sábado, 30 de março de 2013

Importância de ganhar

Todos os jogos devem ser encarados da mesma maneira, mas vencer frente ao Braga e ficando a faltar 6 jornadas para o final do campeonato deixaria-nos a 3 pontos do 5º lugar (o ultimo que dá acesso à liga Europa) este encontro tem ainda uma importancia superior.
A arbitragem de hoje frente ao Benfica B foi quase um gozo para nós, até nisto BdC vai perceber que umas palavras engraçadas não vão chegar para acabar com esta "brincadeira".
A semana que agora terminou, entre muitas outras coisas deu-nos a conhecer a composição da SAD. Até agora sabemos o presidente e 2 administradores... quando a composição TOTAL for conhecida escreverei sobre ela.
Saudações Leoninas

Sporting B 1 vs 3 benfica B

terça-feira, 26 de março de 2013

Jogos Importantes

Teremos este fim de semana jogos bastantes interessantes para acompanhar.
Juniores, sexta e domingo para a next generation, Equipa B sabado contra o SLB e 2º feira frente o Braga com a equipa principal.
3 jogos com abordagens necessariamente diferentes.
Ganhar a Next Generation para a nossa "marca" é bastante importante, e podendo utilizar todos os elementos disponíveis, seria praticamente certo que ganhássemos. Não acredito por exemplo que se fossemos buscar Dier e Bruma, juntando a estes 2 sub-20 permitidos pelo regulamento, seriamos de longe a equipa mais forte.
Mas esses já pertencem à equipa A, e com um jogo (mais um) que se torna fundamental para as nossas esperanças de chegar à liga Europa não me parece que vão dar uma ajuda para conquistar a competição.
A equipa B tem o Derby contra o SLB e sendo o jogo menos importante dos 3... será sempre um derby que temos que vencer.
Bom fim de semana que se aproxima!
Saudações Leoninas

Oficial, resultados finais: Bruno de Carvalho vence com 53.69%

Votaram 16 mil sócios.

Bruno de Carvalho vence com 53.69%.

Couceiro 45.29%

domingo, 24 de março de 2013

Dia 1

Nao poderia começar este post sem primeiro falar do meu candidato. Sempre o considerei superior, era minha convicção que seria a melhor opção mas a democracia e isto mesmo e todos devemos saber respeitar os resultados.
Bdc venceu, desejo-lhe sinceramente as maiores felicidades, não sou egoísta para colocar-me acima do meu clube e desejar derrotas para sair por cima disto.
Acabou o tempo das frases bonitas, dos slogans, a partir de hoje todos os seus actos vão ser avaliados pelos sportinguistas e a partir de hoje terá que mostrar realmente serviço. Desejo que Bdc cumpra o seu mandato, por si só representaria estabilidade e só assim conseguimos construir algo de bom. Tenho serias duvidas que o consiga, são muitos e difíceis os obstáculos que ele vai encontrar juntando a estes os que ele vai criar a si mesmo.
Não acredito (minha opinião apenas) que Jesualdo aceite trabalhar com Inácio e muito menos Freitas lobo, porque para este nível Virgílio nem entra. Compreendo que ele traga pessoas da sua confiança para vários lugares de vários sectores do clube, isso obviamente resultara em saídas... Saídas de pessoas importantes, que podem começar a fazer as pessoas pensar.
financeiramente terá que agora colocar em pratica as suas soluções que dizia ter, se as coisas lhe correrem bem ai, dará um grande impulso a sua governação, se lhe correrem mal esta condenado.
Pessoalmente, a minha militância será igual, não vou alterar nada a minha forma de viver o clube, sou socio do SCP e compro gamebox para ver o SCP, não sou socio de um presidente ou compro gamebox para ver o presidente. Por outro lado, os "clientes" habituais deste blog, certamente que vão ter que procurar outro lado para descarregarem todas as suas frustrações, nao acredito que o meu amigo Titular tenha a mesma paciência para vos aturar.
Sugeria ao novo presidente que lançasse o mais rápido possível uma nova campanha de angariação de sócios. Temos que capitalizar esta euforia criada em seu redor. Por outro lado, prevenir-lhe que os primeiros a baterem-lhe palmas vão ser os primeiros a pedirem a sua saída.
Termino dizendo que quem como eu não gosta da pessoa Bdc, terá que respeitar, apoiar e até defender o presidente do nosso clube. O SCP nao ganha nada em andarmos a fazer oposição.
Saudações Leoninas

Nova vida - Parabéns!

Antes de outras considerações, é de uma incompetência atroz demorar-se 6 horas para contar 1500 votos... o Sporting precisa de mudar também nestas "pequenas" coisas. Rapidamente o voto electrónico espalhado pelo País e Mundo! Saiu ontem também o pior PMAG de sempre…

Elucidativo o abraço entre Bruno e Couceiro (também aqui uma mudança para bem do Sporting! assim como as declarações de Couceiro), e Bruno partilhar a vitória com os seus apoiantes! Infelizmente reconheci caras que estarão prontas para serem os primeiros a dar a facada… e isso tem de acabar para bem do Sporting! Que o Bruno se prepara para esses ataques e que rapidamente os resolva nos interesses do Sporting!

