quarta-feira, 12 de maio de 2010

Artigo do jornal "i"

Um lifting facial custa, em média, 5 mil euros mas, no caso do Sporting, ficará seguramente acima dos 5 milhões de euros. Mesmo assim há um princípio: para prevenir o adensar das rugas criadas pela temporada que agora termina - e não foram poucas, pois ficará na história como uma das piores épocas de sempre -, a troika do futebol já começou a esquematizar 2010-11. O regresso aos trabalhos deverá ficar aprazado para 14/15 de Junho, parte do estágio será feita no estrangeiro e haverá um torneio quadrangular nos Estados Unidos. Mas é no mercado que estão focadas todas as atenções e aqui começa a ganhar força a contratação de dois craques que façam a diferença - Drenthe é outro nome falado como possível reforço leonino.
O esquerdino foi um dos poucos holandeses que fugiram à razia (Robben, Sneijder, Van Nistelrooy e Huntelaar) que o Real Madrid fez em 2009, mas não terá a mesma sorte no Verão de 2010. E preenche uma série de requisitos desejados: além de ser um jogador acima da média, pode fazer mais do que uma posição (defesa, ala-esquerdo ou médio-centro) e não foge muito às barreiras financeiras estabelecidas pelos responsáveis do clube. Mais: desde 2006-07 que é acompanhado, até pelo grande Europeu de sub-21 que fez nesse ano. A Fiorentina é um dos clubes que já demonstraram interesse por Drenthe, mas, nesta fase, o futuro do jogador (que esteve muito perto de reforçar o rival Benfica em 2008) continua em aberto.
Confirmando-se ou não a possibilidade Drenthe, existe a clara convicção em Alvalade que, para partir em igualdade com os outros candidatos ao título, não basta aumentar o orçamento do futebol. Por um lado, a base será construída por jogadores do actual plantel e alguns reforços que conheçam a realidade do campeonato português - Evaldo e Rodríguez, do Sp. Braga, serão alvo de propostas e também têm interesse em mudar-se mas os arsenalistas prometem não facilitar nas negociações, até pelo que se viu com João Pereira -; por outro, é necessário garantir outras mais-valias que possam fazer a diferença em campo e fora dele, dinamizando a venda de Gameboxes e o próprio merchandising do clube (além de ser prioritário ter um bom arranque na pré-temporada, por forma a enterrar todos os resquícios da última época).
ACADEMIA: Os dirigentes leoninos sabem que, aos olhos do exterior, têm uma das melhores escolas de formação do mundo e, nesse sentido, pretendem jogar com esse trunfo em todas as negociações. O caso do Inter, que terá proposto a troca de Veloso por Quaresma em Janeiro (mas só até final da época), constitui apenas mais um sinal do prestígio reconhecido na Europa, ao ponto do Manchester City ter endereçado um convite a um olheiro do Sporting (Pedro Marques). É com isso e, claro está, com a ajuda do empresário Jorge Mendes, que o Sporting vai tentar contar. Exemplo prático: o milionário Manchester City tem avançados para dar e vender (e, sobretudo, emprestar) e um dos dianteiros nessa posição é Jô, brasileiro de 23 anos que os leões tentaram trazer quando estava no Corinthians e, posteriormente, no CSKA Moscovo. Em paralelo, os ingleses têm reforçado a rede de olheiros, apostando em jovens talentos como Tobias Figueiredo, central leonino de 16 anos. O direito de preferência de Tobias pode valer um ano de cedência de Jô? É uma questão de... negociar.
Apesar da saída de Veloso (e talvez Moutinho), a aposta na formação é para manter e André Santos constitui o primeiro reforço garantido após a boa época em Leiria. Mas, ao contrário de outros anos, será acompanhado com a contratação de elementos mais experientes no futebol nacional e um ou dois valores a preço - e disponibilidade - de saldo dos grandes clubes europeus. Paulo Sérgio vai ter o que Paulo Bento tanto pediu. E assim começará uma nova era em Alvalade.

8 comentários:

Titi disse...

Recebi este mail de um colega, pelos vistos um colega crente, ainda acha que as regras são iguais para todos...
abraço

p.s. certamente por lapso este colega não se recordará que o título anterior deste mesmo clube foi conseguido numa época (2005) em que só podiam participar no campeonato os clubes que fizessem prova na liga de situação fiscal e de dívidas regularizadas antes de começar a época, coisa que este clube nesse ano não fez... a penalização era a descida de divisão... Para mim não restam dúvidas, são mesmo os maiores.


p.s. 2 sem ironias eu acho mesmo que esta equipa é mesmo a melhor dos últimos 30 anos, em jogadores portugueses então nem se fala, não é qualquer equipa que consegue levar um jogador ao mundial 2010...

