quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A minha proposta

Já a algum tempo ando com a ideia de vos escrever o que penso sobre o destino do nosso clube.
Venho dizendo que o estado do nosso clube neste momento não é nem de perto nem de longe (mesmo com o aumento do passivo) tão negro como o era à 20 meses. E passo a explicar a minha visão que a venho dizendo em comentários e no chat.
Olhando para a frieza dos números nós temos resultados desportivos ridículos e resultados financeiros desastrosos, se para os resultados desportivos eu continuo a achar que a qualidade do plantel no mínimo dos mínimos nos obrigaria a estar no 3º lugar, os resultados desportivos derivam dos custos que este plantel tem. Relembrar que na esmagadora maioria temos % reduzidas dos passes dos jogadores deste plantel.
Fazendo esta introdução da realidade do clube, eu não tenho nenhum relacionamento com algum investidor nem para comprar jogadores nem para entrar no capital da SAD, nem com algum banco que permita financiamento para manter este estado de custos com pessoal.
Assim conscientemente só me resta uma possibilidade, tornar o SCP num clube que apenas joga com jogadores da formação (a redução dos custos iria para um nível que equilibrava com as receitas) e tornava o clube sustentável (já que tanto se tem falado nesta palavra).
Dizendo isto sei perfeitamente que durante 2/3 anos não temos a mínima hipotese de disputar o quer que seja e o mais provável é que olhemos mais para baixo do que para cima mas não tenho duvidas que mantendo essa base a médio prazo teríamos uma excelente equipa com capacidade de disputar o titulo com quem quer que fosse. Mais estando o nosso clube equilibrado, sem a corda na garganta, sem ter a obrigação de arranjar dinheiro para tapar buracos, o SCP já vendia só pelo dinheiro que achava correcto.
Tornar o SCP em algo parecido com o Bilbao, dava-nos uma identidade ainda mais própria, apostávamos em algo que reconhecidamente somos os melhores (estamos em 1º em iniciados, juvenis, juniores e somos a melhor equipa das B na 2ºLiga) e acho que sinceramente os sportinguistas se lhes fosse explicado isto com frontalidade não só iriam aceitar como depois dar tempo até aparecerem os resultados.
Voltando então ao inicio quando digo que a situação até será melhor, temos um plantel com muitos não da formação e mesmo com % reduzidas dos passes, isso daríamos sempre 30/40M no mínimo se fosse nossa vontade fazer o que penso ser a melhor solução conhecida (as outras têm que ser apresentadas)
Ou seja, veríamos com esta modificação um equilíbrio das contas veríamos a entrada de capital via venda de jogadores.
Nas modalidades não sei seria aplicado a mesma norma era algo que se tinha que estudar com mais profundidade mas que neste momento não tenho dados suficientes para tomar posição, o que penso é que devias nos tornar ainda mais um clube ecletico, com mais modalidades.
Saudações Leoninas

67 comentários:

Riga/V-1-Boy disse...

lr

concordo com tudo excepto com um pequeno pormenor: tu falas no Bilbao, eu tenho um exemplo melhor: o Ajax.

que jogam com praticamente todos os jogadores da formaçao e depois apostam sempre em 3 ou 4 jogadores de fora, mas que equilibram a experiencia da equipa.

e o objectivo passa sempre por colocar os jogadores na montra europeia e fazer um ou 2 bons negocios por ano.

Acho que se devia dize claramente essa opao aos socios: que durante uns anos nao podiamos assumir candidatura ao titulo , mas sim à europa e que iriamos jogar com uma base da formaçao

leao revisor disse...

Que seja o Ajax

Diogre disse...

Acho que nesse ponto da sustentabilidade e plantéis com base de Alcochete estamos praticamente todos de acordo. O problema sério vai surgir quando for altura de escolher as pessoas e o projecto concretos para implementar um modelo deste tipo. Temo ainda que depois destes serem escolhidos, a guerrilha continue, pois parece-me que as próximas eleições serão novamente disputadíssimas e provavelmente bipolarizadas. Esta fractura evidente na massa adepta do Sporting é um obstáculo enorme à sua recuperação, para mim o maior deles todos. Dou-vos um exemplo: acho complicado que um candidato dizendo que não vai lutar por títulos nos primeiros anos vença umas hipotéticas eleições a breve prazo. Espero estar enganado.

Riga/V-1-Boy disse...

diogre

quem disse algo parecido nas ultimas eleiçoes, teve 3% dos votos

leao revisor disse...

Riga e Diogre

Basta pensar qual era os trunfos nas ultimas eleições:
-GL Cheque e uma vassoura com Duque & Freitas

-BdC 50M em jogadores

-Dias Ferreira com futre e aquela conferencia de imprensa onde deu não sei quantos nomes de craques.

-Baltazar que para ele era só futebol.

devemos ter aqui 95% do eleitorado...

Pedro disse...

1) O que muda daqui a uns anos para já sermos candidatos novamente? Apostar na formação e vender os melhores. Daqui a 3 anos a mesma coisa. O que muda então para não sermos candidatos já para o ano?

2) Bilbau? É um dado adquirido que o Sporting deixou de ser um grande nacional?

3) Vender tudo a preço de saldo para poupar nos ordenados! É por esta razão que estamos melhor que antes?! Muito bom... Estamos melhor que antes porque gastámos milhões em elias e companhia e agora toca tudo a andar que está na hora da formação! Nem consigo classificar esta comparação.

4) Tal como o Diogre diz e bem, a estratégia não vai mudar muito de candidato para candidato. Não há dinheiro, não há volta a dar. O que acho piada é que se assume que não há dinheiro... porque não há. Por isso, vamos lá para a frente ver qual o projecto mais "credível" que aparecer sem qualquer responsabilidade no que se passa.

5) A diferença está nos projectos mas acima de tudo nas pessoas. Todos os projectos tem um treinador. Pode ser bom ou mau! Quem diz treinador diz manager, equipa de scouting, gestores etc... Podem fazer um bom trabalho ou humilhar os sócios.

Pedro - Sporting sempre

Mike Portugal disse...

Um cadidato que diga isso (tal como disse Abrantes Mendes nas últimas eleições) não leva mais do que 2% dos votos.

E tem outra coisa: todos sabemos que é preciso dinheiro para fazer dinheiro. Ou seja, voltar para uma etapa abaixo só seria inteligente se GARATISSEMOS que os jovens que jogassem na equipa principal teriam grande valor e tivessem potencial para ser vendidos por €15M no minimo. Isto se quisesses ser campeão nos tais 3 anos depois.

É verdade que dinheiro não faz campeões, mas planteis como o Braga, por exemplo, que são baratos para ficar em 3º lugar, só lutam por títulos e fazem boas ligas dos campeões em anos de exceção e não como regra.

A minha opinião é de que deveríamos aliviar alguma carga salarial, sim, MAS, não tanta de uma vez só.

leao revisor disse...

Pedro

1- O que muda é que para mim estes jogadores jovens não têm experiencia/maturidade para conquistarem coisas que um clube como o SCP quer. Daqui a 2/3 anos jogando juntos, com esse grau de exigência conseguem porque a qualidade está lá. É difícil perceber?

2- Para mim o SCP será sempre um grande nacional, mesmo dividido ao meio e só com uma metade continua a ser um grande nacional.