Mais do que as divergências, importa hoje e daqui para a frente referir e salientar o que nos une, e o amor pelo Sporting que deverá ser mais forte do que tudo o resto.

Não gosto de Virgílio e Inácio à frente do nosso futebol, mas só posso desejar todo o sucesso e que me mostrem que estava errado.

Como sabem não votei Bruno, mas a partir de hoje é o meu presidente e só espero o maior dos sucessos! Que saiba unir o Sporting, que saiba colocar o Sporting no topo!

Viva o Sporting!

Bruno de Carvalho é o novo Presidente do Sporting Clube de Portugal

Uma noite que acabou tarde e sem desacatos revelou o próximo presidente do clube. Que haja a a mudança que todos os que votaram nele queriam e que o Sporting saia finalmente da lama.
A tarefa mais díficil e importante será unir TODOS, sem exceção, os Sportinguistas em torno do clube.
Parabéns também a Couceiro que soube perder e foi um senhor na hora da derrota.
Viva o Sporting!

sábado, 23 de março de 2013

Parabens ao novo Presidente

E boa sorte
Saudações Leoninas
PS- Depois de 5.20H e sem resultados, apenas tenho que dizer é uma vergonha! O próximo presidente já tem mais um problema para resolver. PS1- Que BdC tenha toda a sorte do mundo, que a sua sorte seja a nossa e não desejo a azar do SCP só para ter razão.

O meus desejos

- Que corra tudo com normalidade e sem quaisquer tipo de irregularidades

- Que compareçam muitos, mas muitos sócios em Alvalade.

- Que não haja qualquer tipo de violência

- Que o futuro presidente (SEJA ELE QUAL FOR) nos consiga tirar da profunda merda em que nos mergulharam nus últimos anos.

Saudações Leoninas

Viva o Sporting

sexta-feira, 22 de março de 2013

Os meus 8 votos



Para o conselho directivo vão para José Couceiro!

E vão para a Lista C porque:

 - Apresenta o projecto mais coerente, consistente e com um grupo de pessoas que me parece mais competente em comparação com a Lista B.

- Porque Couceiro sempre foi frontal e falou verdade sem demagogias.
- Se é mau e foi muito mau as ultimas direcções (com mais ou menos pendor) politizarem o nosso clube, Godinho fê-lo com o PS, Bruno de Carvalho quer fazê-lo com o PSD…
- Porque Couceiro não irá manter nenhum elemento da actual direcção do Clube ou SAD
- Porque será realizada uma auditoria de gestão e caso existam provas concretas serão levantados processos de gestão danosa. E não dizer que se levanta apenas porque fica bem, só o podendo fazer se houver factos para isso.

Futebol
- Porque José Couceiro, Pedro Barbosa e Diogo Matos são incomparavelmente melhores do que Bruno Carvalho, Inácio e Virgílio (o famoso 3 elemento desta lista está ligado a organização logística da SAD). O comentador desportivo (4 elemento!) falado talvez seja interessante mas é para a Sporting TV…
- Porque Aurélio Pereira, não me parece que continue no Sporting com a entrada de Bento Valente. Depois desta entrevista (retirada do site por processo intentado pelo Sporting) mas ainda referida em diversos sites. http://visaodemercado.blogspot.pt/2010/10/bento-valente-abre-o-livro-sobre-os.html

- Modalidades
 - Falar de Vicente Moura causa arrepios… alguém o viu em algum pavilhão/pista  onde o Sporting jogasse??? BDC dizer que se vai avançar com o Volei ou Ciclismo (copiou o Severino!) quando a realidade é de manter o mais competitivas possíveis as actuais modalidades do clube e fazer o Pavilhão João Rocha é irreal. Porque não oficializar o Hoquei e o Basquet? Ou o Sr. Gilberto Borges vai votar também no Couceiro?!

-Finanças

- os projectos aqui são muito semelhantes. Para necessidades de tesouraria prementes tratar com a Banca (os Demónios!!). Realizar a reestruturação financeira, e aqui a minha surpresa quando há uns meses em AG defendia que a fusão da SPM com a SAD seria o fim do clube (por o passivo da SPM passar para o Clube),agora, e sem a fusão estar feita, diz que é para avançar e com o passivo desta completo, quando Couceiro equaciona não passar todo o passivo. Então porque é que BDC não faz uma AG para voltar atras com esta medida?? Esperem lá, ele agora defende-a…
Palavras de BDC:
"Esta proposta de fusão da SPM com a SAD é uma infâmia e uma ficção, em que não entra qualquer dinheiro no clube. Trata-se da passagem do único bem valioso para outras mãos: a propriedade do direito de superfície do terreno do estádio. Estas pessoas querem acabar com o Sporting e o poder dos seus sócios, transformando um clube centenário num mendigo."



