segunda-feira, 10 de maio de 2010

Façam-nos acreditar!

No dia a seguir a acabar o campeonato, escrevo projectando a próxima época. E vou falar directamente para 2 lados: Direcção e Sócios e Adeptos.

Começo pela Direcção, reforço a ideia que depois de uma época como a que acabou a direcção tem que nos fazer acreditar que é possível sermos novamente campeões.
A formula para isso acontecer é simples, basta olhar para os "vizinhos" e ver que mesmo com classificações consecutivas (3º e 4º lugares) durante 4 anos, eles eram sempre os "campeões" do verão e os seus adeptos ficavam eufóricos. Como isso é possível? Com reforços em quantidade e em qualidade e seguramente não chega os 3 ou 4 ajustes!
Para isso acontecer obviamente é preciso dinheiro, essa é a função de JEB, é pago para arranjar soluções.
Como venho a dizer desde Dezembro, agora é tempo de apresentar o trabalho realizado, se o resultado do trabalho não se traduzir em vitórias então é tempo para dar lugar a outros.

Em relação aos sócios e adeptos apenas tenho que dizer o seguinte. Compreendo que exista bastante gente descontente, alias ninguém pode estar contente com o que vivemos mas houve tempo para se fazer alguma coisa para mudar o panorama. Não foi esse o caminho escolhido pelos descontentes.
Agora penso que só existe um caminho a seguir, é apoiar a equipa e o treinador no mínimo durante a pré-época até o plantel estar fechado.
Se acham que somos mais fortes, criticando tudo o que é feito pela direcção eu não acho, seremos sem duvida muito mais fortes "remando" todos para o mesmo lado mas repito se os resultados continuarem muito abaixo do que a história do nosso clube exige ai sim devemos todos procurar uma solução.

Saudações Leoninas

25 comentários:

F. disse...

Concordo inteiramente com o post.

Saudações

Peyroteo disse...

Completamente de acordo! Vou sublinhar algumas frases que reflectem também o meu pensamento:

"Como isso é possível? Com reforços em quantidade e em qualidade e seguramente não chega os 3 ou 4 ajustes!"

"...é preciso dinheiro, essa é a função de JEB, é pago para arranjar soluções." "...se o resultado do trabalho não se traduzir em vitórias então é tempo para dar lugar a outros."

"...seremos sem duvida muito mais fortes "remando" todos para o mesmo lado"

"...se os resultados continuarem muito abaixo do que a história do nosso clube exige ai sim devemos todos procurar uma solução."

SL

Peyroteo disse...

Mais coerente do que isto é impossível!

Leão do Nordeste disse...

Apoiado.

JEB tem a palavra.

Sócio 15510 disse...

Caro LR,
estou 100% de acordo com este post. Há muito que não via tanta clarividência neste blog. Não estou optimista mas vou estar atento e esperar que esteja enganado.

Anónimo disse...

100% de acordo..
não é como o blogue do sporting ate a morte k já está a criticar só por o futuro treinador perder o lugar da uefa com OUTRA EKIPA

Anónimo disse...

Muito bom post concordo e espero que eu esteja errado mas...
É pena e peço desculpa desde já por me estar a lamentar mas é que os primeiros indicios de um novo Sporting não são nada animadores.
1ºPorque só vejo administradores e treinadores a entrar e nada de jogadores.
2º Porque iremos ter um treinador de nome Paulo Sérgio, que não conseguiu apurar a sua equipa para a liga Europa.
3º Porque novamente iremos ter um treinador que não é conhecido por ser um mestre da táctica, mas sim um "brutamontes" no balneário. Logo continuaremos a não saber dar volta a resultados com substituições inteligentes ou com cantos e livres bem marcados.
4º Porque tudo indica que o Sporting irá contratar jogadores que este ano irão descer de divisão nas respectivas ligas ou velhotes dopados. Ex: Geromel, Rafael ou Nuno Assis.
5º Porque provavelmente esses jogadores a serem contratados, serão jogadores que pouca mais valia financeira trarão ao Sporting. - exemplo: Alguém pensa que alguma vez Pedro Mendes, João Pereira ou Pongolle irão sair do Sporting com rentabilidade financeira para o clube - logo aumentando as dividas do clube num futuro próximo.
6º Porque vejo uma direcção demasiado "betinha", com medo de arriscar e sem ideias inovadoras. Exemplo site do Sporting comparado com o do Olhanense (sim Olhanense).
7º Porque temos uma administração que diz que a nova época está a ser preparada há já algum tempo, mas só agora é que os vejo (costinha) a ir viajar para outros paises para ver jogadores.
8º Porque os nossos concorrentes mais directos já têm contratados ou debaixo de olho os reforços para a próxima época, e nós até ver e tendo como exemplo as épocas anteriores não temos nada.
9º Porque provavelmente o Sporting vai esperar pelo fechar da época de contratações para ir buscar os restos das equipas de segunda linha europeia para se reforçar e virão mais caicedos e angulos.
10º Porque o Sporting nos últimos anos não soube contratar nenhum jogador de encher o olho com rentabilidade financeira e desportiva (Ismailov está sempre lesionado) nos ultimos anos e não vejo porque o irá fazer agora, a não ser que a vinda do Papa os ilumine ou que tenham contratado alguem que perceba de futebol.

