segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fábio Paím

Há uns dias vi o programa da SportTv sobre Fábio Paím e é impressoinante, para quem conhece bem o jogador e acompanhou o seu percurso no Sporting, ver ao que chegou.
Um jogador com uma habilidade nos pés inacreditável, ao nível de um Quaresma ou Ronaldo, mas que acabou por nunca sair da "cepa torta".
Figo e Ronaldo (até agora) dedicaram-se ao futebol, sempre quiseram ser os melhores, geriram com cabeça a sua carreira e foram exemplos de profissionalismo. Foi isto que faltou a Fábio Paím. O deslumbramento quando começou a ter dinheiro nos bolsos e a falta profissionalismo (faltas a treinos, jogos, etc) sobrepuseram-se (naturalmente) ao natural talento que possui.
Ao que sei o Sporting tudo fez, enquanto ainda jovem, para o "manter na linha". Tem agora uma nova oportunidade de se mostrar ao serviço do Torreense de Paulo Torres.
É com enorme pena que vejo um talento assim ser desperdiçado. Haverá muitos outros exemplos, mesmo na nossa Academia, apenas menos públicos ou mediáticos.
Paím sempre foi notícia e mais mediático porque o seu talento é de facto... enorme!

25 comentários:

Riga/V-1-Boy disse...

eu também vi a reportagem e ouvir o paulo torres e o primeiro treinador dele dizerem o que ele fazia e que o ronaldo estava num patamar abaixo do paim, dá que pensar.

o próprio ronaldo quando apareceu lembro-me del ter dito: "se acham que eu sou bom têm que ver o fabio paim, é ainda melhor que eu"

e da geração dele( paim) daquela equipa, foram poucos os que não singraram.

a declaração final do 1º treinador dele diz muito: o paim a 50% das capacidades é titular de caras na selecção, basta ele querer e pode ser que com 22 anos e esta nova oportunidade, ainda vá a tempo

vbispo disse...

Vi o Paim fazer coisas incríveis! Depois teve uma lesão, más companhias, um empresário que lhe prometeu o céu, um BMW X5 quando tinha idade só para andar de bicicleta, etc etc etc...
Lembro-me de ver o Pedro Barbosa (ainda jogador) a saltar e a aplaudir um golão do Paím na Academia.
Era bom que não se perdesse, mas parece-me que se perdeu... outro Dani e outros...Descansem em paz, com muita cocaína e álcool!

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Os empresários deviam ser impedidos de contactar e angariar jogadores ainda em idade de júnior. Melhor só deveria ser permitido um jogador ter empresário quando se tornasse profissional. Isto dos empresários é um verdadeiro problema, embora o deste deve ter ficado a berrar, já que ele não deu nada, bem feito.
Quanto ao SCP, quando os jogadores não têm cabeça e não pretendem ser verdadeiros profissionais da bola, não há muito a fazer, ninguém pode atacar os dirigentes do SCP por isso.

Para terminar é pena, ver tanto desperdício, de talento. Quisera eu ter nascido com o seu talento.

SL

André Cruz disse...

alguém arranja o link para essa reportagem? Também gostava de ver.

MS disse...

Um problema sistemático e recorrente - os empresários!

Actualmente,não há vírus pior no futebol(Blatter'e e Platini's à parte!!)...

Anónimo disse...

Vi o Paim e o Cristiano crescerem e , apesar do talento do Fábio , o Cristiano sempre foi melhor...e nao me refiro apenas a dedicação e trabalho que o madeirense tem em sombra. Refiro-me ao talento e capacidade de o mostrar em campo. O Paim , apesar de muito talentoso , sempre o coloquei num patamar abaixo. Jogador de altos e baixos. Nao singrou , como muitos outros que também tinham qualidade e não conseguiram...faltou-lhe em alguns momentos uma estrutura familiar mais forte.

RicardoG disse...

Esperemos que o D. Rosado não vá pelo mesmo caminho.