- Maioria da SAD – qualquer intenção terá que passar por AG, por isso é uma não questão, mas dizer que só a perde para sermos Campeões Europeus é de uma demagogia tremenda…

A diferença é claramente feita pela aposta na gestão desportiva e pela competência nessa área. Para mim não existe qualquer duvida que Couceiro é bem melhor que Bruno de Carvalho.

-O dia depois das eleições

Indepedentemente de quem ganhar continuarei a apoiar o Sporting, não o presidente ou determinado jogador, mas sempre e só o Sporting! Porque sou do Sporting Clube de Portugal até morrer!

Saudações Leoninas

A votos

Falta 1 dia para as eleições. Importantíssimas. Apelo a que todos os que possam votem! O Sporting precisa de nós agora mais que nunca. 
Lá estarei e votarei (desta vez) em Bruno de Carvalho. Não sou faccioso ou fundamentalista. Seja BdC ou Couceiro a vencer, a partir de Domingo será o MEU presidente e contará com o meu total apoio. Espero que todos façam o mesmo e acabemos de vez com a ridícula divisão que tem existido.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Debate #2, às 22 na RTPi

Esterco

Godinho Lopes consegue fazer merda....até ao último dia de mandato.
Gostava de ver alguém processar o menino por gestão danosa!

terça-feira, 19 de março de 2013

Debate

Debate fraco em termos de "sumo" mas com a elevação que se pretende entre os dois principais candidatos. Sem acusações reles ou baixar o nível. Chegou por vezes a dar a sensação que se calhar o melhor era BdC e JC estarem numa lista única e trabalharem ambos em prol do clube.
Severino foi (e será) o Bobo da corte. Não consigo sequer comentar a sua prestação.

Debate #1: Hoje às 22:30 na SIC Notícias

Enquanto os jornais continuam a brincar às sondagens, temos hoje o primeiro de dois frente a frente. Espero e desejo que sejam sérios, sem ataques pessoais e que expliquem as suas ideias e projectos com a maior clareza possível para que possamos todos ficar mais esclarecidos sobre as ideias de cada um e definirmos o nosso sentido de voto.

quarta-feira, 13 de março de 2013

O perigo das sondagens

Há uns largos dias foram publicadas 2 sondagens nas capas dos pasquins desportivos. Curioso o facto de um deles dar vitória larga a Bruno de Carvalho e o outro dar uma vitória a Couceiro, provando que as sondagens, num clube desportivo, ainda para mais quando as pessoas não valem todas o mesmo numero de votos, têm valor praticamente igual a zero.
Quando digo que valem zero, falo em termos de credibilidade do resultado apresentado pois podem ter outro tipo de funções. Mas são para mim efeitos perversos, pois tanto podem criar uma "onda de entusiasmo" em torno de um candidato como induzir as pessoas em erro levando-as a crer que A ou B irá ganhar.
Peço a todos que façamos aqui no Blog uma discussão saudável, num espaço onde quase nunca censuramos comentários, discutamos as ideias e projectos e que possamos esclarecer-nos uns aos outros e ajudar os mais indecisos.

Questão

No seguimento do post do Leão Revisor, e ao analisar mais detalhadamente as listas dos candidatos nos aspectos de numero de sócio versus idade, deparei-me com a seguinte situação:

Lista B - "Sporting no coração, confiança no futuro", lista encabeçada por Bruno de Carvalho

Candidato a Vice-Presidente - Artur Torres Pereira

O 1º vice-presidente da lista de Bruno de Carvalho, quer seja no site oficial da candidatura, quer seja nas listas oficiais, não tem numero de sócio nem consta dos cadernos eleitoriais.

A questão é a seguinte: este senhor, com os seus 62 anos, é sócio do Sporting à menos de um ano???ou nem sequer é sócio??

Pela leitura dos estatutos do clube não é liquido que os membros do CD tenham que ser sócios mas que seria uma situação caricata seria...

Alguém consegue explicar?

Secção III – Conselho Directivo
Artigo 54°
(Composição do Conselho Directivo)

1 – O Conselho Directivo será composto por um número impar de membros não inferior a cinco nem superior a onze, sendo um o Presidente, que terá voto de qualidade, outro ou outros, em número não superior a cinco, Vice-Presidentes, e os restantes Vogais.
2 – Pode haver membros suplentes em número não inferior a dois e não superior a quatro.
3 – A composição do Conselho Directivo obedecerá às seguintes regras:
a) um terço dos seus membros terão de ser sócios efectivos com mais de vinte anos de inscrição ininterrupta no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL;
b) um terço dos seus membros terão de ser sócios efectivos com mais de quinze anos de inscrição ininterrupta no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
4 – Se a divisão do número de membros do Conselho Directivo por três não produzir número inteiro, valerá o número inteiro imediatamente inferior.
5 – Ressalvados os casos de cessação do mandato da totalidade dos titulares do respectivo órgão social nos termos dos presentes estatutos, as vagas que se verificarem são preenchidas por passagem de suplentes, se os houver, a efectivos, segundo a ordem por que se encontraram indicados na lista em que os membros houverem sido eleitos.
6 – O Conselho Directivo poderá designar, de entre os seus membros, uma Comissão Executiva, composta por três ou cinco membros e que poderão ser remunerados enquanto estiverem no exercício de funções, à qual serão delegados poderes determinados para a gestão corrente do Clube.
7 – O Conselho Directivo proporá à Comissão de Remunerações que estabeleça o montante devido aos elementos que compõem a comissão executiva, como contrapartida do desempenho das respectivas funções.

