segunda-feira, 12 de julho de 2010

Primeiras conclusões

Em primeiro lugar gostava só de deixar claro que não sou pró-JEB, Costinha, ou outra coisa qualquer...sou pró-Sporting.
E estando a pré-época em curso penso ser ainda cedo para tirarmos algumas conclusões. O plantel não está fechado (longe disso) e não será com este plantel que vamos "atacar" as provas que vamos disputar. Curioso é ver o pânico da maior parte dos adeptos leoninos, quando se olharmos para os nosso adversários directos (Benfica e Porto) não os vemos muito melhor. Veja-se que o Benfica perdeu ontem com o Sion (5º classificado do último campeonato Suiço, quando nós há poucos dias vencemos o 2º classificado) ou o Porto que empatou com uns amadores alemães.
Claro que eu gostava de ver mais e melhor, uma equipa dominadora, avassaladora a massacrar todos os adversários que encontrarmos pelo caminho. Mas, todos sabemos que as coisas não são asssim. O plantel está longe de estar completo e as violentas cargas físicas aplicadas aos jogadores têm reflexos nos jogos. E é assim que tem de ser. Continuo a achar que Grimi e Abel são de facto MUITO fracos comparativamente a João Pereira e Evaldo (grande contratação!). Que André Santos está a fazer por merecer um lugar no plantel, que Salomão é um jogador interessante mas ainda não está no ponto para poder fazer parte do plantel de uma equipa que se quer campeã. Que Maniche não vai desiludir e ainda vai surpreender muito boa gente. Que Torsi está em adaptação. Que precisamos de extremos e um jogador que desiquilibre!
Acho sinceramente que Veloso e Djaló ainda vão sair e que ainda há pelo menos 4 jogadores para entrar.
Pelo menos vemos a equipa jogar em sistemas tácticos diferentes, vemos que existe um plano A e plano B (4-4-2 e 4-3-3) quando há anos que vemos a equipa ser previsível e jogar sempre no mesmo sistema, tornando-se facilmente manietada pelos adversários.
Acho que devemos acreditar e apoiar, não JEB ou Costinha, mas sim o clube do nosso coração!

21 comentários:

Clash disse...

Ja chateia essa conversa do salomao...
mas porque é que o rapaz não há de poder fazer parte do plantel??! é novo e pode perfeitamente ir ganhando minutos. temos toda uma época longa e intensa pela frente e precisamos de banco! diogo salomao é um tipo de jogador bastante útil pelas suas características específicas de desiquilibrador. Há certos jogadores que merecem uma oportunidade e um acompanhamento progressivo, e isso pode muito bem acontecer no seio do grupo e não fora! aposte-se sem medos, como se fez com quaresma e nani, por ex.
Nem todos são para rodar, ha malta nova com potencial e imensa vontade de mostrar a sua raça, há é que estender a mão.

salomão é rápido, tecnicista, abre muito bem espaços e cruza com os dois pés.
é o chamado 'abre-latas'.
APOSTE-SE no miudo, caramba!
ou vamos ficar eternamente dependentes do ultra lesionado marat ou do super inconstante vuk ou do sr djalo que faz 1 bom jogo em 5????

a pouco e pouco, com tempo e confiança, pode ganhar um espaçinho importante.

Jalex disse...

Concordo inteiramente o seu Post Titular.

Continua nos a faltar um craque!Um jogador que faça a balança pesar para o nosso lado.Não temos ninguém no plantel assim,um jogador que pegue na bola e decida um jogo se necessário.

De resto concordo que só André Santos deve fazer parte do plantel no que diz respeito aos "miúdos" que estão a fazer pré época.Existe potencial num ou outro,mas vai ser muito melhor para eles rodarem num clube onde possam ganhar calo e perder alguma ingenuidade que tenham no seu futebol.Será muito melhor para eles do que se sentarem num banco de suplentes.

É preciso dar tempo e não apressar o rumo natural do desenvolvimento dos jogadores,caso contrário acontece o que aconteceu a Pereirinha e outros.

