terça-feira, 23 de abril de 2013

Será apenas uma questão de terminologia?

Durante o debate da RTP o actual presidente, na altura candidato, disse acusando o então candidato que ficou em 2º lugar, que a reestruturação planeada com ele teria "despedimentos colectivos" no grupo SCP.
Hoje saíram uma série de noticias nos vários jornais que falam em "reestruturação"
Não questiono as medidas, a direcção tem toda a legitimidade para fazer o que entender, apenas tenho duvidas das diferenças entre "Despedimentos colectivos" e " reestruturação".
Saudações Leoninas

27 comentários:

José Duarte disse...

Estás com medo de alguma coisa, por ti ou por algum "amigo" ?

Nada temas revisor. Tem calma.

Penso que a reestruturação será a necessária. Quem tiver um ordenado maior que um certo valor limite e não aceite baixar o mesmo, ou quem não desempenhar um trabalho que justifique a sua permanência no clube, será incluído na reestruturação.

A nova ordem é: "Fazer mais com menos!".

Quem não se adaptar a isto ou quem não se quiser adaptar, terá que ser posto de lado.

Claro que muitos não vão gostar e vão chorar... A mama do clube era boa. Mas isso é o normal, acontece em todo o lado.

leao revisor disse...

José Duarte

Uma coisa estas eleições me fizeram, foi ter muita "tranquilidade".

Como disse a direcção tem a legitimidade para fazer o que entender, acho que isso é simples.

Apenas questionei as diferenças entre "despedimentos colectivos" e "reestruturação".

vitor disse...

Mais com menos porque levou um rotundo não na banca onde admitiu de pronto não estar em condições de prestar quaisquer garantias no imediato e muito menos os investidores ou seja tudo o que prometeu na campanha porque não passa de um aldrabão que para ser eleito mentiu a toda a linha! Os despedimentos são só a ponta do iceberg do que vem aí!

Definitivamente o blogue passou a admitir tudo revisor! Só o tom e sem qualquer necessidade era a mesma coisa que eu ter vontade e o atrevimento de comentar no Cacifo para chamar criança ao editor! Será que o meu comentário nessas circunstâncias não era censurado de imediato? Será que há muita gente até na blogosfera leonina disposta a aturar tanta má educação?

SL

leao revisor disse...

Vitor

Deixei de ter tempo mas principalmente paciência para controlar os comentários.

Apenas digo que nada serve torcer para que BdC não tenha sucesso, isso seria desejar insucesso ao nosso clube e isso nunca farei.

Leão disse...

"vitozinho" ainda está a doer...?
Foi só a cabecinha.... vá lá...não chora...! Não chora "vitozinho"...seu guloso...!

João Santos disse...

Ó vitor, ainda não lhe passou a azia? Já lá vai um mes, ainda lhe dá uma coisinha má! Quando o salvador godinho lopes mentiu descaradamente durante a sua campanha e o seu mandato, não o vi tão preocupado homem. Esforce-se, pode ser que não seja um dos afectados por estas medidas! Com os tempos que correm todo o cuidado é pouco ;)

SL

vitor disse...

revisor,

Estes gajos não têm nada a ver com o SCP e vão a andar mais cedo do que muita gente pensa!

O 1º não que levou estava mesmo relacionado com esta questão e ainda vêm para aqui escrever que já estava programado?

E depois ainda há a forma como cada um manifesta a sua ignorância!

SL

Leão disse...

Isso "vitozinho" estrebucha que eu gosto de ti assim.... seu guloso....

tiscp disse...

LR achas que num clube onde se anda a falar em tectos salariais para a equipa principal que correspondes a metade dos salários médios dos nossos adversários seja normal pagar-se 20mil € por mês a "simples" funcionários?

O que veio hoje relatado na cs foi uma restruturação ou não, viste algum despedimento colectivo?
Houve algum departamento em que tenham sido todas as pessoas despedidas? Pelo que surgiu na impresa, não...

Não percebo o drama.

leao revisor disse...

tiscp

Lá está, partes do principio errado.

Tu partes do principio que eu acho mal esta reestruturação, eu nem acho nem deixo de achar, lá está acho que a direcção tem o direito de fazer o que entender. Foi sempre esta a minha postura e continuará a ser.

Mas lá está o conceito de reestruturação ou de despedimento colectivo pode ter várias interpretações.

Quando existir mais temas de interesse voltarei.

tiscp disse...

Desculpa LR, tu é que estas a partir do principio errado.

O que veio a lume foi a possibilidade da SAD rescindir contratos com 15 pessoas de departamentos e serviços diferentes, extinguindo nenhum desses departamentos (pelo que se sabe), não sei como podes enquadrar isso num despedimento colectivo?

