota e quem dá a vitória são os sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!

Amanha temos 4º candidato?

Algo me diz que amanha é um bom dia para alguém assumir a sua candidatura.
Saudações Leoninas

Pedro Mendes

Mais um caso mal gerido e absolutamente ridiculo. Talvez a recente aposta no jogador estivesse relacionada com uma tentativa de pressão a fazer o jogador renovar com o Sporting. Mas, ao que consta, este já terá entretanto assinado pelo Parma.
Assim sendo pergunto o que faz Pedro Mendes a titular? Sá já não percebia a aposta em detrimento de Eric Dier (para mim infinitamente superior a Pedro Mendes) então agora só há uma solução. Encostadinho, não joagava nos A nem nos B até ao final do ano.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A aposta na Academia

Os sportinguistas ainda mais nesta altura de eleições e de grave crise financeira e desportiva, apontam como solução a aposta na formação. E eu até acho que esse poderá ser o caminho mas então vamos ser sinceros com todos, o que vamos levar nos próximos tempos é algo parecido com o que passou ontem.
Tivemos um período em que a equipa A não rendia, todos pediam jogadores da equipa B que iriam fazer muito melhor... e é o que se vê, não estão ainda preparados para a exigência da 1º liga e muito menos para a exigência de jogar num clube como o SCP na sua principal equipa.
Depois quando falam em custos eu até esboço um sorriso porque a nossa equipa B tem um o orçamento maior equipa B do que pelo menos metade das equipas da 1º Liga. Depois qualquer pseudo-craque para renovar pelo SCP pede valores "ridículos".
Temos das melhores escolas de formação do Mundo, ninguém nos dá lições sobre isso, nem mesmo o Barcelona, mas nem tudo o que sai de lá tem obrigatoriamente de ser bom.
Reduzir custos não implica só apostar na formação, Joazinho tem sido uma agradável surpresa mas neste caso não tínhamos ninguém na formação mas por exemplo, Roberge pretende 500 mil euros para vir para o SCP? André Leão exige 700 mil euros para vir para o SCP? Ghilas idem? Quanto dinheiro pouparíamos com a entrada desses em vez de ficar com Pedro Mendes, Adrien ou Niculae/Kleber?
Ficaríamos pior?
Saudações Leoninas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

3º Candidato: João Pedro dos Santos

Admito que tinha e tenho interesse para ouvir o que pensa este candidato já o tinha dito antes inclusivé, mas pelo menos para mim entrou com o pé esquerdo! Não se faz campanha durante um jogo de futebol!
Saudações Leoninas

Deja vu

Uma defesa que é um passador, um meio campo que não constroi e um ataque que não finaliza, resultam em mais uma derrota.
Nem com os A nem com os B.
O SCP é o clube que mais jogadores diferentes já utilizou esta temporada precisamente 35!
Saudações Leoninas

Sporting 0 vs 1 Marítimo

Exibição horrível, mais uma, ao nível de tantas outras.
12 cantos
52 ataques
63 por cento posse de bola

Tudo isto...igual a zero.

Couceiro - Candidato?

Eu, depois da entrevista de ontem, tenho poucas duvidas que será.

Porque vale a pena ver, para uma discussão séria dos assuntos do nosso clube, seja ele candidato ou não.


Entrevista Zona Mista - Couceiro

Saudações Leoninas

sábado, 9 de fevereiro de 2013

12 dias

Faltam 12 dias para o fecho da entrega das candidaturas. Severino duvido que reúna 1000 votos para a sua candidatura ser aceite e BdC não terá esse problema.
No inicio da próxima semana as coisas vão aumentar o ritmo e a formalização das candidaturas deverá ser o ponto alto.
Muitos nomes têm sido avançados, a maioria desmentidos pelos próprios mas nesse período têm tempo de levar o carimbo de continuidade/banca ou de paraquedistas.
Não querendo entrar muito em nomes (ainda) durante algum tempo pensei que Oliveira fosse um nome muito interessante e forte para qualquer candidatura, nessa altura não me passava pela cabeça que ele era o maior investidor individual da SAD do FCP. Penso que isso invalida qualquer possibilidade de pertencer a qualquer candidatura ao clube.
Para quem se prepara para dizer que o que interessa é o projecto e não nomes eu digo, como sempre disse, apresentem-me um projecto com poucas propostas mas reais. Projectos que são uma lista infindável de suposições ou algo que se já está em funcionamento servem para quem não tem conhecimento nenhum do clube.
Preferia muito mais que um candidato me diga que vai assinar e propor a aprovação dos sócios a reestruturação financeira negociada pela anterior direcção ou que por exemplo tem um acordo com o Banco/investidor X para resolver os problemas de tesouraria do clube e isso permita-nos uma estabilidade financeira a médio/longo prazo permitindo cumprir com as nossas responsabilidades.
Saudações Leoninas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ai a Sporting Tv...

Uma coisa é uns tipos aparecerem como candidatos e ainda dá para nos rir um bocadinho... foi com Boal, agora foi Severino. Mas quando aqui alertei que a única preocupação deste jornalista era a Sporting Tv não pensava que viesse confirmar isso em publico! Jorge Gabriel é o homem destinado a esse cargo com Severino na Presidência!
Quem tem memória do que escrevi sobre Jorge Gabriel neste espaço sabe que não é propriamente uma surpresa para mim esta novidade. Posso não acertar sempre, mas em relação a estes 2 ninguém pode dizer que não tinha razão.
Saudações Leoninas

"Os malucos"

Não deixa de ser um facto interessante. Só ouviamos há umas poucas semanas ou meses "no estado em que está o Sporting só um maluco é que se candidata".
E o que temos visto é que não falta gente "interessada" (sem qualquer tipo de segunda intenção) em ser presidente do clube.
O Sporting é grande. Muito grande! O resto.... é conversa para boi dormir!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bruno de Carvalho (naturalmente) candidato

Bruno de Carvalho apresentou hoje oficialmente a sua campanha.

Extinção do CL

É algo que parece que todos dizem, que alguns sugerem, mas seria fácil de resolver... preferencialmente nenhum candidato apresentava uma lista ao dito CL (ao contrário do que aconteceu nas ultimas eleições que foi o órgão mais concorrido) ou então façam como eu que para esse órgão será em branco.
Saudações Leoninas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Eleições

Deixemos-nos de conversa fiada, pois o momento pelo qual todo e qualquer sportinguista com dois palmos de testa está a chegar. Eleições à vista.
Sempre fui contra o populismo, aventureirismo de alguns para-quedistas  mas o estado a que o nosso Sporting chegou deixou me aberto a toda e qualquer proposta. Como andámos nos últimos anos é que já ninguém aguenta. Isto parece-me claro.
Nas anteriores eleições nem sequer pus em hipótese votar BdC, pelo seu discuro e projecto. O resultado que obteve surpreendeu-me. Nas próximas eleições ouvirei todas as propostas e projectos com a mesma abertura sem estar à partida viciado para qualquer um dos lados.
Na minha opinião pessoal, gostaria que não existissem mais de 3 listas a concorrer, para não segmentarem tantos os adeptos, e que ganhe alguém com uma vitória expressiva e nos unamos de vez em torno de um projecto em que todos acreditemos. Só assim seremos mais fortes.
BdC será um candidato óbvio (até pelo que aconteceu no último acto eleitoral), haverá o chamado candidato da continuidade (aquele "apoiado" pela banca e que não romperá totalmente com o passaado recente) e gostaria que aparecesse um terceiro (claro que não Carlos Severino) sem ligações nenhumas ou vicios antigos. Um nome "tipo" João Rocha Junior, ou algo parecido, uma cara nova que não seja conotada com nada.
Gostava (mas não acredito) que a campanha fosse limpa, sem acusações ou baixo nível, e se discutisse o Sporting. Como arranjar dinheiro, que estratégia para o futebol, etc.
Dada a data das eleições (Março) não creio que seja altura para populismos com anúncios de treinadores ou pré-acordos com jogadores. É preciso é que cada um explique o seu projecto com elevação e clareza que depois cá estaremos nós, todos, para decidir.

