sexta-feira, 4 de julho de 2014

Formação e Abel

Tem "revoltado" muitas pessoas neste espaço a MINHA opinião sobre o fim da aposta na formação no SCP. Certa ou errada sempre será apenas e só a minha opinião e como sempre aconteceu não tem nem nunca teve a pretensão de ser melhor que ninguém. Contudo é após tantos comentários não posso deixar de dizer o seguinte num Post, para todos lerem e assim ser mais fácil responder a todos. Vejo muitos sportinguistas a questionarem como a aposta do clube pode ter terminado se vamos apostar em Esgaio, João Mario e Tobias. Em relação ao Esgaio e ao Tobias a resposta parece-me simples, com as actuais contratações, o Esgaio não tem o mínimo espaço, cedric, o tipo do Belém e até Miguel Lopes que deverá sair tapam-lhe completamente o lugar, quanto a Tobias, neste momento temos 4 centrais no plantel, andamos publicamente atrás de um 5 o que nos leva a crer que Rojo estará de saída, portanto mesmo saindo algum central a aposta será em mais um jovem estrangeiro.
Depois surge outra questão, se será benéfico ou não o empréstimo a clubes da 1 divisão a jogadores como Iuiri, walisson etc etc, e eu acho muitíssimo bem que se faça, porque considero que será necessário outro tipo de experiência competitiva que a 2 liga não tem, só que não consigo compreender como este raciocínio e válido para os nossos mas depois achamos que jovens com a mesma idade de campeonatos muitíssimos mais limitados que a própria nossa 2 liga, tem a capacidade de ser uma opção válida na nossa 1 equipa. Claramente está a existir uma incoerência brutal neste particular.
Passemos agora para a contratação do jovem escocês de 18 anos, para mim a melhor contratação até ao momento, sendo o jogador mais promissor de todos os que contratamos SÓ que isso não invalida de eu dizer que tanto Iuri como Mateus Pereira, jogadores igualmente promissores e talentosos, jogadores que pelo seu percurso sempre foram os melhores ou pelo menos dentro do top-3 da equipa, que frequentemente sempre que participavam em torneios internacionais pelo nosso clube ganhavam prêmios individuais (Mateus fez o pleno a época anterior) vem o seu espaço reduzido. Pior, estando Mateus num processo complicado de renovação, vê um jogador da mesma idade e da mesma posição chegar ao SCP, anunciando que vai receber 22x mais do que lhe propuseram, e isto sem prêmios! Realmente existem coisas que não consigo perceber mas certamente alguém aqui conseguirá me explicar. Por ultimo e ainda neste caso, eu tenho o SCP em muito melhor conta que alguns, porque eu não tenho a menor dúvida que se Iuri ou Mateus (e podia aqui anunciar muitos outros) jogassem no Dundee certamente seriam titulares daquela equipa ou acham que pode existir alguma comparação entre o nosso clube e aquele clube escocês?
Em relação ao Abel, já aqui escrevi quando se passou a mensagem que o treinador não contava, na altura disse que o treinador estaria a prazo porque nenhum treinador no mundo aguentaria o cargo sabendo que a direção o queria despedir e que inclusivamente fazia convites a outras pessoas. Saiu.... Após 1 treino! Ridículo! Se já o episódio anterior era mau, isto foi a cereja no topo do bolo, registe-se que nunca fui contra a saída do treinador, a minha crítica foi pela forma como foi tratado todo o processo, houve mais que tempo para resolver tudo e desta vez nem mesmo os mais seguidores vão me conseguir explicar esta!
Saudações Leoninas

35 comentários:

Marad0na disse...

“Muitas vezes temos de ir buscar jogadores que tragam outras valias, porque é isso que os grandes clubes fazem – formam mas também estão atentos ao mercado. Temos de ir conciliando a formação e um scouting ativo, e depois ir lançando os melhores na equipa principal. Não podemos ser obcecados por uma política de formação que nos impeça todos os anos de sermos altamente competitivos. Não podemos estar fechados para o exterior e deixar de trazer mais qualidade”, alertou BdC.

Mike Portugal disse...

Todos os jovens irão, com certeza, ter uma oportunidade na pré-época de mostrar o que valem na equipa principal, seja o Gauld ou o Wallison ou o Dramé ou o Esgaio.

E só depois disso é que deverão decidir sobre empréstimos.

