quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Selecção, o que fazer?

Não é a primeira vez que o digo mas a selecção não me entusiasma muito. O que me faz realmente vibrar é o meu Sporting mas isso não me faz ficar indiferente a tudo o que se tem passado.

Nos últimos dias temos assistido a debates com as mais variadas pessoas sobre o momento da selecção e do famoso caso Carlos Queiroz.
Sobre o treinador a minha opinião é que é bom para ser adjunto, teve das melhores equipas de sempre do nosso clube e ganhou apenas uma taça de Portugal mas o que realmente faz-me não gostar dele é que o considero um vendido. E penso que não será necessário dizer a quem se vendeu.

Mas a culpa do actual estado da nossa selecção não é só do treinador.
Nestes últimos debates que têm surgido sobre a selecção alguém falou que a qualidade da selecção já não era a mesma porque não conseguia haver uma renovação dos jogadores devido à falta de qualidade dos jovens jogadores nacionais.

Isso é bem verdade, mas qual será os motivos para isso acontecer?
Para mim um dos motivos é a quantidade de estrangeiros que vemos nas equipas seniores e continuando agora de forma ainda mais grave na formação.
Surgiu esta semana um artigo na ultima pagina do record, de forma escondida, que o SCP era o clube que mais portugueses tinha utilizado na época passada, nunca tendo baixado dos 8 portugueses em todos os jogos oficiais. Noticia que não dá pontos (muito pelo contrário) mas que talvez explique o caminho que a selecção leva.
No mesmo sentido, hoje sabemos que o SCP é o único clube nacional que cumpre a exigência da UEFA de ter pelo menos quatro jogadores formados no clube na lista que envia para as competições europeias. Dá pontos? Não. Dá orgulho? Sim. Quer dizer alguma coisa sobre o estado da selecção? É bem provável.

Passemos à formação, não é segredo para ninguém, até porque a ultima fase final de juniores foi televiosionada que os planteis dos 3 grandes estão cheios de estrangeiros. Uns têm mais que outros (o SCP mesmo assim reduziu este ano o numero de estrangeiros) mas para mim continuam ser demasiados. Chegamos ao cumulo de ver uma equipa como o nacional da madeira em que 80/90% do plantel é brasileiro. Com estes exemplos queremos que os jovens nacionais apareçam como? Só se for através de naturalizações não vejo outra hipótese.

Penso que teremos que tomar verdadeiras medidas estruturais:
- Limitar o numero de não comunitários por equipa (como acontece em Espanha)
- Limitar o numero de contratações de jogadores não comunitários que não joguem no nosso pais. (como acontece em Itália)
- Limitar a entrada de jogadores no nosso Pais que não sejam reais mais valias para o nosso campeonato (como acontece em Inglaterra, obviamente com critérios claros e que não criem duvidas a ninguém).

Alguma coisa terá que ser feita, as 3 de uma vez, apenas uma, ou outra qualquer mas alguma coisa tem de se fazer porque como estamos penso que não é solução e apenas trocar o seleccionador não resolve todos os problemas.

Saudações Leoninas

8 comentários:

JCS disse...

Finalmente LR faz um post com practicamente aquilo tudo que digo!

Era isso mais ou menos que eu qeria dizer! Então a culpa do Queirós?!

O homem chega à selecção e o único lateral esquerdo de raiz que tem é o Antunes... Tivemos sorte que apareceu um lampião qlqr! Tirando o Antunes só existiam adaptados!

E GR de classe?! Por acaso Eduardo esteve excelente! E um ponta de lança em condições?! Tivemos de ir buscar um brasileiro...

Onde está a casa das selecções!?!? Onde foi gasto os €€ dos prémios e patrocínios etc...

Mas tou como LR o meu amor é o Sporting e o meus país... a sua selecção não me passa ao lado, tal como não passa a de hóquei (brilhante) e não gosto de ver perder, mas...

Força Sporting!!! Força Portugal!!!

PS: O homem é execrável, tem mau feitio e pode perceber pouco de futebol... mas já assim era quando o foram buscar!

PS2: O conceição que em 2000 era suplente, nesta selecção era capitão, marcava penaltis, faltas, cantos... Qualidade precisa-se! E não vem aí nada...

TOP LEÃO disse...

Ainda ninguém escreveu qual a razão e quem colocou Queiroz como seleccionador. O cozinhado está a correr mal - Moutinho não joga por vergonha - e o nome de Paulo Bento começa a ser testado. Se recordarmos que Paulo Bento teve casa e colégio, escolhidos, no Porto, é fácil perceber, hoje, a "opção" do FC Porto por Vilas Boas...

Fernando Gomes, Madail, e ...Paulo Bento...o presidente do conselho de disciplina da liga é dragão encartado...cada um tire as suas conclusões...

JOÃO ROCHA EM 2006 DEU UMA ENTREVISTA - VISIONÁRIA - QUE HOJE FAZ MAIS SENTIDO QUE QUANDO FOI DADA.

http://conselholeonino.blogspot.com/

TOP LEÃO disse...

Provavelmente os caros já tiveram oportunidade de ler a totalidade da entrevista dada por Paulo Barbosa - EMPRESÁRIO - A DENEGRIR O SPORTING: pessoalmente só hoje tive a possibilidade de aceder à dita, e confesso, fiquei estarrecido!

