segunda-feira, 19 de julho de 2010

O discurso de Costinha

Costinha teve hoje um discurso pragmático à partida da comitiva leonina para a digressão norte-americana. Obviamente que a leitura que os sportinguistas fazem das suas palavras são diversas. Pensarão uns que o plantel está fechado. Outros que foi apenas um "faits divers" ou manobra de diversão e haverá ainda quem outros desconfie do mesmo.
Claro que todos somos livres de o interpretar como quisermos. Agora uma coisa é certa: não foi claro! Ou se calhar foi...
Uma coisa é dizer-se que não se irá contratar mais ninguém. Outra é dizer-se que se está satisfeito com o que se tem...mas que se puder acrescentar valor...melhor.
Eu leio as palavras de Costinha como uma intenção de acalmar a expectativa dos adeptos (e se calhar ainda mais dos jornais) para que o trabalho seja feito na sombra, com menos pressão e sem que os adeptos estejam à espera de, a qualquer hora, desembarque um craque no aeroporto. Parece-me óbvio (é apenas a minha leitura) que jogadores ainda vão chegar, tal como me parece igualmente óbvio que alguns irão sair.
Ontem tivemos uma "pequena" ideia do que pode ser o Sporting esta época e ficámos todos (penso eu) com a sensação que com mais 2 ou 3 jogadores de classe ficavamos com uma equipa capaz de discutir títulos.
Não vou especular sobre quem sairá e quem entrará. Uma coisa vos digo: prefiro que cheguem tarde... mas que sejam bons!!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Pois é claro que sim!

Se Costinha viesse com o discursso de que o plantel nao está fechado, que ainda vem mais gente etc etc etc... O discursso dos adeptos seria: "Isto é uma palhaçada, estamos mesmo em cima da hora, esta direcçao é isto ou é aquilo!"

Assim é que deve ser tratada a nossa transição para uma nova era! Pôr calma nos adeptos, nos jogadores que querem sair e nos que nao querem, nos jornais que tanto tentam vender com noticias ridiculas e apontar baterias a outros assuntos como as nossas prestações dentro das 4 linhas e com o grupo que temos no momento! é isso que mais interessa, a atitude, a vontade, a ambição, os resultados!

Sugiro muita calma, e muita ambição!

SL

Anónimo disse...

em termos de reforços acho que o Sporting precisa sobretudo de se centrar em duas posições:

- guarda redes, resolver essa situação de uma vez por todas(stojkovic) ou entao contratar um gredes, pk senão vamos sofrer muito durante esta época com o patrício

- ponta de lança, tirando liedson, quem temos? postiga? saleiro? pongolle?

Anónimo disse...

É complicado perceber o que Costinha quer dizer, mas parece-me que o dinheiro está a acabar e o mais certo é Paulo Sérgio ter de se virar com o que lá está...

Sinceramente, julgo que este plantel ainda precisaria de umas quantas mudanças:
- saiam Polga, Grimi e talvez o Postiga,
- comprava-se um médio centro criativo (ofensivo), um lateral esquerdo (Fábio Aurélio por exemplo) e ou 1 extremo ou 1 ponta de lança.

Com estas pequenas mudanças, e sem saídas, o SCP ficaria equilibrado e muito mais forte.
Julgo que estamos mais capazes do que no ano passado, mas ainda existem desiquilibrios no plantel...

A ver vamos...

Anónimo disse...

Estou curioso é para ouvir o discurso do Costinha lá pela altura do natal...

será que nessa altura estaremos lideres isolados na liga com margem confortavel?

Será que seremos o melhor ataque e a defesa menos batida da prova?

Será que Maniche fará esquecer moutinho?

Anónimo disse...

Nada melhor que uma vitória para acalmar um pouco os ânimos dos adeptos. Ainda assim há quem insista em falar mal, em deitar abaixo, em afirmar que os golos do Sporting foram sorte e o Lyon devia ter marcado. Ou seja, o Sporting teria perdido 2-0. Já não sei o que dizer a estes adeptos. Uma coisa vos garanto, se não estivermos unidos as coisas vão ser ainda mais complicadas do que normalmente já são. Não basta já ter tudo e todos contra nós, ainda nos viramos uns contra os outros. Não sei onde isso nos vai levar, mas garanto que não nos vai levar a conquistar títulos.
De resto uns pequenos apontamentos...Primeiro, a partida da nossa equipa de futebol para os EUA onde esperemos praticar um bom futebol, ganhar e garantir que os jogadores evoluam a nível físico para assegurar que tudo estará a postos para dia 29 na Dinamarca.
Segundo, garanto-vos que o menino argentino que muitos dizem estar a caminho do nosso clube...não vem.
Terceiro, ai meu Deus não quero imaginar as capas que fariam com algum dos nossos guarda-redes se eles tivessem o "azar" que outros têm. Viva a imparcialidade


http://senteosporting.blogspot.com/

Repolho disse...

Titular Indiscutível tive exactamente a mesma leitura das declarações do Costinha, por um lado dá confiança ao plantel e por outro acalma a comunicação social e pode trabalhar mais descansado.

No meu entender é óbvio que o SCP ainda precisa de pelo menos mais 2 jogadores e 1 deles tem de ser 1 GR, e também é óbvio que muita água ainda vai correr em relação a saídas.

Anónimo disse...

concordo com o Repolho lol
dois ainda vão chegar e um terá de ser para a baliza

João disse...

Eu acho que há 90% de hipóteses de haver mexidas mas o Costinha quis salvaguardar a possibilidade dos 10%.

Mais do que o valor de possíveis compras acho que o Sporting está refém do tecto salarial e de excesso de jogadores no plantel.

Queremos mais 1 GR mas temos 4.

Diz-se que andámos atrás de um central mas temos 5 mais 1 a treinar à parte.

Quanto ao meio campo, se jogarmos com 4 temos Veloso, P. Mendes, Maniche, André Santos, Matias, Izamailov, Vukcevic, Salomão, Valdez 9 jogadores para 4 lugares.
Se jogarmos com 3 no meio campo mais 2 alas temos : Veloso, P. Mendes, Maniche, A. Santos e Matias, ou seja, 5 jogadores para 3 posições mais Valdes Salomao, Djaló, Vuk e Izma para 2 posições.

Na frente temos Liedson, Pongolle, Postiga e Saleiro para 1 lugar ou na melhor das hipóteses 2.

Depois de um ano terrível em que ninguém dá um tostão pelos nossos jogadores e que a maioria não dá para emprestar a clubes que suportem o salário... A situação não fica fácil.

Por isso acho muito difícil haver entradas antes de saídas.

Não acho que o GR seja a prioridade, o meio campo como está, dá garantias apesar de que dava jeito um trinco possante, mais destruidor de jogo.
O meu maior medo é mesmo a zona avançada. Pongolle é incógnita, Liedson está em curva descendente e Postiga e Saleiro nunca me convenceram.

SL, Xait

Anónimo disse...

penso que no minimo um reforço virá...mas mais certeza na vinda tenho a convição de que uma saida está eminente (é a minha opinião, não tenho nenhuma fonte fidedigna, como se diz por ai) seja o veloso ou djalo (para não falar de possiveis dispensas).

Sporting ! disse...

Penso que um ponta de lança eh prioritario.. fora o liedson, Nao podemos depender so do Saleiro que ainda esta 1 um pouco verde e nao eh jogador pra marcar 15 ou mais golos por epoca.
Pongolle tambem nao parece um matador. Do postiga nem faço comentarios....

SL