Continuo sem perceber onde é que está a falta de aposta na formação.

leao revisor disse...

Mike

Você ou está a brincar ou mais não lhe posso fazer? Gauld vai ter oportunidade de se mostrar? Mas você passa-lhe pela cabeça que este jogador vai para a equipa B ou será emprestado?
Esgaio por muito que faça alguma vez fará uma contratação passar para a equipa B?

Já nem falo no Iuri...

Quando não se quer ver não há nada a fazer.

Maradona

Nada contra ir buscar fora, qualidade não está só unicamente em Alcochete, contra estou e ir somente buscar fora! São coisas diferentes! Mas não acredito que percebas!

Aliás presumo que aches muito bem irmos buscar um jovem de 21 anos ao belíssimo campeonato da Nigéria para o lugar do wiliam, quando temos variadissimos médios na equipa B/emprestados.

Mas pronto eu ainda sou do tempo que se escrevia por aqui que só se iriam contratar "reais mais valias", mas digo isto com algum receio não vá aparecer aqui ninguém a dizer que foi o Aurélio Pereira que o indicou e deixo de poder escrever.

leao revisor disse...

E não quero fazer disto nenhum drama, somente é a minha opinião.

Marad0na disse...

se esses jogadores da formação querem mostrar o que valem é agora, sigam o exemplo do william que roubou o lugar ao rinaudo a época passada

quanto ao nigeriano não há nenhum no plantel do Sporting, existe é o oriol rossel para o lugar de trinco

nao te precipites a falar de jogadores para depois nao acontecer como o esgaio 2 que afinal nao veio

já agora o slimani tb jogava no enorme campeonato da argelia o mauricio na 2ª divisao brasileira e o hulk na 2ª do japao

Unknown disse...

Qual será o numero ideal de jogadores a subir por ano da B (ou que entretanto rodaram noutro clube) ?

Não será uma questão facil, mas arriscaria a dizer que entre 1 a 3, porque não me parece possivel que haja por ano 4 ou mais grandes talentos a despontar

No ano passado tivemos William e Mané, este ano teremos pelo menos João Mário

Sinceramente não percebi mesmo - quem é que ganhar mais 22X que quem ?

Mike Portugal disse...

LR,

"Você"????
Desde quando é que passamos para o "você"?

Se o Gauld não mostrar ainda qualidade para a 1ª equipa, não tenho duvida que irá jogar uns quantos jogos na B.

Diogre disse...

Revisor

Discordo frontalmente da tua opinião no 1º assunto, já argumentei porquê e só a realidade nos vai dizer quem tinha razão. Essa realidade será conhecida ao longo da época, e começará a desvendar-se conforme nos formos aproximando do fecho das inscrições. Vamos ver.

Quanto ao 2º assunto, estou totalmente de acordo. Acho que a direcção se portou muito mal com o Abel, que apesar de não ter demonstrado grande competência, sempre foi um profissional exemplar, tanto quanto sei. Este despedimento em forma de iô-iô fica muito mal a BdC e seus pares.

SL

Unknown disse...

Quem é que vai ganhar 22X mais que quem ???

Unknown disse...

Revisor, Graças a Deus que as tuas opiniões não contam para nada!

Rodrigo disse...

Isso é tudo muito bonito oh LR.
Mas vindo de ti vale zero, porque antes em situações piores que se passaram na formação e equipa b ficaste calado.
Hipocrisia.

futeboldatreta disse...

segundo o jornal 'ojogo' o Gauld vem ganhar 17,5 mil euros por mês.

Se são 22x vezes mais que o Matheus, ficamos todos a saber que segundo o LR o Matheus recebeu uma proposta de renovação onde iria ganhar 800 euros por mês.

O Matheus fará o seu primeiro ano de senior. Deve continuar na B.

O Esgaio e o Iuri acredito que ficarão no plantel principal ou serão emprestados. Continuo a achar que o Iuri fará carreira como falso extremo direito, com diagonais e movimentos verticais.

Mordoga disse...

Uns ficaram antes, outros ficam agora... com a desculpa dos que ficaram antes!

Espectáculo, é só rir. Como antes se fez merda, agora toda a merda que for feita por esta direcção é aceitável. Lol, este argumento é demais.