3- Não consegue porque nem tenta compreender, o plantel que tinha à 20 meses já não era barato (era mais que este mas já não era barato) e ninguem dava 3 tostões pelos nossos jogadores. Este é mais caro mas os jogadores têm mercado! Antes com 100% dos passes não fizemos praticamente dinheiro, agora com percentagens dos passes fazemos muito mais dinheiro! Não me parecer assim tão difícil de perceber isto se tivermos 2 dedos de testa.

4- Acho curioso dizer que não há dinheiro, mas depois os apoiantes de um candidato dizerem que os apoios que antes tinham continuam a ser os mesmos, ou seja continuamos a ter 50M para transferencias (mais ajuda na minha tese de vender este plantel, ficamos com o dinheiro e temos jogadores novos de borla!), o problema está em equilibrar as receitas e as despesas mas isso é já outra conversa. Quanto à responsabilidade essa até é simples, a ideias de investimento estavam em 95% dos votos, o investimento não resultou... gerou prejuizo!

5- A única coisa que posso dizer é que NINGUEM tem acertado. Mas estou curioso para saber quem achas que faz um bom trabalho e não humilha os sócios

Filipe disse...

Boa tarde,

Acho que é uma via que tem que ser seguida.

Não há dinheiro.

Se na época do Paulo Bento, isto tinha sido explicado de maneira clara, tínhamos hoje uma bela equipa. Que poderia disputar o campeonato.

Não há dinheiro, ao há vícios. Eu não sou sportinguista pelos títulos, tinha 18 anos quando vi o meu sporting ganhar o primeiro campeonato...

Eu estou farto é de uma equipa sem chama, mal gerida, em que os adeptos estão sempre em conflito...

Cumprimentos.

CB disse...

"Olhando para a frieza dos números nós temos resultados desportivos ridículos e resultados financeiros desastrosos"

Só faltava serem "redículos" para estares em sintonia perfeita com o chefe.

Então o melhor plantel dos últimos 40 anos, construído pelos iluminados, vai ser grandemente despachado porque os jogadores são maus e ganham demasiado para aquilo que fazem? E a direção, é ou não é incompetente?

Aqui há gato. Então o super plantel vai ser desfeito?

Só falta os "verdadeiros sportinguistas" venderem a Academia a preço de saldo e os passes dos jogadores da formação serem oferecidos a "alguém"...

Carlos 100% Leão

leao revisor disse...

Carlos

Para mim os jogadores são bons mas não estão a render, e isso vai resultar em menos receitas.

Se tens menos receitas e as mesmas despesas vais gastar mais do que deves ai a razão das saídas!

As vezes é preciso um desenho para alguns perceberem!

Carlsberg disse...

Tens noção revisor, que neste caso para que isso realmente aconteça, não podes também formar treinadores!!

Ou seja, tens que adquirir, alguém que saiba trabalhar os jovens num plantel senior!!

O ultimo exemplo disso foi Boloni!

SL

leao revisor disse...

Carlsberg

Não tinha entrado por esse campo ainda. Sem investidores, renegociações com a banca, só vejo este caminho.

LeaoCapel disse...

Ou muito me engano ou a tua ideia/proposta vai ser partilhada por grande parte dos candidatos nas eleições que se avizinham. E esta é das poucas vezes em que estou completamente de acordo contigo Revisor. Ou há de facto investidores ou então parem de enganar os sócios e adeptos e assumam de uma vez por todas que temos que reduzir custos e contar com a prata da casa... Infelizmente as duas últimas direcções não deixaram grandes alternativas.

CB disse...

Revisor,

Eu ajudo-te a fazeres um desenho com as seguintes personagens e realidades:
Carlos Barbosa, PP Cristóvão, Domimgos, Sá Pinto, Carlos Freitas, Luís Duque; Dispensa de Matias e Onyewu; + 120M€ atirados ao abismo; Vercauteren e Jesualdo; incluo a amiga da comunicação, os jogadores que consideravas como fazendo parte domelhor plantel dos últimos 40 anos.
O russo vai para o porto, renovaram o contrato para ir a custo zero?

Ah, afinal alguém conseguiu os mil votos, aquilo que redicularizavas; agoras gozas com 60.000€. Tem calma, vais ver que te vais surpreender.

Carlos 100% Leão

leao revisor disse...

Carlos

Tu falas de coisas que eu não falo aqui, tu falas de coisas fazendo acreditar que eu acho isso tudo fantástico. Perdes a argumentação comigo se não tiveres isso como trunfo?

Quanto aos jogadores eu REPITO para mim os jogadores têm muita qualidade, qualidade suficiente para andarem à vontade pelo menos no 3º lugar!

Quanto ao matias e ao americano, estamos a falar de jogadores que o chileno não fez 50% do tempo de jogo da fiorentina (vai ver a classificação) e do americano que não fez 10% dos espanhois. Mas é por esses que vamos resolver os nossos problemas.

Quanto ao Izma, não me dás lições, acho o melhor jogador do plantel ou no minimo no top3 mas a verdade é que desde que se aleijou 2/3 do tempo não tem sido opção nem para o banco! Se continua é criticado, se sai é criticado na mesma.

E termino como comecei, eu sempre disse que se querem algo que se veja têm que mostrar competencia para tal. Têm que mostrar competência para recolher 1000 assinaturas, têm que mostrar competência para arranjar o dinheiro para a AG e depois têm que mostrar competência para a vencerem.

Se não o fizerem vão chorar mais uma vez nas eleições e depois vão aparecer aqui a dizer que o culpado sou eu mais uma vez.

Se o teu conceito de ridicularizar é este... o meu não é!

tiscp disse...

Sinceramente a muito tempo que me tinha apercebido que existe uma facção dentro do Sporting que defende isto mesmo que tu apresentaste agora LR, fazer do Sporting um bilbao, ou seja deixarmos de ter um estatuto de grande (a tao falada belenensização),e embora não concorde com tal, acho bem que a assumas directamente, uma vez que se trata de um ponto de vista que deve ser debatido, para se saber que futuro se quer para o clube.

Riga não se pode comparar um Ajax com Bilbau, um trata-se do maior clube da holanda que joga sempre para ser campeão e assenta o seu projecto na formação de onde retira os seus dividendos e investe parte dos mesmos na contratação de jogadores para os valorizar e realizar mais valias (ex. huntelar e suarez), o outro e um clube de meio da tabela de espanha, que de quando em vez vai a europa e que assenta o seu projecto na formação pela sua ideologia de utilizar apenas jogadores da sua região, o que exite em comum entre os dois e apenas a aposta na prata da casa, mas são projectos completamente diferentes.

Isso que se fala de termos uma equipa 3 anos a jogar junta para depois poder lutar pelas competições, e muito bonita mas na realidade as coisas não sao bem assim, primero porque por muito bons que os jogadores vindos da academia sejam, lança-los às feras numa equipa inexperiente composta apenas pela prata da casa, muito provavelmente tera o efeito de em vez dos mesmos evoluirem saiam e queimados, e depois porque ao assumirmos que deixamos de lutar pelos titulos, tornamo-nos muito mais apeteciveis para os empresarios assediarem os jogadores e fazerem-lhes a cabeça com promessas absurdas o que origina o desejo de abandonar o clube desvalorizando os jogadores. Acham que numa situação dessas consegueria-mos manter brumas, joão marios e outros durante 3 anos (se eles explodirem como se espera claro) e formar uma equipa para vencer assente nessa base.

