sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

VMOC´s e perda da maioria da SAD

Ainda não "existia" BdC já eu tinha escrito aqui a minha posição sobre a manutenção ou perda da maioria da SAD, para relembrar aos mais esquecidos sempre fui a favor da perda da maioria da SAD, porque sempre achei que nos tornaríamos mais atrativos para os investidores e haveria sempre mecanismos de defesa do clube e os interesses do clube (vencer) estariam sempre salvaguardados.
Hoje a noticia do dia foi a possibilidade do SCP perder a maioria da SAD visto que o Novo Banco (antigo BES) não estaria interessado em prolongar as 55M de VMOC´s por mais 10 anos (a estas 55 temos que juntar 80M de VMOC`s incluídas na reestruturação financeira de 2013).
Como disse, esta noticia não me preocupou nada, não teria aqui um critico se perdêssemos a maioria da SAD, podia questionar algumas coisas, mas não seria contra nem acharia isto o fim do mundo. Certamente haveria uma revolta popular já que na época era totalmente atacado pela minha posição e que era impensável perder a maioria da SAD.
Basicamente o que o SCP propos e os seus accionistas (naturalmente) aprovaram foi a proposta de alargamento do prazo das VMOC´s, ou seja o SCP tinha se comprometido com os bancos o pagamento das VMOC´s a 17 deste mês, como não tem dinheiro pede para pagar (neste caso seriam 27M) pede alargamento do prazo dizendo que paga 4% de juro apenas e só se forem distribuídos dividendos (basta pensar quantas vezes desde que existe SAD no SCP foram distribuídos dividendos).
O sistema bancário não está propriamente a viver um período fantástico, o SCP historicamente tem beneficiado de condições privilegiadas com a banca, o SCP já falhou pagamentos de juros, emitiu VMOC´s, tem juros mais baixos em comparação com outros grandes clubes por exemplo e não tenho duvida que se o Novo Banco (que pelos motivos conhecidos está sobre alto escrutínio de várias entidades) permitir que um "cliente falhe um pagamento" e ainda permita um alargamento por 10 anos a 0% de juro vai haver muito barulho associado.
Se a isto juntarmos que o SCP anunciou com pompa e circunstancia um contrato histórico esfregando na cara de todos 515M de euros, a posição de quem empresta sem receber dinheiro nem juros fica quanto a mim ainda mais enfraquecida. E se juntarmos que como foi anunciado pelo próprio BdC o acordo entre a NOS e o SLB tem um parceiro (a banca) que fica com parte do dinheiro recebido para abater a divida e que o nosso presidente fez ponto de ordem em dizer que isso não aconteceria connosco... mais um tiro a quem nos está a "facilitar" a contabilidade.
Estou convencido portanto que o Novo Banco colocará algumas premissas para aceitar o alargamento do prazo, mas acabará por aceitar. O SCP não terá 27M para não perder a maioria e isso levará BdC a aceitar as condições da banca (tal como o SLB, parte do valor recebido será para abater o passivo) e tudo acabará por bem.
Por fim dizer que este alargamento não resolverá o pagamento das VMOC´s, lá para 2026 teremos que as pagar, BdC ou qualquer outro, o SCP neste caso.
Outra noticia do dia é a intenção do International Board de introduzir novas tecnologias no futebol, como disse quando BdC levantou essa ideia, tudo dependerá das regras de utilização e da forma como podem ser utilizadas. Continuo a achar que o jogo de futebol tem especificidades que mais nenhum outro desporto tem e isso será "complicado" de contornar.
Saudações Leoninas

3 comentários:

João Santos disse...

No meio disso tudo ainda aposto que o que lhe custou mais foi ver a exibição de quarta-feira... não tema que ainda devemos perder uns pontos até ao fim da Liga que possa festejar ;)

Anónimo disse...

Ahahahahahahhahaha o revisor a tentar dar um ar sensato. És um palerma pa. Tas só a espera da próxima oportunidade para vir aqui a correr debitar toda o racional do croquete que tens dentro dessa cabeça.
Sobre a exibição MAGNIFICA do Sporting em Setúbal é que nada. Só pode ser porque já tinhas visto melhor com o Jesualdo (aahahhahahahha) ou com o domingos (ahahahahahahhahaha) ou com o Paulo Sergio (ahahahhahah) ou com o carlos carvalhal (ahahahah) ou com o oceano ( ahahahah) ou com o vercauteren ( ahahahah)

Murros no estômago há muitos, palerma

Anónimo disse...

*onde se lê "cabeça" deve se ler melão