quarta-feira, 21 de maio de 2014

O novo Ciclo

Antes de começar, referir que acho a venda de Jardim optima, em primeiro lugar porque é a primeira vez que se vende um treinador no SCP, depois porque "impede" Jardim de treinar em Portugal durante 4 anos, e por ultimo 3 Milhões agora com a possibilidade de mais 3 mesmo não sabendo em que condições para mim será sempre considerado um optimo negocio.
O presidente falou em terminar um ciclo o que pressupõe o inicio de outro. Um novo ciclo que vai ser liderado por Marco Silva, treinador jovem que lhe reconheço várias qualidades, apesar da sua falta de experiência nestas andanças.
Vai encontrar um plantel que fez um brilharete no campeonato passado e onde o presidente aumentou a fasquia para a luta pelo titulo, isto significa, por muito que custe a alguns que por aqui comentam, fazer o mesmo que este ano, já não será considerado um brilharete e começara a ser olhado como um insucesso. E logo aqui a pressão e a responsabilidade aumentará (e Jardim sabia bem disso).
O SCP anunciou 2 contratações do genero de Marco Silva, jogadores prometedores mas que a esmagadora maioria das pessoas olham para elas mais como promessas do que como certezas, aquilo que disse antes e que vou dizer no futuro se as contratações continuarem a ter este "perfil" é que dificilmente o SCP seria campeão se mantivesse o mesmo plantel, se não houvesse um aumento substancial da qualidade do mesmo (é a minha opinião) se os reforços que chegam são miudos aos quais não se pode pedir de imediato tudo, então parece-me que vamos ter dificuldades.
Um dos grandes méritos de Jardim foi em pouco tempo estabilizar uma equipa, estabilizar o modelo de jogo e começar muito bem o campeonato, fulgor que no final da época já não era o mesmo mas isso agora já não interessa discutir. Um dos primeiros desafios de Marco Silva será isso mesmo, implementar rapidamente as suas ideias, incorporar rapidamente os jovens jogadores contratados e entrar bem no campeonato.
De uma coisa tenho a certeza e tinha o dito o ano passado, isto não é o caso de aceitar a derrota/empate, parece-me obvio que este "tipo" de equipas se forem muito pressionadas dá mau resultado. Por isso independentemente dos resultados que obtivermos temos que apoiar incondicionalmente a equipa, o treinador e a direcção. Jardim num mundo perfeito teria que ter continuado, Marco Silva tem que estar 2/3/4 anos no SCP. Não se pode andar sucessivamente a trocar de treinadores (antes por maus resultados, agora por bons), isso prejudicada quer queiram quer não os resultados.
Termino falando para as virgens ofendidas que se insurgiram contra o teor do meu ultimo Post que são as mesmas que ficam novamente ofendidas quando digo que a nossa formação está a perder muito terreno para os rivais com o (não) trabalho que está a ser feito. Aquilo que disse foi apenas e só que os jogadores contratados não são certezas, como não são os nossos jogadores da formação, aquilo que disse foi que para apostar em não certezas, talvez não fosse mau, apostar nos jogadores da nossa formação. Porque não consigo compreender a vossa lógica, que os nossos jogadores da formação são optimos, mas depois o miudo estrangeiro que joga em campeonatos de 3º mundo já são melhores que os nossos. E não consigo compreender a lógica da direcção que acha (e bem) que os jogadores têm que rodar na 1º divisão, mas depois contrata esses mesmos miudos desses campeonatos secundários para integrar a nossa 1º equipa.
E isto nem é estar contra ou favor, é ter uma opinião, respeitar quem manda e apoiar o SCP!
Saudações Leoninas

26 comentários:

Mike Portugal disse...

"fazer o mesmo que este ano, já não será considerado um brilharete e começara a ser olhado como um insucesso."

Discordo ligeiramente desta frase.
Eu diria que ficar em 2º é, foi e sempre será um insucesso para o SCP dada a nossa dimensão, MAS, se por exemplo, ficares a 1 ponto do 1º lugar não poderá ser considerado um falhanço total, dado o orçamento dos outros 2 grandes.