Eleições 2013

Começo por dizer que esta campanha está bem abaixo das espectativas que depositava nelas. Pouco ou nada se tem discutido de interessante e de relevante para o futuro do clube e para mim isso é estranho com 2 candidatos fortes na comunicação.
E digo 2 porque Carlos Severino só entra nesta campanha para tirar tempo aos restantes 2 candidatos nos debates, alias debates esses que tardam em chegar (alias já foram adiados o de dia 15 passou para dia 19 na SIC) com um candidato a preferir dar entrevistas do que participar em debates.
Depois dizer que eu tenho a minha opinião e digo-a sem qualquer problema assim como as restantes pessoas que participam neste e noutros blogs o fazem, mas não tenho a menor duvida que a blogosfera não representa nem pouco mais ou menos a realidade dos sócios do SCP. Tenho sérias duvidas que em toda a blogosfera se reúna 500 votos mas dando de barato que existem 1000 votos nos blogs e sabendo (através dos cadernos eleitorais) que estão cerca de 160000 votos à procura de dono, “nós” representamos 0.625% da totalidade dos votos. Por isso, e até por isso, e aqui penitencio-me também, as discussões sobre o clube devem ser em prol do clube e não contra ninguém.
É mais que obvio que estas eleições vão ser uma corrida a dois, mais ou menos disputadas, Couceiro ou BdC, um deles vai ser presidente do SCP dia 23 de Março.
Eu que vou votar em Couceiro faz-me muita confusão que a grande maioria dos que vão votar em BdC o façam pelo voto de protesto ou por acharem que Couceiro seja da continuidade, aliás a minha opinião é que qualquer um que fosse contra BdC seria sempre apelidado de continuidade.
Depois deparamo-nos com uma interpretação completamente diferente das palavras que saem da boca de cada candidato. Alias chegamos ao ponto do candidato BdC dizer que o programa do Couceiro está feito porque ele soube ler o seu de 2011 e temos apoiantes de BdC a dizer que o programa de Couceiro podia ser de GL. Em suma 90% do discurso de ambos é muito parecido com 10% que vão decidir e definir o vencedor final.
No futebol, todos apostam na formação com contratações cirúrgicas, agora por obrigação, há 2 anos todos falavam de investimento. GL falhou do “cheque e da vassoura” e contratou 19 jogadores na 1º época, BdC falava nos “fundo 50M” e falava na entrada de 10 jogadores. Felizmente agora todos querem apostar na formação, continuando na aposta da equipa B.
Financeiramente os 2 principais candidatos são obrigados a ir bater à porta do BES e assinar a reestruturação financeira (afinal o BES não deve ser assim tão mau como o pintavam), e a grande diferença está na entrada de investidores, com perda ou manutenção da maioria do capital, com aumentos de capital. Situação que vai separar mais os candidatos.
Da minha parte, o que me interessa saber é como Couceiro pretende defender os interesses do clube (ecletismo e valores do clube) e a gestão do futebol com a perda da maioria da SAD. Manter a maioria não é sinónimo de mandar na SAD, a nossa independência está intimamente relacionada com a nossa capacidade de viver sem a “ajuda” de outros. Neste momento temos 90% da SAD e é voz corrente que quem manda em nós é o BES… porque são eles que financiam o clube. Por isso a minha dúvida está nas contrapartidas dos investidores que pretendem entrar no capital da nossa SAD e são essas que ESPERO ver esclarecidas até ao dia 23.
Sobre o ecletismo, o mandato de GL já houve uma crescimento no número de modalidades, parece-me difícil o SCP conseguir apostar em mais modalidades “profissionais” neste momento e todas as outras só podem aparecer em moldes parecidos com os do Hóquei, Basquetebol ou Rugby. A questão da construção do Pavilhão junto do estádio está sempre dependente de conseguirmos financiamento através do naming. Um pavilhão longe do estádio temos o de Odivelas que é uma belíssima opção.
Tentando ser o menos agressivo possível (reportando apenas a factos), custa-me a entender numa altura crucial das eleições, BdC tenha decidido fazer a sua “rabula” da viagem ao estrangeiro em plena campanha à procura de investidores. Se existe candidato que não tem razão de o fazer é precisamente BdC que teve 2 anos para preparar a sua candidatura, faze-la neste momento ou é show-off ou é fuga a alguma coisa.
Dei-me ao trabalho de ver as listas, ver os programas e ouvir/ler entrevistas dos candidatos, as pessoas preferem discutir o nome de família se trabalhou com este ou com aquele. A mim sinceramente faz-me muito mais confusão olhar para pessoas que se dizem sportinguistas desde sempre e com 65/70 anos serem sócios há pouco mais de 5, faz-me confusão que pessoas agora para estarem nas listas tivessem que pagar mais de 7/8/9 anos de quotas em atraso e serem obrigados a terem o vergonhoso XXXX-1 no numero de sócio ou que se tenham feito sócias quando foram convidadas em 2011 para integrarem uma lista. Isto é uma questão de princípio e é valido para todos que se encontram nesta situação, ser sócio do clube e manter esse vínculo é algo que deve estar acima de qualquer coisa, não estamos a falar de pessoas que passam propriamente por dificuldades, são pessoas com a sua vida estabilizada e isso coloca-me os cabelos em pé.
Obviamente isto não é suficiente para dizermos que as pessoas são competentes ou não, mas temos que ser coerentes com as nossas opiniões e quando acusamos pessoas de falta de sportinguismo devemos levar uma serie de coisas em linha de conta.
Apenas me resta desejar as maiores felicidades ao próximo presidente do clube, que tenha a maior sorte do mundo a liderar o clube. A sua sorte e a sua felicidade será certamente a minha.
Saudações Leoninas

