terça-feira, 7 de setembro de 2010

Modalidades, perspectivas para a próxima época

Na semana que arranca o campeonato de futsal e de andebol é hora de fazer o balanço dos planteis que vão atacar estes campeonatos, bem como os das restantes modalidades do clube: Atletismo, Ténis de Mesa e do Hóquei em Patins.

Antes de falar sobre a qualidade e capacidade que as nossas modalidades têm para conquistar ou renovar o titulo nacional acho que se deve contextualizar a nossa realidade.

O SCP perdeu o domínio que detinha na grande maioria das modalidades porque passou a desinvestir nelas, deixou de ter pavilhão próprio e começou a haver desinteresse dos nossos adeptos no ecletismo.
Tarde (mas mais vale tarde do que nunca) a direcção percebeu que para se voltar a ter condições para lutar verdadeiramente pelos títulos teria que se investir novamente em boas equipas algo que já acontece há 2 anos.
O anúncio da construção do nosso novo pavilhão é apenas o continuar deste processo de investimento nas modalidades, algo que para ser justo só é possível pela pressão que alguns sócios e adeptos fizeram sobre a direcção.

Futsal
Bem sei que Orlando Duarte não gosta do termo mas a verdade é que temos uma Super-equipa! Os jogadores que ficam na bancada são... Bons! Qualquer jogador que está no banco é muito bom e não fica nada atrás dos que estão dentro de campo a lutar pelo nosso clube e isto faz-me acreditar que conquistaremos o Bi-campeonato! Algo que acontecerá de forma natural! O grande teste a esta equipa a meu ver é Uefa Futsal Cup onde espero que esta modalidade consiga trazer mais um titulo europeu para o nosso clube.
Sem dúvida temos os melhores jogadores, sem dúvida temos o melhor treinador, sem dúvida temos os melhores adeptos e quando assim é dificilmente o titulo não vem para nós.

Andebol
Temos uma equipa que está a ser construída a ano e meio, tempo que considero suficiente para lutarmos este ano de igual para igual com os nossos maiores adversários. É preciso dizer que se tem feito um enorme esforço para se reforçar esta equipa com jogadores de qualidade inquestionavel. Já tinha acontecido no passado e continua este ano com duas contratações fenomenais (Rui Silva e Hugo Figueira) e conseguindo ainda ir buscar Vladimir Zelenovic para substituir Petric enquanto este estiver ausente devido a lesão.
É preciso dizer também que o andebol tem o mérito de conseguir uma empatia com os adeptos difícil de explicar e isso a meu ver é mérito da equipa sem duvida mas acima de tudo de Paulo Faria.
Em resumo aponto ao titulo este ano!

Atletismo
É preciso dizer que é uma modalidade que dominamos a nível nacional há varias décadas mas é a única em que somos a equipa que mais investe nela.
Este ano acredito plenamente que vamos novamente conquistar o titulo de masculinos e "roubar" o titulo ao FCP em femininos até porque com as novas regras que não permitem ter uma equipa apenas para um fim de semana a probabilidade do FCP renovar o titulo "cai a pique".
Obviamente e apesar de ser muitíssimo complicado existe sempre a esperança de deixarmos de ser vice-campeões europeus e passarmos a ser detentores do maior titulo europeu da modalidade.

Ténis de Mesa
Modalidade que o SCP tem dominado nos últimos 30 anos, neste caso tem-no feito sem ter o maior orçamento (as equipas das ilhas têm orçamentos superiores) mas que não se sagrou campeão na ultima época.
Depois da contratação de um jovem internacional Português a ambição só poderá ser voltar a ser o detentor do titulo nacional.

Hóquei em Patins
Ano em que voltamos a ter esta modalidade no escalão sénior, vamos participar no campeonato da 3º divisão com uma equipa saída da nossa formação. Com um crescimento sustentado e pensado com esta intenção. O mérito disto tudo não é nenhum desta direcção ou das anteriores é apenas de Gilberto Borges.

