segunda-feira, 12 de maio de 2014

O outro lado da questão "Jardim"

Hoje e durante algum anuncio oficial o que teremos é o debate fica Jardim, sai Jardim, vai por dinheiro, a proposta é boa para ele e para o clube, bla bla bla.
Acho que isso é esconder o verdadeiro problema. Obviamente as questões financeiras são fundamentais, mas parece-me redutor reduzir a questão da sua iminente saida a isso até porque não me parece que seja essa uma das razões fundamentais.
Já o escrevi antes, o SCP disputa o campeonato com 2 equipas, o SLB que vem investindo forte já leva 10 anos, começando agora a tirar os resultados disso, e vamos ter um FCP que após uma época desastrosa quererá certamente voltar ao topo... e depois temos nós que nos assumimos oficialmente como candidatos ao titulo mas oficialmente tambem garantimos que o nosso orçamento não sofrerá nenhum aumento.
Ora mesmo sabendo que houve alguns elementos que sairam durante a época e tinham "bons" contratos, e sabendo que vão existir novamente ajustes no plantel este defeso, o salto qualitativo teria que ser enorme se quisermos disputar o campeonato com os nossos adversários e lembro apenas que com o Top5 deste campeonato registámos 1 vitória apenas em 8 jogos disputados.
Juntando a isto, teremos maior pressão dos sportinguistas (aumentaria sempre após esta época de transição mas as declarações do presidente deixam claro isso) teremos um numero igual de jogos que os nossos adversários, algo que não acontecia este ano, ou seja precisaremos um numero maior de opções válidas.
Se com Jardim a tarefa seria muitissimo complicada, com outro treinador parece-me que a tarefa será ainda mais complicada, seja ele quem for, porque tudo terá que voltar ao inicio. E não quero tornar este debate num caso de ou é o Jardim ou o caos, apenas digo que me parece mais "fácil" a época com um treinador que já tem os seus processos consolidados do que outro que tem todo esse trabalho para desenvolver.
E agora a questão é, Jardim quer continuar? Sinceramente começo a ter as minhas duvidas, parece-me que ele sente que melhor com as condições oferecidas será muito complicado e sabemos que em Portugal de Bestial a Besta vai um caminho muito curto e mais vale sair agora como Bestial (e com mercado) do que daqui a um ano como Besta e para o desemprego.
Noutro ambito, o meu profundo desalento pela campanha Missão Pavilhão, e digo-o porquê, até ao momento aderiram 752 pessoas com um valor total de 38484 euros o que representa uma média de 51 euros por pessoa ou seja existe pessoas a dar mais do que os 50 euros. Mas o que me leva a estar profundamente desagradado com a campanha, por um lado é a falta de informação que existe sobre o pavilhão, sinceramente eu não sei onde será o pavilhão e como será, parece-me obvio que se nos colocarem uma "cenoura" na frente nós corremos mais e a maior velocidade mas o pior vem a seguir, os dados que retirei são oficiais e estão disponiveis em missaopavilhao.pt, nesse site tem um countdown com o valor que falta para o pavilhão ser construido e neste preciso momento esse valor vai nos 9.961.516 euros ou seja a menos que alguem nos venha dizer que a direcção quer 1 ou 2% desse valor ou então com muita pena minha o pavilhão nunca será contruido.
Saudações Leoninas

12 comentários:

Unknown disse...

Em relação à Questão Jardim. Este ano provou que o que fez o Sporting não disputar o título até ao fim foram as arbitragens e não a qualidade do plantel. Mesmo com menos recursos, com menos poderio financeiro e vindos da pior época da história, fomos capazes de ombrear com o Benfica até onde nos deixaram. Já existiram campeões que não venceram um único jogo grande até porque os campeonatos são provas de regularidades. É certo que, se ganharmos aos nossos concorrentes directos estamos mais próximos, mas não é um dado adquirido. Por isso, essa de 1 vitória em 8 jogos com os 5 primeiros classificados é muito subjectiva. Bastava os Srs. Vasco Santos, Xistras, Motas, Duartes Gomes não estarem comprometidos com os de carnide e poderiamos ter lutado pelo título. Mesmo com todas as limitações que qualquer sportinguista sabe que existem, mesmo antes deste final de época penoso.
Mas isto trouxe um sentimento de que com competência se consegue fazer mais com menos. Claro que o nível competitivo subiu, por isso há coisas que se vão ter que ajustar mas tenho fé que se consiga construir um plantel na senda do deste ano em espirito de balneario e de comprometimento com os objectivos. Uma coisa que tb acho que jogará a favor é o nível de ambição que o plantel terá. Quererão mais que nunca ganhar títulos. Muitos não ganharam nada e querem fazer parte da história. Isso é fundamental. Jardim faz parte deste projecto. Espero que continue pq conhece os cantos à casa e quando assinou por 2 anos sabia ao que vinha e DUVIDO que o BdC não tenha colocado a bitola da luta pelo título no 2º ano do Jardim. Se o contrato fosse de 3 anos eu acreditava apontar para o 3º ano. Mas em 2 anos não acredito que o Presidente, ambicioso como é, não jogasse essa cartada. Afinal ficámos em 2º. Queriam que o homem dissesse que iriamos regredir? Que eu saiba melhorar é ficar em 1º.
Missão pavilhão. O contador que vês no site é das contribuições on line. Ontem na tarde do jogo houve muitas adesões. E as contribuições feitas 'in loco' não podem, nem são colocadas de imediato on line. Por isso esses números não deverão estar actualizados.
Tb axo que a informação é muito pouca. Mas não é por isso que se deve deixar de contribuir. Todos somos do Sporting. Todos queremos o pavilhão. E conhecendo o nosso Presidente, digo-vos já.. Pavilhão que é Pavilhão João Rocha será sempre ao lado do Estádio de Alvalade.