Notas iniciais

Depois das primeiras 48h após a demissão dos orgãos sociais:
- Carlos Severino é o Boal II
- Todos são candidatos da continuidade e da banca menos BdC
- Para os apoiantes de BdC já ganhou as eleições
- Couceiro é claramente o maior rival de BdC pelo numero de ataques que tem recebido
- Não se faz ideia das possíveis coligações que podem haver (incluido Couceiro o que torna os ataques ainda mais estupidos)
Para quem pedia uma campanha com mais elevação que a anterior... pode tirar o cavalo da chuva!
Saudações Leoninas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

1º Carlos Severino

As lebres e os candidatos

O SCP é realmente um clube ecletico e até numa corrida a eleições aparecem as lebres que normalmente fazem o trabalho desagradável dos que pretendem vencer as corridas. O movimento "dar rumo ao SCP" já teve o seu fim, afinal o rumo era simplesmente correr com o presidente GL, sugestões, alternativas, outro rumo... 0! Mas vamos ao que interessa.
Nem 24h após a demissão em bloco dos órgãos sociais, já muitos nomes se falam e se posicionam na imprensa para "o ataque ao poder" como relata a CS. Relembro que este período é necessariamente mais curto e as candidaturas tem que ser entregues e validadas até dia 21 de Fevereiro.
Em primeiro lugar acho e tenho praticamente a certeza que GL não se candidata e faz muito bem. Por outro lado já se sabe desde o 1º dia de mandato que BdC será candidato e como será lógico para quem lê este blog nunca terá o meu voto.
Vamos aos restantes nomes falados, Isabel Magalhães, salvo erro mulher de FSF é um nome (tal como Jorge Coelho) que nunca chegou a ser uma real possibilidade, está mais interessada na corrida a uma Camara do que ao SCP. Rogério Alves é outro como BdC nunca terá os meus votos e obviamente espero que não seja candidato nem entre em nenhuma lista preferencialmente, como PMAG comparado com o anterior foi um "Ronaldo" mas se possível que continue a comentar apenas fora do clube.
Pedro Baltazar tem uma visão muito limitada do SCP. Acredito sinceramente que o homem tenha boas intenções mas o SCP não é só futebol e nem me parece que ver todo o futebol europeu e sul-americano seja suficiente para ser Presidente do SCP ou apenas da SAD.
Dias Ferreira não acredito que avance como candidato, acredito que mais uma vez se junte a quem pense que vá ganhar para voltar ao clube. O homem tem boa vontade mas tem esse problema.
José Couceiro, sinceramente é o nome que mais me agrada neste primeiros que foram surgindo. Não tem ligações às ultimas direcções do clube, é novo, conhece o clube por dentro, de todos os que se fala até agora percebe mais de futebol que todos. Veremos se existe desenvolvimentos deste possível candidato.
Candidato movimento SOS, tenho muita dificuldade em apoiar movimentos que se formam para umas eleições, ou os movimentos são de apoio ao SCP ou se é para promover interesses pessoais então têm-me à perna. Tenho ainda menos simpatia por pessoas que quando estão dentro do clube é tudo um mar de rosas e quando de lá saem são só espinhos e como não ando nisto propriamente há 3 dias, sei que para os jornalistas sportinguistas (e até mesmo para os não sportinguistas) a Sporting TV é um projecto bastante aliciante. Como é lógico Carlos Severino nunca será candidato ao SCP.
Tomaz aires é igualmente ventilado como possivel candidato às eleições, neste momento não me parece que avance sozinho, pode ser integrado numa lista mas encabeçar uma candidatura tenho sérias duvidas.
Repito o que disse ontem, pessoalmente acho que quantas menos candidaturas houver melhor. Mas quem cumprir com os estatutos têm obviamente o direito de se candidatar.
Saudações Leoninas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Eleições a 23 Março

Depois da entrevista de ontem era o que se previa, todos os órgãos sociais apresentaram a sua demissão e haverá eleições no próximo dia 23 de Março.
Que o próximo presidente seja o melhor da nossa historia.
Saudações Leoninas

O Próximo Presidente

O periodo para formalizar candidaturas vai ser pequeno ao que parece, com eleições no inicio de Março, as candidaturas vão ter que ser entregues ainda neste Mês.
Em primeiro lugar acho que para bem do clube só deveria de haver 2 candidatos, se o que se pretende é uma uma boa troca de ideias, para mim quanto menos candidatos melhor para esta tal troca de ideias.
De certeza que vamos ver os candidatos a dizer maravilhas das modalidades, que vão dizer que o SCP tem que lutar para ser campeão, que o vai ser brevemente e que fará tudo para isso acontecer. Vão apresentar mil medidas básicas que já se fazem e mas para poderem dizer que apresentaram um projecto com um grande numero de medidas que lhe levou muito tempo a elaborar. Eventualmente podem surgir milhões para reforços do plantel ou mesmo nomes de jogadores.
Depois vamos andar a fazer a comparação entre os nomes para o futebol das listas e a parte desportiva fica por aqui.
Financeiramente é que vai haver as grandes diferenças, presumo que, seja ele qual for um candidato terá como parceiro os bancos e vai apresentar uma solução para o financiamento do clube e para a sua regular subsistência, e haverá pelo menos um candidato que não quererá o apoio da banca e nem o terá e que previsivelmente irá apresentar outra forma de financiamento.
Quando começo o Post a dizer que preferencialmente so devia haver duas candidaturas, é porque não acredito que existam mais do que 2 soluções financeiras, o habitual tem sido haver apenas 1, duas já será um aumento das opções.
Posso estar bastante enganado mas será sobre isto as conversas nos próximos 45 dias
Saudações Leoninas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Entrevista para preparar a demissão

Pareceu-me evidente que a entrevista hoje dada foi unicamente para preparar a sua demissão amanha.
Disse entre outras coisas que reuniu hoje com Barroso para chegarem a um consenso, que amanha CD, MAG e CF vão estar reunidos, que 3º feira vai haver reunião do CL e que não haverá AG no sábado.
Ora esta sequência de acontecimentos só poderá levar a sua demissão, porque a não realização neste momento da AG estatutariamente só poderá ser via demissão do CD.
Saudações Leoninas

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Acabou como tinha que acabar

O ultimo jogo da era GL, acabou como desportivamente foi o seu mandato, uma autentica derrota.
O que interessa é quando bate na rede, e apesar de sermos muito mais organizados e colectivamente sermos muito melhor do que éramos não vencemos.
Termino só por dizer aos mais excitados e revoltados com aquilo que disse no Post anterior. Mantenho tudo o que disse, repito que os funcionários e as suas famílias é que vão sofrer com esta medida de GL (são o efeito colateral desta "guerra civil") mas vão apenas ver adiado o pagamento do seu salário que lhes é devido e têm-no por direito.
Como repetidamente sempre foi dito neste espaço não era o CD nem GL que arranja dinheiro mas sim o SCP, e continuará o SCP a ser quem arranja o dinheiro e não o Sampaio nem a comissão de gestão por isso como GL garante os pagamentos dia 10, certamente os funcionários vão receber no dia a seguir a AG a menos que alguém esteja a faltar a verdade.
A partir de agora espero que venham aqui festejar as vitórias, já que nas derrotas este espaço já não será o ideal para descarregar as vossas frustrações.
Saudações Leoninas

Rio Ave 2 — 1 Sporting (Jeffren)

Siga a vergonha....

Como o futebol tem pouco interesse

Daqui a uma hora o SCP joga mas isso interessa pouco para a esmagadora maioria.
De muita merda que ontem foi dita pelo presidente existe uma que concordo plenamente! Com muita pena dos trabalhadores e familiares que não têm culpa nenhuma disto, acho muito bem que GL não pague os salários deste mês.
Quem tem a cagança de dizer que resolver os problemas do clube é coisa fácil de se fazer, quem tem a cagança de andar a arranjar comissões de gestão, que pague os ordenados dos funcionários e o que falta aos jogadores e consiga o que é preciso até ao final do ano! Consiga o mesmo acordo com a banca (não peço melhor) do que GL conseguiu.
O que mais faltava era GL fazer a papa toda a quem o tentou lixar este tempo todo, sai dia 9, tira de lá o dinheiro que meteu, nunca mais se chateia com isto.
O SCP está acima de todos? Ninguem acredita nisso já...
Saudações Leoninas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Um dia de Loucos, num clube de Loucos dirigido por Incompetentes

Este Post, o primeiro após o fecho do mercado, podia ser Copy,Past de 3 das ultimas 4 janelas de mercado anteriores. Não conseguimos contratar um PL.
Nisto temos que separar as coisas. Houve 3 negócios que falharam no ultimo momento. 2 deles onde o SCP e os seus dirigentes não têm responsabilidades e um deles onde obrigatoriamente têm que rolar cabeças.
Podemos dizer todos e com razão que não se deve deixar para o ultimo dia as negociações, mas a nossa 1º opção foi Baba (não aceitaram o empréstimo), a segunda opção foi Ghilas (Moreirense está convencido que fica na 1º divisão e pode pedir uma fortuna), a 3º era o Paulo Henrique (depois de tudo acertado com clube e jogador o novo técnico dos turcos cancelou tudo), 4º opção em desespero Niculae (Os regulamentos não são claros e depois de ser confirmado pelo clube, não ficou) e por ultimo Kleber (que com acordo do SCP com o FCP para o empréstimo pediu um salário superior ao que recebia no FCP e foi igualmente por agua abaixo).
O caso Niculae é que muda isto tudo, mesmo que os regulamentos deixem margem de manobra para interpretações ambíguas NUNCA o SCP pode correr esse risco (a minha convicção é que não sabiam que tinha jogado por 2 clubes e daí a incompetência brutal). E o mais estúpido e que me chateia ainda mais nisto tudo é que para mim era de todos os nomes falados a melhor opção para nós. Já conhecia o clube e o campeonato, tinha as características para jogar ao lado do Ricky que necessitávamos e é um jogador já experiente e mais maduro.
Por este motivo alguém terá que assumir esta responsabilidade.
Não posso terminar sem falar dos incidentes que aconteceram ontem com a MAG. A minha opinião é simples e não muda conforme os intervenientes, qualquer pessoa que tente ou agrida membros de qualquer orgão social do clube no exercício das suas funções deve ser expulso de sócio. Esta sempre foi e continuará a minha opinião seja quem for o agredido ou o agressor.
Saudações Leoninas

GL estás à espera de quê?

