segunda-feira, 18 de abril de 2016

Futebol, Modalidades, Cessação

Futebol
O Futebol é aquele desporto fantástico que empolga multidões, muitos gostam de golos, outros do futebol ofensivo (conhecido como futebol espectáculo), eu como sempre disse gosto de objectividade e segurança colectiva que permita poucos lances perigosos do adversário.
Neste momento o que interessa são pontos, sempre disse antes e agora muito mais que pouco me interessa como jogamos quero é trazer os 3 pontos de todos os campos onde o SCP joga. Aquilo que trago de mais importante do jogo frente ao Moreirense, num jogo menos conseguido (para os critérios usados até ao momento pela maioria dos sportinguistas) o SCP numa altura em que não pode ceder pontos, vencendo pela margem mínima geriu muitíssimo bem o jogo nos últimos 15 minutos, não dando qualquer hipótese ao adversário de nos causar perigo. Para mim foi importante sentir essa segurança.
Vencemos com um golo irregular, não tenho nenhuma vergonha de o dizer, aliás era isso que nos distinguia dos outros, sermos sérios e honestos, como agora somos iguais ou piores aos lampiões até tentamos nos enganar e achar que foi tudo limpo. É penoso ver o papel de Inácio na SiC, dizer que não está fora de jogo porque os "pés" estão em linha com a bola, é demasiado mau para quem recebe 5 mil euros para ler jornais, já que não pode sequer percorrer os mesmos corredores que JJ.
BdC perdeu mais uma oportunidade para dar algum credito às suas declarações, ao dizer que a imagem do golo do Slimani é duvidosa, é assumir que tudo o que disse antes sobre o video-arbitro foi para encher chouriços. Aliás num lance muito parecido no Estoril que deu golo ao SLB garantia a pé juntos que tinha sido fora de jogo, agora porque foi a nosso favor passou a ser duvidoso... Repito perdeu uma belíssima oportunidade de se credibilizar até porque só tinha que dizer "nós somos pela verdade, o nosso golo foi irregular mas tivemos um golo limpo anulado".
Como disse após o jogo do SLB, agora só nos resta vencer todos os jogos e depois esperar que o SLB perca pontos nalgum jogo.
Modalidades
Foi das primeiras coisas que critiquei na gestão de BdC, o corte cego que houve nas modalidades, resultou num ano sem qualquer titulo nas modalidades mais representativas do clube no ano passado, este ano já houve um forte investimento e para o ano ainda vai ser maior.
A minha critica agora é apenas e só numa questão de projecto para as modalidades, eu entendo que quando se contrata para as modalidades devemos pensar a longo prazo, ou então uma ou outra contratação de jogadores de valia extraordinária que façam a diferença no nosso campeonato. O que se passa agora é que as contratações para as nossas modalidades são jogadores caros, com uma idade avançada e que necessariamente obrigará a constantes mudanças nas equipas.
De qualquer maneira e agora numa fase que entramos nas fases decisivas dos campeonatos, espero e desejo que seja um ano cheio de conquistas.
Devo saudar o novo projecto para os jogadores olímpicos, isto sim é honrar o nosso passado.
Cessação
Amanha será votada a cessação de Rui Barreiro do CL. Rui Barreiro foi eleito na lista de BdC, convidado por BdC. Será expulso do CL porque critica as opções de BdC... Na Coreia do Norte seria pior certamente.
Saudações Leoninas

19 comentários:

Anónimo disse...

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Conteúdo deste post = Zero

És um palerma ressabiado, a ti não há benfica que te tire esse titulo.

Anónimo disse...

100 jogos (no campeonato nacional) da era Bruno De Carvalho:

70 vitórias
21 Empates
9 Derrotas

100 jogos antes:

46 Vitórias
26 Empates
28 Derrotas

Os números da desgraça que tem sido a presidência de BdC no Sporting no futebol. É lidar...

Rodrigo disse...

ahahahah um posto cheio de nada, quase que se sente a desilusão do aldrabão revisor!
Mas é bom sinal, que continue assim!

João Santos disse...

Não sejam assim para o lr... ele na verdade está com saudades de 2012/2013, que com 30 jornadas tinhamos 42 pontos e estavamos em 7º lugar... hehehe. A azia vai continuar por mais 3 anos ;)

leao revisor disse...

Doyen a quem Doyer

Unknown disse...


