quinta-feira, 17 de abril de 2014

Formula de sucesso

O futebol não é uma ciência exata portanto não pode existir uma formula de sucesso que resultem precisamente do que quereremos. Contudo existem processos, caminhos ou formulas que mais nos aproximam do sucesso.
Basta olhar para o passado recente em Portugal, tivemos o FCP que dominou por completo o panorama nacional, através de uma rede de beneficios da arbitragem, que os levava a ser primeiro a participar sistematicamente na champions, com isso ter muito mais dinheiro que os outros para investir, consequentemente muito melhores jogadores que os adversários directos, tendo uma estabilidade que os outros não tinham e os resultados foram acontecendo naturalmente. Começando a ter dificuldades em dominar a arbitragem (devido ao apito dourado e com o SLB a querer tomar o poder) essa hegemonia foi-se perdendo gradualmente até aos dias de hoje.
No presente temos o SLB que irá ser campeão este ano, que esteve muito perto o ano passado de ganhar tudo, que vem investindo balurdios todos os anos, que 5x mais orçamento que nós por exemplo, que dominam e vão dominar durante os próximos anos a arbitragem e lá está já têm uma estabilidade directiva e de equipa técnica assinalavel.
"Curiosamente" os melhores períodos recentes tanto de FCP e SLB tiveram o dedo tanto nas compras como nas vendas de Jorge Mendes. Aliás basta ver este ano, que numa altura em que SLB precisava como de pão para a boca de dinheiro chegou Jorge Mendes meteu 45M no SLB e não tirou nenhum jogador da equipa.
Não foram raras vezes que escrevi neste espaço que descansado estava eu se o FCP continuasse a comprar Lika´s, Ricardo`s, Jesué´s, Ghila´s, etc etc etc, porque são jogadores do mesmo nivel dos do SCP e no mesmo nivel que o SCP pode comprar, esses jogadores até podem parecer bons se estiverem dentro de uma estrutura recheada de craques, se estiverem numa equipa onde estes têm que resolver vão ter sérios problemas.
Este ano juntando um treinador fraco com uma equipa fraca, resultou nesta época fraca da parte deles. Se não voltarem a investir forte, até porque Fernando e Mangala já foram, não será certamente com Sami´s que vão recuperar o 1º lugar em Portugal.
O SLB parte em grande vantagem, irá perder o treinador mas terá uma boa equipa, ainda para mais pela amostra dos anos anteriores teremos mais uns bons milhões gastos no defeso.
Nós temos a estabilidade necessária, temos um bom treinador, mas teremos que reforçar o nosso plantel em quantidade e em qualidade, temos tambem de provar para o ano que jogando 2 vezes por semana e com a obrigação de vencer sempre conseguimos manter uma regularidade que demonstramos este ano.
Por isso e para terminar, não existindo formulas de sucesso no futebol, ninguem consegue ser campeão se não tiver estabilidade no clube, não tiver um treinador capaz, não tiver uma equipa com qualidade e quantidade, sorte em alguns momentos da época e se tudo isto não for suficiente "alguem" para te amparar quando estiveres a cair.
Saudações Leoninas

9 comentários:

Mike Portugal disse...

Consegues garantir mesmo que o SLB vai perder o treinador?

João Santos disse...

O lr até te garante que o Marco Silva já tem o pré-acordo... pode é no futuro não dar em nada como muitas das garantias do lr, mas lá que garante, lá isso ele garante!

leao revisor disse...

Mike

Mas quem garante o que no mundo do futebol? Aquilo que me disseram foi que JJ vai sair do SLB no final da época e vai para o estrangeiro.

Não tenho a menor intenção de dar notícias em primeira mão, mas quer os João santos desta vida queiram quer não, vou continuar a dizer o que eu entendo dizer.

tiscp disse...

Completamente de acordo com o post.