Por exemplo, contratações: como antes se gastavam milhões em jogadores que depois nada faziam, agora é mais do que aceitável gastar tostões com erros de casting (Magrão, Cissé, Welder,...).

Pena é que, durante uma época, esses erros ocupem o lugar de outros e sejam os que estão no banco para servir de segunda linha da equipa. E isso condiciona o rendimento da equipa... vai daí talvez não fosse tão aceitável, só porque custaram tostões!

É só amantes do querido líder, não só no passado mas também no presente. Eu queria ver era amantes do SCP e para isso tem de existir uma cultura de exigência, sejam milhões ou tostões.

Lion73 disse...

Insiste no que insiste, por uma razão óbvia: ter uma arma de arremesso à direcção. É isto e nada mais que isto.

Até poderá ter razão em alguns pontos ( eu esperaria por ver a composiçao do plantel deste ano ). mas posso dar ZERO de credibilidade a quem se ufanou pelo melhor plantel dos últimos 30 anos após 3 dezenas de contratações ( de estrangeiros, quase sempre pagos a peso de ouro ) e nunca perdeu a oportunidade de criticar jogadores da formaçao como Cedric e Adrien.

Quem não o conhecer, que o compre.

TLLL disse...

LR
Eu não costumo comentar neste site, no entanto venho ca para me rir a gargalhada....

Tu alem de não seres sportinguista és doente!

Quando godinho lopes era presidente não via a tua preocupação com a equipa B nem formação. E sempre tivemos os resultados desportivos e financeiros miseráveis como se verificava.

Com Bruno de Carvalho ficamos em 2º na epoca passada com muito bons resultados financeiros (depois do descalabro das epocas anteriores) e isto tudo a jogar regularmenteo com 6!!!!! jogadores da formação.

Agora tu tens a lata de dizer que a aposta na formação acabou....nao foi o GL que apostou nesses 6 jogadores foi Bruno de carvalho....

LR só tenho uma coisa a dizer.....TU ÉS DOENTE!!!

Saudações Leoninas.

leao revisor disse...

Diogo akalince

Obrigado pela opinião

Nuno bispo

Fico muito mais satisfeito que pense assim, ah e tal até tem razão, mas ele não tem moral para falar...

Futeboldatreta

O valor referido pelos jornais em Inglaterra são 40 mil mensais e não os 17,5. A proposta feita ao Mateus são 1800 euros mensais brutos, com a diferença que no anterior contrato tinha direito a casa paga e viagens para o Brasil e agora isso não está no contrato.

Rodrigo

Mais um que como não tem como argumentar, vem dizer que não tenho moral... Sintomático!

Diogre

Basta parares e pensares quantos jogadores tens na equipa A a treinar , quantos tens na B, quantos ainda estão de ferias e quantos ainda se falam para entrar, desses tiras os supostamente vendidos e depois diz-me onde encaixam os jogadores que referiste para um plantel de 25 jogadores com 2 jogadores por posição.

Lion73 disse...

Poderá ter razão em alguns pontos do seu comentário, foi o que eu disse.

E não, não tem moral para falar sobre esta matéria.

E mais uma vez, eu esperaria pela composição final dos planteis.

Anónimo disse...

Ainda não é oficial a saída do Abel. Não te antecipes. A confirmar-se concordo que foi um processo mal gerido e que devia ter ficado fechado mal acabou a epoca com a saida do Abel por mutuo acordo, porque é obvio que a epoca não foi boa e ele não mostrou competência para o lugar.

Quanto ao resto, as mesmas balelas do costume. Quando dizes que a aposta na formação acabou quer dizer que o Godinho Lopes manteve a politica de aposta na formação, o que é desmentido pela primeira epoca em que contratamos (mal ou bem) mais de 20 jogadores. Entre eles jogadores jovens como o arias, rubio e carrillo que vieram ganhar tanto ou mais do que agora o Ryan Gould. O teu problema é de coerência, e é grave, muito grave. E faz com que ninguém te passe crédito naquilo que dizes.

Só volto a comentar no final da silly season porque és um especulador profissional e eu não quero alimentar isso.

Unknown disse...

