quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sporting 5 vs 0 Levski (Carriço, Maniche, Postiga, Salomão e Matias)

15 mil espectadores viram hoje, em Alvalade, o nosso Sporting "cilindrar" a equipa do Levski de Sófia com 5 golos sem resposta. Liedson viu o jogo do banco de suplentes e viu Postiga fazer uma bela exibição, coroada com um golo. Vukcevic também esteve em destaque e Zapater continua a conquistar-me.
O Sporting jogou em 4-3-3, teve 68% de posse de bola, fez 17 remates (permitindo apenas 3 ao adversário) e dominou em todos os sectores do jogo.
Realço ainda que este foi o resultado mais dilatado da jornada europeia (refiro-me a Liga Europa).
Jogassem eles sempre com esta atitude e confiança...

19 comentários:

Anónimo disse...

Patricio
Abel, Carriço, Torsi, Evaldo
Andre Santos, Zapater
Vuk, Matias Salomão
Postiga

Seria esta para mim

NFR disse...

Hildebrand

J.Pereira Carriço Torsi Evaldo

Vuk A. Santos Maniche Salomão

Zapater

Postiga

Anónimo disse...

Patricio
JP, Carriço, Torsi, Evaldo
Zapater
Salomão, Matias, Yannick
Vuk, Saleiro

Experimentem esta com Vuk e Saleiro na frente apoiado por Yannick e Salomão nas alas.

Liedson, Valdés e especialmente Postiga para o banco.

Anónimo disse...

o meu 11 seria:

RPat1

J.Pereira /Carriço /Torsi /Evaldo

Maniche /Zapater /A.Santos

M.Fernandez14 /Vuck10 /Salomão33


seria na minha opinião uma boa estratégia, com vuck mais á frente podendo ir trocando com fernandez

Anónimo disse...

se o sporting tivesse perdido a caixa dos comments já estava cheia...

grande sporting!! ainda vamos calar muita gente.
Força Postiga
Força Sporting

Sérgio disse...

Essa é que é essa caro anónimo!!!

Bom jogo ... espero que continuem assim na 2ª.

SL,

Anónimo disse...

vamos ver se não esgotaram os golos.
Gostei da atitude e porque não dizer da exibição.Assim jogassem como hoje o fizeram
Mas o que apreciei mais foi a atitude disciplinadora de PS ao colocar no banco o levezinho e o floribela, mesmo correndo o risco da partida não lhe correr de feição.Convocá-los para o banco e não lhes ter dado folga,para ficarem em casa a coçar os tomates.

F.Bessa disse...

Boa partida e bom resultado.
Gostei

Metra disse...

Boas,

Infelizmente não tive oportunidade de ver o jogo.

Mas 5-0, seja contra quem for, é smp um bom resultado.

Gostei de saber...

SL

Anónimo disse...

Finalmente!!
Custou assim tanto?!

Este jogo só me vem dar razão, e passo a explicar:

1. O plantel está claramente formatado para jogar em 4x3x3...defendo este sistema de jogo desde o início de época...e afinal tinha razão!

2. Zapater joga que se farta...mas isso já eu sabia

3. Em 4x3x3 até passamos a ter um banco com qualidade...e se calhar nem vai ser preciso comprar pinheiros em Janeiro

4. Liedson não fez falta e posso assegurar que em 4x3x3 pouca falta fará. Aliás neste momento Liedson é um problema:
-é um problema porque não marca golos,
-é um problema porque obriga a equipa a jogar em 4x4x2 (ou variantes) o que leva a que a equipa perca coesão no meio campo, perca organização e perca intensidade
-é um problema porque não está a jogar nada e para além disso discute com todos os colegas de equipa.
Liedson foi um grande goleador, mas neste momento não é. O futebol é feito de presente, e um lugar no 11 do SCP não pode ser dado fiado no passado!

5. Quando os jogadores jogam nas suas posições, quando o esquema de jogo é adequado aos jogadores do plantel, quando à vontade e querer...é possível ganhar jogos!

Agora não vamos começar já a lançar foguetes, mas seria bom que o Paulo Sérgio fosse coerente e voltasse a apostar no mesmo 11 e no mesmo esquema táctico...pelo menos 1 vez!

Anónimo disse...

Mais um grande jogo do Sporting, só que desta vez os golos apareceram, a vontade cresceu porque estava a dar frutos e não se viu erros graves(talvez porque a melhor defesa é o ataque).