Para te demitires e poupares os sócios ao trabalho e ao custo de se realizar a AGE?
A ver pelos incidentes de ontem é melhor haver polícia de choque na Assembleia.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Porto empresta Kleber ao Sporting?

Diz a Bola em noticia de ultima hora.

O Rídiculo

Isto é tudo tão rídiculo, mas tão rídiculo que esta Direção a confirmar-se a história Niculae devia demitir-se. Já era motivo mais que suficiente, já para não falarmos do resto.

Conselho Directivo / Mesa AG /AGE



Tudo o que se tem passado com os órgãos eleitos do nosso clube é triste.

O conselho directivo é mau mas a mesa da assembleia geral é péssima!

Este CD ficará como o pior da história até 2013 (digo isto porque não sabemos o que lá vem, porque ainda pode vir pior! Já JEB tinha sido pior, mas Bruno Carvalho, ou outro qualquer, ainda podem ser piores, basta que o clube entre em total incumprimento para com jogadores de futebol, jogadores das modalidades, funcionários do clube e fornecedores, para que o clube entre em colapso total e esse sim será o pior CD de toda a história). Tem sido um CD que vem caindo aos pedaços ao longo de tempo, foi Carlos Barbosa, foi PPC foram as saídas de Domingos/Duque/Freitas que eram a cara do futebol, foi o ziguezague do Presidente em termos de estratégia… foram muitas coisas más, demasiadas. No aspecto financeiro a famosa reestruturação ainda não aconteceu e tudo o que se fala são suposições e não quero falar sobre suposições.

A mesa da AG é péssima, uma autêntica anedota, quando o presidente da mesa todas as semanas vai para a televisão e faz as figuras tristes que tem feito e não tem o recato que deveria ter está tudo estragado. Quando é a própria mesa que faz oposição descarada ao CD e em vez de tentar pacificar as posições ainda as extrema mais não podemos ter sucesso de forma alguma (não quero dizer com isto que não deva existir oposição, pode existir e deve existir mas nunca ser a mesa da AG a empolar essa oposição). A forma como esta mesa tem gerido as diversas AG’s tem sido ainda pior… tem sido do mais fraco que alguma vez tivemos, e eu já vou a AG’s para mais de 30 anos… O local para onde está AG de 9 de Fevereiro foi marcada é outra anedota completa… eram precisos 30 mil ou 50 mil euros? É um local apropriado para fazer a AG, uma vergonha…

AGE
Qualquer grupo de sócios têm o direito de pedir para convocar (cumprindo os regulamentos) uma AGE com o ponto de trabalhos que bem entender. Da mesma forma que o CD directivo ou um outro grupo de sócios têm o direito de impugnar essa convocatória ou a própria AG. Não significa porém que seja correcto que o CD o faça, visto que a vontade dos sócios deverá sempre ser soberana, mas uma coisa é o que é moralmente correcto outra coisa é o direito que o CD tem para o fazer.
Na minha opinião, sinceramente esta AGE vai ser complicada porque se ninguém ou muito poucos se revêem neste CD, mas também não se revêem em Bruno de Carvalho que é a face visível da oposição. Haverá sócios que apesar de não gostarem de Godinho vão votar pela continuação por um conjunto de motivos que também são válidos (acharem que é uma má altura, que para a direcção cair têm de já existir um projecto alternativo, etc..). Se por acaso a não destituição ganhar o que vai acontecer?? Isso preocupa-me porque não me parece que os sócios que querem a destituição do CD estejam preparados para que este não caia e aí existirá de certeza muita confusão... 

Por fim, gostaria que todos aceitassem as ideias dos outros, todos queremos o melhor para o Sporting, se é legítimo que sócios queiram a destituição do CD é legítimo também que sócios queiram manter este CD.

Mais que tudo o clube precisa de paz e estabilidade para que o muito trabalho que é necessário fazer seja feito!
 

Exclusivo Fonte Segura

Começa a surgir a noticia que Niculae poderá não poder jogar até ao final da época porque já alinhou por 2 clubes esta temporada.
Segundo o site Visão do Mercado diz o seguinte. "Os jogadores podem ser inscritos por um máximo de 3 clubes durante o período compreendido entre 1 de Julho e 30 de Junho do ano seguinte. Durante esse período o jogador só é qualificável para participar em jogos oficiais de dois clubes.
Ora eu de leis percebo pouco mas sendo assim, esta polémica podia ter começado antes já que Liedson alinhou pelo Corinthias a 8 de julho de 2012, alinhou depois pelo Flamengo e alinhará pelo FCP antes 30 de junho de 2013.
Se como vem na noticia a regra é clara... "Exclusivos" há muitos seus palermas!
Obviamente a confirmar-se é daquelas gaffes que não tem qualquer desculpa.
Saudações Leoninas

AGE e MN


AGE
É absolutamente ridicula a hora e locais para os quais foram marcaados a AGE. Deveria ser do interesse de todos (talvez até mais da própria direção) que fosse o maior numero possivel de sócios à dita AGE. Pois penso que um sócio que está com os nervos em franja de ver o nosso clube no estado em que está não se "importa" de acordar às 5 da manhã só para ver GL na rua. A bem ou a mal GL tem os dias contados, disso não tenho dúvidas. Absolutamente ridículas as notícias veiculadas sobre a ida para os tribunais. Estará assim tão agarrado ao poder? Uma "democracia" é isto. Dar voz aos sócios e o que estes decidirem está decidido. Ponto final parágrafo.

Marius Niculae
Sê bem vindo. Que tenhas sorte e arte para fazer os golos de que tanto temos precisado.

AG dia 9

Como fiz nas eleições hoje é ultimo dia que falo sobre a AG. Vou escrever o que penso, depois com os resultados da AG voltarei a falar sobre as consequências da mesma.
Começando pela providencia cautelar, para alem de ser um direito que assiste a quem a coloca parece-me a mim que irá beneficiar os proponentes desta AG. Não quero sinceramente um clube onde os presidentes nem 6 meses estão. Se tal acontecer a caixa de pandora foi aberta e tenho a certeza que com ferros mata com ferros irá morrer.
Já deixei de ter esperanças que alguém chegue à AG e diga como pensa resolver os problemas do clube, quem pensa que o problema são apenas as pessoas, o que realmente quer é despachar as que lá estão e depois logo se vê, típico de quem não tem responsabilidades nenhumas na vida. Por isso a minha única expectativa nesta AG é para alem de ver os futuros candidatos a perfilarem-se, quero ouvir o que eles têm para dizer.
Sobre a hora da AG. Para quem andou à boca cheia a dizer que tem que se ouvir os sócios, uma AG às 10.30 da manha é para ouvir os sócios de Lisboa e arredores porque os restantes vão ficar em casa.
Sobre o local da AG, para alem das questões de segurança que vão haver, para uma AG inédita, um local inédito. Se chover... é a chuva! Se o palco estragar a relva para o jogo do dia a seguir frente ao Marítimo... Paciência. Se o treino da equipa principal marcado para essa hora tiver que ser alterado... Azar. E por ultimo os direitos de superfície do Estádio parecem-me que são da SAD, alguém pediu o aluguer à SAD?
Transportes... Espero que nunca mais nas caixas de comentários ler, que a direcção leva os velhinhos a votar... Depois de saber que está a ser preparado "boleias" para quem quer votar na destituição... se aparecerem umas camionetas vindas de qualquer lado não podem miar....
Terminando com as coisas positivas disto: O bipolar Barroso mesmo que governe o clube durante uns meses vai sair do SCP de certeza e isso é muito bom. GL se sair o que entrar para o lugar dele, irá resolver todos os problemas financeiros e desportivos. Não vai voltar a haver negócios maus.
Saudações Leoninas
PS. O SCP deixará de pagar a Sá Pinto e ao Belga... Rescindiu por "justa causa" com eles pelos resultados desportivos.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Niculae?

Dizem que Niculae está de regresso por ano e meio.
Já pareço esquizofrénico mas continuo a bater na mesma tecla....preferia Ghillas.

