domingo, 23 de março de 2014

Grande exibição

Foi das exibições que mais gostei esta época, porque foi num campo tradicionalmente dificil, pelo adversário, pelas condições do relvado (geralmente mais alto do que no continente) porque era a jornada a seguir a uma vitória num classico, vários motivos que me faziam olhar para o jogo com algum receio.
E a entrada foi fortissima, não porque marcámos mas porque realmente estivemos em cima do adversário nos primeiros minutos. É verdade que sofremos um golo mas resulta de uma transição rápida que não fomos capazes de anular (algo que temos sido muito competentes esta época).
A verdade é que tirando um intervalo de 10 minutos antes do nosso 3 golo, o jogo foi sempre controlado pela nossa equipa, com exibições muito positivas de vários jogadores. Vou destacar 2 jogadores, Mané que jogando naquela posição, substituindo André Martins dá para mim um acréscimo de qualidade enorme à nossa equipa e Mauricio que não querendo bater na mesma tecla (e só o faço porque vencemos) sempre que apanha um adversário de um nivel já aceitavel sente muitas dificuldades (o avançado do Maritimo tem muita qualidade). Se a sair a jogar e no processo ofensivo tem muitas debilidades (e isso já dou de barato) sábado passou um mau bocado ao tentar parar o seu adversário directo o que nos colocou em perigo por vários situações.
Para mim vitória sem qualquer contestação, numa equipa comandada por Jardim & Wiliam.
No final do encontro passei num canal de televisão que estava a entrevistar o Vitor Pereira, entre muitas coisas que foram ditas, umas até compreendendo outras achando que não faz o minimo sentido fico espantado quando se diz naturalmente que os clubes queixam-se mas no fim os erros ficam equilibrados por todos. Ora isso não sendo verdade, comporta outro problema grave, é que os erros em alturas especificas da época podem ter muita influencia.
Se me dessem a escolher, eu facilmente queria ser altamente beneficiado no inicio do campeonato e que os meus directos adversários fossem altamente prejudicados nesse mesmo inicio, porque? Porque se eu ganhar uma vantagem de 6/7/8 pontos o estado animico da minha equipa é totalmente diferente, esse estado permite superar o cansaço fisico mais facilmente na parte final do campeonato, os adeptos estão com a equipa existe uma pressão positiva entre os adeptos e equipa. Se pelo contrário estiver a essa distancia tudo se torna mais complicado e até as coisas simples parecem que custam muitissimo mais.
Alguém duvida que a época do SLB seriam TOTALMENTE diferente se na 2º jornada frente ao Gil Vicente o resultado não se tem alterado dos tais 0-1 aos 90 minutos para 2-1. Aquilo que acabo de dizer e que é de sendo comum, são formas de condicionar o desenrolar dos campeonatos que de forma mais ou menos disfarçada tem sido feita para beneficiar ora FCP em anos anteriores e agora SLB.
E Vitor Pereira na entrevista que deu diz uma coisa que deixa qualquer um de cabelos em pé, porque ele diz uma grande verdade, mal ou bem a grande maioria destes arbitros vão continuar a apitar o nosso campeonato nos proximos 10/15 anos. Por isso é facil de perceber se um determinado clube conseguiu controlar a forma de eles chegarem ao topo, vais ter a tua vida muito dificultada nos proximos largos anos
Faltam 6 jornadas para o final do campeonato com o nosso objectivo alcançado (matematicamente não está bem sei) mas fazendo a direcção um ano não posso deixar de dizer que foi desportivamente no futebol, mesmo tendo sido eliminado das taças um ano francamente positivo.
Saudações Leoninas

2 comentários:

Green Lantern disse...

Os meus parabéns pela crónica lúcida e pela análise do problema da arbitragens e da avaliação da nova direcção.

Para mim além de desportivamente ter sido um upgrade em relação ao passado não esquecer da valorização dos activos do Sporting.

Qual o valor de William, Adrien, André Martins ou Cedric em comparação com o ano passado.

SL

Mike Portugal disse...

Fizemos uma boa exibição, especialmente na 1ª parte.

O Mané dá um grande acrescimo de velocidade na zona 10, embora não pressione defensivamente tanto como o André Martins. Para mim serão sempre os 2 titulares, com o Mané a descair para a ala quando a equipa está em processo defensivo e a cair para o centro quando está a atacar.

Mauricio fez um jogo mauzinho, mas é uma exceção e não a regra. Geralmente tem sido ele a fazer bons jogos. No entanto, é óbvio que nem ele nem Rojo são GRANDES centrais. Para atacarmos as competições europeias a sério, temos que vender Rojo (que para mim ainda comete muitos erros de posicionamento, embora seja forte na antecipação) e comprar um central de qualidade inegável. O parceiro desse central que comprarmos será DIER.

Ainda para as competições europeias, precisaremos de um extremo diferente de Capel, pois ele, embora lute muito, não toma boas decisões quase nunca e faz-nos perder muito jogo.