quarta-feira, 10 de junho de 2015

Olhar o futuro com esperança

"21- A escolha do treinador principal terá sempre em atenção os modelos de jogo e as filosofias implementadas pelo SCP"
" O treinador deverá ser sempre escolhido tendo em atenção a sua adaptação à filosofia do clube, nomeadamente tendo em apetência pelo aproveitamento da excelente capacidade que o Sporting Clube de Portugal apresenta na formação de jovens talentos (infelizmente raramente aproveitados como deveriam ser), com um perfil formador, boa capacidade de comunicação e experiência"
"8- O futebol será da responsabilidade de uma estrutura especializada, liderada por uma equipa pluridisciplinar de 3 elementos, encarregues de dirigir esse departamento.
By Conselho Directivo.
" Quando negoceio com um presidente pergunto logo: Querem um treinador para a estrutura ou um treinador que pense a estrutura? É que se pretender um que se encaixe no primeiro caso, então não sou eu!"
By JJ
A vinda de JJ para o SCP entre muitas outras coisas, tem uma consequência imediata, uma mudança radical no tão elogiado "projecto" do SCP.
Disse na altura que isto era um All In de BdC, JJ estará quer corra bem ou mal 3 anos no SCP, o que garante uma das premissas para se conquistar títulos a meu ver, continuidade e estabilidade. A segunda são jogadores de qualidade e sem estar ao nível nos rivais com a "folga" financeira anunciada espero que a diferença seja reduzida.
Outra consequência da chegada de JJ foi a saída de Inácio, o tal que fazia parte da "estrutura coesa e competente", por um lado reforça bem a carta branca que JJ tem no SCP e por outro o grau de gratidão e a solidariedade que existia nessa "estrutura". Sabemos também que com JJ a história que o treinador serve para treinar os jogadores que a direcção lhe der não pegará e isso para mim é uma evolução significativa na forma de olhar para as relações entre a direcção e o treinador.
Esta será uma época totalmente diferente, o SCP terá que forçosamente ser campeão, qualquer resultado fora isso será um fracasso, e os desafios iniciais não serão pêra doce. Em Portugal temos infelizmente o habito de colocar em causa tudo pelos resultados imediatos, o estado de euforia que se vive agora rapidamente se torna em depressão se correrem mal os 2 primeiros objectivos da temporada (Supertaça e Play-off) se por outro lado, atingirmos esses objectivos podemos entrar na dinâmica de vitória logo de inicio e a onda verde fará o resto. Sem duvida alguma que são 2 objectivos importantes, o 2º muito importante financeiramente mas nada termina (caso corra mal) em Agosto e muita coisa ficará por conquistar depois disso.
Só com um mínimo de estabilidade é que temos possibilidade de atingir os nossos objectivos e esse deverá ser o nosso foco a partir de agora.
Espero igualmente que este bate-boca publico entre o presidente e afins com ex-dirigentes do clube termine rapidamente, que a AG de dia 28 seja o fim desta troca de galhardetes para quando dia 1 iniciarmos a época com a única preocupação a conquista do titulo nacional.
Saudações Leoninas

9 comentários:

Pedro disse...

Um bocado de confusão na comunicação social e o caro (ex?)carteiro sai logo da toca a levantar demasiado a grpa para o estatuto intelectual que lhe é reconhecido.

1 - quando sai carlos freitas, entra paulo andrade, sai duque, entra duque, sai jesualdo, entra vercauten, sai ribeiro teles, entra jeb, etc... A estrutura mantém-se? Algum dia isso foi motivo de critica? Aqui ou noutro clube qualquer?! Sai mourinho, entra o israelita fica tudo igual na estrutura do chelsea? Sai guardiola entra martino, é igual a gestão do futebol no barcelona? Sai valdano do real, sai mourinho, entra ancelotti, fica igual a gestão do futebol do real? É posto em causa algum projecto inicial de florentino perez?

1 1/2 - onde está escrita a nova definição da estrutura? Em que baseada tal conclusão?

