segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Balanço do trabalho feito

1º ano de mandato, em termos desportivos, horrível.
Primeiros 3 meses do 2º ano de mandato, em termos desportivos, a caminhar para ser péssimo.

As escolhas foram feitas, o dinheiro foi gasto, as lacunas continuam (mesmo que menores) e os resultados estão à vista.

O ultimo resultado é o que menos me preocupou, porque foi apenas o resultado dos erros cometidos ao longo deste período (as declarações de P.Sérgio ao jogo é qualquer coisa que não tem classificação).

Falta qualidade em tudo o que envolve o SCP, nos jogadores, nos treinadores, nos dirigentes, em tudo!

A equipa para mim, realmente está melhor do que o ano anterior, só que não chega para ser uma equipa à altura do Sporting. E ai começa mais um pecado do presidente, que não deveria ter dito que teríamos uma grande equipa e que lutaríamos realmente pelo titulo.

Pode haver gente convencida que uma mudança irá resolver todos os problemas, como disse o meu credito a esta direcção já terminou mas isso não me faz acreditar em milagres.
Num clube sem dinheiro nem grande capacidade para investir e falo numa capacidade de investir na ordem dos 15/20 milhões consecutivamente ao longo de 3/4 anos, de forma a formar realmente uma equipa que lute pelo titulo, porque o que nos têm apresentado é planteis com 25 jogadores, com 6/7 bons + 6/7 razoáveis e o resto uma miséria. Os números de 5/6 anos para cá tem rondado sempre por estes valores com pequenas diferenças como me parece que seja este ano.

Acho que para quem conhece minimamente o clube é a altura exacta para se chegar a frente. Temos o trabalho árduo e difícil (ao nível financeiro) feito o que nos dará mais desafogo de forma a investir no futebol, temos uma fornada de jovens jogadores como já não tínhamos há muito tempo que nos vão dar alguns (largos) milhões, temos a negociação com os direitos Tv´s concluída, temos o acordo com o BES praticamente fechado para o Fundo de jogadores, temos a SportingTv em fase de estudo de viabilidade e com inicio previsto para Fevereiro, temos o nosso pavilhão com local e projecto definido, faltando apenas a CML resolver os últimos problemas burocráticos para a obra avançar porque o seu financiamento já foi garantido através de alguns parceiros e em contra-partida temos uma equipa de futebol em que qualquer vitória será vista como um sucesso enorme já que as expectativas neste momento devem estar nos níveis mais baixos da nossa história.

Por isso e sem qualquer ironia, digo que não existe melhor altura para quem realmente tem alguma ambição e categoria (para não falar de hipótese) de ser presidente do SCP. E acredito que daqui para a frente vão começar a aparecer candidatos a candidatos, porque a meu ver a vida desta direcção vai começar a ser mais difícil.

Saudações Leoninas

32 comentários:

Anónimo disse...

E quem é que se vai chegar à frente? É que eu, por muito que tente encontrar um "bom nome" não consigo!

leao revisor disse...

leão do berço

Não te preocupes que ao contrario das outras vezes vai existir gente com capacidade de realmente por em perigo dos que lá têm estado.

Unknown disse...

o que falta em dinheiro devia sobrar em atitude...

Anónimo disse...

Caro Revisor,o trabalho que enumeraste e que reconheces estar adiantado,foi feito por quem?
Parece que o JEB não esteve a dormir afinal.
Dirás que o teu post visa o plano desportivo,mas sem os 12 trabalhos de JEB nunca poderíamos passar à fase superior.
Além do mais,parece que se semeiam muitos equívocos.
Muita gente pensa que basta mudar de presidente,colocando lá um demagogo como um que recentemente para lá apontou,ou um messias que há-de aparecer,de acordo com as Escrituras,e tudo passará a ser um mar de rosas.
Eu,pessoalmente,temo que ao elegerem um salvador,estejamos sujeitos a muitos passos atrás e à consequente travessia do deserto que só piorará as coisas.
Se deitarem tudo a perder,com ilusões pueris,temo que depois já não consigam convencer ninguém do calibre dos últimos presidentes a pegar na criança novamente.
É muito fácil agitar quimeras.Mas quase sempre a realidade que se sobrepõe é dura e fria como aço.
Cumprimentos.

leao revisor disse...

Ao ultimo anónimo

Em primeiro lugar eu nunca disse que ele esteve a dormir.

Eu reconheço que está fazer um bom trabalho invisivel (todos os pontos que enumerei no post) mas tenho que admitir que está a fazer um trabalho horrivel em termos desportivos e falo obviamente do futebol, porque nas modalidades estamos como ja nao estavamos há muito tempo, fortes.