Nesta reportagem está a resposta para aqueles que insistiam na dúvida, já revoltosos, do porquê do Paim não integrar o plantel senior do Sporting. E agora já percebem?

Anónimo disse...

Não me parece que o Sporting tenha feito tudo...segundo a reportagem o castigo do Sporting para com o Paim devido ás más notas e ao mau comportamento, era coloca-lo no banco até ao intervalo, altura em que o Paim entrava para partir a loiça toda e dar a vitória ao Sporting (pergunto eu...isso é castigo? isso só vinha provar que o SCP precisava dele), que tal deixa-lo fora dos convocados durante uns jogos?.
E assinar um contrato profissional aos 17 e receber mais do que muitos séniores, quando o Paim ainda não treinava regularmente com a equipa sénior, parece algo acertado?
Só digo uma coisa, se fosse para falar do Ronaldo, Figo, Simão, Quaresma, Moutinho, etc, apareciam todos a falar, como era para falar do Paim já se recusaram a prestar declarações.
O Paim tem muita culpa por estar na situação que está actualmente, mas se calhar o Sporting não fez tudo aquilo que deveria ter feito.
SL

7 a 1 disse...

Nós somos uns anjinhos.
Jogadores problemáticos sempre existiram.
Maradona... Jardel, só para citar 2casos excepcionais.
Se o Nápoles, Barcelona e Porto tivessem a nossa postura,teriam eles chegado onde chegaram??
Solução, colocar na nossa estutura alguém com "vida", estou-me a lembrar, por exemplo, de Octávio Machado.

Anónimo disse...

O todo e a soma das partes
Estive presente no Pavilhão Municipal do Entroncamento aquando da conquista da 4ª Super Taça de Futsal por parte do Sporting Clube de Portugal e no início do jogo tive o azar de assistir a cenas lamentáveis protagonizadas por membros das nossas claques. Eu pertenço a uma delas, no entanto, sei que essas cenas tristes tiveram a participação de elementos de todas as claques, todas sem excepção e mais alguns adeptos.
Os minutos de silêncio são para respeitar. Não se estava a prestar homenagem apenas a um benfiquista mas sim a um Homem que muito fez e deu pelo nosso futebol. Ter comportamentos de animal em nada dignificam o nosso clube e quem "manda" no seio das claques deve ter o cuidado de punir e evitar que estas situações se repitam porque quem sai com a imagem manchada é o Sporting Clube de Portugal.
Não vale a pena arranjar desculpas para esta situação e dizer que outros já fizeram a mesma coisa em relação aos nossos atletas falecidos. Nós não somos, ou não deveríamos ser, iguais aos outros. Se assim fosse não éramos do Sporting Clube de Portugal.
Mas este é apenas um ponto da questão. Como já devem ter reparado a comunicação social lançou uma guerra ao Sporting que infelizmente ainda não teve a resposta adequada, ou seja, a proibição de entrada nas nossas instalações ou caso essa situação seja ilegal, que entrem mas apenas respondemos com monossílabos e eles que inventem o resto como têm feito até aqui. A conquista da Super Taça não teve qualquer referência mas o comportamento de alguns membros das claques teve. É perigoso julgar o comportamento do todo pelo comportamento das partes, caso contrário, a partir do dia 18 de Maio de 1996 todos os adeptos do Benfica seriam assassinos. Cuidado.
Cumprimentos


http://senteosporting.blogspot.com/

TOP LEÃO disse...

JORNALISTAS E COMENTADORES - VEJA OS SEUS CLUBES DE CORAÇÃO

http://conselholeonino.blogspot.com/

Anónimo disse...

O SR.Paulo Andrade que gosta muito de opinar e que deve esclarecer os sportinguistas a razao porque fez um contrato ao Fabio Paim a ganhar 35 mil euros por mes a dirigentes que estragam jogadores.