1) O Leão Revisor nunca disse mal do Cedric. Referiu há muitos meses atrás que o luso-alemão seria o titular da seleção nacional. Equivocou-se. Em grande parte pelos "não critérios" do Bentolas. Disse mal de Adrien. Na minha opinião, aí equivocou-se porque Adrien é um jogador que enche o campo. Haja treinador que saiba tirar partido dele. Outras contas referem-se ao salário do luso, neste caso francês. É um valor elevado para a nossa realidade. Megalomanias que antecederam os atuais corpos diretivos.

2) Essas mesmas megalomanias fizeram o LR e outros (eu inclusive) que estaríamos na presença de um dos melhores planteis dos ultimos anos. E estávamos na presença de um grande plantel. Um plantel A com bons jogadores e uma equipa B com talentos incríveis. Mas pelotão sem líder, não batalha. Durante anos a fio, com exceção do Domingos, andámos a experimentar treinadores. Do ponto de vista desportivo, as grandes falhas dos Godinhos e Bettencourts foi comprar caro, vender barato e não aproveitar a formação. Os jogadores comprados por Godinho, salvo raras exceções, indiciavam qualidade. Ela não se verificou pelo contexto. Da mesma forma que Adrien, Rojo e Cedric fizeram duas épocas em pólos extremos de rendimento.

3) E esse é o grande mérito de Bruno de Carvalho. Percebeu que se consegue fazer mais com menos, se começarmos por contratar um treinador competente, com ideias definidas, consistentes e coerentes com os jogadores que era possível dotar. O plantel do ano passado era limitado. Era necessário um treinador que estabilizasse o modelo de jogo desde muito cedo (fim de Julho)em função dos jogadores que um orçamento tão curto permitisse ter. Leonardo Jardim era e foi o homem indicado para essa tarefa.

4) Ao longo do ano existiram erros de gestão desportiva por parte da direção. Quem os omitir, não está a fazer um bom trabalho de adepto. Obviamente que é mais fácil julgar depois do sucedido, mas é a única forma prudente de avaliar qualquer trabalho é ver os resultados ds decisões tomadas. Posso enumerar alguns equívocos: Welder, Piris, Magrão e Heldon foram claramente erros de prospeção. Não tem talento para um clube como o nosso. Emprestar João Mário, emprestar Rinaudo, não treinar Wallyson ou King, ou Mika na equipa A, quando só existiam Jefferson e William na equipa A foi no mínimo imprudente. Como gostaria eu que tivéssemos jogado na Luz com João Mário no lugar de William, Dier a central e Rojo a lateral esquerdo.

Unknown disse...

5) Estes equívocos têm responsabilidade da direção, assim como de Jardim. Na sequência do jogo na Luz, manifestei que Jardim tinha estado mal. A equipa não estava preparada tática, técnica nem psicologicamente para aquele jogo. A conferência de imprensa após o jogo foi mal conduzida pelo madeirense, descartando as suas próprias responsabilidades. Mas recuperou rapidamente a equipa. Só voltámos a perder pontos no famoso jogo de Setúbal. Só que o jogo do Sporting era vencedor, mas previsível. E a partir daí, mesmo com uma reta final interessante não consegui esquecer-me do nível médio que a equipa apresentou em dezembro e janeiro. Comecei a sentir que precisávamos de um futebol de mais posse, de melhor tomada de decisão, de maior envolvimento ofensivo. Um futebol menos resultadista e pragmático.

6) Foi por isso que vivi com um misto de tristeza e de esperança a partida de Jardim e a entrada de Marco Silva. Este é um treinador à medida do que eu queria. Sinto que os nossos n.ºs 10 vão elevar-se acima do nível de jogo de um “Evandro”. Seja João Mário, André Martins ou Vítor que vão jogar de frente para a baliza e não de costas rodeados por 2/3 oponentes. Que vamos descobrir em Carrillo, Mané e Montero combinações que nunca os vimos fazer. Ou que Slavchev, Adrien, William (se ficar) e Uri irão dominar os meios campos dos relvados nacionais seja na posse de bola, seja nas compensações, pressão e recuperação.

7) A formação e os reforços são geralmente um trade-off. Tenho alguma dificuldade em afirmar que a formação está a acabar, tendo por base a contratação de uns quantos jogadores. Por exemplo, contratámos Geraldes. Por contratarmos Geraldes estamos a impedir que Esgaio se afirme? Está Esgaio preparado para ser lateral da equipa A? Será que é esse o futuro que lhe reserva? Ser lateral? Ryan Gould tapa o lugar a Iuri e Matheus? Não estão os três a treinar em Alcochete? Não é Matheus ainda junior? Será que não vai ser o escocês que vai ter de lutar para superar o nível do Iuri?

