quinta-feira, 22 de julho de 2010

Sporting vs Celtic

Gostei do que vi ontem!
É verdade que esta minha avaliação só é feita porque é um jogo de pré-época mas achei bastante interessante algumas coisas que vi.
Na globalidade a intensidade de jogo é completamente diferente (para melhor) do que nos fomos habituando nas épocas anteriores. Conseguimos jogar com 23 jogadores diferentes em 2 sistemas de jogo diferentes e mesmo assim o nível exibicional (médio/alto) não variou muito.

Individualmente gostaria de destacar alguns jogadores:
Torsi- Está em período de adaptação ao clube, ao futebol praticado na Europa e aos seus companheiros, tem cometido algumas falhas durante os jogos que tem participado e não realizou um jogo "limpo" de erros mas não me recordo de uma única bola perdida no jogo aéreo por ele.
Valdes- É o típico jogador, onde em 2/3 pormenores percebemos que está ali um jogador que nos pode ajudar a alcançar o sucesso desportivo. Tem capacidade para guardar a bola, tem capacidade para desafiar os defesas em 1 vs 1, cruza com critério, falta-me agora avaliar a sua capacidade de finalização. Jogador que para mim está aprovadissimo e que constituiu uma aposta quase total de Costinha.
Evaldo- É um reforço de peso no nosso plantel, a diferença para Grimi é como do dia para a noite. Ataca e defende melhor e com mais qualidade.
Matias- A jogar a 10, com dois médios atrás dele a darem-lhe liberdade para atacar, vai oferecer bastantes golos aos nossos avançados isso tenho a certeza, resta saber é se os nossos avançados depois fazem o trabalho deles.
Maniche, Pedro Mendes e Veloso- Aqui vai estar um caso sério se o Veloso continuar, destes 3 só vão jogar 2, Maniche e Pedro Mendes estão a demonstrar classe e categoria para que ninguém tenha o desplante de falar da idade e Veloso "está a dar ao pedal" para não ficar para trás! Ganha o SCP e isso é o que mais importa!
NAC- Seguríssimo, o que numa primeira avaliação quando chegou me parecia que seria a ultima opção para o lugar, estou convencido que vai lutar taco a taco com qualquer outro pela titularidade.
Polga- Admito que gosto dele, mas o seu tempo no SCP chegou ao fim. Penso até que o melhor para ele é mesmo sair do SCP, depois de tantos anos no nosso clube precisa de um novo estimulo e outra motivação para voltar aos níveis que já mostrou ser capaz de atingir. Sei que o dinheiro conta e muito, mas em Alvalade não terá muitas oportunidades pela amostra desta pré-época.
Saleiro- É muito bom rapaz, mas não é avançado para o SCP (ou pelo menos ainda não é). Na primeira parte foi juntamente com Grimi o elo mais fraco da equipa e parece-me que o melhor para ele e para nós será ir "rodar" para outro clube, ainda para mais com a previsível chegada de mais um avançado o seu espaço de manobra será ainda mais curto.
Salomão- É jovem, tem vontade, tem alguma categoria, mas o que eu vi até hoje é manifestamente pouco para integrar o plantel sénior do SCP. Em 4/5 jogos que tive a oportunidade de ver em apenas 1 foi realmente eficaz (frente ao Lyon), nos restantes foi muita parra e pouca uva. E aqui o principio é o mesmo de Saleiro, jogador jovem que ainda para mais saltou da 2ºB para um clube grande, ficar sem jogar a época inteira não me parece lá muito bom para a sua carreira.
Djaló- Que rapidamente chegue o dia em que seja comunicado a venda desde jogador, por 6/7 milhões conseguimos um extremo bem melhor e por menos dinheiro. Para fazer um jogo bom, faz 6 medianos e na minha perspectiva este tipo de jogador não pode representar o SCP por muitos anos.
Para ultimo deixo Vukcevic- Não gosto deste jogador, é maluco, pensa mais nele no que na equipa (pelo menos foi isso que me demonstrou na época passada), mas a continuar a jogar como tem jogado não tenho nada a lhe apontar... Que continue assim que eu continuo calado!

Saudações Leoninas

PS. Estou curioso pelo próximo encontro, onde iremos apresentar a equipa titular para o 1º jogo oficial e onde não poderá existir muitas substituições o que dará um ideia bem clara do que a equipa pode fazer para a Liga Europa.

