segunda-feira, 5 de maio de 2014

1º jogo da próxima época

Após termos conseguido o 2º lugar e a entrada directa de 8,4 milhões de euros nos nossos cofres, encarei este jogo e vou encarar o próximo jogo como jogos de preparação para a próxima época. O presidente já o disse, Jardim reforçou-o a seguir ao jogo, o SCP para o ano vai lutar para vencer tudo o que entrar e para isso terá que se reforçar neste mercado de transferencias.
Tenho-o dito várias vezes, para o ano as dificuldades vão aumentar e de que maneira, com mais jogos, com mais pressão, com mais desgaste, sem o efeito surpresa, tudo será diferente e o nível qualitativo desta equipa terá que subir vários degraus.
O SCP, segundo as palavras do nosso presidente, encontra-se na melhor posição nos ultimos largos anos para "ultrapassar" esta janela de mercado já que não necessita de vender ninguem do seu plantel para equilibrar o orçamento. Se nas compras, presumo que continuará com a mesma politica deste ano, jogadores do campeonato nacional ou desconhecidos estrangeiros com valores de mercado comportaveis para o clube, nas vendas podemos ter uma abordagem totalmente diferente da que temos tido até agora.
Se digo que o plantel tem que ter um aumento qualitativo muito grande, ver sair os nossos melhores jogadores só aumentará essa dificuldade portanto os melhores só podem sair pela clausula. Casos de Rojo, Wiliam, Rui, Dier, parecem-me peças fundamentais para o sucesso ou insucesso da próxima época.
Quanto ao jogo propriamente dito, não foi um bom jogo da nossa parte, como já não tinha sido alguns anteriores, mas este como os anteriores podíamos perfeitamente ter saído vencedores. E isso é uma qualidade que temos que manter na próxima época, disse-o durante a época que achei que sempre que a exigência aumentava esta equipa muitas vezes não correspondeu, mas não é menos verdade que nunca tivemos jogos horríveis, fomos sempre organizados em todos os encontros e isso para o nivel médio das equipas portuguesas muitas vezes chega para ser campeão falta mais alguma coisa.
Jardim irá renovar com o SCP com um aumento de poderes significativo, uma decisão que me parece muito acertada, aumento de poderes não quer dizer que passe a mandar, mas deixará de não ter opinião sobre assuntos importantes para o futebol. Nesse sentido existem assuntos importantes para tratar neste final de temporada, o que fazer com shikabala, com magrão por exemplo, Piris e Welder parece que têm o seu destino traçado. Como gerir a situação dos jovens da equipa B, o que fazer com os jogadores emprestados que temos.
Visto que já estamos a falar da próxima época, reafirmo o que venho dizendo de uns tempos para cá, o SLB está a tornar-se muito pior do FCP das decadas 90/00. Repito se algo não for feito vão dominar por completo e de forma norte-coreana o futebol português, depois de dominarem a arbitragem querem agora dominar os clubes que disputam a mesma competição. Depois do Farense agora vai ser o Boavista a assinar um contrato com a benficaTv, com o pagamento a ser feito em géneros... ou seja o SLB paga com jogadores. Vamos então recapitular, o SLB tem uma equipa forte, tanto nos séniores como na formação (mérito lhes seja dado), domina por completo a arbitragem neste momento (arbitros, observadores e delegados) chegam ao ponto de nas ultimas jornadas do campeonato os seus adversários mudarem de estádio para jogarem com eles (percam a vergonha toda e joguem na luz, em vez de 30 são 60 mil pessoas de receita). Por isso o panorama para quem compete com o SLB não me parece muito favorável, continuar a apontar baterias para o FCP parece-me um erro estratégico enorme.
Saudações Leoninas
PS- Não posso deixar de deixar uma palavra de confiança e de força para continuar o belo trabalho que têm feito ao Basquetebol que este fim de semana não conseguiu subir de divisão e do Hoquei em Patins que após vencer o FCP ficou numa posição mais favorável para se manter na 1º divisão. No Andebol e após o empate no Dragão as nossas possibilidades de vencer o campeonato caíram imenso mas mesmo sabendo que o SCP luta sempre para o titulo e que qualquer resultado que não seja o 1º é mau, uma palavra de apreço pela época realizada, com muito menos recursos (ainda mais agora com a lesão do Rui Silva) que os adversários directos conseguimos disputar até ao ultimo momento o titulo nacional.

10 comentários:

Diogre disse...

LR, um reparo:

O magrão tem um contrato de 1 ano + 2 de opção, por isso não há nada que decidir. Ou melhor, basta não decidir...

Quanto ao shikabala, presumo que estejas a supor que o LJ não conta com ele, certo?

