domingo, 31 de maio de 2009
Ser Sporting
Relativamente á sondagem, que é o que se refere a noticia, temos que respeitar os resultados neste momento Cristóvão tem cerca de 60%.
Temos que referir tambem que em 36 horas tivemos 220 votos, sensivelmente o mesmo numero que tivemos em nos primeiros 5 dias de votação.
Agora a parte boa (para alguns), todas as sondagens referidas pela candidatura Ser Sporting, Paulo Cristóvao tem pelo menos 60%, ora se isso acontecer nas eleições eu faço uma pausa neste blogue durante um ano.
Lançamos tambem aqui um passatempo, enviem para o nosso mail fontesegurablog@hotmail.com, o resultado que voces pensam que irá acontecer dia 5 de junho, quem acertar terá direito a um bilhete para o jogo de apresentação ou para o jogo da 3º pré-eliminatória da Champions Legue.
Se existir votações iguais, vence o email que chegar primeiro.
Saudações Leoninas
sábado, 30 de maio de 2009
E esta hein?
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Brincadeira?
Promessas...
Um treinador espectacular? Uma mão cheia de super jogadores?
quinta-feira, 28 de maio de 2009
É sócio??

Já o tinha dito anteriormente Rui Santos tem ligações a alguns sectores do universo Sporting. Nessa altura muitos ficaram ofendidos, mas o tempo veio confirmar aquilo que tinha dito.
Este senhor passou 3 anos a criticar tudo o que o SCP fazia, um ataque sem classificação durante muito tempo, muitos dos temas que ele enunciava eram fornecidos pelo Movimento Leão de Verdade que como se sabe muitos dos seus elementos fazem parte da lista Ser Sporting.
Este jornalista, começou por questionar se eram os bancos ou os sócios que escolhiam o presidente do SCP uma clara falta de respeito ao clube e aos seus associados, e continua hoje com a sua crónica do Record "Golpe Palaciano", mais um ataque a Bettencourt e um elogio a Cristóvão.
A verdade vem sempre ao de cima e neste caso não foi preciso esperar muito tempo!
Saudações Leoninas
Ao ataque !
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Espectacular Michelle !
terça-feira, 26 de maio de 2009
Proposta Fonte Segura
Percebo que do lado de Paulo Cristóvão, um debate seja a ultima hipotese de conseguir mais alguns votos, tambem percebo que do lado de Bettencourt nao queira, para nao contribuir para mais um espectaculo parecido com FSF vs Dias da Cunha.
É isso que Bettencourt vem defendendo nas sessões de esclarecimento, que temos que defender o clube de dentro para fora, e que nao devemos dar trunfos aos nossos adversários, devemos nos UNIR.
Volto a dizer, acho que um debate seria extremamente positivo, por isso este blog propõe que se realize um debate no auditório do estádio ou noutro local do clube, unicamente para sócios e sem a presença da comunicação social, penso que desta forma os interesses de todos estão salvaguardados.
Entrevistas
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Modalidades
- O futsal do Sporting foi despachado ontem pelo Freixiero, algo que previa, depois de terem deixado fugir, na véspera, a vitória após estarem a ganhar por 4-1 a 5 minutos do fim. Enfim uma desgraça para uma equipa que apesar de ter um orçamento muito inferior ao do Benfica tinha mais que obrigação de eliminar o Freixieiro.
domingo, 24 de maio de 2009
Lista de JEB
sábado, 23 de maio de 2009
É para acreditar?

Tenho lido com muito interesse que umas das bandeiras da campanha de Paulo Cristóvão é a eliminação do fosso do nosso estádio, para segundo ele, aproximar os adeptos da emoção...
A ideia por si só é boa, ninguém pense o contrario, mas o problema e a candidatura Ser Sporting sabe-o bem, é que esta obra nunca se irá realizar.
E eu pergunto a quem apresentou com pompa e circunstancia esta proposta o seguinte:
1º Quanto irá custar esta obra?
2º Quanto tempo irá durar?
3º Onde iremos jogar durante esse tempo?
4º Todos os espectadores da bancada B vão continuar a ter uma visibilidade a 100% do terreno de jogo?
5º Ao baixar o nível do relvado em alguns metros, para onde irá o sistema de drenagem, caixa de areia etc etc etc?
6º Continuaremos a poder realizar concertos no nosso estádio?
Decidi fazer estas perguntas neste espaço, porque as fiz em blogs pró-Cristóvão e não obtive resposta, espero que o façam neste espaço.
Termino por dizer que um senhor que "apareceu" no SCP á 2 meses classifica como aberrante o futuro presidente do SCP.
Para quem disse que não iria entrar por ataques pessoais, está a cumprir a letra o que disse.
Saudações Leoninas
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Campanha Eleitoral (1)
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Campanha Eleitoral
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Cristovão… assim não!