Saudações Leoninas. "Rezo" para tudo o que disse seja desmentido já no próximo ano, André C.

EB disse...

Este blog,em relação a muitos outros, está a fazer claramente a diferença.

100% de acordo.

Força Sporting

SL

Camoesas disse...

Leao Revisor, finalmente!

Tava dificil, bom post!

É bom saber que não estou sozinho na maneira como penso!

Concordo que as coisas tenham de ser discutidas, mas de uma forma constructiva!

André C., tudo na vida tem etapas, temos treinador há 1/2semanas, e como tal as coisas têm de ser planeadas com detalhe...senao seria mais um ponto nas suas inúmeras criticas!
No meio de tudo não vê nada de positivo?

El Manager disse...

http://verdadeirosporting.blogspot.com/2010/05/campanha-facam-nos-acreditar.html

A partir desta ideia do leao revisor porque não criar uma moldura humana de incentivo para a próxima época?

O Sporting somos nós...

Excelente Blog Este.

Anónimo disse...

Tem razão Camoesas, cada coisa de sua vez. Concordo que seja tudo discutido de forma construtiva.

Claro que vejo algumas coisas positivas, mas a percentagem de coisas erradas são maiores do que as positivas infelizmente, o que não quer dizer que não apoie quem lá está a tentar fazer o bem do Sporting e não deseje que tudo corra bem a quem lá está, pois isso significa que vamos ser melhores. Agora não me peça para só bater palmas e não me meta no saco de pessoas que só dizem mal.
Já aqui elogiei muitas vezes a direcção, que para mim têm tanta ou mais importância que os jogadores. Afinal de contas eles são Sportinguistas e muitas vezes fazem um trabalho ingrato e sempre sujeito a criticas.
Agora, a esperança face à história recente não é muita e isso tem que compreender. Continuarei a apoiar a equipa sobre qualquer circunstância e não vou para o estádio assobiar nem pedir eleições antecipadas, mas não posso deixar de ficar de pé atrás com aquilo que vejo acontecer ou a não acontecer. Sei também que parte da culpa deste cenário terá que ser atribuido a nós adeptos e não só à direcção.

Cumprimentos André C.

Helder disse...

Concordo mas os erros servem para aprender e mesmo com menos recursos o Braga esta época foi muito melhor.

O que não percebo é porque é que os erros do Sporting são sempre os mesmos. Deixa fugir jogadores do clube para os rivais ( Carlos Martins e Varela ) e quando pode comprar, mesmo sendo jogadores novos e baratos ( Fábio Coentrão ) sportinguistas e com raça por 1 milhão de euros, prefere apostar em Angulos, Caicedos e Matias Fernandez, jogadores sem raça, lentos e velhos ou amorfos.

A gestão do plantel devia ter pessoas encarregues ( vamos lá ver agora o Costinha )de gerir quezílias entre treinador e jogadores para que não se desperdiçassem activos com valor do clube, e as aquisições de jogadores deviam ser pensadas ao pormenor e os mercados estudados até à exaustão por várias pessoas ligadas à estrutura do clube, e não depender-mos da vontade de um empresário, dos palpites de 1 treinador e de 1 presidente.

O Presidente e o director deviam supervisionar e gerir esse grupo encarregue de estudar o mercado e efectuar as aquisições, sendo que os empresários eram apenas e só mediadores e o treinador um empregado do clube.