O que foi prometido pela direção é que vamos lutar pelo título e não que o vamos ganhar. E acho que isso ninguém pode prometer. E para mim, lutar pelo título é estar a morder os calcanhares do clube que estiver em 1º lugar até ao fim do campeonato (se não formos nós a lá estar, claro).


"Aquilo que disse foi apenas e só que os jogadores contratados não são certezas, como não são os nossos jogadores da formação, aquilo que disse foi que para apostar em não certezas, talvez não fosse mau, apostar nos jogadores da nossa formação."

Mas nós vamos apostar nos nossos também. Penso que já foi dito que alguns da equipa B vêm fazer a pré-época com a equipa principal e mostrar o seu valor (Esgaio, Wallison, Iuri, Chaby, por exemplo). A questão é que nós precisavamos dum central e dum medio centro há muito tempo e acharam por bem contratar 2 promessas. Espero, obviamente, que tenham valor e que até possam ser mais valias para nós.

leao revisor disse...

Mike

Se lutares pelo titulo até ao ultimo segundo, se ao intervalo da ultima jornada estiveres virtualmente na frente, mas acabares em 2º ninguem te vai atirar uma pedra.

Mas se fizeres um campeonato rigorosamente igual a este, sem tirar nem por, será um brilharete ou um insucesso? É isso que te estou a dizer.

Quanto aos jogadores, e falando no caso do Esgaio, recuem e vejam o que disse da vinda de Welder, Esgaio não tinha feito o mesmo ou melhor? O SCP anda atrás do tal Servio de 20 ano para que?

Se esse vier como tem vindo na comunicação social, Esgaio vai fazer a pré-época para que?

A minha questão é, tu contratas um jogador é para ficar no plantel os nossos têm que se ir mostrar, quem contrata deve saber se temos ou não melhor na academia.

Mike Portugal disse...

LR,

Em relação à tua pergunta, se repetirmos esta classficiação na proxima época eu não irei ficar contente, pois ficamos muito longe do 1º, que para mim será o critério de avaliação principal.

Mike Portugal disse...

Já agora, o tal miudo de 20 anos que andam atrás poderá ser para a equipa B, já que não vamos ficar com o Welder.

Ronaldo disse...

"Porque não consigo compreender a vossa lógica, que os nossos jogadores da formação são optimos, mas depois o miudo estrangeiro que joga em campeonatos de 3º mundo já são melhores que os nossos. E não consigo compreender a lógica da direcção que acha (e bem) que os jogadores têm que rodar na 1º divisão, mas depois contrata esses mesmos miudos desses campeonatos secundários para integrar a nossa 1º equipa."

Mas o Slavchev precisa de rodar onde? No Setúbal? No Moreirense?

Simeon Slavchev (20 anos)

Senior career (1ª divisão búlgara)
2010–2014 Litex Lovech Jogos 52 Golos 15

National team
Bulagaria A Jogos 2

Precisa de rodar? Entre muitos outros exemplos, quando o Carrillo chegou não te vi com essa preocupação. Não estava a tapar também o lugar a ninguém?

Coerências...

Quando se é craque aproveitam-se as oportunidades. O Nani aproveitou a oportunidade quando a teve. o W.Carvalho aproveitou a oportunidade quando a teve. Assim, os jovens que têm jogado regularmente na equipa B e que vão ter oportunidade de fazer a pré-época também saibam aproveitar essas mesmas oportunidades...

O único campeonato do 3º mundo que interessa deve ser o argelino...

Ronaldo disse...

Revisor,

"Quanto aos jogadores, e falando no caso do Esgaio, recuem e vejam o que disse da vinda de Welder, Esgaio não tinha feito o mesmo ou melhor?"

Só dizes disparates!!! Uns atrás dos outros...

Mas desde quando é que o Welder não permitiu a evolução do Esgaio? Desde quando é que o Esgaio deixou de jogar para jogar o Welder? Por acaso estavam a jogar na mesma posição?

