quarta-feira, 7 de maio de 2014

Silly season, Jornal SCP e Patrocinador

Não deixa de ser o normal em cada final de época, mas começamos a ver nomes de jogadores a serem apontados ao SCP, nomes de clubes a pretenderem os nossos jogadores, não vou querer nesta fase falar de cada nome falado, parece-me contudo que muito que nós vamos fazer na próxima temporada estará intimamente ligado à nossa abordagem ao mercado e à nossa capacidade de por um lado manter os melhores e por outro ir buscar "reais mais valias" com o curto orçamento para compras que temos.
Mais uma semana e mais um desenvolvimento sobre o nosso Jornal. A Youngnetwork contratou Bruno Roseiro para liderar o projecto do nosso Jornal. Podia aqui falar da "coincidência" de ter sido este mesmo jornalista a escrever o livro "O presidente sem medo" que está nas bancas desde o inicio do mês, prefiro por outro lado dizer que é um grande sportinguista, que como jornalista acho-o muitíssimo competente e que me dá alguma esperança que o nosso jornal seja novamente falado pelos bons motivos.
Depois de termos tudo certo com a Macron por valores que primeiro eram de 2M/ano nas ultimas noticias já estavam em 1,4M/ano (oficialmente não se sabe o valor correcto, mas partimos do principio que será os primeiros 2M/ano), houve um retrocesso e nesta fase pelas informações que disponho tudo estará em "aguas de bacalhau".
Sempre disse que pouco me interessava a marca, interessava-me mais o valor do contrato. Penso que seja algo que a esmagadora maioria das pessoas concorda, o problema é que como todos os contratos temos que ler todas as alíneas e depois sim ver qual é a melhor opção para o SCP. Ora muito bem, nós recebemos da Puma por ano mais de 1,4 milhões de euros, divididos entre valor da marca e o naming da Academia. O contrato com a Macron pelo que foi dito pela comunicação social tinha um valor máximo de 2M e não continha o naming da academia (que podia ser negociado com outra qualquer marca). Assim sendo estaríamos sempre a ganhar, só que existe um problema no meio disto tudo, o plafond para equipamentos e aí parece-me um negócio pessimo para o clube. Ou seja se eu receber 2M (que seja) mas para ter os equipamentos para todas as minhas equipas do clube tenho que as "comprar", esses 2M vão ficar muitissimos mais curtos, se por outro lado tiver os 600/700 mil euros mas tiver a possibilidade de pedir de "borla" X equipamentos esses 600/700 ficam muito maiores. Se a isto juntarmos que a Macron não tem calçado e que vamos ter que "comprar" noutra marca... é fazer as contas e pensar o que será melhor.
Neste momento comparar a nossa marca com o SLB é impossivel, não nos podemos esquecer que eles tem muito mais capacidade de conseguir melhores contratos, têm mais mercado mas acima de tudo porque os 8M ano que vão receber englobam publicidade no seu canal (que ainda não temos) e no seu estádio.
Saudações Leoninas

9 comentários:

Jalex disse...

Quanto á questão do patrocinador de equipamentos,vai para ai uma salganhada terrível revisor.


Diz que tem informações "seguras",mas depois nem sabe os valores envolvidos na operação...


Espere mais um pouco e terá acesso á informação que deseja(e ai sim pode criticar ou não).Já falta pouco.


Ps : O contrato da puma era uma merda,sobretudo pelo facto de não haver valores fixos no contrato(algo verdadeiramente amador).

E se no primeiro ano ate eram valores razoáveis a partir dai foi sempre a descer(quer em valores monetários,qualidade de equipamentos e fornecimento). Uma parceria para esquecer.

leao revisor disse...

Jalex

A informação que tenho não diz valores concretos mas garante-me que no contrato com a Macron existe 0 euros para equipamentos das camadas jovens tanto do futebol como das modalidades, bem como todo o calçado já que a Macron não tem.

E ainda lhe posso dizer que tenho sérias dúvidas que neste momento seja a Macron o nosso patrocinador.

leao revisor disse...

Ou seja o contrato só foi negociado para as equipas seniores.

tiscp disse...

Não tenho duvida que seja compilicado actualmente competir com os lampioes em termos da projecção da marca, derivado sobretudo a todo o sucesso desportivo com afirmação europeia, agora não é de todo aceitavel nós recebermos entre 10 a 20% do que eles, porque não existe em altura alguma, nenhuma marca em Portugal que consiga ter 5 a 10 vezes maior projecção desportiva que o Sporting.
Mas os valores não são só curtos em relação aos lampiões, segundo se fala o porto tambem tem valores bastante superiores aos nossos, não podemos continuar a querer ser o parente pobre, como o assumimos no passado.
Agora como é possivel o Sporting receber 1,4M por ano da Puma? Quando esse contrato além do equipamento inclui o naming duma das melhores academias do mundo, so o naming da Academia vale muito mais.

Um dos nossos grandes problemas do passado sempre foi o marketing e a falta de aposta por parte das nossas direcções na valorização da nossa marca.

Sempre nos faltou a criação de uma marca com identidade forte capaz de catapultar a imagem mais além e ser tambem um instrumento de fidelização e captação de novos socios e adeptos.
Mas temo que a opção pela Macron, não seja a melhor solução, uma vez que se trata de uma marca sem projecção nenhuma no panorama nacional e isso pode-nos ser prejudiciais em termos de comercialização e publicitação dos nossos produtos.

anonymus disse...




O título "Presidente sem medo" é sugestivo, mas pode-se sempre perguntar o porquê desse título.Será porque teve que se bater e vencer adversários temíveis, que puseram em perigo a sua existência?

Não! Isto cheira-me mais ao culto da personalidade, prática existente nos países da antiga cortina de ferro, Coreia do Norte e China, entre outros.

Estou desejoso de saber o que irá contar o dito livro, sobre alguém que está no poder há apenas 26 meses.Só se for para contar a sua estória desde pequenino...Mas nesse caso, que interesse poderá ter para os Sportinguistas amantes única e exclusivamente do Sporting.

Ainda se podia compreender, que o fizesse no fim de um mandato cheio de êxitos.Mas agora, só com estes meses!...

Se calhar, é só mais uma tentativa para imitar um outro que todos conhecemos!

johnC disse...

Eu quero é ver o scepo que ai vem :) Quanto a equipamentos, só me interessa o design...

johnC disse...

TV em julho... só espero não ser uma boificatv! Bora lá!

Serg Greenland disse...

Ola a todos,
Ja que se falou de marketing, imagem, marca.. gostava de vos colocar algumas questoes sobre o nosso site.
Eu tenho uma opiniao sobre o tema, mas gostava de saber a vossa.

O que acham do site do nosso Sporting?

Com que frequencia acedem e quanto tempo costumam passar por la? é-vos cativante? Encontram os conteudos que gostavam de encontrar? têm vontade de o visitar diariamente?

Cumprimentos

leao-titular disse...

revisor lampião os lampiões são muitos mas são tesos aina ontem recebi, pelo correio, uma proposta para ser sócio das aves, tal é o desespero dos tesos para arranjar dinheiro, pois as dívidas têm que as pagar. E com que? Ainda estive para lhes mandar umas cebolas, mas optei por alhos.