sábado, 20 de junho de 2015

Um campeonato "engraçado"

Tudo o que se percebe das movimentações para a próxima época, levam-nos para a concluir que vai ser dos campeonatos mais animados dos últimos tempos. SLB Bi-campeão que quando a mim, apanharam a boleia de JJ e querem fazer uma renovação total no plantel, com as consequências que isso obviamente trará. O FCP vai, como é habito, trabalhando na sombra e já deu 2 bicadas no SLB (Maxi) e em nós (Danilo). E o SCP depois de ter contratado o JJ, vai tentando formar o melhor plantel possível para lutar pelo titulo.
O futebol é simplesmente o melhor desporto do mundo, é impressionante a forma como as coisas, hoje são uma coisa e amanha são o seu contrario. Ouvi durante anos os lampiões argumentarem que JJ era o melhor treinador em Portugal, agora era a... estrutura. Ouvi do nosso lado precisamente o contrário com um acrescento, nós dizíamos que o SLB ganhava por causa do "colinho", hoje era por causa de JJ. Ainda neste tema do "verdade hoje, mentira amanhã", graças a deus que Maxi não veio cá parar, já vou ter que levar com 2 "porcos" (Marcão e Carneiro), foi sempre assim que os tratámos pelas atitudes indecentes que tiveram para com os nossos jogadores e para nós adeptos.
Como fiz referencia no ultimo Post, saiu Cedric e pelas noticias (vamos acreditar nelas) JJ irá apostar em Esgaio. Não me faz confusão nenhuma que Esgaio seja a nossa 2 escolha, eu queria isso o ano passado quando só havia Cedric e a opção recaiu em Geraldes.
Hoje fala-se do interesse dos Ingleses em Wiliam. Se bem se recordam, eu escrevi, e faz tempo atenção, que Wiliam era o CR7 do meio campo. Iria sair pela clausula dizia eu, hoje com os clubes ingleses com falta de espaço no cofre para tanto dinheiro que têm, é algo impensável para mim ver Wiliam sair do clube por menos de 45M (e eu acho que saí por esse valor sem problema algum para eles). E com isto, não venham as mentes doentias pensar que isto consiste em qualquer pressão ou critica a direcção, basta aguentar e eles passam o cheque.
Esta saída traz-nos outro tipo de problemas, 45M são muito bons para os nossos cofres, mesmo que desses 45M, só ficam disponíveis para reforço do plantel bem menos de metade. Substituir Wiliam é impossível, tínhamos a hipótese Danilo que me agradava bastante mas parece que já fugiu para outras paragens, assim o SCP terá que procurar noutro lado ou acreditar nos que tem. Não tenho duvidas porem que Wiliam era e é um jogador fundamental nesta equipa e que a sua saída é um rude golpe nas nossas aspirações, (o CR7 sair de algum clube é sempre um ride golpe para esse clube).
Noutro ambito, a Liga promoveu algumas alterações nos seus regulamentos. Fez aquilo que eu defendia, limitar o numero de emprestados (não foi tão longe como a minha ideia de limitar o numero de inscritos por equipa) e proibiu jogadores emprestados jogarem contra as "equipas-mãe".
Deverá ser aprovado igualmente, na próxima reunião da liga, o sorteio dos árbitros, medida proposta pelo nosso clube. Sinceramente é daquelas que não me aquece nem arrefece. E explico porquê, o sorteio será sempre condicionado, não será um sorteio puro e penso que ninguém concordaria que fosse, mas acima de tudo o sorteio não vem desmontar a rede de interesses que domina o nosso futebol. Já aqui várias vezes disse, que o SLB "controla" todos estes jovens árbitros que se estão a afirmar no futebol português, por isso sortear os "controlados" não dará em nada. No futebol moderno, já não se "compram" com "chocolates", é a rede de avaliadores e as notas dos mesmos que "escolhem" os "bons" e os "maus". Vão subindo os que "interessam" e vão descendo os que "não interessam".
Por isso repito, a ideia até pode ser com boa intenção mas sinceramente não me parece que resolva os problemas estruturais da arbitragem.
Para terminar espero sinceramente que o departamento jurídico do clube saiba o que está a fazer porque 1,5M de indemnização ao MS, acho justo e merecido, pagar mais 3M por uma canalhice que lhe estão a fazer talvez seja o castigo merecido mas quem se lixará é o clube. Não sou jurista, nem sei se isto tem pernas para andar, mas parece-me profundamente injusto que MS depois de ter sido notificado para rescisão com justa causa por parte do clube, não posso exercer a sua actividade profissional noutro clube, mas a entidade patronal possa contratar outro treinador para o seu lugar, mesmo antes de ser conhecido o resultado deste processo. Por exemplo em Espanha era impossível contratar outro treinador sem chegar primeiro a um acordo com o anterior treinador.
Este verão vai ser quente... muito quente!
Saudações Leoninas

1 comentário:

Pedro disse...

Já ouvi essa conversa do coitadinho do MS noutro lado, apesar de não ser jurista, acho simples.

O MS podia e pode, como é obvio, rescindir com o Sporting, quando quiser. Bastava prescindir da indemenização. Agora armar-se em chico esperto e querer a indemenização e assinar com outro clube é que me parece surreal. O MS tem um processo de despedimento por justa causa. Até ser finalizado é trabalhador do Sporting Clube de Portugal. Se for dado razão ao MS, das duas uma, ou o Sporting despede sem justa causa e indemeniza ou MS continua a ser treinador do Sporting.

Aqui só não sei se o Sporting lhe pode dar outro cargo (como treinador de juniores) pagando-lhe como é obvio o devido salário (de treinador principal). Tudo depende do que está no contrato.

No meio da trapalhada feita no despedimento do MS, a direcção seguiu com os procedimentos legais que podia. É minha convicção que vai ser dada razão ao MS, normalmente os conflitos laborais tentem sempre para o lado do trabalhador, basta lembrar aquele caso inédito em que uma empresa depediu o um trabalhador alcolizado 2,3g/l e o tribunal obrigou a readmitir o trabalhador.(http://www.publico.pt/sociedade/noticia/trabalhar-alcoolizado-ate-pode-melhorar-produtividade-dizem-juizes-1601883).

Já agora revisr qual é a canalhice que o Sporting lhe está a fazer?

(concordo que existem muitas coisas esquesitas neste processo e o Sporting podia e devia ter gerido melhor esta situação mas também tenho plena consciencia que não tenho toda a informação comigo)