Analisando os últimos 20 anos o nosso clube alcançou a seguinte pontuação:

1996/1997 - 72 pontos
1997/1998 - 56 pontos
1998/1999 - 63 pontos
1999/2000 - 77 pontos
2000/2001 - 62 pontos
2001/2002 - 75 pontos
2002/2003 - 59 pontos (FCP de Mourinho - 86 pontos)
2003/2004 - 73 pontos (FCP de Mourinho - 82 pontos)
2004/2005 - 61 pontos
2005/2006 - 72 pontos
2006/2007 - 68 pontos (80 pontos potenciais com 34 jornadas)
2007/2008 - 55 pontos (67 pontos potenciais com 34 jornadas)
2008/2009 - 66 pontos (78 pontos potenciais com 34 jornadas)
2009/2010 - 48 pontos (60 pontos potenciais com 34 jornadas)
2010/2011 - 48 pontos (60 pontos potenciais com 34 jornadas)
2011/2012 - 59 pontos (71 pontos potenciais com 34 jornadas)
2012/2013 - 42 pontos (54 pontos potenciais com 34 jornadas)
2013/2014 - 67 pontos (79 pontos potenciais com 34 jornadas)
2014/2015 - 76 pontos
2015/2016 - 74 pontos (86 pontos potenciais com 34 jornadas)

Nestes 20 anos as épocas em que o nosso clube alcançou mais pontos (pontos potenciais) foram(são) as seguintes:

2015/2016 - 74 pontos (86 pontos potenciais com 34 jornadas)
2006/2007 - 68 pontos (80 pontos potenciais com 34 jornadas)
2013/2014 - 67 pontos (79 pontos potenciais com 34 jornadas)
1999/2000 - 77 pontos
2014/2015 - 76 pontos
2001/2002 - 75 pontos

Algumas conclusões:
- Nas 4ª e 6ª melhores épocas fomos campeões.
- Bruno de Carvalho é presidente em duas épocas no top 3 e em três épocas do top 5
- Outro humano (Inácio) que não é apreciado por LR (e por JJ) também contribuiu para uma das melhore épocas
- A melhor equipa que tivemos nestes 20 anos, quedou-se pela 6ª melhor classificação
- Soares Franco garantiu uma equipa interessante (Nani, Liedson, Veloso, Moutinho) e com resultados económicos interessantes, o que não aconteceu, por exemplo, nas épocas de 1999/2000 e 2001/2002

Não sendo um fã de Bruno de Carvalho (e muito menos de Inácio), gostava de saber (sem qualquer tipo de provocação caro Revisor) qual a opinião dos leitores e escribas deste blog aos dados dos últimos 20 anos que elenquei? Que conclusões podemos retirar? O campeonato está mais fraco? Está o nosso clube a ficar mais forte sob direcção do BdC (eu que até acho que ele faz muita merda)?


SL
João

leao revisor disse...

João

Estar mais forte ou mais fraco num clube como o SCP só se avalia por títulos. Está certamente mais forte do que estava com GL, estará certamente mais fraco comparado com outros presidentes até mesmo da chamada "era Rouquete". Mas esta tentativa de "medir pilas" serve os objectivos do quê?
No final das contas se o SCP não ganhar o campeonato será um fracasso total, os pontos vão servir de consolação? Serve para acreditarmos que estamos no caminho certo e que para o ano será melhor?
Não sei se o campeonato está mais fraco, para mim o SCP tem obrigação de vencer todos os jogos excepto com SLB e FCP que tem que os disputar de igual para igual, como sabemos, por exemplo este ano se tivéssemos sido "ligeiramente" mais competentes com quem está a descer de divisão já podíamos estar a encomendar o champanhe. Isto não é valido para este ano é para todos.

Noutros anos as equipas a descer de divisão não tiravam pontos a ninguém mas havia um lote de equipas a seguir aos grandes que davam muito trabalho, este ano por exemplo o SLB tirando os grandes não perdeu pontos praticamente com mais ninguém, nós a esse lote de equipas mais fortes ganhamos.

Aquilo que me parece é que a instabilidade é maior de ano para ano e as equipas variam muito de rendimento de ano para ano. Tirando o Braga que me parece um clube estável a nível de qualidade do plantel, todos os outros é um tiro no escuro em todas as épocas.

Unknown disse...

LR,

Claro que a tua primeira frase tem de ser o nosso pensamento.

Infelizmente esse pensamento não se tem aplicado à nossa realidade nestas ultimas 3/4 décadas. Houve, aliás, muitas temporadas em que se o discurso era mais "é fundamental garantir a Champions".