Por isso acho que e um caminho não tão facil como se julga. O principal problema do GL não foi o investimento, foi a falta de estrutura, foram os 3 treinadores em 1ano e meio, a total desorganização dos departamento medicos, a troca de directores desportivos, entradas/saidas da direcção e toda a confusão que lá esta instalada que consiste não existencia de um projecto. Com a equipa do ano passado com a aposta logo de inicio num treinador conceituado e com algumas afinações e existindo uma estrutura forte por tras, tinhamos lutado pelo titulo, eu costumo dizer que com esta equipa o braga lutava taco a taco com os bimbos e lampioes pelo titulo.

O que faria todo o sentido e apostar realmente num projecto como ajax,tendo como base a formação e os jogadores a contratar serem reais mais valias, por exemplo em vez de gastar dinheiro em onyewo, roujo, rodriguez, bhoularouz tinha-se apostado no garay, com o elias idem idem, bjinovs e outros.

A situação não está facil, mas se abdicarmos de vez de lutar pelo titulo, o clube acaba pelo menos em termos de clube grande perdendo esse estatuto e toda a sua grandeza e adn, mas parece ser mesmo a itenção de alguns, que embora a critique, repeito-a.

anonymus disse...



Um clube não é grande, porque os seus dirigentes e adeptos gritam aos 4 ventos, que luta para ser campeão, como fazem os do Braga.

Um clube é grande,pelo seu historial e também pelo seu numero de adeptos.

Não são uns jornaleiros de merda que andam a escrevinhar nos seus pasquins, que escolhem quem são os clubes grandes (e que agora querem despromover o Sporting, para promover o Braga), que tem no seu historial apenas uma taça de Portugal e outra taça Interloto.

O Braga nem sequer tem um historial comparado ao Belenenses e ao Boavista que já foram campeões nacionais.

Aqueles que os seguem são uns ignorantes.

leao revisor disse...

Tiscp

Caramba o exemplo do bilbao foi para tipos com dificuldade de interpretação como tu percebam que devíamos apostar fortemente e convictamente mesmo que isso signifique alguns resultados menos agradaveis.

O exemplo do bilbao foi mau, corrijo para o do Ajax ou do Barcelona para as mentes mais sensíveis que não tenham nada por onde pegar!

Mas fico muito descansado com o futuro do SCP, a formação é boa (disso ninguém é capaz de apontar o dedo) dinheiro não falta (50M no minimo) e como nunca vamos errar (basta recorrer a tipos como o tiscp ou outros que por aqui param) e vamos ganhar 9 campeonatos dos proximos 10 anos!

johnC disse...

Bilbao????

Alguém que explique a esta alma que o Bilbao costuma "roubar" os melhores jogadores de clubes da região como a Real ou então ir buscar jogadores já feitos como foi o caso do Ander que custou 10M, p.ex.!
A única restrição é ser basco, não é ser da formação!
E já agora, o Bilbao em Espanha ganha que se farta... grande exemplo para o nosso clube!
Já para não falar nas modalidades.. em vez de copiar caminhos, temos é que descobrir o nosso próprio!

Cala-te ou fala do que sabes (DO QUE SABES!!) e não do que te sopram ao ouvido..

Unknown disse...

Ó Vítor, ainda não percebestes? Eles não querem,ainda que os teus argumentos sejam reais, não é essa a função deles

leao revisor disse...

JonhC

Quando falei dos inteligentes que nunca falham nas contratações tu encabeças a lista!

Mas sempre gostaria de saber qual é o teu caminho, era sempre um bom contributo porque esse será uma ciência exacta.

Mas não deixo de achar piada ao facto de ter escrito Bilbao em vez de Ajax ou outro clube qualquer que é formador e como não têm mais nada para dizer implicam com isso.

Unknown disse...

Lr, dos posts mais fracos que escrevestes

leao revisor disse...

Haja Luz

Sendo dos mais fracos ou dos mais fortes é aquilo que penso se não existir a entrada de investidores ou sem a renegociação da divida que nos permita desafogar a tesouraria.
Mas se tiveres alguma sugestão melhor teria todo o gosto em conhece-la.

Unknown disse...

Acho que estás a ir atrás de opiniões sem nexo.
Em relação ao que me pedes, vou-te apenas relembrar, porque muitas delas já foram aqui escritas. Primeiro, o orçamento não é alto, as receitas é que são baixas. Como é que podemos aumentar as receitas? A resposta parece simples, ir à cl. Mas não é assim tão simples, porque isto é como uma bola de neve, repara agora que o terceiro lugar dá acesso à cl, nem sequer nos querem deixar lá ir? Se fosse como noutros países o quarto lugar, o que é que achas que nos fariam? há uma mafia instalada

gugu e o benfica é sempre beneficiado disse...

Bom dia ,sou um dos banidos e como tal venho aqui perguntar ao senhor revisor o porqué de não ter alterado e consequentemente aumentado os most wanted motherfuckers....Ah,já sei o porqué...!!!Não teria espaço para tantos na 1ª pagina não é? Mais,se realmente é sportinguista e neutra,porque ainda não colocou todos os jogadores que foram prometidos em campanha eleitoral por godinho lopes?Ah,já sei ocuparia todo o espaço da 1ª pagina não é?Godinho apenas cumpriu quando contratou rojo,de resto tudo foi uma falsidade ou então incompetência,pois nunca vi um candidato a prometer 10 jogadores de alto estatuto e s´trazer um....Normalmente e noutros tempos seria o inverso,falháva-se uma uma promessa em 10,godinho áté isso inverteu.Para finalizar,eu felizmente contacto-me com muitos sportinguistas,os poucos que conhecia que eram acérrimos defensores de godinho,já não o defendem...Eu falo com o conhecimento de causa do núcleo de viseu,tondela,santa comba dão,carregal do sal e mortágua.Não acredito minimamente que seja um caso á parte do resto do pais,a realidade deverá ser muito próximo dos 85 a 90% que não quer godinho,isto claro tendo em conta os croquetes que existem na capitaal,aqui nem um voto voces teem,sl.

Cel7a disse...

Ó Picasso,

A Mudança de estratégia da direcção, independentemente de estar certa ou errada, prova a incompetência da mesma durante estes 2 anos.

gugu e o benfica é sempre beneficiado disse...

Gostaria que alguém me esclarecesse qual a página na net que tem o projeto do godinho lopes para as eleições...Pelos vistos deve ter sido o 1º presidente sem projeto no sporting,se calhar foi propositado,pois assim sempre dirá que não fez nenhuma promessa escrita de nada e que palavras levas o vento....Sr. revisor faculte-me lá esse link

vitor disse...

Haja Luz,

Começa logo por ser problema a época passada que mesmo com a chegada de uma equipa totalmente nova e depois de 2 treinadores, os jogadores fizeram muito mais do que suficiente para ir à Champions, como sempre ambicionaram e alguém não permitiu! O problema é que aqui já poucos conferem o que é um facto!? Normalmente são os mesmos que pensam que um "sistema" com décadas de evolução se desmonta de um dia para o outro!? E este é só um dos sinais do que é o muito fraco entendimento do futebol português em quase toda a totalidade da blogosfera leonina!

