quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Questões sobre a preparação da época

Questionar um ditador costuma dar mal resultado, principalmente quando as perguntas são incomodas.
O SCP "parece" que foi campeão o ano passado, ler o que se escreveu o ano passado a festa que se fez, dava a ideia que tínhamos sido campeões, o responsável máximo dizia bem antes da época terminar que iria haver muito poucas alterações e que as contratações (desta vez) eram mesmo cirúrgicas.
Deparamo-nos então a pouco mais de semana e meia da 1º jornada frente ao Marítimo com 1 PL. Se isto não é de amador não sei o que será. Se ninguém podia supor a lesão de Spalvis, seria expectável que quem manda (e diz que acerta sempre) soubesse bem antes da época começar que não contava com Barcos (já lá vou) e com Teo e espero que saibam que Slimani estará 1 mês pelo menos fora.
Também não ficaria nada mal a alguns assumirem que Barcos foi meter agua por tudo o quanto é lado, relembro para os mais esquecidos, que trocámos Montero por este "goleador" e mais 5M (houve 2M que se perderam pelo caminho, talvez um dia se encontrem para os lados do brasil numa qualquer fazenda do interior do pais irmão).
Relembro também que Barcos chegou ao clube vindo de uma enorme paragem, ou seja completamente fora de forma, não acrescentou rigorosamente à nossa equipa, muito pelo contrário, reduziu o seu potencial. Apontar culpas unicamente às arbitragens e enfiar a cabeça na areia e não achar que este acto de gestão "ajudou" a não termos sido campeões é caminhar rapidamente para repetir os mesmos erros.
E eu compreendo que não haja liquidez para já por esta altura se ter encontrado um PL (porque ainda vão chegar 2) a esta altura da época. A aposta está em não vender os principais activos, e aqueles que nós queremos vender ninguém lhes pega. É uma estratégia que aceito, no final veremos se correu bem ou mal, veremos se no final do ano receberemos propostas pelo mesmo valor, mais altas ou mais baixas, veremos o rendimento de cada um dos jogadores envolvidos nestas novelas e acima de tudo veremos se conseguimos mesmo resistindo a estes "ataques" ser campeões.
Se a isto juntarmos que Slimani não pode jogar o 1 jogo por estar castigado, mais grave é tudo o que acabei de escrever, dos avançados que começaram a época, nenhum está disponível para iniciar o campeonato.
Peço-vos que façam um pequeno exercício de imaginação e pensem quando Julio Cesár se lesionou antes de nos defrontar em Alvalade, se o suplente em vez de ser o Ederson fosse o Jug, tínhamos sido campeões com quantos pontos de avanço? Vamos estar a ir a Fatima todas as semanas e rezar para que o Rui não tenha nenhum lesão? Foi preciso termos sido campeões europeus e consequentemente o Rui ter mais dias de férias para perceber a pobreza de suplentes que temos? O ano passado tivemos o Boek que 18 dias depois de ter renovado (renovou a 8 de Janeiro, foi anunciado pelo Chapecoense a 26 de janeiro) foi embora e ficámos com Jug 6 meses largados à nossa sorte.
Quando vejo e oiço que o SCP espera por Eduardo, começo-me a rir. Não pelo valor do Gr, porque é muito melhor que Jug sem duvida, mas vamos pagar 700 mil euros (se ninguém "comer" o ordenado do rapaz na viagem de Zagreb para lisboa) e pagar 500 mil de transferencia para ter um suplente à altura? Durante 6 meses não se conseguiu procurar nada melhor, mais barato e mais novo? O Costa Aguiar anda a trabalhar mal...
Podia também falar do caso de mais um central, tínhamos assistido no SLB o mesmo filme, esta rotação "interessante" de jogadores que passam de fundamentais a dispensáveis numa questão de meses. O SCP estabilizou com Coates e Ruben Semedo, ainda tem Naldo e ewerton (estes 2 está difícil de alguém lhes pegar) e ainda tem Paulo Oliveira que desapareceu por completo e Tobias está emprestado esta época. Mas por aquilo que lemos JJ ainda quer mais um central, vá lá alguém perceber isto... Se não for nenhum Ciani já ficou satisfeito.
Não acredito, mas não acredito mesmo que ninguém ache isto estranho, mesmo aqueles que vão comentar com as frases feitas do costume.
Jogamos contra o Maritimo na 1º jornada em Alvalade, acredito que tivemos muita sorte com este adversário nos ter calhado de inicio, a nossa equipa ainda está longe do que pode produzir (é a minha opinião) e não conta com o único ponta de lança disponível. Encontrando uma equipa "complicada" podia ser um 31 para arrancarmos com o pé direito este campeonato. Mas o Marítimo cada vez mais é uma escola de Samba, agora até com um Brasileiro como treinador que pouco ou nada sabe do nosso futebol, ou muito me engano ou será presa muito fácil para nós e terá um campeonato bem complicado pela frente.
Saudações Leoninas
PS- Moniz Pereira morreu aos 95 anos, durante o tempo que o Blog existe já morreram grandes sportinguistas e nunca escrevi nada sobre eles porque acho que as pessoas devem ser louvadas e homenageadas em vida, se for possível dizê-lo pessoalmente então melhor. Vou abrir uma pequena excepção para Moniz Pereira, muito provavelmente é responsabilidade dele , pelo menos terá uma grande % de mérito, do SCP ser um dos clubes com mais trofeus no mundo, para aqueles que acham como eu que o SCP é o clube grande que é, por todo o seu ecletismo (e eu nem sou um apreciador de atletismo) sabe que morreu umas das pessoas mais importantes da história do clube.