O treinador vinha treinar um plantel construído pelo clube, pelas pessoas ligadas ao tal departamento de prospecção e não tinha que dar palpites sobre aquisições para não hipotecar desde logo a sua campanha.

Penso que desta forma se evitavam muitos erros, porque as questões essenciais como a aquisição de jogadores e a gestão de activos ficavam a cargo da direcção e não de empresários e treinadores que gostam mais deste ou daquele jogador.

O que parece crónico é que em cada 10 jogadores que se contratam, acertam em 3 e assim é natural que no fim da época sejam outros a festejar.

SCP Sempre

Anónimo disse...

O Leão Revisor pode às vezes dizer coisas com qual não concordo. Mas digo, gabo-lhe a paciência de todos dias escrever sobre o nosso Sporting, "perder o seu tempo" para depois ser enxovalhado, de forma completamente inaceitável. É só a opinião dele, nada mais. Boa ou má é a dele.Convém respeitar para que respeitem a nossa!

Caro Leão Revisor não desista e continue. Existe sempre a alternativa de quem não gosta de si, não ler o que escreve. A isto se dá o nome de Democracia. Enorme abraço a todos os Sportinguistas que sofreram durante esta época pelo amor comum a todos, o Sporting Clube de Portugal!

Camoesas disse...

André C.,

em todos os 10 pontos que escreveste não vi um único ponto positivo acerca do Sporting, e na maioria dos pontos ainda nada aconteceu, ou seja, as coisas ainda nem aconteceram e já estás há espera que sejam más!

eu só gostava de saber porque criticam o Costinha, por tudo o que tem feito de bom no Sporting, depois de ter defendido os interesses do grupo de trabalho no caso izmailov e no jogo no galinheiro!

Deixem os homens trabalhar!

Concordo inquestionávelmente com a ideia do apoio, já tinha pensado nessa ideia, não tendo "apenas" meios para o fazer, mas concordo e ofereço a minha ajuda naquilo que puder ajudar!

SPORTING SOMOS NÓS!!

PS: acho que seria tambem uma boa ideia, se possivel espalhar ao máximo essa ideia entre blogs, facebook, hi5...e depois chegar ao plantel e direcçao essa grande vontade que nos move a todos, VENCER!!

Sérgio disse...

Boa posta LR,

Julgo que no que toca a contratações estamos pendentes das vendas como tal não vale a pena desesperar pelas aquisições provavelmente só deverão começar a surgir após o mundial e apo´s a venda do Vuk + Miguel Veloso + Jão Moutinho e porque não do Djálo.

Anónimo disse...

Camoesas eu não disse mal do Costinha, apenas afirmei que só agora é que estavam a ver jogadores para a próxima época, Costinha não têm a culpa pois entrou há pouco tempo. Fui dos primeiros a defender no blog do LDE (de quem não gosto nem um bocadinho) o Costinha quando começaram a desfazer no homem. Ainda bem que ainda existem Sportinguistas positivos como tu e quem me dera a mim ter a mesma esperança.
Acredito que esta direcção está a agir de boa fé mas será isso o suficiente? Acreditas que o treinador Paulo Sergio foi um treinador escolhido para revelar ambição ou o virar de uma nova página?
O que lhe ensinou a história recente? Tira aspectos positivos?
Lembro-lhe que quem é mais negativo e com um discurso derrotista é a própria direcção que justifica os maus negócios com falta de dinheiro ou desculpa nas arbitragens, e depois vemos o sporing de braga a lutar pelo primeiro lugar com o dinheiro que tem. Já sei que vai falar do carlos freitas e que os culpados foram os sócios, mas neste caso também eu defendi o homem no blog do LDE várias vezes.
Outros dos exemplos que lhe dou foi o facto de o nosso presidente ter vindo a público quando saiu o Paulo Bento (também fui defensor deste treinador muitas vezes) prometer uma grande surpresa e quando se soube quem era o novo treinador do Sporting, o seu nome era Carlos Carvalhal. O mesmo se passou agora com este treinador Paulo Sérgio, no qual a escolha revelou falta de ambição da parte de quem gere o clube e que desiludiu grande parte dos adeptos. Estes dois factos importantes levam-me a não acreditar (espero estar errado) que o Sporting vá contratar bons jogadores para atacar o titulo. Alimentando ainda mais o fosso que poderá ver na seguinte imagem: http://2.bp.blogspot.com/_ChkjImh2LZA/S-g26RwyPxI/AAAAAAAAEb4/M_alM_s51ss/s1600/titulos.jpg
Para mim isto é tudo uma questão de perspectivas e o limite do nosso conhecimento vai até ao limite daquilo que nós conhecemos. Se para si e para a direcção um treinador como Carlos Carvalhal é o suficiente para Sporting ser vencedor então estamos conversados.

