segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Caminho faz-se caminhando

Antes demais devo dizer que ontem acreditava numa vitória, era esse sinceramente o sentimento que tinha. Contudo concordo com a opinião que o jogo era muito mais importante para o FCP do que para nós, a derrota não abala em nada os nossos objectivos mas ganhar no Dragão aumentava e muito a velocidade de crescimento desta equipa e isto nada tem haver com sermos campeões este ano ou não.
Dito isto faço a minha avaliação do jogo, o FCP venceu bem, porque foi melhor e porque tem de longe melhores jogadores que nós, com um arbitro que não teve influencia nenhuma no jogo. Dito isto, devo dizer que não tenho duvidas que daqui a uns meses ou daqui a um ano, esta mesma equipa estará já num patamar superior mas tenho sinceras duvidas que chegará para atingirmos o que todos nós pretendemos.
Dou apenas 3 exemplos daquilo que penso, acho que estamos muito mais perto de ser uma equipa "campeã" com Piris do que com Cedric, e isto podem passar 10 anos de crescimento. Acho que nestes grandes jogos, é que se vêm os grandes jogadores e para mim W. Carvalho foi de longe o melhor jogador em campo, superior até aos jogos que tinha feito até aqui e não tenho duvidas que a continuar assim no final do ano alguem bate a clausula do rapaz seja ela de 20,30 ou 45, por outro lado jogadores que tinham feito arranques de campeonato melhores do que estava a espera neste jogo desapareceram por completo.
Ou seja, sabado quando defrontarmos o Maritimo estarei em Alvalade com a mesma deposição que estou para todos os jogos, apoiar a equipa, esperar que façam o melhor possivel e que consigam ter uma evolução a cada jogo somando 3 pontos.
Saudações Leoninas

12 comentários:

Relva disse...

Prefiro o cédric ao piris, lá vão te r que voltar a engolir o cedric num próximo jogo.
Assim como prefiro o wiliam ao fito, o varela ao capel ou carrillo, do dier ao rojo, doa adrien ou o martins ao elias, ou mesmo o cavaleiro ao sulemani ou markovic ou outro ic. Noutro ambito, foi preferivel perder, porque assim esses vancelares calam-se. saudações

Marad0na disse...

muitos parabens, excelente crónica penso o mesmo que tu em relação ao piris/cedric dizer mais uma coisa com o vitor tb ficamos mais perto dessa tal equipa campeã.

foi um jogo até equilibrado em oportunidades posse de bola mas eles marcaram e falharam pouco defensivamente e nós não

resultado exagerado mas justa a vitória

NFR disse...

Sem dúvida W. Carvalho foi o melhor do SCP.
Os centrais infelizmente fizeram um mau jogo, Rojo não pode falhar no lance do 3º golo do Porto assim como no 2º deixar o Danilo passar daquela forma, Maurício foi infeliz como abordou o lance da grande penalidade.
Concordo que Piris deverá ser o titular do nosso lado direito, Adrien e André Martins estão a baixar de rendimento (será desmotivação pelas convocatórias da Seleção?).
Carrillo mais uma vez adormece em vários momentos do jogo.
Penso que fizemos um bom jogo com muita atitude e a continuar assim de certeza que terminamos nos 1ºs lugares.
A diferença em relação à época passada são só 10 pontos!!!

João disse...

O principal problema da equipa e que se revela nestes jogos mais complicados é a sua inexperiência.
Uma equipa mais madura e matreira teria conseguido pelo menos manter o empate e já se sabe que se passassem 10, 15 minutos sem o porto conseguir voltar novamente para a frente do marcador o público começaria a ficar impaciente e a assobiar e os jogadores do porto a jogar sobre brasas.
Se derem tempo a esta equipa e com um ou outro ajuste em posições em que sinceramente acho que não estamos bem servidos, poderemos ter uma equipa muito forte no futuro.
Para já, acho que não temos equipa para ir além do terceiro ligar, mas esse terceiro lugar é o que temos de conseguir.
Os jogos que aí vêm ( Maritimo, Guimarães e Benfica para a taça ) ditarão muito do que será o resto da época. E tanto pode dar para continuarmos a sonhar como para entrarmos em nova depressão. Espero que a equipa não fique demasiado afectada com esta derrota, pois os jogos verdadeiramente importantes vêm aí.

Unknown disse...

Não foi falta de experiencia que faltou - foi falta de qualidade

O Sporting tem uma equipa com bons valores e com grande margem de progressão, mas só o lateral que marcou o 2º golo, custou mais do triplo que gastamos este ano em transferencias

No entanto - o objectivo é ir ganhando terreno, valorizando jogadores e aumentar receitas também por via da Champions.

Por isso o 3º lugar este ano é fundamental e este (e talvez até o 2º) está ao nosso alcance

O proximo jogo é o mais importante da epoca !

SCP ATÉ MORRER! disse...

