sexta-feira, 8 de junho de 2012

Qual será o critério???

Aquilo que menos me agrada no futebol é a dualidade de critérios. Quando isso é feito deliberadamente e com um objectivo claro ainda para mais contra o clube que amo pior ainda!
O jornal Record, tem uma rubrica ao fim de semana que fala sobre os valores de mercado dos planteis dos três grandes e vai dando algumas novidades sobre o mercado de transferências. Não consigo compreender por exemplo como se pode avaliar o nosso avançado Ricky por 10 milhões de euros e o avançado Nelson Oliveira por 15 milhões de euros. A pergunta que eu faço é apenas esta, qual é o critério? Um faz uma época de titular indiscutível, faz 25 golos numa só época é internacional A pelo seu Pais numa selecção que "apenas" tem os melhores avançados do mundo, "apenas" com o melhor marcador do campeonato Alemão e Inglês. O outro só foi titular na Taça da Liga e unicamente porque pelos regulamentos a sua equipa era obrigada a jogar com um numero mínimo de Portugueses, fez 3 golos na época toda e foi convocado para a selecção nacional por decreto porque ir a uma fase final de uma competição internacional sem nenhum jogador do clube com mais adeptos portugueses seria "engraçado" de se ver. Por isso repito qual é o argumento para tal avaliação?
Hoje esse mesmo jornal refere a necessidade de dinheiro no nosso clube. Eu pergunto se esse jornal questionou a algum jogador ou funcionário se tem falta na sua conta bancária de algum ordenado. Perguntou ao estado Português se o SCP tem algum compromisso em falta? Perguntou aos clubes a quem compramos jogadores se falhamos algum pagamento? Viram algum jogador das nossas modalidades a meter a mão à boca quando festejava um golo ou ganhava alguma competição? Viram alguma vez um clube ameaçar ir para a Uefa por falta de pagamento?
Aquilo que exijo aos "jornaleiros" é o mesmo que peço aos árbitros, não quero benefícios apenas não quero ser deliberadamente prejudicado nas avaliações. Mesmo sabendo que a comunicação e principalmente dominar a comunicação é na actualidade uma arma poderosa para se atingir os objectivos pretendidos!
Saudações Leoninas

4 comentários:

Joao disse...

Eu sou de opiniao que se trata de um criterio editorial que se pode considerar de logico.

O jornal, como qualquer outro negocio, tem como objectivo ter o maior lucro possivel e ter a maior audiencia. Como tal tem de perceber como cativar o maior possivel de leitores, que se podem identificar tendo em vista de que clubes sao. Como tal, as noticias, o seu destaque e o seu contexto sao feitos de forma a atrair leitores.

Em relacao as noticias do Sporting o que se ve por ai, internet, comentarios as noticias, blogues, etc e' um peso esmagador daqueles para quem esta tudo mal no clube, a gestao e danosa, os jogadores sao vendidos a saldo, etc, etc. O clima e o barulho criado, e visivel por terceiros, e de que noticias negativas produzem muito mais interesse e impacto que noticias positivas.

Por isso, na minha opiniao, nao admira nada que os jornais, quando tomam decisoes editoriais de como apresentar as noticias do nosso clube, vao faze-lo da forma que cause mais actividade (mais pageviews, mais comentarios, etc, etc). Como a evidencia empirica e' que o que vende junto dos adeptos sportinguistas sao noticias negativas, como e evidente que as noticias e "noticias" apresentadas sao negativas.

Eu nao tenho duvida nenhuma que foi o histerismo ridiculo acerca da venda do Joao Peeira que motivou a criacao destas "noticias" em que a mensagem e' que o clube vai vender mais jogadores importantespor valores baixos. E' que as pessoas querem ler, infelizmente, e o jornal apenas as alimenta.

Se essas pessoas sao muitas ou poucas? Nao sei, mas sao as que fazem mais baruloh. Por isso parecem ser a maioria.

Eu nao leio blogues do Porto e Benfica, mas tenho a certeza que o ambiente nao e' o que se vive na generalidade dos blogues sportinguistas. Como tal nao ha incentivo em apresentar as noticias da mesma forma que sao apresentadas as noticias do Sporting. POrque tudo indica que as noticias nao seriam recebidas favoravelmente. Em relacao as noticias do nosso clube isso ja nao e verdade.

vitor disse...

O Record não estabelece preço nenhum de mercado! Da mesma forma que a liga da verdade não foi tida em conta por ninguém, aqui infelizmente!

Na hora da transacção é que se vê quanto o mercado está disposto a dar por cada jogador! E que esta época vai dar muito menos já ninguém questiona!

Agora insurgem-se contra os fundos e a venda de parte dos direitos económicos! Bettencourt tinha sido criticado exactamente pelo contrário e ao mesmo tempo pelo que gastou e pela falta de competitividade!

O problema do mundo, do país e do Sporting é falta de liquidez! Os fundos nunca foram apresentados como "a" solução, para além das parcerias fundamentais hoje, permitem-nos boas equipas até conseguirmos recapitalizar a SAD! E mesmo depois as parcerias vão continuar a ser fundamentais! Ainda não se sabe bem em que moldes, estará sempre dependente do que a UEFA vier a permitir no futuro. Os tempos dos clubes orgulhosamente sós, numa actividade fortemente globalizada, acabaram!

O Sporting não faz ideia de abdicar de nenhum jogador fundamental para a próxima época! Nesta fase mais não pode dizer, nem nenhum clube!

Deixo aqui um exemplo, no modelo FCP já foram gastos mais de 22 Milhões com 85% do passe de Hulk, que vai acabar por sair por menos de metade da cláusula de rescisão! Este sim um jogador mais que fundamental!

SL

Pedro disse...

Falar em menos de metade de uma clausula de 100 milhões só pode ser a gozar... Quem me dera que todos os jogadores do Sporting tivessem clausulas de 300 milhões e saíssem por 1/4 da clausula!
Se a parvoíce fosse música....

Pedro - Sporting sempre

Pedro disse...

Falar em menos de metade de uma clausula de 100 milhões só pode ser a gozar... Quem me dera que todos os jogadores do Sporting tivessem clausulas de 300 milhões e saíssem por 1/4 da clausula!
Se a parvoíce fosse música....

Pedro - Sporting sempre