sexta-feira, 8 de março de 2013

Luto - João Rocha faleceu

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-qi0g05BV4h5c7dtFrAHE8JC9c7hTDZsN5iLm7xuaxTmOsQqjPzbDstKTH6cLMZfrmyxZMnc1JzGI1kEEY2McTHNE8I4EASh7CABMEJVVBnkqjgMXNOtEEJOjMevUwEhm8Y1iT4aTcH8/s1600/Jo%25C3%25A3o-Rocha1.jpg



Ficará para sempre connosco e com o Sporting!

Obrigado!

29 comentários:

Lionheart disse...

Obrigado João Rocha. Que descanse em Paz.

anonymus disse...


Foi o melhor presidente que conheci no Sporting.

Ele, durante a sua gerencia, também teve que se bater contra uma certa corja de oposicionistas e depois de 1982, contra o corrupto do Norte, que tinha acabado de chegar ao poder no seu clube, com um "golpe de estado" e que começou nessa altura a instalar o famoso SISTEMA, que concretizou numa assembleia da FPF, onde conseguiu aprovar com a ajuda do seu comparsa Adriano Pinto a tal norma, que uma minoria de cerca de 30% na AG, impedia que as decisões aprovadas pela maioria passassem. E isto durou quase 20 anos.

Durante mais de 3 anos, foi o único que se bateu contra o corrupto do Norte e este beneficiou sempre do apoio discreto dos lampiões, na altura presidido pelo Fernando Martins, proprietário do Hotel Altis, onde a comitiva do corrupto ia dormir, sempre que ia jogar a Lisboa.

Paz à sua alma.

Lionheart disse...

É, mas a lampionagem gosta muito de encostar o Sporting ao porco. Já se esqueceram como ajudaram a crescer o "monstro", para entalar o Sporting na altura.

anonymus disse...



Esse "monstro", do qual eles continuaram a beneficiar com os presidentes seguintes (João Santos,Jorge de Brito, Damásio) e que só o Valetudo cortou, mas que lhe valeu o falhanço total, pois até aí a norma era, "este ano ganho eu, para o ano ganhas tu", com o Sporting a ser eliminado (roubado) pelo SISTEMA sempre pelo Natal.

Com os ataques do Valetudo ao corrupto e aos Oliveirinhas, a norma " batata pra mim, batata pra ti" acabou.Passou a ser só "batata para o corrupto". e ele de seguida ganhou (roubou) 5 campeonatos seguidos.

Benfas forever DV disse...

RIP, Grande Presidente !

Marad0na disse...

que descanse em paz jamai será esquecido enquanto houver um leão

5 Junho disse...

O meu Presidente. Lutou sempre contra o eixo lisboa-porto , que tudo fez para o destruir.

Um exemplo impar de dirigismo. Ainda hoje vivemos órfãos do seu legado.

Tenho muita pena que a sua condição débil nos ultimos anos , não lhe tenha permitido uma maior visibilidade como rosto contra o roquettismo , e todos aqueles que têm vindo a destruir o nosso clube.

5 Junho disse...

João Rocha, falecido esta sexta-feira aos 82 anos vítima de problemas cardíacos, tinha um grande orgulho em ter deixado "o Sporting sem dívidas" e lamentava o rumo que o clube seguiu com Roquette.

"Quando saí, deixei o clube sem dívidas, com passivo zero, jogadores valorizados zero, estádio valorizado zero, tudo a preço zero e nada reavaliado. Além disso, 300 mil metros quadrados de construção aprovada, o que em termos actuais e se o Sporting tivesse sido administrado como deve ser, faziam dele hoje um dos maiores clubes da Europa. Só nesses 300 mil metros quadrados tinha um valor de 120 milhões de contos", referiu em entrevista a Record publicada a 15 de fevereiro de 2006.

João Rocha mostrou nessa altura grande dor por ver o clube nunca situação tão diferente.