Tentarei ter a sua atitude no futuro, mas não espere que eu bata palmas a tudo quando vejo alguma coisa errada, aliás um blog serve para isto mesmo dar o direito a opinião a quem geralmente não a tem.
Quanto ao passar uma mensagem positiva também tentarei daqui para a frente ajudar nessa caminhada dificil e não voltarei (vou tentar) a falar dos aspectos negativos nos próximos tópicos

Melhores cumprimentos e saudações leoninas, André C.

Camoesas disse...

Eu sei que há aspectos negativos, e que eles têm de ser falados para que se possa aprender com eles e nao os voltar a repetir, mas falar mal de coisas que nem sequer aconteceram não acho nada saudável!

O braga é o melhor exemplo do empenho e determinação, a prova de que não são precisas contratações megalómanas, é preciso sim ter jogadores com determinação, vontade de ganhar, coisa que não têm existido em alvalade!

Para gozar em público já chega os adversários, se queremos ter vitorias e a casa arrumada tambem temos de colaborar!

Saudações Leoninas

QUERIAM MATAR O SPORTING!! disse...

UMA GRANDE NOTICIA:
http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=06aeda01-4ece-4af7-ad78-bb00abb3830a&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024&h=7

MAIS UMA DERROTA PARA OS FRUSTRADOS! AGORA QUE SE CALEM DEFINITIVAMENTE!!

Anónimo disse...

a tua "colaboracao" conheco eu de ginjeira Camoesas

Camoesas disse...

?!?!
conhecemos-nos?!

Anónimo disse...

felizmente nao, gente como tu quero e distancia

Anónimo disse...

Inimigos Públicos:

Este senhor:
http://twitter.com/ze_sa_fernandes
http://2.bp.blogspot.com/_grSyOiusGZQ/SS28xPVad-I/AAAAAAAAB_k/cXsdDXtB-8E/s400/jose_sa_fernandes_zorate.bmp

que actualmente ocupa um lugar de grande importancia na câmara da Lisboa foi o labrego que meteu o Sporting em tribunal pois queria que os terrenos do antigo José Alvalde fossem transformados em jardins quando a 200 metros da nossa Casa (leia-se estádio) existe o jardim do Campo Grande que está num estado deploravel de conservação e com um numero de visitas irrisório por dia.

Acho bem que se construam novos jardins na cidade, mas quando vejo que neste caso claramente existiu dualidade de critérios deste desonesto intelectual benfiquista - não exigiu o mesmo do tratamento de esgostos que foi construido com media markets ao lado (quando já existia o colombo ao lado) e nunhum jardim - fico a pensar se não existe nenhum Sportinguista advogado que o meta em tribunal por parcialidade e por beneficiar o Benfica indirectamente.

Vejam também a recepção do benfica na câmara de Lisboa e a maneira como este malandro comemora o título. Apareceu em todos os noticiários ontem e é visivel nos seguintes links:

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasDesporto/2010/5/benfica-recebido-na-camara-municipal-de-lisboa11-05-2010-104.htm

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasDesporto/2010/5/presidente-da-camara-de-lisboa-da-os-parabens-ao-benfica10-05-2010-191725.htm

Camoesas disse...

AFINAL NÃO PERCEBO, 1º DIZES K CONHECES, DEPOIS K NÃO CONHECES...K CONFUSÃO K VAI NESSA CABEÇA!

QUERIAM MATAR O SPORTING disse...

Mais uma vez se vê os "argumentos" dos frustrados!

Reduzam-se à vossa insignificância de uma vez por todas!

Anónimo disse...

Paulo Bento: 9j, 3v, 4e, 2d = 13 em 27 (48%)
(Leonel Pontes fez um jogo de transição)
Carlos Carvalhal: 20j, 10v, 4e, 6d = 34 em 60 (57%)