12 comentários:

Anónimo disse...

Não li. Deve ser a mesma posta de pescada de sempre. Mas na minha leitura na diagonal encontrei nada sobre as declaraçoes do teu melhor ex-dono Soares franco sobre o Moniz Pereira. Elucidativo do camaleão lambe-botas q és

tiscp disse...

Estou completamente de acordo com o post.

A questão do PL pode-se compreender que se aguarde algum tempo pela tal "truta", agora a questão e que mesmo vindo a tal mais-valia, ainda continua a faltar pelo menos 1PL/avançado. E a realidade é esta estamos a 1 semano do inicio do campeonato e andamos a apostar a pre-epoca toda no Barcos e agora ficamos sem ele e sem alternativa nenhuma para o primeiro jogo.

Guarda-redes, tb não entendo toda esta espera pelo Eduardo e ainda falar-se em dar 700 mil euros...

Defesas centrais até me parece uma posição em que estamos bem sevidos, mas mais uma solução não faria mal, é para mim de todas a situação menos preocupante.

Meio campo, as primeiras opções extraordinárias, agora alternativas pura e simplesmente não existem, tirando o Palhinha e o Iuri não temos mais ninguem (estou a contar com o B.Cesar para lateral/extremo), podendo sair alguem não sei como nos safaremos. Falando em meio campo, vejo falar-se no Vuckcevic do Braga por 4 M + P.Oliveira e emprestimo de Iuri e Palhinha, sinceramente espero que seja apenas mais um dos desvaneio dos jornais, não acredito que entremos nesta loucura, o jogador é mais ou menos mas nunca ultrapassaria os 3M, quanto mais ainda dar-mos e emprestarmos jogadores.

Resumindo se ficarem as primeiras opções todas apenas estaremos mal servidos de alternativas e falta de um avançado, saindo alguem, para todos os que se falam, não existe substituto.

JJ as vezes faz milagres com certos jogadores, agora para quem quer ser campeão, vai disputar a LC e tem obrigação de fazer figura consistente com o pretigio do clube, o plantel parece curto em qualidade, a uma semana do inicio oficial da epoca.

leao revisor disse...

tiscp

Junto só esta questão, nós estamos a contar (e eu também atenção) que os melhores continuam com o mesmo rendimento do ano anterior e isso será o motor da equipa. Mas para alem das flutuações naturais que podem existir de rendimento temos que contar que todos eles tinham a expectativa de sair este ano e isso pode influenciar o seu rendimento. É preciso levar isso em linha de conta para não ter nenhum surpresa desagradável.

Sobre a truta, e pelos nomes falados, as pessoas não sabem mesmo o que fazem nem aprendem com os erros, vamos contratar um jogador na curva descendente de forma (para portugal até pode chegar) que não tem perspectivas de valorização ou seja o investimento a ser compensado será só desportivamente e vai duplicar (no mínimo) o jogador que mais recebe no clube.