"Eu saí. Não podia ficar, porque tinha uma doença grave. Nos últimos dois anos, já assistia deitado às reuniões da direção. Só bebia leite e um médico americano disse-me que eu tinha de decidir entre a morte e o Sporting. Eu queria viver mais alguns anos e saí. Depois, o passivo foi aumentando ao longo dos anos, até que chegou José Roquette com o seu projeto", prosseguiu.

"O Projeto Roquette liquidou o Sporting. Ninguém soube o que era o projeto, porque ele não dizia. Sabia-se, apenas, que era uma dezena de sociedades, dirigentes e funcionários superiores a ganhar centenas de milhares de contos. O projeto foi reduzir os sócios de mais de 100 mil para pouco mais de 30 mil, foi acabar com as modalidades amadoras, foi vender património, foram dezenas e dezenas de milhões de contos de prejuízo que não aparecem nos resultados, porque parte deles foram executados pelo Sporting. No caso da SAD deram-se informações falsas aos associados e à própria CMVM para a entrada na bolsa", lamentou.

Esse desagrado não impediu João Rocha de continuar a sentir uma profunda ligação ao Sporting.

"Depois de ter sido corrido do Conselho Leonino continuei a ir aos jogos e ao estrangeiro com a equipa. Eu e os meus filhos sempre vivemos o clube com entusiasmo. Inclusivamente, paguei prémios de jogo da minha algibeira sem estar como dirigente", frisou.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=808583

vitor disse...

Sinceras condolências à família! Uma grande perda também do que é o património leonino!

Um grande visionário do desporto em Portugal e quem mais beneficiou foi o SCP! Património desportivo e não desportivo, ecletismo, nº de associados, etc! Fez do SCP o maior clube português, ainda hoje sensivelmente com metade dos adeptos do SLB! Não é preciso dizer mais nada! Talvez só que ainda antes da revolução, que depois não o veio a permitir, João Rocha já pensava no SCP como uma empresa!

O futebol actual não tem nada a ver com o futebol do tempo do João Rocha! E por conseguinte, nem os clubes! E o SCP sai muito prejudicado por não haver esse entendimento por parte de todos!

SL

p.s. Um presidente à antiga, sempre muito próximo dos atletas! No futebol hoje é crime o presidente descer aos balneários! E depois, segundo sei, o país do futebol acordou hoje todo a rir com a nova preparação física a implementar no SCP! Imagino o Jesualdo!

Daniel disse...

As minhas condolências à família.

Diogre disse...

um dia triste para o Sportinguismo.

Até sempre Presidente!

Jorge Rocha disse...

Isto é que é ir de 80 a 8, ou seja, ir de João Rocha a Godinho Lopes. Do melhor presidente, acabamos, em apenas duas décadas, no pior presidente de sempre. Eu sei que este blogue adora Godinho e agora o seu seguidor Couceiro, mas espero que não se irritem muito ao eu ter escrito que nunca houve nada tão mau como Godinho. Conheço o Sporting há quase 60 anos e para mim João Rocha foi o melhor presidente. Por isso acho que a melhor homenagem que lhe posso prestar nesta altura é não votar na continuidade daqueles que nos andam a destruir há anos e anos. Precisamos de romper com o passado recente e olhar para o futuro com mais optimismo. Peyroteo só houve um...

SL

Informador disse...

Carissimo Jorge Rocha, nenhum dos 3 elementos adora ou adorou Godinho... considerar que o Couceiro é a continuação, é apenas desconhecer como a lista foi criada (e não foi em 48 horas!), os objectivos e intenções da mesma. Que se olhe para a constituição das listas e se perceba onde está realmente a turma do croquete. O Carlos Lopes disse, no Alvalaxia, em voz alta, para quem o quis ouvir que apoia BDC porque este lhe prometeu um tacho... e os antigos autarcas, ou o pessoal do PSD lumiar... e nem vale a pena referir o Vicente Moura... Que BDC tem a imagem de romper com o passado tem, mas só tem mesmo é imagem. Imagem e preparação fisica... Mas hoje não é dia para discutir as diferenças entre candidatos, mas sim para elevar ao máximo o grande Presidente que foi João Rocha!! Que BDC ou Couceiro sejam, pelo menos, metade do que ele foi!
Abraço

Francisco Monteiro Dias disse...

