quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Balanço da primeira 1/2 da época

Futebol
Chegamos a Dezembro e já levamos 10 pontos de atraso do 1º classificado e estamos em 5 lugar. Havia enorme espectativa nesta época já que esta direcção tinha entrado em funções com uma época a decorrer e nada podia fazer para mudar o descalabro que já havia na altura, na época seguinte as espectativas eram mínimas pela época anterior e basicamente tudo o viesse era aceitável e bem vindo e conseguimos um brilhante 2º lugar e sendo esta a 1º época “a sério” desta direcção a espectativa geral dos sportinguistas aumentou.
Tivemos em paralelo um presidente a afirmar que eramos candidatos ao titulo, tivemos um director para o futebol a ir mais longe ainda a dizer que partíamos na “pole position” e fomos contratando uma série de atletas para “reforçar” a equipa.
Contratações essas que hoje sabemos que foram um grande e rotundo fracasso. O centro da defesa é um buraco completo (e foram contratados Sarr, Rabia e Paulo Oliveira) perante esta evidencia em Janeiro é dado como adquirido que teremos que ir ao mercado para contratar… mais um central!
Hoje também podemos saber que felizmente temos um Tanaka que devido ao seu valor “duvidoso” nem sequer foi convocado para a sua selecção, porque se fosse convocado teríamos dos 3 pontas de lança do plantel (e já dou de barato que Montero é ponta de lança), 2 deles iriam estar durante mais de 1 mês nas suas respectivas selecções. Ou seja o homem da “pole Position” fez um planeamento extraordinário desta época desportiva.
E mais uma vez, é praticamente adquirido que o SCP também pretende adquirir mais um ponta de lança, devido à ausência de Slimani e porque finalmente se percebeu que Montero não é um jogador de área.
Por fim e passando por cima dos casos Geraldes, Shikabala, slavchev, Gauld, Sacko, Gazela, Heldon, etc etc etc, para mim o comunicado sobre a “dignidade” dos jogadores em Guimarães, foi o ponto mais prejudicial deste ½ ano desportivo. Porquê? Porque numa ansia de defender a sua imagem, arrasou a dos jogadores na praça publica e para quem tem o mínimo de bom senso sabe que nesse dia as relações azedaram e muito entre jogadores e equipa dirigente.
Por fim devo dizer que é preciso ter muita lata, para vir agora timidamente invocar a diferença de orçamento para os resultados obtidos! Ouvi durante muito tempo que a “estrutura” competente não usaria desculpas…
Formação
Repito com todas as letras aquilo que venho dizendo desde que esta direcção tomou posse, está a destruir por completo das poucas coisas que nos orgulhávamos no nosso clube. A sua ultima entrevista na nossa televisão foi tão patética que deu pena.
Falou em resultados para justificar que as coisas não estão tão más como “alguns” dizem. Pois bem, em quase 2 anos, conseguiu que ao fim da 1º fase NENHUMA equipa tivesse vencido o seu principal rival (falta o 6 jogo dos juniores no seixal…) 1º vez na história da academia, conseguiu PERDER todos os jogos dos 3 escalões na academia frente ao SLB, novamente pela 1º vez na história da academia.
Diz ele que para justificar a saída de um treinador com provas dadas na função que exercia, dentro e fora do clube atenção, que a equipa era fraca por culpa de outros (anterior direcção) e que pelos maus resultados o treinador tinha que sair (maior contradição que esta num curto espaço de tempo não é fácil conseguir) mas admitindo que as duas gerações que compõe a equipa de juniores são fracas, deixou sair o avançado titular de uma dessas gerações para o Guimarães porque não chegou a acordo com ele (já lá vamos), tem um dos melhores jogadores que passou pela academia a treinar até ao final do contrato (Jun de 2015) sem poder jogar, devo dizer que com esta direcção já conseguimos perder Moreto e Mateus Pereira a custo 0, no mínimo claramente no top 5 dos jogadores mais promissores das ultimas gerações. A culpa deve continuar a ser dos “outros”, contratou 16 jogadores este ano, na sua esmagadora maioria de qualidade miserável, prova disso foi a chamada de 5 sub-17 para o ultimo encontro frente ao Chelsea em que fizemos um parcial de 11-0 negativo nos 2 jogos disputados, numa competição que saímos na fase de grupos.
Relembro para os esquecidos ou para aqueles que têm memória selectiva, que o SCP num passado bem recente fez um parcial de 8-0 positivo nas duas mãos com o Liverpool, equipa essa do Liverpool que tem vários jogadores a jogar a titular e que o ano passado disputou até à ultima jornada o titulo. Relembro igualmente que se agora saímos na fase de grupos antes íamos até à final ou saíamos na meia final.