Não concordo com o Piris no lugar do Cédric!Eu gosto do Cédric e acho que será um grande lateral!Como qualquer miúdo precisa de tempo! Mas também acho que ninguém no seu prefeito juízo acha que isso faria uma enorme diferença!Podemos gostar mais de um ou de outros (o mesmo entre o A.Martins e o Vítor) mas a essência da equipa seria sempre a mesma!Não acredito por 1 segundo que mudasse muita coisa!
Nós temos de dar tempo a esta equipa para crescer!E por isso este ano aponto ao 3ºlugar! Depois no próximo aponto a uma luta mais taco a taco e no 3º ano ao campeonato!E é assim que nos devemos manter!Batemos muito (MUITO MESMO) no fundo e por isso vamos levar muito a reerguer! Espero que os adeptos e os dirigentes do SCP tenham essa calma que por vezes parece faltar!Não somos maiores ou mais pequenos por estarmos 2 anos em crescimento!

Suspeito do Costume disse...

Quem diz que o Cedric vai ser grande jogador não se manca!!!

tiscp disse...

Concordo plenamente com o Jorge Alemão, o que faltou foi sim qualidade e não experiencia.

E não é pelo Cedric ou Piris, a verdade e que toda a nossa equipa em qualidade e inferior à do porto, talvez com excepção do R.Patrico e William.
Fala-se no Carrillo tb, mas a verdade e que o Carrillo talvez seja o nosso jogador com mais capacidade para este jogos, porque e o único que os consegue resolver, pq se olharmos para A.Martins, W.Eduardo ou Capel, vemos que embora sejam bons jogadores e que cumprem com Academicas e Olhanense mas que não chegam para este nível e se vamos falar da defesa então a diferença ainda é mais gritante.

Mas tudo isto e perfeitamente normal, e o que se passou ontem foi o que e o futebol, a melhor equipa ganhou, e claro que os bimbos tem muito mais qualidade que nos, nem poderia ser de outra maneira, uma equipa com um orçamento superior a 100M tem que ser superior a outra de 15/20, estaria algo de errado é se fosse ao contrario. Com mais sorte e matreirice poderíamos e ter aproveitado o momento exibicional menos bom dos bimbos, mas como é habitual nos jogos connosco eles transcendem-se, e sofrer um penalty aos 10 min e o 2.º golo a seguir ao empate não ajudam.

Agora temos e que nos mentalizar é que a qualidade tem um preço, e nos com o custo desta equipa ate temos muito bons jogadores para a relação custo/qualidade, mas para este nível ainda e curto.

Deve-se também perder a ilusão que consegue-se fazer milagres unicamente com jovens e jogadores de 2.ª brasileira,

Agora temos e que continuar a apoiar a equipa e continuar com o crescimento da mesma e a equipa mentalizar-se das suas limitações e não entrar em depressões por ter perdido este jogo, neste não tínhamos obrigação de ser superiores, temos sim é obrigação de ser superiores a Marítimos e Guimarães.

Bruno disse...

Não concordo com esta história do dinheiro, e a mais valia que o maior investimento pode fazer. Então se assim é digam-me por favor o que é que falhou nas duas ultimas épocas? Porque foram duas épocas desastrosas e onde se investiu muito. Alegadamente contratámos bons jogadores com contratos milionários e o resultado foi um miserável 7º lugar a coroar a pior época da história do Sporting Clube de Portugal.

A juventude não é má numa equipa, vejam a média de idades do 11 do porto do Vilas-Boas e digam-me se eram "velhos", ou experientes...

Faltou sim sermos mais equipa, entrarmos sem medo da cor das camisolas. Falta a esta equipa mais tempo de jogo, mais pressão de ganhar todos os jogos (é importante saber jogar com o factor pressão) independentemente dos adversários.

Em nenhuma parte deste jogo, vi um porto esmagadoramente superior, ou de outra maneira, não vi em nenhum momento um porto melhor em proporção ao investimento que tem. O jogo resolveu-se nos pormenores, nos erros infantis e nalgumas individualidades, mas nunca vi uma equipa de longe superior à nossa.

Concordo com o post do revisor "o caminho faz-se caminhando" e daqui a 15 jogos voltaremos a encontrar-nos em Alvalade. E aí, desde que não haja fruta, nem apitos, estaremos todos cá para ver o que acontece...

Saudações Leoninas
Bruno Silva

Unknown disse...

Caros consórcios,
A questão tem a ver com a intensidade que se emprega ao jogo, o Piris é mais intenso a defender obriga o extremo a procurar outros caminhos já o Cedric é certinho mas não mostra o dente e assim o extremo vai para cima dele. Acho e continuo a achar ao fim de muitos anos que a forma de jogar do Porto funciona em Portugal e principalmente no Dragão se os jogadores do Sporting entrassem a matar as jogadas como o adversário não acabávamos com 11,como temos tido alguns exemplos ao longo dos anos.O desporto tem momentos e no Domingo nós não o tivemos, podemos fazer o 2 a 2 remate na cara do Helton e a história do jogo muda, mas gostei muito da equipa da atitude, da forma de encarar o adversário, depois não desequilibradores como o adversário, a ratice e a experiência de jogos com esta carga emocional.SL

SOU SCP disse...

O cédric não é jogador para o Sporting.

Pedro disse...

concordo que não perdemos o jogo por causa do árbitro, mas como disse o Miguel se fossemos tão "experientes" como o porto e cortássemos as jogadas como eles nos cortaram não tínhamos acabado com 11.

Estamos no bom caminho, é esperar que o tempo permita a esta equipa crescer e que tenhamos sorte quando o resto faltar.