Morreu aquele que para mim foi o melhor Presidente que alguma vez conheci no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, tive a honra de ser atleta do CLUBE durante o seu mandato, e posso testemunhar o que era o SPORTING no seu tempo.
Descanse em paz PRESIDENTE.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Sentidos pêsames a toda a família Sporting Clube de Portugal.

Anónimo disse...

Liçao de Historia do Futebol Português com o anonymous... Obrigado por esse "refresh" à nossa memoria!

RIP Joao Rocha!

tiscp disse...

O nosso grande presidente!

O nosso muito obrigado por tudo o que nos deu.

E utilizando as palavras do Informador, seja o proximo presidente metade do que foi João Rocha e de certeza que ficamos bem servidos.

Descanse em paz e até sempre Presidente!

LeaoCapel disse...

"O Carlos Lopes disse, no Alvalaxia, em voz alta, para quem o quis ouvir que apoia BDC porque este lhe prometeu um tacho..."

Estive no Alvaláxia e em voz alta ou baixa não ouvi tais comentários de Carlos Lopes.

Por isso a melhor homenagem que me é possível prestar ao João Rocha é denunciar mais um aldrabão croquetteiro, dos que continuam a poluir o nosso clube, no sentido da purga do nosso Sporting, para que possamos voltar aos tempos em que esse exemplo do dirigismo desportivo era Presidente!

LeaoCapel disse...


Sei que é chato para alguns, mas aguentem-se...


"RECORD – Um projecto que encheu de esperança todos os sportinguistas...
JOÃO ROCHA – O Projecto Roquette liquidou o Sporting. Ninguém soube o que era o projecto, porque ele não dizia. Sabia-se, apenas, que era uma dezena de sociedades, dirigentes e funcionários superiores a ganhar centenas de milhares de contos. O projecto foi reduzir os sócios de mais de 100 mil para pouco mais de 30 mil, foi acabar com as modalidades amadoras, foi vender património, foram dezenas e dezenas de milhões de contos de prejuízo que não aparecem nos resultados, porque parte deles foram executados pelo Sporting. No caso da SAD deram-se informações falsas aos associados e à própria CMVM para a entrada na bolsa.

RECORD – Comos se explica isso?
JOÃO ROCHA – O que lhe posso dizer é que era tudo tão bom que ele próprio, José Roquette, ia subscrever capital e a primeira coisa que fez quando saiu foi vender todas as acções da SAD que tinha comprado. Isto levou os sócios a perderem quase 14 milhões de contos só na subscrição e nos resultados negativos."

Leão disse...

O MELHOR : JOÃO ROCHA
O DESENRASCADO: SOUSA CINTRA
O LADRÃO : JOSÉ ROQUETTE
O MAÇON DO BCP: DIAS DA CUNHA
O ALCOOLICO: SOARES FRANCO
O INCOMPETENTE: BETTENCOURT
O VIGARISTA/O PULHA : GODINHO LOPES
O MARIONETA: JOSE COUCEIRO

YAZALDE76 disse...

Começo pela mais elementar justiça. Agradecendo ter feito o seu melhor pelo NOSSO Clube. Que Deus guarde a sua alma. Sentidas condolências a toda a família em paricular ao João, ao Gonçalo e à Magy (nas fotos).

Ainda assim um dia se fará a história, com factos e não com mitos, bem à portuguesa. Esta não é a altura para a fazer. Esse dia chegará.

Não fui apoiante do Sr. joão Rocha, nem do meu correlegionário de partido Dr. Emídio Pinheiro (como certos "meninos" nem sonham o que eram certas Assenbleias Gerais...). Mas nunca fui nem serei oposição no meu Sporting.