2 - inácio até à data não saiu do Sporting. Quando tal acontecer pode conspirar o que quiser sobre solidariedade. Até lá, pelo menos espere...

3 - já alguém viu o contrato de jj? Podem apresentar o relatorio onde está o seu vencimento? Há algum link da cmvm com o contrato? Mesmo que ganhe bem, já alguém percebeu se o orcamento previamente estipulado se altera?

4 - até agora não ouvi rigorasamente nada sobre pacerias economicas. O lr, como sempre bem informado com fontes seguras saberá muito e lança o nome de ricciardi. Se tal for verdade, será um motivo de felicidade para si! Não tarda bdc já terá o seu apoio! Resta saber porque foram miseráveis os resultados durante todos os anos anteriores em que a estrategia foi a mesma, com ricciardi "na casa"

5 - dias da cunha, gl e roquette falam em unissono. Se fosse só um, dava o benificio da dúvida, dois já não, três... Tenho a certeza que não estão a levantar a gripa por terem pena e vergonha da forma com ms foi tratado. Roquette então baixou ao nivel de bdc... Algo se passa.

leao revisor disse...

Pedro

5- "Baixou ao nivel de BdC"... disseste tudo.

4- BdC passará a ter alguma consideração minha quando perder a maioria da SAD.

3- JJ vai receber o ordenado mínimo para Alvalade.

2- Inácio não saiu? Pois realmente não saiu foi para a prateleira com ordenado ao final do mês. Quem acha que não levou um pontapé no cu, só pode estar a gozar.

1- Ou não percebeu ou não quer perceber. O programa eleitoral tinha uma estratégia e essa estratégia mudou. Nada de mal, só uma constatação. Acho que assim estamos mais perto do sucesso até.

Leão sem Palas disse...

LR

Espero na AG de dia 28 ouvir as tuas preocupações e os teus receios.

SL

Riga/V-1-Boy disse...

bem o treinador foi um upgrade, e de qualquer forma acho que se tudo correr bem, o que se irá ganhar para o clube, faz com que seja um investimento, que como todos os investimentos tem riscos e quem corre o maior risco acaba por ser o presidente , porque é simples:

corre tudo bem e ele será o maior, pelo golpe de asa que teve ao contratar JJ

se correr tudo mal, quem tem a cabeça no cepo é ele e por muitos bons resultados financeiros que tenha, se não tiver desportivos nada feito.

ao contrario do revisor, não acho que o não ser campeão já seja um fracasso, fracasso sera uma não entrada direta na champions, ainda mais devidos aos valores envolvidos(12 milhões da entrada direta, e " basta" isso e 2 vitorias e fica o salario dos 3 anos de JJ pago).

Sinceramente já chega deste bate boca( 1 mês sem outras coisas para falar dá azo a estas coisas) e porque não podiam acontecer 2 coisas, que é algo que, na minha opinião apenas o presidente podia fazer:

1- parar de responder aos ex presidentes, é que já sabemos que isto não vai parar, porque um responde, o outro responde, o outros responde, etc e não saímos mais disto)

2- se a ideia é mesmo uma mudança de ciclo, porque não fazer um discurso agregador, em torno do clube, e parar com a diferenciação de croquetes e brunetes, dos bons e dos maus sportinguistas, dos bons serem os que estão com o presidente e os maus os que questionam alguma coisa.

na minha opinião um discurso destes desde o inicio provavelmente teria evitado tanta crispação , neste tempo todo.

Pedro disse...

Lr,

5 - se bem reparaste nunca defendi o populismo nem a falta de educacao de bdc. No entanto, até á data, está a fazer melhor do que esperava. De roquette semore vi elevação mas má gestão. Agora nem a elevação manteve. Sinceramente (acredita que é mesmo sinceramente!) espero que a auditoria só mostre que foram incompetentes. Esta atitude concertada de ex dirigentes preocupa-me (menos a intervenção de GL dado que essa, até o lr evita falar nela de tão ridicula/cómica que é)

