segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O presente e o futuro

Confesso que me sinto cansado da estúpida guerrilha BDC/passado. Cansado porque não faz sentido. O Sporting somos todos e fomo nós (os pró e os anti BDC) que estivemos ontem em Alvalade a puxar pena equipa, unidos, empurrando os bravos dentro de campo para mais uma vitória!
Não votei BdC na primeira eleição, mas votei na segunda. Se me arrependo? sim. De não ter votado logo na primeira. 

Marco Silva tem para mim feito um belíssimo trabalho com o material humano à disposição. Tem o problema dos centrais mas não tem muito por onde escolher. Deposito uma réstia de esperança em Rabia ou Tobias Figueiredo para jogar ao lado de Paulo Oliveira (para mim uma enorme surpresa). A equipa joga como não via há largos anos, com ideias, fio de jogo. Se podemos ser campeões? Não sei, mas se conseguirem manter a bitola exibicional dos últimos tempos é tudo possível. Nani (um jogador fenomenal que tem provado não ter vindo passar férias) era a peça que faltava.

Quanto à formação também vejo um problema. Não atribuo a culpa a BdC (terá parte da culpa) e espero que esteja a dar um passo atrás para dar dois à frente. A equipa de juniores do Sporting é a roçar o miserável (tenho visto vários jogos) e não se vê um único talento daqueles que nos deixe com água na boca. Vou continuar a acreditar que algo está a ser feito e que tudo melhorará.

14 comentários:

Leão sem Palas disse...

TI

Vamos mas é sacar de volta o staff que deixamos sair e verás que voltaremos a ter grandes equipas. Com o tempo será assim.

Ou então fazemos como diz o LR. Que se lixem os treinadores e os olheiros. Vamos mas é dar contratos e encher os bolsos dos putos de guito (que não temos) como faziam outros e depois lá vêm os prejuízos de 45 M€.

SL

Sportinguista não cota disse...

Este blog tem um problema, depois de a maior parte das vezes ver o LR a escrever quando vejo os posts do Titular indiscutível penso que deu uma epifania ao LR...

Bom post :-)

Sportinguista não cota disse...

Concordo com quase tudo o que escreve excepto sobre a miserabilidade da equipa de juniores.

A equipa É FRACA, mas daí a dizer-se que dali não sai nada vai uma resta de pegões.

Nessa equipa vejo qualidade que pode ser explorada em 3 ou 4 jogadores. Ex: Eloí, Ivanildo, Semedo e o DD (pequinino) que nunca sei o nome de cor, o Gonçalo Araújo.


dannyel disse...

Aconselho vivamente o TI a participar mais neste blog que há muito acompanho... pois se nao o fizer muitos incluindo eu acabarão por eliminar este blog nos seus favoritos.
Tornam-se cansativas as opinioes de LR.. Obrigado e Saudaçoes Leoninas.

Marad0na disse...

para ti e para mim o Sporting está acima de tudo, espero que escrevas mais aqui no blog prefiro ler as coisas que escreves do que ter de ler sempre as mesmas bujardas aziadas do teu amigo que não foi capaz de meter o Sporting acima dos seus interesses pessoais.

makebafonica disse...

Discordo: José Correia é um talento puro e, se for bem trabalhado, pode vir a ser um grande jogador. Não é mudando de jogadores todas as semanas que eles adquirem rotinas e a equipa volta a jogar bem e a ganhar.

Endho disse...

Uma visão lúcida e incisiva sobre a realidade leonina. Bruno de Carvalho tem tido um trabalho importante em muitas áreas, facto que permitiu que o Sporting voltasse a ser competitivo. Mas o seu percurso não é isento de erro. A formação é um problema, mas, ao contrário da generalidade dos sportinguistas, não vejo nisso uma tragédia. A alta competição não é uma constante e os altos e baixos são realidade incontornável. Mais ainda, aceitando como fundamental uma equipa sénior estável e competitiva, não vejo como possam entrar mais do que um ou dois jogadores por ano. Estamos a falar duma taxa de aproveitamento de menos de 10%. Sobre a política de gestão dos "grandes talentos" acredito que embarcar num cenário de casino prejudica o clube.

