domingo, 12 de setembro de 2010

O problema: Avançados

É a ultima vez que falo disto até ao mês de Dezembro.
É um problema que salta a vista de todos nós há 3 anos que vai sendo disfarçado com um Liedson que faz golos. Como seria não muito difícil de perceber pelo trajecto que liedson vinha a levar, a "torneira" iria fechar e não fui só eu que vinha avisando durante esta pré-época existiam muitos mais sportinguistas com a mesma opinião.

Apesar de achar que Paulo Sérgio tem que conseguir elevar os índices de rendimento da equipa, temos que conseguir jogar ao ritmo e intensidade que fizemos nos últimos 15 minutos da partida frente ao olhanense. Mas também é verdade e nisso estou de acordo com ele, que existe uma falta de competência na nossa frente de ataque que nem o Mourinho conseguia fazer alguma coisa disto.

Ora vejamos a analise que faço aos nossos avançados:
Djaló: Tem como a sua (única) grande arma a velocidade, é o único dos nossos 4 avançados que é rápido e explosivo. Mas o que ganha com isso perde em não saber receber uma bola, em não saber passar para o colega, em fazer uma desmarcação errada, em não perceber para onde o colega vai passar a bola. Não finaliza propriamente mal mas também não o faz bem mas a verdade é que não tem qualidade para ser um avançado titular do SCP.

Saleiro: É o mais forte (em estrutura) dos nossos avançados, não é rápido nem explosivo muito pelo contrario, sempre que sai da grande área adversaria parece um peixe fora de agua e ao nível da finalização é juntamente com Postiga um Anti-golo. Tenho sérias duvidas que conseguisse jogar regularmente em mais alguma equipa da nossa liga e isso acho que diz muito da sua qualidade.

Postiga: Já não sei o que dizer mais sobre ele, é anti-golo isso toda agente sabe. Tem técnica, sabe receber a bola, sabe fazer um passe, mas velocidade não tem, não é explosivo, as vezes parece que joga num jogo à parte pela forma como passa ao lado dele, não faz golos... Se fizermos a média Golos/vencimento este estará certamente nos mais bem pagos do futebol europeu.

Liedson: Para mim o caso mais grave, primeiro porque é o único com qualidade no plantel, depois porque está com um rendimento ridículo e tudo lhe tem sido desculpado nas bancadas. A avaliação tem que ser continua e a verdade é que neste momento e com uma analise de 2/3 meses... Não temos 1 avançado que se aproveite!

E fácil seria prever que com um qualquer jogador que fosse realmente "avançado" em Paços e ontem não teríamos perdido pontos e não estaríamos aqui todos a lamentarmo-nos dos pontos perdidos. Nós não estamos a jogar bem é verdade mas não seria nada de extraordinario se tivéssemos ganho os 4 jogos do campeonato com alguém competente no ataque.

Saudações Leoninas

34 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que o nosso maior problema sao os médios mas concordo contigo que os nosso avançados sao uma valente bosta.

E acho que o melhorzinho até joga (mal) a médio..Simon.

Anónimo disse...

oh revisor vai pó caralho mais os teus comentáriozinhos de merda, quando marcam são os maiores do mundo, quando falham são a maior merda!

COERÊNCIA!!!

Anónimo disse...

Acho que devemos procurar uma solução para ganhar sem marcar golos.. é que como se vê não iremos marcar muitos golos...

o mais grave de tudo é que não é uma situação inesperada, isto não é um problema de hoje mas de há anos...

leao revisor disse...

Não gostas não venhas cá...

Tens que me dizer nos ultimos 4 meses onde escrevi algo de positivo sobre os nossos avançados...

Anónimo disse...

Jogamos à defesa e procuramos o contra-ataque com jogadores rápidos. (-_-)'
Não vale a pena passarmos bolas aos avançados, eles (infelizmente) não conseguem fazer nada.
Temos bons laterais para quê? Para centrarem para quem? Insistam sim nos remates de longa distância (até não temos mau rematadores...).
Enfim, estamos melhores mas não estamos excelentes!

Hortaliça disse...

Não temos treinador. Que chapada de luva branca está o Villas Boas a dar a quem dizia que não servia para o Sporting.

Anónimo disse...

Pois não servia para o Sporting, o porto tem o plantel definido (algumas mudanças, poucas). O Sporting está numa reestruturação e se acham que neste momento é facil chegar e ganhar, não o é. Só temos que ver a realidade, é infeliz mas é realidade. Este ano lutamos para o 2º lugar (mas temos mesmo de conseguir). Para o ano, esse sim temos que ser campeões.

