quinta-feira, 24 de junho de 2010

Extremos

Depois de Paulo Sérgio ter dito que queria e iríamos contratar no mínimo mais 2 extremos para o nosso plantel, hoje a imprensa reforça o interesse do SCP no jogador Alan do braga.

Eu vou relembrar as caracteristicas pedidas pelo nosso treinador para esta posição:
"(...) gente criativa, rápida, gente incisiva que seja capaz de fazer 1 contra 1 mas sempre dentro daquilo que é o enquadramento de uma organização colectiva, mas que tenham estas caracteristicas, velocidade, potencia, capacidade criativa (...).

Ora dou-me ao luxo de dizer que o SCP é o clube do mundo que melhores extremos lançou para o futebol mundial, e todas estas premissas estão presentes: velocidade, potencia, capacidade criativa, mas deixamos de os lançar, uns dizem que a culpa é dos treinadores que deixaram de apostar nos jovens outros que não havia jovens para lançar. A verdade é esta o SCP vê-se agora na "obrigação" de ir comprar "fora" extremos.

Voltando a Alan, ele enquadra-se neste perfil sempre que jogou em equipas mais pequenas (Maritimo, Guimarães e Braga) mas não me esqueço que quando chegou ao Porto foi considerado um erro de casting. Sinceramente tenho medo que seja outro "Wender"... dos melhores do Braga e dos piores do SCP.

Depois existe ainda outro problema (maior a meu ver), por norma estes são os jogadores que mais dinheiro rendem aos clubes, jogadores com estas caracteristicas são muito pretendidos pelos "tubarões" da Europa e um jogador com 30 anos (faz 31 em Setembro) já não irá sair para lado nenhum mesmo fazendo uma época fabulosa. Com Alan só poderemos esperar benefícios desportivos porque retorno financeiro é para esquecer.

É esperar para ver o que acontece, mas se fosse eu a mandar escolheria sempre jogadores que pudessem dar-nos benefícios tanto Desportivos como Económicos.

Saudações Leoninas

25 comentários:

Sob'o'Signo'do'Leão disse...

Devería-mos apostar forte num extremo tipo Maxi Morales do Velez, ou outro do mesmo estilo, e o 2º extremo seria ou um Renato Santos ou um Vierinha...

SL

Unknown disse...

Se não temos extremos no actual plantel, podem agradecer ao risco ao meio. Sempre tivemos extremos. Aliás praticamente todos os nossos escalões de formação jogam em 4-2-3-1, ou 4-3-3 se preferirem, e os séniores jogam num losângulo. Aliás durante quase 4 anos devemos ter sido uma das poucas equipas no mundo sem extremos !!!! Tinhamo-los nas escolas enunca foram lançados por causa disso....

Fonseca disse...

o Alan podia ser mais novo, é verdade que sim, e assim teria mercado futuro, mas o que interessa é ser campeão esta época, e não lançar um puto qualquer da academia com toda a intermitência e caprichos típicos da idade, até porque mesmo querendo lançar uma pseudo vedeta de 18 aninhos para ser campeão... ( às vezes, muito raramente acontece mesmo! ) o que interessa alguém que faça o serviço com eficácia e resultados.

Comparar o Alan com o Wender é de loucos, quanto muito podem comparar o Angulo com o wender, porque ambos não tinham velocidade, mas Alan marcou 8 golos no campeonato pelo Braga, será que não pode fazer mais e melhor pelo SCP?!!

Eu penso que sim, a velocidade e competitividade estão lá, e tal como o Beto Acosta quando veio para cá, o Alan está no ponto, e se vier por 1,5 ou algo do género é bem adquirido, porque oferece as garantias de competitividade imediata que o clube precisa.

Que os restantes reforços sejam mais novos, e tenham tanta qualidade como o Alan.

SL

Camoesas disse...

Eu não percebo porque tentam fazer do Sporting um clube RETALHISTA! então mas agora o objectivo do clube é comprar para vender?!

O objectivo do Sporting é comprar para GANHAR!!!

O que vier é por acréscimo!

Sem resultados desportivos não há vendas para ninguém, está mais que visto!

Quanto ao assunto da formação de extremos não posso concordar mais, é o clube que mais extremos formou no futebol português e que poucos resultados tirou disso...pelo menos desportivos! Qualquer dia mais vale acabar com a parte desportiva e limitamo-nos a comprar jogadores e a seguir vender-los...ou seja, uma agência RETALHISTA de jogadores de futebol!!

Anónimo disse...

Boa estratégia pesca-se em Braga de modo a garantir que se fique à frente deles

AJS disse...

Na minha opinião, não temos que fazer negócios com todos. Se estes jogadores mais experientes ajudarem a que mais jovens apareçam e mais enquadrados, ou seja, sem serem "lançados às feras" ainda sem maturidade para isso, pode levar a que os nossos jovens possam ser melhor vendidos, compensando assim o valor investido nos jogadores mais veteranos.