Dizer ainda, e pegando nas palavras do presidente que teve a necessidade de reforçar a equipa porque a qualidade era má, para justificar a entrada de um contentor nos juniores, mas esqueceu-se de justificar a entrada de outro contentor para a equipa B para tapar a progressão e evolução de gerações fortíssimas da nossa formação como os resultados o provam.
Questionar também que a 3 jornadas do fim da 1º fase a equipa sub-17 esteja em 3 lugar (nunca esteve em lugares de classificação) e novamente pela 1º vez na história da academia arriscamo-nos a ficar pelo caminho. Mais grave quando esta é a ultima geração campeã pelo SCP na formação. Passamos de campeões a possivelmente eliminados na 1º fase.
A possibilidade ou ameaça como lhe quiserem chamar do SCP acabar com a equipa B para mim é uma piada. A agencia Lusa invoca 3 razões, mas vou apenas me referir a 2. O SCP é muito grande, muito maior que os seus dirigentes (destes e de quaisquer uns que passaram e vão passar) e não é mais que ninguém para querer regulamentos que melhor se adaptem aos seus interesses, acho estranho que o SCP sequer coloque em hipótese acabar com a equipa B porque sinceramente não sei para onde iria todo o entulho que tem sido comprado. Depois existe a questão no fim da permissão da utilização da Academia para os jogos da equipa B, a Liga deu um prazo ao clube, o SCP até hoje apenas colocou uma vedação no campo e pelos vistos não cumpriu com as restantes obras necessárias, obviamente a Liga de clubes não nos permitirá continuar a jogar lá. A direcção em vez de assumir as suas responsabilidades vai como é seu habito atacar a liga ou atacar a anterior direcção por este problema.
Por fim, mais um jogador que abandona o clube por não chegar a acordo com o clube. Desta vez foi Zé Correia (“turbo”). Como disse antes, para mim não passava de um jogador ligeiramente melhor que a média da equipa (fraca) e que nunca seria jogador do clube (para aqueles que o achavam o melhor do universo que fiquem indignados agora… ou o patrão não deixa?) mas o mais importante é que NOVAMENTE perdemos um jogador que a direcção considerava importante renovar e ficar com ele. Continuem a assobiar para o lado continuem a achar que está tudo bem, continuem a achar que esta direcção só esta a fazer coisas boas na formação que o SLB e o FCP agradecem.
Modalidades
Chegamos a esta fase do campeonato e não estamos em 1º lugar em nenhuma modalidade. Fizemos sem duvida boas campanhas Europeias no Andebol, Futsal e Hoquei (as ultimas 2 ainda em prova) mas a verdade é que nas 3 modalidades mais representativas do clube (porque o atletismo já foi chão que deu uvas) nenhuma está em 1º lugar.
Área Financeira
O SCP tem apresentado sucessivos lucros desde que esta direcção tomou posse e principalmente desde que assinou a reestruturação financeira. Como já disse várias vezes teve o mérito de cumprir os acordos (algo que não acontecia no passado) e tem tido uma gestão rigorosa nesse aspecto. Mas não deixo de repetir que tudo o que foi aprovado e constava no acordo tinha sido discutido pela anterior direcção com o BES agora Novo Banco, muitas das coisas tinham sido inclusivamente aprovadas pelos sócios em AG (com o voto contra do actual presidente) e as que não eram conhecidas e aprovadas pelos sócios já tinham sido utilizadas pelas anteriores direcções ex: VMOC´s (com fortes criticas dos actuais membros da direcção pela previsibilidade de perda de maioria da SAD no final do prazo). O ÚNICO ponto da reestruturação com os bancos que não contemplava dinheiro desses mesmos bancos era a entrada de um investidor, que segundo o presidente estava encontrado e garantido na altura das eleições , como a reestruturação está oficialmente assinada aguardo que o anuncio do investidor seja feito o mais breve possível, e que após isso acontecer que se diga com quanto fica o SCP, a Holdimo e o investidor fantasma após o aumento de capital… para não falar das VMOC´s em 2025 porque aí… quem vier a seguir que resolva!
Clube/Sócios
Mérito para o trabalho realizado, vive-se um melhor ambiente no estádio, as plataformas digitais têm aproximado mais gente do clube e têm sido realizadas iniciativas interessantes de forma a captar mais sócios para o clube. A missão pavilhão será o ponto alto deste mandato, era de prever que seria impossivel a construção do pavilhão através de donativos, o contributo do clube foi essencial para o lançamento da obra e será aconteça o que acontecer até ao final do mandato o grande feito de BdC e desta direcção.