Agora o que interessa a 90% das pessoas é o futebol. Tivemos uma pessoa que é idolatrada pelos sportinguistas que foi boa no plano desportivo e horrivel no trabalho invisivel que foi o duque.

E a verdade é que as pessoas querem é quem tem resultados desportivos isto é um facto.

Quando falas em salvadores eu estou de acordo contigo. Vão aparecer alguns, uns movidos pelo dinheiro que já vai haver outros iludidos porque acham que andam a fazer um lindo papel nas tv´s mas todos e digo todos estão mortinhos por aproveitar o trabalho feito e sair em ombros.

Buh2010 disse...

Depois desse post parece-me que reforças a actual direcção. Para não deixar duvidas eu apoio.

NO ENTANTO, apoio algo que ainda não aconteceu e devia ter acontecido. A contratação de um verdadeiro director desportivo. Falta-nos um desde o Carlos Freitas. (Nem vale a pena dizer porque foi embora.)

Com a renovada capacidade financeira que se adivinha, precisamos de alguem que atire a matar, ou seja, vamos ter dinheiro para gastar, mas precisamos de o gastar nos jogadores certos.

Não acredito que ex-jogadores (Sá Pinto e Costinha), promovidos a directores desportivos tenham o conhecimento e a experiencia necessária.

Acredito no JEB (não deixou o banco pa ir ganhar dinheiro, esse ganhava-o la e bem), acho no entanto que não se está a rodear dos mais competentes e isso é que não percebo porque.

Lez disse...

Onde é que nos chegámos :\ fdx que tristeza...

Anónimo disse...

por outras palavras revisor, JEB é o pior presidente da historia do clube.

Anónimo disse...

ou muito me engano ou antes do natal tudo estará resolvido...

e pensar que achávamos que a remuneração do presidente significaria o fim do amadorismo à frente do sporting... puro engano... e belo tacho para o JEB...

Anónimo disse...

LR,

Que jovens??

Que dizes da opinião do JEB publicada na newsletter semanal...

Anónimo disse...

Nós adeptos idolatramos jogadores sem nivel, por exemplo o Matias jogou apenas um jogo bem que foi contra a Fiorentina, e criticamos outros que são bons profissionais o Rui Patricio para mim é o melhor guarda redes português.

O Zezinho do juniores é bem melhor, porque é que não é chamado a treinar com os séniores?

O Djaló é zero, postiga é zero, Saleiro é zero.

Chamem Wilson Eduardo é bem melhor

Sócio 83711

Anónimo disse...

Ó Leao revisor nao tenha problemas em dizer...JEB é pessimo , amorfo , uma vergonha para o nosso clube.

Mas claro que quem vier vai ser da mesma estirpe , sempre as mesmas caras , as mesmas referencias ,as mesmas ideias e um ponto em comum...BES na direcção. Enquanto o Sporting tiver UM ÚNICO elemento de instituições bancarias a quem o Sporting deve , NUNCA vamos ter a transparência necessária.

O conflito de interesses é de tal forma , que roça o surreal.

Jedi Master Atomic disse...

De facto, o JEB está a fazer um optimo trabalho em todas as vertentes do clube, excepto no futebol (Que é só a vertente maior e com mais visibilidade para fora).

Mas, aqui não podemos tirar responsabilidades de Costinha. As contratações foram da sua responsabilidade. Infelizmente já deu para ver que :

- Valdes não é o reforço que precisavamos
- Matias não vai passar disto. Tem bons pés, mas não chega.
- Maniche está longe de ser o jogador que já foi
- Postiga é um avançado optimo a transportar bola mas avesso aos golos
- Saleiro é bom a segurar a bola, mas falta-lhe qualidade de finalização
- Djaló é intermitente
- Vukceviv é intermitente
- NAC, que me estava a surpreender pela positiva no inicio, começa a mostrar falta de agressividade na disputa das bolas e é facilmente papado em velocidade
- Salomão deveria ter mais oportunidades para jogar no campeonato

E por fim:
- Paulo Sergio inventa demais no sistema tactico da equipa.

Jedi Master Atomic disse...

Esqueci-me de dizer que, neste momento e perante a forma dos jogadores, gostava de ver o seguinte 11:

------------- Patricio
J.Pereira Carriço Torsiglieri Evaldo
--------- A.Santos Maniche
Djaló ------ Vukcevic ------ Salomão
----------- Liedson

Anónimo disse...