Se pensarmos que estamos a não deixar sair os nossos melhores e eles vêm assim negada a possibilidade de jogar num campeonato mais competitivo num tubarão europeu com um ordenado muitíssimo superior e ao mesmo tempo vêm entrar um "colega" a receber 5/6x mais que eles, vai criar problemas não tenho duvidas.

Anónimo disse...

"Se pensarmos que estamos a não deixar sair os nossos melhores e eles vêm assim negada a possibilidade de jogar num campeonato mais competitivo num tubarão europeu com um ordenado muitíssimo superior e ao mesmo tempo vêm entrar um "colega" a receber 5/6x mais que eles, vai criar problemas não tenho duvidas."

Imagina o que eles pensam do ordenado do labyad negociado pelo teu ex-dono Godinho Lopes. Insistes em ser palerma

leao revisor disse...

Ferreira

Eu respeito o teu trabalho, tens que vir aqui tentar me chatear para justificar o teu ordenado. É o novo sporting clube de portugal como gostam de dizer.

Mas como respeito o teu trabalho, vou simplesmente deixar-te a falar com os teus outros colegas.

Mas registo que não tens problemas de memória, lembraste-te do Labyad, quando se tivesses problemas de memória podias te ter lembrado do Aquilani, Teo, Barcos, Naldo, isto só para falar daqueles que recebem muito e já receberam guia de marcha como o labyad.

tiscp disse...

LR é normal que existam flutuações de rendimento provocadas por frustações de expectativas que os jogadores tenham, no entanto valorizando devidamente esses jogadores, dentro das nossas possibilidades é claro, pode-se atenuar tal questão, agora é assim viu-se no jogo com o Wolfsburgo que aquele meio campo joga quase de olhos fechados e isso é uma enorme mais valia.

Mas também é minha convicção que irá ainda sair alguem, e não me parece que seja apenas 1 elemento, por isso é que estranho que tais saidas ainda não tenham sido precavidas.

Não acho que contratar uma truta seja um erro, venha em condições e Gomez está mais que em condições, embora seja um sonho quase impossivel, e será uma mais valia importante a todos os niveis para o clube, repito a todos os niveis, imagem, marketing e sobretudo desportivo.

è importante para um clube que aposta nos jovens ter tambem referencias mundiais para motivar internamente ainda mais quem lá esta. Recordemo-nos dos ultimos titulos e dos efeitos Schemeichel e Jardel.

Anónimo disse...

Qualquer sportinguista consegue facilmente desmascarar te e apontar as tuas inconsistências. É só ver como mudaste radicalmente nos últimos três anos em que deixaste de ter um qualquer tacho no clube. E vou-te dar uma novidade, porque já deu para perceber que não estas familiarizado com a situação. Para te criticar e denunciar a tua campanha desonesta e ridícula nao é preciso ocupar o cargo que tu ocupaste com outros presidentes (aka cão de fila ou lambe-botas). Não é preciso ser um Pedro guerra. Basta ser um sportinguista comum, atento ao que se passa no clube, onde estivemos a poucos anos atrás e como estamos agora. Mas claro, como tu não és este tipo de sportinguista e sempre moldaste o teu pensamento à vontade do dono, consigo até compreender a paranóia.


Anónimo disse...

Se algum dia vier a conhecer o atual presidente das primeiras coisas que vou fazer é recomendar-te. Dir-lhe-ei que és um cão de fila muito obediente e um contorcionista ao nível do raciocínio absolutamente fantástico.

leao revisor disse...

tiscp

Eu concordo com o que dizes, mas como tudo no futebol as coisas são mais fáceis se começarmos a ganhar, se as coisas não correrem bem este tipo de problemas vêm ao de cima.

Rodrigo disse...

O drama, a tragédia!
Vamos jogar com 9 jogadores!
O Sporting está à beira do abismo!
É o caos!
Está tudo a ruir!
Volta Godinho! Volta Soares Franco! Volta Bettencourt!
Salvem o Sporting!!

leao revisor disse...

Rodrigo

O drama e a tragédia está na vossa cabeça, eu só questiono algumas coisas que me parecem evidentes.

Só uma dica, não utilizem as expressões que se vão falando nos corredores, tentem pelo menos disfarçar um bocado.

Rodrigo disse...

LR para presidente!!!