Como é possível um miserável empresário dar uma entrevista extensa sobre o Sporting, onde abordou mil e um temas da actualidade do clube, uns deles que se pretendem sigilosos e do foro privado,sem qualquer reacção enérgica por parte dos dirigentes leoninos, que foram os maiores visados pelas palavras do empresário.

PARA QUE AINDA NÃO LEU, A INACREDITÁVEL ENTREVISTA EM

http://conselholeonino.blogspot.com/

MookieBaylock disse...

o JCS, mas quando esteve ca o scolari tinhas um grande DE ou um Grande GR, ou mesmo um grande PL? A resposta e nao.

O que o LR diz faz todo o sentido e deveria ser implementado. Quando o benfica joga com um portugues somento, ou o braga, e vergonhoso! Faz todo o sentido que haja um limite de extracomunitarios, especialmente porque os jogadores portugueses sao bons.

Por outro lado, a verdade tambem e que os adeptos depositam mais confianca num estrangeiro do que num portugues. Eu por exemplo acho que o Saleiro se chamasse Saleirov tinha a vida muito facilitada. Logo, tambem e necessario mudar as mentalidades dos adeptos portugueses

MS disse...

Uma questão de fundo pertinente:

Qualquer brasileiro,sem qualquer tipo de critério,que venha jogar nos campeonatos portugueses usufrui do estatuto de comunitário!
Um português que vá jogar nos campeonatos brasileiros( não que,de facto,vão!Assim de repente acho que só me lembro de 1 !!...)não usufrui do mesmo.Lá,um português é extra-comunitário...

Primeiro, por esta desigualdade e,segundo,pelo estado a que o futebol português chegou,desde os escalões de formação aos AA,penso que esta medida deveria ser retirada com a maior brevidade possível,salvaguardando,por exemplo,os que já cá estejam há 3anos ou mais!!

Não é A solução,mas é uma das muitas decisões que teremos que tomar,pois só com uma clara obrigatoriedade é que,de facto,os clubes se virarão novamente para o nosso "produto",o jogador português...

É um assunto de Selecção,de Federação,mas fundamentalmente dos próprios clubes!

SL
Mauro Silva

Jedi Master Atomic disse...

Eu acho que deveria ser implementada uma medida mais seria ainda.

Um plantel tem que ser formado no minimo por 50% de Portugueses, sendo que no minimo 10% desses deveriam ser da formação ou ter menos do que 20 anos.

JCS disse...

Jedi, vamos a estar mais atentos! Se isso pudesse ser feito já teria sido feito. Não pode, por causa da legislação da UE. Nas camadas jovens penso que pode, por serem menores e não profissionais(supostamente)!

Mookie, Scolari apanhou um DE campeão europeu, apanhou Baía e Ricardo (que teve prestações de salvador), e teve Pauleta.
Apanhou a geração de ouro no pico practicamente! Mas essa nem é a questão. Scolari fez um bom trabalho, gostei do seu reinado (até porque não houve polémicas com jogadores e putarias)! Mas não preparou o futuro! E o futuro está agora a fazer contas connosco...

Era sua função?! Se calhar não era, se calhar era da FPF (onde está a casa das selecções, p.e.), e se calhar também é responsabilidade dos clubes! Porquê? Como sabem os principais clubes têm estatuto de instituição de utilidade pública sendo pra isso subsidiados... Onde está a utilidade quando os juniores estão carregados de estrangeiros?! Aberração!

E já agora, discordo em absoluto, da observação Saleirov e até me ofende. O adepto de futebol comum português como nós, prefere ver portugueses, por isso é que sempre se criticaram os "contentores de Brasileiros" p.e., agora se me disseres que a classe dirigente está sempre à procura de Decos e Derleis pra ver se ganha umas comissões e que o jogador Brasileiro acaba por ser mais barato... aí concordo!

Força Sporting!!!

MookieBaylock disse...

JCS nao concordo em nada com essa do adepto comum preferir jogadores portugueses. Se calhar quando se apercebe que o nacional ou o braga tem no onze quase so brasileiros ate concordo que despertem um pouco, mas na apreciacao caso a caso nao e verdade. O atleta portugues e sempre preterido em detrimento de um estrangeiro isso para mim e mais que obvio (porque, nao e claro - talvez seja o jardim do vizinho a ser mais apetecivel). E pior ainda para os atletas formados - e so ver o "calvario" do quaresma e do nani em alvalade. Ou ver a admiracao que se tem por estrangeiros que nada mostraram de especial (VUK stoi matias, etc grimi ate) em detrimento de atletas portugueses (RPatricio, tonel, DEs da formcao como o pinto, etc). E estamos a falar do sporting que ate e o melhorzito.

Ja agora em relacao ao scolari eu acho que fez um grande trabalho, e quem me dera que voltasse, e nao me parece que tenha sido verdade que tenha descurado o futuro assim tanto. De notar tambem que o Eduardo tem feito grandes jogos (melhor ate que o ricardo), e dizer que o nuno valente por ser campeao europeu e um bom DE nao me parece ser um conclusao necessaria.
Eu honestamente nao acho que o problema esteja na qualidade dos jogadores. Sim temos lacunas, mas que sempre tivemos (e.g., o PL), e isso penso que o sporting como formador ate deveria esforcar-se para melhorar esse aspecto (ate par o seu proprio bem) e ter planos de treino especificos para tentar acabar de uma vez por todas com essa lacuna. A nossa seleccao tem excelentes jogadores falta, para mim, a lideranca.
Mas e apenas a minha opiniao