terça-feira, 12 de março de 2013

Uma desgraça completa

Ponto prévio para afirmar que o meu voto continua ainda por decidir, se bem que se as eleições fossem hoje o mais provável seria votar Bruno de Carvalho. Continuo a achar que as eleições vão novamente ser disputadas ao milímetro. Considero também que a parte desportiva será um pouco posta de lado e que nos debates a questão financeira será o que definirá o vencedor.
Acho no entanto que o que se tem ouvido de ambos os candidatos tem sido bastante vago e vazio de ideias concretas, não passando de processos de intenções. Poderão estar a guardar-se para os frente-a-frente. Entre banca e investidores, acho que ambos serão necessários para tirar o Sporting da crise em que se encontra. Apenas um dos dois não será suficiente.
Eu votei Godinho Lopes. No entanto tenho o discernimento de admitir que votei no pior presidente de que tenho memória e por isso faço um "mea culpa" e não pretendo voltar a cometer o mesmo erro.
Concordo com algo que disse recentemente BdC quando se referia ao facto de exigir que os salários estivessem em dia no dia do acto eleitoral. Não é admissível que se corra o risco dos jogadores poderem rescindir livre e unilateralmente os seus contratos. A renovação de contratos dos miúdos com mais valor da academia já devia estar feita há muito e poderão inclusivé já estar a ser assediados por outros impossibilitando a futura direcção de resolver a questão quando tomar posse. Há que ter muito cuidado com este tipo de situações pois o Sporting deveria estar acima de todo e qualquer interesse pessoal.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Entrevista do couceiro ao I

Sobre a perda da maioria da SAD e se a sua posição o pode fazer perder votos Couceiro diz :
“Pode acontecer, mas não tenho medo, porque estou a falar verdade. Não ganho nada em dizer agora uma coisa e depois fazer outra quando for eleito. Isso eu não faço e vou dizer sempre o que penso e acho que é o melhor para o Sporting. Perder a maioria é uma questão complexa porque pode fazer-se um acordo parassocial e, dessa forma, defender o Sporting e a gestão desportiva. E não é só com a golden share. De facto, as acções de classe A funcionam como uma golden share mas não para tudo aquilo que pretendo. Podia haver uma dispersão de capital e haver mais do que um accionista. Há muitos exemplos em que não se tem a maioria, mas que se controla a sociedade.”
Se existe resposta que demonstra que não está aqui para enganar ninguém é esta. Quem votar no Couceiro sabe perfeitamente ao que vai, não dará um tiro no escuro, acreditando em 6º feiras de nevoeiro.
Os debates vão ser fundamentais para esmiuçar a questão de como ele pretende defender o SCP e a gestão desportiva, isso foi o que faltou nesta resposta.
Nesta entrevista, Couceiro fala que temos 43M de receitas e cerca de 60M de despesa, que temos de resolver o problema de tesouraria através de acordos com a banca e resolver o nosso problema estrutural reduzindo para metade as despesas (cerca de 30M) isto obviamente se as receitas não subirem.
E aqui a resposta volta a não ser demagógica, quando questionado sobre baixar o vencimento dos jogadores ele responde que sim, pode ser uma possibilidade. A minha opinião é simples neste caso, eu acho que é algo que os jogadores dificilmente vão aceitar, aliás eu se fosse jogador não aceitava. A única forma de ver isto com algumas pernas para andar, é chegar ao pé de um jogador que recebe 3M (por hipótese) até ao final do seu contrato e pagar esses mesmos 3M com mais um ano de contrato, reduzindo assim o valor a pagar por cada ano de contrato, parece-me uma solução difícil. Outra forma obviamente e Couceiro refere isso, é no caso de os jogadores não aceitarem, negociar o jogador e comprar outro potencialmente melhor mas mais barato.
De qualquer das formas, a redução dos custos com o pessoal é das questões mais difíceis de resolver no clube sem obviamente diminuir a qualidade do plantel sénior, mais até que a renegociação com a banca ou a entrada de investidores. Contratos assinados de livre vontade pelas duas partes, são direitos adquiridos, e é um tema em que nem Couceiro nem BdC têm responsabilidades e será o maior problema que vão encontrar.
Porque a ideia fundamental é esta, se me saísse o jackpot do euromilhoes 1 mês seguido e eu pagasse toda a divida do clube, no dia a seguir ou me vinham pedir mais dinheiro ou não tínhamos dinheiro para viver. A balança tem que se equilibrar, alias é essa a exigência da reestruturação financeira.
Diz na entrevista quando é questionado se houve a possibilidade de fazerem parte de outra lista “O nosso objectivo desde o início foi criar condições para que o Sporting se pudesse unir e pudesse arranjar uma alternativa que o viabilizasse. Mais que a presidência, queríamos arranjar soluções. Entretanto, o movimento começou a alargar e em determinado momento a ideia era que tínhamos de avançar. Eu acabei por ceder a todas essas pressões para podermos avançar. Mas nunca nos pusemos na posição de termos de ser nós a encabeçar uma lista. Porque a nossa intenção não é dividir, é unir.”
Se o único interesse de couceiro fosse arranjar um emprego, teria aceite integrar uma lista que venceria sem discussão alguma.
Faz a defesa da sua honra fundamentado algumas passagens pelos clubes e selecções que representou, sinceramente compreendo esta necessidade mas para mim é uma parte da entrevista desinteressante.
Em resumo Couceiro nesta entrevista apenas definiu as suas linhas orientadoras, repito, frente a frente com bdc com um a apertar com o outro é que vamos ter oportunidade de realmente vê-los a aprofundar as suas ideias porque até agora está a ser tudo pela rama.
Saudações Leoninas