Em resumo penso que este ano sem precisar de muita sorte nem grandes milagres penso ser possível sermos campeões em todos os campeonatos que iremos participar o que sinceramente não me lembro da ultima vez que isso aconteceu, nem sei se isso alguma vez aconteceu.

Saudações Leoninas

18 comentários:

Anónimo disse...

O melhor treinador de futsal é Orlando Duarte??

Deves andar na lua.

leao revisor disse...

Opiniões... Opiniões...

Filipe disse...

Concordo com o anónimo...o futsal teve uma grande evolução nos ultimos tempos, e o Orlando não a consegui acompanhar...e a prova disso esta nas ultimas participações em provas internacionais ( o 2u lugar no Euro é enganador, só ganhamos um jogo em cinco, empatamos com equipas com pouca expressão na modalidade e tivemos apenas uma vitória contra uma equipa de media dimensão, ja para não falar na goleada sofrida com a Espanha). O OD ja foi o melhor treinador portugues mas há muito que o deixou de ser...com a evolução tactica da modalidade o melhor é o Paulo Fernandes que perdemos para os Lamps.

Diogo Bernardo disse...

somos grandes, gigantes

leao revisor disse...

Vamos la ver uma coisa, as pessoas ou têm memoria curta ou entao so gostam do que não têm.

Eu não me esqueço dos ultimos 2/3 anos do futsal do scp. Não me esqueço de mesmo sendo campeoes como correu a epoca. Não me esqueço das derrotas com equipas "fracas". Não me esqueço da eliminação da taça. Não me esqueço em varios jogos o SCP estar a ganhar por 2/3 golos e quando a equipa adversaria jogava com guarda-redes avançado a nossa vantagem ser anulada. E isso são questões tacticas ou nao? É que não foi uma nem duas vezes é bom que se lembrem.
Depois e isso é apenas uma opinião minha não tem "pulso" para gerir um balneareo.

SS disse...

E permitam-me acrescentar, o facto do orlando duarte ser de facto um excelente treinador tacticamente, vem com todas as letras escrito na forma como ganhámos a supertaça.
Opiniões.

Claro que estamos a discutir coisas difíceis de adivinhar, porque para comparar só metendo o paulo fernandes na selecção e ver onde chegáva... Porque dizer que o paulo fernandes é melhor tacticamente porque sim, ignorando tudo o que o revisor assinalou, e dizer que o orlando duarte não acompanhou a evolução do futsal, que não é o melhor e que a prova disso está nesses resultados que teve na selecção.
Quer dizer, feitas as contas um é o melhor porque sim e não se fala nos resultados negativos. O outro não é o melhor porque não, e aí já se usa os resultados negativos como exemplo. Parece-me uma comparação meio estranha e tendenciosa.

SS

Anónimo disse...

Escreve-se perspectiva e não "prespectiva". Como está no título penso que é de emendar.

Cpts.

Anónimo disse...

Alguem me pode dizer quando começa a ser construído o pavilhao pois eu ontem vi uma maquete em que o pavilhao teria 2 pisos tipo o palau blaugrana mas apenas bancada de cima o lado sul e norte.

Anónimo disse...

Bem reality check

O Sporting sempre investiu nas modalidades , pontualmente o orçamento desceu mas a coisa agora não está em níveis muito diferentes (imagino que o leao revisor nao tenha por habito ir ás assembleias de votação dos orçamentos do clube)

Sobre o grande teste do futsal ser a uefa cup é uma injustiça e acima de tudo um certo desconhecimento das condições da prova no ano passado onde o benfica ganhou. Será muito dificl uma equipa portuguesa repetir isso a curto prazo , e este ano se temos algum objectivo , a final four (mediante o sorteio) seria uma meta interessante. Mais do que isso nao é objectivo , é sonho.

scp9 disse...

Dizer que o Orlando Duarte não acompanhou a evolução do Futsal português, desculpe-me quem o disse, mas é de uma ignorância brutal, de quem pouco conhece o Futsal, pois o próprio OD é o pai dessa mesma evolução, tal sendo mesmo reconhecido pela UEFA, FPF e demais agentes do Futsal português.