Se o Esgaio fosse para suplente na A nunca tinha tido a utilização e a evolução que teve na B.

Ganha juízo!

Ronaldo disse...

Pegando no título do Post:

NOVO CICLO

Num dia sai um treinador com o clube a receber entre 3 a 6 M€.

No dia seguinte entrea o novo treinador.

E ainda só estamos em Maio.

A isto chama-se competência!

Viva o Sporting Clube de Portugal!!!

anonymus disse...



Trê bostas seguidas para provar a sua adoração ao seu messias!

Pobre desgraçado!

O que seria deste arrebanhado sem ele?

O que seria também do seu familiar, sem o emprego que o bruneco lhe garantiu?

Diogre disse...

estas batalhas bipolares nas caixas de comentários deste blog são absolutamente repugnantes e ameaçam de morte o nosso Clube. Tenhamos vergonha e sejamos minimamente construtivos, Ronaldo e Anonymus.

SL

Unknown disse...

anonymus das 13:24 o que seria do SPORTING C.P. se tivesse adeptos como tu...

anonymus disse...

Muito melhor do que está actualmente, sobretudo no plano financeiro.

Teriam todos acções da SAD (não se estaria com dificuldades financeiras) pagariam sempre as quotas qualquer que fosse a direcção e não iriam para os estádios assobiar os jogadores, qualquer que fosse o resultado ou a direcção, para além de terem todos pago a quotização anual suplementar em 1995.

Ronaldo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ronaldo disse...

Diogre,

Não vejo onde está a ameaça de morte ao Sporting quando estou a perguntar ao avozinho inglês se já aderiu à Missão Pavilhão. Os insultos dele não me ofendem minimamente. Tenho apenas pena dele.

Achas mesmo que é isso que ameaça ou ameaçou de morte o nosso clube?

Eu respeito a forma como te tenho visto reagir à falta de caracter que muitas vezes aparece neste blog. Eu reago doutra forma.

anonymus disse...


Pois! Agora não dá grande importância a este bogue,mas este mentecapto já aqui acusou o LR de servir dele e de causar prejuízos ao Sporting!

As contradições deste depressivo são mais que muitas.Um dia destes, ainda vou aqui mostrar as contradições deste maníaco-depressivo, completamente de joelhos diante do seu messias.

Ronaldo disse...

Avozinho inglês,

E a Missão Pavilhão? Já aderiste?

Diogre disse...

anonymus

não o querendo desculpar, tu ainda nesta caixa de comentários o acusaste de arranjar tachos a familiares. Isso é alguma coisa de jeito? por favor!

SL

leao revisor disse...

Mike

Não me parece que faça muito sentido pagar 1 milhão de euros e vir para a equipa b.

Até posso compreender situações de excepção nesse sentido agora fazer norma disso não me parece correcto.

Sacaio disse...

Estou para ver se não é o Marco Silva o melão que temos de justificar! Agora queremos transformar o puto no melhor do mundo???? Só espero que não seja tão "bom" como foi o Paulo Fonseca, o Carvalhal, o Paulo Sérgio ou até mesmo o Sá! que eram todos jovens muito promissores...

Ver para crer!

Mike Portugal disse...

Sacaio,

Eu tenho a confirmação que é o Marco Silva e tem um contrato de 2 anos com mais 1 de opção.

porrinho disse...

Relembro GL, quando trouxe Domingos, idolatrado, desejado e reconhecido e depois o resultado disso.
Muitas vezes a conjuntura, sejam lesões, calendário, política interna ou outra fazem com que corra melhor ou pior.
Obviamente que espero que corra bem, mas já vi muitos exemplos. E passar de bestial a besta é facílimo!
Sou daqueles que se recusa a acreditar que as pessoas que servem o Sporting sejam mal intencionadas, acredito que querem o mesmo que eu, maior e melhor, sempre.

SL

Ronaldo disse...

Diogre,

Nem tens de desculpar ninguém. E caso ainda não tenhas reparado, o avô inglês não sai do mesmo registo. Não passa do arrebanhados para a esquerda e 25 de Abril para a direita.