sábado, 9 de março de 2013

Entrevista de BdC na Bolatv

Duas notas breves:
Uns gostam de escrever nestas alturas, eu prefiro o respeito e o silencio. Desde ontem, decidi que só voltaria a escrever hoje após o encontro. Por cada leão que cair outro se levantará!
Sobre o jogo de hoje, se o objectivo era colocar os sportinguistas com os cabelos em pé ou fazê-los perder alguns anos de vida então conseguiram. A quantidade de erros básicos foi incrível, mas acabámos por não vencer este jogo porque a sorte também não quer nada com o nosso clube.
Relativamente à entrevista:
Todos sabem que não gosto de BdC, mas preocupo-me em ler o seu programa de uma ponta a outra, preocupo-me em ouvir uma entrevista dele enquanto candidato e vou obviamente estar atento aos 2 debates.
É notório que BdC é um bom orador, capaz de vender areia no deserto, sente-se como peixe na água quando tem que atacar as anteriores direções (mesmo tendo votado nelas) mas é consideravelmente mais fraco quando foge das suas zonas de conforto.
Na bolatv BdC mentiu 2 vezes descaradamente, quando diz que a lista de Couceiro foi feita em 48horas (o que é completamente falso, alias quem acompanha este blog sabe disso) e que os votos das anteriores eleições foram destruídos antes do prazo
Não só isto é mentira, como os votos estiveram disponíveis durante todo o prazo, descrito nos estatutos, em sacos selados, com vigilância de um segurança (com os custos a serem suportados pelo SCP) sem que ninguém tivesse proposto à MAG algum tipo de re-contagem ou algo relativo a esses mesmos votos.
Depois gosta de fazer-se de vítima quando diz que existem muitas calúnias sobre ele nunca fundamentadas, ora aquilo que eu ouvi, foi insinuações sobre a construção do estádio, sobre destruição de documentos, mantenho sempre o que disse, este tipo de coisas não são para se dizer na tv, é para ir direto à PJ e depois sim, dizer o que se quiser na tv.
Utiliza uma demagogia bacoca na questão da renovação dos contratos com os jovens, e apresenta pelo seguinte motivo, primeiro os jogadores a que se refere, terminam contrato daqui a 16 meses, têm no seu contrato clausulas que possibilitam ao SCP prolongar o contrato por mais uma época, ou seja de 16 passa para 28 meses (Junho de 2015). Depois a equipa B do clube custa 3 milhões de euros/ano ao clube, ou seja estes “miúdos” não são já propriamente baratos, renovar com eles não é fácil por um lado e acarreta um risco sempre elevado por outro. Poderia aqui escrever vários exemplos de renovações de jogadores da formação que nunca deram em nada. Percebo que fique bem apoiar agora a formação, percebo queira fazer passar a mensagem que com o seu canto de sereia os jogadores ficariam rendidos e assinariam por valores abaixo das suas pretensões mas a realidade infelizmente, para o SCP, é bem longe dessa.
Fiquei com dúvidas sobre 3 assuntos, a questão dos investidores, não quero saber o nome deles, nem de onde vêm. Poupe-nos à rabula da viagem para anunciar os investidores, aquilo que eu como sócio quero saber é que % vendemos da SAD (o máximo podemos vender 40% já que quer manter a maioria) porque que valores e como foi dito, o único interesse desses investidores é recuperar o investimento através dos lucros da SAD, já que não vão opinar em nada, porque como foi o sound-byte da entrevista, “eu mando, sou eu que mando, quem manda sou eu”.
Depois sobre a reestruturação financeira discutida com os credores (os diabos BES/BCP), diz que as propostas apresentadas foram do agrado deles, e eu tenho que perguntar, será que o podemos saber quais são essas propostas ou só o “diabo” Ricciardi pode saber?
No futebol, as minhas dúvidas são as de todos, uns podem acreditar mais que outros, mas ninguém pode, dizer com certeza que este candidato não vai errar desportivamente. Isto é valido para ele e para todos.
Por fim digo que houve 3 temas que meteu completamente os pés pelas mãos, alias a parte final da entrevista correu-lhe francamente mal. O primeiro assunto foi a questão da preparação física, eu já tinha aqui falado sobre isso, os jornalistas colocaram as mesmíssimas questões que eu tinha feito e as respostas foram completamente distantes da realidade, é um tema que em que ele não ganha nada com isso e seria inteligente da parte dele reconhecer que é uma estupidez pegada.
O 2 assunto em que ficou mal na fotografia foi a questão do Conselho Diretivo de Couceiro, 5 elementos são poucos para levar o clube do sucesso diz ele, quando o jornalista o questionou que era esse o mesmo número da sua lista ao mesmo órgão há 2 anos… a resposta não foi de acordo ao rótulo de bom orador que gostam de ostentar.
Fecho este capitulo com a questão das acções da SAD e da comparação que deu das acções que tem em algumas empresas do PSI 20 e que as tem para dar lucro e não para opinar sobre a gestão dessas empresas. Ora o candidato BdC está a falar para crianças ou pensa que está a falar para quem? O BdC não opina na gestão dessas empresas porque tem 0,0000000000000000001% do capital, se tivesse 10% já tinha algo a dizer como é lógico! E mais “curioso” fico quando um accionista compra 40% da nossa SAD não querendo ter qualquer voto na matéria.
É um bom falante é sim senhor, mesmo que tenha falado em pipocas, leões sem jaula e efeitos luminosos num final de entrevista cómico, tudo o que ele disse para muitos faz parecer a ultima coca-cola no deserto. Entrevista que me deixa antever que os debates vão mesmo desequilibrar estas eleições.
Saudações Leoninas