Marius Niculae

Ao que tudo indica será o companheiro de Ricky que ao que parece já não sairá.
Foi um dos meninos queridos de Alvalade, sabe o que é ser campeão, chega de novo a Alvalade com 31 anos, conhecendo o campeonato e o clube.
Saiu do SCP à 7 épocas e meia, com uma passagem que foi de mais a menos, muito por causa de graves lesões no joelho. Nestas 7 épocas e meia realizou 220 jogos pelos vários clubes onde passou marcando 77 golos. Se olharmos para as ultimas duas épocas, marcou 20 em 37 jogos pelo Dinamo e esta época pelo Vaslui já leva 12 em 23 encontros.
Que voltes a ser feliz no SCP
Saudações Leoninas

Rir

Eu já tenho que me rir com esta bipolaridade dos sportinguistas, hoje a noticia é que Pereirinha assinou pela Lazio. Jogador que NINGUEM gostava, jogador que TODOS criticavam, passou a craque... Digamos que o normal por estes dias! Qualquer um que esteja no plantel leonino é uma valente MERDA, comprada por um comissionista, quando é vendido é um autentico craque que por sorte acertámos! E eu vou-me rindo.
Continua a novela Ricky, continua a novela vinda de um novo avançado. Sinceramente tenho pena do Ricky porque teria 3 milhões de sportinguistas a achá-lo um grande avançado se fosse embora como espero que fique, terá muitos menos. E tenho pena do avançado que chegue levará o rotulo de flop mal coloque o pé em Alvalade.
Saudações Leoninas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vejam lá o que andam a fazer

Ricky pode sair ou não, sabemos que está a ser negociado, não sabemos se sai ou nao. Aquilo que eu sei é que um jogador com 22 anos que chega ao clube, faz 25 golos na 1º época, e já leva 12 na segunda nas circunstancias em que nos encontramos, mesmo que muita gente o critique (quando sair esses vão dizer que foi mau negocio) nunca devia ser negociado. Até porque não recebe um balúrdio de dinheiro, até porque a clausula são 22,5M e como não é assim tão alta se quiserem paguem.
Afirmo aqui sem qualquer problema que qualquer um que chegue ao SCP dificilmente fará melhor que o ricky!! Não me dei ao trabalho de procurar mas não devem existir muitos avançados que na sua primeira época tenham feito 25 golos pelo clube, numa equipa onde os medios e os extremos para não falar dos defesas não fazem golos... vender o único que coloca a bola na rede é não perceber que os jogos só se ganham quando se marca mais que o adversário.
Li hoje tambem que o Sevilha está interessado no Boek. Não acho o Brasileiro um fora de serie mas acho-o bastante competente, ter um suplente daqueles é um luxo, vender agora um Gr como Boek quando o mais certo é o Rui sair no verão é demasiadamente estúpido!
Veremos o que nos reserva os próximos dias, o reforço do ataque é importante (obrigatório diria eu) mas parar de enfraquecer o plantel também ajudava, porque 10 pontos para o 3º pode parecer muito mas com o Peseiro tudo é possível.
Saudações Leoninas

Paulo Henrique ?

domingo, 27 de janeiro de 2013

Não basta jogar mais

Primeira vez que vi um jogo com qualidade do SCP esta época, com oportunidades de golo, com uma concepção de jogo, com algo pensado a defender e atacar.
Na primeira parte a finalização e o azar não nos deixaram resolver o jogo e controla-lo de outra maneira. Na 2º metade menos fortes, a capacidade física desta equipa é muito limitada.
Surpreendente a forma como reagimos ao auto-golo, com os adeptos a incentivarem os jogadores e nós a marcarmos de seguida... algo impensável há bem pouco tempo atrás.
Joazinho uma agradável surpresa para quem não o conhecia como eu, se for sempre assim muito bom.
Mais um golo do Ricky que aumenta para 12, podia ter feito mais numa ou outra situação, mas é um avançado que teve o azar de estar no SCP numa fase má do clube.
Saudações Leoninas
PS. Depois se ler os comentários ao Post anterior, não tenho duvidas que este resultado deixou aliviada muita gente!

Sporting vs Guimarães

sábado, 26 de janeiro de 2013

Últimos capítulos da novela Insua

Ontem deixei as "bases" chamarem tudo e mais alguma coisa à direcção pelo negocio (chamado de gestão danosa até por alguns). Cada um pode ter a opinião que entender, é livre para tal. Mas mantendo a minha coerência, e com a devida ressalva que espero ainda pela confirmação no site do clube (ainda não houve qualquer confirmação oficial da nossa parte) mas principalmente na CMVM, se considerava o negocio com o Grémio bom, com o atlético de Madrid nos moldes que são apresentados... é melhor ainda.
Toda a imprensa de hoje diz a mesma coisa, o SCP vende os direitos desportivos ao atlético por 3,5M e fica com 34% dos direitos económicos. Algum mistério nos 1% que perdemos, talvez para o jogador pelas dividas dos prémios, ou uma formalidade jurídica para se realizar o negocio.
Em suma, é uma perda a nível desportivo é certo, mas financeiramente é o melhor negocio dos últimos largos anos repito a confirmar-se que estes moldes são os verdadeiros!
Pouco mais de 4M de euros já recebemos por um jogador que veio a custo 0 (venham mais actos de gestões danosas como este) e para a maioria dos sportinguistas não ficará por aqui porque Insua nunca será negociado abaixo dos 10M por isso iremos ver entrar nos nossos cofres pelo menos sensivelmente o mesmo que já recebemos por ele.
Saudações Leoninas
O que realmente interessa é vencer domingo!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Insúa no Atlético de Madrid

Sporting recebe 3,5 milhões de euros e fica com 34% de uma futura transferência.

Jogo de Domingo e Liedson

Domingo será mais um jogo para ganhar de que maneira for, jogando bem de preferência mas se tiver que sofrer como sofri frente o Beira-Mar também não me importo. Se bem que ao contrário do que alguns fizeram crer durante a semana se o Ricky tem marcado o penalty já para não falar do carrilo quando se isolou o SCP tinha ganho sem dar qualquer hipótese ao Beira Mar, já que a primeira defesa do Rui foi aos 90+30segundos quando defendeu o Penalty.
Liedson assinou pelo FCP algo que em nada me preocupou. Em primeiro lugar porque como já disse não o queria em Alvalade e a sua ida para o FCP reflecte bem os problemas financeiros que os tripeiros atravessam. Depois e como complemento do meu alivio, Liedson provou mais uma vez que é um péssimo profissional e não vale 5 tostões fora de campo. Felizmente tenho isso escrito mesmo quando jogava no clube e fazia golos e era considerado um herói o que me custou alguns debates mais acalorados com alguns sportinguistas. Foram vários os motivos, com vários treinadores, que acima de tudo prejudicaram o clube. Hoje talvez isso seja mais claro para esses...
Saudações Leoninas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Longa se torna a espera

Enquanto aguardamos pela realização da AGE, o mercado de Inverno já não tarda em fechar. E continuamos todos à espera da contratação mais óbvia das óbvias....o ponta de lança. Até um cego vê que é a nossa posição mais carenciada e não posso crer que não seja colmatada, quando até um guarda-redes (para quê?) contratámos.
Dos nomes falados os mais ventilados têm sido Ghillas e Baba. Confesso que dos dois a minha preferência ía para Ghillas.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SP Covilhã 1 vs 2 Sporting B