8) Entendo a especulação. Entendo a preocupação. Mas sinceramente ainda vão existir algumas saídas. Vejo com agrado a saída de Capel, Wilson, Heldon ou Rinaudo. Maurício, sendo o mais velho e menos talentoso, também poderia rumar a outras paragens. Os 4 primeiros devem mesmo sair. As restantes saídas deverão ser outros casos. Slimani, Rojo ou William têm algum mercado. A sua substituição não se afigura fácil. O caso específico de Slimani, considero-o muito limitado tecnicamente, mas a presença de área é difícil de igualar a um preço reduzido.

Unknown disse...

9) A formação tem de ser tratada com especial dedicação. Tem de ser a fonte dos jogadores de equipa A. Mas não a única fonte. As palavras de ontem de Bruno de Carvalho são claras nesse sentido. Veremos se no final da pré-época as preocupações manifestadas se concretizam. Eu estou atento, porque acredito que há jogadores da equipa B que merecem uma presença regular na equipa A. É aliás um sinal para que os nossos jovens continuem a acreditar que podem ser profissionais de alta competição de leão ao peito. Essa esperança é fator fundamental para conseguirmos recrutar jogadores que os nossos rivais também procuram. Para além dos benefícios económico-financeiros subjacentes ao modelo de gestão desportiva que tem como pilar nuclear a formação.

10) Da mesma forma que a esperança é condição importante, a forma como tratamos os nossos profissionais e a imagem associada que se transmite para fora é também ela muito relevante. Eu nunca fui fã do Abel. Nem do jogador, nem do treinador. Reconheço-lhe alguns méritos. A forma como Wallyson e mesmo Iuri evoluíram no último ano tem, naturalmente, o cunho do treinador. Por outro lado, foi sujeito às regras de Jardim e da estrutura de futebol, com as quais tão pouco concordo. Já não chegava termos tido o equívoco de contratar o Welder, o Magrão e o Piris e eles ainda tinham de “ganhar ritmo” na equipa B, no lugar de um Riquicho, Wallyson ou Chaby? Ganhar ritmo para quê? Para serem corridos no final do ano? Apesar destas entropias alheias a Abel, eu nunca fui fã. Por mim teria ido embora, como foi. Gostava é que o processo tivesse sido mais transparente. Para bem do Abel e para bem do nosso clube. Não há provavelmente nenhum treinador competente no mundo que queira ser tratado, como se especula, que o Abel foi. E a nossa equipa B precisa de um treinador competente.

Saudações Leoninas e Bom Fim-de Semana

João

leao revisor disse...

Ferreira

Engraçado que Bdc contratou o mesmo número de jogadores que gl, gastou foi muito menos dinheiro.

Mas vou voltar a repetir a mesma conversa, a política com gl foi apostar em jogadores internacionais com presença habitual nas suas seleções principais para resultados imediatos. Contratou 4 jogadores fora desse principio e anunciou precisamente isso.

Os resultados foram os que foram mas a política foi anunciada, e não podemos comparar as alturas porque nesse ano o SCP criou a equipa B.

Agora o SCP anuncia que aposta na formação e faz... Isto!

Você pode voltar quando quiser o que não pode mudar são o número de jogadores que estão neste momento na equipa A e B, os que ainda estão de ferias e os que andamos a negociar ( para fora e para dentro).

Se depois disso conseguir me dizer quais são os jogadores que o SCP vai apostar agradecia.

O que está a fazer não e mais que empurrar com a barriga um problema para si(vocês) que é a evidência que este ano o SCP prefere ir comprar fora do que apostar nos da casa.

Nuno bispo

Desafio-o a elaborar um plantel com 25 jogadores, 2 por posição com os actuais jogadores do SCP. E olhe que entre equipa A e B e em ferias temos mais de 60 jogadores.

Escolha você os 25.

futeboldatreta disse...

epa oh Revisor, mas agora vamos acreditar na história dos 40 mil só porque os jornais ingleses que não percebem patavina da realidade do clube dizem? Vamos também acreditar na história dos 4M da sua transferência? Duvido que tenham sido 3 sequer.