AJS

Jalex disse...

Fonseca

Na época antes de vir para o Sporting,Wender era unanimemente reconhecido como o melhor extremo esquerdo do campeonato.

Por isso não acho descabida a comparação com Alan que também foi certamente reconhecido como dos melhores extremos esta época.

No entanto acho que ir buscar Alan seria o mesmo erro que foi buscar o Wender.

Espero que isto tudo não passe de mais uma fantasia dos jornais e que no fim o Sporting surpreenda todos com aquisição de alguém que seja minimamente consensual entre os adeptos.Alan não é,e se existe desconfiança por alguma razão é.

Anónimo disse...

sim, o wender também marcava uns golinhos no braga...
honestamente julgo que o alan nao é jogador pra nós mas, e ao que parece, o P.Sérgio anda a insistir.

é rápido mas parece-me trapalhão e excessivamente fiteiro, n me esqueço q passava grande parte dos jogos no chão a reclamar e a pedir amarelos aos adversarios. sei que é um triste costume cá no burgo, mas o gajo exagerava.....




Styles

Fonseca disse...

Jalex, cada um tem a sua opinião, mas o wender tinha as pernas tortas e parecia uma mulher a correr ainda por cima, era lento, o que fazia era cruzar bem a bola, mas o wender quanto muito é parecido com o mexer, que por causa da sua anatomia, tem 50% mais de probabilidades de dar uma rosca na bola do que um jogador com as pernas direitas.

Por 1,5 não se arranja melhor que o Alan, com 8 golos marcados, e outras tantas assistências é o principal responsável pelo 2º lugar do Braga.

O Beto acosta tb tinha 30...o João Pinto, o Zanetti tem 36... e tantos outros casos, mas vocês gostam de por tudo no mesmo saco!

o Braga do wender ficou em 4º lugar.

Jalex disse...

"Jalex, cada um tem a sua opinião, mas o wender tinha as pernas tortas e parecia uma mulher a correr ainda por cima, era lento, o que fazia era cruzar bem a bola, mas o wender quanto muito é parecido com o mexer, que por causa da sua anatomia, tem 50% mais de probabilidades de dar uma rosca na bola do que um jogador com as pernas direitas."

Lá esta,antes de vir para o Sporting ninguém dizia isso dele,pelo contrário.

Acho o Alan um jogador sem capacidade para jogar num clube como o Sporting,é irregular e inconsciente em muitas das jogadas que faz.

Na minha opinião não serve para o clube,espero que como disse isto não passe de uma fantasia de um jornal.

Ate porque Paulo Sérgio disse que o Sporting estava a negociar com 3 ou 4 jogadores que ainda não eram do conhecimento público.Logo ai Alan não pode ser um deles.

Anónimo disse...

A nível financeiro não quero saber se o jogador por ter 30 anos tem ou não tem retorno para o clube, os que lá estão a receber o deles que se preocupem com isso.
Eu como sócio e adepto sportinguista estou interessado isso sim na vertente desportiva e ai acho que ficaríamos a ganhar com o Alan. Porque?! Porque é “só” um dos jogadores mais rápidos da nossa liga e isso também nos faz falta no plantel. Ter um jogador que desequilibre com a sua velocidade tal como já temos o Matias que faz o mesmo com a sua técnica.
Se Alan vier acredito que será desportivamente uma boa contratação. Já financeiramente não sei nem quero saber…

Anónimo disse...

quer jogadores rápidos, meio trapalhoes, por vezes inconsequentes, mas que marquem uns golinhos?? então atente:

Alan- 2693 Minutos, 8 golos

Djalo- 1246 Minutos, 6 golos

foi só um exemplo :)

Anónimo disse...

Ao que parece o Alan deve mesmo vir parar ao Sporting, quase todos os meios de CS falam nisso, e onde há fumo, há fogo!!

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/sporting/alan-esta-por-horas

Aqui dizem que pode chegar por 1,5M devido ao emprestimo do pereirinha.

Sinceramente gostava que não viesse, penso que não é jogador para o Sporting.

Anónimo disse...

e se mandássemos para lá o pedro silva?
talvez baixasse para 1M =p

João disse...

O Sporting desde Dezembro, gastou 6 em Pongolle, 3 em J. Pereira, 3 em Evaldo, agora penso q 3 em Torsi penso q 1,5 em P. Mendes e não sei se Maniche teve direito a "luvas".

Entretanto não saiu ninguém...

Com isso temos que ter em atenção possíveis indemnizações de dispensas e o facto de ainda não ter "entrado dinheiro".