Depois dos factos a minha opinião

Não consigo perceber quando o CD pede ao CF para vereficar a legalidade da marcação da AG porque considera que "De todos os pressupostos exigíveis para a marcação de uma Assembleia Geral com estas características não há um só que se verifique: justa causa, pagamento do custo integral da sua realização e verificação de toda a documentação. Esta violação dos estatutos e da lei não deixará de merecer a resposta adequada."
Ora as assinaturas e o dinheiro penso que é simples de perceber que estão de acordo com os estatutos e não entendo como não se verifica (para o CD) estes pressupostos. Agora o problema da "Justa causa" é um tema muito perigoso! E perigoso por este motivo, a justa causa foi aceite pela MAG. Dizendo desta forma parece simples, mas não é! Se a MAG fosse o Rogério Alves ou outro qualquer que não estivesse de acordo com esta AG, seria legitimo não marcar a AG? Não me parece! Será legitimo a próxima MAG rejeitar qualquer requerimento para destituir o próximo CD? Com este precedente também não me parecerá.
Quanto à AG propriamente dita, ao contrário da maioria acho que só vai prejudicar o clube e aqui a culpa vai para GL, devia a ter feito muito antes e não devia ter deixado chegar isto a este ponto, tens duas facções que na AG vão ter que ser divididas pelo corpo de intervenção. Seja qual for a decisão o clube não sai fortalecido porque ganhando a destituição, se em eleições futuras não ganhar quem esses querem vamos andar mais 2 anos como andámos nos últimos 4. Se ganhar quem eles querem mais cedo ou mais tarde vão "morrer" da mesma maneira que "mataram". Se GL sair "vivo" da AG vai continuar este clima mórbido.
Existem coincidências a mais neste processo todo, ontem o movimento que requereu a AG disse de manha que nas próximas horas haveria novidades sobre a AG, ao inicio da tarde a MAG emite um comunicado a dizer que a AG se fará nos próximos 30 dias, ao fim da tarde um sócio dá uma conferencia de imprensa para dizer que houve muita demora na confirmação das assinaturas. Ora esse sócio diz que não tem nada haver com o movimento, mas dá conferencias de imprensa por sorte no dia do comunicado da AG, falta dinheiro para a AG e é ele que coloca o remanescente. Hoje já não é possível saber isto mas tenho uma certa curiosidade em saber qual seria o numero de assinaturas recolhidas se o movimento fosse encabeçado pelo seu real líder em vez dos lideres de "fachada".
Depois existem coisas que fazem-me rir, o sócio diz que não é candidato antes da AG, mas alguém no mundo real não sabe que o sócio está em pré-campanha desde o 1 minuto de mandato de GL, é que ele disse-o nesse dia! Diz que o treinador é para treinar e os dirigentes para dirigir. Ora o treinador não pode ter uma opinião sobre o que beneficia ou prejudica o plantel que ele agora lidera, mas o sócio acha-se no direito de falar sobre tudo e mais alguma coisa sobre a vida do clube. Depois e para terminar, diz que quer fazer parte da solução e que o SCP não cairá no vazio. Aqui tenho 2 duvidas, a solução esperava eu ouvir nesta conferencia de imprensa e espero que o Doutor não lhe tenha passado pela sua cabeça bipolar colocar o sócio na comissão de gestão que anda a formar.
Saudações Leoninas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Factos

Tudo o que vou escrever a seguir são factos!
- Hoje foi comunicado que no prazo de 30 dias será marcada uma AG com um único ponto de ordem de trabalhos, destituir a direcção.
- Após esta informação o CD do clube, pediu um esclarecimento sobre a validade desta marcação.
- Hoje um sócio do clube deu uma conferencia de imprensa indignado com a demora na validação das assinaturas.
- Sócio esse que, segundo o próprio, nada tem haver com o movimento que pediu a AG, confirmado pelo dito movimento.
- Sócio esse, que afirmou que se não houvesse dinheiro até um determinado dia pagaria do seu bolso o dinheiro em falta, de um dia para o outro apareceu o dobro do dinheiro que tinha sido recolhido em mais de 15 dias.
- Diz o mesmo sócio que a hipótese de o CD impugnar o resultado da AG (direito que assiste ao CD) é uma forma de "calar os sócios". Questiono eu o que terá sido a ameaça que fez de colocar uma providencia cautelar (direito que lhe assistia) nas ultimas eleições.
- O PMAG entrou em retiro durante 15 dias e não prestará nenhuma declaração sobre o clube neste período de tempo.
Saudações Leoninas

Negociações

Faltam menos de 10 dias para o fim da janela de mercado e as noticias mudam no nosso clube como uma velocidade tremenda.
Insua que já estava certo no Grémio, passou a não estar e com o Grémio a dizer que desistiu do jogador. Uns alegam que é pelos prémios em atraso que o SCP tem ao jogador o Record afirma que foram pela novas exigências feitas ao Grémio. Veremos como isto tudo termina. Se ficar maravilha, se for vendido vou sempre compreender porque considero que um Lateral esquerdo avaliado em 10M num clube como o SCP que não ganha nada e não participa na Champions e que está com a corda na garganta é sempre um bom negocio.
Vejo com muito piores olhos a possível saída do Ricky. Talvez a esmagadora maioria prefira que seja o holandês a sair ao argentino. Eu sou completamente ao contrário. 12M de euros por um avançado não é muito. Ainda para mais um avançado jovem que na 1º época marcou 25 golos. Para alem de ser o único e ser OBRIGAÇÃO comprar alguém agora para lhe fazer concorrência, vende-lo agora obrigaria a contratação de 2 avançados, um que lhe desse garantias de golos (mais de 20 por época) e isso no mercado custa muito dinheiro algo que me parece que não temos neste momento.
Olhando para o nosso plantel para mim, existe o Patrício que em circunstancia alguma deverá ser negociado e depois existe o Ricky todos os restantes jogadores estão abaixo destes 2.
Saudações Leoninas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Joãozinho e Ventura

Lateral esquerdo chega por empréstimo do Beira-mar até ao final da temporada. Sobre o jogador nada sei e por isso nada vou comentar.
Sobre Ventura, e como já tinha dito antes, é a pior contratação se isto se pode chamar contratação desta direcção. Patricio, Boek e Golas são de longe melhores que ele, Luis Ribeiro tem sido convocado para a selecção sub-20, se pretendíamos mais uma Gr, que se cometesse o erro de renovar com o Rafael Veloso que anda perdido algures que fazia bem o serviço de 5º Gr.
Saudações Leoninas

domingo, 20 de janeiro de 2013

Começa a haver muito nervosismo

E não percebo porquê, afinal 3 vitórias seguidas no SCP é uma coisa normal, e não deve ser interpretada como algo de extraordinário nem como uma ameaça às pretensões de alguns, afinal ainda faltam outros 3 jogos até à bem-dita AG e certamente os resultados vão ser de encontro às expectativas de todos.
O nervosismo deve ser tanto que agora os jogadores do SCP até são bons...aqueles que vão embora ou que se falam para sair bem sei mas já são bons é uma evolução pode ser que os restantes consigam ir na onda dos elogios
O nervosismo deve ser tanto, que em algumas alturas os custos com o pessoal são uma loucura para as receitas que o clube tem e que aposta anterior da direcção é fruto da incompetência e da estupidez dos seus dirigentes quando se toma medidas para reduzir esses mesmos custos e equilibrar as depesas com as receitas lá vêm os mesmos atacar de novo agora esta politica. Basicamente querem Lagosta ao preço do tremoço e acham que isso é possível.
O nervosismo deve ser tanto que aqueles que antes questionavam e diziam que era por causa das comissões que só contratávamos estrangeiros desconhecidos de qualidade duvidosa e diziam que no campeonato nacional havia igual ou melhor agora voltam a criticar quando o clube aposta no produto nacional, pagando muito menos na transferência mas principalmente no salário. Lá está procurando o tal equilíbrio financeiro.
O nervosismo deve ser tanto que para finalmente dizerem que a a direcção tinha feito algo de bom tiveram que esperar um negócio que classificam de mau ( é apenas e só o 2º estrangeiro mais caro de sempre da história do nosso clube) para dizerem que foi uma boa contratação.
O nervosismo deve ser tanto que já recorrem a fotos descontextualizadas do presidente quando ele está na tribuna vip, dizendo que foi durante o encontro. Já tudo serve para atacar.
O nervosismo deve ser tanto que pessoas que sabem os estatutos de trás para a frente e de frente para trás não sabiam que era necessário o numero de BI.
O nervosismo deve ser tanto que esqueceram-se de saber se o local onde dizem que será a bem-dita da AG está disponível ou não.
A única coisa que posso dizer, é que numa época miserável do clube e nada mudará isso, estas vitórias e o nervosismo que elas trazem fazem-me rir com isto, como já não ria com o clube há muito tempo. Continuem que rir faz bem à saúde!
Saudações Leoninas

sábado, 19 de janeiro de 2013

Ghilas no SCP por 700 mil €?

A ser verdade a mim parece me um bom reforço. Aprecio as características do jogador.
Que acham?

Quiz SCP

1-Se 3,5M correspondem a 35% de um passe quanto corresponderá 100%?
2-Há quantos anos não vendíamos um jogador (não formado em Alvalade) pelo numero que se encontrará na pergunta 1.
3-Qual foi o ultimo jogador (não formado em Alvalade) a ser vendido por mais dinheiro e em que circunstancias aconteceu?
Saudações Leoninas
PS- Pergunta escondida, quem achar que continua a ser mau negocio, sempre podem abrir uma conta, angariar dinheiro, comprar o passe e vender por melhor preço.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ultima hora

FCP fecha acordo com Vuckevic e Stojkovic e ainda tenta Polga e Grimi, estando o acordo com Paulo Bento mais difícil.
SCP em contactos com Benny Maccarthy.
Saudações Leoninas
PS- Mais a sério, algumas pessoas deviam ter vergonha quando falam em Patricio (agora São patrício) quando passaram anos a chamarem-lhe "franguicio"

Sporting 1 vs 0 Beira mar

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Seejou King

Lateral Esquerdo do Nordsjaelland chega por emprestimo com destino à equipa B

Mais um exemplo de bom Marketing

Amanhã

Guerrilhas à parte, amanhã só quero vencer e de preferência acentuar a subida de forma da equipa. Um jogo agradável e uma vitória é o que se pretende. O último jogo trouxe-nos a esperança de se ver futebol amanhã em Alvalade outra vez.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Liedson

A CS portuguesa e brasileira avança a forte hipótese de Liedson vir acabar a carreira desportiva no FCP. Ora aqui temos que ser coerentes, esta hipótese já foi levantada 2 vezes, na ultima janela de mercado e em Janeiro de 2012.
Das duas alturas não via com bons olhos o seu regresso, por isso e mantendo a mesma coerência não o queria na nossa equipa agora mesmo que para mim seja URGENTE a contratação de um PL.
Por isto, se acho que um jogador não serve para o SCP, para mim é bom sinal que vá para um adversário.
Saudações Leoninas

16 jornadas para?