SL

tiscp disse...

Fabio Quinta estou completamente de acordo com a tua análise faço é uma leitura algo diferente das tuas conclusões.

Cria-me alguma confusão e preocupação com o tal lema tao defendido por alguns sportinguistas do "com menos fazer muito mais" o que nos leva a empolgar-mos com nomes como Derley (por muito interessante que seja), Evandro ou Danilo, porque é assim, são bons jogadores agora não me parece serem jogadores que façam a diferença ou sejam um grande incremento de qualidade em relação aos que já la estão.
Temos o exemplo de todos os últimos jogadores que contratamos na nossa liga, tirando o Jefferson, nenhum foi mais valia nenhuma, Heldon, Vitor, Cisse são iguais ou piores dos que já tínhamos nos nossos quadros.

Sem duvida que a arbitragem este ano fez o seu papel, não coloco isso em causa, mas também o que nos garante que para o ano tal não volte a acontecer, não tenhamos duvidas que esta a ser montado um sistema vermelho que alem da arbitragem engloba umas parcerias com outros clubes, e como tal se queremos ser campeões invariavelmente temos que elevar a qualidade.
Porque alem do trabalhinho desses senhores onde os lampiões ganharam o campeonato foi naqueles jogos sobretudo da 1ª volta em que não jogaram nada e foram ganhando e amealhando pontos, isto porque do nada as individualidades resolviam e eles tem essa qualidade e nos não.
Porque é importantíssimo ter alguém que faça a diferença quando o colectivo não resolve e hoje em dia tirando o Mané não temos mais jogador nenhum com essas características (já não conto com Carrillo, porque com tratamentos daqueles não retiramos mais nada dali) e os outros tem e isso no final acaba por fazer toda a diferença.

E caso se venha a confirmar a saída do Jardim não tenho duvida que sera um serio revés, e caso saiam também certos jogadores, será o começo do zero.
É pena porque caso continuasse e conseguíssemos manter a espinha dorsal da equipa conseguiríamos ganhar alguma vantagem aos nossos rivais e atenuar assim o fosso que nos separa em termos de qualidade.

Pedro disse...

Melhor com menos:
Sai Elias, Labiat (deve dar margem para se ir buscar qualquer coisa...). Aqui não sei bem qual é a margem pois nos empréstimos não pagávamos ordenados, mas o valor dos ordenados não estava orçamentado?

Depois se vendermos:
Patricio, com alguma pena, apesar de achar que o suplente poderá estar à altura.

Capel - Esta época esteve um bocado abaixo do que nos habituou, e penso que até poderíamos passar sem ele sem perder muita qualidade.

Facil não é, concordo que pode sair caro assumirmos esse sonho.

Mas impossível não é.

Do Jardim duas notas pessoais, no inicio éramos muito forte a jogar entre as linhas do central e do lateral rápidos e letais. Penso que isso foi desaparecendo assim como a intensidade da equipa. A segunda faz me confusão como é que desperdiçamos tantas oportunidades em que o Lateral entra na área pela lateral sem grande pressão (ou pelo menos tem tempo para fazer o melhor passe) e não dá em nada, sai um centro merdoso que bate no adversário.

Do Estoril, mais do que falta de qualidade, acho que faltou atitude. Viu-se a diferença quando o Mané entrou, cheio de vontade, quando o Shikabala entrou, cheio de vontade. A equipa não estava era a jogar como um todo. Parecia que no meio campo estavamos sempre em inferioridade e não aproveitámos as alas.

leao revisor disse...

Fábio quinta

Nada me garante que para o ano as arbitragens não vão ser piores para o nosso lado, porque efectivamente já tivemos anos em que o foram, mas o mais importante esta no facto de não atribuíres nenhuma relevância a termos jogado apenas de semana a semana e sem nenhuma pressão, isso para mim foi uma enorme vantagem, basta olhar para o exemplo do Liverpool.

Ninguém quer que exista um retrocesso em termos de ambição apenas queria que essa ambição fosse sustentada e não aumentada apenas porque como este ano ficamos em 2 numa conjuntura que para o ano não se repete vamos lutar pelo 1... Porque temos que melhorar.

Se não acompanharmos a ambição de ficar em 1 com argumentos sólidos vai dar buraco.

