quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Simplesmente miserável

Com o empate de hoje frente ao SLB da equipa de Juvenis de 1 ano, finalizaram os jogos com o SLB de todos os escalões do da Academia. Pela primeira vez na nossa história nunca vencemos o nosso adversário directo, tendo em 9 jogos, 6 derrotas e 3 empates, depois disto volto a perguntar quem tem a vergonha na cara de dizer que somos a melhor formação em Portugal?
O que aconteceu, estes resultados, a não classificação dos Juvenis para a 2º fase, os 20 pontos para o SLB em Juniores, foram coisas que alertei desde o 1º dia que esta direcção entrou para o clube, e fui sistematicamente e consecutivamente criticado por aqueles que enfiavam a cabeça na areia e achavam que "estes" só faziam coisas boas.
Redondamente enganados, este direcção na Formação tem feito um trabalho que não o classifico como "fraco", classifico-o como "miserável". E tudo começa quando em todas as entrevistas, em todas as declarações do chefe máximo do clube, não assume que a sua visão da formação estava completamente errada, não assume que tomou decisões erradas e principalmente escolheu as pessoas erradas para locais fundamentais, preferindo refugiar-se naquilo que faz bem, em culpar os anteriores por tudo o que aconteça de mal no clube.
Trabalhar na formação não é para qualquer um, muito se criticou aqui e nas redes socias (local onde o presidente "testa" as suas decisões) os nomes de Mil-Homens, Jaen Paul e Diogo Matos, mas olhando para a actual equipa senior do SCP é totalmente composta por elementos "formados" por esse trio de dirigentes! Não seria difícil de prever que colocar uma pessoas que estava afastada do futebol há mais de 25 anos, ainda para mais na formação não seria a melhor decisão, os resultados estão aí! O colapso completo de uma formação que foi indiscutivelmente a melhor de portugal e uma das melhores da Europa/mundo e agora está completamente ultrapassada pelo FCP e a anos luz do SLB, com as equipas do minho a discutirem pelo menos taco a taco com a nossa.
A desculpa para tudo, quando corre mal nesta direcção é a falta de dinheiro, falácia completa! Já aqui disse várias vezes que a postura negocial desta "estrutura competente" é do mais primário que pode existir, já aqui dei exemplos de erros de palmatória de pessoas que dizem que não há dinheiro para nada mas depois canalizam esse tal dinheiro que não existe para contratar Enoh e Gazelas (nem falo dos restantes) e dinheiro esse que daria para segurar todos os internacionais que saíram,por exemplo o jogador Alexandre Silva que foi para o Guimarães, junior de 1 ano, joga neste momento pela equipa B do Guimarães, marcando golos. Quem são as avestruzes que acreditam que o Guimarães tem capacidade para pagar uma exorbitância que o SCP não pode acompanhar? Isto para não falar em outros jogadores, que esses as avestruzes dizem que foi culpa dos empresários.
Mas isto não se resume a resultados, a formação nunca se pode resumir apenas a resultados, o SCP passou no passado (não o mais próximo) anos e anos sem sequer ganhar títulos, mas disputava qualquer jogo olhos nos olhos com o adversário, tinha sempre os melhores jogadores, os mais promissores, e acima de tudo existia uma coerencia no futebol praticado pelas equipas. Neste momento isso não acontece, cada equipa toca a sua musica e compreensivelmente o SCP deixou de emitir em directo os jogos das suas camadas jovens tal deve ser a vergonha dos seus dirigentes perante tal estado da situação.
E tudo o que aqui disse, nada é novo, já tinha alertado variadissimas vezes para este problema, sempre, repito, criticado pelas avestruzes, mas quando o presidente confirma que a formação está mal, confirma que nem luz, nem campos nem transporte nem comida existe ainda recebe uma salva de palmas na AG porque diz que vai alterar o estado das coisas! Desculpe??? Durante 2 anos aquilo que fez foi destruir totalmente a unica coisa que resultava e tinha resultados (8 jogadores titulares na equipa principal!) e agora vem dizer que vai alterar? Continuo a esperar pela 1 medida positiva desta direcção nesse campo.
E para terminar gostava de saber quem é o responsavel de: 1- Em 9 jogos com o SLB termos 0 vitórias, 3 empates e 6 derrotas? 2- Não termos sido classificados para a 2º fase da fase final de Juvenis, depois desta geração ter sido a ultima que foi campeã pelo clube? 3- Termos ficado a 20 pontos do SLB em juniores? 4- Dos sub-18 não terem um unico jogador do SCP? 5- De termos passado da unica equipa portuguesa para participar num torneio internacional em formato de campeonato (next generation que veio dar lugar há Youth League) para o unico dos 3 grandes que não foi convidado para a Premier League 21 (mesma competição para os sub21 onde SLB e FCP participam)?
Quando daqui a 2/3 anos for necessário renovar a entrada de jogadores na equipa principal eu estou para ver quem vamos ter de qualidade para entrar! Isso devia fazer suar o alarme de todos, mas pelo que vejo a cabeça de muitos continua bem enfiada no chão.
Por ultimo, o SCP anunciou no seu site, no jornal e na sua TV que iria remodelar o campo de jogos da Academia, tornar num mini-estadio, com a Holdimo a suportar todos os custos (a desculpa aqui não pode ser o dinheiro) até maqueta existiu, anunciou inclusivamente o caderno de encargos e depois no meio de um discurso de mais de hora e meia .... foi anunciado que afinal já não se faz nada! Mas vamos continuar felizes e contentes.
Saudações Leoninas

