domingo, 15 de novembro de 2015

Actualidade

Castigos e arbitragem:
Como é lógico a suspensão de Naldo para um adepto é uma palhaçada, todos vimos o que aconteceu, todos vimos que Naldo tem uma atitude que realmente não a devia ter MAS foi em resposta a uma atitude inqualificável do lito (não é o primeiro treinador a fazer isto, já Mourinho o tinha feito no passado). Se os regulamentos castigam o treinador em 40 euros e o jogador numa barbaridade de tempo, então rapidamente tem-se que mudar os regulamentos. Lembro-me de um titulo ganho pelo JJ no SLB que Hulk (jogador mais influente do FCP na altura) levou 4 meses de castigo por ter alegadamente agredido um segurança.
Na 10 jornada a pressão sobre os arbitros chegou a níveis que só pensei que chegassem lá mais para o final do campeonato. Todos berram, uns de forma mais inteligente que outros, mas todos mesmo berram para trazer benefícios para as suas equipas. Não me custa nada dizer que Naldo em Arouca fez um pénalti claro e se não quisermos fazer as figuras do Pedro Guerra não nos devia custar admitir isso. Até porque para mim as arbitragens sem vergonha e que realmente nos prejudicam são aquelas que em "pequenas" faltas, na dualidade de critérios, empurram a nossa equipa para longe da baliza adversária.
Campeonato:
Vamos na frente com mérito, 5 pontos de avanço, no final do campeonato se chegarmos assim, ficarei muitíssimo feliz e direi que foi tudo perfeito. Conscientemente acho que o SCP tem tido muita dificuldade em jogar com equipas que se fecham demasiado, em 10 jornadas vencemos 3 em cima da hora, empatamos com o Paços em casa por exemplo. Acho inclusivamente com a actual estrutura da equipa (com João Mário a não ser um extremo) a equipa fica muito mais estável e tem melhores resultados com equipas mais fortes do que com mais fracas.
Parece-me evidente também que o SCP está muito mais forte que o SLB (e não foi por termos dado 3 na Luz), mas que até agora tem sido menos consistente que o FCP em termos de jogo jogado mas como no futebol o que interessa são os pontos, estamos na frente. Se estou confiante? Estou, se acho que o SLB é um perigo? Não! Se acho que o FCP tem uma palavra forte a dizer? Acho.
Formação:
Já me fartei de bater no mesmo ponto, a nossa formação está a levar um rumo errado. Esta semana um estudo revela que somos o 4 clube europeu que mais aproveita jogadores da formação e logo vieram os homens de serviço falar sobre a nossa aposta da formação. Tenho muita pena que com esta administração se tenha seguido o caminho do que a única coisa que interessa é ganhar. E isso foi claro quando se "ofereceu" o prémio ao João (primo) Deus por ter sido "campeão das equipas B". A formação serve única e exclusivamente para preparar os jogadores para a equipa principal. Todas as pessoas afirmam que os nossos campeonatos são pouco competitivos que os nossos jogadores têm poucos jogos de grau de dificuldade elevado que os levam a responder a maiores adversidades. Por essa razão o SCP foi a única equipa que começou a participar numa competição internacional de sub-19 e por coincidencia esses jogadores são agora muito da base da nossa equipa ou de jogadores que já renderam bom dinheiro.
Mais, numa altura em que não participamos na Youth League nem no campeonato de sub-21 realizado pela premier league (que FCP e SLB participam) era fundamental que a nossa equipa B fosse feita com jogadores que são aposta para o futuro sem pensar muito nos resultados, para se ter uma ideia o Barcelona B desceu o ano passado e eles não se preocuparam muito. Mas nós pelo contrário achamos que é bom jogador com dispensados da equipa principal. Basta só pensar que nós começamos a utilizar a equipa B com os nossos jovens e agora utilizamos os dispensados da A, os nossos adversários foi precisamente o contrário.
Mas como digo, o pior cego é aquele que não quer ver, a nossa formula funcionava e bem e foi alterada, veremos o que vai acontecer.
Modalidades:
Já aqui tinha escrito, o SCP este ano voltou a apostar forte nas modalidades... o problema é que para mim quem manda nas modalidades não sabe o que anda a fazer. A aposta foi para vencer no imediato, sem perspectiva de futuro, com a contratação de jogadores em final de carreira (muitos deles que trataram o nosso clube abaixo de cão). Se no Futsal mesmo tendo perdido com o SLB acho que vamos ser campeões porque acredito que temos melhor equipa e no play-off isso vai vir ao de cima, no andebol vamos continuar a ser segundos e no hóquei vamos muito provavelmente vencer mais uma taça CERS mas continuar a ser vergados e de que maneira por FCP e SLB.
A minha grande critica nisto tudo é que esperava que com o aumento do investimento houvesse uma lógica nas contratações, fossem fieis ao nosso ADN (como tanto se gosta de dizer) mas ao contrário disso foram contratados "velhos" que não vão chegar para vencer e vão forçosamente sair e com isso não vai existir uma continuidade, ou seja vamos começar tudo de novo outra vez. O melhor exemplo disso, é o hóquei, onde o SLB é a melhor equipa Europeia para mim, e o FCP percebendo isso formou uma equipa muito boa mas jovem com uma longa perspectiva de futuro. O SCP contratou veteranos pagos a peso de ouro para serem enxovalhados no nosso campeonato... Opções!
Para terminar este campo, bem sei que não se pode ter tudo e que ter o Pavilhão João Rocha construído é das melhores coisas que aconteceram ao clube nos últimos larguíssimos anos, mas como seria bom juntar o novo pavilhão com equipas dominadoras nas suas categorias.
Contratações
Não me quero alongar muito sobre a contratação de Bruno César, nem dos nomes que vêm nos jornais, acho contudo que o SCP para ser campeão, terá que se reforçar naquilo que é mais fraco, extremos e lateral direita (onde errou na contratação de JP) e terá que ter muito cuidado na opção de venda para equilibrar o orçamento, vender Slimani nesta altura será sempre um rude golpe nas nossas aspirações.
Saudações Leoninas

3 comentários:

Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ferreira disse...

Mais um murro gigante no estômago. Incha camaleão. SPOOOORTING

Diogo Marques disse...

Mais um jogo sem história - http://fontesegurascp.blogspot.pt/2015/10/muito-mais-que-uma-vitoria.html - e mais um prego no caixão de hienas como tu e o rui barreiro