MookieBaylock disse...

http://www.contra-ataque.com/forum/index.php?showtopic=24006&pid=1107633&mode=threaded&start=#entry1107633 esta aqui o video,

e com muita pena que vejo este grande jogador a nao singrar. Espero que o grande paulo torres e o meu torreense (talvez o meu segundo clube a seguir ao sporting) o recuperem. As palavras dele parece estar no sitio certo. Forca Paim - pelo menos que consigas uma boa vida!

Aurélio disse...

Só mesmo quem não conhece o fábio pessoalmente é que pode afirmar barbaridades como "culpa do empresário" ou "o Sporting não fez tudo".
O fábio teve acesso a muito dinheiro e a coisas que MUITOS jogadores dessa mesma idade tb tiveram e não foi por isso que deixaram de singrar no futebol.
Fábio, não foste mais longe porque persististe nas duas más companhias do teu bairro que, como tu próprio reconheces hoje em dia, estavam interessadas apenas no teu dinheiro e na tua influência perante o resto do bairro.
Não esquecer as nossas origens não nos obriga a seguir os caminhos perigosos que os nossos 'amigos' seguem.
tenho a certeza que depois do que te aconteceu recentemente, a tua atitude vai mudar (ainda mais) e vais vingar no futebol. Tens 22 anos... pelo menos mais 10 de futebol pela frente.
Pensa nisso.
Aurélio

Riga/V-1-Boy disse...

quem viu a reportagem, o proprio paim conta na 1ª pessoa como gastava o dinheiro.

e esta nova oportunidade ele deve ao Paulo Torres, que convenceu o presidente do torreense.

João disse...

Anónimo disse:

"E assinar um contrato profissional aos 17 e receber mais do que muitos séniores, quando o Paim ainda não treinava regularmente com a equipa sénior, parece algo acertado?"

E raciocinar não será algo acertado também?

Quando o Sporting faz esse contrato com o Paím será que é só porque lhes apetecia estourar dinheiro? Ou porque não teria alternativa?????

O Puto com 11 anos já dizia que ia para onde lhe dessem mais dinheiro e com empresários por trás e abutres de todos os lados o Sporting se não se chegasse à frente perdia uma das maiores esperanças de sempre da Academia. E depois? O que diriam da direcção que permitisse o Fabio sair para Benfica, Porto ou até mudar de nacionalidade para Francês?

O futebol não é só preto e branco... o Sporting não é nenhum pai que manda o que quiser e os putos obedecem.

Eu não sei qual a quota de responsabilidade do Sporting mas o certo é que até o Fábio reconheceu que a culpa foi exclusivamente dele, das companhias e do dinheiro excessivo que recebeu.

SL, Xait

Anónimo disse...

ganda torreense crl

mas se fazes la merda ò paim, vais recambiado pa tua terra

JCS disse...

Boa tarde,

neste caso triste o único responsável é o próprio! O Sporting falhou também um pouco é verdade, mas o único responsável é o puto... estúpido!

Qualquer um de nós se tivesse aquela hipótese...

Não houve empresários que o estragaram, antes pelo contrário o Mendes ainda o enfiou no Chelsea...

Duvido que ainda tenha hipótese, os pés estão lá, mas e a cabeça? E o corpo que entretanto já não é de atleta... tem de pedalar muito pra recuperar o pulmão!

Força Sporting!!! Fora com os Paim´s e Dani´s...

Ps: Não foi o Paulo Torres que o levou, foi o presidente!

Riga/V-1-Boy disse...

jcs

mas se vires a reportagem o proprio paulo torres diz que foi ele que o encontrou em torres e falou com o presidente para lhe dar uma oportunidade, tanto que como o campeonato deles ainda nao começou, ou está mesmo no inicio ele arranjou 1 plano especial para o paim para ele re adquirir a forma

JCS disse...

Pareceu-me o Paulo Torres ter dito "o presidente disse que tinha um jogador e eu perguntei quem era..." mas é bem possível que tenha dito exacramente o contrário... é um pouco indiferente!