12 comentários:

Marad0na disse...

nao ias falar só em janeiro?

para começar a epoca nao vai a meio ainda faltam varias jornadas para o fim da primeira volta.

o campeonato nao está nada fácil e tivemos alguns reforços á equipa do ano passado, segundo se dizia por aí á equipa do ano passado faltava um grande extremo um lateral esq e um trinco, tivemos todos esses reforços e para substituir o central que perdemos fomos buscar o paulo oliveira, certo aqui falhamos precisávamos de 2 bons centrais, tb podes dizer que somos a única equipa em todas as provas e com grandes possibilidades de vencer uma delas.

engraçado ver-te defender que o maior merito desta direcção para alem do pavilhao que será construido coisa que disseste que nao acreditavas, é a parte financeira e que vinha de coisas negociadas pela direcção anterior coisa que sabes que é mentira o que estava a ser negociado era um per, seguir a cartilha deixada pelo teu amado lider era falir isso era o caminho, mas o mais engraçado é que se uma foi deixada pelos anteriores já o que está mau é tudo graças ao actual presidente caso da formação, aqui a responsabilidade nao é só mas tb do actual, queres ver que a fornada que joga hoje em juniores juvenis iniciados nao vem do passado e como dizes perdemos 2 jogadores só entao e o resto?? foi aquilo que a tua cartilha lá deixou?

passando para as modalidades podiamos começar pelo pavilhao a casa das modalidades mas isso já falei ;) podias dizer que temos uma nova modalidade que esta a ter uma belissima epoca que no futsal e andebol a fase regular vale o que vale sabes perfeitamente que tudo se decide em playoff e que no caso do futsal estamos apurados para a final four da uefa futsal cup e eliminamos um colosso de espanha, mas claro eu entendo que queiras á força dizer que esta tudo mal.

quanto aos lucros sucessivos isso nao tem só a ver com a reestruturação que sabes bem é merito desta actual direcção em especial do dr carlos vieira, mas tb da redução de custos mas isso deves saber já que tu deves ter perdido o tacho que lá tinhas lol, já agora dizer que na formação o scouting teve aumento já que nao recebia vencimento no tempo do teu amado lider que como sabes era a catástrofe financeira nao era so aí que havia ordenados em atraso.

vejo te tb muito preocupado com a perda da sad mas nao foste tu que votaste em alguem que a ía vender a sad em saldos e que isso era bom??? mas nao faças mais uma das tuas previsões como fizeste do tempo que o mandato do bdc ía durar da construção do pavilhao e de outras deixa te disso já todos percebemos que nao tens jeitinho nenhum para previsões e tb dizer que se existe sad ate 2025 é graças a nós socios que corremos com o teu amado lider caso contrario já nao haveria sad em 2013.

vive-se um melhor ambiente no estadio e em todo o lado menos aqui e em mais alguns sites dos teus amigos aziados e nalguns casos ate podem ser de outro clube caso de alguns que aqui comentam

estamos muito mais fortes com menos orçamento temos melhores equipas em todas as secções do clube, o clube cresce de ano para ano com erros mas isso faz parte infelizmente mas no futuro seremos um clube muito mais forte do que o que temos sido nos ultimos 30 anos em especial nestes ultimos anos da pandilha em que pouco faltou para falencia e sempre com o teu apoio.

antes estava tudo bem agora tudo mal

e temos perto dos 120 mil socios nao sei qual foi a ultima vez que tivemos tantos.

vejo-te com alguma pressa em fazer a analise da epoca mas nao tenhas pressa essa só acaba lá para maio e tb espero que com mais um central no sapatinho e um pl que tu dizes so termos 2 mas noutros tempos so tinhamos 1 e já vendido a outro clube em fevereiro :D

Mike Portugal disse...

Vou apenas falar da parte da equipa de futebol. Em termos de jogadores estou contente com:

- empréstimo de Nani
- compra de Paulo Oliveira
- aposta em J.Mário
- semi-aposta em Esgaio
- crescimento de Carrillo
- Montero e Slimani juntos como sempre disse

Ainda não estou contente com:
- J.Silva
- Rosell

Não gosto de:
- Mauricio
- Saar
- M.Lopes
- Capel

O que acho que deveria acontecer em Janeiro:
- vender Mauricio
- vender Capel
- contratar central BOM
- devido à venda do Capel, promovia o Heldon à equipa principal ou então teria que dar oportunidade ao Iuri
- não acho que se deva contratar outro avançado só por causa de 1 mês de ausência de Slimani

Diogre disse...

Revisor

Independentemente de concordar ou discordar contigo nos aspectos da gestão desta direcçao que referes, considero importante e enriquecedor que haja pluralidade de opiniões e ideias sobre a melhor maneira de gerir o SCP e a sua SAD.

É precisamente por isso que mais uma vez te lanço o desafio de enunciares as tuas críticas em sede própria, na AG. Irá haver uma salvo erro no mês que vem, e seria bom que tu ou outra pessoa verbalizasse essa indignação, até para podermos ouvir as respostas do BdC a essas críticas.

