segunda-feira, 29 de agosto de 2016

As vendas

A pedido dos meus "queridos leitores" aqui fica a minha opinião sobre as vendas, principalmente as de João Mário e possivelmente a de Slimani a hipotética de Adrien ficará para o fim.
40+5, independentemente do que sejam as condições para os 5, será sempre um belíssimo negócio. Continuo a achar que nenhum clube português se pode dar ao luxo de recusar propostas desse montante e sempre achei que os clubes portugueses funcionam dessa maneira, ter um jogador através de compra ou formação, valoriza~lo vendê-lo e funcionar como um ciclo. Portugal tem um campeonato de passagem para os grandes do futebol Europeu.
A minha opinião sobre a venda de % do passe de jovens da formação também nunca mudou, o SCP no passado vendeu uma série de % de passes por tuta e meia, em muitos deles até ficou a ganhar mas bastou 1 para perder muito dinheiro, por isso é que sempre achei preferível e mais aceitável vender % de passes (se for necessidade premente) de jogadores contratados porque o valor de mercado desses é algo mais "estável" na "instabilidade" que existe neste momento no futebol mundial.
Da mesma maneira que achei belíssimo o negocio João Mário, acho o possível negocio Slimani, 30 ou mais milhões pelo Argelino quando nos custou 300 mil euros é irrecusável. Aliás nós temos a totalidade do passe de slimani ao contrário do que a imprensa vem falando, o que se passa é que nós temos que dar 20% da mais valia ao clube anterior de Slimani, como o rapaz custou "apenas" 300 mil euros, 20% da mais valia é praticamente 20% da transferencia total.
Neste ponto e antecipando um pouco o futuro, o SCP alterou por completo a frente de ataque, trocou Slimani, Teo e Barcos, por Bas dost, André Balada, e Castaignos.
É minha opinião que para se ser campeão tem que se ter um jogador com as características de Slimani ou... Bas Dost, alto, forte fisicamente e que jogue bem de cabeça pelo tipo de futebol e de jogo que se pratica em 90% dos jogos em Portugal. O problema que vejo nestas trocas e que JJ já falou na ultima conferencia de imprensa é que Slimani (principalmente) e Teo condicionavam muito mais a saída do adversário do que Bas Dost e André pelas caracteristicas diferentes que os jogadores têm.
Portanto, eu até acho que Bas Dost é melhor finalizador que Slimani mas tenho muitas duvidas se vamos ficar mais fortes com ele na frente de ataque com a troca com o Argelino, mas para que não restem duvidas eu vendia-o.
Por fim Adrien, estou convencido que por muitos comunicados que tenham saído, porque muita coisa que se tenha dito, João Mário e Slimani sempre tiveram na ideia dos responsáveis para sair, sempre me pareceu que as contratações que se tinham feito e a forma como se estava a montar a equipa era com essa possibilidade iminente, para não falar das necessidades de tesouraria.
O caso de Adrien é diferente, não acho que o SCP estivesse a fazer conta de o perder, se acontecer e novamente para mim ainda para mais pelos valores que se fala 25/30M era JÁ! Todos sabem que nunca fui grande admirador dele, mas não sou tolo e sei perfeitamente da importância e influencia que ele tem na equipa e também sei que para qualquer equipa do mundo perder de uma vez só 3 dos seus melhores jogadores é um rude golpe desportivo.
Aí entra o treinador melhor pago da história de Portugal, tem tido carta branca para tudo no SCP, terá que conseguir colocar o SCP no patamar que queremos com os reforços que já chegaram e os que ainda vão chegar. Só este ano a pedido dele, chegaram Petrovic e Meli, o ano passado Bruno Paulista, se Adrien sair chegará outro médio pelo menos, talvez 2. Um treinador também é para isto.
Uma boa parte destes milhões todos são para a Banca, devido ao nosso acordo com de reestruturação, quando se olha para isto como um problema eu vejo algo positivo. Isto mais não é uma forma "forçada" de abatermos o nosso passivo porque é disso que se trata.
Saudações Leoninas

8 comentários:

Anónimo disse...

Algum bom-senso finalmente.
Quanto a Adrien, se a proposta realmente existir e for dessa ordem é uma close call. Eu também estaria inclinado a vender, também para não defraudar as legítimas expectativas de um jogador que se tornou um símbolo do Sporting nestes últimos anos. Vamos ver o que a direção decide

Rodrigo disse...

"André Balada".
Mais uma prova que o Revisor Aldrabão não passa de um inimigo do Sporting.

João Pedro disse...

Bom post. Honesto e sem ser ressabiado. Construtivo, algo que o revisor não tem sido na sua crítica.. Paravens

Unknown disse...

Boa LR

Só duas Notas

Estas vendas por estes valores são mérito de quem? Para além dos próprios jogadores claro.

Eu nunca venderia o AS

leao revisor disse...

É fácil, é mérito do clube, o problema é precisamente esse querer individualizar tudo.

Se como quem lidera o clube agora é BdC o mérito também será dele.

O grande problema é que vocês pensam que tenho algum problema em valorizar o que de bom foi e é bem feito por ele, digo é o que também tem sido mal feito.

Por exemplo para mim a melhor coisa que ele fará neste mandato será o pavilhão e nunca me esquecerei disso.

Anónimo disse...

Revisor, o problema não é nosso, é teu e das tuas incoerências.

leao revisor disse...

Esta situação do Adrien (capitão) e deste bate boca publico é o resultado da honestidade que existe de parte a parte.

Adrien já tinha feito este tipo de jogo quando renovou a 1º vez e se tornou o jogador com o salário mais elevado em Alvalade, na altura critiquei, uns acharam optimo e tivemos que pagar por isso.

Agora renovou com os direitos e os deveres que estão no contrato, pelo que ele diz ficou "acordado" que por uma proposta pelos valores que se fala BdC/SCP não o prenderia ao clube.

BdC/SCP emite um comunicado a desmentir tudo o que o Adrien (capitão) disse.

Para mim o problema é o seguinte, não estive na sala quando negociaram, mas sei que este "problema" de ficou acordado que BdC deixaria sair por valores abaixo da clausula já foi invocado por vários jogadores.

Adrien é capitão do clube, tem mais responsabilidades que os outros, assinou de livre e expontânea vontade e sabe ou devia saber o que está no seu contrato e isto não tem nada haver na minha opinião sobre o valor de mercado dele e se devíamos ou não vender o jogador.

Basicamente era escusado estes problemas

porrinho disse...

Concordo com tudo, principalmente com a parte de sermos obrigados a abater passivo.

Estas receitas podem ser consideradas extra extra extraordinarias por isso nao devem ser desbaratadas a toa mas sim utilizadas para precaver o future 9e abater passive eh precaver o futuro).

Acho que por 30 milhoes o prisedente e os adeptos deveriam de acompanhar o Adrien ate ao aeroporto, dar-lhe flores e beijos na testa, agradecer-lhe pela dedicacao e compromisso (nao se esquecam que dos 3 possiveis fugitivos foi o unico que nao foi para o Chelsea) e desejar-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Saudacoes Leoninas