Anónimo disse...

o Salomao vai ser um grande jogador..jaimes valdes nao engana..deve se dar uma ultima ( mas mesmo ultima) a vukcevic..verdade é ke nos falta um avançado alto ke possa fazer dupla kom liedson postiga o pongolle.. hugo almeida era o meu preferido..e nao acredito no negocio drenthe sabendo ke a Juventus esta interessada..

Anónimo disse...

Se o Salomão se chama-se Salomãovic ou Salomãoni, diziam logo que estava ali um ti maria, deixemos-se de merdas e apoiar o que é nosso, pelos jogos que vi o jogador tem condições para jogar no Sporting, já esta época. Agora reparem no tratamento que alguns peseudos-sportinguistas, tratam o salomão e o torsi, um é verde, tem que rodar e o outro? coitado ainda agora chegou, tem que se ambientar.Temos que deixar de ser hipócritas, quem deve de rodar é o torsi pois pelo que eu vi não tem ainda categoria para se impor no Sporting, porque qualquer um dos outros (carriço polga tonele ate o nac que é um bom central, nao sei porque o teimam em polo a jogar a trinco são melhores.Um central quando chega a um clube, ve-se logo na maneira como trata a bola, como se posiciona, mesmo sem conhecer os colegas, se realmente é craque ou não,e nós já tivemos exemplos disso( jogadores que vieram para o clube especialmente brasileiros, digam o que disserem para mim os melhores naquela posição) que chegaram cá e por um treino viu-se logo, que eram craques, o que não aconteceu com este.Atenção que eu não estou a dizer que ele é mau jogador, só que para muitos aqui no blogs um ainda é verde , o outro, precisa de mais tempo, ou um é por ser Português, e o outro Argentino?

S.L.

Anónimo disse...

Concordo com o clash, e tb acho k se deve dar oportunidade ao Vuk, no entanto, deviamos despachar o izma, é mt bom jogador mas normalmente ta quase sempre lesionado, esperemos k os tais reforços sejam jogadores k desequilibrem e façam a diferença.
Ainda n percebi para k é k querem mais um central, ja n temos o carriço, torsi, NAC, polga e tonel?(k se despache o polga de vez!)

scp4ever7

Camoesas disse...

Gosto bastante de ler os seus comentário Titular, este não foge à regra, faz uma análise simples e realista.

Apenas não concordo com um aspecto, para mim Salomão é um jogador mesmo para ficar, tem uma capacidade que nenhum outro jogador do plantel tem de criar situações ofensivas, através de lances individuais ou de cruzamentos.

André Santos é um médio com muita qualidade, tanto a nivel táctico como a nivel de passe(curto como longo).

Com a chegada dos jogadores das selecções(em especial P.Mendes e Matias) penso que se atingirá o equilibrio a nivel defensivo e ofensivo.

Só espero agora por um 10 com velocidade de explosão e um avançado possante, o que vier a mais é por acrescimo.

Veloso e djalo sao inquestionavelmente jogadores para vender, antes que se tornem também maçãs podres.

Saudações Leoninas

PS: não precisamos de craques, precisamos sim de jogadores que façam a diferença em campo, e não em nome!

Anónimo disse...

É sempre assim no início de cada época: vêm jogadores novos, mas os adeptos dizem sempre que são maus; os treinadores partem a equipa com cargas físicas brutais, mas os adeptos dizem sempre que a equipa não joga nada e que vamos fazer má figura...mas se tirarmos o que aconteceu o ano passado, temos de ser sinceros: acho que temos feito coisas bem interessantes.

Quanto à minha opinião: tenho gostado da postura e do que Paulo Sérgio tem feito; acho que o plantel é já muito melhor do que no ano passado e acho que a equipa se está a preparar melhor do que é habitual. Acho engraçado falarem do jogo de ontem e dizerem que o SCP não jogou nada, mas gostava de saber quem daqui pratica desporto...é que eu quando tenho cargas físicas intensas vejo-me à rasca para correr...mas se calhar existem aqui prodígios!