4 - até agora não saiu nenhuma informação sobre isso! Mantenho a minha pergunta sobre o orcamento anual. Alguém sabe se foi alterado?! Bdc pode estar a fazer aquilo que eu sempre defendi para o clube (e que tu também defendes!). Um bom treinador e apenas 3 ou 4 jogadores! A minha principal duvida é não ter a certeza que seria este o treinador que escolhia (mas acredito na competencia de quem escolheu por isso só criticarei no final)

3 - salário mnimo? Se o salário minimo for 2 milhões? A verdade é que ninguém sabe.
2- alguém que se sentisse traido ficava no mesmo clube?! Com maior ou menor dificuldade inacio arranjaria facilmente outra coisa para fazer. Se me sentir desconsiderado no meu trabalho vou-me embora. A tua conclusão está condicionada pela impressão que tens de bdc.
1 - constatação em claro tom de critica! Se há coisa que me irrita é fazer dis outros parvos. O que acabou de fazer foi pegar numa situação ABSOLUTAMENTE normal e aproveitar para criticar gratuitamente. Mesmo que haja alguma alteração na estrutura é perfeitamente normal que assim seja (como facilmente se percebe nos exemplos caricatos que deixei em cima, basta mudarem os internevientes para os papeis serem diferentes!)

porrinho disse...

Caro LR,

foi uma no cravo e outra na ferradura, como se costuma dizer!

Nota-se que está feliz pela mudança de paradigma/orientação (que se pressupõe, que apenas se pressupões) mas aproveitou para mandar a "tacada" à Direcção/Programa (que tem razão, é factual).

Pesando tudo, eu que não gosto de Jesus & BdC e que acho que o processo do MS foi extremamente mal conduzido, até estou contente com esta mudança! Vejo, leio & ouço um certo temor nos adversários, a utilização de todos os tipos de argumentos, desde comparar o preço das bifanas no final da Taça com o salário de Jesus até ao chamamento ode Judas! E vê-los danadosalegra-me sempre!!

Saudações Leoninas

Diogre disse...

Não acho nada que tenhamos obrigatoriamente que ser já campeões esta época, mas claro que será uma aposta fracassada se não formos numa das próximas três.

Gostava de deixar a pergunta ao Revisor: se o SCP for campeão durante o mandato do BdC (nesta ou na próxima época), cumprirás o que prometeste e votarás nele, ou já mudaste de ideias?

;)

SL

J.Heleno disse...

Boa noite,

Como é bom ver o Revisor a escrever Post quase diários, é bom sinal, é sinal que o clube está no bom caminho.

Naturalmente que partir da premissa que, se na próxima época não formos campeões será uma época fracassada é uma tremenda precipitação e não faz, na minha opinião, qualquer sentido.

Exige-se sim a passagem à fase de grupos da champions e uma campanha melhor do que a deste ano; exige-se pelo menos uma das 3 taças que vamos disputar; e exige-se a qualificação directa para a Liga dos Campeões lutando até ao fim pelo campeonato.

Do meu ponto de vista se até ao final do mandato do actual Presidente não formos campeões isso sim será um fracasso.

leao revisor disse...

Diogre

Nos ultimos 40 anos fomos quantas vezes campeão? 3/4/5?. Já não somos faz para 13 anos, se BdC for campeão quando chegar a altura não terei nenhum problema de votar nele, uma coisa não mudarei, a minha opinião sobre a pessoa BdC.

Quando falo em obrigação de ser campeões, talvez não me tenha feito entender, aquilo que quero dizer é que não haverá a partir de agora qualquer benevolência para um pior resultado. Como venho dizendo isto para mim é um projecto a 3 anos e é preciso que todos percebam isso.

J. Heleno

Olhe que eu, até gostava de fazer uma pausa até Às primeiras semanas da pré-época. Se as coisas acalmarem é isso que acontecerá.

Gostava muito mais de falar do que se passou este ano no campeonato argelino sinceramente.

E já agora temos que ter muita cautela com o acesso à champions e achar que isso é um fracasso ou não, se por exemplo calharmos com o Man uTh ou Valencia (que são uma possibilidade se os ucranianos e o Ajax passarem o play-off) será realmente difícil passar à fase de grupos.