Em relação à "melhor posição nos últimos largos anos para "ultrapassar" esta janela de mercado já que não necessita de vender ninguém do seu plantel", não acredito que não consiga perceber que isto é conversa de negociador, certo?


SL

Mike Portugal disse...

Só não concordo quando dizes que a direção prometeu entrar em todas as competições para ganhar tudo. O que foi dito é que vamos lutar pelo título nacional, que é bem diferente, pois ganhar tudo, implicaria ganhar também a liga dos campeões e isso por mais filtros verdes que tenhamos, é bem dificil de conseguir.

leao revisor disse...

Diogre

Preferi não te responder quando apontei os erros na formação porque tu tinhas obrigação de saber melhor que todos os outros sobre questões financeiras.

Mas agora tenho que o fazer, jeb não diminuiu um cêntimo o orçamento da formação, gl começou realmente a baixar, mas até te podia dizer se considerares a equipa b formação... Aumentou e muito. Quanto a Bdc o corte foi o que sabemos com os resultados que sabemos.

Shikabala foi uma contratação que não passou pelo jardim e isso está. Ter resultados agora. Veremos o que acontece, da mesma forma que vamos ver o que acontece com cisse.

Magrao tem esse contrato... Mas se nos quisermos que fique, e acho que queremos.

Marad0na disse...

tudo baseado no que vem no correio da manhã relativamente ao shikabala.

quanto aos resultados já que dizes que o godinho aumentou e de que maneira a aposta na formação aumentando os custos da b tb te digo que aumentou e de que maneira os custos da a ambos com os resultados que sabemos.

este ano ja fizemos mais pontos na equipa A e B, temos alguns da equipa b que a meu ver vão subir brevemente á equipa A e é esse o objectivo principal da formação, colocar jogadores na equipa principal.

Diogre disse...

"Queremos" quer dizer o quê, a direcção, o treinador ou ambos?

SL

leao revisor disse...

Maradona

Eu disse e vou repetir, aumentou o orçamento da formação porque criamos uma equipa, porque para mim a real aposta na formação começou a diminuir aí.

Diogre

No caso do magrao, o treinador acha que é um jogador importante

leao revisor disse...

Mike

Competições nacionais...

tiscp disse...

LR completamente de acordo em relação à questão do benfica e dos direitos televisivos.

Acho que não podemos ficar impávidos e serenos com todo este descaramento com que se actua em Portugal no que se refere à verdade desportiva.
Todos sabemos que a principal fonte de receita de todos os clubes portugueses são os direitos televisivos, ora tendo em conta que a benfica tv compra os direitos do Boavista torna-se demasiado evidente que o principal financiadores dos axadrezados serão os lampioes, ou seja ficam completamente dependentes de outro clube que compete na mesma divisão (muito embora tb ache que com o Farense exista igualmente conflito de interesses), verificando-se assim uma posição dominante de um clube perante outro.
A juntar a tudo isto, ainda se fala em compesação por generos ou seja alem da posição dominante em termos financeiros tambem advirá toda a suspeição desportiva, todos nos relembramos dos recentes casos do Miguel Rosa, Abdlulaye e ureeta por exemplo.

Estranhou-me a falta de posição da direcção em relação ao jogo dos lampioes com o Arouca, mas parece-me claro que caso isto avance mesmo, não poderemos ignorar e não fazer nada, porque o que está a acontecer é que se esta a criar um novo sistema, com os mesmos moldes do anterior em que apenas muda o ator principal.
Não vale a pena andarmos a apresentar sugestões e ideias a quem quer que seja, se deixarmos ir adiante esta vergonha.

P.S. Curioso que quem sempre se auto-intitulou defensor da verdade desportiva se vá aliar ao Boavista de ... joao loureiro, um autentico icone daquilo que é a verdade desportiva!

kostik disse...

boas transcrevi parte deste video para o meu facebook e esta a gerar alguma controversia, agradeço que possam la ir defender o nosso grande Sporting.
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=785658364780492&id=100000090061473&comment_id=785716948107967&offset=0&total_comments=7&notif_t=feed_comment

Anónimo disse...

Revisor,
Primeira vez desde há muito que leio um post sem veneno. Concordo que há situações de jogadores a rever e acredito que isso em grande parte tem sido feito: tenho a certeza que o mister jardim e a direcção já decidiram as situações do welder, magrão, piris e mesmo o do vitor. A situação do shikabala acredito que so ira ser tomada na pre temporada.
Só nao concordo quando dizes que estes jogos são de "preparação para a próxima época": quer se queira quer não, depois de termos garantido o 2º lugar os jogadores já não estão com os indices competitivos de há duas jornadas atrás e alguns estão já a pensar no Mundial. O jogo do estoril vai ser apenas o jogo de despedida desta época. Nada mais.

SL