O plantel é já melhor do que o do ano passado, mas julgo que ainda devem de entrar 4 a 6 jogadores. Veloso, Djaló, Grimi, Polga, Tonel são alvos evidentes...e quanto a mim acho que deveriam de sair (uns pela idade, outros porque não acrescentam nada ao plantel, outros porque estão na altura de renderem dinheiro ao SCP).
Salomão só ficará se Izmailov não recuperar...Paulo Sérgio já foi bem claro na questão dos jovens e da sua afirmação na equipa principal...

Julgo que ainda deve de vir: 1 GR, 1 avançado, 1 médio box to box, 1 ala, 1 criativo. Havendo a possibilidade de ser contratado mais um central e até mesmo um outro lateral esquerdo.

Agora, temos de nos mentalizar duma coisa: uma equipa precisa de tempo...muito tempo!! Já viram que o 1º 11 deste ano é capaz de ser completamente diferente do 11 com que começamos o ano passado? Tenham calma...e já agora acreditemos em quem lá está...não me parece que o Paulo Sérgio queira ficar em último lugar, ou vocês acham que é isso que ele quer?

Cumprimentos.

Skiribau disse...

anónimo, e português não sabe escrever?!

Mercado Sporting disse...

O que eu acho é que estamos com muita gente para o miolo do terreno, Pedro Mendes, Nuno André Coelho, Maniche, André Santos, Miguel Veloso (se continuar), Matias Fernandez e até mesmo o Vuk que para mim devia jogar a 10, no sistema que Paulo Sérgio irá utilizar, com 2 extremos, irá haver apenas 2 vagas para essa malta toda, e ainda se fala que PS quer mais um médio defensivo.

Saudações leoninas.

Anónimo disse...

Acho fantástico conseguir-se avaliar um jogador apenas por um jogo. Mas já estão a progredir, pelos menos já não é só pelo youtube!

Camoesas disse...

Essa parte do youtube não se aplica a mim porque já vi o Salomão jogar bastantes vezes e já joguei com ele!

Unknown disse...

Titular,

Quando li a primeira parte do post, fiquei logo com a noção do que se seguiria, e deixa-me apenas fazer uma observação:
Porque não nos preocupamos só connosco???
Deixem lá as pré-épocas dos outros e falemos apenas da nossa, pois e relembrando um comentário que fiz noutro espaço antes do início do Mundial e outro após a primeira jornada, quando Portugal jogou contra Cabo Verde e empatou , nesse mesmo dia a Espanha ganhou com grandes dificuldades à Arábia Saudita e depois do empate contra a Costa do Marfim a Espanha perdeu com a Suíça. Não faltou quem fizesse imediatamente a comparação entre o "quanto mal" estaria afinal Portugal. Pois bem, estava bem pior que a Espanha. E o resultado final assim o demonstrou.

Uso uma máxima há muitos anos no futebol que é:
Diz-me como treinas dir-te-ei como jogas.

Na época passada antevi um ano negro depois de ver os primeiros jogos da pré-época. Acertei, era óbvio!

Agora, e apenas com dois jogos que vi, já vi mais que na época passada, mas ainda vejo muita coisa mal e espero que rapidamente o Paulo Sérgio rectifique essas falhas, pois é agora ou nunca. Não se corrigem estes aspectos com a época em curso. Durante a época fazem-se ajustes nunca correcções.

A bola irrita-me, desculpem-me mas já não sei de quem é a culpa de tanto passe falhado, se antes diria que o jogador era cepo, agora dou-lhe um ligeiro desconto graças à Jabulani. Já é má branca, então em laranja fica horrível.

Reforços? Mais do que reforços, precisamos de potenciar o que temos, que continuo a dizer não é assim tão mau.

SL

Camoesas disse...

Nuno Paixa não posso concordar mais quando diz que apenas temos de nos preocupar connosco, se tivermos uma estrutura forte, um modelo de jogo e jogadores inteligentes faremos de certeza um boa época!

