sábado, 13 de junho de 2015

Jesus... entre o céu e o inferno

Entre muita asneira que se ouve nos programas desportivos nacionais, houve uma que me ficou gravada por concordar totalmente, o próximo campeonato poderá não ser o mais equilibrado/disputado dos largos anos mas será de longe o que maior carga emocional e consequentemente o que terá maior pressão dos últimos larguíssimos anos.
Teremos um SLB bi-campeão que quis mudar de treinador que tinha resultados (e teve o azar de ele vir para a Alvalade) e que forçosamente terá que continuar a vencer senão terá os seus adeptos à perna acusando LFV de má gestão e culpabilizando-o dos maus resultados, com a agravante de ser ano de eleições. Temos um FCP que nada vence faz já 2 campeonatos, algo pouco comum naquelas bandas e terá que dar uma resposta nesta época e temos o nosso clube que fez uma aposta brutal num treinador (que terá apenas pouco mais que 5 treinadores na europa a receber mais que ele) e depois de ter conquistado a Taça de Portugal ficar em branco nem sequer é opção.
Para alem disso, com este investimento forte não só no futebol mas em todas as modalidades (tema para um Post mais a frente)a história do "quando temos sucesso o mérito é meu, quando perdemos a culpa foi dos outros" terminou.
Até ao momento, e dificilmente algo mudará isto, o grande factor mobilizador para a próxima época é o treinador JJ. Treinador com larga experiência na 1º Liga (o mais experiente alias), tem 3 campeonatos (todos ganhos no SLB) já teve descidas de divisão (Felgueiras e Moreirense), mas acima de tudo nos últimos 10 anos, teve bons resultados tanto no Belem como em Braga, que lhe valeram a sua ida para o SLB com os resultados já mencionados.
JJ é para mim um treinador de extremos, tem uma ligação próxima com aqueles que ele conta e uma ligação horrível com os que para ele só servem para os "outros" treinarem. Tacticamente é muitíssimo rigoroso e não permite qualquer falha aos seus jogadores, inclusivamente não lhes perdoa quando esses erros lhe custam pontos. É um treinador que tem fama de conseguir potencializar os seus jogadores mas por outro lado não tem "paciência" para erros "normais" dos jovens que ele não indica.
JJ até ao SLB era um treinador apenas e só mediano, nem era dos que mais "fama" tinha na altura (muito pelo seu ar bronco), depois e durante a sua passagem pelo SLB e pelo futebol que apresentou é que se tornou nesta "vedeta" que é hoje. Bem sei que a euforia por vezes não nos permite raciocinar da melhor maneira, quando JJ chega ao SLB, chega após vários anos de investimentos brutais no plantel (mas sem qualquer resultado), com um lote de jogadores belíssimo, que JJ tirou partido deles, conseguindo resultados desportivos e financeiros, mas não nos podemos esquecer que nós sportinguistas sempre atribuímos uma grande fatia do mérito do titulo deles às arbitragens o tal "colinho".
No SCP não terá nada disso, não vejo maneira, nem quero que fique bem claro, das arbitragem serem para nós aquilo que foram para o SLB nestes anos, não temos infelizmente o qualidade em quantidade que os nossos rivais têm, a juntar a isto, o que disse no inicio, a pressão será enorme na próxima época.
Termino dizendo o seguinte, em Portugal passamos de Bestial a Besta a cada Domingo, JJ foi campeão no 1 ano que chegou ao SLB, passado 3 anos perdeu em 10 dias 3 títulos, bateu literalmente no fundo nessa altura, foi insultado por todos, foi cuspido pelos seus adeptos em pleno estádio nacional, nos 2 anos seguintes... 2 campeonatos nacionais e mais uns quantos títulos domésticos e novamente um santo na terra. Mas esta história podia ser totalmente diferente ( e consequentemente a ideia que temos sobre JJ) se num celebre jogo em casa com o Gil Vicente onde o SLB perdia aos 90 minutos por 0-1 não tivesse conseguido dar a volta, nessa altura até os comentadores da BTV já o mandavam embora em canal aberto.
Portanto, não faço parte daqueles que acha que JJ chega e tudo mudará, acho que o SCP precisa de melhores jogadores, sem perder as melhores peças, e se conseguir isso terá que lutar contra as forças que muitas vezes em alturas importantes nos impedem de chegar mais longe... e claro ter aquela pontinha de sorte que os campeões têm que ter!
Saudações Leoninas

3 comentários:

João Pedro disse...


Qual é que é o "investimento forte no futebol" de que o revisor fala?

É que pelo menos até à data, o ultimo que me lembro foi em 2011 e se bem me recordo o revisor na altura não falou em "All in's" nem disse que "o SCP tinha que forçosamente ser campeão, qualquer resultado fora isso seria um fracasso". Coerências.

Pedro disse...

Revisor foste tu que escreveste este texto?

Sem dúvida que à muita coisa nesta história que ainda tem de ser esclarecida, e sabemos que só o tempo é que vai ajudar. Como sempre não tendo toda a informação corro o risco de ser injusto com a minha opinião.

Por todo o trabalho desenvolvido pela actual direcção, da minha parte, só tenho que apoiar e no final fazer a devida avaliação, Contudo existem alguns aspectos que me fazem ficar apreensivo nesta estratégia.

1-Investimento no JJ, ficou por aqui? vêm ai mais jogadores?
2-Está BdC a querer acelerar eventuais resultados para preparar as próximas eleições? (abandonando/alterando a estratégia inicial).
3-JJ vale o que lhe vamos pagar? (não tenho formação futebolistica para conseguir perceber se efectivamente JJ é um dos 10 melhores treinadores do mundo).
4-Passagem de Inacio para as relações internacionais...
5-Eventua ligação de JJ com fundos (tenho pouca informação sobre isto, mas cheguei a ouvir lampiões referirem que JJ tinha ligação a fundos no benfica)
6-Saberá JJ adaptar-se à realidade do Sporting, ou vai o Sporting tentar-se adaptar a Jesus e vamos acabar com a casa virada ao contrário?

Se pensasse um bocado era capaz de arranjar mais aspectos que não me fazem ficar confortável com esta decisã, contudo a nível estratégico ir buscar um técnico e todo o seu know-how (principalmente ) é uma estratégia correcta de qualquer empresa que queira ser TOP de mercado.

E sim JJ não vai ter as condições que tinha no benfica, podemos começar por ver a toelrancia que a equipa de arbitragem vai ter quando JJ sair da sua Zona técnica.

leao revisor disse...

Pedro

Qual a duvida sobre o autor do texto?
E as duvidas sobre a contratação do JJ já são coisas do passado agora o importante é olhar para o futuro.