domingo, 11 de maio de 2014

Mais um jogo de preparação

Já tinha dito frente ao Nacional, e digo-o deste encontro, para mim foi mais um jogo de preparação para a próxima época e mais uma vez tirei as minha ilações das capacidades ou falta delas deste plantel.
Independente do resultado, parece-me que salta a vista de todos que o plantel é muitissimo curto em termos de opções e de qualidade para os desafios da próxima época.
E se já tudo seria muito dificil (ou muito mais dificil que esta época) com a possibilidade cada vez mais forte de Jardim sair do nosso clube, as dificuldades vão novamente aumentar porque tudo voltará ao inicio.
Aqui a direcção pouco pode fazer, a proposta do Monaco é muitissimo boa, e o SCP não tem condições nem para acompanhar essa proposta e muito menos dar condições a Jardim para atacar o próximo campeonato com armas muito diferentes das que teve este ano. E basta ler e ouvir as ultimas declarações de Jardim para perceber que começou a existir um distanciamento entre aquilo que o presidente dizia e aquilo que Jardim comentava.
Disse-o antes e continuo a dizer tambem que Jesus deverá igualmente sair do SLB, tem propostas para sair, ele sabe perfeitamente que mais do que fez este ano não fará e passar a besta como era o ano passado bastará 3 derrotas na próxima época.
Globalmente a época foi muito positiva, melhor que a esmagadora maioria dos sportinguistas pensaria, e a entrada na champions pelo encaixe financeiro que representa é o maior prémio para a direcção.
Saudações Leoninas

27 comentários:

Mike Portugal disse...

Evandro do Estoril dava-nos um jeitaço para nº10. A nossa equipa devia jogar para a próxima época, com:

-------- Patricio
Cedric Dier Rojo Jefferson
-------- William
--- Adrien ----- Mané
-------- Evandro
----- Montero Slimani

Teremos João Mário, André Martins, Shikabala, Carrillo e Heldon a concorrer para 3 lugares. Temos na equipa B, Iuri Medeiros, Filipe Chaby e Wallison para testar na pré-época e ainda o Esgaio que pode jogar a médio direito para além de fazer concorrência a Cedric.

Para avançado, contratava Derley para dar luta a Montero e Slimani.

Capel, Wilson Eduardo e Patricio são para vender. Permitiam um bom encaixe financeiro e temos substitutos para eles. Rojo também poderia ser vendido mas aí acho que teríamos que ir contratar um central de qualidade, talvez o Yohan Tavares do Estoril que me pareceu ser bom a bola nos pés.

J.Heleno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J.Heleno disse...

Bom dia,

A confirmar-se a saída de Jardim é uma má notícia mas de facto não há nada a fazer se quando um clube como o Mónaco bate as notas. Por outro lado, é a confirmação de que o Jardim não fica mais de uma época em cada clube.

Quanto ao jogo de ontem levamos uma "banho de bola", de uma equipa muito coesa, fortíssima nas basculações e que mesmo tendo em conta as limitações técnicas de alguns jogadores procurou sempre jogar bola no pé.

Relativamente ao sucessor de Leonardo Jardim Marco Silva era a minha escolha, pelo grande trabalho desenvolvido nos últimos anos, apesar da perda constante de elementos importantes na equipa...

Unknown disse...



Num jogo de final de época, o porquê de fazer jogar os titulares e não dar oportunidades a quem jogou pouco esta época,

Jogadores como o Marcelo,Dier,Shikabala,esgaio,e mais alguns da equipa B podiam ter jogado e até podiamos ter perdido o jogo na mesma, mas era mais uma oportunidade.....quem jogou não estava com vontade de o fazer,

Para o ano, acho que o Sporting dependendo de querer lutar para o titulo ou não tem que rever certas posições:
falta um central de qualidade,um médio( se o shikabala tivesse qualidade tinha jogado mais)um extremo titular e um PLC,

Jogadores a rever :

Montero prometeu muito e apagou-se
Rojo, é capaz do melhor e pior
Carrillo: só joga quando lhe apetece
W. eduardo não chega para jogar num clube como Sporting
Magrão nada mostrou
Vitor: para fazer numero, temos jogadores da equipa B


Abraço, Joel

leao revisor disse...

J.Heleno

O Estoril realmente deu-nos um banho de bola, mas o que devemos tirar do jogo é que mais uma vez contra uma equipa mais ou menos mas que é organizada a nossa equipa sente muitissimas dificuldades.

O SCP já não joga bem à largo tempo, não foi os ultimos 2 jogos, só que conseguiamos ganhar com mérito diga-se.