O clube está a cortar em tudo o que pode, alguma vez na vida ia colocar um miudo de 18 anos a ganhar isso.



leao revisor disse...

João

1) eu assumo hoje com os 2 jogadores em alta que não gosto nem de cedric nem de adrien. Os que diziam cobras e lagartos de Rojo podiam fazer o mesmo.

2) não tiro uma vírgula quando disse que o plantel que o SCP tinha era o que melhor soluções apresentava dos últimos 40 anos. Jogadores experientes e internacionais, vários por posição, menos para a 9. Fez-me acreditar que estaríamos muito mais perto do título que em anos anteriores. Porque foi assim que conquistamos os 2 últimos títulos.

3) não tirando o mérito nem a Bdc nem a jardim, disse-o ja variadas vezes que a conjuntura que se encontrou o ano passado não se volta a repetir.

4) não tenho nada a acrescentar.

5) independentemente do treinador e da estratégia o SCP para o ano tem que ganhar, se não ganhar, este ano as pessoas vão cobrar e isso aumenta o grau de dificuldade logo a partida. Por isso acho que a missão de março silva será muito mais complicada que a de jardim, porque apesar de ter um grupo mais estabilizado terá um aumento de exigência quando jardim tinha uma almofada de conforto enorme. E não nos podemos esquecer que houve muitos jogos com jardim ganhos "a lá slimani" sem fazer muito por isso.

6) daqui a um mês posso ter uma opinião mais clara sobre isso.

7) já aqui escrevi sobre esses casos, Esgaio nunca será médio interior no scp, muito menos extremo, se for jogador no scp será a lateral. Gerardes fez 11 jogos na 1 divisão nacional, foi contratado por 500 mil euros para ser alternativa a cedric já que Miguel Lopes não conta, a minha pergunta e, se não foi agora que apostamos nele será quando? Quanto ao gauld e ao iuri/Mateus também já deixei a minha opinião. Realmente estão todos na academia, só que uns estão mais que outros...

8) lanço-lhe o mesmo desafio, faça um plantel de 25 com os ACTUAIS jogadores do SCP são mais de 60. Não pense em compras e vendas.

9) nunca disse, fique claro que não se deve nem se pode contratar jovens no estrangeiro, aquilo que estou farto de dizer e de tentar fazer passar a mensagem e que não podemos só comprar fora. Compreendia muito mais facilmente que se fosse contratar um jogador com 24/5/6 anos do que um com 19/20/21 de um campeonato fraco. Jogadores que se precisam de ambientar ao campeonato e que estão numa fase da sua carreira muito irregular ou seja... Não se consegue resultados imediatos com este tipo de jogador.

10) disse-o antes e posso voltar a dizer o processo foi horrivelmente tratado, esses casos que referiu aconteceram mas a corda estalou com o central Perez que Abel não gostava dele nem um pouco e a direção queria o ver no activo. Desde janeiro/fevereiro que Abel tinha os dias contados.

leao revisor disse...

Futeboldatreta

Ninguém pode saber ao certo o seu vencimento, mesmo que seja 20 mil (metade do valor anunciado) são mais de 10x aquilo que foi proposto ao Mateus.

Aquilo que me foi dito foi que ele custou 2,7M com 1,3m em objectivos ao longo do contrato.

Anónimo disse...

O matheus está preparado no imediato para ser titular na equipa A? e o iuri? Para mim, os unicos que o estão são o dier, o esgaio e o joao mario. E o mané com algumas reservas.
A aposta na formação não se faz queimando jogadores. O objectivo da equipa B é potenciar jogadores para a equipa A, por isso hoje estar na B não implica que seja para sempre. Até porque há jogadores que têm apenas um ano como seniores (mané, iuri, tobias, o dier na pratica tem dois porque foi lançado ainda em idade de junior).

Irrita-me o clima de guerra que permanentemente te propões a instigar quando a realidade é que as coisas estão a correr bem, tem havido erros claro, mas no geral tem-se feito as coisas bem e qualquer Sportinguista sensato percebe isso.
A maneira como falas da formação e do seu FIM é tremendamente desonesta, e é dificil acreditar que alguém nas suas plenas capacidades mentais pense assim.

leao revisor disse...

Ferreira

Ou seja, pela tua posição presumo que todos os jovens que o SCP contratou esta época estão preparados para jogar na equipa A do SCP.