Deixem as pessoas trabalham, por favor. Se estivermos sempre a criticar, estaremos sempre a mudar de treinador e jogadores e nunca seremos campeões. Vá lá malta. Apoio incondicional ao GRANDE SPORTING!!

Lionheart disse...

Mais grave que os avançados (o Sporting só tem dois, o Liedson e o Yannick, porque os outros só servem para estar com a bomba sentada no banco) é a falta de intensidade do jogo do Sporting. É um futebol lateralizado, rendilhado, lento e previsível, que é fácil de defender. O Sporting ontem (como com o Marítimo) criou perigo a espaços, teve apenas 5 oportunidade de golo, o que é uma produção ofensiva mediocre. O odioso vai para cima do Liedson e do Yannick, que não podem falhar, enquanto outros gajos andam a enconar durante 45 ou 90 minutos e ninguém diz nada.

85% dos jogos no campeonato vão ser deste género, contra 11 gajos atrás da linha da bola a apostar no erro do Sporting. Nós temos de jogar com mais velocidade. Não é com correrias para trás e para o lado, é passar a bola mais rápido, criar linhas de passe, pressionar o adversário, para o obrigar a correr, a cansar-se, a enervar-se, a errar, até ceder. Se se faz um remate à baliza em cada dez minutos, e na maioria das vezes mal, não se pode esperar mais que isto.

O Sporting ontem podia ter ganho, mas não ganhou e jogou pouco. Se nada for feito, vamos perder muitos pontos assim. Alguns adeptos têm o que merecem. É isto que vale um Matías Fernandez. O Sporting joga a passo com este tipo de jogadores. Não pode ser! Faltam-nos extremos que forneçam jogo aos avançados. O Evaldo não fez um cruzamento em condições. O João Pereira é muito esforçado mas perde-se com fintas. Acabou o jogo com câimbras para nada. O Vukcevic foi inútil. Nem falo nos outros tipos que entraram. Mal do Sporting se ficar dependente daquilo.

Acho que o Paulo Sérgio tem de apostar nos outros reforços para ver se se consegue melhorar. Tirar o Maniche, que não se mexe, e pôr o Zapater. Este jogaria como um trinco e assim o André Santos, que é um médio mais criativo, poderia subir e apoiar mais o ataque. Depois tirar o Matías Fernandez e ver no que dá o Tales de Souza. Se este veio é porque o treinador não estava inteiramente convencido com o chileno, e com razão.

Enfim, é preciso tentar outro tipo de soluções com os reforços que vieram para ver se o Sporting consegue outra agressividade e consistência no seu jogo, porque assim é uma equipa muito macia e intermitente.

Juvenal Carvalho disse...

LR,

Resumir o nosso problema colectivo à falta de avançados, não deixando de ser verdade é contudo minimizar as lacunas que temos.
Na minha opinião qualquer equipa que venha defender a Alvalade atrás da linha da bola o Sporting que joga sem extremos torna-se muito previsível, como o demonstram os jogos com Marítimo, Brondby e o de ontem.
Não quero ser profeta da desgraça mas não considero que tenhamos equipa para discutir o título mais uma vez

leao revisor disse...

Juvenal Carvalho

Não estou a resumir as nossas carencias à falta de avançados. Numa avaliação que diz depois do fecho do mercado existem outras coisas que refiro como debilitadas.

Agora a qualiadade dos nossos avançados é ao nivel de uma equipa de meio da tabela, muito longe de um candidato ao titulo, e já nos custaram 5 pontos. E não tivemos ainda nenhum jogo de grau de dificuldade elevado em que vamos ter poucas oportunidades e temos que ter uma eficacia grande.

Se é assim quando temos 4/5 oportunidades flagrantes de golo e não marcamos, quando não tivermos 1/2 não sei como será.

Juvenal Carvalho disse...

Sem dúvida, Leão Revisor

No entanto, sendo o todo um plantel que poucas nos garantias nos oferece, penso que a questão "pinheiro" sendo válida, não pode ser o mal de todas as nossas frustrações. Para além dos extremos é também latente a questão do "10". Matias Fernandez é um bom jogador mas longe de ter 90 minutos nas pernas, enquanto a grande maioria dos outros médios são rudimentares para uma equipa como Sporting

Froes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Froes disse...

e no entanto o Pongolle foi recambiado. espectacular.

Anónimo disse...

Só tenho uma coisa a dizer,se este artigo do mentiroso Correio da Manhã for verdadeiro então domingo preparem-se que vamos ser bem asfixiados pelos homens do apito e das bandeiras.
Deixo aqui o artigo:

Benquerença irrita Liga e acaba na jarra (deve ser a tal jarra onde estão excluídos os apitadores que afinal ainda vêm que os mergulhadores estão em competição olímpica)

Fernando Gomes e Vítor Pereira não gostaram da exibição do árbitro. Observador deu nota negativa.