23 comentários:

SportingSempre disse...

Declaração de interesses;
apoio esta direção e a meu ver têm feito um trabalho globalmente bastante positivo.

Quero contudo dizer que subscrevo a 100% este texto do LR, com quem não concordo muitas vezes.

Acho INACREDITAVEL a falta de critério, visão e estratégia que esta direção dedicou á nossa joia da coroa.

O dinheiro não é desculpa para tudo (alias como no caso dos defesas centrais da equipa A) e as saídas do capitao dos juvenis para Guimarães ou do Cassama para o Porto são inceitaveis quando se gastam milhões em Cisses, Sarrs, Sackos ou Slavchevs.

Pedro disse...

Mas...vocês estão com atenção aos jogos?...Neste ultimo jogo, estivemos a perder por 3-1 e continuamos em 1º na classificação.

Nos Juvenis A, foi uma série atípica, onde terminamos com os mesmos pontos do 2º a 3pts do 1º, com o melhor ataque e defesa de todas as séries.

Em Juniores, o ano passado ficamos com 15 de avanço do carnide, e o campeão foi o Braga. Concordo que este ano não está a correr bem, mas, dai ao que é escrito vai uma grande distância

Nos restantes escalões de formação, de infantis a traquinas, estamos em 1º lugar em 50%.

Regressou João Couto e Paulo Leitão

Falam de Jean Paul, mas foi ele que ajudou a levar o Alexandre Silva

Diogo Matos?, aquele que em direto na TV, conseguiu dizer que o Sporting ganhou 3-1 no dragão sem qualidade e com sorte e só falou mal de o Sporting e seus jogadores...É esse sr que merece o nosso crédito? Não obrigado

Pedro Mil Homens? Talvez o menos culpado da limpeza feita, mas o seu low profile também impede que se faça juízos de valor ou que se saiba o que se passou.

Novamente o Moreto e Idrissa, epa, mas sinceramente, continuam com a mesma conversa? Será que só sabem apontar isso?

Ponham de parte as quezílias para com BdC e pensem um pouco...Acham que foi o Cissé e Enoh que evitaram as renovações, eram esses 50.000 eurs que iam impedir isso, ou terão sido outros factores que custa aos srs admitir? Sarr Sackos e Slavchevs juntos, não custaram o "custo zero" do Labyad

Espero que ao menos, estejam presentes em alvalade no dia 8 e não no sofá e que gritem bem alto pelo Sporting

SL

leao revisor disse...

Pedro

Não queria comentar qualquer coisa que aqui fosse dita e só o faço desta vez.

Pelo que leio para si está tudo bem! Aliás pelo ataque que fez aos anteriores (agora Mil homens já não merece criticas registo) devemos inclusivamente estar melhores...

Eu gostaria de saber apenas quem é o responsavel pelas 5 situações que perguntei.