Não consegui ter um mínimo de pena do puto, nem cabecinha teve pra guardar alguns €€... ia de boleia com o Drogba hoje se calhar tem de fazer contas quando vai ao supermercado! Não é vergonha nenhuma antes pelo contrário, até lhe dá algum valor, mas o "conforto" que podia ter...

Agora se quiser voltar a jogar com Drogbás e Ronaldos joga como nós na PS3... é a vida!

Força Sporting!!!

Fito Rinaudo disse...

Para quem não viu e quer ver:

www.easy-share.com/1912173991/Quem.quer.ser.Fabio.Paim.TVRip.XVID.avi

depois não digam que tenho mau feitio! lol

Saudações Leoninas e que o Paim faça um dia, breve, nos nossos séniores aquilo que já mostrou ser capaz de fazer de positivo!

Carlos disse...

Momento importante da entrevista, que diz tudo:

entao paim onde fica o amor á camisola?
e ele responde: fica no bolso..

O puto aos 7 anos ja falava assim,imaginemos o caracter dele quando teve 18 anos

Diogo Bernardo disse...

ter 500 mil euros so para si com 16/17 anos da cabo da cabeça de qualquer um ..

Anónimo disse...

No final da reportagem, lê-se que o tema Fábio Paim é um tema sensível para o Sporting e que Aurélio Pereira se recusou a fazer comentários (como qualquer "pai" se recusa a fazer comentários sobre o filho que se tornou um "marginal"). Na realidade acho bem e concluo que muitas vezes somos realmente bons a "fazer" jogadores, mas acabamos por criar péssimos profissionais e especialmente, péssimos cidadãos. Mas gostei da comparação entre este "talento" (sim que o Fábio é um talento... e o nosso Carriço, um miúdo com otra bagagem, com outro suporte, com outra estrutura familiar. só me resta desejar muita sorte ao Fábio. que volte a reencontrar a alegria de jogar e quem sabe... volte a ser o "NOSSO" Fábio Paim. UKLION

Anónimo disse...

Tenho esperança que o Fábio Paím se reabilite psicologica e mentalmente e que ainda vá a tempo de ser alguém no futebol. A verdade é que nesta situação todos tiveram a sua dose de culpa pelo facto dele nunca se ter afirmado, tanto o próprio como o Sporting e o seu ex-empresário(Jorge Mendes). Aproveito para sublinhar que o menino era mesmo um talento fora de série...tive a possibilidade de ver 2 ou 3 jogos dele nos escalões de formação e até metia impressão um rapazinho tão pequeno e franzino fazer coisas que grandes craques mundiais jamis conseguiam fazer. É verdade que tanto o CR7 como o Quaresma aprenderam muitas fintas e truques com o Paím e também é verdade que ambos em alturas diferentes confessaram que o Paím poderia vir a ser muito mas muito melhor do que eles. Mas o SCP errou ao deixá-lo fazer tudo o que queria até chegar a sénior e levar com o Paulo Bento que o riscou para sempre e apartir daí então é que descarrilou...O SCP sempre teve um medo de morte de o perder para algum rival, visto que o Paím desde muito novinho sempre teve grandes propostas do Porto, Benfica, Manchester, Chelsea, Barcelona... Este jovem tinha mesmo que ter sido completamente afastado do bairro dele, das pessoas que o rodeavam e até de alguns familiares. A verdade é que ele nunca teve uma estrutura e uma estabilidade familiar que lhe permitisse chegar mais longe. O rapaz com 14 anos já sustentava a familia toda, fora os "falsos amigos" que se foram aproveitando dele e que o foram enganando. Depois também abusou com as saidas e consequentes atrasos, deu demasiado nas vistas com os carros e mulheres com que era visto diariamente de dia e de noite etc etc. Só eu viu-o montado em 4(dos vinte e tal que já teve)verdadeiros carros de sonhode uma vida(Lamborghini,Maserati,Mercedes CLS AMG e Hummer que foi do Djaló)e sempre muito bem acompanhado...Enfim.. Força Paím! Tem juizo e entra nos eixos para seres alguém na vida e poderes um dia voltar ao SCP. S.L.