Quanto a comparações com Paulo Fernandes, penso que não é relevante serem feitas, mas tenho poucas dúvidas que o futsal praticado pelo Sporting este ano vai ser muito melhor que o dos últimos anos, tendo fica no Sábado já um cheirinho no ar.

Para terminar, refira-se que muitos dos reforços que temos esta época, temo-los porque Orlando Duarte é o nosso treinador, caso contrário estariam a vestir de vermelho a esta hora.

SCP9
Praticante e amante de Futsal.

Fito Rinaudo disse...

Há um tempo que esperava por este post, boa análise revisor(também sei elogiar!).

Para mim o facto de termos boas equipas não implica sermos já campeões, é preciso trabalhar.

Tenho duas dúvidas, o Professor Moniz Pereira continua no Atletismo? e qual foi o jogador de ténis de mesa que foi contratado?

Anónimo disse...

O Jogador de Ténis de Mesa contratado foi o ex-jogador do Novelense André Silva.

É uma excelente contratação , uma vez que o chinês contratado foi um fiasco e já foi repatriado.
E o Pai da Maria Xiao que deu uma perninha o ano passado já não deve jogar.

A equipa vai ser constituida por Ricardo Oliveira(Irmão de Rui Jorge), Bode Abiodum(internacional pela Nigéria) e André Silva(Internacional Português).

Filipe disse...

Respondendo ao scp9, o OD é o pai da evolução competitiva do futsal português onde fez uma reestruturação do modelo competitivo assim como no trabalho das seleções jovens, tudo isto bastante importante para o desenvolvimento do futsal em portugal. No entanto a evolução da qual falei, é a evolução tactica do jogo em si, e essa não é portuguesa e muito menos tem o Orlando Duarte como pai. A evolução tactica do futsal é algo que acontece em todo mundo e tem como principal motor Fernando Ferretti. Confundiste um pouco as coisas scp9. Eu tambem sou praticante da modalidade e já tive a oportunidade de falar sobre futsal e os seus aspectos tacticos tanto com o Orlando Duarte, como com o Paulo Fernandes e com o Alipio, e estes dois ultimos mostram uma maior sabedoria neste campo. Mas claro que não basta ser bom tacticamente para se ser um bom treinador de futsal, tambem é preciso ser um bom condutor de homens e nisso o Orlando é fantastico. Mas atenção que na transacta temporada com um plantel inferior ao dos Lamps conseguimos ser campeões graças ao exelente trabalho do Paulo Fernandes, esta epoca somos nós a ter o melhor plantel, esperemos que ele não faça o mesmo.
Por ultimo, pedir o titulo europeu parece-me um pouco demais, temos uma das 10 melhores equipas de futsal da europa, sim é verdade, até somos melhores que o Benfica da temporada passada, sim tambem é verdade...no entanto o futsal espanhol é bastante mais desenvolvido que o nosso e as suas equipas são melhores, e os Lamps só foram campeões no ano passado porque o Interviu facilitou e tambem teve muito azar, porque embora esse facilitismo fez o suficiente para golear o Benfica. Um jogo assim acontece uma vez por decada.
ScP 4Ever

Anónimo disse...

Mas será que este pessoal vê futsal com olhos de ver? Há quanto tempo esta gentinha acompanha futsal? Será que já nao se lembram das exibições paupérrimas contra equipas muito mais fracas? dos resultados miseráveis que tinhamos? da forma inacreditável como perdemos muitos jogos? Pois bem, devo dizer que foi com grande satisfação que soube que o Paulo Fernandes iria abandonar o Sporting. Mais contente fiquei quando soube que ia para o outro lado. Radiante de felicidade foi quando soube que o nosso treinador iria ser o Orlando Duarte.
LR, completamente de acordo contigo. Eu ainda me lembro quando o Sporting jogava contra o Correio da Manha, Atlético, Miramar, Bons Dias, com nuno neves, antónio teixeira, inicio do benedito, entre outros e desde entao o Orlando Duarte sempre se mostrou como o melhor treinador. E sim, podem mesmo crer que acompanha a evolução do futsal. O homem respira futsal. Querem um bom exemplo? Cilindrámos os pastéis de belem. Os pobres coitados foram completamente atropelados.
Esta época promete e refiro me mesmo a sermos campeoes europeus, porque a nivel interno nao tenho a menor duvida que vamos ganhar tudo.
Desde a época do Jardel que nao me sinto tao confiante relativamente a uma equipa.