Que depois disto nunca mais chegou a haver sequer equipa esta época penso que todos conferem e não é por a verdadeira razão nunca ter sido discutida por aqui que ela não existe! Até porque mais tarde ou mais cedo terá mesmo que vir à baila! Mais até do que perder a Taça mas na Champions e com um troféu e esta época e até com Sá podia ter começado de uma forma totalmente diferente! Chegou a haver um tempo em que ainda pensei que uma solução passava por fechar o plantel em Alcochete até começarem a ganhar! E mais uma vez houve necessidade de fazer rolar cabeças em nome da "pseudo estabilidade". Só que desta vez falamos de duas que implicam que quanto mais cedo chegar a janela do mercado melhor! Ao que se junta ainda a inevitabilidade financeira! Muitos já se esqueceram mas o Porto e o Benfica já o tinham feito no Verão!

A maior parte dos que vêm agora falar da formação não devem saber quem foi o verdadeiro impulsionador da equipa B! E também se esquecem dos muitos jovens que já alinharam esta época pela equipa principal, Viola, Carrillo, Rubio, Betinho, A.Martins, Labyad, Dier, Cedric, Ilori! Por não me parecer justo já nem contabilizo, Adrien, Pereirinha, Rui e Daniel! Na época anterior ainda alinharam Arias, A.Santos e João Mário! Evidentemente que nunca na vida, nem quando a maioria tem tendência para pensar, com P.BENTO, alinhámos com tantos jogadores jovens! Nem sequer é possível fazer alinhar mais de uma vez! Eu nem nunca me lembro sequer de partir para uma época com a margem para jovens por preencher! Não é por aqui que resultam plantéis mais caros ou mais baratos!

Esta história recorrente à nossa formação, sem sombra para dúvida a nossa maior mais valia, normalmente é usada só para encher chouriços! Ao que acresce quantos anos se consegue segurar na actualidade um bom jogador português? O mesmo que um bom jogador estrangeiro! Em Portugal, muito pouco, independentemente de bem ou mal vendido! E casos como o Rolando não interessam a clube nenhum!

Na grande generalidade, os jogadores que saíram quando esta direcção chegou ao clube ou já no fim da época passada saíram porque foi a melhor solução para o clube! Não evita no entanto que ainda hoje continuam a ser usados como arma de arremesso por quem não sabe nada do que se passou!

Já antes do último acto eleitoral se sabia que a estabilidade era o bem mais precioso em Alvalade, faz sempre inclusive incorrer em vários compromissos na constituição das listas! Neste momento PPC é muito mais vítima de uma campanha sem precedentes no futebol do que réu no que quer que tenha feito e não nos iludamos o alvo é o SCP! Com muitos sportinguistas implicados e ainda mais a aplaudir!

vitor disse...

Como já disse aqui não se está a passar nada no SCP que não se tenha passado já até no nosso principal rival! Que a actual direcção depois de até ter ganho aquele campeonato, da maneira que ganhou com Trapattoni e logo a abrir, andou várias épocas a gastar mais que o dobro para ver sempre o SCP à frente, mais precisamente até acertar na estrutura e no treinador! E só volto a falar no Benfica porque em Portugal só há mais um grande e que funciona com um verdadeiro dono há muito tempo e que pode tudo, até asneirar grosso! E nós contratamos agora Jesualdo Ferreira para remodelar e criar ao mesmo tempo uma estrutura forte para bloquear o futebol! E o discurso das eleições não mudou uma vírgula?! E o clube é que não respeita Vercauteren?! Porque eles respeitam e muito Jesualdo?!

O belga se preciso for até prossegue como adjunto na próxima época e não lhe caem os parentes na lama como aos portugueses, nomeadamente o Sá que se recusou a prosseguir no SCP e a voltar para onde nunca devia ter saído, até para acabar a formação e munir-se de mais competência! E este é um problema real e cultural ao nível das profissões em Portugal! Vercauteren chegou a tentar um adjunto belga com o mesmo estatuto que ele e sempre disse que dependendo da situação até ainda poderia vir a passar-se o inverso!

O SCP precisa efectivamente de uma liderança forte e com horizonte para arrumar a casa e essa fortaleza só é possível com bons resultados e com mais nada! No SCP as soluções andam sempre ao lado dos problemas, sem tempo e sempre a mudar são os resultados que decidem qual é que se acentua mais! Até lá andar a pensar em mais soluções é só perder tempo! Enquanto não resolvermos o que há para resolver no interior do clube prevalecerá a tendência para continuarmos a sofrer!

Votos de um bom ano novo para o “Haja Luz”, para todos os sportinguistas e muitas conquistas para o SCP!

SL

leao revisor disse...

Haja Luz

Mas eu parto do principio que já não conseguimos novamente esse objectivo. Isso era a estratégia desta direcção, investir para andar na champions, para as receitas aumentarem para isto se tornar equilibrado.
Obviamente podemos aqui dizer que podemos equilibrar as contas por cima ou por baixo.
A unica forma de as equilibrar de certeza é por baixo, equilibrá-las por cima requer dinheiro (que já não tens) e competência para lá chegar (que não tens tido).

Por isso objectivamente isso só passará a ser solução se houver alguém a entrar com capital porque de outra forma isso não acontecerá e eu estou a falar do cenário que me parece mais provável.

Francisco Monteiro Dias disse...

Leao Revisor,

finalmente de pleno acordo consigo, sem duvida esse será o caminho, por muito que nos custe aceitar, a realidade em que deixamos cair o nosso Clube não nos leva a outro caminho.
O SPORTING é sem duvida nenhuma o melhor Clube de formação em Portugal e um dos melhores da Europa, temos materia prima de eleição para lapidar na equipa principal, fazer 2 negocios por ano e pensar num titulo de 3 em 3 anos, é por aí que dvemos ir.
Ao equilibrar contas podemos garantir a independencia dos bancos e reorganizar o Clube virando-o finalmente para os seus socios e simpatizantes.
Concretamente da atual equipa principal e relativamente a jogadores estrangeiros deixaria não mais de 6 elementos e começaria desde já a lançar as raizes para este projecto.
Bem hajam bom 2013.

vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor disse...

Porque somos todos ambiciosos o revisor um dia experimenta emigrar com uns certos objectivos de carreira - que no caso até deve ter uma perspectiva maior que a dos jogadores de futebol, logo com mais paciência para eventuais frustrações e começar de novo outra vez - respectivas remuneração e prémios financeiros!

Às páginas tantas percebe que concretizar esses objectivos é de todo impossível porque alguém trata de os inviabilizar e ainda percebe uma entidade patronal sem força nenhuma para lutar ao seu lado porque nem se chegam a entender uns com os outros e às vezes até vão mais longe e desatam a remar uns contra os outros, o tal manicómio!

Qual é a vontade do revisor?

E qual é a solução para o futuro? Ou também acha que os jogadores por serem portugueses e mais "baratinhos" vão reagir de maneira diferente?

E há quantos anos assistimos ao mesmo? E onde é que entra afinal esse enorme mito da competência no SCP quando nem com bons jogadores chegamos lá? Se calhar com um dono que venha com mais tempo e mais dinheiro e que seja surdo de preferência, não?

SL

vitor disse...

