sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Continuar a melhorar

Depois de termos feito um mau resultado em Guimarães, o SCP respondeu com uma vitória justa frente aos alemães o que nos permite uma boa posição para nos manter nas competições europeias e acima de tudo sonhar com a continuação na champions e os milhões que isso traz.
Fomos superiores ao adversário o que já tinha acontecido na Alemanha mas desta vez conseguimos obter os 3 pontos, não sou daqueles que colocou tudo em causa depois da derrota em Guimarães e certamente não sou aquele que acha que está tudo uma maravilha.
Considero, esta é a minha posição, que o SCP da maneira que se tem apresentado terá sempre fortissimas dificuldades para vencer qualquer competição por pontos. E não acho que joguemos mau futebol, por incrivel que possa parecer acho que o ano passado jogando mais "feio" estávamos muito mais perto de conseguir algo em termos de títulos por pontos do que agora. A minha argumentação para isto é bastante simples, defensivamente a nossa equipa é fraca, comete erros de palmatória todos os jogos e ou o nosso ataque está bem e faz o que tem feito e conseguimos resolver os jogos assim, marcando mais que o adversário, porque o adversário marca sempre, ou se estamos num dia mau na frente de ataque a nossa defesa não aguenta o barco e temos grandes dissabores.
E os do costume não me venham dizer que isto é critica pela critica porque esta é a minha opinião desde que o blog existe, prefiro mil vezes uma equipa que saiba defender do que uma que saiba atacar.
Partindo deste principio, e não querendo bater mais na tecla que necessitamos urgentemente de reforço no sector defensivo, devo questionar não o valor do Mauricio, porque quanto a isso estamos conversados, mas questionar o que leva a apostar num jogador como ele, com as características que ele tem.
Mauricio é um jogador com fraco rendimento e que não tem perspectiva alguma de valorização, temos por exemplo, e não vou falar de Tobias para os coreanos não se enervarem, Sarr, Oliveria e Rabia, tudo centrais jovens que são muito novos, que tem margem de progressão e de valorização pela sua idade e que certamente mais erros que o brasileiro não cometem por isso até numa estratégia de futuro, faz muito mais sentido apostar nesses do que num que não ajuda o colega do lado, não valoriza e não tem rendimento.
Todos ficámos orgulhosos com o nosso fantástico 3 golo, uma jogada colectiva, que passou por todos os jogadores, de pé para pé até ao golo final, se fosse o Barcelona a fazer aquilo estava nas bocas do mundo certamente, mas para o golo acontecer os 4 de trás tiveram que circular a bola com qualidade e com velocidade.... se pensarmos que existe um tronco que não consegue fazer um passe de 3 metros e ainda para mais gosta de os fazer a 30 podemos supor que podíamos até marcar de outra forma mas desta não seria.
Foi tema de discussão após a derrota de Guimarães o comunicado "pessoal" do presidente, devo dizer que a minha opinião é diferente da maioria. Em primeiro lugar acho que o que ele disse em publico disse-o em privado, pelo menos aos jogadores da equipa A, depois porque para mim isso não passa de uma estratégia que BdC vem tendo e que como qualquer outra estratégia é perfeitamente legitima.
Sempre que existe um mau resultado, daqueles que possam criar instabilidade e pressão na equipa, BdC estrategicamente arranja maneira de desviar as atenções para ele e deixa a equipa muito mais resguardada. Isto tem escola, todos sabemos quem fez e faz isso, se tiver os mesmos resultados que esse então maravilha, já me deixei de preocupar com a forma.
Na semana passada muito se discutiu sobre a formação, novamente não vou sequer voltar a discutir o trabalho feito, apenas devo questionar o que aconteceu a Lima e quem é o coordenador da formação do nosso clube após a saída de Bento Valente. Não existiu nenhuma comunicação nesse sentido nem no site, nem na sportingtv e penso que o jornal do clube não relata nada sobre o assunto.
Saudações LeoninasNem

8 comentários:

johnC disse...

Afinal é possível fazeres posts normais... Congrats!

Pedro disse...

Neste momento se calhar o Mauricio e o Paulo Oliveira são os nossos melhores centrais...Por muito que custe!!!

O Sar tem atributos bons e acho que pode vir a ser um grande central é bom, nesta fase, ele não ter o lugar assegurado para continuar a evoluir. O Rabia só vi os highlits dos ultimos 3 jogos da equipa B e, principalmente no ultimo jogo, deixou muito a desejar.

Percebo a perspectiva de valorização de activos, mas para aprender, têm a B, na A têm de jogar os melhores.

leao revisor disse...

Pedro

O unico problema é que Mauricio é o pior dos da A e B

Pedro disse...

Eu não partilho da mesma opinião, como disse do Rabia apenas vi momentos muito curtos do jogo, mas ele ofereceu directamente 2 golos e isto na segunda liga.

O Sar, neste jogo acho que esteve bem, mas também já o vimos fazer muita asneira...

Até admito que a presença do Maurício ajude na intranquilidade... mas lembro-me rapidamente de um lance contra o Penafiel que não deu golo por acaso.

Nesta fase acho difícil Maurício perder a titularidade para o Sar e como disse não acho que seja assim tão benevolento.

Pedro disse...

Fui à procura do link para o jogo do Atletico Contra o Sporting B

http://www.tvgolo.com/en/match-highlights-1414931349---39

Sei que ele veio de uma lesão, mas depois de ver estas partes do jogo, não era capaz de lhe dar minutos no 11 da A.

Também acho que com o MS devido ao nosso futebol ofensivo corremos mais riscos na defesa, afinal não faz sentido com a mesma defesa (tirando o Rojo) tenhamos caido tantos degraus...

Mas olha a verdade é que dá gozo ver o Sporting jogar, se chega para o título? faz parte acreditar que sim!

SOU SCP disse...

"Sempre que existe um mau resultado, daqueles que possam criar instabilidade e pressão na equipa, BdC estrategicamente arranja maneira de desviar as atenções para ele e deixa a equipa muito mais resguardada." Exactamente, no ano passado era igual, ele dá o corpo às balas e protege a equipa porque ele está se a marimbar COMPLETAMENTE para o que pensam dele ou deixam de pensar...
Bom post.

candyman99 disse...

Creio que as críticas à defesa são, neste momento, consensuais entre os Sportinguistas. E não acredito que em Janeiro este sector não seja reforçado. Acredito também que este sector só perdeu pela saída do Rojo, e não pela saída do Dier (que não acho que, a central, terá muito futuro). E se a saída do Rojo significou a vinda do Nani é difícil recusar essa saída também.
De qualquer maneira penso que este ano a equipa é mais capaz de chegar a títulos que a do ano passado. Basta ver todo o lance do 3º golo do Sporting para chegar a esta conclusão.

Mike Portugal disse...

Acho que vamos poder "fazer experiências" com os centrais nos jogos da taça da liga.