
Li com algum interesse, uma notícia do site maisfutebol.iol.pt, com o titulo “FCP foi dos três grandes quem movimentou mais dinheiro”.
Depois de ler o artigo, e mesmo sabendo que alguns valores que lá figuram estão errados, em alguns milhões, na sua essência reflecte o que aqui escrevo á muito, o SCP com muito menos que os rivais tem feito um trabalho que merecia muito mais respeito por parte dos seus adeptos e associados.
Ora vamos ponto por ponto:
Valor do Plantel – O nosso é o mais fraco dos 3 grandes mesmo assim ficamos em 2º lugar garantindo assim a presença na champions, ganhámos uma Taça de Portugal, uma Supertaça e fomos finalistas vencidos da Taça da Liga.
Isto tudo graças a Jesus Cristo, porque o treinador é péssimo, a direcção pior ainda, só se salvam os adeptos que são fantásticos no apoio incansável á equipa.
Vendas de Jogadores – Neste ponto, estamos novamente em ultimo, conseguimos segurar os nossos principais jogadores coisa que não acontecia pelo menos á 10 anos, mas nada se deve ao trabalho da direcção, o problema é da crise mundial que não permitiu o investimento dos tubarões europeus.
Compras de Jogadores – Ora aqui mais uma vez estamos em ultimo, existindo um aumento no investimento do plantel, mesmo sem ter tido a necessidade de vender, ficamos com ½ do que SLB investiu e cerca de 1/3 FCP gastou.
Custos Operacionais – Custos com salários de jogadores, novamente em ultimo, ou seja, somos a equipa com menos capacidade de aliciar os bons jogadores, porque os bons são bem pagos.
Proveitos Operacionais – Ora aqui a primeira surpresa, então a equipa mais fraca, que menos investe e que menos espectáculo dá aos seus adeptos é aquela que mais faz em bilheteira e lugares anuais. Pela lógica matemática se o clube do povo tem o dobro dos nossos adeptos, no mínimo teria o dobro das nossas receitas em bilheteira, afinal onde está a crise de militância?
Publicidade – Aqui a lógica é a mesma, se temos metade dos adeptos, ou seja temos metade da população alvo, uma diferença de 2,5 milhões quanto a mim é bastante aceitável.
Direitos TV – Mais um ponto que me deixou surpreso, somos o clube com mais receitas TV, aqui tenho que agradecer a Joaquim Oliveira, foi a sua costela Sportinguista a oferecer mais dinheiro pelos nossos jogos, do que pelos dos rivais.
Provas UEFA – Ficamos em 3º lugar da champions, ficamo-nos pelos ¼ da Uefa, não foi um brilharete mas atendendo ás circunstancias não foi mau.
No futebol actual, onde o dinheiro cada vez mais tem uma palavra a dizer, onde o “amor á camisola” já não existe, e os jogadores jogam onde são mais bem pagos, a pergunta que deixo no ar é a seguinte, como é possível com as diferenças existentes em orçamentos, investimentos em novos jogadores, nós conseguirmos vencer competições nacionais? Não existe mesmo mérito nenhum de quem trabalha diariamente com muito menos recursos que os rivais?
Bem sei que alguns vão dizer que dentro do campo são 11 vs 11 e um a mandar cá fora, mas no automobilismo se um carro tiver 200 cavalos e outro só 100…
Saudações Leoninas