Presumo também que estejas de acordo também que atletas com 16 anos da nossa formação sejam colocados em vários clubes europeus para aí sim estarem preparados aos 18 para integrarem a equipa A!

Repito vocês tem o SCP em muito má conta! O Mateus foi só o melhor jogador em todos os torneios internacionais que participou o ano anterior, Iuri não fazendo o pleno como Mateus venceu frequentemente esse tipo de prêmios.

Mas já não me admiro nada, foi o miúdo da Romênia que até teve direito a foto, e o turco, e o Nigeriano... Todos menos os nossos!

E não quero clima de guerra nenhum...

Schmeichel disse...

Pois eu concordo totalmente com o artigo. Vou deixar a poeira assentar (porque é óbvio que haverão mais entradas e saídas) para ter uma visão mais clara, mas os sinais não são nada animadores.

Unknown disse...

LR

1) apenas falei do Adrien e do Cedric porque alguém acima referiu que tinhas uma opinião e eu lembro-me bem de qual eram as nossas opiniões sobre o Adrien e o Cedric na pré-época de há 2 anos. Quis corrigir, porque puseram palavras na tua boca que, pelo que me recordo, não correspondem à verdade. Quanto ao Rojo, já discuti tanto sobre o valor dele. Primeiro não valia nada, depois tinha de ser lateral esquerdo, porque não era defesa central (que ia mtas vezes à linha), este ano percebem qual é o real valor. Qualquer pessoa, é a sua pessoa e a sua circunstância. Perceber de futebol é isto mesmo. Há qualidade individual, mas há também o contexto onde estão inseridos.

2) em 2000 tínhamos uma equipa razoável. Mesmo os jogadores que fomos buscar em Dezembro só André Cruz era de nível elevado. Em 2002 tínhamos uma grande equipa. Também pensei que tínhamos um excelente plantel em 2012. Mas é preciso sempre ver a imagem toda. O contexto era horrível. A gestão da anterior direção era tudo menos séria e profissional.

3) conjuntura criada pelo demérito da anterior direção. Ao menos podemos dar mérito aos novos dirigentes por terem aproveitado a conjuntura que surgiu. Creio que a conjuntura permanece. Os adeptos estão com a equipa e com a direção. Na sua maioria, uns mais cegos que outros, reconhecem que o trabalho tem sido manifestamente positivo. Sei que tens opinião distinta, mas vejo o atual plantel com maior capacidade que no ano transato. Grande expetativa pelo Geraldes, Uri e Slavchev. Paulo Oliveira é competente, mas com Rojo e Diernão tirando o mérito nem a Bdc nem a jardim, disse-o ja variadas vezes que a conjuntura que se encontrou o ano passado não se volta a repetir.

4) também não.

5) acho que a cobrança que prevês não será tanta. Os sportinguistas sabem que há um caminho a percorrer. Acreditam nos seus timoneiros e acreditam que temos uma equipa jovem, equilibrada e talentosa. Espero que isto corresponda à verdade.

6) sim. Tens razão. Da mesma forma que acho que temos de ser prudentes com as contratações, temos de ser prudentes sobre o que vai ser o nosso modelo de jogo.

7) para mim Esgaio só pode ser médio interior. Inteligente, boa chegada na área, bom remate. Miguel Lopes é uma pena. Para mim é o melhor lateral que temos e ainda por cima pode jogar do lado esquerdo. Mas tal como outros, é demasiado caro. Deverá ser de novo emprestado para não haver reembolsos para norte. Acredito que todos os que estão a treinar serão premiados pelo seu mérito, qualidade e esforço. Não consigo pensar de outra forma, seja português, escocês, brasileiro ou japonês. E se reconheço qualidade ao Marco Silva é a colocar os melhores nos devidos lugares.

8) acho cedo fazer o plantel que pede. É impossível não considerar as compras e vendas, sabendo que elas irão ocorrer.