Mas como disse durante o ano todo sempre que jogávamos contra uma equipa com alguma qualidade e organizada tinhamos muitas dificuldades.

E acredita que Jardim coisa que não é, é parvo. E sabe perfeitamente que ou tinha reforços em qualidade ou quantidade ou o ano que vem podia se tornar um inferno.

Marco Silva terá um trabalho dificílimo pela frente, para mim muito mais dificil do que Jardim teve.

J.Heleno disse...


A verdade é que LJ conseguiu espremer esta equipa ao máximo e conseguiu fazer um excelente trabalho.

No entanto, na próxima época a receita tem de ser lutar pelo título com menos armas do que os nossos rivais, pelo simples facto de estarmos falidos.

Se é um objectivo realista? Difícil mas não impossível.

É certo que o plantel tem de ser reforçado mas sou completamente contra a cometer-se os erros do passado com as chamadas "trutas" de rendimento 0!

Posto isto, é preciso um treinador que entenda que será mais uma época a lutar com armas desiguais e que tenha capacidade para à semelhança do LJ espremer ao máximo os jogadores existentes.

João disse...

A verdade é que contra as equipas mais fortes do campeonato ( Benfica, Porto, Estoril e Nacional )o Sporting só venceu um jogo.
Ou seja, este Sporting é perfeitamente suficiente para ganhar a Gil Vicente, Olhanense e afins...e no nosso campeonato isso é suficiente para entrar directamente na LC.
Agora, se quisermos ambicionar a mais do que isso a nivel interno e se não quisermos fazer figuras tristes ( como já fizémos ) na LC, este plantel não serve minimamente, a verdade é essa. E que me perdoem, mas tenho muitas dúvidas que Derley, Ali Gazhal, Evandro, etc, etc, sejam mais-valias para os objectivos a que nos propomos. E custa-me ver por aí tanto sportinguista a vibrar com a possibilidade de tais contratações. Se como diz o Presidente, seremos candidatos ao título ( o que a meu ver foi um erro, pelas razões que já apontei noutro comentário ), então terão de vir 3 ou 4 jogadores de muito maior qualidade e experiência. Com que dinheiro ? Bom, se não há dinheiro, então não podemos assumir determinados objectivos. E se sairem os melhores, como William, que já há 3 ou 4 jogos tem a cabeça não sei aonde, Patrício, etc, etc, então não sei como lutar por tais objectivos.

Mike Portugal disse...

João,

O Evandro só porque é do nosso campeonato, não serve? Que raio de mentalidade é essa? Então o Mourinho não montou uma super-equipa com jogadores do Leiria?

Temo que abandonar a mentalidade que só o que é de fora é que é bom.
E nem estou a dizer que não possa vir alguém de fora, mas rejeitar um jogador só porque joga no nosso campeonato não faz sentido nenhum. Até porque Evandro é muito bom jogador e seria um ótimo nº10 para nós.

Diogre disse...

LR

Estás a assumir que o Marco Silva é o próximo treinador do SCP pelas notícias d'O JOGO e d'A BOLA ou porque tens alguma inside info?

É que pelo que sei esse senhor tem um pré acordo assinado com os lampiões...

SL

leao revisor disse...

Diogre

Eu não sei quem será o próximo treinador, alias Marco Silva não seria o meu preferido.

Falei no Marco Silva, porque é o nome mais falado pela imprensa, mas seja ele ou seja qualquer outro terá um trabalho dificílimo pela frente, para mim muito mais dificil do que Jardim teve.

johnC disse...

Jesualdo Ferreira v1,5

João disse...

Mike,

Eu acho o Evandro bom jogador, tal como o Derley, por exemplo. Só acho que tendo em conta a época muitissimo mais dificil e exigente que temos pela frente, talvez não sejam o upgrade de que necessitamos. Precisamos de 3 ou 4 jogadores que se imponham como titulares da equipa nas posições em que mais necessitamos e tenho dúvidas de que qualquer um dos jogadores que têm vindo a ser apontados para o Sporting seja titular indiscutível face aos que lá estão.
Só a titulo de exemplo, achas que se o Evandro tirasse o lugar ao André Martins ou o Derley ao Slimani a equipa ficaria tão mais forte que lhe permitisse ser campeã nacional ? Não me parece.

Mike Portugal disse...

João,

A minha resposta à tua pergunta final é: Ficaria mais forte, sem duvida, mas não bastava. É necessário mudar o modelo de jogo porque uma equipa que se quer campeã nacional não pode apenas depender do jogo exterior. Neste momento temos muito poucos jogadores capazes de fazer jogo interior com qualidade, daí serem necessárias contratações.