Depois de isto cheira-me que vai sair alguém á escolha do orelhas e do brilhantinas,aposto!

André
Saudações Leoninas

JCS disse...

LR,

Por muito que façam falta avançados de qualidade, e fazem, a grande parte da responsabilidade ontem vai para... PS!

Que esquema era aquele da 1ª parte e inicio da 2ª? Não consegui perceber onde jogava Yannick e o Classe Classe Classe (que nem com o Olhanense desequilibra)...

Cada vez que inventa corre mal, quando vai perceber isso? Já me começa a parecer burrice...

Quanto a ti, LR, dizeres que o Varela foi assobiado em Alvalade é ridículo!!! Não me lembro sequer de o ver jogar 1 único jogo oficial, acredito que tenha acontecido mas nem me lembro sequer...

Se compararmos isso com as oportunidades a que tiveram direito Lourenço, C. Martins, André Marques, Yannick, Saleiro... É melhor nem pensarmos nisso!

Riga/V-1-Boy disse...

o varela fez 2 jogos com o paulo bento antes de ir para setubal

Anónimo disse...

eu sou contra o que andam a fazer ao sporting mas essa historia do villas boas tem muito que se lhe diga. nao fosse o hulk jogar sozinho e andava á rasca tambem.

Anónimo disse...

Leao revisor diz-me uma coisa ? Do meio campo para a frente esta equipa é melhor que a do ano passado ? Perdemos Veloso e Moutinho e ganhámos o quê ?!?! Qualidade para ganhar estes jogos nao foi de certeza.

Se o ano passado estes nao serviam , vao servir agora ? Será que eles nao viram isto ?

É patético atacarmos o campeonato novamente com este tipo de armas. Simplesmente NAO SERVE.

Eram precisos jogadores que fizessem a diferença no ataque , sao estes que ganham partidas.

JCS disse...

Obrigado pela informação Riga,

LR, em 2 jogos o Varela foi assobiado!?!?!

Só perdes credibilidade com essas merdas e pára de desculpar os erros dos outros com a atitude dos adeptos!

A culpa foi dos dirigentes e de P. Bento, NUNCA repito NUNCA o Varela foi assobiado em Alvalade! O Mister entendeu que não cabia no losango e os dirigentes confiaram no mister forever, agora... Classe classe classe!

Buh2010 disse...

Grande anónimo das 16:36... Essa é a verdade e nao percebo como nao se vê. O Villas Boas foi para o FCP pk la lhe garantiram a equipa que ja tinha mais um investimento de 25M de € (fora os que ja la tavam). Mesmo assim o fcp é hulk e mais 10, dizem que ele é egoista, fdx, se nao for ele a fazer tudo o porto nao faz nada. o fcp tem obrigaçao de ser campeao, OBRIGAÇAO. pk? tem um plantel do crlh, e kem nao ve isso tem palas nos olhos.

Nao gosto muito das tácticas do PS mas nao é o grande mal do SCP, sem duvida alguma que nao é.

Anónimo disse...

Os grandes males do Sporting estão identificados no post do revisor e também pelos comentarios escritos por todos.
O diagnóstico está feito há muito a direcção nunca quis perceber ou agir, ainda nao sei porque, por isso vamos passar mal, muito mal.
Mais um ano perdido.
Quanto aos homens do apito e das bandeiras são portugueses, como os avançados do Sporting, por isso não prestam.

leao revisor disse...

JCS

Foi assobiado sim!
Eu vou a todos os jogos em alvalade não falo de cor!

Houve um jogo até que entrou e nem dominar a bola conseguia, jogo que empatamos.

Anónimo disse...

não sei se estariamos aqui a falar mal do jogo de ontem se o liedson não tivesse atirado uma á barra e fosse golo.
mas é um facto a nossa frent de ataque é uma miséria. será que o Vuk não é melhor que o postiga,yannick ou saleiro?? claro que é... porque não pô-lo ao lado do liedson. grandes jogos lembro me dele a jogar a segundo avançado. Basileia(taça uefa), Bolton e Maritimo dessa mesma epoca.

Anónimo disse...

Para quem tem duvida que JEB é um imbecil...

http://www.youtube.com/watch?v=WFUfyktiLGw&feature=related

Cafageste disse...

Eu não estou aqui para falar do Varela, mas lembro-me de um jogo dele em casa com o Estrela, que perdemos e sim, foi assobiado. Mas se fez mais e nesses foi assobiado, não me lembro.

