quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Comunicado da AAS

Exmo. Senhor Provedor do Leitor do Jornal “Record”
A Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS vem por este meio solicitar a sua melhor atenção e intervenção aos factos que se vêm verificando na actividade do órgão de comunicação social no qual desempenha funções de Provedor.
Segundo o seu Estatuto Editorial, o Record “é independente de clubes, associações, partidos ou crenças religiosas, e rege-se por critérios jornalísticos de rigor e isenção” em cumprimento com “a Lei de Imprensa, o Estatuto do Jornalista e as orientações definidas pela Direcção do jornal.” Estatuto Editorial esse que, a nós, não nos surpreende dado o papel importante do v/ jornal na divulgação da história do Desporto Nacional. É precisamente por tal Estatuto que muito nos surpreende e lamentamos determinadas peças editoriais do jornal, designadamente quanto ao seu conteúdo.
Compreendemos que, sendo o jornal “Record” uma entidade privada cujo objecto último deverá ser o lucro, não menos verdade será a prossecução dos fins a que um orgão de comunicação social deverá privilegiar, tais como a apresentação de factos de forma rigorosa e isenta para o público.
Não acreditando que a Direcção do jornal “Record” ou mesmo a Admnistração do Grupo Cofina entendam que todos os meios justificam os fins, certamente convirá que o título “Triunfo justo mas com boa ajuda do árbitro” é em larga medida abusivo pela diferença de tratamento que é dado quando em comparação com os outros dois grandes. Na verdade, e sem entrar em análises casuísticas sobre qualquer eventual erro técnico do árbitro em questão, tal título não só desvirtua a verdade como denota, de forma até algo perigosa, outro tipo de intenções que nos recusamos acreditar provirem de um jornal com tamanha história.
Com efeito, raras não foram as partidas em que os erros de arbitragem foram determinantes para o sucesso de outros clubes e nesses mesmos momentos, o jornal Record não tomou semelhante iniciativa de noticiar, com tal destaque, a benéfica intervenção do juiz da partida.
Estamos em crer que a História do Sporting Clube de Portugal, o seu papel incentivador do Desporto em Portugal, a sua intervenção social e o prestígio que a Organização transmite ao País merece, de V.Exas, muito maior cuidado e atenção.
Certos de que este lapso editorial encontrará eco junto do Provedor do Leitor e que servirá para melhorias futuras no jornal, subscrevemo-nos com elevada estima e consideração.
Saudações Leoninas,
Comité Executivo,
Associação de Adeptos Sportinguistas

Saudações Leoninas

(comunicado que nos chegou via email)

13 comentários:

Anónimo disse...

Comunicado pouco incisivo muito brando a roçar "uma palmadinha nas costas". Temos de ser mais acutilantes, agressivos no bom sentido do termo, basta usar a força da marca Sporting e eles tremem como varas verdes. Assim não chega nem para assustar. Vejam como fazem os tripeiros e copiem-nos.

Anónimo disse...

é por estas e por outras que a AAS simboliza apenas meia dúzia de pessoas...Basicamente aquelas que lá comem...

RFC disse...

Para que isto corresse melhor, teriam que existir um conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo Sporting Clube de Portugal, de modo a marcar a posição dos Sportinguistas num todo.

1) Divulgar no nosso site um vasto conjunto de notícias em que demonstram a diferença de trato entre o Sporting e os outros clubes. Demonstrar com isto que o objectivo dessas noticias é mostrar que o Sporting aparenta ser mais fraco que os outros ou criar razões para existirem cisões entre os adeptos do próprio clube (já que também não é muito difícil). Eu teria muito exemplos para dar, onde frequentemente Diário de Noticias/Record e Abola apresentam títulos de noticias que nada têm a ver com o seu conteúdo e desprestigiam a nossa instituição.

2) Com essa demonstração, apelar aos Sportinguistas e verdadeiros seguidores de um grande amor, que não comprassem qualquer jornal desportivo em 2/3 dias específicos como forma de protesto contra a esculhama que lá está instalada e que muitas vezes distorce a opinião das pessoas. Mostrar também que esses jornaleiros ganham com isso que fazem a discussão e a criação de problemas internos que só fortalecem os nossos adversários.

3) Por fim, se ainda não fosse suficiente, agudizar a situação e impedir a entrada de determinados jornalistas representantes de determinados órgãos de comunicação social na Academia Sporting e no estádio José de Alvalade.

