sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

"Pormenor" ou "Pormaior"

O futebol deve ser o desporto onde os detalhes mais fazem diferença, e numa eliminatória os golos fora fazem toda a diferença portanto o penalty evidente que ficou por marcar pode ser a diferença entre passar ou ficar pelo caminho. Contudo achar que este foi a razão para termos perdido na Alemanha é novamente cometer um erro de avaliação.
Para mim o SCP tem 4 jogadores que são fundamentais na sua equipa, o Rui porque é incomparavelmente melhor ao Boek, o Nani porque é o elemento mais desta equipa, Wiliam porque é o primeiro elemento de construção da equipa, pelos equilíbrios que dá e pelas bolas que consegue recuperar e Slimani porque é o único 9 do plantel, porque é o unico avançado do plantel que põe a cabeça em agua aos centrais, porque pelo trabalho que realiza (a atacar e a defender) abre espaços para os colegas e porque pela forma como jogamos com muitíssimos cruzamentos para a área é o único com muitas possibilidades de sucesso.
Dito isto, dos 4 jogadores fundamentais que para mim existem, 2 não jogaram e Nani está claramente fora de forma. Qualquer equipa do mundo que lhe retirem os seus 3 melhores jogadores vai sempre baixar os seus níveis de produção. O problema da nossa equipa é que não tem segundas linhas que estejam minimamente ao nível das primeiras para os substituir.
Se acho que com Rossel perdemos principalmente na parte ofensiva porque considero que ele defensivamente cumpre as funções que lhe são pedidas na frente de ataque é um completo e redondo nada! E desde o primeiro dia, mesmo quando as pessoas andavam eufóricas com os golos de Montero eu sempre ia dizendo que ele não era ponta de lança, que não podia jogar sozinho no ataque etc etc etc. Digo-vos sem muitas duvidas tivesse o SCP contratado outro qualquer 9 (bom ou mau) Montero não jogaria a titular e com as palavras ontem de MS na conferencia de imprensa após o jogo mais convencido disso fico.
Acredito sempre que o SCP pode ganhar qualquer jogo, como é lógico acredito portanto que o SCP pode virar a eliminatória em Alvalade mas também sei que as nossas possibilidades são muito reduzidas. Porquê? Porque o SCP vai ter que se lançar sobre o adversário, não vai poder ter uma atitude passiva, nem se contentar com controlar o adversário e aí surgem os nossos problemas. Continuo a achar que somos muito vulneráveis defensivamente quando temos a bola, as maiores e melhores situações de golo dos alemães ontem forem sempre em recuperações de bola e consequentes ataques rápidos, não me lembro de ver uma situação de perigo num ataque organizado deles.
Se a isto juntarmos a duvida se Slimani pode jogar ou não, o estado físico de Nani mas também o regresso dos 2 médios mais importantes dos alemães então a nossa tarefa será complicadissima e só uma enorme noite Europeia nos fará seguir em frente.
O mais importante agora é vencer o Gil Vicente em casa com tranquilidade e só depois preparar o encontro da Liga Europa, da mesma forma que quando se entra na dinâmica de "vitória", elas às vezes até acontecem sem nós fazermos por elas, quando entramos na dinâmica da "não vitória" parece que tudo nos acontece e nada nos faz sair dela.
Saudações Leoninas

Sem comentários: