quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Quando se fecha uma porta...

Vamos começar pela parte fácil, os árbitros nesta eliminatória foram tão bons quanto as defesas das duas equipas, com uma diferença erraram sempre a favor dos russos. Devo dizer também que o erro inacreditável é o corte com a mão em Alvalade, todos os outros sendo erros mais ou menos claros (e repito, sempre contra o SCP) podiam passar se tivessem acontecido ao longo de um ano, todos juntos numa eliminatória... levanta suspeitas.
"Não sei o que passará pela cabeça de JJ para o jogo da Russia, pelo seu historial, costuma "inventar" e mudar o seu sistema habitual, mas isso não me preocupa minimamente, aquilo que mais me preocupa para o jogo da 2º mão são os nossos laterais, que a defender deixam muito a desejar."
Foi isto que escrevi a 19 de agosto, depois do primeiro jogo em Alvalade. JJ não surpreende ninguém, é o melhor treinador a nível interno mas é "curto" para tudo o que existe fora de portas. Não pode surpreender ninguém a dificuldade que ele sempre teve na Champions League com o SLB ou em jogos decisivos. Como é uma pessoa que pensa que está acima de tudo e todos e que sabe mais de futebol do que todos, não admite nem acha que erra e isso também se paga, e se com os insucessos do SLB eu ria-me com os nossos a coisa é bem diferente.
Ao contrário da maioria eu acho que foi um erro mudar o sistema, se até podia admitir que o tivesse que fazer se fosse jogar com Real, Barça ou Bayern, jogar contra um CSKA limitadíssimo a defender, ter uma postura muito mais conservadora só favorece quem tem grandes dificuldades defensivas. A primeira parte correu bem? Se avaliarmos apenas pelo resultado, uma autentica maravilha, o SCP na única oportunidade fez golo e eles não nos causaram muito perigo. Na 2º parte falhou tudo? Ou só piorou o que já de mal havia na 1º parte? Se já na primeira parte atacámos pouco, na 2º nem sequer atacámos, e sofrendo o primeiro golo aos 4 minutos, esperava que houvesse alguma reacção da nossa parte, até porque sempre tínhamos a hipótese de sofrer um golo sem sermos eliminados.
E esperava que houvesse uma reacção porque acreditava piamente que sendo a defesa do CSKA pressionada iríamos acabar por marcar novamente e resolver a passagem para o nosso lado. Infelizmente não foi isso que aconteceu, esperamos pacientemente com jogadores nas "lonas" em campo pelos golos do adversário e saímos frustrados desta eliminatória.
E ele até podia continuar a (tentar) jogar fechado mas bastava (digo eu sentado no sofá claro) trocar Ruiz e Aquilani que tinham dado o estoiro por jogadores rápidos como Gelson ou Mané que colocariam dificuldades ao CSKA e impediria que estivessem tranquilos na defesa.
Financeiramente é um rude golpe, são 14M que deixamos de ganhar directamente, ganhar mais 1,5 por cada vitória na fase de grupos, com a possibilidade de em caso de passagem receber mais 5M. Se a isto juntarmos um "corte" no valor a receber pelo patrocinador. Aqui estão seguramente mais de 20M de euros. Se a isto juntarmos que a Liga Europa se disputa a uma 5 feira e teremos que jogar para o campeonato a um domingo de noite ou numa 2º feira, percebemos será dificil ter as mesmas assistências em Alvalade e isso também se pagará financeiramente (já nem falo desportivamente). Por fim se pensarmos que no próximo mês saí o resultado do "caso Doyen" estamos a falar de valores a rondar os 35M... dai a importância gigante que tinha esta entrada.
Mas quando se fecha uma porta, abre-se uma janela. Assim temos que nos assumir como candidatos a vencer a Liga Europa o que não me parece nada de anormal.
A choradeira facebookiana já nem é surpresa, depois do pai agora a mulher. Repito o que venho dizendo, isto até pode agradar a uma certa parte dos Sportinguistas mas não resolve rigorosamente nada apenas lança cortinas de fumo sobre o que realmente interessa. Como é lógico quando o BdC escreve no facebook, é o presidente do SCP que escreve no facebook, quando o pai de BdC escreve no facebook, é o pai do presidente do SCP que escreve no facebook, quando a mulher de BdC escreve no facebook, é a mulher do presidente do SCP que escreve no facebook. As pessoas têm responsabilidades, sabiam ao que iam, o futebol é um nojo desde 2013? Temos que ser mais fortes que isso tudo, temos que trabalhar mais e melhor, temos que ser mais competentes, e nem saí da minha cabeça isto tudo, sai da boca e da cabeça do actual presidente, pelo menos era isso que defendia em 2013.
O SCP quis o sorteio dos senhores do apito em Portugal, achava que era essa a solução para acabar com os sucessivos actos que prejudicavam o SCP, agora que colocámos quem queríamos como presidente da liga que não concorda com o sorteio, queremos mudar quem nomeia os árbitros. A minha questão é se vamos querer o mesmo na Europa? Ou o que nós gostamos mesmo é escrever no facebook e assobiar o hino da champions?
Termino dizendo o seguinte, acredito nesta equipa, o SCP está mais forte, e com trabalho, competência e tranquilidade irá conseguir atingir os seus objectivos.
Saudações Leoninas

1 comentário:

Joel disse...

A nossa eliminação da Liga campeões deveu-se e muito ás más arbitragens , mas acredito que com mais um bocadinho de Jorge Jesus tinha-mos passado na mesma, porque ao contrario do que muita gente diz, o CSKA não é uma equipa equivalente ao Sporting.
-Não acho normal num jogo em que jogamos com 3 medios centros, que não tenha levado nenhum jogador dessas carateristicas para o banco(andré martins), ainda para mais sabendo que Aquilani, não estava preparado para jogar 90 minutos
-o mané neste ultimo jogo contra o Paços não entrou e a seguir vai mete-lo nos ultimos 5 minutos para quê? para isso metia o Gelson e dava seguimento ao que tem feito
-o B Ruiz, apesar de o achar bom jogador neste momento é jogador para 60m não para 90m
- Apesar do "guterres" ter marcado golo acho o Slimani o nosso melhor avançado,
Espero que corrija e contra academica joguem os melhores,

Mas no fundo considero que a eliminação vai-nos prejudicar mais a nivél financeiro que desportivo,acho que o Sporting não tem uma equipa equilibrada e experiente para estar na Liga dos campeões ,

Prefiro fazer uns joguitos na Liga Europa que ser cilindrado por um tubarão na Liga dos Campeões