Ou então diz-me como se faz uma restruturação em que se tenha eu reduzir custos, sem dispensar elementos, que neste caso são considerados pela direcção dispensáveis, pelas mais variadas razões.

Tipster disse...

diga-se de passagem que vidigal, manuel fernandes, porfirio, entre outros estão no sporting a fazer zero. e não estão com certeza de borla. por isso acho muito bem que se corra com eles.

Unknown disse...

Se O objectivo (ou seja obrigação) é cortar despesas e tentar fazer mais com menos - qual o problema de haver despedimentos ?

Godinho Lopes contratou ex jogadores leoninos às duzias (acho que alguns ainda nem sabiam hoje o que era para fazer)

É claro que tinham de sair . não percebo a celeuma que isso possa causar.

Revisor - tu e o gajo do Sporting até Morrer são gémeos separados à nascença ?

José Duarte disse...

Caro "hilariante" Vitor,

o "Mais com menos" foi sempre um tema recorrente na campanha e extensível a todos os candidatos. Não tem nada a ver com o "Não" ou o "Sim" da banca, nem com a existência ou não de investidores.

E só assim poderia ser, visto que o Sporting está numa posição em termos financeiros em que não pode andar a fazer os gastos que tem feito nos últimos anos.
Isto é uma coisa lógica, que até para um tipo hilariante como você, deveria fazer todo o sentido.

Para a próxima é melhor que esteja mais atento.

JL disse...


"Mas lá está o conceito de reestruturação ou de despedimento colectivo pode ter várias interpretações."

Ou então não pode, e significa o que a lei diz que significa:

"Artigo 359.º
Noção de despedimento colectivo
1 – Considera-se despedimento colectivo a cessação de contratos de trabalho promovida pelo empregador e operada simultânea ou sucessivamente no período de três meses, abrangendo, pelo menos, dois ou cinco trabalhadores, conforme se trate, respectivamente, de microempresa ou de pequena empresa, por um lado, ou de média ou grande empresa, por outro, sempre que aquela ocorrência se fundamente em encerramento de uma ou várias secções ou estrutura equivalente ou redução do número de trabalhadores determinada por motivos de mercado, estruturais ou tecnológicos.
2 – Para efeitos do disposto no número anterior consideram-se, nomeadamente:
a) Motivos de mercado – redução da actividade da empresa provocada pela diminuição previsível da procura de bens ou serviços ou impossibilidade superveniente, prática ou legal, de colocar esses bens ou serviços no mercado;
b) Motivos estruturais – desequilíbrio económico-financeiro, mudança de actividade, reestruturação da organização produtiva ou substituição de produtos dominantes;
c) Motivos tecnológicos – alterações nas técnicas ou processos de fabrico, automatização de instrumentos de produção, de controlo ou de movimentação de cargas, bem como informatização de serviços ou automatização de meios de comunicação."

Quando há má vontade, até a mais elementar diligência de ler um bocadinho antes de postar é dispensável.

vitor,

Rennie pela boca e Reumon Gel no lombo, que isso está a custar a passar.

Juba disse...

Leão revisor, de novo a criar questões sem substância?

Poderias ter um blog valioso, mas a tua teimosia e embirração em relação a Bruno de Carvalho torna-o repetitivo e desinteressante.

SL

Sérgio disse...

Numa reestruturação o impacto maior será sempre ao nível de chefias intermédias ou superiores ... já um despedimento coletivo terá um impacto transversal.

Espero ter contribuído para suster as "dúvidas" do LR.

SL,

leao revisor disse...

Sérgio, juba, jl,Jorge alemão, tiscp

A redução orçamental exigida via despedimento de funcionários era necessária, como e evidente e para quem pergunta como seria possível reduzir o orçamento sem o fazer a resposta seria, "nao e possível".

Por isso o que foi feito não tem da minha parte qualquer critica. O problema esta que sempre foi isto que estava planeado e foi apelidado e MAL na altura por despedimentos coletivos.

A redução orçamental vai continuar, com processos mais dolorosos para nos sócios quando tocar em jogadores do futebol e das modalidades.

JMM disse...

Revisor,

É evidente que despedimentos colectivos e despedimentos de muita gente (o que está a ser feito) é exactamente a mesma coisa.

Contudo isso é irrelevante. Campanha é campanha, agora estamos no mundo real onde o Sporting tem financiamento condicionado a uma reestruturação que não só tem como deve ser feita com celeridade.

Vai doer? Admito que vá doendo, esta parte é mais fácil pois muitos dos despedidos ou não tinham uma função que justificasse o milionário salário ou se tinham candidatado sem apresentar a demissão. Vai doer mais quando chegar aos atletas mas tem de ser feito.