Claro como água........... a não ser que o Belenenses e o Gil Vicente tenham um estatuto,
diferente do chamado glorioso

Alan Kardec jogou em 3 clubes numa só época!!

Esta notícia tem sido abafada por toda a comunicação social por forma a não tirar ao "melhor benfica dos últimos 30 anos" o título de campeão nacional.


A verdade é que Alan Kardec, jogador brasileiro de 21 anos contratado pelo SLBenfica em Janeiro, participou ilegalmente em três jogos do campeonato nacional da presente época e por isso o SLBenfica deverá ser penalizado com a perda de 9 pontos.


Erro! Nome de ficheiro não especificado.

O que se passa é simples:

O último jogo de Alan Kardec pelo Vasco da Gama foi no dia 29-08-2009;
Alan Kardec fez o seu último jogo pelo Internacional a 01-11-2009;
Alan Kardec jogou o seu primeiro jogo pelo Benfica no dia 24-01-2010.

O artigo 5º do Estatuto e Transferência de Jogadores da FPF é claro no que diz respeito a estes casos e diz:
«(…)
III. INSCRIÇÃO DE JOGADORES

Artigo 5º Inscrição

1. Um jogador tem de estar inscrito numa Federação para poder jogar por um clube, quer como Profissional quer como Amador, de acordo com as disposições do Art.º 2º. Apenas os jogadores inscritos são qualificáveis para participar no Futebol Federado. Pelo acto de se inscrever, o jogador aceita respeitar os Estatutos e a regulamentação da FIFA, das confederações e das Federações.



2. Um jogador só pode estar inscrito por um clube de cada vez.



3. Os jogadores podem ser inscritos por um máximo de três clubes durante o período compreendido entre 1 de Julho e 30 de Junho do ano seguinte. Durante este período, o jogador só é qualificável para participar em Jogos Oficiais por dois clubes.»







Casos semelhantes como o de Meyong no Belenenses ou o tão célebre caso Mateus, que levou o Gil Vicente a descer de divisão, tiveram grande impacto mediático e graves consequências para os visados.



Não podemos ficar indiferentes a esta vergonha... Passa a mensagem para que todo o país saiba o que a comunicação social está a abafar.









fontes:

http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/DOCS/REGULAMENTOS/CO393%20reg.estatuto%20e%20transf.jogadores.pdf

http://en.wikipedia.org/wiki/Alan_Kardec

http://relvado.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=rv.stories/89892

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=14259.0

Anónimo disse...

Titi atrasado, faz lá uma pesquisa melhor se faz favor.

É que isso diz respeito a campeonatos com o mesmo período, isto é em Portugal o campeonato é entre Agosto e Maio e no Brasil é de Fevereiro a Novembro.

Foi o que se passou com o Hulk quando veio para o Porto, porque veio do Japão que tem campeonato igual ao Brasil.

Anónimo disse...

É verdade, Titi ... vindo do campeonato brasileiro essa questão não se põe !

Quanto a Drenthe ( há muito que falo no seu nome !!! ) e Jô seriam muito interessantes ! Se a isto juntássemos Quaresma, Hugo Viana, Nuno Assis, Geromel e Manuel Fernandes, teriamos certamente um Sporting de grande nível !

Esperar para ver ...

Anónimo disse...

No caso do Kardec a regra não se pode aplicar, mas no caso do Felipe Menezes pode-se...Até Janeiro o Felipe Menezes nao podia ter jogado pelo Benfica na Liga, mas jogou... ai o tal periodo competitivo ainda é u mesmo...mas a regra da fifa pode ter dupla interpretação e é claro que o benfica com um bom jurista se safava

Anónimo disse...

Para quê chatearmo-nos com isso... Temos é de pensar em nós e na próxima época

Unknown disse...

Isto não é um post sobre o Kardec...

Quanto ao artigo é bastante interessante e confesso que ter quaresma e drenthe como extremos (finalmente extremos!!!) seria entusiasmante. Sebem que são jogadores algo irregulares exebicionalmente falando e que requerem alguma paciencia por parte do público.

Miguel disse...

Drenthe e Quaresma já por favor(empréstimo ou parceria)!!! Depois basta que tragam Moreira(custo zero), Geromel ou Zé Castro(4M+Yannick Djaló), Evaldo(2M), André Santos("0"), Diego Souza ou Carlos Alberto e Valdés da Atalanta(2M). Saudações Leoninas

Cafageste disse...

A nível futebolístico, o Drenthe seria uma contratação fantástica. Mas junto com ele, teríamos de trazae um polícia, porque aparentemente é um menino que também gosta muito da noite...