Dai também sempre ter dito que se queremos conseguir lutar de igual para igual com os outros, as nossas contratações tem que ser de nível superior, se achamos que contratando Heldons, Maurício, Gérson e Vitor, por ex., chega para ser campeão, acho que estamos muito enganados.

Porque comprando como compramos este ano, que na verdade e o que dava para comprar, até foram bastante acertadas e arranjamos vários "achados", Slimani, Jefresson e até Maurício foram autênticas maravilhas em relação ao que custaram, agora conseguiremos todos os anos pelo menos um acerto assim?

Parece difícil e vale a pena referir também que não irão aparecer todos os anos monstros como o William, praticamente do nada e que ninguém esperava.

Por isso acho muito importante refletir-se sobre as coisas, mas ter cabeça fria e não ir a quente sobre esta extraordinária época e pensar que irá ser sempre assim.

Se queremos evoluir e tentar segurar o máximo que se conseguir esta equipa, vender os que parecem já desenquadrados e reforçar-se com poucos jogadores mas de verdadeira qualidade e que venham ser reais mais valias.

tiscp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leopinião disse...

Revisor,

Imaginemos que, por um qualquer imperativo estatutário, as eleições no Sporting teriam de ser antecipadas para o mês que vem e que, a par da recandidatura do Presidente Bruno de Carvalho havia outra lista concorrente encabeçada - imaginemos- por Miguel Ribeiro Teles, com os regressos de Sousa Louro, Nobre Guedes, Agostinho Abade, Paulo Abreu, Ferreira da Silva, Rogério de Brito, Carlos Barbosa e Mário Patricio, por exemplo.
Lá ias tu votar e apoiar esta lista, defendendo a perda da maioria da SAD, a subserviência ao porto, a inevitabilidade do 2º lugar, os superiores interesses da banca, a empresarialização do Clube e tudo o mais que nos trouxe ao fundo.

Quero com este exemplo demonstrar que para o Sporting ter sucesso, paz e um futuro com espiral ascendente era bom que te afastasses de uma vez por todas do Sporting e fosses para bem longe!!!

Se fosses verdadeiramente Sportinguista e se realmente amasses o Clube era o que farias!

leao revisor disse...

Leopiniao

Como sou sócio com a quotas em dia... Voto em quem quiser. É um direito que tenho.

Quanto ao resto... Vou refletir na tua sugestão, talvez deixe de ser sócio, deixe de comprar gamebox, venda as minhas acções, escreva ao Bdc a saber se me pode pagar já as obrigações do empréstimo e ainda poupo os 50 euros da operação pavilhão...

Quando chegar a uma conclusão volto a responder-te.

João Santos disse...

lr, por mim pode dizer o que quiser, confesso que me divirto bastante com algumas das suas palavras e teorias! Felizmente, não sou como muitos leitores deste estabelecimento que me sinto melindrado com o que quer que seja. Posto isto, vou ali para os lados de Alvalade ver se é hoje que chega o Anderson do Leixões que está confirmado, e digo isto, de "fonte segura" ;)

SL

Tigas disse...

Caro Leão revisor, só um pequeno aparte na tua excelente crónica e com a qual concordo quase na íntegra.
Jorge Jesus não sai do Benfica para o estrangeiro, enquanto o seu pai estiver vivo. Para quem não sabe, o pai dele tem um estado avançado de Alzheimer, e Jesus faz questão de o acompanhar nestes últimos (?) momentos de vida. Como tal rejeitou todas e qualquer outras propostas de outros clubes, para sair de Lisboa. Portanto, a não ser que saibas que o senhor vai falecer (o que é mais que provável dado a doença que tem), até ao início da próxima época, o Jorge Jesus irá continuar por aquelas bandas...
Ah, e sei disto de fonte seguríssima!

De resto, excelente crónica, como já disse anteriormente.

Saudações Leoninas, que para o ano seremos nós a festejarmos no Marquês, com o LEÃO em cima da águia!