LR,

Já agora gostava de saber quais são os jogadores jovens que nos vão dar (largos) milhões.

Anónimo disse...

Ao fim de 5 jornadas, com estes resultados desastrosos à que tirar ilações.
Eu, como muitos sportinguistas temos criticado duramente os nossos avançados, falta de qualidade, etc.
Mas em abono da verdade, e tendo consciência das limitações dos mesmos, não será justo reconhecer que a equipa não produz caudal de jogo que lhes permita ter bolas em condições de qualidade/quantidade para concretizar?
O que mais me perturba continua a ser a FALTA DE FUTEBOL da equipa. Estamos na 5ª jornada, de quanto tempo mais precisa PS para por a equipa a jogar?
Há equipas na Liga com orçamentos reduzidíssimos comparados com o nossos, os respectivos treinadores tiveram que remodelar toda a equipa e praticam melhor futebol, há vários exemplos. O plantel não é o melhor do mundo, mas tem obrigação de fazer muito, mas muito melhor, essa é que é a verdade.
Mais uma época perdida, à 5ª jornada, é isto lutar pelo título?
É isto uma equipa forte?
Quero ver se alguém tem a coragem e o amor suficiente ao Sporting para assumir responsabilidades.

Anónimo disse...

Julguei que tendo um presidente a tempo inteiro, e ainda por cima remunerado, que a coisa mudaria e muito...para melhor. Afinal enganei-me...e muito.

Começando logo no caso das férias no Brasil...muito mais poderíamos dizer. Curioso o facto de JEB ter passado de papagaio para mudo...e tudo em menos duma ano!

Têm havido situações muito mal geridas, e o plantel de futebol do SCP promete, mas está sempre a quebrar!

Hoje vem um artigo de opinião dum portista no jornal a bola...apesar de escrito por um portista, o artigo fala do derbi do passado fim de semana. Fiquei completamente furioso com as merdas que li, mas a verdade é que o homem tem razão! Segundo ele: "O SCP perdeu na luz...porque não joga nada!". É dum gajo lhe ir à tromba...mas o pior é que o homem está coberto de razão.

Preocupa-me que a este ritmo acabemos cada vez mais longe dos lugares de prestígio...

Anónimo disse...

Eu também gostava de saber que fornada de jogadores é que neste momento o Sporting tem com potencial para nos dar retorno de muitos Milhões????


Tem a palavra o Leão Revisor.

SL

HVS disse...

Depois do trabalho árduo, venha outro colher os louros, sim senhor boa opinião.
O Costinha fez o que tinha que fazer, correu com os bufos, não deixa entrar empresários na academia e fechou o balneário, mas isso não é bom para alguns, nós gostamos é de ídolos de pés-de-barro.
O Hulk joga que se farta, quando mostrou desagrado com o treinador o que é que aconteceu? Foi assobiado, alguém veio criticar o treinador? Não. O jogador fica a saber quem manda.
Mas nós não, batemos palmas quando o Ronaldo marca um golo ao nosso clube, como é que é possivel, os que bateram palmas deviam ser corridos de sócios.
O mal era do Carlos Freitas, do Barbosa, enfim de todos, agora estes eram bons os maus são o Costinha e o BES, Não hápaciencia.
Dos empresários, quando falam do Jorge Mendes não se podem esquecer que ele podia ter levado o Ronaldo por 5 milhões, o novo contrato ainda não estava assinado e ele fez saber ao MU que já havia um acordo para o novo contrato e que o valor era de 15 milhões, mas isto é mau.
O desportivo de carnide nas últimas 4/5 épocas gastou perto de 100 milhões, foi uma vez campeão, no porto compram N jogadores para aproveitarem apenas alguns, isto ao longo de várias épocas, não é investimento de uma época.
O PC quando entros para presidente tinha um clube que tinha sido bicampeão dois anos antes, só ao terceiro ano foi campeão.
A crítica maior é que não se apostava no futebol, agora gastamos mais, ha! mas gastamos mal. Deve haver para aí alguns iluminados.
Para mim, se o JEB for novamente a eleições é mais um mandato, só por ter corrido com o j merdas e o melancia.

Sócio 15510 disse...

Bravo LR, Bravo! vamos encerrar rapidamente o horrível capítulo JEB. Também eu tenhoa convicção que no seio dos milhares de sócios vamos conseguir encontrar um presidente competente, ambicioso e mobilizador. O timing exacto para a mudança é o final do ano. Se em Dezembro não existirem eleições antecipadas não será só mais esta época perdida será também a próxima. Vamos mobilizarmos para exigir eleições já!

leao revisor disse...