E já que o revisor não responde só faltou dizer que para além de estar certo que esta solução não agrada a muitos associados e apesar de se conhecerem casos de investimento no futebol por puro divertimento ou paixão a maior parte obedece a critérios de racionalidade financeira, pessoal ou mesmo ao nível de marcas! Está bom de ver que apesar do muito potencial do SCP, assim como de mais oferta concorrente de outros clubes europeus, com os resultados que se conhecem no Sporting a probabilidade de estarmos a falar de alguém tão louco como tem sido o comportamento do clube de há muito tempo a esta parte é enorme! Pelo menos tivesse eu ganho a consultoria financeira e era o que colocava nas recomendações finais do relatório! Que o handicap auditivo não era suficiente para a aventura que propunha! O que até pode nem ser mau!

SL

leao revisor disse...

Vitor

Perceba lá uma coisa voce gasta 70 e só tem receita de 30, ou aumenta as receitas ou baixa as despesas!

Ou então leva você a mala de dinheiro ao final do mês.

Eu aceito que a estratégia seja investir com internacionais para obter resultados imediatos, mas se as coisas não correm como queremos não vale a pena continuar a ir contra a parede para ver se ela cai.

vitor disse...

revisor,

Eu tento entender tudo, até o que cada um escreve aqui! E a minha maior preocupação é que alguns tenham mesmo empurrado a discussão para a tal mala do dinheiro como ainda há dias podemos constatar! E não é por não passar por aqui que deixa de ser real!

SL

tiscp disse...

Oh revisor desculpa lá mas se existe aqui alguem que tem falta de compreensão es tu, explica la o que quiseste dizer com "tornar o SCP num clube que apenas joga com jogadores da formação", isso tem alguma coisa a ver com ajax ou barcelonas??

O que tu queres e transformar o sporting num bilbau sim, e nao por identidade ou ideologia mas sim para ajustar à realidade do bilbau, que lute pela europa e se fique por ai, e sabes porquê, pq para lutar por mais e preciso competencia e isso e coisa que quem tem passado por la nos ultimos anos não o tem tido, e entao e mais facil dizer que somos uns coitadinhos q so podemos jogar com os miudos da casa e n da p ambicionar a mais nada.
Mas alguma vez tu consegues com jogadores so da casa ser campeao,ou formar uma equipa competitiva sequer, ir vendendo 2 por epoca e ir sempre formando equipas competitivas, ou voces acham que vai sempre aparecer brumas,velosos, nanis e etc, como todos os clubes tivemos fornadas que nem na primeira divisao conseguem jogar.

Epa os nossos rivais evoluiram, ate o braga evolui e nos e que temos que andar sempre a fazer figuras de parente pobre, alguma coisa tá mal, ou so os outros e que sao capazes de gerir bem as suas casas.

E ainda es capaz de dizer "Mas fico muito descansado com o futuro do SCP, a formação é boa (disso ninguém é capaz de apontar o dedo) dinheiro não falta (50M no minimo) e como nunca vamos errar (basta recorrer a tipos como o tiscp ou outros que por aqui param) e vamos ganhar 9 campeonatos dos proximos 10 anos!"
aparentando que o que aconteceu foram erros casuais, mas não foram, foram e um erro pegado, porque se pegarmos por exemplo desde FSF para ca foram contratados mais de 40 jogadores que ja nao estão no clube, desses 40 nem com um que conseguimos realizar uma mais valia, nem um sequer,tivemos mais de 5 treinadores, mais de 5 dd e tem sido o que se tem visto. Errar algumas vezes todos erram, agora quando se erra sempre alguma coisa esta mal.

Agora não consigo e entender que se mude da identidade e estatuto do clube, para se deixar cair a exigência de ter que ganhar, de modo a esconder a incompetência de uma dinastia que esta implantada no clube e que toda a gente ve que o seu ciclo chegou ao fim, ja não sao solução, são o verdadeiro problema. E sinceramente não fico e descansado com o futuro do clube, estando ele nas mãos de pessoas que pensem como tu e nos queiram meter no nivel que tu defendes

leao revisor disse...

Tiscp

Quando não se quer perceber...

O Ajax foi campeão europeu como? O Barcelona esta época já chegou a jogar com um 11 da formação apenas, mas tu não percebes...

Como tambem não percebes quando digo que não tenho medo do futuro do clube porque para ti o problema está nas pessoas.

Como para ti quem tem capacidade e qualidade tem também dinheiro, porque haveria eu de estar preocupado quando tu nunca erras?

Percebes ou vai um desenho?

tiscp disse...

Faz la um desenho oh revisor...

Fdx mas onde e q disse q nunca erro?

O que disse e torno a dizer e que o problema e termos sido mal geridos, ou achas normal nos 5,6 maiores investimentos que fizemos nunca termos conseguido rentabilizar o investimento?

O problema do sporting não são as pessoas que tem estado a frente do clube?então o que é que é?
Achas positivo o trabalho das ultimas 3/4 direcções?

E para responder as tuas perguntas, o ajax foi campeao europeu com jogadores da sua formação em 1994, salvo erro, e com um Sr. van gal largos anos a frente da equipa, mas o futebol de la para ca mudou, certo? E o proprio ajax e exemplo disso, se reparares eles investem muito dinheiro em poucos jogadores e retiram disso dividendos, que e o que defendo para o sporting, e mais o ajax vem perdendo constantemente os seus melhores jogadores e não foi por isso que deixou de ser competitivo certo?e pq? porque aproveita o dinheiro dessas vendas para reinvestir, sendo a base sempre a sua formação e equilibrando o plantel com jogadores de fora que são mais valias, ou seja não depende so da formação. entendes? e diferente do que tu defendes e do que tem sido feito no SCP, percebes ou tambem queres um desenho?

Quanto ao barcelona e um caso impar, no qual o sporting não se pode comparar, pq o barça fica com os melhores da sua formação, não tem a necessidade de vender, no sporting tu apostavas nesta equipa B, se eles explodirem como prometem, no final do 1.º ano os melhores são logo vendidos (Diers, J.marios, bruma) e continuas o teu projecto com os medianos apenas e assim consegues ser campeão?

Elpídeo Freitas disse...

A proposta é simples:

- Vamos admitir que estamos falidos;
- Vamos assumir que perdemos as condições para ser um grande clube;
- Vamos ajustar-nos a esta nova realidade;
- Vamos considerar que todo este estado de coisas aconteceu por obra e graça do Espírito Santo;
- Vamos abster-nos de discutir o passado e olhar apenas para o futuro, que é o que interessa.

É uma boa proposta. Se eu fosse um dos asnos que durante anos andaram ao colo com os "credíveis", "competentes", " sustentáveis", " transversais" e "completamente claros" dirigentes que arrasaram e continuam a arrasar o SCP, era bem capaz de propor uma coisa parecida.

leao revisor disse...

Toni Polster

A malta gosta de apontar o dedo... mas basta ver o resultado das eleições dos últimos 17 anos e das mais de 50AG e os bons e os espertos seguramente não são sócios do clube...

O resto meu caro é conversa!

Schmeichel disse...

Coincidência das coincidências. Agora que o Godinho Lopes não tem outra solução se não voltar-se para a formação por falta de financiamente, temos o artigo a defender a aposta na formação.