Pereira Cristovão começa a tornar-se o bobo da corte das eleições leoninas. Sempre que fala é com o intuito de desmoralizar outras candidatura em vez de moralizar a sua própria candidatura. JEB virou agora objecto fulcral do seu desnorte.
Peço desculpa pela extensão do post mas começo a ficar realmente incomodado com tanta falta de respeito pelos sportinguistas.
- Cristovão “apelida, em declarações à agência Lusa, os dirigentes no poder de "um grupo de pavões anafados" ocupados com a vida empresarial e que "ao Sporting pouco tempo dedicam".”
- Cristovão: "Pretendo anunciar em sessão solene no auditório do Estádio José Alvalade, no dia 29 de maio, os jogadores com quem tenho acordos assinados", afirmou Paulo Pereira Cristóvão que, no entanto, escusou-se a revelar qualquer dos nomes em causa.
- Cristovão diz que o passivo do Sporting é de 340 milhões de Euros, ou seja, descobriu a pólvora e andamos a ser enganados por vários presidentes, há vários anos!
- Cristovão: “já esperava que em algum momento, aqueles que se arvoram de punhos de renda e pessoas de extrema educação, descessem por aí abaixo e enveredassem por esse tipo de caminho”….” estou a referir-me aos que não lhes interessava esta candidatura”.
Ora bem: Mas que raio de candidato é este????? Que faz acusações entrelinhas mas bem descaradas…. os anos de PJ não lhe serviram para nada? É isto que queremos para o nosso clube? Demagogia, falta de nível e acusações sem nexo?
Inspector da Polícia Judiciária ao tempo em que ocorreu o caso Joana, no qual é um dos arguidos acusado de tortura, Paulo Cristóvão considera que se trata de "um assunto da vida privada" que em nada vai afectar a sua candidatura.
Pois bem Cristovão…. resolve lá os teus problemas…. que
nós resolveremos os nossos!
SAUDAÇÕES LEONINAS,
Bettencourt - O meu presidente!
O video diz tudo, e vale a pena ver! Amor, paixão pelo clube, honestidade, frontalidade, seriedade, competência. Este não apareceu hoje nem há 10 anos... há muitos anos que acompanha o clube, no futebol e nas modalidades, em casa e fora. As recordações das caminhadas a partir do marquês são emblemáticas!
http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=4548
Viva o Sporting!
Saudações Leoninas!
terça-feira, 19 de maio de 2009
Eleições 5 de junho
Neste momento e depois da desistencia de Pedro Souto, vai ser uma corrida a 2, Bettencourt vs Cristóvão, o problema é que um vai de mota e outro a pé.
O presidente do SCP está encontrado, e para MIM, é uma derrota para Bettencourt ter menos de 75% dos votos dos sócios.
Depois e parece-me lógico que o que conta são os projectos as ideias que as candidaturas têm para o clube mas tambem me parece obvio que é preciso pessoas competentes para realizar esses projectos.
Sendo assim, os sócios do SCP têm que decidir se querem ter uma pessoa que nunca teve nenhum cargo desportivo em clube algum que é um ex-PJ á frente de uma SAD e responsavel directo pelo futebol ou querem ter uma pessoa que foi o responsavel directo da formação do plantel de um dos 2 campeonatos que conquistámos em 30 anos.
Tambem temos que decidir, se queremos o 2º ou 3º mais alto cargo de um banco em Portugal, ou um profissional ligado ao Banco de Portugal para ficar responsavel pelas nossas finanças.
Dias Ferreira, ao que consta terá sido agredido e ameaçado, ora Dias Ferreira passou 3 anos a defender a mesma coisa, está numa altura que nao sabe se avança ou nao, e estas agressões têm que sentido?
Bettencourt tem medo desta candidatura? Não me parece nada mesmo.
Cristóvão tem medo desta candidatura? Tambem nao me parece nada, os votos que possivelmente Dias Ferreira viria a conseguir não era desse "lado".
Então qual o motivo?
Saudações Leoninas
Esclarecedor
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Boas notícias
A poucas horas de apresentar a candidatura à presidência do Sporting, marcada para as 20 horas numa unidade hoteleira em Lisboa, José Eduardo Bettencourt confirmou - com Record adiantara sexta-feira - que a disponibilidade de Paulo Bento para continuar caso vença foi uma das condições que o fizeram avançar.
"A situação do Paulo Bento foi fundamental para eu decidir avançar", referiu, acrescentando: "Paulo Bento forever."
Bettencourt, de 48 anos, disse que vai "conseguir reunir um conjunto de pessoas completamente insuspeitas com vontade de entrar" no projecto que tem para o Sporting. "Isso é que o que me interessa neste momento - a minha linha. Assumo essa responsabilidade e sou eu que estou em causa, sou eu que vou dar a cara por tudo e as coisas vão ter de ser ao meu jeito e à minha maneira", salientou, confessando-se "um bocadinho nervoso".