Derley e Evandro seriam um bom upgrade para se começar a jogar melhor pelo interior, embora ache que seria necessário outro extremo para fazer "companhia" a Mané, que é o unico que consegue fazer esse tipo de jogo.

johnC disse...

Pt.1 - Caso Jardim este ano com muitas semelhanças mediáticas ao caso Jesualdo na época passada. Lembro-me bem do Deus que era o JF e o que se disse da saída dele. Igual ao que leio e ouço este ano relativamente ao Jardim. As pessoas não aprendem...

Pt.2- Ainda me hão-de explicar de onde vem esta histeria em torno do Derley... um jogador completamente banal! No ano passado era o Ghilas, este ano é o Derley. Podemos ver no que resultou a contratação do melhor jogador do paços de ferreira do ano passado, Vitor, e no que resultou a contratação do melhor jogador do Maritimo, Heldon: NADA!
O Evandro é outro que tal, bom jogador, sim senhor, mas temos melhor que ele. Ainda por cima precisamos de jogadores que desequilibrem e o Evandro não passa de um Vitor brasileiro.
Só espero que haja uma revolução de extremos para o ano e que emprestemos o Mané a alguém, caso contrário prevejo um novo Djaló (e eu gosto do Mané, era uma forma de o proteger e de o deixar evoluir.)

Gostaria de ver o J.Mario a rodar mais um ano e chamar o Wallyson (adoro ver jogar este miúdo) para a equipa principal para o ano, com o Iuri a aparecer de vez em quando como aconteceu com o Mané. Infelizmente continuo a não ver no J.Mário intensidade de jogo. No Setúbal é muitas vezes abafado pelo Tiba, p.ex. Apaga-se muito do jogo, n tem ainda estaleca para a nossa equipa (duvido que alguma vez venha a ter, tal como o irmão).

2 extremos de qualidade (um deles pode ser o Viola, dependendo de como esteja já que n o vi este ano), 1 ponta de lança suplente, 1/2 médios (caso o William saia) e defesa esquerdo/central.
Saidas: Heldon, Capel, Carrillo, Mané, Vitor, Magrao, Wilson, Piris, Welder.
Entradas equipa b/emprestados:
Viola (?), Wallyson, Esgaio (defesa direito suplente), Dramé (pre-epoca, tenho gostado do que tenho visto dele, apesar de muito individualista)

leao revisor disse...

Johnc

Existe realmente semelhanças e algumas diferenças.

As semelhanças é que ambos foram convidados a continuar e ambos quiseram sair.

As diferenças é que para o ano tudo o que for abaixo do 1 será mau e este ano tudo o que viesse era bom.

Acompanho a tua opinião sobre o plantel.

J.Heleno disse...

Discordo, o Sporting tem de lutar pelo título mas considerar que tudo o que for abaixo do primeiro será mau parece-me de todo descabido.

J.Heleno disse...

Agora é preciso ser intelectualmente ...quem defendeu que as épocas do Paulo Bento em que com muito menos que os rivais conseguiu sistematicamente entrada directa na champions e umas taças foram boas...e vice versa!

leao revisor disse...

J.Heleno

Sendo assim... existe muito poucas pessoas a considerar épocas boas o 2º lugar e a conquista de taças.

E quando digo que tudo o que for abaixo do 1º é mau, quero dizer que a exigencia é muito maior, uma época como a que passamos espero nunca mais voltar a existir, porque este ano nunca houve pressão devido ao desastre da época anterior.

J.Heleno disse...

Se me disser que com orçamentos bastante inferiores aos rivais, ficamos em segundo lugar a lutar pelo título até ao fim, conseguimos vencer uma taça de Portugal e não fazemos má figura na Europa, do meu ponto de vista e realisticamente falando, não pode ser considerada uma má época, muito pelo contrário. Agora com isso não quer dizer que nos devemos conformar e ficarmos ano após ano confortáveis com essa situação. Devemos sim criar condições para paulatinamente diminuir o fosso e aproveitar o inevitável desinvestimento dos rivais.

johnC disse...

"Sendo assim... existe muito poucas pessoas a considerar épocas boas o 2º lugar e a conquista de taças."