E atenção você diz coisas que não correspondem minimamente à verdade, mas isso já foi chão que deu uvas por aqui, não perco mais o meu precioso tempo a debater com quem só vê o Deus à frente.

Quanto à ultima afirmação, eu não descobri o SCP em 2011, sempre fui ao estádio e sempre vou continuar a ir, não será certamente um presidente que me fará mudar isso.

Anónimo disse...

e os murros no estômago camaleão revisor?

Marad0na disse...

se não perdes tempo a debater porque perdes tempo então a escrever?

e já agora porque não deste a cara na ultima ag para lutar por isso??

e porque estás calado tanto tempo quando vencemos e falaste muito em dezembro?

e para terminar porque escolheste esta data para lançar mais um ataque ao Sporting?

a serio achas que enganas alguem? porque não escreveste nada quando os olheiros tiveram 2 anos sem receber ordenado?

J.Heleno disse...

Bom dia,

Por incrível que pareça estou de acordo com muito do que é dito pelo LR.

Não tendo, neste assunto, tanta informação e conhecimento como o LR aparenta ter, parece-me evidente que a política na formação tem sido desastrosa.

Na verdade, apesar do desastre que foram as últimas direcções a nível financeiro e do futebol sénior, a verdade é que a nível da formação, foi havendo poucas mexidas e sobretudo foram respeitadas as pessoas que realmente sabem de futebol de formação.

Contudo, é preciso frisar que o desinvestimento na formação não começou com BC mas sim teve o seu culminar com o actual presidente.

Ora, se é um facto que não há dinheiro ( e sim é um facto e não uma falácia) a obrigação do Presidente deveria ter sido manter aquilo que a estrutura tinha de bom e limpar o "lixo", aquilo que era acessório. E isto não foi feito, pelo contrário, foram convidadas a sair pessoas com bastante valor e contrataram-se "indivíduos" sem qualquer saber a nível da formação.

Esta é, do meu ponto de vista, a questão fulcral e mais importante que a saída de A, B ou C para o Guimarães ou para qualquer outro clube.

No entanto, é falacioso responsabilizar somente a actual direcção pelos actuais resultados dos juvenis e juniores, uma vez que a formação de um jogador não é um processo de 2-3 anos mas sim de médio prazo.

A título de exemplo, veja-se que o enorme investimento do SLB na formação, iniciado há mais de oito anos, somente agora começar a dar frutos visíveis.

Quero com isto dizer que, a política desastrosa do BC - caso não seja invertida - será verdadeiramente sentida daqui a uns anos com consequências gravíssimas.

É bom lembrar que a formação deve ser sempre encarada a médio prazo e não se deve confundir o bom trabalho com os títulos ganhos porque o passado desmente isso mesmo.

Daí que, o que menos me preocupa é a saída pontual de um ou outro jogador com potencial mas sim a falta de qualidade global de um determinado escalão que resulta de erros cometidos.

O que me preocupa é a falta de estrutura que consiga assegurar que os actuais escolinhas daqui a uns bons anos não irão obter resultados desastrosos como os actuais juvenis.

Por último, não estou preocupado com a falta de jogadores para alimentar a equipa A daqui a dois-três anos, porque isso, do meu ponto de vista, está garantida com jogadores que actualmente se encontram na B ou a rodar ( Chaby, Iuri Medeiros, Podence, Geraldes, Gelson, Esgaio etc) mas sim, estou preocupado com a falta de jogadores de qualidade daqui a 6-7 anos.


Em súmula, concordo com o LR quando classifica a actual política da direcção a nível da formação como miserável, mas não concordo com parte dos motivos invocados, sobretudo por me parecer ter uma visão demasiado "curto prazo" para aquilo que é a realidade do futebol jovem.


Relva disse...

De acordo com o pedro e com o maradona, apesar de concordar com alguns pontos do posts, vamos ver, nos anteriores anos o benfica também não tinha formação e nos seniores e nas vendas e´o que se vê, quantidade e titulos não quer dizer qualidade. Normalmente só um ou dois chega a seniores na equipa principal.

trinca_espinhas disse...

Muito bom comentário J. Heleno!!

Mike Portugal disse...

Não acho que a formação esteja tão catastrófica como queres fazer crer, LR.