O ex-administrador da SAD do Sporting não se alongou quanto às razões para avançar, mas resumiu na "paixão" e no "sentimento de responsabilidade", porque, frisou, sentiu "que tinha de dizer presente".
"Se calhar é algo de muito íntimo, a minha família sabe as razões e são os meus grandes apoiantes e isso é que me interessa", aduziu, explicando a demora na decisão de avançar com uma candidatura às eleições de 5 de Junho. "É preciso muita coragem para tomar esta decisão e quando envolve outras pessoas, nomeadamente uma família que sabe o que isto é e o que é voltar outra vez a ter uma vida complicada, numa situação difícil do clube e do país. Obviamente, toda a gente sabe que não é um mar de rosas que nos espera", notou.
Ora isto para mim são boas notícias! Além da eleição estar mais que ganha, Bettencourt vai defender as suas ideias e renovar a estrutura directiva com gente nova. Penso ser o cenário ideal. Não é um corte radical com o passado, mas não deixa de ser um corte. Um bom presidente que se fará rodear de gente nova, sem vícios, e que tem ideias concretas para ajudar o Sporting, já não me referindo ao seu “relacionamento” com a banca para resolver a questão do passivo. Penso que será o Presidente mais consensual dos últimos anos, e que tenho a esperança, unirá os adeptos em torno do clube e tornará o clube na potência desportiva de outrora.
Isto sim, é um Presidente!
Cabecilhas dos No Name protegidos por Vieira
Luís Filipe Vieira garantiu ao Ministério Público nem sequer reconhecer os No Name Boys, acusando a polícia e a segurança privada por mau controlo de armas e material incendiário nos estádios – mas a PSP, num relatório a que o CM teve acesso, arrasa o presidente do Benfica. Pode ler-se que Vieira reúne com a claque para lhes dar todo o apoio, deixando entrar as tochas nas bancadas da Luz; despede o chefe de segurança do clube por ajudar a PSP a identificar os criminosos – e almoça com o comandante da polícia para lhe pedir que "facilite" na presença policial junto dos No Name Boys. Muitos deles entretanto presos por droga, armas, roubos, incêndios e espancamentos a adeptos rivais.
in CM
domingo, 17 de maio de 2009
Futsal
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Remunerações e Demagogia…
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=A4C01AB2-6311-495A-8799-F5D9EB5FD5F1&channelid=00000214-0000-0000-0000-000000000214
Partindo do princípio e arredondando os números (para ajudar PPC) JEB irá receber cerca de 1 milhão de euros anuais. Não irei aqui discutir se 1 milhão é muito ou pouco, é com certeza muito para os dias que correm, mas não é relevante para o que quero transmitir.
PPC afirmou que o que JEB irá auferir é 4 vezes o que Pinto da Costa ganha na SAD do Porto, e que o dilema dos sócios estará entre pagar a um administrador ou construir um pavilhão.
http://www.rr.pt/bolabrancaDetalhe.aspx?AreaId=24&SubAreaId=73&ContentId=286850
Tal como já escrevi aqui, PPC está a ser demagógico! Se o escrevi porque PPC dizia que esperava nunca mais ir ver um jogo num pavilhão emprestado e depois no seu projecto diz que o objectivo é nos 4 anos de mandato fazer um pavilhão, está a ser demagógico ou então nos próximos anos não irá a nenhuma modalidade, ainda para mais quando temos a problemática dos terrenos perto do estádio.
Mas mais uma vez está a ser demagógico porque está a dizer que ele se JEB ganha muito ele não vai ganhar nada… e que JEB irá ganhar 4 vezes o que ganha Pinto da Costa… mas ou PPC está mais uma vez a ser demagógico ou está muito mal informado ou então alguém da sua confiança não sabe fazer contas…
Passo a explicar e segundo informação publica:
http://w3.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1037047
A SAD do Porto pagou aos seus 5 administradores (2007/2008) um total de 2,276 milhões de euros, sendo que 1,5 milhões é salários e os restantes 776 mil são prémios. Então, e se tivermos em consideração que Pinto da Costa recebe o dobro das restantes administradores.
4 administradores recebem 1 milhão (0,25 milhões cada), perfaz os 1,5 milhões.