Quanto ao pavilhão, eu apenas me reporto ao que esta oficialmente no site, não sei se são os donativos on line ou o total porque não existe lá essa informação, aqui que sei e que independente disso o nao vamos conseguir atingir nem de perto nem de longe o valor dos 10 milhões (acho até ridículo lá estar isso) no máximo dos máximos e com mesmo muito boa vontade chegaremos aos 5% do valor pedido.

Marad0na disse...

jardim - uma proposta de 8 vezes mais é irrecusável e não levo a mal que queira sair desde que tenha tratado de tudo com o conhecimento do clube e o Sporting seja compensado financeiramente.

marco silva - o nome que me deixa descansado se o jardim sair, gostei do trabalho que fez nos 3 anos de estoril, esta epoca perde uns 6 jogadores titulares e monta novamente uma bela equipa.

pavilhao - desiludido tb mas já esperava, quando se trata de dinheiro o povo portugues foge logo, eu contribui com 50 euros ao lado de mim tava um tipo que ao ouvir a explicação toda disse que o pavilhao de odivelas chegava bem :D

Unknown disse...

Quer-me parecer que Leonardo Jardim é uma pessoa muito pragmatica e calculista.

Vê-se na forma como lê os jogos e está-se a ver também na forma como gere a sua carreira.

Por mais dificil que fosse a sua missão este ano - sabia que era dificil fazer pior e se as coisas corressem mal - era mais 1 e nunca seria o grande responsavel, já que os bicos das facas estariam todos virados para BC

Se ficasse agora correria mais riscos - a pressão era maior e a exigencia das competições também.
Se o orçamento não aumentar - então ainda pior

Chegou, fez um bom trabalho e saiu

O proximo que vier dificilmente fará melhor e Jardim fica bem na foto - se se lembrarem ele até referiu isso na apresentação.

Eu antevejo uma epoca complicada para o Sporting e as mexidas no plantel serão determinantes para o sucesso ou insucesso e quanto mais depressa se resolver a questão do treinador melhor

leao revisor disse...

Jorge alemão

Precisamente, parece-me que a sua saída está muito mais relacionada com isso do que a possibilidade de ver o seu vencimento aumentado 5 ou 6 vezes.

João disse...

Vamos ver se o sucessor de Jardim será mesmo Marco Silva.
Parece que estou a ver os jornais com grandes parangonas a dizer que Marco Silva vai para o Sporting para depois virem com parangonas ainda maiores dizer que o Sporting perdeu o Marco Silva para o Benfica. É uma táctica habitual para nos deitar abaixo.
Se o Jardim for embora, teremos de tratar de contratar um treinador o mais rapidamente possivel. O meu preferido é também o Marco Silva, mas espero que o Sporting não fique eternamente à espera de uma resposta dele dependente de o JJ ficar no Benfica ou não. Não temos tempo para essas novelas.

tiscp disse...

LR o teu ídolo PB lá fez mais uma das suas, conseguir nos 30 pré convocados deixar de fora Adrien e Cedric sobretudo e Mane tendo em conta convocatórias de a.almeida, a.gomes, r.amorim e ivan cavaleiro (!!!!) é obra.

VERGONHA!!! mas por aqui ainda consegue ser chamado de homem com caracter.


johnC disse...

Homem com caracter!!!! ahhahahahahahaahhahahhahahhahahhhaha
Continuem a idolatrar esta besta e este cancro que passou, infelizmente, pelo nosso clube! Bom jogador, de resto, uma autêntica bosta de cavalo!

anonymus disse...



Ah!Ah!Ah!Ah!


Ou estão mais preocupados com a selecção que com o Sporting ou então têm um ódio enorme ao homem.

Eu gostava que não fosse nenhum, para assim haver a possibilidade de se guardar todos os jogadores para a próxima época. A mim o que me interessa são os êxitos do Sporting.A selecção que se foda.Não passa uma equipa em representação dos dirigentes podres da FPF.

Ele é parcial? Mas quem é que não o é, de cada vez que tem uma opinião ou faz uma escolha?!

Enfim! Tudo gentinha bem formada e respeitadora.

tiscp disse...

Porra isto para certa gente é difícil de perceber o que esta por detrás disto tudo, como se o problema todo para nos fosse a selecção.

O que esse badameco fez foi validar mais compras estupidas de jogadores como aconteceram em Janeiro, em que os lampiões conseguiram vender um jogador da equipa B por 15M, resolvendo assim e com a outra anormalidade, o enorme problema de tesouraria que tinham.

Mas pronto deve ser normal uma equipa que utiliza em média 6 portugueses de inicio ter 2 jogadores nos convocados e outra que no seu 11 base tem 0 (ZERO) leva 4 jogadores.

Enfim consegue-se dar ao luxo de levar jogadores de equipas B, numa selecção como a portuguesa, mas não se passa nada, é tudo normal.
O queiroz ao pé deste senhor é um menino.

O que interessa é que a selecção se foda porque temos que ser bem formados....