Acho que estarmos finalmente a lutar por títulos ou a intrometer-nos entre Benfica e Porto quando há uns anos atrás estávamos consecutivamente colocados de parte dessa luta mal o campeonato começava, não é propriamente medir pilas. E tal situação traduzir-se numa moldura humana média acima de 38 mil espectadores em Alvalade. Este valor é 50% superior à média dos seis anos anteriores da presidência de BdC (25855 espectadores). Isto não é medir pilas. São sinais dos tempos. Sinais que o clube "renasceu" ou que no mínimo está diferente face ao passado recente.

Por mais que eu não seja fã da estratégia de comunicação brejeira e insidiosa, dos camiões de jogadores de qualidade medíocre que foram contratados nos últimos 3 anos, do comportamento errático de algumas modalidades e das suas direcções, dos resultados que se têm observado em Alcochete, etc, considero que o trabalho, longe de ser brilhante, tem sido positivo (não sou de defender o presidente com o argumento de que é melhor que os anteriores, porque melhor que merda qualquer um é) e que em muitos aspectos tem vindo a melhorar.

A verdade é que no futebol profissional vê-se uma evolução (reconheço que há alguns pontos que me preocupam do ponto de vista de sustentabilidade do modelo escolhido. São no entanto sinais ainda ténues) que acredito que caminhará, mais cedo ou mais tarde, para uma posição de destaque e de títulos no campeonato português.

Veremos se a tendência que os dados que ilustrei no post anterior se materializam no futuro próximo nesses títulos que um clube com a nossa grandeza tem de almejar consecutivamente.

SL
João

leao revisor disse...

João

Uma coisa não tem haver com outra, eu posso achar que o clube este ano desportivamente é um fracasso não ser campeão mas financeiramente com a entrada directa na champions ser "fundamental" para preparar a próxima de uma forma melhor ou sem enfraquecer muito a equipa sendo obrigado a vender jogadores.

Medir pilas quando se coloca % de vitórias dos 100 jogos de BdC e dos 100 jogos anteriores (comparando com o pior período do clube no futebol), mas por exemplo se esquece de comparar 3 anos de BdC na formação com os anteriores 3 anos (para comparar com o mesmo período) ou o resultado das modalidades do mesmo período por exemplo.

Isso a mim não me diz nada, eu já aqui disse mil x, detesto BdC e gostava muito de JEB, mas a minha vontade em que o SCP ganhasse era e é igual.

Não concordo com a questão de numero de espectadores, isso é consequência da campanha que o clube está a ter, nada resiste aos maus resultados. Se fizermos a média das competições europeias este ano talvez seja das piores de sempre por exemplo, apenas e só porque a expectativa dos adeptos perante o que foi dito era baixíssima.

No futebol para mim, para se ter sucesso, tem que se ter qualidade e uma base consolidada, foi isso que nos aguentou no tempo do PB que a qualidade não era tanta como a dos rivais mas éramos de longe o plantel mais estável, onde os jogadores se conheciam e jogavam juntos à muito tempo.

É bom lembrar que o mais importante é olhar para o nosso trabalho, oportunidades como a deste ano podem não se repetir, um FCP dos mais fracos que me lembre (e eu não acho que eles sejam assim tão fracos individualmente como se fala), e um SLB em convulsão interna perante a saída de JJ para nós e um inicio de época péssimo, tinham tudo para nos levar ao titulo.

Ter um treinador que custa 5M/ano, mais 1,5M para a equipa técnica, mais comissões de compra/venda de jogadores e não vencer nada não dura muito tempo, este ano estamos na iminência de isso acontecer, vamos voltar a fazer all-in na próxima época com os riscos inerentes ao desporto.

E se hoje és bestial amanha és uma besta.

Rodrigo disse...

LR no ano de Leonardo Jardim: "Sem investimento não há equipa competitiva! Vergonha! Rua Bdc!!!"

LR no ano de JJ: "Isto é um all-in de loucos!! Olha o despesismo!! Rua BdC!!!"

Unknown disse...

LR

Então o teu amigo não foi corrido?

Mas afinal não estamos na Coreia?

Pensei que fosse tudo como o grande Comandante quer.

Será que afinal há democracia?

AHAHAHAHAH

leao revisor disse...

Doyen a quem Doyer

Mike Portugal disse...