Pinto da Costa recebe 0,5 milhões/ano, mais 0,375 mil euros de prémios (75% do ordenado anual), então PC recebe (num ano em que foi campeão) 0,875 milhões euros… então e JEB vai receber 4 vezes mais? Se não contarmos com prémios JEB teria de ganhar 2 milhões/ano…
Mas a maioria dos apoiantes de PPC condenava FSF por dar pouco tempo ao clube, agora quando aparece alguém que se quer dedicar 100% ao clube, também já existe problema porque vai ganhar… e eu pergunto PPC não vai ganhar nada, então vai receber apenas das suas empresas? Certo está no seu direito, mas e vai estar 4 anos sem dar nenhuma atenção às suas empresas e continua a receber? Talvez não… mas se não então não vai estar a 100% no clube… ou então ganhou o euromilhões ou a PJ pagava um ordenado realmente bom… Parece-me que PPC por estas declarações demonstrou que as coisas estavam a correr bem até ter aparecido JEB e que a partir de agora vale tudo… e já agora se acusar JEB de ter dito no congresso que não era candidato e que voltou atrás com a palavra, então que se lembre que também disse que não falava de outros candidatos nem sequer de outros potenciais candidatos, será que também voltou com a palavra atrás?
http://www.record.pt/noticia.aspx?id=3ae3cc9d-5ee5-4567-a801-45d1e9031fcd&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024
Até por outros post que já tinha escrito anteriormente, e já o tinha feito perceber, JEB é na minha opinião, até pelas ideias que defende para o clube, o melhor candidato que o Sporting podia ter!
Saudações Leoninas
Actualidade
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Bettencourt
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Apreensão
É com alguma apreensão que vejo uma potencial candidatura de Dias Ferreira. Em primeiro lugar porque não tenho a memória curta e me recordo dos muitos episódios passados com Dias Ferreira e o nosso Sporting. Depois, porque no meu entender, Dias Ferreira é daquelas personagens cameleónicas que hoje diz e amanhã desdiz, dando sempre a sensação de sede de poder… de se encostar onde parece poder tirar maiores dividendos, isto não questionando jamais o seu sportinguismo, que parece ser evidente para todos. Até acho graça ao “Dia Seguinte” onde defende sempre o clube com unhas e dentes, mas uma coisa é ser comentador, mandar umas bocas, outra é ser presidente de um clube com a grandeza do nosso.
E é exactamente aqui que entra o meu maior receio. O facto de ser comentador num programa de televisão confere-lhe um perigoso mediatismo que está ao alcance de poucos, para além do tempo de antena para fazer campanha eleitoral que nenhum dos outros candidatos tem.
Posto isto, se Dias Ferreira se candidata, receio que nenhum dos actuais candidatos lhe consigam fazer frente, tal como o próprio Dias Ferreira não teria hipóteses (no meu entender) caso concorra contra um Rogério Alves, Bettencourt ou Ribeiro Telles.
SL
Para acompanhar
Aqui deixo 2 sites para irmos acompanhando com atenção:
1- SER SPORTING: Site da candidatura de Paulo Pereira Cristovão
http://www.sersporting.org/wordpress/
2- SPORTING GLOBAL: Site da candidatura de Pedro Pinto Souto
http://sportingglobal.blogspot.com/
SL
terça-feira, 12 de maio de 2009
Eleições - Falta de Projecto e Demagogia
Não irei fazer nenhum comentário sobre as propostas, apenas os factos que me deixam preocupado…
Até ao momento temos dois candidatos assumidos, Pedro Souto e Paulo Cristóvão. No que respeita a Pedro Souto até agora não foi capaz (pelo menos que eu conheça) de explicar e de divulgar quais são as suas linhas programáticas. Mas o que me chateia mais, é vir dizer para os jornais que se ele for presidente para o ano somos campeões. Como é possível? Todos queremos ser campeões…. Mas alguém pode afirmar que para o ano somos campeões? Se comprarmos, Ronaldo, Messi, Ricardo Carvalho, etc… se calhar podemos dizer que somos campeões… ahh e uns árbitros também… Não gostei, para mim tem deixado muito a desejar, espero que evolua e que proponha algo sério.
Paulo Cristóvão, apresentou um projecto (a que não vou fazer qualquer consideração por enquanto) e só por aí já tem mérito. Mas depois, vieram as “asneiras”. Espera não ter que ir ver mais nenhum jogo das modalidades a casa emprestada. Claro! Eu também! Mas, e no ponto actual só conseguiremos construir algum perto do estádio depois de um acordo com a Câmara. Diz no seu programa (e bem!) que quer lançar a construção de um pavilhão até ao final do mandato, mas se assim for ainda terá de ir ver muitos jogos a casas emprestadas (ou vai deixar de ir?). São declarações deste género, eleitoralista e demagógicas que me preocupam, devemos ter os pés bem assentes na terra! Claro que qualquer candidato que diga que vai construir um pavilhão vai ter os sócios do seu lado. Foi, a única proposta no congresso a passar com 100%, claro que todos queremos que se construa um pavilhão, mas não vamos ser demagógicos! Por ultimo e o que para mim foi a gota de agua para escrever este “post”, então o consócio Paulo Cristóvão, anda a prometer jogadores???? Mas o que é isto? Voltámos ao tempo do Bigodes? Como é que se podem fazer campanhas a prometer jogadores de futebol? Nem consigo escrever muito mais sobre isto.. penso que qualquer sócio do Sporting não quer isto, não quer que a campanha seja isto…
Por último o pseudo-candidato que irá defender o projecto actual, muita confusão, muita luta de poleiros em praça pública, mas nada esclarecido até aqui.
