terça-feira, 6 de abril de 2010

As minhas escolhas

Antes de mais, qualquer treinador escolhido para treinar o SCP será o meu treinador e os sucessos dele são os sucessos do SCP.

Vendo de fora tudo isto, penso que existem algumas coisas a ter em conta. Qualquer treinador de re-nome exigirá jogadores da sua confiança para abraçar este projecto, esse facto pode colidir com o trabalho da Jorge Mendes, que quer se queira quer se não queira vai ter um papel fundamental na próxima época. A menos obviamente que esse treinador de re-nome trabalhe com Jorge Mendes.

Depois sempre considerei o seguinte:
Um bom treinador tem que ser a mistura de 3 coisas: conhecimentos sobre a modalidade, ser um líder e ser um bom condutor de homens. É isto que espero do treinador que está a preparar a próxima época.

Para mim dificilmente se encontra um treinador que não tenha bastantes conhecimentos sobre a modalidade, o que difere os bons dos que fazem a diferença são os restantes factores que falei, capacidade de liderança e motivação, e a capacidade de gerir 25 jogadores que lutam semanalmente por um lugar e apenas 11 + 3 são premiados.

Para finalizar considero um ponto a favor de um possível candidato ao lugar, o conhecimento do nosso campeonato que digamos é bastante "particular".

Posto isto digo alguns que gostaria de ver como candidatos:

Martin O´neil- Treinador que gosto bastante, tem realizado trabalhos bastante interessantes pelos clubes por onde passou, também por isso é um treinador bastante pretendido. Os rumores que poderá sair no final da época do Aston Villa podem nos ser favoráveis... ou apenas nos deixar a sonhar.

Scolari- É o meu preferido, não tem realizado trabalhos fantásticos nos clubes por onde passou é verdade, mas talvez seja o treinador que melhor se encaixa nas nossas necessidades. Disciplinador, famoso por criar bom ambiente no grupo de trabalho, motivador por excelência, conseguiria colocar de novo todos os sportinguistas a "remar" para o mesmo lado e os jornalistas já saberiam com o que contavam. Recebe um "camião de notas" é verdade, mas Portugal tem tudo o que ele gosta, tem cá a sua família, factores que podem ajudar.

Juande Ramos- Não tem tido muita "sorte" nos últimos clubes por onde passou mas gostei bastante do trabalho que realizou no Sevilha e desde essa altura ficou-me na memória.

Treinadores Portugueses e Franceses não me motivam especialmente mas se a escolha recair sobre algum destas nacionalidades então que sejam felizes.

Saudações Leoninas

25 comentários:

Anónimo disse...

Leão Revisor,

Independentemente do treinador que venha, com JEB na presidência e com uma estrutura confusa e difusa (como é o caso) o Sporting está condenado ao fracasso.

O novo Director de Comunicação chama a si as ferramentas de comunicação do Clube - jornal e site - ou a palhaçada continua?

Salema Garção é o quê afinal? Team Manager? Director do Jornal? Responsavel do marketing do futebol??! E vai coabitar com o responsavel comercial (Administrador?), Pedro Afra?
Qual o papel e a opinião do (ainda) Vice Presidente (Presidente Substituto) Ribeiro Telles nesta trapalhada toda? E o Conselho Directivo? Vai continuar ausente? E Rita Figueira continua avençada na SAD?
Com que olhos algumas "vacas sagradas" vêm a força do eixo Costinha/Jorge Mendes?

Julgo que este contexto é muito complexo e não augura nada de bom. É uma espécie de "saco de gatos" e quem vai saír arranhado vai ser o Sporting. E não é preciso ser bruxo para adivinhar o que se vai passar!!

Anónimo disse...

O meu preferido também seria o Scolari. Mas nenhum desses três me parece 'acessível' para nós!
Habituem-se à ideia que nos vai calhar um Cajuda, um Paulo Sérgio ou um francês!

Anónimo disse...

Para vir um Paulo Sérgio ou um Cajuda prefiro o Manuel Fernandes com o Litos a adjunto. Ao menos sentem a camisola e têm a o apoio dos sócios.

JoaoPedroSCP disse...

Enfim.. algum dia tinha que descordaar com o LRevisor.. De todos esses nomes nenhum me agrada especialmente.. o SOCOLARI.. a vir tinha que vir receber pouco.. já fez o dinheiro que tinha a fazer lá no fim do mundo.. agora é para trabalhar

PS: Parece que fui banido do Chat? Não entendo porque... será erro.. não tenho postado quase nada nestes ultimos dias e nunca insultei ninguem

leao revisor disse...

Joao Pedro SCP

Quando achas que foste banido? a ultima vez que bani alguem foi domingo, mas posso ter me enganado.

Tenta de novo, se não conseguires avisa.

Anónimo disse...

"É isto que espero do treinador que está a preparar a próxima época."

Leão Revisor, desculpa mas esta é imperdoável, mas achas que já há algum treinador a preparar a próxima época?? A seguir ainda vais dizer que isto é um clube a sério...

JoaoPedroSCP disse...

~Continuo banido... Tens assim tanta gente na Irlanda??

leao revisor disse...

Acho, seja ele qual for acho que a época esta a ser planeada com indicações do futuro treinador.

Ou vamos formar um plantel e o treinador "pegar" nos que tiver?