Posto isto, sei que a política desportiva do Sporting foi alterada mas nem 8 nem 80. Não há dinheiro caído do céu de um dia para outro por isso temos que nos mentalizar que nem todos os reforços poderão ser gajos jovens com margem de progressão caros mas com possibilidade de retorno mais tarde.

Alguns, terão que ser mais experientes tendo em vista o "retorno desportivo" imediato mas sem grande possibilidade de retorno financeiro. Daí serem mais baratos.

É neste último caso que entra o Alan.

Ou seja, compreendo a possível contratação, mas não gosto. Nunca gostei deste jogador, nunca o achei especialmente rápido nem explosivo no 1 para 1. Faz umas fintas de corpo razoáveis, Tem um bom remate. No global nunca foi mais que razoável e não é agora que vai deixar de o ser.

No entanto... reitero plena confiança em Costinha, Paulo Sérgio e restante equipa. Parecem bem conscientes do que estão a fazer.

SL, Xait

André Cruz disse...

Concordo totalmente com o Leão Revisor. Não concordo com a contratação do Alan, por muito bom que seja, já tem 30 anos, quase 31. Está em declínio natural por causa da idade. Também não concordo que se vá buscar tantos jogadores ao Braga. Já temos o Evaldo e o João Pereira, que foram caros, talvez ainda venha o Hugo Viana, e já chega. Vamos apontar a mira a outros lados agora, o mercado Sul Americano é pródigo em jogadores talentosos.

SL,

André Cruz

Anónimo disse...

TI MARIA 1000 MINUTOS 3 GOLOS

BOLATTI UM FLOP 6 OU 7 MILHÕES

KEIRRISON - MUITOS MILHÕES 0 GOLOS

POSTIGA - 2,5 MILHÕES 1 GOLO

BETO ACOSTA 31 ANOS CAMPEÃO

MATIAS FERNANDEZ - 3,6 MILHÕES 3 GOLOS

Camoesas disse...

Há coisas que não dá para perceber, pessoas que fazem comentários completamente opostos.

Então querem que o Sporting reforce o plantel com jogadores de qualidade, mas sem gastar dinheiro, podem-me dizer onde está essa MINA DE OURO?

Mais uma vez volto a perguntar, querem um clube que lute por titulos ou querem uma instituição RETALHISTA de jogadores de futebol?!

leao revisor disse...

camoesas

O futebol é um negocio, temos que ganhar mas tambem temos que valorizar o que temos.

Se me disseres vem o schmeichel, andre cruz e acosta para valorizar quaresma, viana ou outro qualquer jovem eu concordo...

Custa-me é a acreditar que alan venha valorizar alguem, porque acho que alan no scp nao joga metade do que jogou no braga.

Agora uma coisa podes ter a certeza, o SCP comprou este argentino para ter resultados desportivos mas tambem pensando que pode ter lucros economicos daqui a uns anos... Isto não é ser retalhista a meu ver.

Jedi Master Atomic disse...

Camoesas e Leao Revisor,

Não há mal nenhum em o SCP ser retalhista de jogadores. É assim que os clubes sobrevivem. Compram barato para vender caro, tal como qualquer bom retalhista.

Concordo que o Alan não deverá acrescentar muito ao nosso plantel. Para vir um "velhote" teria apostado no Desmarets, mas esse já se foi.

RDS disse...

Nos últimos anos já percebemos onde nos leva a postura de uma equipa recheada de jovens da cantera, sem jogadores experientes e/ou comprados já evoluídos e necessariamente mais caros.

Não me agrada de sobremaneira Alan, mas tenho dúvidas que por 1,5M€ consiguemos melhor.

E a opinião de PS também tem que contar.

Mas mesmo que se mantenha Izmailov, estou em querer que o Sporting terá o bom senso (assim permita o orçamento) de contratar um extremo mais novo, mais vigoroso, e mais promissor.



RDS

www.sportingseculoxxi.blogspot.com

Anónimo disse...

Leão Revisor,

Pela primeira vez concordo com uma analise tua. Deves andar doente...com tanta honestidade intelectual...deves ter apanhado sol a mais nessa cabeça torta!...

leao revisor disse...

Anónimo (muito pouco anonimo)

Eu já percebi que a minha opinião é muito importante para ti, e consequentemente deves gostar que te responda, mas a partir de hoje ficas a falar para o boneco.

Anónimo disse...

Giuliano.

Anónimo disse...

O SCP de facto formou dos melhores extremos do mundo, Futre, Figo, C. Ronaldo, Nani, Quaresma e muitos outros bons, como Simão, Varela, Djaló, Boa Morte, etc. Mas qual deste jogadores fez mais do que uma época inteira no SCP e ajudou o SCP a ser Campeão. Formamos jogadores para os nossos rivais serem campeões e se rirem de nós. Definam de uma vez por todas uma verdadeira política que perdure durante alguns anos de forma consistente.