Seja o adversário A, B ou C o objectivo é sempre o mesmo, GANHAR!!!

PS: já o paulo bento avisou para o complexo que há em alvalade, afinal sabia do que falava!

Camoesas disse...

Paiva, peço desculpa.

Sérgio disse...

É exasperante ver tanto sportinguista com sede de sangue ... assim não haverá quem dure nem quem consiga acabar com a nossa sede de VITÓRIAS.

Calma minha gente estamos na pré época já fizemos tantos jogos como na pré época passada com plantel ainda curto.

Vejo em todo o lado toda a gente a malhar no PS por causa de colocar o NAC a trinco ... já viram os jogadores que lá temos ????? o mais próximo de trinco é o André Santos que tal como o Adrien não é um trinco de natureza mas sim um 8 médio box-to-box.

O jogo contra o Nice não foi nice é certo mas daqui a 3 dias temos mais um teste ainda mais complicado frente com PSG esperemos que nesse jogo já possamos aferir melhor o trabalho do nosso treinador e dos nossos jovens jogadores.

Temos de serrar fileiras e apoiar o nosso SCP os balanços fazem-se me momentos chave críticos não após 2 semanas de treino por amor de deus ... 2 dedos teste é tudo que vos peço.

SL,

Leão do Nordeste disse...

É hora de observações, de acertos e correcções.


Haja serenidade Srs.

Apoiemos e não destabilizemos.

Para isso, já basta uma certa comunicação social da nossa praça.

Em frente SCP!

TOP LEÃO disse...

Gostei muito deste post, pois vai de encontro ao meu pensamento e a um que escrevi sobre a temática Rasgar sistemáticamente, não ajuda garantidamente ao Sporting ser mais forte.

http://conselholeonino.blogspot.com/

RDS disse...

4? Se sairem Veloso e Yannick, com dinheiro fresco não tenho dúvidas que entrarão mais 6 ou 7... e não serão demais.

Dois laterais jovens, velozes e com capacidade de atacarem, um médio defensivo que seja alternativa a Mendes, 2 alas, e um avançado são obviamente necessários, e se tb sair Vuk, mais um para as alas...

RDS

xieribita ta ta ta disse...

Eu ja acompanho a academia à duas épocas e tenho la um rapaz que me ficou logo na retina no primeiro jogo! Cedric Soares!

Não preciamos de mais ng para a direita. p a esquerda sem duvida q o grimi tem de saltar!

Um trinco, aqui acho que era onde o sporting podia apostar. sabendo que salta o veloso, era gastar a guita toda dele e mais um bocado num jogador mta bom!

e dois extremos!

O meu plantel era:

Rui Patricio, Tiago e Golas

JoaoP. Cedric
Polga, Carriço, Torsi, NAC
Evaldo, REFORÇO

P.Mendes, REFORÇO
A.Santos, Maniche, M.Fernadez, Izma (sim jogava com o izma no centro)

Valdes, Vuk, salomao, REFORÇO, REFORÇO

Liedson, Sinama, Postiga

Talvez fosse um plantel curto mas eu gosto de planteis curtos!

TOP LEÃO disse...

Agradecer ao Fonte Segura a publicidade que nos deixam fazer ao nosso espaço.

Pedimos a todos os Sportinguistas, que visitem o nosso blogue ajudando a que este ganhe alguma notoriedade na comunidade.

Sem a vossa participação o nosso trabalho não faz sentido pois é para os Sportinguistas que escrevemos

Obrigado!

http://www.conselholeonino.blogspot.com/

Anónimo disse...

Se o senhor não se afirma "pró-JEB", imagino qual o comportamento dos outros, já dá para ver qualquer coisa nas Assembleias Gerais.

Este Blog, à semelhança daqueles programas com os mesmos de sempre na televisão têm só um objectivo, fazer propaganda dos objectivos da actual direcção que não servem os reais interesses do clube.