9) eu sei que nunca disseste. Acho que estamos de acordo com os princípios que deverão sustentar o futebol do Sporting. Neste momento, comprámos assim tantos jogadores, para se dizer não podemos comprar só fora? Para suplente do William prefiro um jogador de 21 que um de 26. O mesmo para suplente do Jefferson ou do Montero. Para extremo, acredito que tenhamos que ir alguém com mais “calo” que seja claramente alguém para agarrar o lugar. A avaliação que tem de se fazer, e que já discordámos neste espaço em tempo oportuno, é que não há ninguém na equipa B que no imediato garanta o rendimento do Geraldes, do Uri ou do Slavchev. Concluindo, tu pretendes alguém que renda no imediato e por isso tem de ser um jogador de 24/25/26 anos. Eu pretendo um jogador com margem de progressão e de valorização (o nosso mote tem de ser comprar barato e vender mais caro. Não há outra hipótese. Tanaka foge claramente deste princípio) que quando chamado a intervir tenha rendimento elevado no imediato (se olhares bem, não comprámos ninguém para as posições onde estávamos mais carenciados no 11 titular – extremo e n.º10)
10) a história do Perez desconheço. Precisaria de mais detalhes para opinar.

SL
João

miguel disse...

A opinião presente no post apresenta um ponto de vista pertinente. Onde inclusive revejo algumas preocupações minhas. O problema é contudo, o registo do proprio blog, que critica muito e elogia muito pouco o trabalho de uma direção, na qual não votei diga-se, que tem sido sem sombra de dúvidas assinalavel.
Cumps

Marad0na disse...

revisor o rinaudo nao estava no plantel quando o william apareceu?

os jogadores da academia têm de fazer o mesmo que o william e mostrarem que são melhores que os outros que tb são activos do clube

sinceramente nao vejo assim tantos jogadores que possam subir ao plantel principal a não ser que queiras que o sporting faça uma epoca de merda se for assim já percebo melhor o que pretendes, quanto aos reforços vamos esperar para ver o que valem.



johnC disse...

Basicamente o que o Revisor diz é o seguinte:

"Todos os jovens que renovam pelo Sporting, não prestam. Os que prestam são os que não renovaram"

Que o digam o Bruma, Ilori, Alexandre Guedes, Cassama... estão todos a ter carreiras fenomenais desde que saíram do SCP! Estou à espera para ver se o Matheus segue o mesmo caminho de desgraça dos outros.

Obrigado e até já!

leao revisor disse...

Johnc

Percebo-o perfeitamente, aliás bem sei que os jogadores só são bons quando renovam quando não renovam não valem nada!

Mas como é muito difícil de explicar como o scp paga 20x mais a um miúdo estrangeiro da mesma idade que a um dos seus melhores jogadores, confirmado pelos prêmios internacionais que recebeu, compreendo que tenha esse discurso... Aliás é o discurso da cartilha!

johnC disse...

Quando não sabes os valores, tens direito a dizer essas parvoices como verdades absolutas! Informa-te... eram 100x, agora já vai em 20x, daqui a nada são só 2x! O Matheus nunca jogou profissionalmente uma época seguida! O puto de 18 anos já leva 2 épocas a caminhar para a terceira! Todos os colossos ingleses andavam já de olho nele, enquanto que o Matheus a procura é muito inferior... por alguma coisa será! E além disso, nem jogam na mesma posição! O que é o mais ridículo de toda a palhaçada que tu e outros andam a criar!
(e nem foi por contratações desta época que ele n renovou, por isso essas parvoices que dizes ainda são maiores!)

Fico à espera do Braima, Matheus, Ié, A.Cá, Bruma, Ilori, Guedes, Cassáma, Diogo Viana, entre tantos outros! Não me lembro de um jogador que tenha saído directamente da academia para fora que tenha vingado ao mais alto nível (Bruma e Ilori n entram por isso nestas contas). Hás-de-me dizer um... sinceramente n me lembro e duvido que exista!

Anónimo disse...

Se há coisa que me enerva quando leio blogues leoninos é a táctica de, quando uma coisa esta mal, se ir buscar godinhos, jebs francos e cia (mas já agora, os adeptos desse passatempo, que identifiquem quantos jogadores e ex-jogadores nossos estiveram neste Mundial foram contratados pelo godinho e quantos pelo bruno).

O que interessa é discutir o que se faz agora, o passado é para aprender e não fazer IGUAL! E se me dissessem que o Sporting despedia o treinador da B no primeiro dia de treinos quando teve semanas para resolver o problema sem me dizerem em que ano isso sucedeu eu diria que isso tinha sucedido há uns anos, não agora!

Abram os olhos para depois eles não verterem lágrimas mais tarde.

A. Figueiredo
faxverdeebranco.wordpress.com