Isto depois de, em comentário neste mesmo blog, quando eu me insurgi contra a inversão de política que ocorreu com a entrada do Costinha, quando estávamos despachar tudo o que era produto da Academia, a desterrar Adrien para Israel, Pereirinha para Guimarães, a vender o Moutinho para o Porto e o Miguel Veloso para Itália, me diziam que a aposta na Academia não era a melhor opção, que estavam a vir grandes jogadores como o Zapater (esse peso-pesado, tão pesado que não se mexia) ou o amuado Pajarito Valdez.

Não me esqueço dos comentários do utilizador Vítor (se usa mais pseudónimos, não sei, não vou entrar por aí), que aquela era a política a seguir, o quão brilhante gestor era o JEB, etc. Até insultado fui (não pelo Vítor, nem pelo Leão Revisor, que se há mérito que não lhes possa negar é educação). O JEB descurou completamente a Academia, nunca quis saber.

Agora é o que se vê, neste blog já são os defensores da aposta na Academia. E já pensam nisso há algum tempo mas não o quiseram dizer, imagine-se porquê.

Eu sou defensor de uma fórmula de jogadores da Academia + 3 ou 4 mais-valias, mas verdadeiras mais-valias e não turistas como o Elias (mais um erro crasso, depois de não aprenderem com a compra do Pongolle: ambos deviam ter vindo por empréstimo com opção de compra, e não pagando ao Atl Madrid aquilo que os jogadores lhe tinham custado), mas já não é de hoje. E muito menos por ser o que o Godinho Lopes nos reserva.

tiscp disse...

Entao revisor diz-me la de quem e a culpa do estado a que chegamos?

E a tua avaliação às ultimas direcções que tem estado à frente do clube. Consideras positivo as suas prestações?

leao revisor disse...

Tiscp

Eu não tenho que achar nada, apenas te digo que foram sufragadas pelos sócios, e ao contrario do que acontece no pais as principais decisões do clube são votadas as AG.

Por isso meu caro tu queres apontar o dedo a alguém, sentes-te menos frustrado, eu não!

O SCP teve estas direcções porque os SÓCIOS ASSIM ESCOLHERAM, o SCP tomou uma série de decisões estruturais porque OS SÓCIOS ASSIM ESCOLHERAM.

No dia que estes saírem e entrarem outros, será porque OS SÓCIOS ASSIM ESCOLHERAM.

E até é simples avaliar as ultimas 2 direcções, falharam!

tiscp disse...

Ah bom, ao menos admites que as ultimas 2 falharam, não foram so essas mas já e alguma coisa.

Todas as decisões estruturais que tu falas, foram fora do plano desportivo. E o principal problema do clube tem sido o plano desportivo, a sua gestão e consequentes resultados. E em gestão desportiva NÃO FORAM OS SOCIOS QUE ASSIM ESCOLHERAM, porque as contratações de jogadores, treinadores e estrutura desportiva não foram sufragadas em AG nenhuma.

A minha única frustração e o estado em que o clube esta e a falta de um projecto para sair desta situação e voltarmos ao lugar que nos pertence.

leao revisor disse...

tiscp

Lá está depois do melão aberto todos sabemos se é bom ou mau.

Continuo a achar que o futuro será risonho, com outros não se erra em jogadores e treinadores.

Unknown disse...

Mais uma razão para haver eleições, esta direção "ganhou" eleições com pessoas diferentes e com um programa diferente, agora vai mudar o programa desportivo, antes era apostar em "grandes" jogadores diziam eles, porque só assim poderiamos ganhar titulos e como consequencia dinheiro...agora mudamos tudo novamente, apostar na formação e não comprar ninguem..venha mas é a AG e convoquem-se eleições!! P.S e ao contrário que muita gente pensa e fala com o Jesualdo ainda vai ser pior, o treinador dos treinadores..isto vai dar muito mau resultado aí se vai!!

CB disse...

A culpa é sempre dos sócios!

Eu por acaso, depois das declarações do PMAG proferidas antes do Natal, espero mesmo que se venha a esclarecer, se foram os sócios que elegeram esta direção, ou se houve, "irregularidades gravíssimas" na sua eleição.



Lagarto disse...

Um bom projecto... COMEÇAR E CONTINUAR A GANHAR! 1ª Jogo; 2ª Jogo 3º 4º 5ª e por aí a diante, Campeonato; Taça; Taça da Liga; Supertaça; Champions. Quando sofrerem um golo em campo, olhar para a frente e fazer vingança e não borrarem-se todos, se por acaso se borrarem, tirar a cueca e espetar no focinho do cabrão do GR adversário e marcar golo. Quando marcarem um, marcar outro e outro e não "á já marcámos ufa, agora vamos acagaçar-nos porque este Rio Ave tem um duro contra golpe". Ambição Senhores Ambição Ambição Ambição como dizia o Mourinho. Tudo o resto podem falar e pensar que nada funciona, quando se estiver a ganhar far-se-á o Sporting e não o Bilbao o Ajax ou até o Barcelona. O Sporting não pode ser ou formação ou contratação o Sporting tem de ser ter os melhores jogadores e mantê-los o Sporting tem de ter símbolos pela qualidade como jogadores e homens (o mesmo se deverá aplicar a treinadores e dirigentes) e não por serem portugueses, estrangeiros, da nossa formação ou da de outros. O Sporting tem de ser e transpirar Esforço, Dedicação, Devoção e Glória! não é preciso complicar, quem quiser outra coisa bem bonita e romântica tem o CIF.

Francisco Lima disse...

Eu concordo com o que foi escrito.
Venderia grande parte dos jogadores a preço de saldo (não temos alternativa) inclusive o patrício (excepto o carrillo, capel e volfswinkel a não ser que fossem muito bem vendidos). Equilibrávamos as contas. Para o ano contratávamos 1 central de qualidade e um avançado de qualidade e jogavamos com esta base de jogadores
Marcelo
DD Cedric/arias
DC contratação; e jogadores da formação
DE Insua
Meio campo: Adrian; Schars; André Martins João Mario
Alas: Labyad; Carrillo (grande jogador) e capel
AV ; Volfswinkel e contratação

Assumíamos como o objectivo a champions

Abraço

Jalex disse...

Schmeichel

Se esta a espera de algum mea culpa é melhor esperar sentado!Eu já perdi a conta as cambalhotas que por aqui se dá.

É normal que seja,errar afinal é humano.Lamentável é não o reconhecerem e darem a mão á palmatória.

vitor disse...

O Manuel José que eu me habituei a respeitar no passado, provavelmente devido aos muitos anos de exílio forçado é hoje um homem azedo sobretudo com o país que nunca o soube reconhecer, mas tudo tem limites! Ainda há pouco tempo teve a mesma conduta incompreensível em termos de ética profissional com PB, depois da FPF ter desfeito o acordo que teve com ele! Mas não pode valer tudo porque meteu na cabeça que quer voltar ao país, de preferência para uma reforma mais ou menos dourada e depois não aceita um não!

Ainda há dias Pacheco, que também sabe o que é ser emigrante por necessidade, disse na televisão que Vercauteren merecia mais respeito por todos quantos andavam a mandar emissários a Alvalade oferecer os seus préstimos! Ele próprio não teve pejo nenhum em afirmar que tomava ele mas que a ética profissional impõe limites para tudo e devia haver mais decência na classe em Portugal!

Os curriculos começavam todos por denunciar o pouco conhecimento do belga pelo futebol português! O Manuel José até se deu ao luxo de anexar a uma lista de jogadores experientes para sermos campeões já na próxima época! E hoje vem dizer o que diz!?