Mas tenho cabelos brancos suficientes, quase 40 anos de sócio e boa memória. Ao contrário de alguns que se apresentam como tal sem o terem sido, fui um dos fundadores da Juve Leo, e como dizemos " Um dia Juve Leo, Juve Leo até morrer"!

Lembro-me de quem acabou com o Basquete, na altura, simplesmente TRI-CAMPEÃO NACIONAL...

O Saldo de títulos no futebol (com um Porto que apenas começava) não foi muito diferente do passado, nem melhor que o "malfadado roquetismo".

Por hoje fico-me por aqui. Terminando como comecei. Agradecido.

Que descanse em Paz Presidente.

yazalde76

Joker disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jalex disse...

É com grande tristeza que recebo esta noticia mal acabo de chegar a Portugal depois de ter estado uns dias no estrangeiro.

Os meus sentidos pêsames a familia do João Rocha,o Sporting sem dúvida alguma esta bem mais pobre hoje.

O último grande presidente deste clube,não foi uma presidência perfeita contudo mas a diferença para os que vieram depois é que João Rocha era um verdadeiro presidente em todos os sentidos

Entristece me igualmente ver que por aqui no blog nada mudou.Os mesmos de sempre continuam em campanha pelos seus candidatos,a diferença é que agora aparecem algumas caras "novas" também em modo campanha.

Eu continuo na mesma,qual dos dois o mais mediocre!Ganhe Couceiro ou Bruno de Carvalho não creio que o clube seja o vencedor,nem um nem outro são metade do homem que foi João Rocha.

Definitivamente o meu voto será branco.

anonymus disse...



Acho graça como um dos candidatos tenta colar-se à imagem do ex-presidente João Rocha!

Quando ele abandonou a presidencia do Sporting (foi em 1986) era o rapazola oportunista um menino, se é verdade que tem agora a idade de 41 anos.

Decididamente, há gente com coragem para tudo!

LeaoCapel disse...

Anónimo inglês,

Para ti só tenho uma resposta:
José PEYROTEO Couceiro.
SL!

P.S. Há também quem faça jantares no Kais, para se tentar colar a João Rocha e à sua família, mesmo sem ter o seu apoio. Olhem os telhados de vidro...

anonymus disse...



Até parece que PEYROTEO não é o nome dele!

Descaramente, acusam-no de usar um dos seus nomes de familia!

Ó que vocês chegaram!

Quanto aos jantares, não fui a nengum, por isso mesmo, passa-me ao lado.

Mas vir para a imprensa, dizer que aprendeu muito com o joão Rocha, como se alguma vez tivesse feito parte das suas direcções, chamas a isso o quê?!

Fala dele agora, mas nunca o fez antes!

Aproveitou a emoção dos sportinguistas para o tomar como exemplo, tentando colar-se à sua imagem!

Fosse outro a fazê-lo, o que é que tu e os teus acólitos já teriam escrito aqui e noutros sitios.Pode-se imaginar!

Como se costuma dizer, nem sequer deixou assentar a terra fresca da sepultura, para num oportunismo descarado, gabar-se daquilo que não é.


Isto só revela o seu OPORTUNISMO sem vergonha!

anonymus disse...

corrijo nenhum

leao revisor disse...

Leocapel

Cada um vota em quem quiser. Gosto muito pouco de aproveitamentos de mortes para benefícios próprios!

Apenas um elemento de uma lista pode falar com alguma autoridade, e não falo de nenhum cabeça de cartaz das 3 listas!

E para não disseres disparates, pergunta em quem vota a família rocha, se isso é muito importante para ti.

ALM disse...

Ver alguns sportinguistas que se julgam ilustres a lamentarem e mostrarem pesar pela morte de JOÃO ROCHA, dá-me vontade de rir, pois em tempos até o desconsideraram e mais recentemente até o criticaram por posições assumidas por ele.