Recuperar 11 pontos? Ou aguentar 3 de avanço?
Saudações Leoninas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Alguma coisa nos está a escapar

Acreditem que a situação desportiva e financeira do clube é péssima (poderá melhorar mas neste momento é como está) mas as ultimas noticias têm sido para mim o reflexo do que é a génese de todos os nossos problemas e que já tinha alertado anteriormente... O que realmente interessa não são estes saírem, é outros entrarem! Parece igual mas faz toda a diferença.
Passámos a saber, porque isso não foi desmentido, que a MAG anda em contactos para a formação de uma comissão administrativa. Ora bem, sabemos portanto que se a direcção cair na AG (se depois é impugnado ou não, não interessa para o caso) o presidente do clube passará a ser... Doutor Barroso! Porque quem escolhe quem vai liderar o clube para mim é o presidente!
Se toda esta situação já não fosse trágico/cómica hoje tivemos mais um capitulo desta embrulhada... O Primo do Doutor (que até o substitui no programa de tv) atirou-se hoje ao amigo do Doutor que por acaso é o vice da MAG liderada pelo Doutor! Depois da declaração de amor que o Doutor fez ontem ao seu vice, o primo vir hoje dizer o que disse parece-me muitíssimo estranho... mas pode ser apenas da minha mente perversa
Saudações Leoninas

Está bonito está...

Isto está a começar a ficar cada vez mais engraçado, as noticias e os acontecimentos começam a ser diários por vezes bi-diarios com informações e contra-informações que me fazem acreditar que o melhor é na AG haver o corpo de intervenção a dividir os 2 lados na AG, com uma caixa de segurança na MAG também.
Não vou falar do caso da JL ou da comissão administrativa e do Sampaio, isso cada um acredita em quem quiser e é um debate que não se vai dar a lugar nenhum.
Prefiro falar do que ontem ouvi de Dias Ferreira e do Doutor nos programas desportivos. Previ que seriam programas muito interessantes de ouvir mesmo que 90% do tempo fosse sobre o clássico e assim foi, tivemos 2 abordagens ao tema completamente diferente, uma de quem conhecimentos jurídicos (Dias Ferreira) e outra de quem não os tem (Doutor). E sendo verdade tudo o que disseram isto vai ser ainda mais "engraçado" do que previ.
Dias Ferreira alertou para o facto de juridicamente para ele ser muito complicado destituir a direcção nesta AG e isso podia ir parar aos tribunais. Para ele teria que primeiro ser decidido se há ou não justa causa e depois sim votar a justa causa.
Para o doutor isso não é tomado em linha de conta, fala, fala, fala, mas sobre o tema realmente interessante diz apenas que vai respeitar os estatutos. E aqui parece-me algo contraditório, se eu disser que o Doutor quer ver o GL pelas costas desde o 1º dia não estarei a ser exagerado, se disser que existe um elo de ligação entre o Dar rumo ao SCP e o Doutor também não, por esta história que quer respeitar os estatutos, que quer deixar passar Janeiro para não perturbar a entrada e saída de jogadores e as negociações com a banca (que ele já se reuniu) para mim é nada mais nada menos que um tiro nos pés na argumentação da justa causa.
Porque se esta direcção não tem capacidade nem qualidade para continuar e essa é a justa causa apresentada, presumo que não tenha capacidade para resolver os problemas desportivos do clube nem os financeiros por isso defender-se com os estatutos dando essa razão para utilizar o tempo máximo da marcação da AG é estupido! O Doutor devia saber ou alguém lhe devia dizer, que existe um tempo máximo para realizar a AG e um tempo mínimo... Por isso parece-me simples e fácil resolver este problema da justa causa.
Apenas alerto para se isto não for tudo muito claro, na semana a seguir as próximas eleições, poderá um candidato gastar 30 mil euros (o que são 30 mil euros??) e juntar 1000 votos e marcar uma AG para destituir a direcção com 1 semana?
Saudações Leoninas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Entre a ignorância e a má fé

O expresso de sábado trouxe uma noticia que veio chatear muita gente, é assim que a avalio depois dos comentários nas redes sociais.
Não vou entrar no debate ainda porque não existe confirmação oficial que a noticia é verdadeira, vou apenas me referir ao grande problema que tem sido levantado... já que não existe rigorosamente mais nada onde se possa pegar.
E o problema é "garantia sobre quotas", dizendo algumas pessoas que deixam de ser sócias porque não são sócias do BES/BCP.
Aqui só existem 2 opções, ou se é ignorante e não se sabe o significado da palavra "garantia" ou se está de má fé! Não existe outra hipótese!
Se as pessoas querem arranjar desculpas para deixarem de ser sócias é problema delas, porque antes era que o SCP deixaria de ter a maioria, agora é que o dinheiro das quotas é para os bancos... existe sempre algo... Mesmo que seja redondamente falso e estúpido!
Que continuemos a vencer e que se consiga condições muito melhores para a famosa sustentabilidade do clube, ficaria extremamente satisfeito!
Saudações Leoninas

Objectivo... VENCER!

Ontem a diferença esteve na organização, quando a existe, quando os jogadores são colocados nas posições certas, quando não se oferecem golos, mesmo que o adversário esteja debilitado (duvido que exista algum clube com metade dos nossos problemas neste momento) a vitória fica muito mais próxima de ser alcançada.
O jogo de ontem não foi brilhante, não fizemos uma exibição que podemos dizer que é isto que queremos até ao final da época mas conseguimos ver que houve finalmente uma aproximação ao que deve ser uma equipa. E pareceu-me evidente que o primeiro degrau da barreira psicológica foi ultrapassado. Temos agora 2 jogos em casa que espero e desejo que ajudem a consolidar este processo de recuperação mental.
2 notas apenas para Labyad que finalmente deu mostras de poder ser o 10 que sempre vi nele e para o cartão amarelo a Miguel Lopes, pois é meu caro, estás a jogar no SCP é tudo diferente.
Saudações Leoninas

domingo, 13 de janeiro de 2013

Olhanense 0 vs 2 Sporting (Labyad, Adrien)

Ganhámos fora!
A melhor exibição do Sporting (sem ser muito boa) dos últimos largos meses! Viu-se atitude, vontade, garra de leão.
Sou incapaz, hoje, de apontar o dedo a qualquer jogador.
Jesualdo começou a colocar as pelas nos seus devidos lugares e foi o papagaio Cajuda o primeiro a experimentá-lo.
Para mim o MVP foi Labyad.

Fim de semana

Futsal vence e segue em frente na Taça.

Andebol e Hóquei perdem com benfica pela margem minima (um golo de diferença em ambos os jogos).

No Futebol, equipa B às 15, e equipa A às 18 após derrota do Braga se quiserem manter viva a utopia de ainda chegar aos lugares lá de cima.... convém ganhar.

sábado, 12 de janeiro de 2013

"Banca quer quotas do SCP por 40 anos"

Plano de salvação do clube passa por garantir um emprestimo com quotas futuras e um perdão parcial de 60 milhões de euros.
No Expresso de hoje
Opiniões?
Saudações Leoninas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Um clube realmente singular

Talvez esteja a ser injusto e a revelar algum desconhecimento sobre a vida dos nossos rivais mas começo a pensar que aquilo que tanto procuramos que é uma pessoa que consiga congregar e principalmente unir os sportinguistas por um ideal é algo extremamente difícil de acontecer.
Temos o "grupo Stromp", temos os "cinquentenários", temos a "AAS", temos um "conselho fiscal independente", já tivemos o "Leão de Verdade", já tivemos o movimento "ser SCP" (estes 2 ultimos terminaram após eleições), temos agora o movimento "dar rumo ao SCP" e o movimento "Salvar o SCP"
Temos igualmente 4 claques oficiais no clube, temos a "Juventude Leoninas", temos a "Torcida Verde", temos os "DUXXI" e ainda temos a "Brigada".
Provavelmente ainda estou a esquecer-me de algum movimento, grupo ou claque!
O pior disto tudo é que bem à maneira dos clãs escoceses, o mais importante não é unificar a "Escócia" mas sim procurar mais poder para cada clã.
Tanto se critica o Conselho Leonino como órgão que não serve para nada... mas "curiosamente" é o Conselho onde mais lista vão a concurso nas eleições!
Podemos ver estes factos como uma forma de militância e preocupação com o clube mas se assim fosse porque há tanta animosidade entre todos estes movimentos/grupos e entre claques?
Saudações Leoninas