LR,

Discordo quando dizes que "Estar mais forte ou mais fraco num clube como o SCP só se avalia por títulos". Isto não é verdade.
Nunca tinhas feito tantos pontos como este ano e mesmo assim arriscas-te a não ser campeão. Pode-se avaliar perfeitamente a nossa força em relação às épocas anteriores. Obvio que não tem diretamente a ver com BdC mas sim com JJ (mas BdC tem o mérito de o ter conseguido contratar). Se JJ ficar no clube mais 2 ou 3 anos, é inevitavel sermos campeões.

O que o SLB vive este ano é um conjunto de circuntâncias que lhe é muito favoravel (algumas provocadas pelos discursos arrogantes de BdC e JJ) bem como uma sorte desmedida que não voltará a acontecer (e mesmo assim ainda pode perder o campeonato). O Rui Vitória tem conseguido aproveitar o bom trabalho que JJ deixou (lembras-te o que Domingos fez no Braga quando JJ saiu de lá?), mas para o ano isso não durará.

Desde o nosso último título quantas vezes podemos dizer que lutamos pelo título até ao fim? Eu só me lembro de 2: no ano do Trapatoni e num dos anos de Paulo Bento e a famosa mão do Ronny.

Paulo Guerra disse...

Realmente parece que só o Jesus é que não consegue aproveitar o bom trabalho de Jesus. Depois de campeão no 1º ano de SLB, vinte pontos são muita fruta! Ou se calhar não houve túneis. Domingos e Rui Vitória não fizeram o mesmo, fizeram muito mais. E se não tiram o Vandinho ao Braga, lá se ia o 1º campeonato de Jesus. E ainda assim o Braga chega à 1ª final europeia. A seguir queimou-se em Alvalade e devia ter parado. Em vez disso... uma série de projectos falhados. Rui Vitória é outro que já está a fazer muito mais, com muito menos. Mas o Jesus é que é bom... Bazófias. Sem a época do Paulo Fonseca no Porto nunca voltava a ser campeão no Benfica. Até porque era corrido mais cedo. O outro mito é o de fazedor de jogadores. Três ou quatro em quantos? Só laterais esquerdos a seguir a Coentrão foram mais de uma dúzia. Mas fica para a próxima.

leao revisor disse...

Mike

E nós mão vivemos também circunstancias muito favoráveis? Um porto de rastos, um SLB em profunda mudança, um SCP a que tudo é permitido sem qualquer foco de instabilidade. Em que se admite como perfeitamente aceitável ser eliminado de todas as competições para se dedicar unicamente ao campeonato.

Isto será uma realidade no próximo ano? Vamos continuar a "deitar fora" tudo o que não seja o campeonato? FCP estará muito mais fraco do que é normal?

JJ é elogiado pela grande maioria dos sportinguistas, para mim se por acaso não formos campeões, o grande responsavel é ele.

Unknown disse...

https://www.facebook.com/alexandre.a.ribeiro/posts/10206206815585514

Interessante (não consigo aferir da precisão do exercício) para analisar o possível offside de Slimani.

Não analisei 100 jogos de BdC contra 100 jogos antes de BdC. Coloquei 20 anos. A imagem é totalmente diferente.

Nas modalidades, pelo menos nas que sigo não estamos piores. Hóquei melhoramos. Futsal mantemos domínio, mas com um slb mais forte. Andebol ganhamos umas taças de Portugal, mau como antes. Não invalida que muitas decisões tomadas, e contratações caras e velhas me façam confusão.

O tema formação é onde estamos piores. É urgente rever o scouting e a estratégia de investimento nessa área. Ainda não se sentiu, mas as piores gerações estão a chegar a nível sênior...veremos como vamos superar esta fase menos boa (há no entanto bons jogadores de juvenis para baixo e um horrível treinador nos iniciados que até já foi campeão nacional).

Se Jesus for responsável porque criou empatia no slb em torno de Rui Vitória, concordo. De resto, é o treinador com melhor recorde no Sporting nas últimas décadas (e mais bem pago também).

SL
João

leao revisor disse...

João

Melhor recorde de pontos? Pior em todas as outras competições? Repito o que conta são titulos no final das contas e é isso que nos faz festejar.

Unknown disse...

LR
Não quer entender, não entenda. Está no seu direito.

leao revisor disse...

Você acha que estamos no bom caminho porque fizemos uma das melhores pontuações dos últimos anos. Aquilo que estou a tentar-lhe dizer é que isso é um sinal apenas que pode ou não querer dizer alguma coisa. Se o SCP não for campeão com esta pontuação nada me garante que para o ano consigamos este desempenho pontual, repito nada, aliás tem sido raro uma consistência pontual no SCP. Por isso acho que o SCP precisa de ser campeão este ano, por uma série de razões.