Ou vamos preparar a epoca em 15 dias novamente?

É apenas a minha opinião

leao revisor disse...

Joao Pedro SCP

Vou tentar resolver entao a situação.

Não percebi a parte da Irlanda

JoaoPedroSCP disse...

Eu acho que o treinador é o Manuel josé.. porque motivo teria ele saido de Angola sem ter nada na mão?

PS: debater por comentários não é lá muito pratico :(

JoaoPedroSCP disse...

Obrigado pela ajuda.. Irlanda é onde eu estou.. ou de que outra forma é feito Ban (senão por IP)?

A não ser que alguém tenha copiado o meu nick. Aconteceu aqui à uns meses mas depois parou...

Obrigado pela ajuda...

leao revisor disse...

Joao Pedro SCP

Neste momento já não existe nenhum IP banido por isso já deves conseguir.

Abraço

Anónimo disse...

Leão Revisor, não contesto de maneira nenhuma que era isso que devia ser feito, um planeamento antecipado e com o treinador englobado no mesmo. O problema é que a ideia que dá é que é tudo feito em cima do joelho, e eu já estou escaldado, por isso tenho muitas dúvidas que o próximo treinador já esteja a trabalhar...

AJS disse...

As minhas escolhas seriam:
- Michael Laudrup
- Paul Le Guen
- Rijkaard

Tiagomfc disse...

o scolari so nao tem uma coisa que gosta em portugal...
dinheiro!
ele é dos treinadores mais bem pagos do mundo, sera que vai abdicar disso para treinar o Sporting?
nao me parece!

SL

Pedro disse...

É mesmo o mais bem pago..

Carlos disse...

Falam do Paulo sergio, mesmo sendo de longe a minha 1º escolha, acho que tem feito um mt bom trabalho no guimaraes.

Anónimo disse...

manuel jose é o novo treinador do SCP!
FONTE SEGURA!!!

Anónimo disse...

LR

o Juande Ramos fez um excelente trabalho no Real o ano passado ! Vê no site dele . o problema foi a situação em que o Real estava quando ele chegou

Camoesas disse...

Apesar de gostar de todos os treinadores indicados no post, não acredito que seja algum deles, pelos salários que têm neste momento e pelas condições que creio que o Sporting pode dar.
Sempre pensei que viesse a ser Villas Boas, agora penso que a hipótese mais forte poderá ser Manuel José (que não desgosto).
Domingos e Jorge Costa nem pensar!
Paulo Sérgio é um bom treinador mas ainda tem alguma falta de bagagem.
Tigana é possivel, mas não aprecio.
Le Guen não acredito por tambem ganhar muito e não conhecer a nossa realidade.
Manuel Machado também é para mim uma fortissima possibilidade, juntamente com Manuel José.
Saudações Leoninas

Jedi Master Atomic disse...

Não concordo com Scolari. Nós não precisamos de um motivador e sim de alguem que meta a equipa a jogar futebol. Scolari não é muito forte a nivel tecnico/tactico. Com os outros 2 concordo.

André Cruz disse...

Boas,

O meu preferido é também o Scolari. Só uma correcção LR, ele teve bastante sucesso pelos clubes onde passou e fez trabalhos mais do que fantásticos. Os seus troféus são tantos em todos os clubes que passou que vou só fazer um apanhado dos mais importantes:

- Com o Criciúma ganhou a Copa do Brasil em 1991.
- Com o Grémio ganhou 3 vezes o campeonato gaúcho, 1 vez a copa do Brasil, 1 vez o Campeonato Brasileiro, 1 vez a Copa dos Libertadores, 1 vez a taça sul americana.
- Com o Palmeiras ganhou a Copa do Brasil, a copa Mercosul a copa dos Libertadores.

Com o Chelsea não se deu bem (mas era difícil naquelas condições). Mas agora com os uzbeques já foi campeão novamente.

E nas selecções, campeão do mundo pelo Brasil, 2º lugar num europeu com Portugal e 4º lugar num campeonato do mundo com Portugal (o que é fantástico, digam o que disserem).

Para mim ele é a melhor escolha, tem a personalidade que um líder deve ter, é forte, determinado, obstinado e não segue cegamente ninguém. Punha os nossos jogadores (e dirigentes) na linha em menos de nada.

SL,

André Cruz

fullrise disse...

A planificação da próxima época estará a ser feita desde que Costinha assumiu funções, e certamente não levou nenhum revés com esta questão do treinador, porque este já está escolhido! Só quem não perceba nada de bola, ou ande aqui à dois dias é que pode pensar que o Sporting anda à procura de Mister. E de certeza que o novo homem do leme já está a ter palavra na composição do futuro plantel.

De todos os que têm vindo à ribalta via com bons olhos Paul LeGuen e Scolari.

Dezperado disse...

Queria apenas deixar aqui uma pergunta, porque acho que o LR tem uma ideia errada sobre o assunto. O Scolari, e é apenas a ideia que tenho, não teve sucesso no Chealsea, porque nos clubes onde passou no Brasil, acho que até chegou a ser campeão mais que uma vez.

SL

leao09 disse...

Revisor,

quem diria?

O meu treinador de eleição seria também o Martin O'Neil.

Desde os tempos do Leiscester...

SL