Factos

Eduardo Barroso diz que cumprirá os estatutos do clube etc etc etc, mas alerta para o facto de se viver uma situação de grave crise financeira e que... estamos a meio de um processo de reestruturação financeira. Ora bem, está-me cá a parecer que é a reestruturação feita e eleições marcadas.
Diz igualmente que não recebe recados de ninguém, dizendo a seguir que de certeza Jesualdo Ferreira não estaria a falar para ele quando afirmou que existia gente a falar a mais no SCP.
O movimento "dar rumo ao SCP" informou ontem (dia 10) ao final da tarde, depois de ter circulado essa informação logo desde manha que já tinha conseguido angariar o dinheiro necessário para realizar a AG. Na véspera (dia 9) de noite, tinha anunciado que estaria prestes a chegar aos 10 mil euros. O sócio BdC disse dia 8 que se até 5º feira (dia 10) não aparecesse o dinheiro ele "e um grupo de sócios" avançavam com o dinheiro.
O SCP prepara-se para avançar com um congresso (estatutariamente terá que ser este ano)
Depois do jogo contra o olhanense fora, jogamos contra o Beira-mar e Guimarães em casa.
Saudações Leoninas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Que o jantar caia muito bem a todos

Hoje os Leões de Portugal vão entregar as bolsas de estudo, como o fazem todos os anos. Este ano existe uma enorme particularidade, GL, BdC, Dias Ferreira e Pedro Baltazar vão estar presentes, penso que o Doutor também irá estar.
Será interessante ver como todos se comportam, GL que está a prazo e os restantes, afiam as facas para o ataque ao poder.
Aguardo alguma comunicação da MAG sobre a marcação da AG extraordinária.
Saudações Leoninas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Já leva 11

Numa época miserável do clube, onde o caudal ofensivo é condigno com uma equipa de bairro que chega à 1º divisão pelo 1º vez, o mal amado, o flop... fez mais 1 hoje. Não tem as 5/6 oportunidades por jogo que os PL dos rivais têm, mesmo assim continua com registos bastante razoáveis.
Saudações Leoninas

Sporting 1 vs 0 Paços (Ricky)

Ao que consta a primeira parte foi miserável, à semelhança do que tem acontecido.

Notas:
- Jesualdo fez as substituições atempadamente.
- Labyad e Zezinho mexeram com o jogo.
- O Sporting ganhou um jogo.

Actualidade Leonina


  • AGE e Bruno de Carvalho
Não foi com estranheza que vi Bruno de Carvalho (de quem não sou particular fã, como também não o sou de GL) chegar-se à frente com a verba para pagar a Assembleia Geral que visa destituir a actual direção. Acho que assim as coisas se fazem mais às claras (sempre pensei que BdC estaria por trás do movimento) e BdC sobe uns pontinhos na minha consideração ao pagar a Assembleia, mesmo correndo o risco (que existe sempre) de não vencer as futuras eleições.
  • Izmailov/Miguel Lopes
Considero este negócio algo verdadeiramente vergonhoso e lesa Sporting. Um acto de gestão absolutamente inqualificável. Acho até que só por isto (esquecendo todas as outras mil razões) GL não merece ser presidente do nosso clube. Esta é também das primeiras vezes na vida em que estou de acordo com as palavras de Eduardo Barroso que diz que se Izma começar a jogar com normalidade prova o profissional vergonhoso e asqueroso que é. E aqui nem se podem amputar culpas a alguém em particular pois foram vários os presidentes, treinadores e corpos clinicos a lidar com esta situação. Quanto a Miguel Lopes (de quem também não sou particular fã), que agora é do Sporting desde que nasceu, desejo-lhe a melhor sorte.

  • Jogo de hoje
Jogo a feijões que não conta para nada (infelizmente) a não ser para ser dar o passo (mesmo que pequeno) de colocar a equipa a jogar à bola. Algo que infelizmente ainda não vimos. Nunca fui particular fã de Jesualdo, apesar de lhe reconhecer qualidades, mas como é óbvio quero com todas as minhas forças que coloque a equipa a jogar futebol e vancer jogos o mais rápido possível. Que haja finalemente um fio de jogo, uma estrutura base na equipa, entre outras coisas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Jesualdo, negócio e AG

Jesualdo será o novo treinador do clube, já não arrisco a dizer que será o treinador até ao final de época, espero apenas que consiga inverter esta fase horrível da equipa principal do clube.
Sobre o negocio Izma e M. Lopes já tinha dito tudo num post anterior, sobre os rumores que ventura pode se juntar ao negócio apenas digo que tendo criticado Kadu... vindo o Ventura considero Kadu o melhor Gr do mundo!
Sobre AG aconteceu o que sempre disse que aconteceria, BdC vai se chegar à frente com o dinheiro necessário. Pelo menos a mim não me apanhou de surpresa.
Saudações Leoninas

Francky na rua....Jesualdo ao leme

E o circo continua....

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A opinião dos outros

Já que a minha é encarada como defensora da direcção, retiro algumas opiniões que venho defendendo à muito tempo e que por esta ou aquela razão são interpretadas de forma errada.
Afinal já não são precisos 60 mil euros, 30 mil chegam para realizar a mesma. Sobre isto em primeiro lugar deixo o nib do movimento:0038 0000 4024 4237 771 55
Sobre esta mesma recolha, remeto-me para a opinião de um comentador regular de um blog que acompanho e que não defende propriamente a diercção, "Por outro lado, o BdC não pode pedir 60.000 adiantados aos russos???? São trocos para eles… Se não houver guita para a Assembleia Geral é porque simplesmente não há candidatos com projectos para umas possiveis eleições. Parece-me claro como água!" escrito por "Jusko"
Assisti na sic noticias ao inicio da tarde um programa "bola ao centro" a mais a um programa sobre os problemas do nosso clube e tínhamos para alem do entrevistador, um sócio anónimo, que participa activamente na vida do clube, que estava frontalmente contra a direcção que disse o que muitas vezes é dito nos comentários deste blog e um sócio mais conhecido (por outro motivos) professor de gestão, que fez a analise às contas do clube (nada animadoras) após esta primeira analise (a entrevista foi curta) o entrevistador pergunta o seguinte aos convidados, mas e o que se segue? E continua, pelas informações que recolhi quem avalizou o pagamento dos 12M no final do ano foi a assinatura do Presidente. A resposta do professor foi simples, quem entrar no SCP terá que ter o apoio de alguém com garantias de dinheiro, a resposta do outro sócio foi um profundo silencio...
2 exemplos de coisas que venho dizendo à muito tempo, que não defendem a direcção mas relatam os factos apenas do passado, presente e futuro do clube.
Saudações Leoninas

Apostar ou estoirar a formação?

É algo que venho alertando de uns tempos para cá, não sou daqueles que avalio o desempenho da direcção unicamente pelos resultados obtidos, mas considero que ganhar é algo importante também para a formação.
Aquilo que eu tenho assistido nos últimos tempos é uma ignorância e uma insensibilidade gritante em relação à gestão dos jogadores. Não chegava a equipa principal estar má, conseguimos criar condições para que a equipa B e os juniores entrem em declínio. Esta semana, voltámos a tirar jogadores à equipa B (já nem falo do Eric e do Esgaio) para ficarem a olhar a equipa principal de jogar. Depois tirámos o Mané ao juniores para jogar na equipa B, resumidamente não ganhámos em nenhum escalão!
Se querem continuar com esta fantochada ao menos tenham o bom senso de marcar os jogos para dias diferentes para no mínimo fazerem o que já foi feito com Pedro Mendes que foi à madeira ver o jogo com o Nacional chegou a Lisboa de madrugada foi para Tondela chagando às 4 da manha, jogou às 11h e ganhámos o jogo.
Outra coisa que também devemos pensar sobre este tema é o que devemos fazer para defender os jogadores que são lançados na equipa principal. Para alem de entrar numa equipa completamente sobre brasas, que não os ajuda minimamente, o nosso treinador, ou o treinador dos treinadores deverá pensar que um jovem que entra numa equipa nova convem lhe dar alguma estabilidade, o Eric por exemplo já jogou a Lateral e a Central, o Esgaio já jogou a extremo (de um lado e de outro) no meio e a lateral. Ora isto parece-me que em nada beneficia a sua inclusão na equipa principal.
Termino com uma avaliação que devemos fazer no final da época, Sá Pinto a bem ou mal (veremos lá está) colocou no SCP pessoas na sua confiança, basta olhar para as equipas técnicas que chegaram ao SCP e as suas ligações ao antigo técnico do SCP. Não critico nem aplaudo esta remodelação, aquilo que posso dizer é que foi uma aposta de risco que o clube fez já que a nossa formação (e consequentemente quem lá trabalha)teriam qualidade.
Saudações Leoninas

domingo, 6 de janeiro de 2013

Futsal: Sporting 4 vs 2 benfica

A equipa de Futsal do Sporting explicou em campo porque é a melhor equipa portuguesa da actualidade e segue com 9 pontos de vantagem para o segundo classificado contando só com vitórias!
Não ganhar o campeonato com a equipa que se tem visto até agora será uma tragédia.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Muitas dificuldades