E a propósito de jogadores experientes tanto que é perfeitamente normal o que vai suceder já em Janeiro no mercado que eu já tinha aqui avisado! Sem resultados, já fora de muitas frentes e a necessitar de baixar custos serão sempre os salários mais altos os primeiros a abater! Até aqui tudo normal! Chegaram num cenário em que havia inclusive eleições para vencer, necessidade de chamar adeptos ao estádio e o resto da história que todos conhecemos e que nos trouxe até aqui e a necessitar de reequacionar todo o resto da época e o futuro já com Jesualdo!

E também como é óbvio leão revisor todos sabemos do potencial de Academia! A 1ª questão que se levanta é quanto tempo conseguimos segurar um trinco pretendido como o Gelson - um tosco para muitos aqui - pelo City? Um trabalhador incansável com que qualquer treinador gosta de contar! O Fernando quando chegou ao Porto do Jesualdo não valia metade!

Ou um central como o Boulahrouz com passagens pelos melhores clubes do mundo! Ou se um médio como Pranjic depois de passar pelo Bayern volta a Alvalade, porque até hoje não me lembro de nenhum craque formado em Alcochete voltar! Já era bom segurar o Daniel de uma vez por todas, sobretudo depois da renovação com Adrien!

E o que nós vamos precisar sempre é de bons jogadores! Alcochete permite sobretudo baixar os custos mais para o nível das receitas e depois logo se vê como corre a valorização de alguns miúdos com elevado potencial e assim tentarmos todos juntos relançar o clube outra vez! Não deixo de lamentar a saída de alguns grandes jogadores que pouco mostraram em Alvalade, sobretudo agora com Jesualdo e por mais mestria que se lhe reconheça na valorização de activos jovens e menos jovens!

Sobretudo porque a razão desse pouco rendimento é que é o nosso verdadeiro e maior problema! Nunca foram os jogadores ou sequer os treinadores!

SL

vitor disse...

E é essa razão perfeitamente óbvia até para quem está de fora que secundariza quaisquer que sejam os intérpretes, projectos ou soluções para o clube! Um clima de guerrilha com vários personagens sempre à procura de protagonismo que dura há não sei quantos mandatos e que origina depois uma politica de terra queimada que não permite que nada floresça em Alvalade! Estivéssemos todos interessados no bem do clube e único voto que desejaríamos até ao fim do actual mandato e para Jesualdo Ferreira, recém chegado que entretanto também já veio pedir paz! Sejam quais forem os resultados porque os bons só vão aparecer se existir realmente um clima de paz e é precisamente isso que alguns pseudo sportinguistas querem evitar a todo o custo e há muito tempo!

E ainda se dão ao luxo de tentar avaliar os mandatos anteriores como se não se tivesse passado nada?! Há quantos anos não realizamos uma época com uma verdadeira equipa, há quanto tempo não dizemos de cor um verdadeiro onze do SCP?

Alguém duvida que agora os maiores detractores de PPC foram os seus maiores apoiantes num passado recente e sempre com o mesmo intuito que ainda hoje se mantém, derrubar as direcções legitimamente eleitas pelos associados! Esses e mais uns guerrilheiros internos que não conseguem perceber quando é tempo para atacar alguém ou para defender o clube! E quem sempre alertou, quem se sentiu incomodado com a eleição de vários incendiários, quem se preocupa verdadeiramente com o clube acima de quaisquer individualidades não pode deixar de se sentir incomodado com tudo o que se está a passar mas daí a não perceber que o alvo é muito mais o SCP só andando mesmo muito distraído!

O que o SCP mais precisa há muito tempo é paz, paz e paz, estabilidade e boas condições reais de trabalho que permitam que algumas coisas boas floresçam com os bons resultados! E não sempre a mesma instabilidade que passa logo para dentro do campo e ao primeiro mau resultado! Por mais que estejamos todos muito cansados de perder não vai aparecer ninguém e desatar logo a ganhar sempre! É mesmo preciso dar tempo para que qualquer coisa floresça no SCP, sobretudo com jogadores jovens! O que a realidade nos mostra todos os dias, até através de quem ganha mais, é que os mandatos presidenciais até são curtos, não são longos e é mais importante estar atento à realidade que às convicções de quem não se conhece e sobretudo de quem nunca fez nada pelo SCP!

No interior, o resto é tudo mais ou menos conversa e no exterior também já sabemos o que podemos esperar há muito tempo e também aqui é preciso tempo para conseguir acordos que permitam colocar gente nossa em vários sítios onde tínhamos mais que obrigação de estar sempre presentes!

E não vai chegar ninguém de fora para fazer tudo aquilo que tem que ser feito para podermos ambicionar voltar a ganhar! Esta tarefa cabe sempre a quem os sócios decidiram eleger e a mais ninguém!

SL

Jalex disse...

Nunca me irei rever numa paz podre.

É por assobiar para o ar e fechar os olhos durante estes últimos anos que chegamos a uma situação verdadeiramente dramática.


Fui dos poucos que não votou nesta direcção que tolerei as tropelias de Godinho Lopes e Cia e dei-lhe algum desconto.Mas esta na hora de dar a palavra aos sócios.

Quando o próprio Abrantes chega a essa conclusão acho que não há muito mais a dizer.

As pessoas tem de decidir de uma vez por todas se querem continuar com Godinho ou procurar outra alternativa a esta.

Ps :O projecto e alicerces do mesmo(Domingos,Duque,Freitas,Carlos Barbosa,PPC)já não "existem".Mesmo as pessoas que votaram em Godinho certamente não votaram no actual "projecto" em curso.

Daniel disse...

Mas continuam, a brincar com isto? Formação? Qual formação? Não quero pereirinhas, saleiros, carriços e companhia a serem assobiados em Alvalade! Quero jogadores internacionais pelas melhores selecções, de qualidade inegável. Daqueles que quando erram são aplaudidos com convicção!

Quando vai ser a AG? Estamos a perder tempo precioso. Só espero que o futuro Presidente esteja a dar a AG como ganha de maneira a estar já a preparar a próxima época e a investir os seus 50M em 3 jogadores destes, dos que ganham sempre. E ainda sobram 5M para pagar o primeiro mês.

leao revisor disse...

Tenho que achar piada a quem acha que o clima de paz podre acaba quando estes saírem!

tiscp disse...

Mas ainda não perceberam que esta direcçao teve todas as condições no inicio do mandato para trabalhar, os socios tiveram sempre com a equipa no ano passado, perdiamos e aplaudiam a equipa, os detratores tiveram 5,6 meses calados no inicio, mas problema começou a surgir de dentro da propria direcção começou com c.barbosa que foi o primeiro a sair e lançar foguetes para dentro, na altura das eleiçoes para a fpf viu-se claramente as divergências e fracturas internas, seguiu-se o caso PPC que mostrou tambem o ambiente e falta de unidade e a isto junta-se o que se tem passado esta epoca com demissoes e criticas constantes.

Ou seja não se pode pedir um clima de paz a volta do clube e depois dentro da direcção serem os primeiros a nao mostrar uniao e a incendiar o ambiente.

Jalex disse...

"leao revisor disse...
Tenho que achar piada a quem acha que o clima de paz podre acaba quando estes saírem!!"


Veremos.