Paulo Sérgio continua a variar a equipa, se estiver a colocar os que mostram trabalho está a fazer muito bem, mas receio que se repetir esta equipa pode não voltar a correr bem (parece uma lotaria).

Para mim a diferença é que na Europa, os adversários respeitam-se e avaliam o Sporting como o clube que poderia ser. Já cá em Portugal, o desrespeito pelo Sporting (tanto pelos clubes como pela comunicação social) é tal que praticamente toda a gente (até mesmo nós) pensa que é fácil ganhar ao Sporting, e o pensar é logo uma grande vantagem para os outros. Vamos acreditar, vamos faze-los acreditar, que o Sporting será um Grande, aconteça o que acontecer.

SL

Sócio 80610 disse...

Será que já ficou claro que Polga dá 10-0 ao NAC e que com ele a defesa parece logo outra??

Será que já ficou claro que Zapater tem que ser titular em detrimento de André Santos, que pouco ou nada mais faz que distribuir fruta e lateralizar jogo??

Será que já ficou claro que Salomão é um miúdo que dá alegria e irreverência ao jogo do Sporting??

Será que já ficou claro que Postiga (ao contrário do que muito pseudo-entendidos de futebol dizem) é, DE LONGE, o melhor avançado do Sporting depois de Liedson (quando este estiver em forma)??

ESPERO QUE TUDO ISTO TENHA FICADO BEM CLARO E QUE NÃO VOLTE A COMETER A ASNEIRA DE ALTERAR TUDO, MISTER PAULO SÉRGIO!!!

Anónimo disse...

contra coxos... Até os solteiros da minha terra ganhavam a estes coitadinhos bulgaros

NAM disse...

Gostei e gostava que esta imagem fosse mais regular no sporting, podia não ganhar, mas a jogar assim de certeza que seriam poucas essas as vezes.

Caor PS se quer manter o cargo mantenha as opções e ganhe consistência.

Jedi Master Atomic disse...

Não pude ver o jogo. Vi os golos e fui lendo os comentarios na blogoesfera. Grande jogo que a equipa fez, mais do que qualquer exibição individual.

Será que Paulo Sergio irá manter estes jogadores para o campeonato? Eu gostava de ver Torsiglieri em vez de Polga, só para ver o que ele vale.

Anónimo disse...

Agora só se pede ao Paulo Sérgio que mantenha a mesma estrutura e que evite muitas mudanças na equipa, já que em equipa que ganha não se mexe. O Sporting tem vindo a fazer coisas boas em campo, mas também tem cometido alguns pecados que o têm deitado abaixo. Na defesa acho que a a entrada de Polga é benéfica. No meio campo, Maniche, Zapater e Matias devem permanecer juntos e, no ataque, o que há a dizer: Postiga (merece ficar como titular, pelo que joga e faz jogar), Simon (anda endiabrado e precisa desta motivação) e Salomão (faz-me lembrar um conjunto de jogadores num só... dá vida à equipa). Gosto como é evidente de Liedson, mas acho que de momento e porque atravessa uma fase menos boa, deve ficar no banco e entrar aos poucos para um dia destes marcar, ganhar confiança e voltar ao antigamente. Desculpem dar a minha opinião já que de tácticas e treinos nada percebo. É só uma opinião de adepto, sem querer ser treinador do sporting. Um grande abraço. Uk Lion

João disse...

Já faltava a conversa de "os outros é que são fracos"

No ano passado o penúltimo classificado do campeonato Alemão era fraco e este ano o penúltimo já é uma grande equipa...

Mais uma vez se vê que o fonte segura infelizmente só "ganha" comentadores se o Sporting tiver maus resultados.

Quanto à questão de com Polga a defesa ser outra... Esta equipa fez tantos remates à baliza como o Nacional...1. E esse único remate até foi causado por asneira do Polga.

A grande diferença desta exibição para as outras foi a concretização. Até na bola ao poste estivemos iguais ao que temos feito em praticamente todos os jogos.

A avaliar pelos jornais de hoje se tivéssemos um avançado que encostasse a bola lá para dentro nas 6 ou 7 oportunidades claras de golo que temos por jogo, diriam que os problemas estavam todos resolvidos e eram tudo rosas.

SL, Xait

Anónimo disse...

caríssimos, partilho da v/nossa alegria, e espero que esta vitória seja um ponto d viragem em termos anímicos e resultados mas, e usando uma expressão um pouco gasta, e que até o nosso treinador já usou esta época, ganhar 5-0 não significa que esteja tudo bem.

