quarta-feira, 22 de junho de 2016

Balanço modalidades

Como me comprometi chega a hora de fazer um balanço desta época sobre as modalidades do SCP
Devo dizer que a par com a angariação de sócios e com o numero de adeptos no estádio algumas coisas feitas das modalidades são o melhor que esta direcção tem feito pelo clube até agora.
Começando pelo obvio, o simples facto desta direcção ter construído (ou estar) o Pavilhão merece só por si um grande louvor, não sou daqueles que exigia um pavilhão mas que nunca punha os pés, nem no antigo nem nos pavilhões por Lisboa e margem sul espalhados onde disputávamos os nossos jogos. Vou voltar a repetir o que muitas vezes aqui escrevo, o SCP é o clube que é muito por causa das suas modalidades.
E sinceramente pouco me importa que o pavilhão seja inaugurado no mês das eleições, o Pavilhão é do SCP e será sempre do SCP não será da pessoa A, B ou C, tirará evidentemente dividendos "políticos" disso nas eleições mas a obra ficará e isso estará acima de tudo.
Depois o regresso de várias modalidades, este ano com o ciclismo, mesmo tendo feito muita asneira no principio, o que conta (e o que me interessa) é que vamos ter uma equipa na volta a Portugal e isso agrada-me bastante como apreciador da modalidade. Relembro que esta é a modalidade que realmente leva o clube aos 4 cantos de Portugal e isso acreditem faz muita diferença.
Por fim e para terminar esta parte, o inicio de uma série de modalidades de desporto adaptado, e agrada-me imenso porque é precisamente por estas acções que o SCP se torna um clube diferente (e eu acho que durante esta direcção nós temos caminhado a passos largos do SLB e do FCP como clubes sem quaisquer princípios). Como clube grande que somos, ter uma marca realmente diferenciadora para melhor é o que enchia de orgulho e em alturas menos positivas do clube isso se evidenciava. Se olharmos para o FCP neste momento, numa altura que não vence (apenas 3 anos mas para a historia recente deles é muito), a única coisa que lhes resta é a guerra "norte vs sul". O SCP tem que ser muito mais isso, é o clube verdadeiramente nacional e basta pensar se sobreviveu os últimos 40 anos sem vencer muito é porque tinha algo diferente dos outros.
O SCP venceu tudo em futsal, a supertaça em hóquei, uma competição europeia em atletismo feminino e a dobradinha em tênis de mesa.
Numa época de forte investimento nas modalidades não se pode dizer que foi uma época brilhante em termos de resultados, se no futsal , atletismo feminino e tênis de mesa tinhamos claramente as melhores equipas e portanto o titulo era algo expectável. Aliás posso dizer que o único jogo em que estive verdadeiramente nervoso no futsal foi contra o braga no 3 jogo em que seria uma catástrofe (pela diferença de valor da nossa equipa para TODAS as outras) sermos eliminados. De resto mesmo tendo perdido o 2 jogo frente ao SLB, o SCP nunca perderia 3 jogos em 5 disputados com o SLB muito menos em jogos seguidos.
O mesmo não se pode dizer do Andebol e do Hoquei em Patins, a aposta foi forte e resultados poucos ou nenhuns, se no hóquei ainda se ganhou uma supertaça e o titulo estaria entregue ao SLB pela belissima equipa que têm, no andebol foi uma frustração total, porque a equipa tinha obrigação de fazer mais, mas também porque o FCP foi eliminado pelo SLB e teríamos tudo para ser campeão.
Para o ano o investimento ainda vai ser maior em todas as modalidades, como o presidente disse e bem, o SCP quer ganhar tudo em todas as modalidades e foi precisamente isso que escrevi poucos meses após esta direcção tomar posse portanto obviamente fico feliz que se pense assim. Apenas um reparo, BdC disse que ele tinha ganho o seu primeiro titulo na luz, bem sei que é difícil para ele, mas quem ganha é o SCP não ele.
Sempre disse e continuo a achar que na minha visão (que não tem que ser a correcta) o SCP deveria construir equipas a longo prazo, não contratar jogadores feitos com idades avançadas que necessariamente vão obrigar a uma circulação de jogadores. Ou seja devemos contratar sim os melhores, mas os melhores com um "prazo de validade" ainda longo e depois manter esses jogadores ganhando assim consistentemente.
A unica coisa que posso pedir enquanto sócio é que o orçamento da próxima época se mantenha inalterado (pelo menos) durante o próximo mandato.
Saudações Leoninas

5 comentários:

Leão sem Palas disse...

LR

Ninguém te liga nenhuma seu grande merdas, por isso venho aqui consolar-te

Já agora, faz lá um post sobre a formação. Agora sim que a época acabou

Andaste o ano inteiro a martelar na formação. nada de positivo estava a ser feito.

Toma lá o título de SUB 17 por esse cú acima. E o de juniores foi um pintelho.

Faz lá o balanço seu grande cagalhão. lampião nojento.

Ficamos atrás do teu benfas apenas em sub 15.



Tiago disse...

Venho constatar o seguinte:

Bruno de Carvalho vai recandidatar-se ao próximo mandato de mais 4 anos à frente dos destinos do Sporting. Parece-me a mim que, sendo ainda jovem e adorando o Sporting, poderá fazer mais dois ou três mandatos - portanto mais 8 ou 12 anos como Presidente do Sporting.

Sendo o Leão Revisor da "velha guarda" será que na pendência da sua esperança média de vida ainda verá outro Presidente do Sporting que não Bruno de Carvalho?

Provavelmente não...

The Kind Nihilist disse...

Tiago,

Though I may seem callous
Cried old Thomas Malthus
Ceoquetes are better off dead
That we have to feed them
Is something we need
Like a musket shot straight through the head

porrinho disse...

Bom post, simples,incisivo, a elogiar e a criticar o que merece.

SL

porrinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.