Basicamente é a equipa de Juvenis do ano passado que era praticamente toda da selecção sub-17.

Anónimo disse...

Sim, LR e dessa equipa, quantos Cristiano Ronaldo's, quantos Quaresma's, quantos Nani's temos ????
Ou será que andam para lá muitos Fabio Paim's ????

Anónimo disse...

Bom dia!

Vou enumerar alguns pontos:

a) Reestruturação financeira
b) Qualidade plantel (tendo em conta o Orçamento)
c) Modalidades
d) Pavilhão Multidesportivo
e) Marca Sporting / Fidelização

O JEB não me tem deixado muito agradado, mas desde que ele iniciou o seu mandato até agora...estamos melhor ou pior nos aspectos que atrás enunciei? Quem responder...que o justifique também.

A planificação da época pecou pela não contratação de um extremo e de um avançado, mas sem $ não há vícios. Acho que o trabalho do Costinha tem sido exemplar a diversos níveis. Arrumou a casa, contratou mais valias. Com o mesmo orçamento, a equipa é mais forte.

Quanto aos futuros novos craques do Sporting, tenho grandes esperanças na equipa de Juniores deste ano. O próprio Paulo Sérgio numa entrevista recente deu a entender que no próximo ano alguns juniores subirão directamente ao plantel principal. Acredito que alguns deles sejam ainda juvenis (Bruma, Tobias e Eric Dier). De resto nos juniores há que olhar para Zézinho, William Carvalho,Ricardo Esgaio, Mateus Fonseca, João Mário Eduardo, Betinho e Agostinho Cá (a grande revelação do último ano). Acredito que o potencial esta lá. Se singrarem 2/3 destes acho que nos podemos dar por contentes.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Espero sinceramente que tenham razão, tenho também esperanças no Cédric Soares, no Wilson Eduardo e Nuno Reis. Vamos ver, o nosso Sportinga necessita realmente de uma nova fornada, espero é que venham com outra mentalidade, a de querer a cima de tudo ser campeões no SCP, triunfar pelo LEÃO e só depois pensarem em dar saltos.

SL

Sócio 80610 disse...

Hildebrand

J. Pereira Carriço Polga Evaldo

Zapater Maniche

Vukcevic Matias

Postiga Liedson

O NOSSO FANTÁSTICO TREINADOR/FORCADO QUE DEIXE DE INVENTAR, QUE META UM ONZE MUITO PRÓXIMO DESTE E LOGO VÊEM SE OS RESULTADOS MUDAM OU NÃO.

DIGO-O MUITAS VEZES, EU POR METADE DO ORDENADO FAZIA O DOBRO DO FORCADO!!!

SL

Anónimo disse...

essa conversa do temos juvenis que nos vão dar muitos milhões já nao consegue convencer muita gente... já tivémos muitos juvenis e juniores que valiam milhoes e no fim nem tostões!

JEB - Contigo não há campeões!!

Anónimo disse...

O postiga é zero será que não entendem isso,

digo mais é tanto jogador como eu no ano passado conseguiu marcar os mesmos golos que eu no sofa de minha casa.

um treinador que diz que postiga vai fazer uma grande época é sinal de que percebe bastante de bola, não aja dúvida.

Sócio 83711

Sócio 80610 disse...

Sócio 83711, então e quem temos melhor que ele no plantel? Djaló, k nem uma bola sabe dominar ou fazer um passe curto?? Saleiro, k desconfio k nem no Olivais e Moscavidade conseguiria ser titular??

Postiga faz poucos golos, mas pelo menos sabe tratar a bola e tem muita qualidade técnica!!

Anónimo disse...