Mais uma vez volto a dizer o mesmo: as circunstancias mudam, as opiniões e as soluções têm de mudar!
Um segundo lugar e a conquista da taça de portugal (a da cerveja é para jogar com juniores, espero que se cumpra a palavra) para o ano para mim já seria bom! Da época de Paulo Bento distam cerca de 150M de prejuizo e falta de capacidade para pagar ordenados... não confundamos de onde partimos!
Dito isto, como é óbvio não concordo com os objectivos excessivos expressos uma ou duas vezes pelo presidente. Vamos com calma, uma coisa é ter essa vontade, outra é ter a capacidade para a concretizar. Logo veremos o que a época nos trará!

johnC disse...

E não me digas que o P.Bento não teve ovos: Stojkovic, Vukcevic, Izmailov, entre muitos outros, foram casos que começaram com ele e que custaram uns 7M no total. Para não falar na razia que fez do plantel que tinha ido à final da Uefa. Ele teve os jogadores que quis e soube escolher com a ajuda do Barbosa (LOL).

leao revisor disse...

JohnC

Quem fez a razia não foi ele meu caro foi o pior treinador que passou pelo SCP que para alem de ser péssimo não tem um pingo de caracter de seu nome Paulo Bento!

O P.Bento teve tantos ovos como tem Jardim ou terá o proximo. Se consideras ovos os nomes que referiste, de certeza que das 18 contratações feitas este ano existiram ovos, e desta vez a ajuda foi outra mas igualmente engraçada!

leao revisor disse...

JohnC

E noto que para ti vai ser mais uma época do que vier será bom.

Sinceramente não sei o que posso exigir ao futebol do SCP.

Acho que o maior "amigo" de BdC durante o seu mandato será sempre GL. Tudo de bom será mérito dele, tudo de mau será consequência dos erros do passado.

Só existe um pequeno problema, e parece que ninguem quer assumir isso, o presidente seguindo o que tinha dito desde o inicio considera que para o ano é para ganhar, Jardim quer condições para isso acontecer e ao que parece nem perto chegaram do entendimento quanto a essas condições.

Isto para mim é mais importante do que fica Jardim ou sai Jardim, porque eu quero é ser campeão seja com ele ou com outro qualquer. Mas sei perfeitamente que com este plantel ou mesmo com ligeiras alterações para cima acho que a próxima época terá mais problemas do que esta.

johnC disse...

Então vamos lá saber quais foram as contratações que resultaram da época do teu querido Bento... diz-me lá os nomes... A única coisa que o safou foi a formação, de resto só contratou:
ou porcaria;
ou estragou os bons jogadores que arranjou!
Ainda me lembro do losango dele e dos arcaicos treinos que ele dava que faziam com que os jogadores entrassem em campo e que parecessem jogos do género de quando me junto com amigos de vez a vez para dar uns toques na bola.
Treinador rídiculo!

anonymus disse...



O Paulo Bento não presta, mas com ele o Sporting ficou 4 vezes em 2º. lugar e ganhou 4 taças, para além de terem roubado um campeonato ao Sporting com a mão do Rony em Alvalade, perdido por um ponto.Não será muito para as pretensões do Clube, mas foi um dos melhores períodos nos últimos 30 anos.

O PB também não presta para valorizar jogadores, mas foi com ele no comando, que apareceram Moutinho, Rui Patricio e Miguel Veloso, entre outros.

Na opinião de certa gente, também não prestaram outros.Mesmo ao Jardim, já nesta época lhes foi apontado erros na escolha dos jogadores para certos jogos e mesma na tática e todas essas criticas feitas por gente (que certamente?) lida com os jogadores todos os dias como fez o LJ, por isso mesmo por dentro de todos os problemas que existiam dentro do balneário.

A mesma gentinha triste, tem provado através destes últimos meses, quanto são pretensiosos, arrogantes e auto-convencidos.Basta lê-los aqui.Não admira mesmo nada, que tenha votado em alguém com quem se parece.Já diz o povo:DIZ-ME COM QUEM ANDAS E EU DIGO-TE QUEM ÉS.

Enfim! Todo um conjunto de disparates, próprios de mentecaptos que não se conhecem e mais grave, convencidos que percebem de futebol.Se isso fosse verdade sabia-se há muito e certamente não andariam aqui e por outros lados a vomitar a diarreia que lhes vai na alma.

johnC disse...

A convocatória (pré) do vosso amado... realmente é craque!

leao revisor disse...

Johnc

Não sei os treinos que dava da mesma forma que não sei os treinos que peseiro dava. Aquilo que sei e que segundo o barômetro dos sportinguistas actuais o Pb fez 4 épocas fantásticas.

Mas pronto eu até percebo que todas as críticas que lhe fizeram e todas as campanhas montadas foram feitas devido ao alvo que se encontrava na tribuna.

E prefiro ficar por aqui porque nem vale a pena voltar ao passado.