PS2. Obviamente espero mais 3/4 reforços

20 comentários:

Anónimo disse...

salomao nao convence??é jovem, maduro, nao tem medo de ter a bola, passa, cruza bem, faz 1*1...pode nao ser titular mas vai uma aposta em como acaba este ano a titular?
desculpe mas o que achou o sr. do nani a 1º vez que o viu??que era para emprestar??
e se ve em 3 4 toques qualidade(idiscutivel) no valdez nao ve neste?
por favor nao confunda(neste caso) o nao gostar de um jogador com a sua avaliaçao...

obrigado

leao revisor disse...

Salomão não se pode comparar a Nani. Aquilo que digo é que Salomão nos jogos que vi e que foram todos que deram na Tv, internet e na apresentação só num esteve realmente bem (frente ao Lyon). De resto vi um miudo que não tem medo realmente de ter a bola mas dos seus pés ainda nao vi sair algo de extraordinário para a equipa.
Mas isto é apenas a minha opinião que em nada influencia a decisão do Paulo Sérgio.

Anónimo disse...

Isso é a tua opinião que vale o que vale. Vai ver em quantos golos ele teve.

Anónimo disse...

3 ou 4 reforços é de esperar sentado... se vier 1 é com muita sorte!!!

Lolista disse...

"por 6/7 milhões conseguimos um extremo bem melhor e por menos dinheiro"

lol gaffe

d'Souza disse...

ya ó LR... 3/4 reforços?

Mas ainda ha mais "coisas boas" neste post!

Tu dizes q o NAC é bom p lutar pela titularidade e o salomão nao tem ainda qualidade p integrar o plantel! nos 4 jogos que dizes ter visto o NAC foi sempre muito inseguro, fora da sua posição é certo, mas nao vi nada até ontem de madrugada.
O valdés ja te diz isso tudo? tás enganado. bom de bola é sim senhor mas o matias tb é e teve um ano p vingar e zero!

LR nao gostas do Vuk? São jogadores como o Vuk, Matias, Valdes(espero eu), Izmailov e Salomão que fazem os campeonatos, sao estes que fazem a diferenca!

Um jogo é pouco, mas deu para ver que temos duas equipas equilibradas. se joga este ou aquele isso vai depender da forma fisica e psicologica de cada um!

AGORA SIM.... ESPERO QUE O VELOSO NAO SEJA VENDIDO!

SL

leao revisor disse...

D´Souza

O NAC sempre que jogou a central nunca comprometeu, e ontem fez o seu melhor jogo a central.

Eu disse que nao gostava do Vuk e disse porque, tem é que se saber ler até ao fim.

Quantos ao numero de reforços... Li o mesmo quando disse que eram 8... e os entendidos diziam que eram apenas 3 ou 4... Veremos até ao fecho do mercado quantos sao realmente.

Anónimo disse...

Salomão é outro puto maravilha! E o resto é conversa revisor! Já desde Quaresma, Ronaldo e Nani que não via um puto com tanta técnica a não ter medo de driblar os adversários no 1 para 1 e a fazer assistências e remates perigosos! Só falta o golo.
SL

Jedi Master Atomic disse...

Ao Salomão falta-lhe muita massa muscular. Ainda está muito fininho. Devia passar a maior parte da epoca no ginasio a ganhar musculo.

De resto tem lá tudo para ser mais um dos melhores extremos portugueses a sair do SCP.

Anónimo disse...

salomao: ele podia era trocar de nome pois faz lembrar a outra abecula de meio metro que só quer os lampioes lol

Homem-do-Jogo disse...

3º dia em que o jornal A Bola fala no mesmo assunto, isto é, a vinda do avançado russo Pavlyuchenko para o Sporting Clube de Portugal. Curiosamente, ou não, este é o jornal que mais ênfase dá a esta notícia. Será que por uma vez têm razão ou há outros interesses por trás? Eu continuo a afirmar que dos muitos nomes que saltaram e continuam a saltar, este é aquele que mais acredito que possa vir a jogar de leão ao peito. Nos outros nomes nunca acreditei e vão ver que era uma crença justificada.
Quanto ao jogo de ontem, e desculpem o atraso, há algumas coisas interessantes, na minha opinião, que saltam à vista de qualquer adepto que tenha visto o jogo:

Abel e Grimi apenas poderão jogar numa eliminatória da Taça em que o Sporting jogue EM CASA contra uma equipa abaixo da 2ª Liga;
Vuk está mudado....para melhor, muito melhor;
Excelente atitude de toda a equipa, principalmente sem bola em que não há um único jogador parado, exercendo assim uma muito boa pressão;
Saleiro está algo a mais, é urgente alguém que marque golos;
Os reforços têm-se portado bastante bem nestes primeiros jogos, o que faz subir as expectativas sobre estes e consequentemente as responsabilidades de cada um.....................................................................................

http://senteosporting.blogspot.com/

Buh disse...