Caro Leão Revisor,
Mais uma vez o teu post é absolutamente miserável e continuas a querer branquear aquilo que não tem "ponta por onde se lhe pegue" e passo a explicar..
1 - Vamos ver qual o desafogo financeiro que vais ter para investir no futebol. As minhas fontes, bem diferentes das tuas, dizem-me que nem 1 tostão foi abatido ao passivo desde JEB chegou ao poder. O maior investidor da Sporting SAD acabou de sair da Administração da mesma.. que quererá isso dizer?
2 - Negociação de direitos de TV já concluidos? Gostava de saber de onde veio o dinheiro para gastar este ano nestes jogadores que chegaram.
2 - SportingTV com inicio previsto para quando??? Deixa-me rir ... parece o projecto do pavilhão que iria estar concluido muito em breve. De qualquer maneira, e como não está directamente dependente do Sporting ainda é capaz de ser a única coisa que vai avançar.
3 - Acordo praticamente fechado com o BES. Está tudo praticamente fechado... está QUASE tudo pronto, falta sempre o quase desde há mais de 1 ano.
4 - O Pavilhão??? Onde está ele??? Qual projecto?? Inicio das obras para quando?? A que burocracia te referes?? O ano passado até prometeram prioridade para escolha de lugares a quem comprasse a gamebox, e este ano? o que nos prometem?
5 - Modalidades mais fortes? Que queres dizer com isto? Mais dinheiro gasto, é isso? Antes de eles chegarem não se ganhavam titulos nas modalidades? E desde que eles chegaram (os das modalidades) quantos títulos já ganharam em 5 anos? VERSUS O DINHEIRO INVESTIDO? QUERES FALAR DOS AUMENTOS BRUTAIS DOS ORCAMENTOS DE ALGUMAS MODALIDADES?? NUM CLUBE QUE TÁ TESO?? Numa politica de fuga para a frente que quem vier atrás há-de apagar a luz?
O tua politiquisse para defender o que não tem defesa e justificar o que vem aí é execrável.
São voçês que destruiram o Sporting e já estão a minar o caminho para quem vier a seguir...
Irresponsáveis, é o minimo que Vos posso apelidar.
SL

Anónimo disse...

Temos 2 alternativas:

a) Continuar a perder mas manter esta estrutura incompetente porque sim;

b) Mudar e voltar a acreditar que é possível melhorar o quanto antes devolvendo esperança à massa adepta.

É escolher, Srs.

Anónimo disse...

Sim, só pensam em mudar, mudar, mudar. Quantas vezes mudámos nos últimos anos? De Presidente, de treinadores, de jogadores, de tudo...

Mas não, estamos mal? Toca a mudar, é só isso que sabem dizer. Criticam tudo e todos antes de darem uma hipótese às pessoas de mostrarem. Sabem uma coisa? Quanto mais mudam pior, cada vez que mudamos alguma coisa, estamos a fazer para pior.

Se o Sporting é um clube assim tão péssimo para vocês, então bazem! Vocês é que não o vão ajudar de certeza!

Fico triste por não verem que ao atacarem-se uns aos outros, estão a atacar o Sporting. Estão a jogar pelos adversários... Só um conselho: tomem uma posição e acreditem nela, ela brotará!

Sportinguista que só foi 4 vezes campeão (mas nunca desisti!)

NAM disse...

Aquando das eleições JEB foi cooptado pelo BES para dar continuidade à linhagem "monárquica".

Sem qualquer projecto e respondendo apenas "PB forever" ganhou imaculadamente as eleições contra um candidato com fraca opinião pública que foi ainda mais denegrida ao longo da campanha redundando num acto de desespero de uma capa de um jornal afirmando que alguns jogadores acabadinhos de se retirar seriam contratados por esse candidato.

"Tá maluco" disseram os votantes e foram na cantiga do bandido, o amigo JEB.

O 1º ano desportivo (futebol - que mal ou bem é o que deveria dar mais dinheiro ao clube, afinal temos 50 mil lugares para vender por ano) foi uma miséria ficando o sporting a 28 pontos do lider e batendo os piores records da história na europa.

2º ano tudo será diferente disse o amigo JEB vamos dar a volta por cima para isso vou contratar "PSérgio" - quem ? "PSérgio, aquele do guimarães" - Ha ok, bom adjunto e um treinador ? Não não é para treinador ?!?!?

Cedemos por 11 MILHÕES o nosso capitão a um rival (que se calhar nem é tão rival assim dada a grande distância pontual) e vendemos o MVeloso titular por troca com um Zapater de banco (que saudades das contratações que entravam directas no 11 inicial, mas isto foi noutros tempos).

Quanto ao trabalho invisivel do JEB apenas um comentário gostaria que o próxima presidente fosse alguém suficientemente independente para pedir uma auditoria que avalize os negócios feitos no sporting, desde a venda de terrenos, à venda do património, passando pela maravilhosa reestruturação financeira que tanto dinheiro nos deu para investirmos no futebol...

Já muitos começam a ver as coisas como elas são, a dura realidade custa a aceitar, mas está à frente dos olhos.

MMachado, JCosta e DFaquirá com o mesmo tempo do PS no Sporting estão à nossa frente com planteis mais fracos, acho que já deu pra ver mais algumas coisas, aliás MM e JC ganharam ao Glorigozo, um deles na Luz ....