Em frente Sporting! =)

SL

Anónimo disse...

Os pasteis que perderam os jogadores mais importantes precisamente para nós não são um bom exemplo...queremos é ver contra o Benfica e na Uefa Futsal Cup, nesses jogos se vêm os melhores. Atenção ao Diece e ao Diego Sol que foram para as galinhas que são dois jogadores muito bons, ao nivel do Café que era o nosso melhor jogador e que inflismente saiu.

Anónimo disse...

LOOOOL Diego SOl ao nivel do Café lindo mesmo...entao vou-lhe fazer uma confidencia...o belem nao quis ficar com o diego sol.

Sobre o Diece é bom jogador , parece-me ao nivel do Paulinho , longe do Café e a milhas do Ricardinho.

scp9 disse...

Respondendo ao Filipe:
Quando falei em evolução táctica do Futsal Português, era mesmo disso que falava. E Orlando Duarte é o grande responsável por essa evolução, assim como pela evolução estrutural das selecções jovens em Portugal por si indicada. Por outro lado, estava a referir-me a Portugal, somente, porque discordo plenamente que P.Fernandes ou Alípio, ou Paulo Tavares (para mim, o melhor destes três) sejam melhores que o Orlando Duarte. Curioso o facto de justificar a sua idéia por conversas com os três, não me parece que seja o melhor método de avaliar as suas competências tácticas.

Puxou a "conversa" para o Futsal Internacional, e refere Ferretti como o motor para a referida evolução táctica, não me parece que seja "o" mas sim "um" dos responsáveis para tal, pois de Espanha tem vindo muito mais contributo nesse sentido do que propriamente do Brasil. Relembro que o grande Malwee de Ferretti, com Falcão e Leonísio e outros, não conseguiu sagrar-se campeão, sendo vencido pelo Carlos Barbosa no ultimo campeonato.

Sobre o plantel do SCP ser inferior no ano passado ao do slb, não concordo, senão vejamos:

Não ligando a nomes e ao que já fizeram no passado, comparando jogadores um a um, no rendimento que têm no presente, saímos a ganhar em quase todos os duelos:

- Benedito ou Cristiano por Bebe e Zé Carlos
- Caio por P.Costa
- Evandro por Davi
- Cardinal por Joel
- Café por Gonçalo
- Divanei por Arnaldo
etc..etc..

Apenas Ricardinho e César Paulo são superiores, apesar de Alex também ser um bom pivot.

Saudações Leoninas

Juvenal Carvalho disse...

Em relação ao ténis de mesa falta acrescentar ao plantel o menino Diogo Chen, ainda juvenil mas que já vai integrar o grupo mais forte. Perspectiva-se ali um grande craque.
No andebol, estou plenamente confiante que com a integração do Hugo Figueira e do Rui silva estaremos muito mais fortes, apesar do senão da lesão do Petric.
No futsal acho que para além do plantel muito bom, sou da opinião de que Orlando Duarte é muito bom treinador e em nada ficámos a perder.
Por fim o Hóquei. Ao Engº Gilberto Borges e sua equipa de trabalho desejo tudo de bom. Um trabalho meritório e que muito enobrece quemo faz. Irei presenciar alguns jogos em apoio a esta gente, a começar já no dia 2 de Outubro com a Salesiana.
No atletismo subscrevo que disse o Leão Revisor. Apesar da redução do orçamento de forma significativa, onde entrarmos é para ganhar.