Parece-me que apenas comentam aqueles que falam mal. Assim sendo, eu assino por baixo o que o LR disse.

Salomão precisa de rodar 1 epoca, idealmente num clube da 1ª liga. Se for assim tao bom vai de certeza o mostrar. Este jogador ainda nao mostrou que pode ser titular e para um jogador de 21 anos, jogar assiduamente é FUNDAMENTAL!!

Vuk - isso mesmo, o homem pensa nele, até o agente dele já o disse publicamente. Também disse que estava diferente, pois eu espero que seja verdade. Adorava voltar a ver o bom futebol que o vuk sabe jogar. Mas que tem muito para aprender (a nivel de humildade, espirito de sacrificio, lealdade assim como a nivel táctico) isso sem duvida alguma que tem.

O saleiro so ficara no plantel caso o SCP nao consiga o tal PL fisico que pretende. SE esse PL fisico vier o Saleiro nao fará um jogo durante toda a epoca. Nesse cenário prefiro emprestar o jogador.

Para acabar digo-o outra ves, assino por baixo o que o LR disse.

Anónimo disse...

discordo totalmente daqueles que pensam que o Salomão deve ser emprestado. Este rapaz é aquele jogador que decide jogos, um are latas como temos poucos, era um tiro no pé o empréstimo

Anónimo disse...

É isso emprestem 1 ano a uma equipa da 1ª portuguesa e depois dêem ao porto porque nao presta como o Varela!

Unknown disse...

Concordo com o post à excepção do empréstimo de Salomão! Não acredito que seja emprestado até porque tem feito uma boa pré-temporada e extremos com bom drible não abundam no plantel! Poderia ser emprestado se saísse o Djaló e entrassem mais 2 extremos (1 para o lado direito e outro para o lado esquerdo).

Izmailov passa mais tempo no estaleiro do que em campo, Djaló não é solução, por isso com o empréstimo de Salomão ficaríamos com 2 jogadores para 2 posições (Valdez e Vuk) e sem ninguém no banco para as alas!

Saudações Leoninas

d'Souza disse...

LR,

O NAC fez sim senhor o melhor jogo! Gostei muito, eu fiz foi a comparação ao facto de um lutar pela titularidade e o Salomão nao.

(acho que isso da massa é verdade, mas o CR e o quaresma tb n tinham massa qd ca tavam e valeram o que valeram)

Eu li até ao fim o destaque do Vuk, nao concordo que pense muito nele (a meu ver, talvez tenho sido das poucas coisas que o PB fez...)

qto aos reforços, eu tb queria mais, eu adorava vender o abel e o grimi, bem como o djalo e o saleiro, mas sabemos que o mercado nao ta nd facil e que o nosso tecto salarial nao permite grandes "aventuras"... por isso é que acho q nao devem vir esses tais 3/4!

SL

Anónimo disse...

Entao o saleiro é para sair e o postiga é para ficar?

Sinceramente nao percebo..

Toy Marafado disse...

A atitude que tem Salomão, proveniente da 2ª B, inspira qualquer um.
Força rapaz!

Visconde do Lumiar disse...

Sou um 'revisor' quase 'indiscutivel' aqui do blogue, mas não posso deixar de fazer um reparo aos destaques escolhidos deste jogo.
Como é possível não haver uma referência (e muito positiva..) ao Postiga???
E passo só a citar alguns dados:
- Não fez parte de nenhuma das equipas escolhidas pelo P. Sérgio para o jogo, e quando entra a 10min do fim, fê-lo com tanta ou mais vontade dos que ja estavam a jogar (axo q em tempo de 'maçãs podres' se devia valorizar este aspecto: a atitude!!!);
- Não sei se repararam, mas para além de ter marcado na primeira vez q tocou na bola (de baliza aberta, mas marcou...) teve ainda + 2 ou 3 excelentes pormenores, entre os quais destaco uma excelente assistencia para o Liedson, q quase deu golo, e um remate colocado q o redes do celtic def para canto (é claro que neste período não faltou um falhançozinho à Postiga, naquela emenda por cima, mas ontem passa...);
Também já perdi muitas vezes a cabeça com o nosso 'carteiro' das Caxinas, mas axo q ontem merecia pelo menos uma 'palmadinha nas costas', sob pena de poder parecer até perseguição, o q sei q não é o vosso caso.
Fica a adenda.

SL e continuem o bom trabalho!

Visconde do Lumiar disse...

A propósito do meu anterior post, aqui fica um link do jornal o jogo - http://www.ojogo.pt/26-204/artigo876041.asp