Zapater ou P.Mendes parecem-me essenciais para pelo menos um deles estar no centro do campo, pois são jogadores de maior músculo e André Santos apesar da maior energia ainda é algo macio e Maniche apesar de adicionar qualidade de passe nota-se que dá o estouro e deixa de defender. Zapater também-me parece que ainda não está a 100% fisicamente, mas que está em claro crescimento.

Obviamente isto não são críticas a este jogo, pois quando se ganha 5-0 não há moral para criticar a exibição. Gostei de ele ter dado os 90mins ao Salomão, pois claramente necessita de minutos nas pernas para crescer. Gostei muito do Postiga, pois a jogar neste esquema precisamos de um jogador que saiba segurar a bola e fazer subir o meio-campo e Postiga é o PL português desde o Nuno Gomes a saber melhor fazê-lo.

Agora, e sem criticar este jogo, há coisas que devemos melhorar. Zapater é para continuar, mas acho que muitas vezes temos os MC muito subidos, e abrimos muitos espaços entre eles e a defesa. A defesa muitas vezes é demasiado passiva e deixa os PL receber quase sem estorvo, o que deve ser tb consequência do que disse dos MC muito subidos. Depois Zapater ainda nos prega uns sustos quando surge alguém atrás dele e pressiona-o perdendo a bola. Isto aconteceu neste jogo mas não foi a primeira vez. Ou o outro MC e MAC apoia-o mais para dar linhas de passe ou alguém tem que o avisar que vem aí 'polícia'. Descendo 1pouco mais os MC, Matias fernandez teria mais espaço para divagar, receber a bola e correr um bocado com ela, que são as suas mais-valias. Temo-lo obrigado ultimamente a receber a bola e quase sem sair do mesmo espaço ter que se virar e distribui-la. Matias, tendo mais espaço e bola no pé será muito mais perigoso para os adversários e produtivo para nós.

Resumindo, acho que podemos "espremer" mais o meio campo de forma a tornar a equipa mais equilibrada, mais segura e ao mesmo tempo mais perigosa. Eu sei que sou um técnico de bancada, mas gostaria de partilhar convosco e saber a vossas opiniões.

SL,
HC Marx

Anónimo disse...

Já agora, esqueci-me também de dizer:

Vukcevic já dá água na boca aos sportinguistas, e a continuar assim não pode sair do 11. Espero que PS lhe continue a dar minutos e confiança. A fazer lembrar outros tempos e a obrigar Valdés, Salomão e talvez Djaló a lutar por um lugar na outra faixa. Infelizmente não podemos contar com Izmailov até ao Natal, e após isso temos que ter a certeza que não haverá recaídas e tem ainda que ganhar ritmo.

Noutro lado, não seria descabido apostar em Salomão de início para equipas em que sejam precisos "abre-latas". Valdes também pode ser opção para o lugar de Matias Fernandez, e convém saber gerir a carreira de Salomão sem-lhe cortar as pernas...e minutos, até pq ele não tem 18 anos e precisa de ser opção regular para não parar de crescer.

Gostaria de ver Tales, mais Torsiglieri e Hildebrand, mas estes desejos de adepto podem ser contraproducentes ao desenvolvimento e estabilização da equipa. Mas é nestes casos (e nos lesionados Izmailov, Grimi e PMendes) que se justifica uma equipa B com alguns jogadores dos sub-19 para uns ganharem ritmo e outros para darem um último passo na etapa de desenvolvimento e exigência para chegar à equipa principal.

Quanto à defesa: Polga vs. NAC. Polga é muito bom mas tem que tar bem fisica e mentalmente para render, e por isso parece-me que não aguenta uma época inteira a bom nível por ser algo instável. Acho que o mesmo se aplica a Abel, e ptt é positivo haver esta concorrência. De qualquer forma, acho que ao longo de uma temporada termos DC diferentes (um jogar mais por antecipação e outro mais físico) é geralmente mais consistente, o que não significa que termos 2 DC parecidos (neste caso Polga e Carriço) não resulte. Por outro lado, NAC andava a errar bastante na abordagem aos lances em vários jogos e ainda precisa de aprender coisas. Evaldo, que no início da época me deu água na boca anda a desesperar-me pela (falta de) qualidade dos seus centros. É pena Grimi e Evaldo serem do dia para a noite, porque se fossem um jogador num só...

HC Marx