Já lhe acho a mesma piada que acho à azia do revisor.

O que é de lamentar são as más notícias para o nosso clube. Como por exemplo a recente lesão do Marcelinho que vai obviamente fazer falta para a conquista do título de futsal.

johnC disse...

Bem, um post em que não discordo da totalidade, é de estranhar...
Mas de qualquer forma tenho que fazer a seguinte pergunta:
O que significa um jogador ser uma certeza? O Elias, Bojinov, Bolodearroz, Pongolle entre muitos outros flops caros que comprámos ao longo dos tempos eram certeza?
Não conheço essa definição de certeza, ou pelo menos, a que tu queres fazer passar.

Agora outra coisa que não tem a ver com o post. Faz-me muita espécie, como está na moda dizer, que o Paulo Oliveira até ao inicio da semana era elogiado por TODA A GENTE, que quando se falava que ia para o Benfica era o novo menino de ouro e que o Benfica já estava a investir no jogador português de qualidade e que era, veja-se bem, um bom substituto para o centrais que têm porque, e passo a citar,
"Luisão já não vai para novo e o Garay vai sair", de um momento para o outro passe a ser um jogadorzinho e que "o Sporting até tem melhor na B".
Não foste tu que disseste, mas foi o que os comentadorzecos desta praça disseram desde que souberam que tinhamos contratado. Até o Miguel Rodrigues ou o Tobias Figueiredo já eram melhores (neste momento) do que ele. Em fim, se o ridiculo matasse... e eu, que nem acho o P.Oliveira nada de especial, acho também que é ridiculo esta necessidade de dizer mal de tudo o que acontece no SCP.

leao revisor disse...

Johnc

Nenhuma contratação traz um grau de certeza ou então contratas o Ronaldo e tens o problema resolvido.

Mas aquilo que digo e estou plenamente convencido disso e que contratar jovens (alguns com menos de 20 anos inclusivamente) é um risco muito maior do que contratar os jogadores que referiste.

E sabendo a partida que esses jogadores não renderam.

Já contratamos estes 2, vamos amanha fechar o romeno e possivelmente mais 1 ou 2 com o mesmo perfil e eu pergunto-te vão ser 5/6 jogadores abaixo dos 20 anos que vão fazer a diferença? Não sabendo se rendem, não sabendo se vão se adaptar?

Quanto ao central, não o acho mau jogador, acho-o um central com potencial como já disse, com características importantes para a posição, mas como já disse antes também acho Dier superior por exemplo e se for este o único central que vamos contratar vai ficar curto, porque acho que precisávamos de um "patrão" e Paulo Oliveira mesmo acreditando muito nele ainda não o será.

johnC disse...

Não percebi a contratação do Oliveira também... só faz sentido se o Dier sair este ano (devido à questão da renovação que ele e o seu pai não querem assinar, nem ouvir propostas). Não sei como está actualmente esta situação, mas a ultima informação que tinha era esta. De resto não acho este jogador nada de especial, ao menos, está rodado e habituado ao campeonato e aos jogos "grandes".

leao revisor disse...

Johnc

Dier sempre teve uma postura impecável com o scp, mas também sempre soube perfeitamente o que queria para a sua carreira e essa passará mis cedo ou mais tarde por Inglaterra. O scp neste momento prática a política do chapa 4, ou seja ou aceitas o que te damos e da maneira que queremos ou nada feito.

Dier se tivesse assinado pelo scp teria muito mais oportunidades do que teve, dier não andou nada satisfeito este ano, e infelizmente para mim que gosto bastante dele, não me surpreenderia que ele fosse embora porque mesmo tendo contrato até 2016 a coisa não esta (não estava pelo menos) encaminhada para a renovação.

Anónimo disse...

Revisor,
O marco silva manda cumprimentos:
http://2.bp.blogspot.com/-fvuD6HzDcKY/UxdSQuRw2nI/AAAAAAAACvs/VnUxECwymBE/s1600/marcosilva-festejargop8f91.gif