Saudações Leoninas
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Reflexões
- Acho lamentáveis os ataques ao Leão Revisor que se limitou no último post a congratular o campeão nacional Porto. Ou acham que não foi campeão merecido? Por muito que gostássemos todos que tivesse sido o Sporting….
- O que se passou em Alvalade entre Pedro Proença e Ricardo Peres é inacreditável, e acho que o Sporting devia levar o caso até às últimas consequências. Então o árbitro, através do seu relatório, tem o poder de castigar que bem lhe apetece, e depois pode fazer o que fez em Alvalade, perante todos os adeptos presentes e sair incólume? MAS O QUE É ISTO??????????????
- Parece que Dias Ferreira vai mesmo candidatar-se. Mais um para a “molhada”, nós que há menos de um mês nos queixávamos que ninguém se chegava à frente…. Venham os candidatos, as ideias, os projectos para os podermos analisar e discutir.
domingo, 10 de maio de 2009
Parabens FCP
Saudações Leoninas
Adeus Benfica
Apesar de não ser o que gostaríamos que fosse… lá garantimos o 2º lugar. Mais 2 golinhos do Liedson para a colecção, e o Benfica a empatar com o Trofense… que maravilha!
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Afinal Voltou
Afinal quem não tinha palavra não era o Jameson...
Estou com um certo interesse em saber duas coisas:
-Como vais justificar a saída do melhor treinador em Portugal e do SLB dos últimos anos.
-Como vais justificar que um jogador que o SLB tem 25% do passe possa marcar golos pelo FCP na época 2009/2010.
Uma ultima nota, este blog apoia Paulo Cristóvão, tirem as vossas próprias conclusões disto.
Saudações Leoninas
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Cristóvão/SerSporting/Oposição
Desde já como é a 1º candidatura a apresentar candidato e projecto merece os meus elogios. A 2º candidatura de Pedro Souto, não a considero uma verdadeira candidatura já que não apresentou nada, apenas anunciou que era candidato por aquilo que consegui saber.
Vou fazer a minha analise, baseando-me no que vem no sit SerSporting, e na entrevista ao jornal A bola de Paulo Cristóvão.
Em relação aos sócios, concordo com a reaproximação dos clube com os sócios, e principalmente com a ideia de um único cartão, estou farto de ter dois cartões um de sócio e outro de gamebox, apesar de perceber que o cartão da gamebox serve para poder ser "emprestado" caso o titular não poder assistir ao jogo.
A partir daqui as minhas ideias e as que aqui são expressas já divergem em muito.
Em relação ao futebol, falam num orçamento de 20 milhões de euros, ou seja vai se reduzir o orçamento para o futebol.
Falam da criação de uma equipa vencedora tendo por base a formação, ora aqui só existe 2 caminhos, ou existe a ideia que não se vende os melhores e ao fim de 3/4/5 anos teremos sim uma equipa vencedora ou então jovens e sucesso em provas de regularidade, tenho sérias duvidas, para não falar de que me parece muito improvável que consigamos segurar os nossos melhores jogadores nesse periodo de tempo.
Depois uma coisa que me deixa com sérias duvidas, contratar jogadores de valor inquestionavel? Com que dinheiro? Como uma contratação pode ser 100% segura? Se contratarmos um Ronaldo ou um Messi acredito agora contratar com o dinheiro que temos é e será sempre um tiro com muita pouca luz.
Para finalizar e pelo que li, Paulo Cristóvão vai ser o homem forte para o futebol, ora posso perguntar a quem me souber responder, este senhor já desempenhou alguma função semelhante mesmo que em clubes de menor dimensao? Já negociou algum contrato com algum clube? O que conhece este senhor do futebol nacional e do futebol europeu? Saberá este senhor como funciona esta industria?
Sobre as modalidades, completamente de acordo sobre a construção de um pavilhao perto do estadio, por aquilo que li, ja existem 2 estudos/projectos realizados para a construção do pavilhao, a minha pergunta é muito simples, esses 2 estudos/projectos foram realizados em conjunto com a CML? É que se nao foram é impossivel realizar o pavilhao perto do estadio.
Querer que as equipas sejam competitivas é o objectivo de qualquer pessoa que seja presidente do clube, o dificil é dotar de condições para que assim se seja na realidade.