Ou lutamos todos juntos ou continuaremos a criticar este ou aquele com aquilo que lemos por essa internet fora/jornais (muitas vezes desvirtuados e com falta de isenção).

Pensem nisso pois este blog - Fonte Segura - é também um espaço que reúne muitos adeptos e pode criar esta sentimento de revolta e esta união de esforços.

Saudações Leoninas,

RFC

roque disse...

Nunca tinha pensado em comprar "A Bola" até que comecei a ver a palhaçada vermelha em que se tornou o Record. Tinha começado a reparar há 3/4 anos quando jogava a Liga Record em que as pontuações eram smp duvidosas. Depois comecei a notar na "isenção" do Record no resto das notícias até que deixei de o comprar. Não só as capas como os comentadores de serviço só vêem vermelho à frente e desprestigiam claramente as nossas cores. É inadmissível em pleno século XXI e onde tanto se apregoa a liberdade de imprensa haver tantos casos de parcialidade como se vê nessa publicação. E se formos para os canais televisivos portugueses temos conversa até Dezembro.

Experimentem ver um jogo do Sporting comentado por ingleses (através da net) e comparem com a palhaçada dos canais portugueses. A diferença é brutal e o jogo torna-se muito mais bonito. Para não falar de inúmeros lances duvidosos cujas repetições raramente são mostradas...

João disse...

TRETA E TRETA MAIS TRETA E MAIS TRETA:

Única coisa a fazer: Os Sportinguistas deixarem de comprar o Record como eu já deixei de fazer há mais de 4 anos.

SL, Xait

Anónimo disse...

Eu também nao compro o record desde a palhaçada com o vukcevic que saía todos os dias para desestabilizar. Vao gozar com a tia deles!

Anónimo disse...

"RFC disse... "


Estou plenamente de acordo com tudo o que escreveste.Quanto à compra dos pasquins, já há cerca de 10 anos que não compro nenhum.

Se a partir de hoje, passasse a haver mais 20 mil compradores sportinguistas habituais a não comprar esses pasquins, dentro de um ano toda essa merda ía para a falência e esses jornaleiros rastejantes diante das máfias do futebol, íriam mendigar ou então teriam que arranjar emprego na Lampião TV.

Se houvesse um apelo nesse sentido, eu apoiaria imediatamente.

Anónimo disse...

isto é td uito bonito, mas o melhor era alguém dar um balázio aquele mete nojo do paulo barbosa

7 a 1 disse...

Dos 3...só o JOGO (edição de Lisboa)

Anónimo disse...

E não é só nos jornais desportivos, os comentarios do jogo brondby-sporting foram ridiculos, uma autêntica falta de respeito pelos profissionais do sporting e tambem pelos adeptos. Exige-se o máximo de isenção a quem esta a comentar um jogo num canal televisivo de sinal aberto como a sic. Outro reparo é que esses senhores deviam apenas comentar os jogos e na realidade não é isso que fazem. Tentam muitas vezes influenciar os adeptos com diagnósticos tacticos que chegam a ser ridiculos, mas que são suficientes para influenciar os adeptos menos atentos e menos conhecedores do que é o futebol e sobretudo uma EQUIPA de futebol.

Saudações leoninas

Anónimo disse...

É simples, custa pouco e está ao alcance de todos. Basta quererem.

Pasquins servem para passarmos os olhos e ler as gordas. Nesta sociedade da (des)informação em que vivemos, tudo se sabe, mas só se analisa e compreende o que se quer.
Notícias e opiniões são uma coisa bem diferente, mas "bitatites" é o que por cá se vê (lê e escuta) por demais.
Deixe de comprar pasquins desportivos!

Quanto às hilariantes narrativas que escutamos nas transmissões televisisvas, basta tirar o som ao aparelho.

Viva O SPORTING

Anónimo disse...

E já agora, o que dizer do facto de o jogo da 5ª jornada contra o recreativo da luz se realizar no domingo, ficando nós apenas com 3 dias de repouso e os "outros" com cinco, após a jornada europeia? O ano passado, jogámos à 3ª feira, a pedido do clube das galinhas, para poderem descansar após o jogo deles contra o Liverpool...
Será que as galinhas se esqueceram ou os nossos dirigentes não tiveram este facto em consideração?

Anónimo disse...

Segundo Costinha o plantel do Sporting está encerrado.

http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futcostinhadec_020910_65222.asp

Afinal o pinheiro era mesmo em bonsai. Mas não será problema, teremos plantel para vencer desde que queiramos...
Força Sporting!!!