Os Juniores sim, estão mal e provavelmente só os vamos recuperar quando os de baixo ascenderem a essa categoria.

Mas agora foi contratado Paulo Leitão para coordenador técnico da formação. Medida inteligente por parte da direção, pois é uma pessoa com muito conhecimento. Vamos esperar pelos resultados.

leao revisor disse...

Vou só juntar alguns temas para o debate.

Em 8 comentários (porque os meus não contam) ninguém foi capaz de responder quem são os responsáveis pelo estado actual da formação.

Uns podem achar que está pior, outros na mesma e outros até que está melhor. Cada um tem o direito à sua opinião, eu escrevi, e isso ninguem me poderá acusar, quando esta direcção entrou e começou a tomar as primeiras medidas na formação que ia ser o descalabro e os resultados estão à vista.

Não ganhamos ao SLB em um unico escalão na Academia, não passamos à 2 fase (não é a 3.. é para a 2º fase) nos juvenis depois de terem sido campeões em sub-15, ficamos a 20 pontos do SLB em juniores, temos um treinador nos iniciados que desde que chegou ao clube nunca venceu o SLB, e outras e outras coisas.

Pior, quando se fala aqui do futuro e sempre foi esse o meu objectivo... o futuro! Olha-se com a vista muito curta, temos 8 jogadores na equipa principal vindos da formação ficamos todos contentes e ainda temos a lata de dizer que apostamos na formação, alguns comentadores dizem que temos fornadas para mais 2/3 anos (com os jogadores vindos dos "outros") mas eu sempre me preocupei com o mais alem!

Meus caros esta direcção perdeu e continuará a perder os jogadores mais promissores da nossa academia! Já o fez no passado e vai continuar a fazê-lo no futuro!

Foi dito aqui que foi o Jaen Paul o responsável pela ida de um jogador para o Guimarães, nada mais falso!

Foi pura e simplesmente incompetencia de quem dirige a academia, foi tanta a incompetencia que contratou 18 jogadores esta época para os juniores e fizeram a campanha que fizeram.

Termino só questionando os que por aqui passam sem ser em trabalho, não acham estranho que uma academia que se diz reconhecida mundialmente pelo seu trabalho, tenha demorado 3 meses para arranjar um coordenador técnico?

Quais foram os motivos para tal acontecer? Quantas negas levaram até conseguirem um novo coordenador? Quais foram os motivos das negas?

Pensem... E se continuarem a achar tudo normal, feliz fico por vocês, viver na ignorância por vezes é o melhor do mundo.

Pedro Sarmento disse...

Os principais inimigos do Sporting.... são os condes e Viscondes e os que perderam o tacho...

Dizem mal do Sporting porque é o seu momento feliz de cada diz... Vivem á espera da derrota para poderem criticar...

Agora está tudo mal, antes estava tudo bem... onde andavam vocês antes de BdC ??

Jalex disse...

O mal já vem de trás.

Talvez já do tempo em que Bettencourt era presidente. Curiosamente numa AG nessa altura houve um sócio que tocou no assunto e quase foi "cilindrado" (uma expressão para ser simpático)por uns certos indivíduos(mas nessa altura não havia ditadores...pois).


A realidade é que desde esse tempo a qualidade e desenvolvimento da formação tem vindo a descer a pique.

Carnide e porco chegam mais cedo a possíveis "alvos" e alem disso têm uma capacidade financeira que o Sporting não possui para segurar alguns dos seus activos de formação(mas não julguem que é só rosas para esses lados, também existem casos polémicos mas infelizmente a CS não pega neles na mesma forma que faz com o Sporting).

Para além deste facto se antigamente o Sporting fazia também a diferença pelos profissionais que trabalhavam na formação, hoje os clubes rivais possuem pessoal tão bom ou melhor nesse aspecto.


Na parte financeira nada se pode fazer, imagino que com a reestruturação finalizada existem regras e acordos feitos que não permitem o Sporting investir mais que o estabelecido na formação.

Resta os recursos humanos, e é ai que o Sporting pode apostar.Adquirir pessoal competente e experiente na área que sejam uma mais valia.