Em relação a esta matéria uma proposta que defendo á muito que os que tanto defendem as modalidade deviam de propor aos socios, passar a quotização para 50% para o futebol 50% para as modalidades, esta proposta para ser aprovada precisa de pelo menos 2/3 dos votos, tinha muito interesse em saber se chegaria aos 30/40%.
Mas este ponto é aquele que menos duvidas levanta, todos queremos um pavilhao nosso, e todos queremos mais e melhores modalidades.
Agora o ponto mais demagogico que existe neste sit/candidatura para mim:
Finanças, querem aumentar as receitas em 18% aumentado o nº de socios (20 mil socios), nº de gamebox vendidas, nº de praticantes e nº de vendas de merchandising, eu concordo com isto tudo, mas COMO fazemos isto? É com um estalar de dedos? É que posso estar muito enganado mas a equipa de futebol da maneira como este programa foi apresentado não vai ajudar na angariação de sócios.
Despesas, diminuir em 15%, se concordo em reduzir a massa salarial em todo o grupo Sporting, principalmente o nº de empresas que nada tem haver com o futebol.
Mas reduzir o orçamento para o futebol? Já temos menos de metade do actual e futuro campeao nacional e ainda queremos reduzir? Bom então se estas taçitas são analgésicos, eu gostava de ver o que ganhariamos em 3 anos com orçamentos dessa ordem, secalhar passariam a ser considerados titulos europeus.
Qualquer presidente terá que negociar algo com a banca, e aqui, digo o mesmo que disse em relação a Paulo Cristóvão para o futebol, quantas negociações do genero João Mineiro fez? Não estou a tirar o valor aos jovens mas até agora nos 2 sectores mais importantes da gestão do clube temos dois jovens com experiencia 0.
Se os sócios do SCP estão dispostos a arriscar, tudo bem, eu nao estou nem um pouco!
Em relação ao Comercial:
Esta candidatura tem como objectivo passar de 27 mil gamebox para 37 mil lugares anuais, ora têm que me explicar como fazemos isso, com uma equipa menos competitiva que a actual, porque estrelas sem dinheiro já será muito dificil com pessoas inexperientes ao leme parece mesmo impossivel.
Saudações Leoninas
Frase do dia
“Queremos o 2º Lugar”
David Luiz
Pois é David! Eu também quero o jackpot do Euromilhões desta semana!!!!
Ponto de situação
Sem Congresso ou assembleia geral à mistura, as eleições do Sporting conhecem até ao final da semana a chave de todas as decisões. Porque enquanto uns têm o fato e procuram quem o vista, outros nem sequer têm ainda fato para vestir. E há Rogério Alves, o modelo. O mesmo que, em 2005, partiu em desvantagem para António Marinho Pinto e João Correia e venceu na corrida a bastonário da Ordem. O que o advogado decidir deverá fazer lei no dia 5 de Junho.
No mesmo dia em que Pedro Pinto Souto e Paulo Pereira Cristóvão apresentam oficialmente as candidaturas, Rogério Alves viverá horas fundamentais para acabar com o tabu. Pressionado por membros dos actuais órgãos sociais e variados quadrantes do clube, o advogado terá reuniões (falou-se até num encontro com Souto, ainda não confirmado) que ajudarão no escrutínio final. O único entrave poderá ser a agitada vida profissional, mas a vontade de liderar o clube de sempre parece grande. E se, em 2006, houve uma ameaça, em 2009 poderá chegar a confirmação.
Se não avançar, admite-se uma convergência com Pedro Souto. Mas, agora, muitos dos corpos sociais apoiam-no, o bloco central namora-o e a oposição respeita-o. Rogério Alves depende de Rogério Alves para avançar com uma candidatura às eleições. E ganhar.
Global Pedro Souto é o favorito nesta fase. O projecto que apresenta hoje, contando com aliados importantes, assenta num "Sporting global" que, em traços gerais, tentará complementar o actual projecto financeiro, criar fundos de jogadores e desenvolver a marca Sporting.
Paulo Cristóvão, rosto da oposição a Franco, apresentará um projecto financeiro que aposta no aumento de sócios efectivos como pedra-base, ao mesmo tempo que explicará todas as formas de cumprir com a banca sem passar a Academia para a SAD.
Pendentes Menezes Rodrigues e Dias Ferreira tomarão posições mais tarde. O vice-presidente disse ao i que avança se Alves o fizer: "Tenho tudo preparado e apoios fortes. A solução de continuidade terá de surgir do conselho directivo e só daí. Tudo o resto é à parte." Dias Ferreira mantém-se só "disponível": "Tenho recebido muitos apoios anónimos e de figuras de peso mas aguardo posições."