Parabéns pelo post

Diogo Marques disse...

eu tambem acho a equipa de juniores fraca, mas o maior objectivo das camadas jovens não é ganhar títulos, aliás, não sei se o quaresma ou o ronaldo ganharam algum campeonato de juniores, mas sim preparar os jogadores para 2 ou 3 por ano(no mínimo) serem inseridos na equipa principal mais cedo ou mais tarde

Schmeichel disse...

Pois eu estou preocupado. Não tanto com a ausência de títulos, mas principalmente com o decréscimo de talentos nas equipas de júniores e de juvenis. Significa que durante 4 anos a quantidade de jogadores a transitar para a B e dos quais podemos integrar na A será reduzida.

Com o divórcio com os fundos e com os cortes salariais que tivemos de fazer, mais premente se torna ter uma boa formação para ir renovando a equipa com qualidade e sem custos acima da nossa realidade actual.

Pedro disse...

É óbvio que algo de errado se passa na Academia.
Gostava era de entender o quê? Vejo BDC ser fortemente criticado e esta (faltando outros argumentos mais apeteciveis) tem sido a bandeira carregada pela oposição aka revisor e mais uns quantos. Desconheço a realidade actual bem como o que está a ser feito para corrigir ou agravar a situação. No entanto deixo algumas questões tendo expectativa que algum estudioso do problema como o caro revisor me responda:

1 - a partir de que momento se pode atribuir mérito ou demérito a uma direcção sobre a formação? Relacionada com esta pergunta surgem outras como;
2 - o despedimento colectivo de DEZENAS de colaboradores com a formação leonina no mandato de GL terá influencia no que se passa? Será mais importante garantir um jogador com contrato milionário ou manter a melhor rede de prospecção?
3 - o facto do amigo pedrosa e padrinho dominguez terem sido treinadores de iniciados e juniores foi um passo em frente? Quem saiu para estes dois entrarem está em que clube?
4 - qual a diferença entre slavchev, gauld e rabia para viola, arias, rubio e carrillo? Para além de ganharem infinitamente menos e dos ultimos apenas carrillo pertencer aos quadros do clube?
5 - gauld ganha mais do que o iuri medeiros. O viola ganha quanto mais que o gauld?
6 - quem são os jogadores que sairam para o benfica e quais as condições oferecidas? Manter esses jogadores estragaria o grupo?
7 - o gelson, iuri, chaby, mane, william podence, etc... São burros em ter renovado?! Parece que a proposta feita pelo Sporting é uma bela merda por isso só podem ser burros. É isso que está a dizer? Inteligentes são os dois piriquitos que foram para o porto e o matheus.
8 - na sua opinião de expert em camadas jovens o porto deverá pagar 1 milhão de euros mais 500 mil epoca para renovar com o andré? Não parece disposto a isso.. Sabe porque está o andré a pedir esses valores? Porque sabe que há dois piriquitos mais novos que ganham perto disso. Ganharam um sambu mas parece que vão perder o melhor pobta de lança que passou por lá.
9 - o que deverá ser feito de diferente, quantos anos demorará a ter efeito e qual o orçamento necessário?

Pedro - sporting sempre

leao revisor disse...

Não queria fazer qualquer comentário neste post, mas depois de ler uma barbaridade destas tenho que comentar.

Sambu e moretto ganham 25 mil euros ano!!!!!

Carlsberg disse...

Mas recebes a folha de vencimento deles, para dizeres isso??

Ou falas regularmente com os pais deles!!

Sabes lá tu quanto mais pagou o FCP aos paizinhos e agente (Catió Balde) para eles irem para lá!!

E responderes concretamente ás perguntas do Pedro, visto serem perguntas bastante concretas e que podem ajudar a perceber o que se passa na formação?

Isso é que era de valor Revisor!!

SL

leao revisor disse...

Carlsberg

Pagou 25 mil euros a cada um pelo acto de assinar dos quais metade foram para o Catió!

As perguntas não foram dirigidas a mim, eu não escrevi o Post, e com a barbaridade que foi escrito demonstra bem o quão "bem" informado a pessoa está sobre a formação!

Pedro disse...

Foram para ti ou "qualquer outro estudioso da formação internacional".

Se não quiseres não respondas. O blog é teu.