Académica 1 vs 1 Sporting (Ricky)

quarta-feira, 6 de março de 2013

Campanha

Enquanto os debates não chegam, dia 15 (SIC) e dia 19 (TVI) teremos os primeiros 2. Os sportinguistas lá vão pegando no pouco que têm para debater o futuro próximo presidente.
O tema de maior controvérsia agora é o resultado de algumas sondagens, aqui estou à vontade porque não ligo nenhuma a isso. Acho de uma dificuldade extrema saber a fidelidade dessas sondagens, num clube onde um sócio não corresponde a 1 voto, quando a recolha de inquéritos é feita a 30 metros de uma sede de campanha, onde se pode votar as vezes que se quiser, onde até os não sócios podem votar. Por isso tanto para um resultado como para outro dou muitíssima pouca importância a tais resultados.
Hoje o jornal Record escreve na sua capa o seguinte "bruno de carvalho confia no apoio da banca", da minha parte parece-me um passo em frente deste candidato, penso que isto não o transformará num candidato da banca ou da continuidade, o mesmo titulo contudo para outro candidato teve outras interpretações.
Tem parecido um crime José Couceiro, usar o seu nome Peyroteo em alguns slogans ou panfletos de campanha. A única coisa que acho estranho é que Couceiro já utilizou esse nome em outras alturas e presumo que ai não pensava em ser candidato à presidente do nosso clube.
Saudações Leoninas

Uma incrível pobreza franciscana

Numas eleições com o grau de importância destas, onde estão as ideias, os debates, os projectos, as alternativas, as soluções?