A alternativa a estas medidas é fechar. Portanto mantenho o que disse antes das eleições, apoio o Presidente em exercício que tenha de resolver a trapalhada em que o Sporting se meteu. E sim, GL tem responsabilidade na trapalhada, é que pedir mais dinheiro e depois tomar decisões erradas só contribui para a dívida, pouco mais.

Para mais acho particularmente desagradáveis as intervenções do vitor. Não sei se é dor de cotovelo mas acho que podia ser mais sportinguista. Não tendo eu apoiado BdC nada me resta fazer que apoiar agora, ao vitor pede-se o mesmo.

SL

leao revisor disse...

JMM

Tocaste no ponto em que sempre quis chegar e que não vi assumido nos restantes comentários... é exactamente a mesma coisa.

Se estas saídas não forem compensadas por ninguém, estarei ao lado do presidente porque isto era inevitável, agora se eu começar a perceber que isto não é mais que a saída destes para entrar outros...

vitor disse...

Só me vou pronunciar uma vez sobre mais um período de devassa da vida pública do SCP e todas as consequências que mais uma vez daí advêm, mais uma vez da inteira responsabilidade e provocada pela manifesta incapacidade de quem pretende liderar! Razão mais que suficiente, senão mesmo a principal para que nunca tivesse pensado, quanto mais ousado candidatar-se à presidência do clube! Muitos dos muitos milhões que viu recentemente negados pela banca diziam efectivamente respeito a uma pretensa reorganização! Para quem ainda não percebeu que esta é mesmo a página mais negra da história da vida do SCP!

À velocidade que o SCP troca de direcção dava efectivamente muito jeito institucionalizarem-se só cargos de confiança no SCP! Acontece que estamos no sec. XXI, num dos maiores clubes portugueses que se quer uma organização ultra profissional!

É um direito perfeitamente normal que quem entra forme a sua própria equipa, o que inevitavelmente dará sempre azo a entradas e saídas! Para que não transpire demais basta que todas as partes cumpram e é precisamente isso que não vai acontecer e mais uma vez por manifesta falta de capacidade de quem pretende levar a reorganização a cabo! Está-se mesmo a ver aonde vão parar a maior parte dos casos, até diria antes arrastarem-se e não me refiro a acordos extra judiciais, infelizmente para a imagem do clube, também mais uma vez! O SCP não sai destes processos todos de gatas mas autenticamente a rastejar!

De fora alguns profissionais até há pouco tempo ultra elogiados pelo "chefe", dentro quem já disse cobras e lagartos! Tudo para correr bem, quando à estratégia do cheque e da vassoura só falta o mais importante, o cheque!

Dois casos concretos e haveria muitos mais, quando o Manel, por tudo o que representa, pelo que sempre fez e pelo que nunca fez, não couber no SCP... e não vale a pena andarem a adiantar valores que nem o responsável máximo por todo o futebol levava para casa! Mas de certeza que uma esposa de qualquer um dos novos dirigentes, com um vestidinho às riscas é quase a mesma coisa! Porventura até qualquer um dos ex-craques que nunca se mostrou rogado sempre que teve oportunidade para desfazer no SCP nos últimos anos!

Da mesma forma que é inconcebível que todos os que estiveram envolvidos no último acto eleitoral ainda não tenham posto o lugar à disposição! A obrigação era fazê-lo antes sequer de começar a aventura!

SL

Jalex disse...

O que se sussurrava nos corredores na altura das eleições é que os despedimentos colectivos de José Couceiro passariam sobretudo não por funcionários da sad mas sim funcionários de secretária e outros departamentos semelhantes que iriam sofrer enormes reduções.
Alias pelo que me foi dito muitas destas pessoas que são inclusive sócias do clube acabaram por votar em Bruno Carvalho muito por culpa disto.

Saídas na Sad(ninguém fala das pessoas que Godinho colocou na sad dias antes das eleições?Não interessa claro...)parecem me naturais assim como em outros cargos de relevância na estrutura do clube.É impensável uma nova direção que sempre se auto intitulou de independente continuasse a contar com a maioria de funcionários da sad e outros cargos de relevância na estrutura.

O meu problema com os despedimentos colectivos de Couceiro nunca foi neste aspecto,ate porque ele vencendo as eleições muitas destas pessoas que se comenta as suas saídas permaneceriam no clube e na respectiva sad.

Mais,ate acho de pura má fé criticar algumas das saídas que são especuladas na comunicação social(porque para já não passa disso).Quanto muito ate deviam ser aplaudidas!
A exemplo o Sporting tem na figura de Vidigal e Maunel Fernandes os delegados de jogo mais caros da liga Portuguesa.