O facto de nunca ter ouvido ninguém dessa corrente de opinião a manifestar-se na AG revela ou falta de coragem ou então falta de segurança nos argumentos que se vai expôr.

Já agora, uma questão lateral: o que acha duma das caras da lista do Couceiro, Diogo Matos, ir abrir uma academia do carnide para África?

SL

Joao disse...

Diogre,

em relacao a isso do Diogo Matos, o que se conclui e' que o Sporting desperdica capital humano que desenvolveu. A actual direccao decidiu prescindir do Diogo Matos, que era o responsavel pela expansao das academias no exterior (ja tinha sido responsavel pela academia na Africa do Sul).

A actual direccao concerteza achava que tinha quem fizesse melhor o trabalho.

O Diogo Matos concerteza tem contas para pagar, e filhos para sustentar como todos nos.

leao revisor disse...

Diogre

Devo dizer que o meu tempo e a minha paciencia cada vez são menores para responder a todos, respondo-te porque acho que o mereces e porque acho que com a resposta que te darei posso responder a muitos comentários que podem se seguir.

Dizes-me que os argumentos são "fracos", desafio-te a contrariar aquilo que disse, porque eu não disse por dizer (nunca o faço) apresentei sempre a minha argumentação, gostava de ler a tua se não concordas ou se achas que a minha é fraca.

Questionas o facto (parto do principio que tens a certeza do que dizes) de Diogo Matos ir abrir uma academia em Africa do SLB. Eu respondo-te da seguinte maneira, o Virgilio quando sair do SCP só pode trabalhar para a mesma empresa de venda de electrodomésticos ou pode trabalhar para outra? O Diogo Matos na sua função (e a sua primeira função no SCP foi a expansão das Academias SCP) era muitissimo bom, reconhecido por todos, o nosso modelo aliás (não estou a falar da nossa formaçao, não confundir) foi copiado pelo SLB. Portanto se o SCP acha que não necessita dos serviços de uma das pessoas mais competentes nessa área penso que será injusto afirmar que ele não poderá trabalhar para mais lado nenhum.

Para terminar fiquei muito satisfeito em saber que o nosso presidente já se abraça e se senta com o teu tio (aquele que era o demónio do SCP), sinal que as coisas podem mudar se tivermos bom senso.

Marad0na disse...

portanto um candidato a vice presidente do Sporting ir trabalhar para o benfica é normal? :D

meu rico clube a quem estavas tu entregue, é este lixo que lá andou anos e anos a fio

ficamos a saber que nao tens colhoes para ir a uma ag questionar o presidente, és um cobarde

Joel disse...

OH Maradona,

Tens duvidas que o Inacio um dia se sair do Sporting e for comvidado pelo Porto que não aceita.....

è pena ninguem questionar o trabalho do Inacio e do Virgilio, ainda gostava de saber qual é !!!

Jleite

Marad0na disse...

vais poder questionar tudo isso na ag e depois podes perguntar isso directamente ao inacio.

mas uma coisa é certa estamos a falar de alguem que era candidato a um cargo directivo nao é um empregado do clube

anonymus disse...



"Temos a legitimidade da maioria dos Sportinguistas que democraticamente nos elegeram."


E nesse caso organiza uma AG para quê?!

Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!


Pobre Deus, que anda de cabeça perdida!!!

Leão sem Palas disse...

Olha o atrasado mental do anónimo voltou

Ó meu grande estúpido e que tal aproveitares a AG para falares e dizeres o que te vai na alma.

Já sei. És um cagadinho que prefere estar atrás do PC.

Aliás como lampião que és nem te deixam entrar.

anonymus disse...



Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!


Desgraçadito!...

O teu Deus só tem dado tiros nos pés e desgraçadamente para prejuízo do Sporting!
Inventa inimigos internos, para ver se faz esquecer que o maior inimigo dele, é ele próprio.

és um arrebanhado descontrolado, e deves estar bêbedo, como aquele que tenho estar a ver na SIC e que me faz rir às gargalhadas com os seus gagueijos.

Estás bem fodido!
Escolheste o mau cavalo e agora estás condenado a ouvir e a engolir tudo o que tens vomitado.Tu e os teus compinchas da seita.
Está tudo guardado para te fazer engolir no momento oportuno.

Aguenta arrebanhado e prepara-te para o pior.Vai tratar da bebedeira.


Não te dou mais trela.Não és cão que mereça confiança.














Marad0na disse...

o engraçado é que esta escumalha não mete os pés numa ag, são cobardes e nem socios devem ser e provavelmente nem Sportinguistas.

bebeado estava o gajo que tu amas na rtpi o oliveira e costa com altas ligações á croquetada

Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!

será que este jogo de ontem faz parte da segunda metade da epoca ou ainda da primeira?

Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!
Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!
Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!
Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!
Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!
Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!
Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!
Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!