Resumir esta derrota às culpas de GL parece-me muito curto e estupido até, não acredito que conscientemente ninguém ache que com outro presidente teríamos ganho só por ser outro na frente do clube.
A culpa será sempre do GL pelos resultados desportivos obtidos, o SCP está a 1 ponto da linha de agua e falhará redondamente os objectivos traçados e será por isso que deverá sair, não pela derrota de hoje.
Apenas duas notas finais, alguns têm muita dificuldade em respeitar a opinião dos outros e eu digo que este é o meu Sporting! Porque Sporting só existe um, não existe o SCP quando ganha e o SCP quando perde! Tenho tanto orgulho em ser sócio dos 2 SCP!
Saudações Leoninas

Godinho #### pede a demissão

Francky é ridículo. Este pranjic é ridículo. Este nosso Sporting é ridículo.
Godinho fazes um favor a todos nós e a ti próprio se desapareceres depressa.

Questão de mentalidade

Para quem acompanha o blog desde o inicio não pode desmentir isto, gosto de futebol "defensivo" do estilo italiano. Campeonato que desde cedo gostei de acompanhar sem a emoção do Português mas com o interesse na táctica e na sua mentalidade.
Cada dia que passa mais gosto desse campeonato, os presidentes como são igualmente os donos dos clubes tomam as decisões que entendem sem pensarem em votações e apenas e só na melhor gestão do clube.
Seguindo o que vem na CS SCP vai trocar Izmailov pelo Miguel Lopes. Isto é um caso habitual e típico em Itália em Portugal é estranho. Para mim não me choca nada troca de jogadores entre clubes o que me pode chocar é troca de jogadores em que o nosso clube fique a perder.
Não vale a pena bater mais no Izmailov, já sabemos que ele é dos melhores do plantel e sabemos também que nos últimos 4 anos, 2/3 dos jogos ficou na bancada com problemas físicos. Se o jogador X com estas características com 30 anos viesse para o nosso clube receber cerca de 100 mil euros, suponho que a nossa reacção seria "reforma dourada" ou parecido. No SCP já ninguém acredita na recuperação de Izmailov mas por algum milagre do território todos acreditamos na sua recuperação no Norte... Curioso!
Agora o outro lado da transferência, Miguel Lopes não me agrada nem de perto nem de longe. Para alem do mais num clube onde tem Arias e Cedric que a bem ou mal, se queremos apostar na formação ir buscar um lateral para lhes "tapar" o lugar, não é muito inteligente, a menos que Miguel Lopes esteja a ser pensado para a Esquerda e assim sendo seria sempre suplente de Insua. Resumidamente tenho muita dificuldade em acreditar na valia de Miguel Lopes, ainda mais no clube como o nosso em que nada é perdoado!
Outra coisa "interessante" neste negócio é as % dos passes, Izmailov tem 30 anos, o SCP já o tentou vender para todo o lado e não conseguiu, mesmo numa altura perfeita que foi a sua ida ao Europeu, por isso acreditar que um jogador de 30 anos que se mudará agora para outro clube vai render ainda dinheiro ao SCP é... acreditar em milagres! No caso de Miguel Lopes ainda é pior, se a informação está correcta Miguel Lopes acaba contrato com o FCP no final desta época, ou seja neste momento já podemos negociar com ele, se realmente achamos que é uma mais valia para o clube, repito se realmente achamos isso, então prefiro que negociemos com ele e só com ele e que chegue no final de época a custo 0 e detínhamos assim 100% do passe de um jogador de 26 anos que é internacional português (via Jorge Mendes)
Não deixa de ser curioso também que todos os jogadores do SCP em final de contrato são cobiçados por outros clubes, mas os jogadores dos nossos rivais que terminam contrato ninguém os quer!
Saudações Leoninas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Paços e Capitães de Janeiro

Voltando ao futebol, ou ao que ainda resta dele, temos este Sábado jogo em casa com o Paços de Ferreira. Um jogo de vida ou de morte, como todos os outros. Ver o Sporting fazer enorme publicidade ao preço dos bilhetes (a partir de 6€) é no mínimo caricato. Pois o jogo devia ser de graça para todos os sócios, pois não merecem pagar para verem o que se tem visto. Era um dia à antiga (Dia de Clube) em que os sócios não pagavam.

Jesualdo começa aos poucos a parecer acabar com a bandalheira reinante. A peripécia dos 5 capitães não era menos que ridicula e a escolha dos novos capitães parece justa e óbvia. Primeiro Patricio, o maior símbolo do Sporting nos dias que correm, e dos poucos que tem feito sempre por merecer o respeito de todo e qualquer adepto. Depois Rinaudo que tem perfil de capitão e também é dos poucos que dá sempre em campo tudo o que tem. Por fim Schaars que apesar do seu pouco tempo de leão ao peito também tem respeitado o clube, é experiente e um bom profissional.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

2013, um ano de milagres

Comecemos pelos factos consumados. Carriço foi para o Reading por 750 mil euros mais uma % do passe. Ora durante o tempo e foi longo que Carriço este no SCP nunca lhe apontei falta de atitude e caracter enquanto vestia a camisola do clube, mas sempre lhe apontei muitas carências para ser titular do SCP. O melhor que fez durante a sua passagem pelo plantel principal foi a jogar a 6, como alternativa a Rinaudo que estava lesionado. Carriço sai nesta altura porque queria passar dos 350 mil euros que receberia para os 700 mil euros que uns certos mitos do meio campo passaram a receber.
O 1º milagre é este, Carriço passou de um central que não jogava em praticamente todas as equipas da 1º liga (isto foi dito por muitos que aqui nos frequentam) para um belissimo central que não devia sair.
Para mim e como sempre o disse, acho que temos melhor qualidade na formação, mas igualmente que quanto tivemos oportunidade para vender por mias nem devíamos ter pensado duas vezes.
Depois parece que vamos rapidamente ser confrontados com um 2º milagre. Izmailov irá para o FCP por troca de alguns jogadores. Sobre os jogadores falarei depois, admito que dos nomes falados o único que me agrada é o gordo do Walter, que sendo gordo ou magro, tem aquilo que me interessa num ponta de lança por onde passa faz golos. Mas vamos ao que interessa, Izmailov nos últimos 4 anos (desde a sua 1º lesão) esteve 2/3 dos jogos oficiais na bancada fora das opções do treinador por indisponibilidade física. Como todos sabemos Izmailov em forma joga em todo o lado em Portugal. Mas nós sportinguistas não acreditávamos que ele fosse regular no nosso clube, dizíamos até que não podíamos contar com ele para nada.
Por isso aqui é muito simples, se Izmailov começa a jogar já nem digo todos os jogos mais mais de 50% dos jogos possíveis, ou o departamento médico do FCP é de um gabarito do melhor que existe no mundo (relembro que o SCP teve 2 diferentes e não resolveram o problema) ou quem o topava à distancia era Costinha e Izmailov é apenas mais um profissional vergonhoso que passou pelo SCP.
No 1º dia do ano, tivemos o prenuncio do 3º e 4º milagre. O 3º é a marcação da AG sem o dinheiro necessário. Faz-me sinceramente muita confusão que o mecenas demore tanto tempo a aparecer, se tinha FUNDADAS duvidas quando à capacidade financeira para resolver os problemas financeiros do clube quando nem 60 mil euros se consegue arranjar...
O 4º Milagre será a destituição da direcção (o milagre não será a saída de GL isso será normal) e a consequente melhoria a todos os níveis no clube, social, desportivo e financeiro.
Resumidamente, o SCP mais uma vez prova que não acerta no tempo de vender, o carriço teve propostas para ser vendido por mais e não o foi, Izmailov idem. Mas o inicio deste ano, com tantos milagres faz-me acreditar num futuro melhor.
Saudações Leoninas

Vai uma aposta?

Que se Izmailov for de facto para o Porto, desaparecem num ápice as lesões, o treina não treina, o joga não joga?

Se isto se verificar o que fica provado? Que Izmailov é um profissional nojento? Que estava a ser aliciado por PdC há anos? Que houve uma terrível gestão desportiva da parte da Direção do Sporting (esta e as anteriores) ?