Aposta essa que aparentemente esta a ser feita, agora se essas mudanças vão surtir efeito para já não sabemos.Alias, só daqui a dois o três anos se poderá ver os primeiros efeito das mesmas.

Pois quem julga que estas situações têm efeitos imediatos,então deveria estar a comentar outros assuntos que não este...


Revisor


O seu texto toca em alguns pontos correctos, mas quando vi o nome Diogo Matos não pude deixar de revirar os olhos.Compreendo que seja seu amigo, mas esse senhor em nada de significativo contribuiu para a Academia, como tal é uma referencia completamente despropositada.

leao revisor disse...

Jalex

Concordando ou não com as tuas opiniões sempre são fundamentadas o que trás algo de util à discussão.

Os problemas começaram com GL, e ele até pode dizer que ele aumentou o orçamento da formação se incluir a equipa B como formação.

Mas quando digo que começaram os problemas digo-o porque foi aí que se começou a realizar cortes na rede de observadores (compensada ai com uma aposta no trabalho dos empresários) mas principalmente porque foi aí que se começou a trazer ex-jogadores sem conhecimentos sobre formação para treinadores.

E casos sempre houve, aqui e nos outros lados, a diferença é que agora a esmagadora maioria saí e não conseguimmos trazer ninguem de jeito.

Não me parece sequer imaginavel que a reestruturação obrigue a oferecer contratos modelo aos jovens.

Presumo que acredites em João Couto e Paulo Leitão (foram os ultimos a entrar), eu não tenho motivos para não acreditar pelo menos, digo-o sem qualquer problema que em relação ao primeiro é um salto qualitativo enorme em relação às anteriores escolhas.

Mas continuo a dizer sem qualquer problema enquanto quem liderar o processo for o Virgilio, enquanto um dos grandes responsaveis do recrutamento continuar a ser o amigo do Inácio, e enquanto os treinadores dos iniciados e dos juniores continuarem os mesmos, dificilmente as coisas vão mudar.

Porque não existirá uma continuidade no trabalho, porque os jogadores vão continuar a sair e porque eles não vão entrar.

Pedro disse...

Caro LR,

Desde já, sou a favor das criticas, porque de uma forma ou outra, permite que quem esteja do lado de lá, fique atento.

A culpa, resumindo ao estrutural, vem na minha opinião desde .
a era Bettencourt, tendo sido acentuada com Godinho e ainda não resolvido por BdC

3 meses para escolher um coordenador? Por mim podia ser 1 ano, desde que seja a escolha certa. Não estamos a escolher um treinador, estamos a escolher aquele que vai definir estratégias, rumos e organização, pelo que, não pode ser uma decisão tomada de ânimo leve. Tendo em conta, que é um elemento com 24 anos de Sporting, acho que é unânime, em ser uma boa escolha.

Sobre o Alexandre, não me diga que o facto de Jean Paul, ser amigo pessoal de Chiquinho (Pai de Alexandre)e ser conselheiro técnico da empresa que gere a carreira do jogador, não teve nada a ver com a mudança, porque, sinceramente, não acho que o LR acredito foi somente inoperância do Sporting.

Fala-se também muitos noutros jogadores que saíram, mas quem fala disso, esquece-se de dizer que são jogadores com 1 ano de Sporting, que saíram antes desta direção em funções.

Falando de casos mais recentes, se são bons jogadores, mas preferem comemorar golos dos nossos adversários nos quartos da academia, então, prefiro que saiam. Prefiro jogadores como os dos Juvenis de hoquei, que cada golo marcado ao carnide era vivido e sentido.

Partilho da sua preocupação, mas não partilho da sua visão, no entanto, para mim todas as criticas são válidas, porque é com as criticas que crescemos e não somente com elogios.

Nota: Interpretou mal o meu pedido de não ficarem no sofá, não foi critica, nem sarcasmo, foi mesmo um pedido para uma presença massiva em Alvalade

SL

Diogo Marques disse...

https://www.youtube.com/watch?v=uUtX5RyBi7o

https://www.youtube.com/watch?v=kuWqNul4OEM

Isto é para o revisor e para o anónimo

Diogo Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sfss disse...

O Leão Revisor foi dispensado no último mês da academia..

Este facto explica o que se vai passar no blog nos próximos tempos.