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Sorte
O Barcelona está na final da Champions. Diga-se que é a final mais aguardada, mas o Barcelona hoje pouco fez para merecer estar presente na mesma. Um golo de Iniesta nos descontos, sem nada terem feito que o justificasse e uma arbitragem das boas, a fazer lembrar um Lucilio ou um Benquerença!
terça-feira, 5 de maio de 2009
Eleições - Nomes enquanto não se conhecem projectos
Ao contrário do que muitos esperavam, FSF não se recandidata deixando em aberto quem será o futuro presidente do Sporting.
Daquilo que se conhece hoje, irão existir 3 a 4 candidaturas. Pedro Pinto Souto, Paulo Cristovão, Rogério Alves e/ou Menezes Rodrigues. Irei falar apenas dos nomes que já são conhecidos, pois de projectos ainda muito se tem explicar aos sócios.
Começando pelo fim parece-me claramente que existe um divisão nos actuais órgãos sociais. Ambos defendem o mesmo projecto financeiro, mas com visões diferentes das pessoas. Pessoalmente, e se Rogério Alves ainda me faz ter alguma esperança que possa sair uma lista coerente e estruturada e “refrescada”, Menezes Rodrigues é uma pessoa que está no Sporting há tempo demais…ou com um cargo ou com outro…
Paulo Cristovão, sinceramente até me custa escrever, sobre os nomes conhecidos… Devemos andar a brincar com o Sporting. Paulo Cristovão – Presidente, Nuno Paiva - Vice-Presidente para as modalidades, João Mineiro – Vice-Presidente Financeiro, Isabel Trigo Mira – provedor do sócio, ainda não existe nome para o futebol, mas poderá ser que Paulo Cristovão assuma esse cargo.
Começando pelo candidato a presidente, pessoa que nunca esteve ligada ao Sporting, nem sequer na oposição, apareceu nos últimos meses. Não o conheço, o pouco já me apercerbi, não gostei. Já aqui escrevi que aquilo que ouvi no final da Assembleia -Geral deixou-me preocupado. Um projecto não se faz nem em 15 dias nem num mês. Pelas pessoas apresentadas, parece-me que foi isso que aconteceu. Se tomar conta do futebol, será também uma incógnita. Não sabemos se quer manter a estrutura actual ou mudar tudo, ficaremos a aguardar. Agora Nuno Paiva. Conheço Nuno Paiva à anos, e a pergunta que faço é Modalidades? Mas como é possível? Que é um fervoroso adepto do nosso clube não tenho duvidas. Mas nunca acompanhou nenhuma modalidade, nunca foi praticante de nenhuma. Talvez escape o futsal, mas nada mais. Então esta é a pessoa que vai defender uma bandeira da chamda oposição? A reabilitação das modalidades, que não as conhece, não as viveu por dentro… muito mau. João Mineiro, que protagonizou um momento de conflito na ultima assembleia. Este será o homem da reestruturação financeira, o braço direito do presidente para um aspecto que todos sabemos é importantíssimo nos tempos que correm. Que experiencia tem? Esteve envolvido nalguma grande empresa com funções semelhantes? Já teve que realizar alguma operação semelhante? A resposta a estas perguntas é sempre negativa. É quadro do Banco de Portugal. Eu também sou quadro de uma grande empresa de Portugal e considero que isso é muito pouco para ser dirigente com o pelouro Financeiro de um clube que, não tenho a mínima duvida, é muito mais difícil de gerir que uma tradicional empresa. Por último, Isabel Trigo e Mira, pessoa que sempre me mereceu a maior consideração, ficará como provedora do sócio. Considero que é a única pessoa no local certo. Considero mesmo que independentemente da lista vencedora poderia manter este cargo. É uma pessoa que sempre esteve perto dos sócios e dos núcleos, tem na minha opinião o perfil para desempenhar bem aquela função. Apesar disso não gostei da posição dela na ultima assembleia, porque me pareceu muito mais com um discurso encomendado do que outra coisa.
Pedro Pinto Souto, confesso que é a pessoa de quem tenho maior expectativa. Fervoroso adepto, nunca fez parte de nenhuma direcção, as ideias que já defendeu concordo com elas, parece-me (tal como aqui já aqui escrevi) que tem ideias semelhantes a Bettencourt. Gestor experiente em diversas multinacionais. Para o futebol tem aparecido o nome de Luís Duque. Para mim Luís Duque é uma faca de dois gumes, se por um lado fez um bom trabalho no futebol e na gestão da equipa profissional de futebol, foi, na minha opinião um desastre em termos financeiros… não podemos gastar o dinheiro que gastámos naquela altura, contudo parece-me uma pessoa muito credível, e enquadrado com os limites financeiros necessários poderá fazer um bom trabalho. Pedro Tavares, uma pessoa na área do marketing e imagem, passou pela coca-cola e pela interbrand é actualmente CEO da mybrand. Penso que é realmente uma área que tem sido deixada para trás nos últimos anos, é uma área onde muito é necessário fazer, não só para angariação de novos sócios como para valorização da marca Sporting. Ainda não apareceram mais nomes, nem para a área financeira nem para as modalidades. Disse que queria ter uma equipa pequena de 5 pessoas de forma a tratar de todos os assuntos.