Estou certo que se vencer Godinho noutro ato eleitoral muitos do que o agora criticam vão se resignar(haverá sempre quem conteste,mas depois de hipoteticamente sair legitimado de novas eleições será uma minoría ).

Como estou certo que se vencer alguém que não esteja ligado as recentes direções pessoas como o Revisor serão desde o primeiro minuto ferozes críticos(sim,não vai mostrar a tolerancia que mostra para alem do razoável com esta direção e a anterior certamente ).

Em qualquer forma serão sempre minorias.

Como disse,quando uma pessoa como o Abrantes Mendes chega a conclusão que são necessárias novas eleições acho que esta tudo dito(e dentro do universo Leonino á poucas pessoas com o bom sendo deste Sr).

leao revisor disse...

Jalex

Só podes ser muito ingénuo para escrever o que escreveste!

Continua a achar que o problema sou eu e tipos como eu.

Só existe uma forma de a paz podre andar mesmo caladinha é venceres e o ano passado os papagaios e os ressabiados andaram caladinhos durante alguns meses!

Mas pronto não ha nada como ver com os próprios olhos.

Uma coisa garanto estando lá este ou outro qualquer o meu apoio ao clube será o mesmo, não direi orgulhosamente como alguns que deixarei de pagar quotas, de ir a alvalade ou de fazer dos filhos sportinguista!

Para esse espectáculo degradante não contem comigo.

Pedro disse...

Pereirinha, saleiro, carriço - Prometeu mas não tem chama nem garra. Não vingou em nenhum clube do meio da tabela por onde passou (Guimarães?!) e é displicente. Nem sei onde está o saleiro. Gostei do carriço como trinco e simboliza bem a vontade leonina. Numa equipa boa podia valer mais.

Simão, quaresma, moutinho - Um vence campeonatos no porto, outro porta-se mal no besiktas com mais títulos individuais do que o sporting nos últimos 20 anos e outro no final de uma carreira muito bem conseguida a todos os níveis. Nenhum destes foi assobiado com a camisola do Sporting.

Portanto parece-me óbvio que há academia e academia. Uns são bons, outros não. O nervosismo não justifica erros de palmatória.

Pedro - Sporting sempre

leao revisor disse...

Pedro

O Moutinho foi assobiado em circunstancias diferentes admito.
Quaresma foi assobiado, mas a equipa vencia e no final da época foi vendido, mas não me esqueço que o assobiaram.
Do patricio nem preciso falar!
Do nani idem!
Veloso aspas aspas!
Não me recordo de assobiarem o Ronaldo é verdade... Tudo o resto é mais que assobiado!

Pedro disse...

LR,

1) Nem agora se vende a equipa toda, nem daqui a 5 anos se mantêm todos. Qual o bom jogador da academia que após atingir essa tal maturidade ofereceu títulos ao Sporting? Só ganhamos títulos com maturidade estrangeira... É difícil perceber?

2) Não é dividido ao meio... É mais 1/3 vs 2/3. O efeito é o mesmo. Também acho que somos grandes na mesma. A comparação com o bilbau é no mínimo infeliz.

3) Antes era caro mas não vendíamos ninguém, agora é caríssimo mas vendemos, é isto? Antes era caro e uma merda, agora é caríssimo e uma merda com menos de 30% do passe das possíveis vendas, é isto? E o dinheiro que se gastou a comprar os caríssimos foi o mesmo que usou para os "só caros não vendíveis"? Gastar 40 e não ganhar nada é melhor que gastar 80 e ganhar 20? Já pata não falar no surreal que é comparar actos de gestão contínuos e não antagónicos como se de clubes diferentes se tratasse. Este seu ponto continua a ser tão, mas tão estúpido que realmente não há muito mais a dizer...

4) A sua resposta a este ponto não está nada relacionada com o que escrevi previamente. Acho piada que se tente lançar a ideia pelo blog que investimento é investimento. A estratégia não conta?!

5) Ninguém? Quem teve oportunidade de o fazer? Fala em ninguém como se por lá tivessem passado vários... Acha que os varandas, teles e guedes mudam? Sempre os mesmos...

Pedro - Sporting sempre

Pedro disse...

LR,

A diferença qualitativa entre os jogadores que descrevi é gritante. O LR sabe isso e 90% dos adeptos que estão no estádio percebem isso. Dos que fala, o único que lhe dou razão (não o pus na lista por isso) é o Nani. Aliás muito no seguimento do que acontece com Carrillo (talvez o nosso melhor jogador que por sinal custou 1 milhão de euros e só já temos 30% do passe...). Não está relacionado com escola ou estrangeiro, está com o tipo de jogo arriscado que levante o estádio se passa ou enerva se perde a bola.

Acho que temos bons miúdos na B para serem enquadrados numa equipa decente. João Mário é muito bom, Dier e Ilori para mim são estrelas em bruto, Adrien está completamente subvalorizado porque é EXCELENETE, assim como o Cedric.

SL

Pedro - Sporting sempre

leao revisor disse...

Começando pelo fim

5-Ou seja continua confortavelmente no seu "sofa" a apontar o dedo mas quando se pede para indicar alguém esconde a mão.

4-Você disse "Tal como o Diogre diz e bem, a estratégia não vai mudar muito de candidato para candidato. Não há dinheiro, não há volta a dar." E eu digo-lhe que o "doutor" meter os 50M em jogadores como diz que mete, e se receber os tais 30% dos passes dos jogadores para tesouraria (algo que quem chegou antes nao tinha) não está melhor? Só pode estar a brincar!

3-Não ganhar nada é mau! Gastar e não ganhar pior! Gastar muito e não ganhar nem se fala! Isto é óbvio! O que parece não querer entrar nessa cabeça é que tinhas um plantel cheio de Maniches que eram caros e tinhas que pagar para eles sairem do clube e agora não tens isso!

2-Não é divido ao meio? Então eu digo mais, o SCP é um conjunto de clãs. E neste momento o clã mais representativo não consegue mais do que 35% das pessoas!

1-Concordo até com essa ideia.

leao revisor disse...

Pedro

Nem vou discutir jogadores, porque para ti o adrien é muito bom e para mim nunca passará de um jogador banalissimo. Melhor sim que andre santos mas banal na mesma.

Gostos são gostos.

Jalex disse...

Revisor




O problema é muito maior que você(que raio de mania de se achar o maior do bairro que você tem...).

Quanto ao seu "apoio" ao clube já todos sabem como é.Eu não sigo este blog há uns meses,estou aqui praticamente desde que foi criado por isso posso dizer que o conheço razoavelmente bem.

E por isso mesmo tenho a certeza do que disse(repito,não tenho qualquer dúvida).

E de espetáculos degradantes o Revisor é especialista!Basta ir ao histórico do blog e ver os posts que fez desde as duas últimas direções que tomaram posse.Por isso escusa de colocar-se em bicos de pés!

É óbvio que só um rumo claro e definido para o clube irá trazer a tão almejada paz que necesitamos.

O problema é que nenhuma das anteriores direções e sobretudo a actual teve esse rumo.

Venha quem vier se não conseguir esse rumo as críticas continuaram(é La palisse!).Seja com o Luís,o Bruno ou o Pedro...

Continuar como esta é que para mim pelo menos não pode,não há clube que aguente isto.Neste momento as eleições no final da época é a única solução.