SL

Unknown disse...

Caro Leão Revisor,

As responsabilidades dos resultados actuais da formação são de Bruno de Carvalho e Virgílio Ferreira.

Quem disser o contrário, estará certamente enganado.

São responsáveis porque escolheram e tem escolhido maus técnicos. São responsáveis porque são intransigentes na negociação de contratos. São responsáveis porque são eles que devem analisar o que se passa e tomar as medidas corretivas. São responsáveis porque são eles que tem de garantir diariamente uma cultura de responsabilização e superação. Quem disser o contrário está redondamente enganado.

Mas são eles responsáveis pela miserável qualidade dos juniores de primeiro e segundo ano? Por causa do Matheus (que jogaria na B) ou do Xande (veremos onde chega este craque)? Mas isto cabe na cabeça de alguém?

Não conheço em profundidade os restantes escalões, mas de sub-15 a sub-17 temos um número semelhante de jogadores nas seleções ao do Benfica e mais que o fcp. Os juvenis tiveram de longe o melhor goal diference de todas as séries e ficaram a 3 pontos do Benfica. Julgo que sao argumentos suficientes para não considerar a formação de jogadores para alimentar a equipa A de miserável.

Por fim, a tua incapacidade para veres o que Bruno de Carvalho fez para recuperar o clube que estava num estado caótico, após uma gestão, isso sim, miserável e catastrófica, a tua incapacidade para criticar uma direção que nos colocou na pior classificação de sempre, a súbita alteração que foi a tua defesa constante as críticas das aquisições de Viola ou de Boulhariuz (quando tínhamos Bruma ou Ilori) para a acusação da atual direção porque comprou o Fokobo búlgaro e o Tobias de Guimarães, ou da defesa de Sunil Chettri para a acusação a contratação de Tanaka...Tudo isto é incompreensivel e fico-me por aqui.

Só ficava bem votos de um jogo grande no domingo e uma grande vitória para o nosso Sporting.

SL
João

Pedro disse...

Lr,

Achas mesmo que os resultados/eficácia de algo como a formação se avalia em 2 anos?! No minimo, repito minimo, de 5 em 5 anos. Tal como alterações que ministro da educação faça só se notarão passados 5/10 anos. A formação está alicerçada em projectos não em medidas com consequencias imediatas. Espero que aqui esteja a resposta à sua primeira pergunta. Antes de esperneares como habitualmente repara que não estou minimamente a defender o que tem sido feito nestes ultimos dois anos até porque não conheço as medidas a fundo. Estou a dizer é que quem pôs pedrosas e companhia treinar os miudos e cortou na rede de prospecção tem certamente responsabilidade. Concordo que é uma situação miserável, esperemos que esta direção faça o mesmo que fez com a equipa principal, modalidades, saude financeira, pavilhão, tv e inverta o que de mal foi feito até agora.

Pedro - sporting sempre

Marad0na disse...

pedro - sporting sempre, ele sabe bem que não se pode avaliar em 2 anos isso, mas ele tem aquela agenda de mandar abaixo o presidente

sabemos bem que ele desde o inicio que o faz, primeiro foi as modalidades passou pela saída do jardim passou ao ataque fortissimo no ultimo mes de dezembro e agora que o clube volta a estar calmo ele espeta mais um punhal

esse punhal nao passa de uma faca para barrar manteiga, vai mas é procurar emprego noutro clube, aproveitares as vésperas de um jogo como este para fazeres isto é mesmo nojento

J.Heleno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J.Heleno disse...

João,

Excelente comentário.

leao revisor disse...

Sfss

Durante este anos todos já fui tanta gente, essa realmente é nova.

Para isso ter algum fundo de verdade tinham (porque são mais do que um aqueles que tentam saber quem sou), tinham que recuar mais de 20 anos, aí teria sido possível.

Aos restantes

Já aqui expressei a minha opinião, se acharmos que apenas no fim de 5 anos podemos avaliar o trabalho feito estamos tramados....

Porque nessa altura (para mim) vamos ver que só fizemos asneira, e vamos demorar mais 10 anos a colocar ordem na casa. Para mim 2 anos são suficientes para perceber que estamos a ir pelo caminho errado...