Por enquanto só nomes… mesmo que se vislumbrem algumas coisas que poderão ser projectos, o que temos de momento é apenas nomes… Esperaremos pelos projectos!
Saudações Leoninas
E de repente… a loucura!
É bom ver como, num ápice, do nada… se faz muito! Do vazio de candidatos agora surgem como uvas!!!
Até ver temos Cristóvão e Pedro Souto, mas muito se tem falado de Rogério Alves e ainda ontem Dias Ferreira no programa “Dia Seguinte” mostrou vontade em se candidatar.
Claro que o tempo, projectos e propostas, poderão fazer-me mudar de ideias… mas pelo que tenho lido e ouvido Pedro Souto parece-me o candidato mais forte no momento. Porque não tem vícios, é um gestor de sucesso e tem nomes interessantes para a sua lista de pessoas que além de sportinguistas possuem um curriculum bastante invejável. Lembro-me que por exemplo para o marketing do Sporting (e bem precisamos) tem o ex-responsável pelo marketing da Coca-cola em Portugal. Mas ainda há que aguardar por conhecer o seu projecto em pormenor e as ideias que defende.
Rogério Alves seria o candidato da “continuidade” para dar seguimento ao projecto. Perderá para FSF em termos de gestão, mas ganharia em termos de imagem para o exterior e em cativar os sócios.
Portanto, para já, vaticino um “combate” intenso entre o candidato da continuidade e Pedro Souto, do qual espero que quem saia a ganhar seja o SPORTING.
Saudações Leoninas
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Obrigado FSF 2!!!
Fica também evidente que não lido de perto com FSF, como alguns anormais que por aqui comentam!
Posto isto, estamos a 1 mês e 1 dia das eleições e não existem candidatos, esta é a realidade.
Se até aqui não me sentia minimamente preocupado, hoje estou. Para alguns esta foi uma excelente noticia para outros uma péssima novidade, a verdade é que o candidato da oposição não terá o meu voto de certeza, Cristóvão, Isabel Trigo Mira ou Aguiar de Matos NUNCA vão ter os meus votos isso é certo.
Pedro Souto que agora vai apresentar a sua candidatura, tem uma coisa que detesto, e isso em principio fará que não vote nele, tem o "trunfo" Luís Duque, pessoa que considero muito importante na conquista do titulo após 18 anos, mas as consequências?
Acham que 30 milhões de prejuízo na SAD por ano foi culpa de quem?
Eu quero ser muito campeão, eu quero ter uma equipa competitiva, eu quero ter jogadores brilhantes que tragam adeptos mas não quero ter o meu clube a não honrar os seus compromissos e refém dos bancos.
Pedro Souto já disse que concorda com o modelo de FSF, o que para mim é positivo, mas se cair no erro de querer pessoas tipo Abrantes Mendes então o meu voto tambem não o terá.
Depois temos a direcção, FSF não se candidata, Telles e Bettencourt idem, quem será o homem escolhido ou será que haverá alguem?
Saudações Leoninas
Está visto
Está visto que as eleições do Sporting, marcadas para dia 5 de Junho, terão entre 2 a 3 candidatos. Na conferência de imprensa FSF pôs um ponto final na questão e garante que não se recandidata. Posto isto, Pedro Souto deve, talvez ainda hoje, chegar-se à frente com uma candidatura especulando-se que contará com Luís Duque nas suas listas. Haverá, obviamente, um candidato de dentro desta direcção cujo nome mais falado nos últimos dias é o de Rogério Alves.
É provável que surja também um candidato da tal “oposição” das Trigo Mira, Dias da Cunha, Abrantes Mendes e companhia, mas que no meu entender não entra sequer nas contas deste rosário e não conseguirá sequer 15% dos votos.
É bom que as candidaturas surjam depressa pois estamos a 1 mês das eleições e era bom para todos nós que elas viessem, com programas e projectos que possamos discutir e analisar para que possamos depois votar em consciência.
domingo, 3 de maio de 2009
Ponto final
O campeonato acabou ontem. Já nem o Sporting chegará ao 1º lugar nem o o Benfica ao 2º. A exibição do Sporting foi pobre ontem em Coimbra. Do Dream-Team nem vou falar…
sábado, 2 de maio de 2009
Força Sporting!!!!!!
Queremos uma vitória mais logo em Coimbra!!!!!!!!!!!!