Ou vamos escolher o candidato em quem votar com base no penteado, quem veste melhor ou outra coisa qualquer?

domingo, 3 de março de 2013

O que ficou por dizer

Num post anterior enumerei algumas coisas que o orelhas se deve ter esquecido de mencionar quando disse que iria estar atento aos negócios do SCP.
Não disse antes, mas digo-o agora que o Futre foi para o SLB com dinheiro públicos, pagos através da RTP. O estádio da luz sofreu obras de requalificação pagas pelo estado no mundial sub-20 e o nosso estádio ficou a ver.
E nem quero entrar pelo conflito de interesses que é a Sagres patrocinar o SLB e a competição profissional de futebol, como é uma entidade privada faz o que bem entender. Agora os restantes exemplos que dei, são tudo casos de dinheiros públicos.
Já que o orelhas dos pneus, meteu-se nos nossos negócios também eu me meto nos deles. A benficatv comprou por 2.6M ano os direitos da premier league (uma facada forte na sporttv) tinha recusado ha algum tempo 111M por 5 épocas (22,2M por época) da oliverdesportos. Fazendo uma conta rápida, o SLB para obter mais lucro do que automaticamente teria, terá que realizar no mínimo 25M por época com a benficatv (22,2 + 2,6) e excluo aqui todos os custos inerentes à manutenção de um canal televisivo num panorama onde as receitas de publicidade estão a cair a pique em todos os meios de comunicação. Fazendo fé que o valor a pagar para ter a benficatv andará entre os 7 e os 10 euros, o numero de assinantes teria que ser muito significativo e como a sporttv (detentora de todo o monopólio de todos os campeonatos) "apenas" consegue 450mil assinantes e a baixar o numero com a crise e as "ofertas" da net, tenho sérias duvidas da rentabilidade financeira deste negocio. Mas entendo perfeitamente a tentativa de destruição da oliverdesportos para tentar serem eles a ter essa posição dominante.
Outra coisa ainda em relação à benficatv, para o ano as imagens tv têm obrigatoriamente de deixar de servir de penalização, já que estaremos em clara desvantagem, porque como é lógico a benficatv só irá passar o que lhes interessa.
Faltam pouco menos de 3 semanas para as eleições, que seja um debate sério, é apenas o que desejo.
Saudações Leoninas

sábado, 2 de março de 2013

Verde esperança

Um empate nunca, num clube como o SCP, será um bom resultado.
Hoje o SCP acabou o encontro com o FCP com menos um jogador e 3 juniores e aguenta-mo-nos bem.
Tenho que destacar Fabrice, continuo a dizer, não é o que certamente dará mais nas vistas mas para mim é o melhor que sairá da nossa formação. Dier, Bruma e Ilori muito bons, que o SCP ao menos tenha a capacidade de os aguentar, juntamente com mais alguns do plantel e outros que vão chegar ficamos com uma equipa para o futuro com garantias no presente de não envergonharem a nossa história como estes envergonharam.
Mérito hoje para Jesualdo que teve o mérito de montar a equipa da forma possível para parar o FCP.
Arbitragem inqualificável
Saudações Leoninas

Sporting 0 vs 0 porto

O meu destaque vai para os putos Dier (para mim será um caso muito sério) e Ilori. Impecáveis.

Porto B 1 vs 0 Sporting B

Juniores: Sporting 3 vs 2 Benfica

sexta-feira, 1 de março de 2013

Queres igualdade?

Eu tambem queria um centro de estagio pago pelo estado como foi o teu e o do FCP!
Queres igualdade? Eu também queria quando a EPUL te pagou à cabeça e com valores acima do valor de mercado e nós estivemos que ficar à espera 8 anos até que o tribunal nos desse razão.
Eu também queria que o processo de licenciamento do teu novo estádio durasse o mesmo que o meu, que ainda hoje estaria por construir!
Queres igualdade? Eu também queria um pavilhão pago pelo estado como o FCP.
Queres igualdade? Eu também queria quando pagas-te dividas ao estado com acções do teu clube que nem cotadas em bolsa estavam!
Queres igualdade? Eu também queria não precisar pagar dividas fiscais para participar nas competições nacionais, como o teu clube conseguiu participar dando uma documentação falsa!
Quem és tu para querer igualdade orelhas? Quem és tu?
Saudações Leoninas

Amanha parece que temos clássico

Uma nota breve, a justiça desportiva em portugal é uma brincadeira de crianças, se duvidas houvesse ainda, em pouco mais de uma semana tivemos o FCP que não é eliminado da taça da liga, é o boavista que pode voltar à 1º divisão, é o Guimarães que ve o seu estádio interdito, é o Paços de Ferreira que leva uma multa d 2700 euros por comportamento incorrecto dos seus adeptos quando invadiram o campo para fugir aos adeptos do braga que se safaram apenas com multa, é o SCP que é multado em 5 mil euros no andebol, porque utilizou jogadores a mais numa partida dos 1/8 final da taça e o nosso adversário que utilizou os mesmos jogadores multado com 750 euros, isto porque o delegado ao jogo não informou as equipas como aconteceu nas restantes partidas dessa eliminatória.
Não se aproveita nadinha, uma autentica republica das bananas.
Amanha temos clássico. Um clássico necessariamente diferente para nós. Recebemos o FCP em casa ainda a uma distancia considerável do final do campeonato e já nem matematicamente podemos ser campeões, lutamos isso sim pela classificação menos humilhante possível. Vai ser talvez o clássico mais tranquilo que vou ver, e acredito na vitória, alias acho por muito estranho que possa parecer que este tipo de jogos favorecem os nossos miúdos.
Saudações Leoninas