Faz isto sentido?Não é isto uma situação nociva para o próprio clube dada a frágil condição financeira que vivemos?É impensável esta situação,a utilidade destas pessoas resumiu se á angariação de votos para um certo candidato em período eleitoral do clube e não mais que isso.

Estas pessoas não contribuíram em nada para o clube como assim muitos outros que entraram para o clube no mandato de Godinho Lopes(e vamos continuar a ignorar o elefante na sala que foram aquelas entradas para a sad a dias de se realizarem eleições…).
Depois temos ainda mais alguns exemplos como Diogo Matos e Mário Patríco que mostram uma falta tremenda de caracter (e de Sportinguismo)ao não apresentarem a sua demissão no dia seguinte as eleições.Exemplos são muitos,isso é coisa que não falta infelizmente.

A única razão para haver críticas da minha parte a esta "limpeza" na estrutura do clube é se de facto Bruno Carvalho enveredar pela linha de despedimentos que Couceiro pretendia fazer.Ai podem contar comigo para ser um feroz crítico dessa situação.
Outra coisa que não aceitarei de bom grado é se estes verdadeiros chupistas que aparentemente(e mais uma vez estamos nos a guiar por especulação da CS)vão abandonar o Sporting forem substituídos por outros com ordenados idênticos.

Obviamente que alguns cargos terão de ser substituídos,agora situações claras de chupismo puro como foram a de Vidigal e Maunel Fernandes(que ainda conseguiu arranjar tacho para o filho…),Beto etc etc etc tec etc etc etc etc .não tolerarei.




Ps : A prova que não nos podemos fiar em tudo o que esta escrito na CS é a história do Farinha,o próprio já a desmentiu!Há que ter algumas cautelas.

leao revisor disse...

Jalex

2 coisas, primeira, partes do principio que Couceiro iria despedir toda a gente e manter estes...
Fazendo as contas assim de cabeça e fazendo fé ao valor que ganha o Manuel Fernandes, teríamos que despedir 20 funcionários (acreditando que pessoas funcionários de secretaria ganham 1000 euros), como quando vou à secretaria pagar as minhas quotas não vejo mais do que 6 pessoas iríamos fechar esse departamento? a loja verde? o presidente iria ficar sem secretaria?

Percebo que dê jeito dizer isso e foi essa a mensagem que se passou... o mau vai despedir a raia miúda, o bom vai despedir os tubarões.

A segunda coisa, quem foram as pessoas que entraram no clube nos últimos dias de mandato? GL desmentiu na altura, esta direcção não disse nada em relação a isso... eu gostava de saber sinceramente quem são essas pessoas.

Jalex disse...

O que dá jeito é todas as migalhas que consegues arranjar para criticar e denegrir,o estranho é que só adoptas-te essa postura agora com esta direção...ou não...

A informação que passo agora já a tinha passado na altura das eleições aqui e noutro blogs inclusive.Não é uma novidade que estou a dar.
Foram funcionários do clube que me confessaram isto na altura.

Quanto ao resto...só falas do que interessa!As tuas fontes so existem quando te são convenientes.Estranho...

Só se deixa enganar por informadores,revisores e outros heterónimos utilizados quem quer!

leao revisor disse...

Jalex

Dei-te um exemplo claro que o que se falava não correspondia à verdade.

E lá está não estou a criticar ninguém! Eu acho que isto tinha que ser feito.

vitor disse...

revisor,

É claro que não entrou ninguém, fez tudo parte do choradinho para pedir mais dinheiro! No geral quem não sabe o que se está a passar em Alvalade devia esperar para perceber!

No que diz mais respeito aos adeptos que ainda se preocupam com a equipa Jesualdo pode bater com a porta de um dia para o outro! É inqualificável o que está a ser feito ainda antes de acabar a época e da forma como está a ser feito! Só pode haver muita gente a pressionar para entrar já!

Mas ainda há quem pense que o problema algum dia foi a azia...

SL

p.s. Pela segunda vez vejo o meu nome de utilizador referido aqui ao lado no chat!? Só não vale chamarem-me Bruno!

LeaoCapel disse...

Vitor,

"No que diz mais respeito aos adeptos que ainda se preocupam com a equipa Jesualdo pode bater com a porta de um dia para o outro! É inqualificável o que está a ser feito ainda antes de acabar a época e da forma como está a ser feito! Só pode haver muita gente a pressionar para entrar já!"



Isto vindo do mesmo tipo que jurava a pés juntos que a banca iria tirar o tapete a BdC...por isso podemos estar descansados quanto ás suas previsões.
Esta puta com cio chamada Vítor ainda não aprendeu a acalmar a passarinha e a falar só na altura devida... depois admira-se das vergonhas que passa neste blog. Continua assim, que o pessoal sempre se diverte!