Chamem-me o que quiserem, mas eu não alinho nas críticas ao Paulo Sérgio. Para mim, quem tem de ser criticado é o JEB e as direcções anteriores, que permitiram a acumulação de sucata no nosso clube. Costinha já conseguiu limpar alguma (infelizmente não toda...), mas parece-me que Paulo Sérgio é mais uma vítima da falta de qualidade geral visível no plantel. E essa falta de qualidade é visível sobretudo nos jogos contra estas equipinhas que vão para lá jogar fechadas, com 11 jogadores atrás da linha da bola (se alguém se atrever a elogiar o Faquirá, chamo-lhe louco, no mínimo...). Não há velocidade, não há desmarcações, fica tudo parado, e assim não é possível. Quando temos oportunidades, os falhanços chegam a roçar o ridículo! aquela do Saleiro, nem na Distrital!

Eu já o disse, (e acho-o) que não precisamos de comparar o nosso plantel com o dos rivais, porque com eles são 4 jogos em 30. Precisamos é de ter competência para ganhar os outros 26. E nesses, a falta de qualidade já nos custou 5 pontos.


PS: Paulo Sérgio, porque não pôr TODOS os jogadores do plantel a fazer horas extra, na finalização? Mas horas extra a sério...

andre77 disse...

so tenho que concordar....o sporting nao tem deslumbrado mas com um nivel aceitavel de eficacia tinhamos ganho tos os jogos...

ha muito que se sabe que o problema do sporting é esse e nada se fez .... sempre a espera que o liedson resolva...as vezes resulta outras nao....

marcamos 6 golos em 2 jogos e quem manda deve ter pensado que nao era preciso avancado....pois bem enganaram-se....e aposto que ate dezembro vamos perder mais pontos devido á falta de eficacia

Anónimo disse...

foi impressao minha ou o Rui Santos falou primeiro acerca do Real Madrid e só depois do Sporting?

AB disse...

Custam nos pontos as resmas estes avançados... E porque nao por o vuk a avançado? E homem para fazer melhor que saleiro/postiga/djalo juntos! Se bem que a soluçao passa por ir ao mercado... Em janeiro! Ate la é sofrer...

AB
Eu acredito, e tu?

Cafageste disse...

"O Olhanense chegava a Alvalade disposto num 4x3x3 que se vestia rapidamente em 9x1, apenas com Yontcha na linha de meio-campo - eram 20 jogadores no cerco à baliza de Moretto." in o Jogo.

Era para tácticas vergonhosas como esta que era preciso o tal "pinheiro" e não Postigas e Saleiros...

João disse...

Se formos ver com cuidado os minutos de jogo/rendimento de quem jogou a avançado nos últimos 5 anos na equipa do Sporting chegámos à conclusão que o nosso melhor avançado foi Liedson e o 2º melhor foi Vukcevic.

Alguém discorda??

SL, Xait

GuestX disse...

Apoio a teoria de que era importante experimentar Vuk ao lado de Liedson , acho que equipa ganharia mto com isso e Vuk claramente k nao consegue ser extremo, nem ala em condiçoes, tendo em conta o plantel nao percebo pq nao é tentado.
Esta foi uma das criticas k fiz ao PB na sua ultima epoca .

Saudações Leoninas !

JCS disse...

LR,

não posso escrever aqui o que me tá a passar neste momento pela cabeça... senão não publicavas e tinhas razão! E também insultar-te não levava a nada!

Apenas te digo que tás a ser mentiroso! Vês os jogos todos em Alvalade!?!
Companheiro também os vejo e à 30 anos, e não só em Alvalade... Quando são longe também tiro muitas vezes o cú do sofá!

O Varela não foi nunca assobiado em Alvalade! Não venhas dizer que ostracizámos o puto porque não é verdade... Opção do PB e incompetência dirigente que pôs tudo nas mãos do forever (por 3 meses)!

Força Sporting!!!

PS: Se calhar foi assobiado com o Estrela num jogo que perdemos e foram todos assobiados! O puto vinha das escolas, fazia 2 jogos e era logo assobiado, porquê?!

NAM disse...

PSérgio é o problema, ainda não percebeu os jogadores que tem e faz escolhas no minimo estranhas ...

Anónimo disse...

para ti revisor......tentas-te me tirar a oportunidade de me expremir no forum (vergonha) tu sabes como dizia a verdade sou um adepto do sporting sócio a muitos anos e farto de ver pessoas a frente do sporting sem tomates para la estarem falhamno futebol e o mais grave não defendem os nossos interesses.....ainda agora e mais uma vez fomos levados por esses orelhas dos lampioes....e nada se calaram é uma vergonha....caminhamos parao abismo....demos os melhores e nadea de bom fomos buscar....sem mais e se tivesses palavras respodias......